4º
Trimestre/2015
Texto
Base: Gênesis 6:1-6
“E viu
o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda
imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (Gn 6:5).
INTRODUÇÃO
Lameque, no Hebraico significa vigoroso. Na descendência de Caim, ele
constitui a quinta geração que deu origem a uma geração
corrupta de homens preocupados com o "ter" (Jabal), com o
entretenimento (Jubal), com as armas de guerra (Tubal-Caim) e com o prazer
sensual (Naamá). Ele cometeu o segundo
homicíido mencionado na Bíblia, que seria duplo (um varão por tê-lo ferido e um
mancebo por tê-lo pisado). Na história da humanidade, segundo a Bíblia, ele foi
o primeiro homem a praticar a bigamia, manchando a
instituição divina do casamento. Lameque teve duas esposas: o
nome da primeira era Ada, que teria sido mãe de Jabal e de Jubal; o nome da
segunda esposa chamava-se Zilá, que foi mãe de Tubal-Caim e de Naamá.
Segundo a Bíblia, Jabal ficou conhecido como o pai dos
construtores de tendas e criadores de gado (Gn 4:20); Jubal, irmão de Jabal, destacou-se como o inventor de instrumentos
musicais. Por isso, ficou conhecido como “o pai dos músicos” (Gn 4:21); Tubal-Caim teria sido o primeiro homem
a fazer uso do cobre e do ferro nas construções da humanidade (Gn 4:22); Naamá, seu
nome quer dizer “agradável",
"desejável". Ela é irmã de Tubal-Caim e é citada, de
modo especial, em Gn 4:22, pois não se mencionava nomes de mulheres nas
genealogias antigas. Segundo estudiosos, esta citação não vem como um elogio,
mas como uma denúncia do começo da prostituição no meio da humanidade.
Os pecados de Lameque e seus descendentes se
alastraram de tal maneira que viriam a depravar, inclusive, a linhagem piedosa
de Sete, provocando o juízo divino sobre aquela impiedosa humanidade. Mas em
todos os modos de Deus tratar com a humanidade Ele nunca deixou de ter um povo
remanescente. Dentre toda aquela humanidade corrupta, havia uma família que não
se rendeu ao pecado: a família de Noé. Este era justo e temente a Deus, não
tendo se corrompido como os demais (Hb 11:7). Noé e sua família foram salvos, e
isso nos mostra que Deus tem um compromisso com aqueles que pela fé lhe
obedecem. Estudaremos com mais detalhe sobre Noé na Aula nº sete.
I. CONTRASTE ENTRE OS LAMEQUES (1)
1. Os
dois Lameques e suas diferenças. Nos capítulos 4 e 5 de Gênesis é mencionado dois “Lameques”: um em Gn 4:18,19
e outro em Gn 5:25,28,29.
- O Lameque do capítulo 4 é o da linhagem
de Caim. Trata-se, pois, de um homem violento e odioso, conforme o autor
sagrado descreveu: “... vós, mulheres de
Lameque, escutai o meu dito: porque eu matei um varão, por me ferir, e um
jovem, por me pisar. Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta
vezes sete" (Gn 4:23,24). Este Lameque cantava, entoava a impiedade e
a violência. A intenção de fazer o mal pulsava em seu coração.
- O Lameque do capítulo 5 é o da geração de
Sete. A geração que começou a buscar a face do Senhor Deus. Esse Lameque é o pai de Noé. Diferentemente
das palavras do Lameque do capítulo 4, o pai de Noé se referiu ao seu amado
filho, quando o nomeou, assim: "E
chamou o seu nome Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do
trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou"
(Gn 5.29). Este Lameque conhecia bem o Senhor e sabia que a terra estava cheia
de violência. Entretanto, ele depositou a sua esperança no seu filho, pois
sabia que Noé agradaria o Senhor seu Deus.
- O Lameque do capítulo 4 simboliza a
violência, o ódio, a desesperança, o mundo entregue ao mal, a devassidão
moral, a violência ilimitada e a terrível resistência à graça divina. Ele é o
primeiro compositor de poema musical - “E disse Lameque [...] escutai o que passo a
dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou”
(Gn 4.23). Lameque tinha sido insultado ou injuriado
por alguém, e então ele lhe tirou a vida. Ao invés de sentir remorso, ele se
orgulhou disto perante suas esposas, compondo o que no texto em hebraico é
conhecido como um poema ou uma canção. Esta canção é conhecida como
"insulto" ou "canção da espada". As palavras desta canção
revelam quão ímpio Lameque era. Ele
não se orgulha somente de sua vingança, mas diz que faria mais para se vingar
do que Deus poderia ter feito para vingar Caim se ele tivesse sido morto – “Porque sete vezes Caim será vingado; mas
Lameque, setenta vezes sete” (Gn 4:24). Isto é um escárnio ao juizo divino. Infelizmente, há muitas pessoas hoje que usam de chocarrice e
escárnio com as coisas de Deus, com a Bíblia ou com aqueles que servem a Deus.
Muitos são os que, por pecarem tanto, já estão tão acostumados com eles que não
acreditam num juízo divino ou, mesmo que ele venha, não atentando que sofrerão
eternamente pelas coisas que andam fazendo.
- O Lameque do capítulo 5 representa a esperança, o consolo de Deus a uma geração. Este é o Lameque que
não prosperou em maldade, mas em bondade, misericórdia e consolação. Por
intermédio dele, chegou o livramento de Deus para a humanidade. No Dilúvio, o
plano de Deus apontava para o Seu plano superlativo para o mundo: a Cruz do
Calvário.
2. Lameque, descendente de Caim, um exemplo a não ser seguido. Lameque é um exemplo a não ser seguido pelas seguintes
razões. (3)
a) Ele se vangloria de ser um homem violento. Lameque tem prazer em alardear sua violência. Leia
novamente suas palavras: “... escutai o
que passo a dizer-vos: matei...” (Gn 4:23).
b) Ele banaliza a vida humana - “... Matei [...] um rapaz porque me pisou”. Para
Lameque as pessoas não valiam nada. A violência é a demonstração mais vil de
que a vida humana não tem valor. Matar um jovem por causa de uma pisada no pé é
não ter nenhum respeito com a vida humana.
c) Ele não gosta de sentir dor, mas fere as pessoas. Lameque não gosta de ser pisado, mas pisa as pessoas.
Lameque tipifica aquelas pessoas que não gostam de ser machucadas, mas têm
prazer em machucar os outros.
d) Ele é avesso ao perdão. Perdão é uma palavra desconhecida no vocabulário de
Lameque. Infelizmente, muitos à semelhança de Lameque preferem retribuir a
ofensa na mesma intensidade ou em grau superior do que liberar perdão. Alguém
pode alegar que não tem nada a ver com Lameque, afinal nunca matou ninguém. Mas
a Bíblia diz que se você odiar a seu irmão é considerado asssassino - “Todo aquele que odeia a seu irmão é
assassino” (João 3:15). Portanto, tornamo-nos semelhantes à Lameque quando
não perdoamos, antes odiamos ao nosso irmão. Jesus foi mais enfático e
contundente quando disse: “Eu, porém, vos
digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que
vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus...”
(Mt 5:44,45).
II. UMA
TERRA PERFEITA PARA UMA GERAÇÃO IMPERFEITA (2)
1. Um
planeta farto e pródigo. Apesar
do pecado, a Terra pré-diluviana era um habitat perfeito. Havia fartura de pão,
saúde perfeita, beleza perfeita, tecnologia avançada. Por isso, a população
antidiluviana dava-se ao luxo de viver irresponsável e impiamente. Jesus Cristo
fez uma descrição desse período, quando ele falava aos seus discipulos acerca
de sua segunda vinda: “Porquanto, assim
como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em
casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que
veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do
Homem.” (Mt 24:38,39).
2. Vida longa e próspera. A longevidade era um marco desse glorioso período,
contavam a vida em séculos, não em décadas. Além disso, a geração antidiluviana
era bastante próspera, não se angustiava com os problemas que, hoje, nos
afligem. Ninguém se preocupava com a escassez. Havia água e comida em
abundância.
Como pussuiám tudo
em abundância, e sem o temor de Deus, a natureza carnal os levava a orgias e
truculências. Sua lógica era o pecado. Com uma vida quase milenar, os pré-diluvianos
viviam pendularmente entre a eternidade e a impunidade. Como um homem de quase
mil anos haveria de temer a morte? E se Deus já os entregara aos próprios
erros, nao lhes castigando de imediato a iniquidade, por que temer o Juizo
Final se a história mal havia começado? Por essa razão, os contemporâneos de
Noé viviam para pecar e pecavam para viver. Não era incomum deparar-se com um
adúltero de seiscentos anos, com um assassino de oitocentos ou um corrupto de
quase mil anos.
Diante de um
quadro de impunidade, de degradação moral, o Senhor resolve dar um baste a tudo
isso. Primeiramente, Ele começa colocando um limite a vida biológica. Se
observarmos os capitulos cinco e onze de Gênesis veremos que as genealogias
descritas tiveram uma alteração drástica no cômputo das idades. Nas genealogias
analisadas no capítulo 5, a vida humana era calculada em séculos. Já no
capítulo 11, a vida da população é calculada em décadas. Matusalém chegou a 969
anos; já Terá, pai de Abrão, o último dos longevos, viveu até os 205 anos (Gn
11:32). Na conclusão de Gênesis, constata-se que a fronteira biológica do ser
humano já está fixada, pois José, filho de Jacó, faleceu aos 110 anos (Gn
50:26). Mais tarde, queixa-se Moisés da efemeridade da existência humana (Sl
90:10).
3. Harmonia ecológica. Até o Dilúvio, havia perfeita harmonia entre os reinos
animal, vegetal e humano. Os animais selvagens nao representavam qualquer
ameaça. A única ameaça era o próprio homem, que, por ser agressivo e
irreconciliável, amedontrava até mesmo a mais brutal das feras. Após o Dilúvio,
contudo, pavor e medo recairiam sobre o reino animal; sobre a natureza, gemido
e angústia (Gn 9:2; Rm 8:22). Apesar do reino animal e vegetal em decadência,
mesmo assim, o mundo ainda era perfeito, belo e sustentável. Mas o povo que o
habitava era o antônimo de tudo isso. Ao invés de agradecer ao Criador por
todas as benesses, pela sua graça comum (Gn 8:22), a população aproveitava tais
favores para depravar-se totalmente. E o ser humano continua caminhando de mal
a pior. Devemos estar conscientes de que um Dia toda natureza gentílica será
extirpada e o reino de Cristo estabelecido para sempre. Os grandes reinos
crescem, fortalecem-se, deterioram-se e caem, mas só o Reino de Deus permanece
para sempre, conforme Daniel capítulos 2 e 7.
III. UM MUNDO TOTALMENTE DEPRAVADO
O mundo de Lameque era depravado e cruel.
Voltando-se contra o Senhor, seus descendentes cometeram os pecados mais
hediondos e abomináveis.
1. Devassidão sexual. A Bíblia relata que foi na civilização cainita
que se iniciou a poligamia e os pecados da prostituição. Lameque, o primeiro
polígamo, foi quem deu a cartada inicial da quebra do princípio da monogamia
(ler Gn 4:19), abandonando-se o modelo divino de família. Os pecados sexuais,
agora, eram cometidos como se nada fosse proibido; não havia limites à
prostituição; a irmã de Tubal-Caim, Naamá, é tida como a primeira prostituta da
história.
Conforme o texto sagrado, até mesmo os
descendentes de Sete corromperam-se em meio àquela imoralidade abominável.
Relata o autor sagrado: “viram os filhos
de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de
todas as que escolheram” (Gn 6:2). Esses “filhos de Deus”, sem dúvida, eram
os descendentes da linhagem piedosa de Sete (cf. Dt 14:1; Sl 73:15; Os 1:10);
eles deram início aos casamentos mistos com as “filhas dos homens”, isto é,
mulheres da família ímpia de Caim.
A teoria de que os “filhos de Deus” eram
anjos, não subsiste ante as palavras de Jesus, que os anjos não se casam (Mt
22:30; Mc 12:25). O que vem a reforçar essa ideia é o fato de que, após o
relato inicial em Gênesis 6, o texto mostra a ira de Deus contra a corrupção
humana nos versículos 6 e 7 resultando na destruição da raça humana com o
dilúvio e a salvação apenas da família de Noé, porque este era justo e temente
a Deus, não tendo se corrompido como os demais (Hb 11:7). Se os “filhos de
Deus” fossem anjos a punição deveria vir apenas para eles e não para os homens,
posto que são de maior força, podendo dominar facilmente os humanos e fazerem o
que quiser, como o diabo, também, muitas vezes faz com as pessoas. Portanto, indubitavelmente,
os “filhos de Deus” são aqueles descendentes de Sete que começaram a invocar o
nome do Senhor, e os “filhos dos homens” são os descendentes de Caim que se
afastaram de Deus e começaram a pecar.
Hoje em dia, a imoralidade, a incredulidade
e a pornografia dominam a sociedade inteira (ver Mt 24:37-39).
2.
Violência sem limites. “…
a terra está cheia de violência…” (Gn 6:13). A palavra "violência" na Bíblia é “hamas”, que significa "injustiça, ser violento com, tratar
violentamente". A violência é uma das consequências da queda do homem. E é
lógico que há um interesse do inferno em intensificar cada vez mais a violência,
pois ela é contrária aos princípios bíblico e inútil na resolução de qualquer
problema.
Em Gn 6:11 lemos: "A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a
terra de violência". Neste texto, a associação feita entre "corrupção"
e "violência" é assustadora e demonstra que o estado do mundo
determina seus aspectos vivenciais e também atrai a ira de Deus.
A união
conjugal indevida entre os descendetes de Sete e de Caim
(jugo desigual) levou a um estado deplorável de iniquidade. A terra
corrompeu-se e encheu-se de violência sem limites (Gn 6:11-13). Em Gn 6:5 está
escrito: “E viu o SENHOR que a maldade do
homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de
seu coração era só má continuamente”. Os homens valentes eram cultuados
como ídolos: “Havia, naqueles dias,
gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas
dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na
antiguidade, os varões de fama” (Gn 6:4).
Lameque
espontaneamente e livremente assassinou dois homens.
Um adulto, ele matou porque o feriu; e um jovem por lhe ter pisado. Logo, o seu
crime, além de covarde, foi brutal. Nossos dias não diferem em nada do mundo de
Lameque; a degeneração humana não mudou; o mal continua irrompendo desenfreado
através da depravação e da violência. Por causa de um celular ou por uns
míseros centavos, muita gente jovem perde a vida.
- Na
sociedade atual, o
desamor é uma constante e, em virtude disto, os dias são repletos de
violência, pois a vida humana é vilipendiada, já que não há amor a Deus e,
consequentemente, não há amor ao próximo. O homem é menosprezado e se
desenvolve, entre os homens, uma verdadeira “cultura da morte”. Tal qual no
mundo de Lameque, assassina-se banalmente. Leiam a história e verão que déspotas,
como Stalin, Hitler, Mao Tsé-Tung, Kin Jong-um (ditador sanguinário da Coréia
do Norte), dentre outros, não fizeram e nem fazem caso algum da vida do seu
próximo, praticam impiedosamente genocídios e crimes contra a humanidade. A
índole criminosa do ser humano vai de mal a pior!
- Na
sociedade atual está
acontecendo um alto grau de ferocidade entre as pessoas. O apóstolo Paulo,
ao descrever os últimos dias, diz que seriam dias em que os homens seriam amantes
de si mesmos, sem amor para com os bons, desobedientes a pais e mães, ingratos,
sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, cruéis, obstinados e
orgulhosos (2Tm 3:2-4). Assim, são pessoas que só pensam em si próprios e cria
condições múltiplas para se servirem do próximo, aproveitarem-se dele e o
explorarem o máximo possível. Em virtude desta “ferocidade humana”, vivemos
dias em que o individualismo, o egoísmo, a vileza com que o homem é tratado faz
com que as pessoas se tornem desconfiadas, desacreditadas umas das outras,
comportamento que prejudica todo e qualquer relacionamento. A consequência
disto é a expansão do ódio, da raiva, da violência. As pessoas agem em relação
às outras como se estas fossem, há muito, suas inimigas. Vivemos a época da insegurança
e do medo indiscriminados.
- Na
sociedade atual, o
homem não tem a menor preocupação em prejudicar o outro, desde que isto lhe
seja conveniente e contribua para que atinja os seus objetivos; objetivos estes
que dizem respeito somente a si próprio. A ganância, o prazer, o bem-estar
próprio, a satisfação do seu ego, é só isto que é estimulado, incentivado e
almejado pelo homem dos últimos dias.
- Na
sociedade atual, a
violência contempla todos os níveis sociais e culturais, desafiando quem
quer que seja, sem vislumbre de uma solução tangível. Somente o Evangelho de
Cristo é o remédio eficaz para debelar a violência sobre a Terra. Até que o
Senhor Jesus retorne, faz parte da missão da Igreja fazer deste um mundo menos
violento, pregando o Evangelho, praticando a justiça e amparando os menos
favorecidos.
3.
Resistência à graça divina. Não sabemos por quantos
anos, décadas, ou séculos, a geração de Lameque resistiu ao Espirito Santo. Da
resistência ao Espirito Santo de Deus, aquela humanidade antediluviana passou a
blasfemar contra o SENHOR, depravando-se totalmente. Mas, chegou o tempo em que
Deus deu um basta a tudo isso. Disse o Senhor: “O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os
seus dias serão cento e vinte anos” (Gn 6:3).
A Graça salvadora de Deus é inesgotável, é
abundante. Por isto ela envolve todo o mundo, é suficiente para predispor toda
a humanidade a tornar-se merecedora da Redenção Divina, oferecendo-lhe a
oportunidade de escapar da justa e inevitável condenação; mas, tal qual o mundo
antediluviano, a maioria da população mundial de hoje resiste à graça salvadora
de Deus. Isso terá limite. A justiça de Deus é certa e muito rigorosa sobre o
mundo corrupto e destituído de Deus. Para aquela civilização Deus disse: “O fim de toda carne é vindo perante a minha
face; porque a terra está cheia de violência; eis que os desfarei com a terra”
(Gn 6:13). A Palavra de Deus adverte: “E,
como foi nos dias de Noé, assim será
também a vinda do Filho do homem”(Mt 24:37).
IV. UM MUNDO CONDENADO À DESTRUIÇÃO (Gn
6:5,7,8,11-13)
5. E viu o Senhor que a maldade do
homem se multiplicara sobre a Terra e que toda imaginação dos pensamentos de
seu coração era só má continuamente.
7. E disse o SENHOR: Destruirei, de
sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao
réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
8. Noé, porém, achou graça aos olhos do
SENHOR.
11. A Terra, porém, estava corrompida
diante da face de Deus; e encheu-se a Terra de violência.
12. E viu Deus a terra, e eis que
estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a
terra.
13.
Então, disse Deus a Noé: O fim de toda carne é vindo perante a minha face;
porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
Nos dias que antecederam o dilúvio, a Terra
encheu-se de violência e imoralidade, de forma que ficou insustentável a vida
na Terra. O temor a Deus tinha quase desaparecido dos corações dos filhos dos
homens. A libertinagem predominava, e quase todo o tipo de pecado era
praticado. A maldade humana era aberta e ousada, e o lamento dos oprimidos
alcançava os Céus. A justiça estava esmagada até o pó. Os fortes não somente
usurpavam os direitos dos fracos, mas forçavam-nos a cometer atos de violência
e crimes.
No versículo 13, o Deus Criador ordena o fim
de todas as coisas. O motivo: a multiplicação da violência. O resultado: “... os destruirei com a terra...".
Deus havia decidido acabar com tudo isso (o mal sobre a terra) e dar ao homem a
retribuição por seus atos pecaminosos violentos: a morte física e morte eterna.
Isso fica claro porque somente oito pessoas (Noé e sua família) são salvas da
grande catástrofe que veio sobre a humanidade.
O fato de a Terra estar cheia de violência
não podia continuar sem controle. Deus tomou a decisão e estava pronto para
agir. A punição tinha de ser drástica. O Gênero humano e todas as demais vidas
sobre a Terra seriam destruídos, no decorrer da duração do dilúvio.
Antes
do Juízo de Deus sobre os ímpios, Deus proveu a Salvação para os justos.
Deus mandou que Noé fizesse uma Arca. Nela somente os justos poderiam adentrar
e escapar do Juízo divino. Ninguém acreditou que isso iria acontecer, até que
Deus tomou a decisão drástica de destruir os ímpios.
A
degeneração humana não mudou; o mal continua irrompendo
desenfreado através da depravação e da violência (ver Mt 24:37-39; ver Rm
1:32). Não resta dúvida que Deus trará forte Juízo sobre todos aqueles que
praticam a violência e a promove. A Palavra de Deus adverte: “E, como foi nos dias
de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem”(Mt 24:37).
A Igreja, a Universal Assembleia dos Santos
(Hb 12:23), é a Arca que Deus elegeu para colher a todos aqueles que de forma
decisiva e resoluta entrar nela; seu capitão é Jesus Cristo, que nos assegura
um porto seguro. Portanto, todos aqueles que adentrarem nesta Arca estão
predestinados à vida eterna com Deus (Ef 5:1).
CONCLUSÃO
Jesus declarou profeticamente que o mundo,
na ocasião da sua volta, será semelhante aos dias da geração antediluviana - “Porquanto, assim como, nos dias anteriores
ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que
Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a
todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mt 24:38,39).
O estado decadente de pecado e corrupção
daqueles dias desgostou a Deus, de tal maneira, que resolveu intervir na
história da humanidade, trazendo o justo castigo, através do Dilúvio. O juízo
de Deus destruiu todos, menos os que estavam na Arca. Estes, porém, não foram
salvos por causa da sua justiça nem retidão, e sim, por causa da graça de Deus
(Gn 6:8). Podemos ver que a salvação é puramente pela graça de Deus.
A Igreja precisa estar alerta para os
acontecimentos destes últimos dias e cumprir sua principal missão profética,
tal qual Noé: proclamar os juízos de Deus que virão.
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Luciano de Paula Lourenço
Disponível
no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia
de Estudo Pentecostal.
Bíblia
de estudo – Aplicação Pessoal.
Revista
Ensinador Cristão – nº 64. CPAD.
Comentário
Bíblico popular (Antigo Testamento) - William Macdonald.
Guia
do Leitor da Bíblia – Lawrence O. Richards
Teologia
do Antigo Testamento – ROY B. ZUCK.
Comentário
Bíblico Beacon – CPAD.
O
Pentateuco. Paul Hoff.
Gênesis. Bruce K. Waltke. Editora Cultura Cristã.
Manuel
do Pentateuco. Victor P. Hamilton. CPAD.
História
de Israel no Antigo Testamento. Eugene H. Merrill. CPAD.
(1) Adaptado de: Revista Ensinador
Cristão, nº 64, p.39.CPAD.
(2) (Adaptado do livro “O começo de todas
as coisas”. Claudonor de Andrade. Pp 62,63. CPAD).
(3) Adaptado do texto de Manoel Neto –
“Não pise no meu calo” (FONTE:
https://pt-br.facebook.com/DeusFalaFalaFacilERepete).
Amada irmão Luciano, a paz do Senhor! Olha, estou impressionada com tanta riqueza neste estudo! Agradeço muito a Deus pela sua vida! Eu nunca vi tanta informação em um só lugar e descrita de uma maneira tão objetiva! Sou professora da ebd em minha igreja e com certeza você tem grande responsabilidade no crescimento de minhas aulas e na vida espiritual de meus alunos! Que Deus continue te abençoando e te capacitando pra continuar sendo essa benção em nossas vidas! Fica na Paz do Senhor Jesus!!!
ResponderExcluirFica feliz e grato a Deus em contribuir para o crescimento espiritual de seus alunos. Espero que o Espírito Santo opera de uma forma poderosa na vida deles, para que tenhamos uma igreja forte e inabalável!
ExcluirDeus a abençoe sobremaneira!