2º Trimestre/2013
TEXTO
BÁSICO: Dt 6:1-9
“Instrui o menino no caminho em
que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele"(Pv 22:6).
INTRODUÇÃO
Por milhares de anos os pais sempre
tiveram um papel decisivo na área de ensinar os filhos. A principal desvantagem
do passado era que não havia os recursos educacionais que conhecemos hoje, e a
vantagem era que uma educação centrada no lar moldava a formação do caráter de
forma direta. Havia tanto convívio familiar que não sobrava aos adolescentes
tempo para se envolver com más companhias. O normal era o respeito e o apego às
famílias. Hoje a situação se inverte: pouco convívio familiar e muito
envolvimento com pessoas suspeitas,
principalmente em escolas públicas, trazendo como resultado infelizes mudanças
de comportamento, inclusive desrespeito aos valores aprendidos na família e na
igreja 1.
De acordo com o pr. Elinaldo
Renovato, a educação cristã é mais abrangente que a educação secular. Ela
prepara o individuo, não só para ser um bom cidadão na sociedade, mas para ser
um cidadão do Céu, com base nos princípios espirituais e éticos, emanados da
Palavra de Deus. A educação crista não é apenas informativa. Ela é
prioritariamente formativa, porque se fundamenta em princípios que visam ao
fortalecimento do caráter (Rm 15:4).
I.
EDUCAÇÃO, A MISSÃO PRIORTÁRIA DOS PAIS
1. O que significa educar?
O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir
conhecimento. Educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as
faculdades intelectuais, físicas e morais. O homem é um ser que precisa de
orientação e informação. Esses conhecimentos são adquiridos na escola, e ela,
juntamente com os pais, deve despertar nos alunos a curiosidade e a capacidade
para entender o mundo que os cerca, e de ensiná-los os conceitos empregados
pela sociedade.
A educação formal é
função de todos, pois aprendemos até mesmo em uma conversa com uma pessoa de
outra cultura, que recebeu educação diferente da nossa, etc. Isto é, nosso
aprendizado depende não só da escola, mas também de nossos familiares e das
pessoas que convivemos, seja na escola, em casa ou no trabalho. A educação é
algo que cabe em qualquer lugar.
Todavia, a educação cristã é exclusiva da família, cujo
aluno deve ser instruído nos fundamentos espirituais e morais, cujo fonte é a
Palavra de Deus. Como crentes precisamos ser guiados e orientados segundo as
Escrituras, pois ela nos protege das sutilezas do Maligno.
2.
Educação Cristã. A educação cristã é fundada nos princípios que
emanam da Palavra de Deus. Esses princípios são, antes de tudo, espirituais.
Contemplam e valorizam a existência do Criador de todas as coisas, conforme a
explicação da sua apalavra. Esses princípios são “clausulas pétreas”, em termos
absolutos de ética e de moral.
A Educação cristã é diferente da
educação secular, a qual só transmite instruções e conhecimentos,
deixando de lado os valores éticos, morais e espirituais. Por isso, a base da
Educação Cristã é as Sagradas Escrituras.
Também, a Educação Cristã é um
dos mais importantes e fundamentais deveres da Igreja. A igreja, enquanto
agência divina, possui três funções básicas: evangelização, adoração e ensino.
Entre essas funções não existe aquela que possua maior ou menor grau de
importância; todas são preponderantes. Porém, é exatamente o ensino o
responsável por dar qualidade às demais. Assim, evangelização sem ensino é o
mesmo que jogar a semente sem regar com água. Adoração sem ensino é pura
cantoria sem propósito. Em suma, cristianismo sem ensino é ritualismo.
Portanto, a educação cristã é relevante para a formação do caráter cristão e
para a afixação da consciência espiritual. A falta de conhecimento da Palavra
leva à destruição do povo (Os 4:6) e é uma porta aberta para a disseminação do
ateísmo, inclusive no meio do povo do Senhor.
Objetivos. A Educação Cristã tem por
objetivos:
a) A instrução do ser humano no
conhecimento divino, a fim de que ele volte a reatar a comunhão com o Criador,
e venha a usufruir plenamente dos benefícios do Plano de Salvação que Deus
estabeleceu em seu amado Filho. O apostolo Pauto compreendeu perfeitamente o
objetivo da Educação Cristã: ”admoestando a todo homem e ensinando a todo homem
em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus
Cristo”(Cl 1:28).
b) A educação do crente, para que
este logre alcançar a perfeição preconizada nas Sagradas Escrituras: “Toda a
Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a
correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja
perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3:16,17).
c) A preparação dos santos, visando
capacitá-los a cumprir integralmente os preceitos divinos da Grande Comissão:
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se
envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade' (2Tm 2:15)" - (ANDRADE,
Claudionor. Teologia da Educação Cristã: A missão educativa da Igreja e suas
implicações bíblicas e doutrinárias. 1 .ed. Rio de janeiro: CPAD. 2002,
pp.5-6).
3. A educação nas escolas.
Concordo com o pr. Elinaldo Renovato, quando diz que
“vivemos em uma sociedade permissiva, onde faltam valores morais e éticos.
Tanto nas escolas públicas quanto nas privadas as crianças e os jovens estão em
contato com filosofias ateístas, materialistas e pragmáticas”. Segundo ele, os
currículos que reúnem os conteúdos programáticos a serem transmitidos nas salas
de aula são fundamentados nas filosofias e pseudociências materialistas. Tudo
começa com a explicação sobre a origem da matéria, da vida, do homem, da
inteligência, e de todas as coisas que existem no universo.
“Embora saibam que o melhor lugar
para uma criança aprender valores morais é o lar, muitos pais se sentem
incapazes de dar aos filhos o conhecimento educacional que as escolas
institucionais podem dar. Assim, eles enviam os filhos a essas escolas, muitas
vezes temendo por sua segurança moral, espiritual e física.
“As escolas públicas tem hoje uma
vasta influência na vida de milhões de crianças. As crianças passam grande
parte de seu tempo semanal absorvendo o que aprendem nas escolas. E o que elas
estão aprendendo?
“Na escola publica, as crianças estão sujeitas a absorver
ensinamentos errados e as experiências negativas dos amigos. É uma socialização
que desafia tudo o que ela aprendeu no lar. Nesse desafio, o maior perdedor
pode ser a criança e a família.
“Educar uma criança é como
cultivar uma planta. Aliás, o Salmo 128:3 diz que nossos filhos são como
oliveiras novas. Plantinhas devem ser cultivadas, regadas e tratadas com muita
atenção. Embora o capim possa crescer sem nenhum problema em qualquer lugar,
plantinhas valiosas precisam do nosso
cuidado direto. Se receber uma educação qualquer, sem princípios morais, a
criança corre o serio risco de se tornar como capim, moralmente inútil. Se
receber uma educação cuidadosa, ela terá tanto valor e utilidade como a
oliveira”(Julio Severo).
“Por isso, os pais não podem
negligenciar a educação dos seus filhos. Eles precisam, com a ajuda da igreja,
ser instruídos para orientar seus filhos” (Ef 6:1-4).
II.
A EDUCAÇÃO NO ANTIGO E EM O NOVO TESTAMENTO
1. No Antigo Testamento. Nesse
período, todas as normas ou doutrinas, de caráter espiritual, moral, social,
educacional ou familiar, emanavam da Lei de Deus. As crianças, desde o berço,
eram criadas segundo os mandamentos, os juízes e os estatutos de Deus (Dt
5:31). Os pais tinham a responsabilidade de ensinar os filhos a respeito dos
atos do Senhor em favor do povo de Israel (Sl 78:5). Desde a tenra idade, as
crianças judias aprendiam e absorviam o shema, ou o credo, que resumia o
princípio fundamental de sua fé: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o
único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de
toda a tua alma, e de todo o teu poder” (Dt 6:4,5). Este ensino fazia parte
do dia a dia das crianças judaicas. Uma preciosa lição para a educação cristã
nos dias presentes. O ditame de Deus ainda ecoa nos corações dos pais: “Ponde,
pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por
sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos, e
ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo
caminho, e deitando-te, e levantando-te; e escreve-as nos umbrais de tua casa e
nas tuas portas, para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos
filhos na terra que o SENHOR jurou a
vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra” (Dt 11:18-21).
O ensino também era demonstrado
por meio de monumentos, como as doze pedras retiradas do Jordão, que seria
memorial para que as futuras gerações se lembrassem de como Deus cumpriu sua
promessa de colocar o povo na terra prometida, fazendo com que o Jordão fosse
aberto na época das chuvas e o povo pudesse ultrapassar essa barreira
geográfica. No futuro, as crianças perguntariam sobre aquele conjunto de
pedras, e os pais deveriam contar como Deus havia realizado aquele milagre.
Indubitavelmente, a educação no
Antigo Testamento nos dá sugestões válidas para hoje, principalmente para a
família cristã. O ensino da Palavra de Deus no lar, a educação constante, como
em Deuteronômio 11:18-21, é a única esperança para termos uma família firmada
nos princípios da Lei do Senhor. Os pais presentes na vida dos filhos é fator
indispensável para a formação do caráter cristão. Confiar apenas na escola
secular é entregar os filhos a um sistema que está totalmente contaminado com
teorias materialistas e desvirtuação moral.
2. Em o
Novo Testamento. Pouca informação se tem da educação nos primórdios
da era cristã. Mas, com certeza as
sinagogas eram consideradas um centro de instrução onde as crianças judias
aprendiam a respeito da Lei Mosaica. Sabemos que Jesus sabia ler e interpretar
as Escrituras e tinha conhecimento bastante para discutir teologia com os
doutores do templo (Lc 2:46-48). Ele provavelmente aprendeu em casa e na sinagoga; recebeu a educação elementar
comum à maioria dos meninos judeus daquele tempo. Os doutores da época
admiravam-se da inteligência e sabedoria de Jesus, como pré-adolescente.
Naturalmente, Ele era divino. mas, na ocasião, comportava-se como um menino
judeu, educado pelos pais com todo o cuidado e zelo como era de se esperar. A
educação de Jesus no lar e na sinagoga preparou-o para ser um cidadão completo.
Além do ensino da Lei, dos livros sagrados, do Antigo Testamento, Ele foi
ensinado a ter um oficio. Ele era carpinteiro (Mc 6:3), não somente filho do
carpinteiro (Mt 13:55). Portanto, Jesus teve uma educação integral.
Outro exemplo notável no Novo
Testamento é o do jovem obreiro Timóteo. Sua educação no lar foi fundamental
para a formação do seu caráter. Sua mãe e sua avó foram as responsáveis por
isso. O apóstolo Paulo recomenda-o a permanecer inabalável nas Sagradas
Escrituras, que havia aprendido ainda menino(2Tm 1:5,6; 3:14-17).
O nosso Mestre por excelência,
Jesus Cristo, é o maior incentivador do ensino. Ele não só ordena o ensino
como também a observação da prática de seu ensino. A palavra empregada por Ele na Grande Comissão (Mt 28:18-20), por
si só, agrega os valores da Educação Cristã: ensinar e aprender. Neste e em
outro contexto Jesus mostra a importância da prática do ensino religioso na
vida do cristão (João 14:21
3. Na
atualidade. Na atualidade, a Escola Bíblica Dominical é a maior
e a mais acessível agência de educação cristã das igrejas evangélicas. É a
maior escola do mundo. A Educação Cristã começa no lar. E é fortalecida na
Escola Bíblica Dominical, onde os alunos são reunidos em classes de estudo,
conforme sua faixa etária. Nela, é ensinada a Palavra de Deus, promovendo
excelentes resultados, na formação espiritual, ética e moral de cada pessoa,
que se converte ao Senhor Jesus Cristo. Todavia, é bom ressaltar que “a
educação de nossos filhos deve começar, prioritariamente, em nosso lar, pois
assim Deus recomenda em sua Palavra (Ef 6:1-4)”.
III.
A EDUCAÇÃO CRISTÃ NA FAMILIA
1. Os filhos são herança
do Senhor. "Eis que os filhos são herança do Senhor, e o
fruto do ventre o seu galardão" (Sl 127:3). De acordo com o pr.
Elinaldo Renovato, “galardão” é prêmio. Sempre os pais devem ser gratos a Deus
pelo filho ou pela filha que nasceu no seu lar. São prêmios vivos que devem ser
cuidados, guardados, e criados com muito amor. Quando alguém recebe da parte de
Deus uma bênção material, um bem, como um veículo, uma casa, um dinheiro,
normalmente demonstra gratidão. Há quem faça um culto de ação de graças; há
quem dê um testemunho, diante da igreja local, exaltando a Deus pelas bênçãos
recebidas. Mas, muitos, que são pais, esquecem-se de ser gratos a Deus pelo
"galardão" vivo, que são seus filhos. Se considerarem o valor dos
filhos diante de Deus, certamente terão o cuidado de dar-lhes a melhor educação
que estiver ao seu alcance; procure ensiná-los e educá-los no temor do Senhor
(Ef 6:1-4).
2. O
ensino da Palavra de Deus no lar. Como foi dito supra, a educação
cristã começa no lar. Os pais são, por natureza, os primeiros professores dos
filhos. A criança conhece a Deus primeiramente através dos pais, por meio de
suas atitudes e, principalmente, através do culto doméstico. Infelizmente, a
maioria dos pais não faz o culto doméstico. Os filhos sequer sabem metade dos
nomes dos apóstolos de Jesus. Mas grande parte sabe o nome dos personagens das
novelas e dos filmes da Disney. A maioria dos filhos de cristãos não sabe o que
é doutrina, e muito menos o que é admoestação. Mas, sem esses dois elementos
educacionais, os filhos não poderão ter uma verdadeira formação cristã.
Portanto, para criar os filhos "na doutrina e admoestação do Senhor",
faz-se necessária uma educação permanente, com ensinamentos da Palavra de Deus
ministrados no próprio lar. Se isto for efetivado ainda na infância, os
resultados poderão permanecer por toda a vida (Pv 22:6).
3. Leve
seus filhos a Igreja. “A igreja deve ser a continuação do lar; e o lar, a
continuação da igreja. Um deve completar o outro. Quando crianças, os pais
devem leva-los à igreja. Quando adolescentes e jovens, devem ser persuadidos a
ir à casa do Senhor. Se, desde crianças, forem acostumados a ir à igreja,
quando jovens darão valor a essa prática saudável (Mc 10:13-16)” (pr. Elinaldo
Renovato).
CONCLUSÃO
A
educação cristã de nossos filhos deve ser de suma importância para nós, tanto
quanto a educação secular nas escolas. Por isso, é importante levá-los à Escola
Dominical, onde aprenderão sistemática e didaticamente a Palavra, por meio de
histórias, leitura da Bíblia e outros meios utilizados para fazer com que as
crianças entendam a fé cristã e tomem uma decisão por Cristo. Além de aprender
a Palavra, eles desenvolverão amizades cristãs e já terão contato com
ministérios próprios do culto, como a música e a adoração.
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Elaboração: Luciano de Paula Lourenço – Prof.
EBD – Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista. Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
O Novo Dicionário da Bíblia – J.D.DOUGLAS.
Revista Ensinador Cristão – nº 54 – CPAD.
Comentário do Novo Testamento –
Aplicação Pessoal.
A Família Cristã e os ataques do
inimigo – Elinaldo Renovato – CPAD.
1. Júlio
Severo – Defendendo a responsabilidade da família na educação dos filhos.
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