tag:blogger.com,1999:blog-472175410970965868.post9027876577253626489..comments2024-03-27T02:39:40.913-07:00Comments on Blog do Luciano de Paula Lourenço: Aula 04 – ÉTICA CRISTÃ E ABORTOLuciano de Paula Lourençohttp://www.blogger.com/profile/03030268175504076474noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-472175410970965868.post-61985197595943074762018-04-21T16:19:45.978-07:002018-04-21T16:19:45.978-07:00Prezada Irmã Rosângela, Paz do Senhor!
Em primeiro...Prezada Irmã Rosângela, Paz do Senhor!<br />Em primeiro lugar, obrigado por seguir este blog. Deus a abençoe sobremaneira!<br />Sua observação com relação ao que foi disposto no item 2 (“Aborto Acidental”), do tópico III, é plausível, com relação ao que expus, levando em consideração a parte do texto em referência (Ex.21:22.23). A supressão do restante do texto causa realmente dúvida. Eu devia ter descrito o texto por completo para que a exegese fosse mais entendível. Mas, veja que citei no final a referência, o leitor deve ler o texto todo para compreender o que se quer dizer. Veja o texto completo (ARA):<br />22. Se homens brigarem, e ferirem mulher grávida, e forem causa de que aborte, porém sem maior dano, aquele que feriu será obrigado a indenizar segundo o que lhe exigir o marido da mulher; e pagará como os juízes lhe determinarem.<br />23. Mas, se houver dano grave, então, darás vida por vida (Ex.21:22,23).<br />Observe os termos “maior dano”(v.22) e “dano grave”(v.23). Podemos entender contextualmente que o “dano”, tanto no v. 22 quanto no v. 23, é a morte, já que se tratam da mesma palavra num contexto que não revela significados diferentes no seu uso. Tal ato não poderia ser pago com uma simples remuneração, mas apenas com a morte do ofensor. Alguns entendem que a morte é aplicável tanto para a mãe, quanto para o infante. Porém, isso não parece ser o sentido primário do texto, pois o “maior dano” está ligado sequencialmente ao nascimento prematuro da criança como uma oração subordinada. O ponto dessa passagem é que, caso a mulher viesse a dar à luz prematuramente (como as versões NVI, NIV e NET traduzem bem) e a criança não morresse, o culpado pagaria uma indenização ao marido dessa mulher. Mas, se houvesse o “dano”, ou seja, a morte da criança, a pena seria “vida por vida” (a “lex talionis”), a morte daquele que praticou o ato de prejuízo.<br />Concluindo, essa passagem oferece sobremaneira valor ao infante, bem como sua igual importância e valor com um adulto. Se a criança viesse a morrer, o preço desta vida seria a do culpado adulto, vida por vida. <br />Esse texto é um grande recurso para refutar a grande mentira de que uma criança ainda em processo de gestação não tem valor como indivíduo. Deus resguarda-o à vida, como se observa neste texto em comento. O Senhor continua a valorizar a vida humana intrauterina, punindo sua interrupção com morte, pois essa também é sua imagem e semelhança em crescimento e formação. Cristãos devem se posicionar contra o aborto, pois este é uma prática claramente proibida por Deus nas Escrituras.<br />Luciano de Paula Lourençohttps://www.blogger.com/profile/03030268175504076474noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-472175410970965868.post-74603129691704576372018-04-19T18:49:53.320-07:002018-04-19T18:49:53.320-07:00A Paz do Senhor Jesus Cristo, muito esclarecedor o...A Paz do Senhor Jesus Cristo, muito esclarecedor o estudo, todas as semanas aprendo muito aqui, pois são bem elaborados, precisos e alinhados por tópicos conforme a lição, o que facilita muito a vida do professor. Graças a Deus que o Senhor tem usado homens como o senhor para nos ajudar.<br /> <br />Sou professora da EBD pela misericórdia de nosso Deus. <br /><br />Gostaria apenas de lhe perguntar algo que fiquei em dúvida:<br />O senhor escreveu: <br /> ”. Morrendo apenas o feto, a pena seria de multa, mas morrendo, também, a gestante, então a pena era a de morte – “...então darás vida por vida”(Ex.21:22-23).<br /><br />Se Aborto como já aprendi é a interrupção da gravidez por meio da morte do embrião ou do feto; então neste caso do versículo (Ex.21:22-23) não era aborto que Deus estava falando , e sim nascimento prematuro, pois se fosse aborto seria vida por vida, tanto da mulher quanto do feto, independente.<br /><br />Na Bíblia NVI : Êxodo 21:22,23<br /><br /> "Se alguns homens brigarem e ferirem uma mulher grávida, e ela der à luz prematuramente, não havendo, porém, nenhum dano sério, o ofensor pagará a indenização que o marido daquela mulher exigir, conforme a determinação dos juízes.<br />Mas, se houver danos graves, ( a morte) a pena será vida por vida,<br /><br />Eu não sei se o senhor concorda , pois sou muita pequena, diante da Palavra de Deus. <br /><br />Rosângela Sales <br />São José da Coroa Grande <br /><br />rosangelaromano@msn.com<br />Anonymousnoreply@blogger.com