domingo, 25 de junho de 2023

A IGREJA DIANTE DO ESPÍRITO DA BABILÔNIA

         Subsídio à Lição 01 - 3º Trimestre/2023

Texto Base: Apocalipse 17:1-6

“E, na sua testa, estava escrito o nome: Mistério, a Grande Babilônia, a Mãe das Prostituições e Abominações da Terra” (Ap.17:5).

Apocalipse 17:

1. E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas,

2. com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.

3. E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia e tinha sete cabeças e dez chifres.

4. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas, e tinha na mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição.

5. E, na sua testa, estava escrito o nome: Mistério, a Grande Babilônia, a Mãe das Prostituições e Abominações da Terra.

6. E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.

INTRODUÇÃO

O Cristianismo bíblico, no cenário atual, está passando por uma forte oposição por parte de instituições governamentais, econômicas, políticas e culturais, instituições essas dominadas por forças malignas.

Em todos os países não se pode mais pregar livremente o Evangelho de Cristo. Falar contra o aborto, a homossexualidade, a indissolubilidade da família, o casamento de pessoas do mesmo sexo, pregar contra o satanismo, expulsar demônios etc., o pregador sofreará fortes represálias e será julgado e preso por defender os princípios doutrinários exarados nas Escrituras Sagradas. Em vários países como, por exemplo, o Canadá as Bíblias estão sendo queimadas ou rasgadas publicamente.

Recentemente, em Fortaleza, um pastor estava pregando sobre a Salvação em um culto na Igreja onde ele é o pastor-líder, e num determinado momento ele disse que Jesus tem o poder de salvar qualquer pecador, por maior que seja o pecado que ele cometera; ele disse que Jesus tem o poder de salvar a prostituta, o gay etc. Pelo fato de ter mencionado a palavra “gay”, no dia seguinte ele foi intimado pelo Ministério Público para dar explicações sobre a sua mensagem, pois tinha desagrada a comunidade LGBTQI.

Certamente, a oposição de Satanás nunca foi tão forte e inibidora como nestes últimos dias da Igreja na Terra. Sem dúvida, isto é um grande aviso a todos os verdadeiros cristãos que Cristo estar prestes a voltar para Arrebatar a Sua Igreja e estabelecer o seu reino milenial. A Igreja precisa estar alerta acerca dos aspectos gerais do “espírito da Babilônia” presente no cenário global em que vivemos, e, com sabedoria e prudência, resisti-lo, utilizando-se das armaduras que o Espírito Santo dispõe a todos nós (Ef.6:11), “para que possamos resistir no dia mau e, depois de termos vencido tudo, permanecermos inabaláveis” (Ef.6:13).

I. BABILÔNIA E SEUS SIGNIFICADOS

Segundo comentário na Bíblia de Estudo Pentecostal, a Babilônia mencionada em Apocalipse 17:5 é símbolo para todo o sistema mundial que tem sido dominado por Satanás ao longo da história, aplicando seus planos perversos aos aspectos político, religioso, econômico e comercial. A João foi revelada que essa Babilônia será completamente destruída durante os últimos três anos e meio do período da Grande Tribulação pelos juízos de Deus sobre a terra. Segundo entendimento do comentarista Stanley M. Horton, embora a Babilônia venha identificada das mais diversas formas (conforme veremos nesta lição), ela representa, na verdade, o presente sistema mundial - o mundo que a Bíblia diz estar no maligno (1João 5:19).

1. A Grande Prostituta (Ap.17:1,2)

1. E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas,

2. com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.

Um dos anjos que tinham as sete taças veio até o apóstolo Joao e mostrou a ele contra o que elas estavam dirigidas. O anjo mostrou a João a condenação que virá sobre a “grande prostituta”, a qual trata-se da Babilônia religiosa, e abrange todas as religiões falsas, inclusive o cristianismo apóstata (Ap.17:5). Na Bíblia, os termos prostituição e adultério, quando empregados figuradamente, normalmente denotam apostasia religiosa e infidelidade a Deus (cf. Is.1:21; Jr.3:9; Ez.16:14-18; Tg.4:4), e significam um povo que professa servir a Deus enquanto, na realidade, adora e serve a outros deuses.

Para os primeiros cristãos, esta “grande prostituta” representava o antigo império romano com os seus inúmeros deuses e sua imoralidade que era bastante notória. A Roma antiga era a capital do vasto e poderoso império romano, um império que se estendia desde a Inglaterra até a Arábia. Na época de João, Roma era a maior cidade do mundo, com uma população de aproximadamente um milhão de pessoas, segundo os historiadores. Mas, com todo o seu poder, ela era extremamente imoral. Os cristãos entravam em conflito com a sociedade ímpia e os perniciosos valores romanos e, portanto, eram impiedosamente perseguidos. Com o histórico do paganismo e da perseguição romana, não é de admirar que Roma fosse vista como uma representação clara do mal. Ela tornou-se um símbolo do paganismo e da oposição à Igreja do Senhor Jesus na Terra.

Mas a “prostituta” mencionada representa muito mais do que simplesmente o império romano; ela simboliza qualquer sistema econômico, político, cultural ou militar que seja hostil a Deus, e é um sistema mundial futuro que irá abranger todas as nações e que será imoral e completamente contrário a Deus. Nessa ocasião, irá ocorrer a grande apostasia – muitos se afastarão de Deus e seguirão as bestas - o Anticristo e o Falso Profeta.

A “prostituta” mencionada, que “está assentada sobre muitas águas”, é descrita em 17:15 como “povos, multidões, nações e línguas”. A “grande prostitua”, portanto, representa todas as forças do final que se unirão em oposição a Deus. O “espírito da Babilônia” já opera fortemente no mundo e domina completamente o sistema econômico, político, religioso e cultural.

A “grande prostituta”, em lugar de ser descrita como qualquer cidade em particular, de qualquer período, existe onde há engano satânico e resistência a Deus. Isto era verdade em muitos reinos antigos como Babilônia, Egito, Tiro, Nínive e Roma. Ela representa o poder de sedução de qualquer sistema governamental, político, religioso, econômico e cultural, que usa meios pervertidos para conseguir o seu próprio intento contrário ao padrão moral de Deus. Não importa qual postura, lícita ou ilícita, ética ou amoral, a ser utilizada para conseguir a sua própria prosperidade e as suas próprias vantagens iniquas. Enfim, “a Babilônia” é identificada como uma das facetas da imoralidade e dos falsos sistemas mencionados anteriormente (Ap.14:8; 17:5).

2. A Mulher e a besta Escarlata (Ap.17:3,4)

3. E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia e tinha sete cabeças e dez chifres.

4. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas, e tinha na mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição.

João foi levado “em espírito a um deserto” (17:3) onde ele iria ver a “grande prostituta” (Ap.17:1), “uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlate”. Muito provavelmente, essa “besta de cor escarlate” é Satanás, pois ele é descrito em Ap.12:3 como um “grande dragão vermelho”. Mas esta besta também é identificada com a “besta que saiu do mar” (Ap.13:1). Todas elas têm a mesma origem – e todas são descritas como tendo “sete cabeças e dez chifres” (como se observa em Ap.12:3 e 13:1). Estas cabeças e estes chifres também são descritos por João em Ap.17:9-18, e eles simbolizam os poderes do mundo e a sua força política (Ap.17.3c,10,12). A “mulher” representa o sistema maligno do mundo; a “besta”, que é o Anticristo controlado por Satanás, representa o poder que sustenta este sistema mundial; ela é o inimigo supremo da Igreja e do povo de Deus.  A “besta do mar” também é descrita como tendo em cada cabeça nomes que blasfemavam contra Deus. Os “nomes de blasfêmia” são provavelmente os nomes que a besta assume ao chamar a si mesma de Deus.

A “mulher”, a grande prostituta, João a viu vestida “de púrpura e de escarlata” (Ap.17:4), o que significava realeza e luxo. As tinturas púrpura e escarlate eram extremamente caras no primeiro século; nenhuma pessoa comum tinha condição financeira de usar púrpura ou escarlate. A “prostituta” também estava adornada “com ouro, pedras preciosas e pérolas” (Ap.17:4), o que significa riquezas materiais e consumismo exacerbado.

A “mulher” estava segurando “um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição” (Ap.17:4). De certa forma, este era o seu ser interior – ela era extremamente imoral. Ela era uma prostituta – belamente vestida, mas obscena e impura. A sua aparência não podia esconder o que havia no seu cálice. O pastor Douglas Babtista afirma que “o cálice em sua mão diz respeito às abominações e as imundícias da sua prostituição (Ap.17:4c), o que representa toda a forma obscena e impura de contaminação do padrão moral e espiritual da sociedade.

A “besta” na qual a mulher está montada é que saiu do mar (Ap.13:1), que será o Anticristo que, pelo poder de Satanás, faz oposição aos seguidores de Jesus Cristo (2Ts.2.4,9,10). Ele profere blasfêmias em consciente repulsa ao senhorio de Cristo (Ap.13.6; 17.3b).

3. Mistério: a Grande Babilônia (Ap.17:5)

“E, na sua testa, estava escrito o nome: Mistério, a Grande Babilônia, a Mãe das Prostituições e Abominações da Terra”.

Na sequência da revelação, o nome da prostituta é desvendado: “Mistério, a Grande Babilônia” (Ap.17:5a). O termo “mistério” indica que o nome “babilônia” não é meramente geográfico, mas simbólico, e mostra que a verdadeira origem e natureza do mal está sendo revelada.

Segundo o pastor Douglas, a Babilônia é a mentora de toda a rebelião contra Deus e a consequente depravação da sociedade. Ela sempre trabalhou, e se intensificará cada vez mais na Grande Tribulação, para desconstruir a fé bíblica e impor sua religião apóstata com uma cultura de oposição à fé cristã e a todos os seguidores de Cristo. Não se trata apenas de uma cultura sem Deus, mas de uma cultura contra Deus.

O título “a Grande Babilônia” descreve todo um sistema mundial que será a culminação de todo o mal, afastando as pessoas de Deus.

A “mulher” referida em 17:4 é um retrato da cidade antiga da Babilônia, que tinha levado o povo de Deus ao cativeiro; ela também é um retrato da Roma antiga, com o seu luxo e a sua decadência. Mas ela é muito mais do que simplesmente uma cidade ou um império em particular na história; ela é, na verdade, a “mãe” de tudo isto, ela é a origem de todo o mal, a origem de toda rebelião contra Deus ao longo da história, da qual muitas nações participaram; ela é “a mãe das prostituições e abominações da terra”.

Apesar de todos os seus adornos, a Babilônia nada mais é do que uma “prostituta” que tem sempre se rebelado contra Deus, com a manifestação de sua imoralidade, perversidade, injustiça e inversão dos valores absolutos de Deus exarados nas Escrituras Sagradas. Segundo William Hendriksen, a Babilônia simboliza a concentração do luxo, do vício, e do encanto deste mundo; é o mundo visto como a personificação da “concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e da soberba da vida” (1João 2:16).

II. O ESPÍRITO DA BABILÔNIA

O “espírito da Babilônia” tem revelado e estimulado uma cultura que é completamente contra Deus, mas também tem atuado de forma abrangente nos sistemas político, cultural e econômico.

1. No sistema religioso

A “grande prostituta”, a Babilônia, é conhecida pela sua sedução (Ap.17:2,4,5), principalmente no campo espiritual. Neste aspecto, o “espírito da Babilônia” tem seduzido e inebriado inúmeras pessoas pela “prostituição espiritual. As pessoas seduzidas são contaminadas pelo orgulho e pelo ego, tornando-as amantes de si mesmas, amantes do dinheiro e dos deleites da vida (2Tm.3:2-4).

A Bíblia usa repetidas vezes expressões que indicam uma prostituição espiritual ao referir-se à corrupção do amor ao Senhor. Esaú é um exemplo negativo disto nas Escrituras; ele tinha direito à herança de Abraão e Isaque por nascimento, mas desprezou-a e ficou conhecido como alguém que se prostituiu - “E ninguém seja fornicador ou profano, como Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou” (Hb.12:16,17 – ARC).

A Palavra de Deus emprega este mesmo exemplo de prostituição com relação a Israel, que deixou de amar e seguir ao Senhor: “A mim me veio a palavra do Senhor, dizendo: Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém: Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem, e do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto, numa terra em que se não semeia” (Jr.2:1,2).

Deus compara o Seu povo a uma noiva e enfatiza que Ele se lembrava do amor do seu povo, antes que se corrompesse. E Ele continua empregando exemplos de prostituição na mensagem dada ao profeta: “A tua malícia te castigará, e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe, pois, e vê que mau e quão amargo é deixares o Senhor, teu Deus, e não teres temor de mim, diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos. Ainda que há muito quebrava eu o teu jugo e rompia as tuas ataduras, dizias tu: Não quero servir-te. Pois, em todo outeiro alto e debaixo de toda árvore frondosa, te deitavas e te prostituías” (Jr.2:19,20). Novamente vemos os termos “infidelidade” e “prostituição” sendo usados. Quando permitimos que o nosso amor se corrompa e nos afastamos do Senhor, estamos praticando “adultério espiritual”.

A “grande prostituta”, dominada por Satanás, tem dado de beber do vinho da sua devassidão a todos os habitantes da terra, e o seu campo prioritário de sedução é o religioso. Ela tem atraído multidões ao longo de sua história. Ela não impõe limites. As heresias, o liberalismo, o ecumenismo doutrinário, o relativismo moral, o humanismo, a liberdade sem responsabilidade e o sincretismo são expressões dessa “grande prostituta” que seduz as pessoas a viverem na impiedade e na devassidão. Mas, nas palavras do pr. Douglas Baptista, “o argumento de ‘liberdade’ estimula a devassidão por meio do afrouxamento da moral (2Pd.2.19); o ecumenismo doutrinário provoca a erosão da fé bíblica (Gl.1.6,8); o relativismo rejeita a doutrina dos apóstolos e a autoridade bíblica (2Tm.4.3); o humanismo reinterpreta e ressignifica os mandamentos divinos (2Pd.3.16); o sincretismo mistura o sagrado e o profano (2Co.6.16,17). Assim, tudo passa a ser permitido e a verdade é desconstruída (2Tm.3.7). Quando a Igreja verdadeira se impõe contra esses comportamentos é brutalmente perseguida (Mt.24.9)”.

2. No sistema político e cultural

Outros campos de atuação do “espírito da Babilônia”, é o sistema político e o sistema cultural. Todos os sistemas políticos e governamentais têm sido inteiramente fomentados e dominados pela “grande prostituta”. Não é à toa que João diz que o “Mundo inteiro jaz no maligno” (1João 5:19).

Certa feita, Jesus explicando a parábola do joio do campo disse: “O que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o diabo” (Mt.13:37-39). A influência maligna nestes sistemas governamentais do mundo tem trazido forte oposição aos absolutos de Deus exarados nas Escrituras Sagradas.

No sistema cultural, o “espírito da Babilônia” tem também exercido forte influência e levado inúmeras pessoas a se desviarem dos valores morais de Deus exarados nas Escrituras Sagradas. Os valores morais absolutos estão ficando cada vez mais enfraquecidas e relativizados. Cada vez mais, pautas progressistas de inversão de valores são impostas em afronta à cultura judaico-cristã, tais como: apologia ao aborto, ideologia de gênero, legalização das drogas, casamentos de pessoa do mesmo sexo e da prostituição. Mas Deus exorta de forma contundente: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!” (Is.5:20).

Nestes tempos de inversão de valores, quem discordar do relativismo moral e defender os valores morais descritos na Bíblia Sagrada é logo reprimido e estigmatizado como “fundamentalista”, e levado ao “paredão” de julgamento. Os vigilantes da cultura diabólica do erro que impera no mundo de hoje estão prontos para impor censura contra quem defende os valores judaico-cristãos exarados na Bíblia Sagrada.

Apesar dessa cultura decadente que impera no mundo de hoje, é válido dizer que os valores morais absolutos emanados de Deus são imutáveis e universais. Estes Valores morais estão consubstanciados na Lei Moral de Deus; e a Lei Moral não foi estabelecida no Sinai, ela já existia muito antes que Israel existisse, também muito antes que o primeiro livro da Bíblia Sagrada fosse escrito. Ela foi incluída na Lei de Moisés e continua em vigor em todo o mundo. Ela reflete o caráter de Deus e revela sua vontade – assim, o que no princípio era imoral, era pecado, continua sendo imoral e pecado. O caráter de Deus é imutável, conforme ele mesmo declarou: “Porque eu, o Senhor, não mudo...”(Ml.1:17), e mais: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje e eternamente”(Hb.13:8). Portanto, Deus sendo eterno, sua natureza moral, bem como sua vontade, não pode mudar.

Nas últimas décadas, várias mudanças foram inseridas nas sociedades de todo o mundo, devido ao avanço tecnológico de meios de comunicação de última geração: internet, satélites, computadores, telefones celulares, smartphone, dentre outros, bem como a proliferação das mídias e redes sociais em suas diversas facetas. Assistimos às transformações na forma de agir e pensar, no estilo de vida, nos desejos, na conduta e nas atitudes sociais, religiosas, políticas e econômicas. É a realidade do universo on-line, onde tudo se movimenta com muita facilidade e rapidez para as diversas direções.

O “espírito” da grande prostituta, tem agido através da grande mídia, das artes, da literatura, das escolas e universidades para promover o doutrinamento contrário à fé cristã.

A sociedade de hoje, submissa e coagida pelo “politicamente correto”, tem assimilado e defendido a cultura pervertida e danosa que impera no mundo de hoje. Em nome do politicamente correto, inúmeras pessoas, religiosas ou não, evitam expressões políticas ou ações que, na linguagem dos defensores da cultura pervertida, venham ofender, excluir e/ou marginalizar grupos de pessoas que são vistos como desfavorecidos ou discriminados, especialmente grupos definidos por gênero, comportamento homossexual ou cor. Neste orbe do politicamente correto, inúmeros cristãos são perseguidos e julgados impiedosamente (Lc.21:16,17); é uma demonstração clara de que o mundo jaz no maligno (João 15:19).

3. No sistema econômico

Outro campo forte de atuação do “espírito da Babilônia” é o sistema econômico. A João foi revelado o enriquecimento dos mercadores por meio da exploração, da luxúria e da licenciosidade do “espírito da Babilônia” (Ap.18:3). Mas o próprio João viu a sua total destruição, e o motivo de sua queda é a corrupção total que praticou com as nações e seus mercadores. Ela embriagou todas as nações com sua luxúria desenfreada.

João afirma que “os reis da terra se prostituíram com ela”, o que significa que eles cometeram pecados vergonhosos – desistindo do que é mais importante em troca do que é mais gratificante. Este adultério provavelmente se refere às alianças pecaminosas e ao abandono total da moralidade absoluta de Deus. Além disso, “os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias” (Ap.18:3); eles foram seduzidos pelas grandes riquezas que podiam ser obtidas no seu relacionamento com ela, isto é, com a Babilônia.

O texto de Isaias 47:8 descreve a grande luxúria da Babilônia e o julgamento de Deus sobre ela. A sua luxúria levou ao orgulho e à autossuficiência. Parte deste adultério estava em receber a marca da besta, porque esses mercadores não podiam comprar ou vender nada sem ela (Ap.13:17).

Sem dúvida, atualmente, o “espírito da Babilônia” tem atuado fortemente nesta sociedade de cultura degradante e separada de Deus. Hoje, vemos o comércio e o governo subornarem os cidadãos por avareza, dinheiro e poder (Mq.2.1-3; Ap.18.12,13). As pessoas são motivadas a levar vantagem financeira, de forma ilícita e imoral em prejuízo do próximo (ler Pv.16.29; Mq.3.11). Vemos a sociedade sendo extorquida em troca da satisfação dos prazeres pecaminosos e consumismo desenfreado (ler Is.55.2; Lc.12.15). Nesse sentido, como bem afirma o Pr. Douglas Batista, o materialismo, os deleites e a autossuficiência têm conduzido o ser humano a confiar no dinheiro (1Tm.6.9,10, 17) e os que controlam a economia têm impostos embargos, tributos e multas em desfavor do cidadão impotente (ler Tg.2.6,7; Ap.13.16,17). Sem dúvida, é o “espírito da Babilônia” que impera neste mundo decaído.

III. A POSIÇÃO DA IGREJA DIANTE DO ESPÍRITO DA BABILÔNIA

1. Não negociar a ortodoxia bíblica

Ortodoxia bíblica é o conjunto de doutrinas provindas da Bíblia Sagrada, e tidas como verdadeiras de conformidade com os credos, concílios e convenções da Igreja. Está escrito: “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça”(2Tm.3:16). Ela foi escrita com certas características que a levaram a ser considerada o “Livro de Deus”:

-Ela é pura -"Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam" (Pv.30:5).

-Ela é a verdade – “As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre”(Sl.119:160).

-Ela é eterna - "Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu" (Sl.119:89).

-Ela é imutável - "A palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada"(1Pd.1:25).

-Ela é profética - "porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2Pd.1:21);

-Ela é perfeita e fiel - "A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples” (Sl.19:07).

-Ela é Lâmpada – “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e Luz para o meu caminho” (Sl.119:105).

A Igreja de Cristo tem a Bíblia Sagrada como a suprema e inquestionável árbitra em matéria de fé e prática. Muitos, motivados pelo “espírito da Babilônia”, têm tentado, ao longo dos séculos, levantar-se contra o divino Livro, mas todos têm fracassado em seu intento de calá-la ou desacreditá-la, precisamente porque não se trata de uma obra feita pela mente, vontade ou imaginação humana, mas tem sua origem, sua concepção e o zelo pelo seu cumprimento diretamente em Deus.

Portanto, o crente verdadeiro não pode desinteressar-se da ortodoxia bíblica, e precisa estar habilitado para enfrentar o “espírito da Babilônia” e suas ideologias contrárias aos valores absolutos da fé cristã, exarados nas Escrituras agradas. Disse o apóstolo Pedro:

“...não se preocupem e não tenham medo de ameaças. Em vez disso, consagrem a Cristo como o Senhor de sua vida. E, se alguém lhes perguntar a respeito de sua esperança, estejam sempre preparados para explicá-la. Façam-no, porém, de modo amável e respeitoso. Mantenham sempre a consciência limpa. Então, se as pessoas falarem mal de vocês, ficarão envergonhadas ao ver como vocês vivem corretamente em Cristo” (1Pd.3:14-16 - NVT).

2. Formar o caráter de Cristo

Outro fator que não pode ser negociado é a formação do caráter de Cristo no crente. A natureza do caráter do cristão é a mesma de Cristo - aquela que o Apóstolo Paulo denomina de “Fruto do Espírito”, exarado em Gl.5:22. O homem salvo por Jesus é uma nova criatura e, por isso, seu caráter é completamente transformado pelo Espírito Santo, restaurando a imagem e semelhança de Deus que foram deformados com o pecado.

O caráter do cristão é quem ele é, de fato, não apenas quando está diante do seu líder espiritual, ou mesmo com um grupo de amigos, no trabalho ou na escola, mas quando está sozinho, e ninguém está observando-o; é a expressão mais exata da sua pessoa, sem máscaras, sem fingimentos ou aparências: é o seu verdadeiro ser interior.

Muitos cristãos querem que as pessoas pensem coisas boas a seu respeito e demonstram ser santos, por fora, mas a alma está cheia de engano, mentira e pecado. Foi o que Jesus afirmou sobre os líderes religiosos de sua época: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia” (Mt.23.37).

Como afirmou certa feita um pregador: “Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação. Caráter é aquilo que você é, reputação é apenas o que os outros pensam que você é“ (John Wooden).

Um caráter moldado pela Bíblia é a maior necessidade de um cristão nestes dias perturbados pelo “espírito da Babilônia”. As pessoas podem até achar que você não tem grandes habilidades administrativas, técnicas, ou pedagógicas, mas elas precisam ver que você é um homem ou uma mulher temente a Deus. Jesus ensinou que é pelo fruto que se conhece uma árvore (Mt.12:33).

O homem sem Deus, influenciado pelo “espírito da Babilônia”, é dotado de uma natureza pecaminosa; outra coisa não faz senão desobedecer ao Senhor e satisfazer os desejos da carne, praticando atitudes e ações que revelam um sentimento de autossuficiência e de egoísmo (são “amantes de si mesmos”, cfr. 2Tm.3:2); que levam a um caráter altamente reprovável, despido de autodirecionamento (não segue a sua vontade, mas o curso deste mundo – Rm.7:15; Ef.2:2); de auto cooperatividade (não leva em conta o próximo, mas única e exclusivamente a si próprio, aos seus deleites – Lc.8:14, 1Tm.5:16; Tg.4:1); e de auto-transcendência (são cegos e não reconhecem a Deus como o Senhor de todas as coisas – Mt.15:14; João 9:41; Rm.2:17-29).

Concordo com as palavras do pr. Douglas Batista: “a igreja que prima pelo estudo e aplicação da Palavra de Deus produz crentes espiritualmente maduros, capazes de resistir o “espírito da Babilônia” presente no cenário global (Rm.8:35,38,39)”.

3. Aguardar a volta de Cristo

A volta de Cristo é a mais sublime esperança da Igreja. Viver com Cristo no Céu, eternamente, supera toda e qualquer perseguição, tribulação, tentação, provação, que venhamos a sofrer aqui; supera toda e qualquer riqueza material que a pessoa possa ter aqui. Pensar na volta de Cristo nos traz alegria e uma paz plena e profunda na alma, mesmo que estejamos passando por adversidades extremas.

Se Satanás oferecer todas as riquezas da terra em troca da desistência de nossa fé e fidelidade a Cristo, o crente deve rejeitar de imediato, pois não há comparabilidade, haja vista que tudo aqui é passageiro, efêmero como a neblina que aparece por instante e logo se dissipa” (Tg.4:14). A esperança de viver com Cristo no Céu é incomparável; logo, jamais poderá ser negociado.

Observamos claramente os acontecimentos tenebrosos que pregam com muita evidência que Cristo muito em breve virá. A apostasia crescente, a inversão de valores, as perseguições físicas e camufladas em países que há pouco tempo se consideravam cristãos, as guerras e rumores de guerras, fomes, viroses mortais, pestes, terremotos etc.; tudo isto, dantes vaticinados por Cristo e pelos apóstolos Mt.24:5-12,24; 1Tm.4:1; 2Tm.4:3), desperta-nos para a iminente volta de Jesus. Por isso, não podemos viver despercebidos diante de todos estes acontecimentos que estão ocorrendo no mundo; precisamos, como nunca, estar com a consciência e a percepção aguçada, distante das paixões mundanas e vivendo uma vida de santidade, de inteireza de coração, e em constante oração e vigilância, mantendo-nos fieis na ortodoxia bíblica, aperfeiçoando cada vez mais o caráter de Cristo e cultivando a esperança pela vinda do Senhor. Vem, Senhor! A tua Igreja, desejosa, te espera!

CONCLUSÃO

A humanidade hodierna é influenciada fortemente pelo “espírito da Babilônia”, que tem dominado todos os sistemas – religioso, político, cultural e econômico – preparando o cenário para a implementação da doutrina do anticristo, que promoverá a idolatria e a sensualidade. As práticas idolátricas do paganismo serão restabelecidas. Nesta recuperação de práticas pagãs, certamente, ressurgirá a prostituição cultual e todas as práticas sexuais que acompanhavam os rituais dos antigos deuses da fertilidade, o que será considerado natural, já que, naqueles dias, a doutrina do anticristo defenderá a libertinagem sexual e a promiscuidade, vez que a moral das Escrituras Sagradas será considerada ultrapassada e negadora da própria humanidade. Porventura, já não estamos vendo isto hoje em todo o mundo? Enquanto Jesus não voltar, a Igreja deve oferecer resistência a este “espírito” do mal (2Ts.2:6,7), dedicar-se continuamente ao estudo sistemático da Palavra de Deus (Mt.28:20), formar o caráter dos seguidores de Jesus Cristo (Gl.4:19) e santificar-se para a vinda do Senhor, pois sem santidade ninguém verá o Senhor (Hb.12:14).

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Luciano de Paula Lourenço – EBD/IEADTC

Referências Bibliográficas:

Bíblia de Estudo Pentecostal.

Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.

Bíblia de Estudo – Palavras Chave – Hebraico e Grego. CPAD

William Macdonald. Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo Testamento).

Elinaldo Renovato de Lima – O Final de Todas as Coisas. CPAD.

Caramuru Afonso Francisco. A Grande Tribulação. PortalEBD_2004.

Pr. Ciro Sanches Zibordi. Escatologia Doutrina das últimas Coisas. Teologia Sistemática. CPAD.

Tim Lahaye. Enciclopédia popular de Profecia Bíblica. CPAD.2015.

Caramuru Afonso Francisco – “A Grande Tribulação”.

Antônio Gilberto – Calendário do Apocalipse.

 

 

quarta-feira, 14 de junho de 2023

COMO TRANSFORMAR A CRISE EM TRIUNFO (esboço de mensagem que um dia eu preguei)

Texto Base: Gn.26:1-33:

1 Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus.

2 Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser;

3 habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.

4 Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra;

5 porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.

6 Isaque, pois, ficou em Gerar.

7 Perguntando-lhe os homens daquele lugar a respeito de sua mulher, disse: É minha irmã; pois temia dizer: É minha mulher; para que, dizia ele consigo, os homens do lugar não me matem por amor de Rebeca, porque era formosa de aparência.

8 Ora, tendo Isaque permanecido ali por muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhando da janela, viu que Isaque acariciava a Rebeca, sua mulher.

9 Então, Abimeleque chamou a Isaque e lhe disse: É evidente que ela é tua esposa; como, pois, disseste: É minha irmã? Respondeu-lhe Isaque: Porque eu dizia: para que eu não morra por causa dela.

10 Disse Abimeleque: Que é isso que nos fizeste? Facilmente algum do povo teria abusado de tua mulher, e tu, atraído sobre nós grave delito.

11 E deu esta ordem a todo o povo: Qualquer que tocar a este homem ou à sua mulher certamente morrerá.

12 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava.

13 Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo;

14 possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.

15 E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra.

16 Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós.

17 Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou.

18 E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto.

19 Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente.

20 Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele.

21 Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna.

22 Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.

23 Dali subiu para Berseba.

24 Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo.

25 Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.

26 De Gerar foram ter com ele Abimeleque e seu amigo Ausate e Ficol, comandante do seu exército.

27 Disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois me odiais e me expulsastes do vosso meio?

28 Eles responderam: Vimos claramente que o SENHOR é contigo; então, dissemos: Haja agora juramento entre nós e ti, e façamos aliança contigo.

29 Jura que nos não farás mal, como também não te havemos tocado, e como te fizemos somente o bem, e te deixamos ir em paz. Tu és agora o abençoado do SENHOR.

30 Então, Isaque lhes deu um banquete, e comeram e beberam.

31 Levantando-se de madrugada, juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz.

32 Nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe notícia do poço que tinham cavado, lhe disseram: Achamos água.

33 Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome daquela cidade até ao dia de hoje.

A crise é tipo uma bifurcação na estrada: uns seguem o caminho da vitória, enquanto outros descem ladeira abaixo rumo ao fracasso. Tem gente que triunfa na crise, enquanto outros fracassam. Mas é justamente nesse momento de turbulência que surgem os grandes vencedores.

A crise pode ser uma oportunidade e tanto: uns enxergam uma porta de esperança, enquanto outros só veem um buraco negro engolindo seus sonhos. É natural sentir medo, insegurança e instabilidade em tempos difíceis, mas precisamos lembrar que a crise também pode ser um momento de intervenção sobrenatural de Deus.

Vejamos, à luz do texto lido, cinco princípios para transformar a crise em triunfo.

1. Na crise, siga a orientação de Deus, em vez de fugir (Gn.26:1-6)

Há quatro atitudes que precisamos tomar em tempos de crise:

- Em primeiro lugar, na crise somos desafiados a lutar pela própria sobrevivência (Gn.26:1).

Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus”.

Isaque estava vivendo numa época difícil, onde a fome era um problema sério. A economia estava em crise, empregos eram raros e todo mundo precisava apertar o cinto. Mas em vez de ficar choramingando, Isaque decidiu agir; ele foi buscar novas oportunidades.

Hoje em dia, nós também estamos enfrentando nossos próprios desafios. A classe média está sofrendo; muitos jovens não conseguem entrar na universidade e a luta por empregos é feroz. O desemprego é um monstro que assombra muitas famílias, e o medo do futuro é real e apavora os pais de família. Mas assim como Isaque, precisamos se mover e buscar novas soluções. Afinal, a batalha por um emprego é tão importante quanto a batalha por uma vaga na universidade. Vamos encarar esses desafios de frente e lutar por um futuro melhor.

- Em segundo lugar, na crise não podemos buscar atalhos sedutores (Gn.26:2).

“Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser”

Isaque estava prestes a cair na tentação de descer ao Egito, onde as coisas pareciam fáceis e abundantes. Afinal, quem não quer uma solução rápida e sem dor? Mas Deus interveio e disse: "Nem pense nisso, Isaque. Não desça ao Egito".

Cuidado para não transigir com os valores de Deus na hora da crise. Cuidado para não tapar os ouvidos à voz de Deus na hora da crise. Desista das vantagens imediatas por bênçãos mais invisíveis (Gn.26:3) e remotas (Gn.26:4). Desista dos seus planos e siga o projeto de Deus, ainda que isso pareça estranho.

- Em terceiro lugar, na crise precisamos tirar os olhos das circunstâncias e pô-los nas promessas de Deus (Gn.26:3-5).

3 habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.

4 Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra;

5 porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.

Deus disse a Isaque: não fuja, fique! Floresça onde você está plantado! Não corra dos problemas, enfrente-os, vença-os!

Seu futuro está nas mãos de Deus. Não deixe a ansiedade estrangular você: Onde morar? Onde trabalhar? Onde meus filhos estudarão? Como eu pagarei meu plano de saúde? E se eu ficar doente...? Saiba que Deus cuida de você. Você vale mais do que as aves do céu e as flores do campo. Certa vez Jesus disse isso para os seus discípulos (Mt.6:25-34):

25. Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?

26. Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

27. E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

28. E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.

29. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

30. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?

31. Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?

32. (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;

33. Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

34. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Deus conhece cada uma das nossas necessidades. Ele é poderoso para suprir todas elas. Ele jamais desamparou o justo nem permitiu que sua descendência mendigasse o pão.

Deus acalmou o coração de Isaque e lhe disse: calma, Eu estou com você; calma, eu tomo conta de tua descendência; calma, seu futuro está nas minhas mãos, e não será destruído pelo terremoto das circunstâncias; calma, farei de você e da tua descendência uma bênção para o mundo todo.

A causa de nossa vitória não é ausência de problemas, mas a presença de Deus nos garantindo a vitória. Moisés não se dispôs a atravessar o deserto sem a presença de Deus. Paulo perguntou: "se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm.8:31). Você e Deus são maioria absoluta. Com Deus ao seu lado, você é mais do que vencedor. Creia nisso!!

- Em quarto lugar, na crise precisamos obedecer sem racionalizações (Gn.26:6).

“Isaque, pois, ficou em Gerar”.

Deus deu duas ordens a Isaque: não desças ao Egito (Gn.26:2) e fique na terra de Gerar (Gn.26:2,6). Isaque não discutiu, não questionou, não racionalizou, não duvidou. Ele obedeceu de imediato, pacientemente. Ele aprendeu com seu pai, Abraão. Deus disse a Abraão: "sai-te da tua terra e vai para a terra que eu te mostrarei"; e Abraão obedeceu. Deus disse a Abraão: "toma agora teu filho, o teu único filho; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto"; e Abraão foi e ofereceu seu filho. Deus disse a Abraão: "não estendas a mão sobre o mancebo"; e ele obedeceu. O caminho da obediência é o caminho da bênção. Na crise, não fuja de Deus; obedeça-O!

2. Na crise, invista em seu relacionamento familiar, em vez de mentir (Gn.26:7-11)

Perguntando-lhe os homens daquele lugar a respeito de sua mulher, disse: É minha irmã; pois temia dizer: É minha mulher; para que, dizia ele consigo, os homens do lugar não me matem por amor de Rebeca, porque era formosa de aparência”.

Dois fatos nos chamam a atenção neste ponto:

- Em primeiro lugar, os grandes homens também têm os pés de barro (Gn.26:7).

“Perguntando-lhe os homens daquele lugar a respeito de sua mulher, disse: É minha irmã; pois temia dizer: É minha mulher; para que, dizia ele consigo, os homens do lugar não me matem por amor de Rebeca, porque era formosa de aparência”.

Isaque mentiu para salvar sua pele e pôs sua mulher na maior de todas as encrencas. Ele demonstrou que amava mais a si mesmo do que a esposa. A Bíblia diz que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a Igreja, entregando-se por ela, mas Isaque estava disposto a sacrificar sua mulher para poupar-se. Ele estava preocupado com sua segurança, e não com os sentimentos de sua mulher. Ele negou o mais sagrado dos relacionamentos: a união conjugal. Ele foi covarde na hora que precisava ser mais corajoso. Ele pôs sua mulher no balcão dos desejos e na vitrina da cobiça. Ele usou um dote físico da esposa, sua beleza, como um fator de risco para ela.

- A mentira contada (Gn.26:7) tornou-se mentira descoberta (Gn.26:8,9).

8. Ora, tendo Isaque permanecido ali por muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhando da janela, viu que Isaque acariciava a Rebeca, sua mulher.

9. Então, Abimeleque chamou a Isaque e lhe disse: É evidente que ela é tua esposa; como, pois, disseste: É minha irmã? Respondeu-lhe Isaque: Porque eu dizia: para que eu não morra por causa dela.

- A mentira descoberta tornou-se mentira reprovada (Gn.26:10,11).

10 Disse Abimeleque: Que é isso que nos fizeste? Facilmente algum do povo teria abusado de tua mulher, e tu, atraído sobre nós grave delito.

11 E deu esta ordem a todo o povo: Qualquer que tocar a este homem ou à sua mulher certamente morrerá.

- Em segundo lugar, os grandes homens às vezes se tornam incoerentes (Gn.26:8-11).

8 Ora, tendo Isaque permanecido ali por muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhando da janela, viu que Isaque acariciava a Rebeca, sua mulher.

9 Então, Abimeleque chamou a Isaque e lhe disse: É evidente que ela é tua esposa; como, pois, disseste: É minha irmã? Respondeu-lhe Isaque: Porque eu dizia: para que eu não morra por causa dela.

As carícias na intimidade eram uma contradição e uma negação do compromisso em público. Isaque só era marido dentro do quarto; fora dos portões, não tinha coragem de assumir sua mulher. Isso certamente feriu o coração de Rebeca. Daí para frente, o diálogo morreu na vida desse casal; eles passaram a velhice na solidão; jogaram um filho contra o outro e sofreram amargamente as consequências. A velhice de Isaque foi vivida com a ausência de Jacó, a revolta de Esaú e a falta de diálogo com Rebeca.

Isaque cometeu três pecados graves: mentira, egoísmo e medo. Não deixe que a crise financeira ou qualquer outro problema familiar fragilize seu relacionamento conjugal. A crise deve ser um tempo de aproximação do casal, e não de instabilidade. Hoje, 50% dos casamentos acabam em divórcio; dez anos depois do segundo casamento, 70% terminam também em divórcio. Nos últimos seis anos, o índice de divórcio na terceira idade aumentou 51%.

Sua família é seu maior patrimônio; nenhum sucesso compensa o fracasso de sua família. Não deixe o doce ficar amargo. Invista em seu relacionamento conjugal.

3. Na crise, vença os prognósticos pessimistas e faça investimentos, em vez de ficar lamentando (Gn.26:12-14)

12 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava.

13 Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo;

14 possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.

Destacamos três verdades revolucionárias nesta passagem:

- Em primeiro lugar, semeie na sua terra, ainda que todos duvidem que isso será um sucesso (Gn.26:12).

“Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava”.

Muitos podiam dizer: o lugar é deserto; aqui não chove; a terra é seca, aqui não tem água; não vai dar certo. Outros já tentaram e fracassaram. Não tem jeito. Jamais sairemos dessa crise. Isaque, porém, se recusou a aceitar a decretação do fracasso em sua vida. Ele desafiou o tempo, as previsões, os prognósticos, a lógica: "Isaque semeou naquela terra".

Eu conclamo você a parar de reclamar. Semeie em sua terra - Semeie em seu casamento; semeie em seus filhos; semeie em seu trabalho; semeie em sua igreja. Não importa se hoje o cenário é de um deserto, lance suas redes em nome de Jesus. Lance seu pão sobre as águas. Ande pela fé.

Davi podia pensar o mesmo diante de Golias. Durante quarenta dias, o exército de Saul correu daquele gigante, com as pernas bambas de medo. Porém, Davi, em vez de correr do gigante, correu para vencer o gigante e triunfou sobre ele. Agarre seu gigante pelo pescoço. Semeie em seu deserto. Deus faz o deserto florescer.

- Em segundo lugar, torne-se um especialista no que você faz; não se acomode (Gn.26:18-22).

18 E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto.

19 Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente.

20 Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele.

21 Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna.

22 Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.

Quando estamos vivendo num deserto, precisamos nos tornar especialistas em derrotar crises. Isaque começou a cavar poços - cavou sete poços. Ele se especializou no que fazia. Ele buscava um milagre, mas estava pronto a suar a camisa.

Seja como Isaque. Você quer ser aprovado no Enem? Estude com afinco. Você quer passar em algum concurso? Estude com seriedade e dedicação. Um especialista disse que é mais fácil ganhar na loteria do que passar num concurso sem estudar. Você está desempregado e quer arranjar um novo emprego? Saia de casa de madrugada e lute pelo seu sonho. Você quer ser uma pessoa próspera? Mexa-se, pare de ficar deitado de papo para o ar; vá à luta; especialize-se no que você faz. Isaque tornou-se especialista em cavar poços no deserto; por isso, ele prosperou quando todo mundo estava reclamando da crise e da fome.

Charles Steinmetz era um anão deformado, mas foi uma das maiores inteligências que o mundo já viu no campo da eletricidade. Foi ele quem fabricou os primeiros geradores para a fábrica da Ford, em Michigan. Um dia, os geradores queimaram, e toda a fábrica parou. Mandaram chamar vários mecânicos e eletricistas para consertá-los, mas ninguém conseguiu que funcionassem. A empresa estava perdendo dinheiro. Então, Henry Ford mandou chamar Steinmetz. O gênio chegou ali, ficou a remexer por algumas horas, depois ligou a chave, e toda a fábrica voltou a funcionar. Alguns dias depois, Henry Ford recebeu a conta de Steinmetz no valor de 10 mil dólares. Embora fosse muito rico, Henry Ford devolveu a conta com um bilhete: "Charles, essa conta não está muito alta para um serviço de poucas horas, em que você apenas deu uma mexida naqueles motores?". Charles devolveu-a a Ford, mas, dessa vez, tinha uma explicação: "valor da mexida nos motores, 100 dólares. Valor do conhecimento do lugar certo para mexer, 9.900 dólares. Total: 10 mil dólares". E Ford pagou a conta.

- Em terceiro lugar, faça o ordinário e espere o extraordinário de Deus (Gn.26:12-14).

Isaque colheu a cem por um no deserto, na seca (Gn.26:12) - "e engrandeceu-se o homem; e foi-se enriquecendo" (Gn.26:13). Isaque tornou-se um próspero empresário rural (Gn.26:14). Qual a razão? O Senhor o abençoou (Gn.26:12b).

A intervenção sobrenatural de Deus não anula a ação natural do homem: Isaque experimentou o milagre de Deus na crise. Mas Isaque não prosperou na passividade, ele cavou poços, ele plantou, ele investiu, ele trabalhou, ele foi um empreendedor. É hora de parar de falar em crise e arregaçar as mangas. É hora de parar de reclamar e começar a trabalhar com afinco. Há uma profunda relação entre a diligência humana e a bênção de Deus, entre trabalho e prosperidade (Pv.10:4; 13:4; 28:19).

4. Na crise, proteja o seu coração da amargura, em vez de brigar pelos seus direitos (Gn.26:14b-21)

14 possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.

15 E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra.

16 Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós.

17 Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou.

18 E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto.

19 Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente.

20 Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele.

21 Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna.

Destaco duas verdades importantes aqui:

- Em primeiro lugar, esteja no controle de seus sentimentos, pois sua paz de espírito é melhor do que a riqueza.

Isaque enfrentou a inveja dos filisteus (Gn.26:14), a suspeita e a rejeição de Abimeleque (Gn.26:16) e a contenda dos pastores de Gerar (Gn.26:20,21). As pessoas normalmente não se alegram quando você prospera. Inveja, rejeição e contenda são tensões que você precisa enfrentar.

Como Isaque enfrentou a inveja, a rejeição e a contenda? Com paciência. Quando Abimeleque o mandou sair de sua terra, ele saiu. Quando os filisteus encheram seus poços de entulho, ele saiu e abriu outros poços. Quando os pastores de Gerar contenderam para tomar os dois poços novos, ele não discutiu, foi adiante para abrir o terceiro poço. Ele teve uma reação transcendental. Ele perdoou aqueles que lhe fizeram o mal. Isaque mostrou que o perdão não é simplesmente uma questão de ação, mas sobretudo uma questão de reação. Isaque nos ensina que é melhor sofrer o dano do que entrar numa briga buscando nossos direitos.

Portanto, é impossível ser verdadeiramente próspero sem exercitar o perdão. Quem guarda mágoa e passa por cima dos outros não é feliz. Quem atropela os outros e fere as pessoas não tem paz.

- Em segundo lugar, quando você teme a Deus, ele reconcilia com você seus inimigos (Gn.26:26-33).

26 De Gerar foram ter com ele Abimeleque e seu amigo Ausate e Ficol, comandante do seu exército.

27 Disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois me odiais e me expulsastes do vosso meio?

28 Eles responderam: Vimos claramente que o SENHOR é contigo; então, dissemos: Haja agora juramento entre nós e ti, e façamos aliança contigo.

29 Jura que nos não farás mal, como também não te havemos tocado, e como te fizemos somente o bem, e te deixamos ir em paz. Tu és agora o abençoado do SENHOR.

30 Então, Isaque lhes deu um banquete, e comeram e beberam.

31 Levantando-se de madrugada, juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz.

32 Nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe notícia do poço que tinham cavado, lhe disseram: Achamos água.

33 Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome daquela cidade até ao dia de hoje.

Abimeleque expulsou Isaque, mas agora o procura, pede perdão e reconhece que Isaque é "o abençoado do Senhor" (Gn.26:29), e Isaque o perdoa, e eles se reconciliam.

A prosperidade que não passa pela paz de espírito não é a verdadeira prosperidade. A Paz de Deus implica uma prosperidade ampla, que abrange todas as áreas dos nossos relacionamentos. Precisamos ter paz com Deus e com as pessoas. Precisamos ter relacionamentos na vertical e também na horizontal. Precisamos ter pressa em fugir de contendas e também em perdoar aqueles que nos ferem. É uma regra basilar para quem quer ter uma vida de paz e próspera.

Conclusão

Concluo esta mensagem com duas aplicações práticas:

- A primeira aplicação é que não basta ser próspero, é preciso ser também piedoso (Gn.26:24,25).

Na mesma noite, apareceu o Senhor a Isaque e disse: eu sou o Deus de Abraão, teu pai; não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do Senhor, armou a sua tenda e os servos de Isaque abriram ali um poço.

Isaque misturava liturgia e trabalho. Ele levantava altares em seu trabalho. Ele levava Deus para seu trabalho e trazia seu trabalho para Deus. Tudo que você faz na vida precisa ser um ato litúrgico. Você precisa trafegar da igreja para o trabalho com a mesma devoção. Sua segunda-feira não pode ser diferente do culto de domingo à noite. Antes de receber seu culto, Deus precisa se deleitar com sua vida. Se em seu escritório, balcão, comércio, campo, repartição pública você não levanta altares a Deus, seu culto na igreja é vazio.

- A segunda aplicação é que, se a crise chegou, você é um forte candidato a um extraordinário milagre de Deus. Se você está no deserto, ouça o que Deus está lhe falando pela sua bendita Palavra. Siga a direção de Deus e semeie em seu deserto. Se você vive num lugar seco, reabra os “poços” antigos; busque as fontes da graça de Deus; retire os entulhos; não deixe seu coração azedar. E o seu deserto florescerá. Se o “chão” está duro, regue a semente com suas lágrimas e prepare-se para uma colheita miraculosa!

Amém?

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