No 3º Trimestre de 2015 estudaremos, através das Lições Bíblicas
da CPAD, sobre o tema: “A Igreja e seu
Testemunho – As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais”. As lições serão
comentadas Pr. Elinaldo Renovato de Lima, e estão distribuídas sob os seguintes
títulos:
Lição 1 – Uma Mensagem à Igreja Local e à Liderança.
Lição 2 – O Evangelho da Graça.
Lição 3 – Oração e Recomendação às Mulheres Cristãs.
Lição 4 – Pastores e Diáconos.
Lição 5 – Apostasia, Fidelidade e Diligência no Ministério.
Lição 6 – Conselhos Gerais.
Lição 7 – Eu Sei em Quem Tenho Crido.
Lição 8 – Aprovados por Deus em Cristo Jesus.
Lição 9 – A Corrupção dos Últimos Dias.
Lição 10 – O Líder Diante da Chegada da Morte.
Lição 11 – A Organização de Uma Igreja Local.
Lição 12 – Exortações Gerais.
Lição 13 – A Manifestação da Graça da Salvação.
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POR QUE DEVEMOS
ESTUDAR AS CARTAS PASTORAIS
INTRODUÇÃO
As cartas pastorais (1 e 2 Timóteo e Tito) são orientações práticas do veterano apóstolo aos seus
filhos na fé, Timóteo e Tito, ensinando-lhes a maneira certa de agirem à frente
da igreja de Deus, como representantes do apóstolo e pastores do rebanho.
O livro de Atos
termina dizendo que Paulo havia sido autorizado a alugar uma casa onde cumpria prisão
domiciliar, junto à guarda pretoriana, em Roma. Essa prisão durou dois anos (At
28:30). Colocado em liberdade, Paulo visitou a igreja de Éfeso, onde deixou
Timóteo incumbido de supervisionar as igrejas da Ásia Menor, seguindo em
direção à Macedônia. Após alcançar o norte da Grécia, possivelmente escreveu
sua primeira carta a Timóteo (1Tm 1:3). Quando chegou à ilha de Creta, lá
deixou Tito para encorajar e orientar a liderança dos cristãos cretenses (Tt
1:5), partindo em seguida para Acaia, região sul da Grécia (Tt 3:12). Na
Macedônia, pouco antes de chegar a Nicópolis, Paulo possivelmente decidiu
escrever a Epístola de Tito. Quando, finalmente, alcançou Trôade (2Tm 4:13), é
provável que tenha sido inesperadamente preso e novamente levado a Roma, jogado
num frio e isolado calabouço e, pouco tempo mais tarde, logo após ter escrito
sua segunda carta a Timóteo, terminou decapitado sob as ordens de Nero.
As Epístolas Pastorais
trazem princípios práticos que orientam a igreja acerca do modo correto de
proceder diante dos perigos externos e dos conflitos interiores. Muitas igrejas
são assediadas por falsos mestres e assaltadas por falsas doutrinas. Outras têm
suas energias drenadas em intérminos conflitos internos, que tiram o foco da
igreja de sua verdadeira missão, que é adorar a Deus e fazer a sua obra.
John Stott
alerta para o fato de estarmos vivendo sob a avassaladora influência da
pós-modernidade, com seu subjetivismo e pluralismo, em que as pessoas têm
aversão pela verdade e rejeitam peremptoriamente a concepção e até mesmo a
possibilidade de existir verdade absoluta. Nesse contexto de relativismo
doutrinário e moral, é maravilhoso entender que Paulo ordena a Timóteo e a Tito
nada menos que dez vezes para ensinar às igrejas a sã doutrina, ou seja, a verdade
absoluta (cf 1Tm 3:4; 4:6,11,15; 5:7,21; 6:2,17; Tt 2:15; 3:8).
Sem dúvida, as
Epístolas Pastorais são absolutamente oportunas e contemporâneas. Elas são
totalmente necessárias ainda hoje.
I.
A EPÍSTOLO DE 1 TIMÓTEO
O Tema de 1Timóteo é
claramente apresentado em 1Tm 3:14-15: “Escrevo-te estas coisas, esperando
ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve
proceder na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da
verdade”. Paulo simplesmente declara que há um padrão de comportamento para
a igreja de Deus e escreve a Timóteo para informá-lo disso.
Não é suficiente
dizer "comporte-se!" a uma criança mal comportada se ela não sabe o
que se espera de um bom comportamento. Primeiro deve-se contar a ela o que é
bom comportamento. A primeira carta a Timóteo faz isso para com a
"criança" de Deus no que se refere à Igreja de Deus.
A igreja de Deus
precisa ser zelosa da doutrina e também da vida. Paulo escreveu a Timóteo,
dizendo: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina..." (1Tm
4:16). A igreja de Éfeso era zelosa da doutrina e descuidada no amor (Ap
2:2-4). Precisamos subscrever a ortodoxia sem deixar de lado a ortopraxia.
Precisamos de teologia boa e de vida santa.
II.
A EPÍSTOLA DE 2 TIMOTEO
O Tema de 2Timóteo é
expresso com exatidão em 2:15: ”Procura apresentar-te a Deus aprovado, como
obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.
Em contraste com
1Timóteo, na qual se enfatiza a conduta coletiva e da congregação, nesta
epístola é proeminente a responsabilidade e o comportamento individual. Pode-se
definir esse tema como "responsabilidade individual na hora do fracasso
coletivo".
Nesta Epístola, há
muita falha coletiva na chamada Igreja de Deus. Era grande o abandono da fé e
da verdade. Como isso afeta o cristão individualmente? Ele está dispensado de
tentar manter a verdade e de viver uma vida santa? A resposta de 2Timóteo é um
decidido não! "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado...". A
situação do jovem Daniel na corte da Babilônia (Dn 1) ilustra isso. Em razão da
prolongada perversidade dos israelitas, ele e muitos outros foram levados
cativos a Babilônia por Nabucodonosor e privados de todas as manifestações
exteriores da religião judaica: sacrifícios, ministério sacerdotal, adoração no
templo etc. De fato, tudo isso foi logo suspenso quando, poucos anos depois,
Jerusalém foi destruída e a nação inteira levada cativa. Teria Daniel, então,
dito a si mesmo: "Também eu devo esquecer a lei e os profetas e me
acomodar às práticas, aos padrões e à moral da Babilônia?". A história
registra sua brilhante e entusiasmada resposta na notável vida de fé em
circunstâncias aparentemente tão adversas.
Assim, a mensagem de
2Timóteo também é dirigida a cada filho de Deus que encontra hoje o testemunho
da igreja coletiva muito diferente da simplicidade e da santidade do Novo
Testamento, no qual teve sua origem. O filho de Deus ainda tem a
responsabilidade de "viver piedosamente em Cristo Jesus" (2Tm 3:12).
III.
A EPÍSTOLA DE TITO
Tito,
como 1 e 2 Timóteo, é uma Epístola pessoal de Paulo a um dos seus auxiliares
mais jovens. É chamada de “Epístola Pastoral” porque trata de assuntos
relacionados com a ordem e o ministério na igreja. Fornece uma longa lista de
qualificações para o ofício de bispo e presbítero (Tt 1:6-9), bem como
importante evidência de que os termos “bispo” e “presbítero” referem-se a um
mesmo ofício, e não a dois distintos.
Como
1Timóteo, Tito mostra uma grande preocupação pela sã doutrina (Tt 1:9,13;
2:1,2). A preocupação de Paulo quanto a este assunto é contrabalançada por uma
ênfase na conduta cristã adequada. Para Paulo, as duas claramente caminham de
mãos dadas.
Tito
também afirma a divindade de Cristo de uma maneira contundente – o título
“Salvador” é aplicado livremente e nos mesmos contextos, tanto a Deus (Tt 1:3;
2:10; 3:4) quanto a Cristo (Tt 1:4; 2:13; 3:6). Tito 2:13 fala de “nosso grande
Deus e Salvador, Cristo Jesus”.
Nesta
Epístola, segundo Donald C. Stamps, Paulo examina quatro assuntos principais:
1)
Ensina Tito a respeito do caráter e das qualificações espirituais necessárias a
todos os que são separados para o ministério na igreja. Os presbíteros devem
ser homens piedosos, de caráter cristão comprovado e bem sucedidos na direção
da sua família (Tt 1:5-9).
2)
Paulo manda Tito ensinar a sã doutrina, repreender e silenciar falsos mestres
(Tt 1:10-2:1). No decurso da Epístola, Paulo apresenta dois breves resumos da
sã doutrina (Tt 2:11-14; 3:4-7).
3)
Paulo descreve para Tito o devido papel dos presbíteros (Tt 2:1,2), das
mulheres idosas (Tt 2:3,4), das mulheres jovens (Tt 2:4,5), dos homens jovens
(Tt 2:6-8) e dos servos (Tt 2:9,10).
4)
Finalmente, Paulo enfatiza que as boas obras e uma vida de retidão são o devido
fruto da fé genuína (Tt 1:16; 2:7,14; 3:1,8,14).
IV. POR QUE DEVEMOS ESTUDAR AS
CARTAS PASTORAIS
Segundo
Rev. Hernandes Dias Lopes, é necessário estudar exaustivamente as Epístolas
Pastorais peias seguintes razões:
1. Porque a classe pastoral está em
crise. Há muitos pastores
perdidos e confusos no ministério. Alguns estão cansados da obra e na obra (Gl
6.9), enquanto outros vivem na indolência sem se afadigar na Palavra (1Tm
5.17), sem vigiar o rebanho dos aleivosos perigos (At 20.29,30), sem apascentar
com conhecimento e inteligência o povo de Deus (Jr 3.15).
2. Porque muitas igrejas estão em
crise. As cartas pastorais trazem
princípios práticos que orientam a igreja acerca do modo correto de proceder
diante dos perigos externos e dos conflitos interiores. Muitas igrejas são assediadas
por falsos mestres e assaltadas por falsas doutrinas. Outras têm suas energias
drenadas em intérminos conflitos internos, que tiram o foco da igreja de sua
verdadeira missão, que é adorar a Deus e fazer a sua obra. A crise espiritual
da igreja reflete a crise espiritual de seus líderes. A igreja é um reflexo de
sua liderança.
3. Porque há nas igrejas um descompasso
entre teologia e vida. A igreja de Deus
precisa ser zelosa da doutrina e também da vida. Paulo escreveu a Timóteo,
dizendo: "Tem cuidado de ti mesmo e
da doutrina..." (1Tm 4.16). A igreja de Éfeso era zelosa da doutrina e
descuidada no amor (Ap 2.2-4). A igreja de Tiatira era zelosa quanto ao amor,
mas desatenta quanto à doutrina (Ap 2.18-20). As duas igrejas foram solenemente
exortadas e repreendidas por Cristo. Precisamos subscrever a ortodoxia sem
deixar de lado a ortopraxia. Precisamos de teologia boa e de vida santa.
4. Porque as heresias sempre se vestem
de nova roupagem para se infiltrar na igreja.
As igrejas do primeiro século já estavam ameaçadas desde o seu nascimento pelo
fermento da heresia. Os cristãos egressos do paganismo eram tentados a voltar a
ele ou ter sua fé contaminada por ensinos enganosos, disseminados pelos falsos
mestres itinerantes. Ainda hoje, há muitas heresias no mercado da fé. Muitas
delas com sabor de alimento saudável e nutritivo, mas não passam de comida
venenosa e mortífera. Essas heresias estão presentes nos seminários, nos
púlpitos, nos livros, nas músicas. Uma heresia é uma negação da verdade ou uma
distorção dela. Precisamos nos acautelar!
5. Porque a maneira errada de lidar com
as pessoas dentro da igreja é a causa de muitas feridas. A carta de Paulo a Tito é um verdadeiro manual de
relacionamento humano. Mostra como os líderes devem lidar com as pessoas mais
jovens, mais velhas e as pessoas da sua idade. A liderança da igreja precisa
ser firme na sã doutrina, zelosa na disciplina, mas sensível com as pessoas. Se
não vivermos em harmonia internamente, não teremos autoridade para pregar a
Palavra externamente.
CONCLUSÃO
O apóstolo Paulo foi um homem iluminado pelo Espírito
Santo, e seus escritos devem ser considerados oráculos de Deus. A única função
que os líderes da Igreja têm, hoje, é ensinar o que foi fornecido e selado nas
Escrituras Sagradas.
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Ev. Luciano de Paula Lourenço.
Referências
Bibliográficas:
William
Macdonald – Comentário Bíblico popular (Novo Testamento).
Comentário
Bíblico NVI – EDITORA VIDA.
Tito e Filemom (doutrina e vida, um binômio inseparável)
– Rev. Hernandes Dias Lopes.
Comentário do Novo Testamento (1 e 2 Timóteo e Tito) –
William Hendriksen.
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