2º Trimestre/2013
Texto Básico: Ne
8:1-7
“Ajunta o povo,
homens, e mulheres, e meninos, e os teus estrangeiros que estão dentro das tuas
portas, para que ouçam, e aprendam, e temam ao SENHOR, vosso Deus, e
tenham cuidado de fazer todas as palavras desta Lei”( Dt 31:12)
INTRODUÇÃO
A igreja local é formada por famílias, que
se reúnem para adorar a Deus. E essa adoração deve ter o respaldo e a base
fundamental nas Escrituras Sagradas. Estas, por sua vez, só podem ser apreendidas,
através do estudo e do ensino sistemático. O ensino cuidadoso da Palavra de
Deus na Escola Dominical tem grande valia para a formação espiritual, moral e
social das famílias, principalmente, quando seus componentes - pai, mãe e
filhos -, são assíduos frequentadores das classes dominicais.
Nos cultos de doutrina, os obreiros podem
passar para os crentes os ensinos fundamentais que fortalecem a fé e o caráter
cristão. No entanto, em tais ocasiões, eles falam para um auditório heterogêneo,
numa linguagem única para segmentos diversos de pessoas. A Escola Dominical, porém,
com suas lições apropriadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos,
aborda assuntos da atualidade, os grandes problemas morais de nosso tempo, como
aborto, eutanásia, sexo, homossexualismo desenfreado, transexualidade (mudança
de sexo), etc. Tudo isso pode ser abordado e discutido na Escola Dominical, de
tal forma que os alunos possam melhor posicionar-se sobre tais problemas, à luz
da santa Palavra de Deus. Também, com lições que ensinam sobre seitas e
heresias, a Escola Dominical presta uma contribuição excelente, para que os
crentes não caiam nas armadilhas sutis dos falsos segmentos religiosos, que se
apresentam travestidos de cristãos, mas, na realidade, são instrumentos do
maligno para afastar as pessoas de Deus.
I. O QUE
É A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
1. Definição. A Escola Bíblica
Dominical é a agência de ensino da Igreja. De forma acessível a todas as faixas
etárias, ela se dispõe a ensinar as Escrituras Sagradas de forma sistemática
com objetivo precípuo de formar o caráter de Cristo no cristão.
Nas
palavras do pastor Antonio Gilberto, "a Escola Dominical é a escola de
ensino bíblico da Igreja, que evangeliza enquanto ensina, conjugando assim os
dois lados da comissão de Jesus à Igreja conforme Mateus 28:20 e Marcos 16:15.
Ela não é uma parte da Igreja; é a própria Igreja ministrando ensino bíblico
metódico".
É
na Escola Dominical que os alunos podem fazer perguntas ao professor (algo não
permitido em um culto, por ocasião da exposição da Palavra de Deus), apresentar
suas ideias, aplicar o que está sendo ensinado à sua vida e desenvolver
talentos em prol do Reino de Deus.
Milhões
e milhões de vidas são discipuladas nos bancos da Escola Dominical. É, sem
dúvida, a maior agência de serviço voluntário em todo território nacional,
quiçá do mundo.
2. Raízes Bíblicas
da Escola Dominical. Embora seja uma instituição relativamente moderna, as
origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos. Poderemos
descortiná-la nos dias de Moisés, nos tempos dos reis, dos sacerdotes e dos
profetas, na época de Esdras, no ministério terreno do Senhor Jesus e na
Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão longínquos, não teríamos hoje a
Escola Dominical.
- Nos dias de Moisés. Além de promover o
ensino nacional e congregacional de Israel, Moisés deu muita importância à
instrução doméstica. Aos pais, exorta-os a atuarem como professores de seus
filhos: “E estas palavras, que hoje te
ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás
sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-te”
(Dt 6:7).
As reuniões públicas recebiam iguais
incentivos: “Congregai o povo, homens,
mulheres e pequeninos, e os estrangeiros que estão dentro das vossas portas,
para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de
cumprir todas as palavras desta lei; e que seus filhos que não a souberem
ouçam, e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre
a terra a qual estais passando o Jordão para possuir” (Dt 31:12,13).
- Na época dos reis e sacerdotes. Vários reis de
Judá, estimulados pelos profetas, restauraram o ensino da Palavra de Deus,
encarregando os levitas desse mister. Eis o exemplo de Josafá: “No terceiro ano do seu reinado enviou ele os
seus príncipes, Bene-Hail. Obadias, Zacarias, Netanel e Micaías, para ensinarem
nas cidades de Judá; e com eles os levitas Semaías, Netanias, Zebadias, Asael,
Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobadonias e, com estes levitas, os
sacerdotes Elisama e Jeorão. E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da
lei do Senhor; foram por todas as cidades de Judá, ensinando o povo” (2Cr
17:7-9).
- Na época de Esdras. Foi Esdras um dos
maiores personagens da história hebreia. Ele estabeleceu em Israel o ensino
sistemático e popularizado da Palavra de Deu e, de acordo com a tradição, foi
ele quem estabeleceu o cânon do Antigo Testamento. Nascido em Babilônia durante
o exílio, viria a destacar-se como escriba e doutor da Lei (Ed 7:6). Segundo a
tradição judaica, a sinagoga foi estabelecida por Esdras durante o exílio
babilônico. Como os judeus estavam longe de sua terra, distantes do Santo
Templo e afastados de todos os rituais do culto levítico, Esdras, juntamente com
outros escribas e eruditos, resolvem criar a sinagoga. Esta funcionava, não
somente como local de culto como também servia de escola às crianças. Foi
justamente no âmbito da sinagoga que a religião hebreia pôde manter-se
incontaminada numa terra onde prevalecia a idolatria. A Escola Dominical, como
hoje a conhecemos tem muito da antiga Sinagoga. Ambas dedicam-se ao ensino
relevante e popularizado da Palavra de Deus.
- Na época de Jesus. Foi o senhor Jesus,
durante o seu ministério terreno, o Mestre por excelência. Afinal, Ele era e é
a própria sabedoria. Nele residem todos os tesouros do conhecimento (Cl 2:3).
- Na Igreja Primitiva. Do que Lucas
registrou em Atos dos Apóstolos, é fácil concluir: os discípulos seguiram
rigorosamente as ordens do Senhor Jesus Cristo. Ensinaram em Jerusalém,
doutrinaram em toda a Judéia, evangelizaram Samaria, percorreram as regiões
vizinhas à Terra Santa. Em menos de 30 anos, o Evangelho foi proclamado e
ensinado em todo império Romano (Cl 1:5,6), chegando até à sua capital, Roma
(At 28:31). Se a Igreja cresceu, cresceu ensinando a Palavra de Deus a toda a
criatura; se expandiu, expandiu-se evangelizando e discipulando. Sem o
magistério do Evangelho, inexistiria a Igreja de Cristo.
É inaceitável existir ‘cristãos’ que não queiram
conhecer a Deus profundamente. Que tipo de cristão é esse que quer manter um
relacionamento com Deus sem saber como Ele é ou o que Ele quer? Aparentemente,
são pessoas que não tem temor a Deus, nem respeito à Sua Palavra.
3. A Origem da
Escola Dominical.
Fundada na Inglaterra pelo missionário Robert Raikes, em 1780, a Escola
Dominical foi uma criação que deu certo. Tão certo que os primeiros
missionários que aqui chegaram procuraram organizá-la imediatamente. O casal
Robert e Sarah P. Kalley, da igreja Congregacional, fundou a primeira Escola
Dominical no Brasil em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis, estado do
Rio de Janeiro. Na primeira reunião, nesta data, a frequência foi de cinco
crianças, que deu origem à Igreja Congregacional no Brasil. Desde então, a
Escola Dominical vem crescendo em todas as denominações, e onde quer que estas
cheguem, a Escola Dominical é logo implantada produzindo sem demora seus excelentes
resultados na vida dos alunos, na Igreja, no lar, com reflexos positivos na sociedade.
Infelizmente, não são poucas as pessoas que
fazem opções em detrimento da Escola Dominical. Será que essas pessoas sabem o
quanto estão perdendo? Pense bem: ausentando-se da Escola Dominical quem perde
as bênçãos de Deus é você.
Em alguns paises onde a Escola Dominical
perdeu espaço nas igrejas, a derrocada espiritual foi inevitável. Estamos
vendo isto nos Estados Unidos da América.
Lá, em muitos estados, não se realiza mais a Escola Dominical. Em seu
lugar, é realizado um culto dominical, quase sempre o único do primeiro dia da
semana. E as consequências espirituais são bastante visíveis: há um esfriamento
espiritual congelante nesse país.
Na Europa, a situação é mais complicada.
A Escola Dominical foi sepultada em muitos lugares depois que o materialismo
ateu, ensinado nas escolas, nos colégios e nas faculdades, influenciou gerações
e mais gerações a afastar-se de Deus, e assimilando a falsa teoria da evolução.
Em muitas igrejas, os adolescentes e jovens não quiseram mais ir aos cultos,
por não verem mais sentido. Restaram os idosos que, ao longo dos anos, por
doença ou velhice, tiveram que ficar em casa. Igrejas fecharam. Sem culto, sem
reuniões, sem contribuições, o caminho foi o fechamento dos templos. Muitos
foram vendidos e transformados em mesquitas, em cinemas, ou em estabelecimentos
comerciais. Triste fim espiritual para um continente que foi berço de grandes
avivamentos cristãos!
Mas a derrocada espiritual desses países,
chamados de Primeiro Mundo, começou, quando os pais não tiveram mais coragem e
firmeza para ensinarem a Palavra de Deus em seus lares; quando as igrejas
evangélicas capitularam e se deram por vencidas pelo materialismo diabólico;
quando os filhos deixaram de ir para as reuniões, para os cultos, para a Escola
Dominical. A Bíblia diz: "Ensina o menino no caminho em que deve andar, e,
até quando envelhecer, não se desviará dele" (Pv 22:6).
II.
FINALIDADES DA ESCOLA DOMINICAL
1. Auxiliar no ensino das Escrituras. Quando conhecemos
as Escrituras, elas nos levam a abandonar o pecado em nossas vidas e a praticar
a justiça. Sabemos quem realmente é Deus, e o que Ele espera de nós, e o que
Ele pode fazer por nós. Sentimos prazer em seguir seus mandamentos, confiamos
na sua suficiência; somos mais submissos aos atos providenciais dEle.
Entendemos que precisamos de Cristo, confiamos nEle e nos desperta um grande
desejo pelo seu retorno. Conhecendo melhor as Escrituras, sabemos a real
utilidade das boas obras e qual o seu lugar na vida do cristão. Aprendemos
obediência. Aprendemos que não devemos nos apegar às coisas do mundo. Sabemos
contra o que e contra quem devemos lutar. Enfim, o estudo da Palavra de Deus
nos dá alegria, ensina-nos a amar e nos ensina que a fonte destes elementos
espirituais está em Deus. A Escola Dominical é inegavelmente a maior agência de
ensino cristão do mundo.
2. Auxiliar na
evangelização.
A evangelização é o objetivo supremo da Igreja de Jesus Cristo. A história
relata que a Escola Dominical foi criada com a finalidade de resgatar crianças
da rua através da evangelização e do ensino secular para melhor compreender a
Palavra de Deus. De certa forma, esta finalidade evangelística tem sido deixada
de lado. É por demais desejável que a igreja resgate esse finalidade importante
da Escola Dominical. Para envolver todas as classes, principalmente as de
adolescentes, jovens e adultos, deve-se usar da criatividade. “O ensino bíblico
sistemático, finalidade relevante, nas classes por faixas etárias, deve
continuar, pois é de grande significado para a formação dos cristãos, mas
algumas providências devem ser tomadas para que a Escola Dominical cumpra seu
papel evangelizador” (Pr. Elinaldo Renovato).
3. Auxiliar no discipulado. Sem dúvida, a
Escola Dominical é a melhor escola que a igreja dispõe para auxiliar no
discipulado dos novos convertidos e, também, crentes que ainda não adquiriram
maturidade espiritual. Acrescento sem receio, que, para este mister, a EBD
desempenha um importante e insubstituível papel. Em cada classe, havendo
professores bem preparados, os alunos podem ser formados para serem bons
discípulos de Jesus, e não apenas membros ou congregados das congregações e
igrejas. Jesus mandou fazer discípulos, ensinando todas as coisas que Ele havia
mandado. Portanto, que haja classes de discipulado para as crianças,
adolescentes, jovens e adultos. Mas, acima de tudo, não nos esqueçamos de que,
como discípulos de Cristo, nossa vida é um permanente discipulado – “Mas
todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do
Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo
Espírito do Senhor” (2Co 3:18).
III. A
ESCOLA DOMINICAL FORTALECE A FAMILIA
1.
As crianças são bem instruídas. Dizem os estudiosos que a
personalidade humana começa na infância, e que é definida até aos sete anos de
idade. O que ela aprender e apreender, até esta fase, comprometerá todo o seu
desenvolvimento psíquico, emocional, afetivo, social etc. Daí, podemos ver como
é importante o papel da Escola Dominical na formação da personalidade das
crianças. Certamente, é o que a palavra de Deus adverte: “Ensina o menino no
caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”(Pv
22:6).
2. A juventude é
prevenida contra o pecado. Diz a Bíblia: "Como purificará o jovem
o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. De todo o meu coração te
busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no
meu coração, para não pecar contra ti" (Sl 119:9-11). Como o adolescente
ou o jovem pode ter um caminho puro diante de Deus, em meio a uma onda
avassaladora de materialismo e pecado? O texto transcrito dá a orientação
divina: "Observando-o conforme a tua palavra".
Estou de acordo com o pr. Elinaldo Renovato,
ao dizer que hoje, em muitas igrejas, é comum haver adolescentes completamente
alheios às coisas de Deus; há muitos que não têm qualquer compromisso com o
Senhor Jesus Cristo; estão nas igrejas porque acham que é bom, mas não querem
fazer nada que "atrapalhe" seus sentimentos, seus desejos, ou suas
inclinações, mesmo que estas contrariem a Palavra do Senhor. Isso é trágico,
pois, se os adolescentes de hoje não tiverem uma boa formação espiritual, como
o serão, em poucos anos, quando alcançarem a fase adulta? E esta vem rápido.
Daí, a importância de as igrejas locais terem um programa de ensino para essas
faixas etárias.
A Escola Dominical está bem mais
estruturada para esse mister. Todavia, o professor precisa possuir criatividade
suficiente para despertar nos adolescentes e jovens interesse pela aprendizagem
da Palavra de Deus no âmbito da Escola Dominical. Eles gostam de desafio. E
precisam ser desafiados a buscar a Deus, a ler e estudar a Bíblia, numa
programação que os atraia para os caminhos do Senhor. É necessário muita
criatividade por parte do professor. Gincanas bíblicas, competições
interessantes, maratonas de conhecimento bíblico, e outros eventos, podem
despertar o interesse dos adolescentes. Com sabedoria e graça de Deus, é
possível tornar a ministração das Escrituras aos adolescentes e aos jovens
agradável e interessante.
3. Os adultos
frutificam.
Os adultos são fortalecidos em sua vida, podendo contribuir para a formação dos
mais jovens: "Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e
ele deleita-se no seu caminho" (Sl 37:23). Há adultos que não tem
consciência da vida cristã por ter uma formação espiritual deficiente, ou por
só ter aceitado a Cristo na idade adulta. A Escola Dominical precisa ajudar a
lapidar o caráter dessas pessoas, estimulando-os à leitura e ao estudo da
Bíblia Sagrada, e à prática da vida cristã em seu dia a dia (João 5:39). Assim,
os adultos tornam-se aptos a dar muitos frutos na obra do Senhor (João
15:1-16).
CONCLUSÃO
No mundo, há um
número inimaginável de escolas. Todavia, nenhuma instituição escolar tem um
efeito tão benéfico sobre a família como a Escola Bíblica Dominical. Portanto,
as igrejas evangélicas precisam valorizar ainda mais essa, que é, certamente, a
maior escola de formação do caráter e de vidas transformadas.
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Elaboração: Luciano de Paula
Lourenço – Prof. EBD – Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista. Disponível
no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
O Novo Dicionário da Bíblia – J.D.DOUGLAS.
Revista Ensinador Cristão – nº 54 – CPAD.
Comentário do Novo Testamento – Aplicação
Pessoal.
A Família Cristã e os ataques do inimigo –
Elinaldo Renovato – CPAD.
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