1º Trimestre/2016
Texto Base: 1Tessalonicenses 4:13-18
“Depois, nós, os que ficarmos vivos,
seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos
ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1Ts 4:17).
O Arrebatamento da Igreja é o evento que
porá fim à dispensação da Graça, a este tempo que estamos vivendo em que o
Espírito Santo atua livremente através de todos os homens e mulheres que,
independentemente de raça, tribo ou nação, aceitam a mensagem do Evangelho, creem
que Jesus é o Salvador e se submetem ao seu senhorio, passando a viver segundo
a sua vontade. É o momento da retirada repentina, de improviso, de sobre a face
da Terra, de todos os redimidos que permaneceram fiéis, antes que se inicie o
período mais tenebroso da história da humanidade - a Grande Tribulação. O
Arrebatamento é tremendo em sua vitória sobrenatural sobre a morte; é o milagre
que Satanás não pode imitar; é o testemunho sobrenatural de Jesus Cristo que
ganhou a vitória sobre a morte e o inferno. Jesus, então, como diz Paulo,
descerá e se encontrará com a Igreja nos ares, que é a reunião dos salvos em
Cristo (1Ts 4:16,17).
I. TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS
1.
Distinção entre Arrebatamento e a Vinda de Jesus em glória. Geralmente,
ao se ler sobre estes dois eventos, cria-se uma certa confusão e
acaba-se considerando todos os trechos da Bíblia como pertencentes a um mesmo
evento. Porém, a Bíblia deixa claro que são dois estágios distintos da Segunda Vinda de Cristo.
No
Arrebatamento muitos na Igreja não estarão esperando
Jesus. Jesus disse que virá num tempo de paz e prosperidade quando até Sua
Noiva não estará esperando por Ele - “Portanto,
estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não
imaginais” (Lc 12:40). Não somente as “virgens loucas”, mas até as “prudentes”
estarão dormindo - “E, tardando o noivo,
foram todas tomadas de sono e adormeceram” (Mt 25:5).
A
Vinda de Cristo em Glória ocorrerá quando todos os sinais já
tiverem sido cumpridos e todos souberem que Ele está voltando. A um Israel
descrente, Cristo declarou: “Assim também
vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas”
(Mt 24:33). Até o Anticristo saberá: “E
vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para
pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o Seu exército”
(Ap 19:19). As Escrituras dizem que o Messias virá quando o mundo estiver quase
destruído pela guerra, fome e os juízos de Deus, e quando Israel estiver quase
derrotado. Zacarias declara: “olharão
para aquele a quem traspassaram” (Zc 12:10b), e todos os judeus vivos na Terra
reconhecerão seu Messias. Exatamente como os profetas previram, Ele veio como
homem, morreu pelos seus pecados, e retornará dessa vez para salvar Israel.
Sobre esse momento culminante, Paulo declara: “... todo o Israel [ainda vivo] será salvo”... (Rm 11:26).
Portanto, a Vinda do Senhor é uma só, porém,
manifesta em duas fases distintas, envolvendo três tipos de povos (1Co 10:32):
para a Igreja, Jesus virá como Noivo; para os Judeus, como Messias; e para os
Gentios, como Juiz.
O quadro
comparativo, a seguir, poderá ajudá-lo a distinguir estes dois eventos com
clareza:
Arrebatamento
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Aparecimento
Glorioso (*)
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Acontece antes dos sete anos de
Tribulação, porém não os inicia (2Ts 2:1-6).
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Acontece imediatamente depois dos sete
anos de Tribulação (Mt 24:29,30).
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Somente os crentes verão Jesus (1Ts
4:16,17).
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Todos verão Jesus (Ap 1:7).
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O próprio Senhor descerá da casa de seu
Pai, onde Ele preparou um lugar para nós (João 14:1-3; 1Tes 4:16).
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Ocorre um fenômeno cósmico no sol, na lua
e nas estrelas (Mt 24:29).
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Jesus virá novamente para nos receber para
si (João 14:1-3).
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O céu se abre e Cristo aparece sobre um “cavalo
branco” (Ap 19:11).
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Jesus ressuscitará aqueles que dormem nele
(1Tes 4:14-15). Tudo isto acontecerá "num abrir e fechar de olhos"
(1Co 15:52).
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Jesus vem seguido por “exércitos do céu” –
a Igreja glorificada (Ap 19:14).
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Ouviremos a voz do arcanjo (1Tes 4:16).
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Haverá um Sinal do Filho do Homem no céu,
visto por todos (Mt 24:30).
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Ouviremos também a trombeta de Deus (1Tes
4:16). Esta será a sua última trombeta para a Igreja.
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Jesus vem em poder e grande glória (Mt
24:30).
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Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro
(1Tes 4:16,17).
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Todos os que não criam em Jesus lamentam
por não estarem preparados (Mt 24:30).
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Então nós, os que estivermos vivos e
permanecermos, seremos transformados, feitos incorruptíveis, com nosso corpo
"imortal" (1Co 15:51-53).
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O anticristo (a besta) e seus exércitos
confrontam Cristo (Ap 19:19).
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Então seremos arrebatados juntos... (1Tes
4:17).
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Cristo lança a besta e o falso profeta no
lago de fogo (Ap 19:20).
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... com eles nas nuvens... (onde os
crentes mortos e vivos serão reunidos) (1Tes 4:17).
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Os que rejeitaram a Cristo serão mortos
(Ap 19:21).
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... para encontrar o Senhor nos ares (1Tes
4:17).
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Satanás é lançado no
abismo por mil anos (Ap 20:1-3).
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"Voltarei e vos receberei para mim
mesmo". Jesus nos leva para a casa do Pai, "para que, onde estou,
estejais vós também" (João 14:13).
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Os santos do Velho Testamento e da
Tribulação serão ressuscitados (Mt 24:31; Ap 20:4).
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"Assim, estaremos para sempre com o
Senhor" (1Tes 4:17).
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Jesus julga as nações e estabelece seu
reino (Mt 25).’
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(*) Fonte: "Estamos Vivendo os
Últimos Dias?", de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins.
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2.
A reunião dos salvos no encontro com Cristo. No
Arrebatamento o Senhor Jesus deixará o Seu Trono e, vindo do Céu (da casa do
Pai – João 4:1-3), aparecerá nos ares (1Ts 4:17). Ele não virá de maneira
visível sobre a Terra, mas permanecerá na atmosfera superior. Os espíritos e almas
dos que dormiram nEle o acompanharão, como provavelmente também o Arcanjo
Miguel. Então serão ressuscitados primeiro os corpos dos que morreram em
Cristo. Logo a seguir, os corpos dos que ainda estiverem vivos serão
transformados. Então a Igreja será arrebatada coletivamente ao encontro do
Senhor nos ares, entre nuvens, e Ele levará Sua noiva para a casa do Pai. A
Igreja terá então deixado seu lugar na Terra e João 14:1-6 estará cumprido.
Tudo isso naturalmente acontecerá numa fração de segundos (1Co 15:51-53).
Antes da Volta de Cristo, porém, algo deverá
ser feito nas regiões celestiais. Afirmam as Escrituras que Satanás e as hostes
espirituais da maldade habitam os lugares celestiais (Ef 6:12), ou seja, por
permissão divina, uma certa dimensão celestial é habitada pelo adversário e por
suas miríades angelicais, que vagam sem local e sem destino por este universo
(Jó 1:7), aguardando a execução da sentença de suas condenações. Para que se
faça o encontro de Jesus com o seu povo nos ares, ou seja, na região que se
encontra abaixo da glória divina, será preciso que o diabo e seus anjos sejam
dali retirados, o que será feito pelo arcanjo Miguel, como se vê em Ap 12:7-9 –
“E houve batalha no céu; Miguel e os seus
anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas
não prevaleceram, nem mais o seu lugar
se achou nos céus; e foi precipitado
o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo
o mundo; ele foi precipitado na Terra, e os seus anjos foram lançados com ele”.
Essa batalha fará com que o Diabo seja precipitado sobre a Terra, ou seja, deixará
os ares livres para o encontro de Jesus com a sua Igreja. Simultaneamente, como
se revela no livro do Apocalipse, se iniciará uma época terrível sobre os
homens que aqui ficarem, pois o Diabo atuará como nunca sobre a face da Terra,
irado e sabendo que tem pouco tempo (Ap 12:12) - “Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que
habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira,
sabendo que já tem pouco tempo”.
3.
Quem será arrebatado? Este acontecimento envolverá somente a
Igreja, ou seja, todos aqueles que fazem parte da Nova Aliança, isto é, todos
aqueles que foram transformados mediante o Novo Nascimento. Aqueles que foram
redimidos pelo sangue de Jesus e permaneceram fiéis a Ele serão arrebatados
para encontrar o Senhor nos ares, participar das Bodas do Cordeiro e estar para
sempre com o Senhor. Abrangerá tanto os que estiverem vivos na Terra quanto os
que “dormem” no Senhor e estão no Paraíso (1Co 15:51,52; 1Ts 4:16,17). Os
cristãos que estiverem vivos e aqueles que já “dormem” no Senhor serão
arrebatados (1Ts 4:16,17). Chamamos esse evento de a “Grande Colheita” dos
justos.
Estamos vivendo um espaço de tempo
indeterminado chamado era da Igreja ou era da Graça, o qual se iniciou no dia
do Pentecostes e se findará no Dia do Arrebatamento. Este período de tempo
indeterminado está compreendido entre a 69ª e 70ª semana de anos, conforme as
profecias do livro de Daniel (Dn 9:20-27). Após o arrebatamento, iniciar-se-á
um período de grande sofrimento e angústia na Terra, chamado de Grande
Tribulação, ou septuagésima semana de Daniel (estudaremos sobre este tema na
lição nº 8). A Igreja não passará por esse tenebroso período.
A
figura abaixo é uma ilustração referente ao Arrebatamento.
A mesma trás, em ordem, a sequência dos fatos que ocorrerão quando Jesus voltar
para buscar a sua Igreja.
1. A ignorância acerca dos mortos (1Ts
4:13) – “Não quero,
porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem...”.
Quando Paulo visitou os tessalonicenses pela
primeira vez, ensinou-lhes que Cristo viria reinar e falou-lhes dos
acontecimentos que se seguiram. Entretanto, surgiram questionamentos a respeito
dos crentes que já haviam morrido. O corpo deles ficaria no sepulcro até o dia
final? Seriam eles excluídos da alegria de participar da vinda de Cristo e de
seu reino glorioso? Com o propósito de responder a essas perguntas e assim
eliminar de vez qualquer temor, Paulo descreve a ordem dos acontecimentos por
ocasião do regresso de Cristo para buscar a Igreja.
- “Não quero, porém, irmãos, que sejais
ignorantes dos que já dorme...”. Aqui, a palavra “dormir” é
sempre usada em relação ao corpo dos cristãos que já morreram, e nunca com
respeito ao espírito ou alma. O dormir é um símbolo apropriado para a morte,
pois muitas vezes o morto parece estar dormindo. Até nossa palavra “cemitério”
vem do grego “koimeterion”, que quer
dizer “ao lugar onde se dorme”. É uma figura de linguagem bem conhecida, pois
toda noite representamos esse símbolo da morte, e cada manhã é como a
ressurreição.
A Bíblia não ensina que a alma adormece na
hora da morte. Tanto o rico quanto Lázaro estavam conscientes depois de morrer
(Lc 16:19-31). Quando morre um crente, ele logo vai “habitar com o Senhor” (2Co
5:8). Morrer é “estar com Cristo”, a posição a que Paulo faz referência,
dizendo que é “ganho” e “incomparavelmente melhor” (Fp 1:21,23). Isso não
poderia ser verdade se a alma estivesse dormindo.
A Bíblia também não ensina aniquilação. O
ser humano não deixa de existir na hora da morte. O crente desfruta a vida
eterna (Mc 10:30; João 23:43). O descrente sofrerá o castigo eterno (Mc 9:48;
Ap 14:11).
2.
A Primeira e a Segunda ressurreição – “Pois, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia,
os que dormem” (1Ts 4:14).
A
ressurreição é a restituição à vida, ou seja, o retorno
à unidade entre corpo, alma e espírito, que havia quando da vida física. É
válido ressaltar que a ressurreição de Jesus foi a primeira ressurreição
propriamente dita, porque Jesus ressuscitou em corpo glorificado, para não mais
morrer. É importante observar que Jesus ressuscitou enquanto homem e, portanto,
foi o Deus Pai quem O ressuscitou (At 2:32; 3:15; 4:10; 10:40; 13:30,37; Rm
4:24; 1Co 6:14; 15:15; 1Pe 1:21). Com a ressurreição, Jesus foi exaltado sobre
todo o nome (Fp 2:9), passando, então, a ser chamado de Nosso Senhor (Rm 1:4),
tendo todo o poder no céu e na terra (Mt 28:18).
A ressurreição de Cristo é nossa garantia no
presente. Sem a ressurreição de Cristo não pode haver salvação. Quanto a isso,
a Bíblia declara: "E, se Cristo não
ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé"
(1Co 15:14).
A
Bíblia fala em Primeira e Segunda Ressurreição (Ap 20:4,5), separadas
uma da outra por um período de cerca de mil anos. De acordo com a Bíblia, e
conforme afirmou o próprio Jesus, todos os mortos ressuscitarão – “... vem a hora em que todos os que estão nos
sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição
da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação”(João
5:28,29). Paulo também afirmou: “Tendo
esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver
ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos”(Atos 24:15).
Este e muitos versículos desfazem a ideia de que os ímpios serão destruídos e
de que não haverá condenação porque “Deus é amor”. Segundo a Bíblia, todos
ressuscitarão. O que precisamos saber é que os justos não irão ressuscitar
juntamente com os ímpios. A ressurreição dos mortos acontecerá em duas etapas
diferentes: uma para os justos e a outra para os ímpios (Dn 12:2; Ap 20:5).
- Na
Primeira Ressurreição serão ressuscitados todos os santos, de
todos os tempos. Não haverá ressurreição dos ímpios, nesta oportunidade. Os
santos receberão corpos glorificados, dotados de vida eterna, e conforme o
corpo do Senhor Jesus, segundo o ensino de Paulo: “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador,
o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser
conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a
si todas as coisas”(Fp 3:20,21).
Observe que, quando voltar, Jesus trará
consigo os que morreram nEle, pois eles já estão com Ele (1Ts 4:14,15), e
ressuscitará seus corpos mortos em primeiro lugar (1Ts 4:16). Somente depois
disso acontecerá a transformação dos crentes ainda vivos, e então eles serão
arrebatados juntos ao encontro do Senhor (1Ts 4:17). É importante observar que
não está escrito: "trará para Ele", mas "trará, em sua companhia", ou seja, "trará com Ele"
(1Ts 4:14). Isso significa simplesmente que os trazidos com Jesus em Sua vinda
são os espíritos e almas sem corpo dos que morreram em Cristo. Primeiro, seus
corpos serão ressuscitados e juntados aos espíritos e almas. Depois os crentes
vivos serão transformados e toda a Igreja será levada para o Céu com Jesus.
-
Na Segunda Ressurreição serão ressuscitados todos os ímpios de
todos os tempos - “... e os que fizeram o
mal, para a ressurreição da condenação”(João 5:29). A segunda ressurreição
somente acontecerá depois do Milênio – “Mas
os outros mortos não reviveram, ate que os mil anos se acabaram...”(Ap
20:5). Estes “outros mortos” são
todos aqueles que morreram sem a salvação, tanto no Antigo como no Novo
Testamento, ou seja, são os ímpios de todos os tempos, que, certamente, estarão
diante do Grande Trono Branco para o Juízo Final. Esse momento foi visto e
descrito por João em Apocalipse 20:11-15.
3.
A transformação dos crentes que estiverem vivos quando Jesus voltar – “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade,
nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e
fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos
ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que
isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal
se revista da imortalidade” (1Co 15:51-53).
Nem todos dormiremos, ou seja, nem todos os
cristãos passarão pela morte. Alguns estarão vivos quando o Senhor voltar. Quer
tenhamos morrido, quer ainda estejamos vivos, transformados seremos todos.
A verdade da ressurreição, em si mesma, não
é um mistério, uma vez que aparece no Antigo Testamento; no entanto, o fato de
que nem todos dormiremos, assim como a transformação dos santos que estiverem
vivos na volta do Senhor, são verdades outrora desconhecidas.
A transformação dos nossos corpos ocorrerá
de forma instantânea, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última
trombeta (1Ts 15:52). Aqui, a “última trombeta” não anuncia o fim do mundo.
Também não é a última trombeta mencionada em Apocalipse. Antes, é a trombeta de
Deus que soará quando Cristo vier nos ares para buscar seus santos (1Tes 4:16).
Quando a “trombeta” soar, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos
transformados (1Co 15:52). Que momento glorioso será, quando a terra e o mar
entregarão o pó de todos aqueles que morreram em Cristo. É praticamente
impossível a mente humana captar a grandeza desse acontecimento, mas o cristão
verdadeiro, salvo em Cristo, pode aceitá-lo pela fé.
Quando os santos mortos forem ressuscitados
e os santos vivos forem transformados com eles, então, se cumprirá a palavra
que está escrita: “Tragada foi a morte
pela vitória” (1Ts 15:54). “Aniquilará
a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor JEOVÁ as lágrimas de todos os rostos,
e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse”
(Is 25:8).
III. ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS
DELE
1. Antes do Arrebatamento, é preciso
vigilância. Por que é preciso vigilância? Porque não
sabemos quando Jesus vai voltar. Sua volta é certa, mas o momento exato não.
Jesus entendia a vontade humana de conhecer o futuro, mas não permitiu que Seus
seguidores caíssem nas tentações dos videntes:
- Mateus
24:36: “Mas a respeito
daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o
Pai”. Marcos 13:32 é uma passagem paralela idêntica.
- Mateus
24:42: “Portanto,
vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”.
- Mateus
24:44: “Por isso, estai
vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não
penseis”.
- Mateus
25:13: “Vigiai, pois,
porque não sabeis o dia nem a hora”. Marcos 13.33-37 é uma passagem
paralela.
- Atos
1:7:
“E disse-lhes: Não vos pertence saber os
tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”.
Estas passagens nos alertam que a data da
volta de Cristo é uma questão de revelação de Deus. Ele decidiu não revelar
isso nem para Cristo durante Sua humanidade em Sua primeira vinda (Mateus
24:36). Se o Pai não o revelou ao Filho na Sua humanidade, por que alguém pode
crer que o Pai lhe revelaria isso? Jesus deixa bem claro: “Não!”.
O ensinamento de Cristo é reforçado
também em outras partes das Escrituras. Em 1Tessalonicenses 5:1,2, Paulo
reafirma as palavras de Jesus com relação à incerteza da hora da Sua volta: “Irmãos, relativamente aos tempos e às
épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais
inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como ladrão de noite”.
Portanto, a data da vinda de Cristo não foi
revelada; é um segredo que pertence somente a Deus. O Senhor disse a Israel: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor
nosso Deus; porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para
sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Dt 29:29).
Se não sabemos quando Jesus vai voltar,
então o que devemos fazer? As Escrituras Sagradas nos exortam à vigilância até
que o Senhor volte. Por exemplo, Mateus 24:42 não só adverte - “porque não sabeis em que dia vem o nosso
Senhor” -, mas também exorta os crentes a vigiar - “Vigiai...”. Mateus 24:44 manda os crentes “ficarem apercebidos”
- “porque o Filho do Homem há de vir à
hora em que não penseis”. E também Mateus 25:13 nos exorta a vigiar - “porque não sabeis o dia nem a hora”.
Portanto, devemos vigiar a fim de vivermos
piedosamente até o Senhor voltar porque estamos na “noite” escura desta era
maligna, que exige uma vigilância ativa contra o mal.
2.
Depois do Arrebatamento, viveremos felizes para sempre. A
Igreja, desde o seu início, tem sofrido perseguições cruéis, tem sofrido tribulações
inimagináveis: foi perseguida pelos judeus; foi perseguida de forma mais cruel
pelo Império Romano, que quis eliminar o cristianismo da face da terra; foi
atacada de modo mortal pelo materialismo ateu, começando no Iluminismo, quando
a fé foi substituída na mente de muitos homens pelas conclusões das ciências;
no século passado, o materialismo investiu pesado contra a Igreja; o comunismo
ateu foi implacável e planejou a destruição da fé cristã, matando milhares de
crentes, banindo pastores e fechando igrejas; no século atual, há perseguições
terríveis e cruéis perpetradas pelos muçulmanos. Mas a Igreja foi destinada por
Deus para vencer. A Bíblia nos mostra que todas as forças e potestades, que se
levantaram, e se levantam contra ela, serão destruídas pelo Rei dos reis e
Senhor dos senhores.
Em breve, a Igreja, a "Noiva do
Cordeiro", há de se encontrar com "o Noivo", nos ares (1Ts 4:17),
então haverá as "Bodas do Cordeiro", o casamento da Noiva (Igreja)
com seu Noivo (Jesus) e a Noiva será elevada à condição de Esposa eterna, e
viveremos felizes para todo o sempre. O cântico vitorioso da Igreja será
entoado no Céu, quando estaremos, enfim, livres das tribulações desta vida e
teremos a recompensa por nossa submissão a Deus e a sua Palavra - "Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe
glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou"
(Ap 19:7).
O Diabo, mesmo sabendo que jamais derrotará
a Igreja do Senhor Jesus, faz de tudo para obscurecer o brilho de sua vitória.
Mas a Igreja triunfará gloriosa, “como a
alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, formidável como um
exército com bandeiras” (Ct 6:10).
CONCLUSÃO
Querido irmão, Jesus voltará em breve para
buscar a Sua Igreja. Você está vigiando em santidade? Pedro adverte-nos: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso
adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
ao qual resisti firmes na fé” (1Pe 5:8,9). É chegado o momento de a
Igreja mostrar-se cada vez mais santa, pois sem a santificação, ninguém verá o
Senhor (Hb 12:14).
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Luciano de Paula Lourenço
Disponível
no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia
de Estudo Pentecostal.
Bíblia
de estudo – Aplicação Pessoal.
Comentário
Bíblico popular (Novo Testamento) - William Macdonald.
Guia
do Leitor da Bíblia – Lawrence O. Richards
Manual
de Escatologia (uma análise detalhada dos eventos futuros). J. Dwight
Pentecost. Vida.
Joel Leitão de Melo - Sombras, Tipos mistérios da
Bíblia.
Vem o Fim, o Fim Vem. Pr. Claudionor, de Andrade.
CPAD. 2004.
Revista
Ensinador Cristão – nº 65. CPAD.
Elinaldo Renovato de Lima – O Final de Todas as
Coisas. CPAD.
Vigiai, pois não sabeis quando virá o Senhor.
Caramuru Afonso Francisco. PortalEBD_2004.
Norbert
Lieth. Sete certezas sobre o Arrebatamento. http://www.chamada.com.br.
Jesus Cristo Esta Voltando!!!
ResponderExcluirPaz do Senhor
ResponderExcluirEssa imagens que o senhor usa, são sua?
Pr. Emerson, só tem uma figura e não é de minha autoria. Achei muito apropriado e didática, e se coadunava com o texto em epígrafe. Foi uma falha não ter colocado a fonte. Desculpe-me.
ExcluirAbraços. Paz de Cristo!