1º Trimestre/2016
Texto Base: 1Co 3:11-15
“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada
um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal” (2Co
5:10).
INTRODUÇÃO
Embora
a vida eterna seja um dom gratuito, concedido com base na graça de Deus (Ef
2:8,9), cada um de nós ainda será julgado por Cristo. Todos os crentes terão
que comparecer diante do Tribunal de Cristo para julgamento de suas obras e
atos. O Senhor nos recompensará de acordo com o nosso modo de vida aqui. O
Tribunal de Cristo não se destinará: ao julgamento dos nossos pecados (1João
1:7), pois os mesmos foram perdoados por Jesus no Calvário; a garantir um lugar
no Céu (Ap 22:14), que foi obtido a partir do momento em que cremos em Jesus e
nosso nome foi escrito no Livro da Vida; à condenação, visto que nenhuma
condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus (Rm 8:1).
I. O TRIBUNAL DE CRISTO E OS CRENTES
A
Bíblia assevera que todos os redimidos estão isentos do juízo divino para
condenação (João 5:24; Rm 8:1; Hb 10:14-17). Porém, há um juízo futuro para os
crentes (1João 4:17; Hb 10:30b), concernente ao grau de sua fidelidade a Deus e
a graça que receberam durante esta vida na Terra(1Co 3:10; 4:2-5; 2Co 5:10).
Nesse juízo, há a possibilidade do crente, embora salvo, sofrer uma grande
perda: (a) perda do trabalho que fez para Deus na sua vida (1Co 3:12-15); (b)
perda de glória e de honra diante de Deus(Rm 2:7); (c) perda de galardão(1Co
3:14,15); etc. Deus avaliará a qualidade da vida, da influência, do ensino e do
trabalho na Igreja, de cada pessoa e, especialmente, de cada obreiro; se uma
obra for julgada indigna, ele perderá o seu galardão, mas, pessoalmente será
salvo - “todavia como pelo fogo” (1Co
3:15). A alusão ao “fogo” aqui, provavelmente, significa “salvo por um triz”.
Como alguém que está numa casa incendiada e escapa através do fogo, só com
vida. É válido ressaltar que este trecho refere-se a um julgamento de obras,
que se dará no Tribunal de Cristo, logo após o Arrebatamento, e não à
purificação de pessoas quanto aos seus pecados. Os nossos pecados já foram
purificados pelo sangue de Jesus Cristo(1João 1:7).
1. O julgamento. O julgamento da Igreja ocorrerá
logo após o Arrebatamento, antes das Bodas do Cordeiro. Acontecerá nas regiões
celestiais. Neste Tribunal, os crentes serão julgados pelas obras que tiverem
feito por meio do corpo, ou bem, ou mal (Rm 14:10; 2Co 5:10).
- Esse julgamento não envolve salvação ou perdição, pois todos os crentes que forem
arrebatados estarão salvos, mas serão julgadas as obras com vistas à entrega de
recompensas, de “galardão”. Nesta oportunidade, muitos serão surpreendidos,
pois Deus conhece o coração do homem (1Sm 16:7) e sabe a qualidade de tudo o que
está sendo feito em Sua obra, não atentando para a aparência. Diante disto,
muitos que, aparentemente, terão feito muito pela obra do Senhor, nada
receberão, porquanto suas obras serão consideradas como palha, como madeira,
sem condição de resistir ao crivo divino; porém, outros, que, aparentemente,
nada teriam feito pelo Senhor, receberão galardões, pois trabalharam em
silêncio, sem alarde, mas com dedicação e real devoção. Os critérios do
julgamento e o seu tratamento são descritos em 1Co 3:11-15:
“Porque ninguém pode pôr outro
fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém
sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas,
madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará,
porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo,
todavia como pelo fogo” (1Co 3:11-15).
- Esse julgamento será meticuloso. Levará em conta todos os nossos
atos e palavras e não apenas o caráter geral da nossa vida (Gl 6:7,8).
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem
semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará
a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna”.
- Esse julgamento será recompensador. O objetivo final do Tribunal de Cristo é
galardoar aqueles que trabalham na obra do Mestre. Esta é a razão que o
apóstolo Paulo nos exorta a sermos firmes na obra, pois não é vão o nosso
trabalho (1Co 15:58).
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes
na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.
É
bom ressaltar que Jesus não galardoará o crente pelo seu título, não. Não será
levado em consideração o crente pastor, diácono, evangelista, presbítero,
missionário, revenrendo... O prêmio da soberana vocação (Fp 3:14) será dado aos
“servos bons e fiéis” (Mt 25:21,23).
- Nesse julgamento Deus irá coroar seus filhos. Ali teremos as seguintes coroas:
- da vida (Tg 1:12; Ap. 2:10) - para aqueles
que estiverem dispostos a morrer por amor a Jesus Cristo.
- da justiça (2Tm 4:8) – para todo aquele que amar a sua vinda.
- incorruptível (1Co 9:25) - para aqueles que não andam
fazendo a vontade da carne.
- de glória (1Pe 5:4) – para aqueles que trabalharam
por amor na obra do Senhor e não por amor ao dinheiro.
Lembremos,
pois, do estribilho do hino 418 da Harpa cristã: “Depois da batalha Deus me
coroará”...
2. Quando se dará o Tribunal de
Cristo?
Após o Arrebatamento da igreja se dará o Tribunal de Cristo, onde os crentes
serão julgados e receberão o galardão da parte do Senhor (Ap 22:12). Naquele
grande Dia, todos os salvos em Cristo que serviram ao Senhor com integridade,
sinceridade, fidelidade e lealdade, receberão a devida recompesna.
Paulo
foi um servo fiel que sofreu muitas tribulações, as mais terríveis e
insuportáveis (2Co 1:8): foi perseguido, rejeitado, esquecido, apedrejado,
fustigado com varas, preso, abandonado, condenado à morte, degolado. Mas, em
vez de fechar as cortinas da vida com pessimismo, amargura e ressentimento,
termina erguendo ao céu um tributo de louvor ao Senhor. Na antessala do
martírio, afirmou com inefável alegria: "eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para
guardar o meu tesouro até aquele dia" (2Tm 1:12). Paulo não termina a
vida com palavras de decepção, mas com um tributo de glória ao Salvador (2Tm 4:18b).
A esperança da glória manteve esse bandeirante do cristianismo de pé nas lutas
mais renhidas. Ele tombou na terra, pelo martírio, mas ergueu-se no céu para
receber a recompensa.
Portanto,
não desanimes, prezado obreiro do Senhor! Talvez o teu trabalho não esteja
sendo levando em conta diante dos homens, mas Deus está vendo. Em breve, na Sua
vinda, ele te recompensará (Ap 22:12). Pense nisso!
3. Onde ocorrerá o Tribunal de
Cristo?
Não é preciso muito esforço para perceber que o Tribunal de Cristo ocorrerá na
esfera das regiões celestes. 1Tessalonicenses 4:17 diz que seremos "arrebatados [...] entre nuvens, para o
encontro do Senhor nos ares". Visto que o Tribunal segue a translação,
os "ares" devem ser o seu palco. Isso também é apoiado por 2Coríntios
5:1-8, em que Paulo descreve os acontecimentos que ocorrem quando o crente
"deixar o corpo e habitar com o Senhor". Desse modo, isso deve
acontecer na presença do Senhor na esfera dos "lugares celestiais".
Cremos
que não será na Terra para não ser presenciado pelos pecadores que durante sua
vida foram hostis ao povo de Deus; também não será no Céu, pois diante do
Tribunal haverá decepções (1João 2:28; 1Co 3:13-15), coisa que não haverá no
Céu, pois o mesmo é feito de alegria no Espírito Santo.
A
história de Isaque e Rebeca relatada em Gênesis 24, nos fornece uma antecipação
figurativa deste fato, pois nos diz o texto que Rebeca deixou sua terra natal e
empreendeu uma longa caminhada para se encontrar com Isaque. Todavia, o
encontro não se deu na casa de Isaque, mas no campo, o que nos dá a ideia de
que o Tribunal de Cristo será nos ares.
4. Quem será o Juiz? Conforme 2Corintios 5:10 e 2Tm
4:8 o Juiz desse Tribunal será, indubitavelmente, Jesus Cristo. João 5:22
declara que todo o julgamento foi confiado às mãos de Jesus, o Filho de Deus. O
fato de esse mesmo acontecimento ser citado em Romanos 14:10 como “o Tribunal
de Cristo” mostra também que Deus confiou o julgamento às mãos de Jesus. Parte
da exaltação de Cristo é o direito de manifestar autoridade divina no
julgamento.
II. AS OBRAS DO CRENTE E O JULGAMENTO DE CRISTO
1. A precisão do julgamento. O julgamento será preciso, pois passará pelo crivo do justo
Juiz; será comparado à passagem de materiais pelo fogo (1Co 3:13-15). Este fogo
é destrutivo e não purificador; destrói apenas obras e não obreiros; causa
perda e não lucro; destrói apenas o que for falso e não verdadeiro; causa
apenas reprovação da obra e não do obreiro. Nessa ocasião, serão julgadas as
obras – aquelas realizadas em Cristo - e não o obreiro (1Co 3:11-15). E somente
duas palavras serão ali pronunciadas: aprovado ou reprovado, pois o fogo divino
declarará a obra de cada um, revelará qual foi a verdadeira intenção do coração
de cada crente que será julgado. O apóstolo Paulo diz que cada crente dará
contas a Deus de todas as obras que houverem praticado aqui (Rm 14:11,12).
Podemos
até cogitar que Galardão será destinado para os salvos, mas o apóstolo Paulo
afirma que tais honrarias estarão infinitamente além do que sonha ou cogita a
imaginação humana - “Mas, como está
escrito: as coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o
coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”(1Co 2:9).
Além da explendorosa cidade que Jesus preparou para sua Igreja (João 14:1-3; Fp
3:20), com todos os seus indivisíveis e inimagináveis atrativos, o maior
galardão do crente será a presença indelével do Senhor (João 14:3; 17:24).
2. Ouro, prata e pedras preciosas. Estes elementos representam o
trabalho feito com humildade e temor, para a glória do Senhor (1Co 10:31). As
obras que forem comparadas a estes três materiais serão aprovadas, e os seus
praticantes serão galardoados (1Co 3:13,14). Veja a nálise de cada elemento, na
visão do pr. Elinaldo Renovato de Lima.
a) Obras comparadas a ouro. Na Bíblia, o ouro é símbolo das coisas de Deus, das coisas
divinas (Jó 22.23-25; Ap 3.18). São obras que são feitas para a glória de Deus,
feitas em comunhão com Ele, "feitas em Deus" (João 3.21), de pleno
acordo com sua Palavra. O crente que glorifica a Deus com suas obras está
praticando obras comparáveis a ouro (Mt 5.16). São "as boas obras, as
quais Deus preparou para que andássemos nelas" (Ef 2.10). Se tratamos os
irmãos e os outros com o amor de Deus, isso é comparado a ouro. Quando usamos
bem os talentos dados por Deus, realizamos obras "de ouro" (Mt
25.14,20). São obras que glorificam a Deus: "Assim resplandeça a vossa luz
diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso
Pai, que está nos céus" (Mt 5.16).
b) Obras comparadas a prata. Na tipologia bíblica, a prata é símbolo de redenção. No
Antigo Testamento, a redenção dos filhos de Israel era paga em prata (Ex
30.11-16; Lv 5.15; 27.3). No Novo Testamento, simboliza a redenção feita por
Cristo: "sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro,
que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição,
recebestes dos vossos pais" (1Pe 1.18; 1Co 6.20). São obras feitas em
Cristo. O crente que ganha almas, que prega a Palavra, que dá bom testemunho da
sua fé em Jesus, está realizando obras de prata. Os obreiros do Senhor que
cuidam bem do rebanho realizam obras de prata. Visitar os enfermos, os
carentes, evangelizar, podem ser obras de prata.
c) Obras comparadas a pedras preciosas. São símbolos do Espírito Santo, ou da glória de
Cristo no crente (ver João 17.22). Os crentes que possuem os dons espirituais
(1Co 12) têm o adorno do Espírito Santo. São obras feitas pelo poder do
Espírito Santo (Fp 3.3; Tt 3.5). São obras na unção do Espírito Santo.
Evangelizar, pregar, cantar na unção, podem ser pedras preciosas. É o
testemunho eloquente do servo ou da serva de Deus, andando de acordo com a sã
doutrina (Tt 2.10).
3. As obras que perecerão: de
Madeira; de Feno; de Palha. Estes tipos de materiais não resistem ao fogo. As obras que
forem comparadas a estes três tipos de materiais não ensejarão galardões -
"Se a obra de alguém se queimar,
sofrera detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo" (1Co
3:15).
Veja,
a seguir, uma nálise destes três elementos, conforme entendimento do pr. Elinaldo
Renovato de Lima.
a) de Madeira.
Na Bíblia, madeira é símbolo das coisas humanas. É uma figura da árvore, que
cresce por si mesma. Há crentes que fazem muitas coisas, mas buscando a glória
humana. No fogo do julgamento, elas vão desaparecer. Há quem trabalha muito nas
igrejas, mas não o fazem para a glória de Deus. Logo, não terão o
reconhecimento por parte do Senhor.
b) de Feno. Feno é capim, é erva seca. São obras aparentes, mas sem
consistência, como erva seca (Is 15.6). É coisa perecível (Is 51.12).
Representam obras de crentes que fazem muita coisa para aparecer. A preocupação
deles é com a quantidade e não com a qualidade. Um monte de feno pode ser muito
grande, mas, no fogo, desaparece em segundos. Não haverá galardão para esse tipo
de obra. Pregar para aparecer; pregar por dinheiro; cantar para aparecer, para
ter a glória dos homens, buscando o aplauso das multidões, sem dúvida alguma,
são obras de feno; aparecem muito, mas não têm consistência, e já receberam seu
galardão, em termos de dinheiro; nada terão lá no Céu, pois "já receberam
o seu galardão" aqui mesmo (cf. Mt 6.2,5,16).
c) de Palha.
A madeira tem certa consistência, mas a palha é muito fraca. Não resiste à
força do fogo. O vento leva com facilidade (Sl 1.4; Jó 21.18; Os 13.3). É
instável. Não pode se misturar com o trigo (Jr 23.28). Palha representa obras
sem firmeza. Há crentes que não sabem o que querem na vida cristã. Vivem
mudando o tempo todo. Mudam de cargo, mudam de igreja com facilidade. São levados
por "todo vento de doutrina" (Ef 4.14).
- "Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento;
mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo" (1Co 3.15).
“Este
texto mostra que haverá crentes cujas obras não serão aprovadas no julgamento
de Deus, no Tribunal de Cristo. São obras mortas, obras que não têm valor
diante de Deus. São obras que alguns crentes praticam, para sua própria glória,
mas não glorificam a Deus. São obras feitas por muitos de modo relaxado, sem o
zelo necessário a quem serve a Deus. As obras não serão recompensadas, mas
"o tal será salvo, todavia como pelo fogo"; isto quer dizer que, como
não se trata de julgamento de pecados, quem pratica tais obras poderá ser
salvo, mas sem recompensas ou galardões. Não haverá inveja ou tristeza, pois
tais sentimentos são carnais e não entrarão no Céu. Só o fato de chegar lá já
será motivo de grande alegria. Mas é melhor fazer o melhor para Deus” (Elinaldo Renovato de Lima. O Final de Todas
as Coisas. CPAD).
III. A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO CRENTE E OS GALARDÕES
1. Os pastores darão conta dos seus rebanhos (Hb 13:17) – “...porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta
delas...”.
As ovelhas do Senhor devem ser
bem cuidadas, adequadamente alimentadas e diligentemente protegidas. Elas foram
compradas com o próprio sangue de Cristo. Desta feita, elas são de imensurável
valor, e não podem ficar expostas a nenhum capricho ou descuidos de quem quer
que seja. O apóstolo Paulo adverte a todos os pastores que lideram o rebanho do
Senhor: “Olhai, pois, por vós e por todo
o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes
a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”(Atos 20:28).
No período do Antigo Testamento,
todos os que tinham responsabilidades de liderança, como os profetas, os
sacerdotes e os reis, eram considerados pastores do povo de Israel. Quanto ao rei,
a sua missão era aconselhar e guiar o povo de Deus (1Sm 9:16; ler Dt 17:14-20);
quanto ao sacerdote, sua missão era santificar o povo, oferecer
sacrifícios pelo povo e interceder pelos transgressores (Hb 5:1-3; ler Lv
10:8-11; 16; 21:1-24); quanto ao profeta, sua missão era preservar o
conhecimento e manifestar a vontade do único e verdadeiro Deus (Ez 2:1-10; ler
Dt 18:20-22).
Todavia, a maioria dos líderes
de Israel foi infiel à missão que Deus lhes entregou. Maltrataram, em vez de
cuidarem das ovelhas do Senhor. Deus repudiava esses pastores relapsos e
pedia-lhes severas contas pelo sofrimento que infligiam às ovelhas que lhes
confiou.
Veja o que Deus diz através do profeta Ezequiel contra os pastores infiéis de Israel
(Ez 34:2-6):
“2. Filho
do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos
pastores: Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos pastores de Israel que se
apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? 3. Comeis a
gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as
ovelhas. 4. A fraca não fortalecestes, e
a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes
a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e
dureza. 5. Assim, se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de
todas as feras do campo, porquanto se espalharam. 6. As minhas ovelhas andam desgarradas por
todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam
espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, nem quem as
busque”.
- "Ai dos pastores de
Israel". Nota-se que as palavras do Senhor dirigidas aos líderes
de Israel são de condenação absoluta. Aqueles homens achavam que as posições
que ocupavam eram tão dignificadas que os tornavam, automaticamente, isentos e
imunes a toda e qualquer forma de crítica. Não entendiam que as posições que
ocupavam, bem como as funções executadas por eles, realmente, não os isentavam
de ter que admitir seus erros, de ter que confessar seus pecados e de sofrer as
graves consequências dos juízos de Deus, caso não se arrependessem. Estas
palavras, realmente duras da parte do Senhor, são motivadas pelo fato de que os
pastores não são "donos" do rebanho de Deus e por este motivo não
podem tratar o rebanho de Deus de qualquer maneira e de forma abusiva.
Pastores, como diz o apóstolo Pedro, não passam de cooperadores submetidos ao
Senhor Jesus, o Supremo Pastor(ver 1Pedro 5:4).
- Deus também acusa os pastores
de estarem cuidando de si mesmos em vez de estarem cuidando das ovelhas: "Ai dos pastores
que se apascentam a si mesmos!". Como se não fosse terrível o
bastante ignorarem as necessidades das ovelhas por estarem por demais ocupados
consigo mesmos, esses pastores ainda tratavam as ovelhas com extrema
brutalidade, pois o profeta diz: “Comeis
a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as
ovelhas" e "dominais sobre elas com rigor e dureza".
O interesse daqueles pastores estava muito mais nos benefícios materiais que
poderiam receber das ovelhas: carne, gordura, lã, do que nos benefícios
espirituais que poderiam e deveriam repartir no cuidado do rebanho. Para
Ezequiel, o interesse daqueles pastores não estava centrado no chamado de Deus
e no pastoreio e sim no poder e no controle que exerciam sobre as ovelhas.
- O resultado direto deste
descaso e ignorância não demora a ser sentido.
Ovelhas sem cuidados pastorais e maltratadas tendem a se espalhar, por não
haver pastor, e acabam por tornar-se pasto para todas as feras do campo. Este é
o triste fim de todas as situações de abuso espiritual que encontramos, mesmo
nos dias de hoje: ovelhas dispersas, abandonadas e sendo devoradas por todos os
tipos de "feras". O profeta constata esta triste realidade ao dizer:
“As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto
outeiro”. Ovelhas abusadas só conseguem resistir até certo ponto. Algumas
chegam mesmo a morrer dentro do próprio redil - a comunidade local que chamamos
de igreja. Outras, não aguentando mais os abusos, preferem abandonar o redil. E
os pastores demonstram algum tipo de preocupação? As palavras de Ezequiel estão
repletas de desconsolo neste quesito: "as minhas ovelhas andam espalhadas
por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque".
Todavia, Deus tratará com
firmeza aqueles que não viverem à altura dos compromissos assumidos como
pastores e servos a serviço do povo de Deus. Ele diz: “Ai dos pastores que destroem
e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor”(Jr 23:1). Porque
somos ovelhas do pasto do Senhor, e Ele se mostra aborrecido quando somos
maltratados por aqueles que deveriam realmente cuidar de nós.
2. Crentes darão contas de seus
talentos.
Todo crente recebeu algum tipo de talento (habilidades, dons) do Senhor. Uns
recebem mais e outros recebem menos, pois estes são distribuidos de acordo com
a acapacidade de cada um, mas todos recebem, conforme percebemos através da
Parábola dos talentos proferida por Jesus (Mt 25:14-30). Nesta Parábola, Jesus conta a história de um homem que, partindo
para fora da terra, chamou os seus servos e entregou-lhes os seus bens. Para um servo deu cinco talentos, a outro,
dois e ao terceiro, um.
a) O homem da parábola. A Parábola começa dizendo: ”Porque
é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes
entregou os seus bens”(Mt 25:14). É claro que esse homem da parábola é o
próprio Senhor Jesus. Esse homem após passar aqui na terra um período de 33 anos,
fez sua viagem de volta à casa de seu Pai. Porém, antes de partir, como bom
Senhor, ele não deixou seus servos ociosos e nem desamparados. Antes “... chamou os seus servos, e entregou-lhes
os seus bens”.
b) Esse homem partiu para fora da terra. Isto nos indica que haveria uma ausência física do dono dos bens. Esse período de ausência física do dono é o período da dispensação da
graça (Ef 3:2,9-11), o período em que cabe à Igreja fazer aquilo que
Jesus fazia, ter as mesmas atitudes que Jesus tinha enquanto esteve entre nós,
de anunciar a salvação como Jesus anunciou.
A vida dos servos, então,
durante este período de ausência física do dono deveria tomar conta do
bem-estar do patrimônio do proprietário, até que ele voltasse. É precisamente o
que significa a vida do crente enquanto estamos aqui nesta Terra. Nosso
trabalho é realizar as obras do dono que se ausentou fisicamente. Desde o
momento em que Jesus foi ocultado da visão física dos discípulos (At 1:9), os
seus servos não podem ficar inertes ou perplexos, mas devem fazer o que Ele
fazia até a sua volta (At 20:24).
c) A prestação de contas (Mt 25:19). Aqui, Jesus nos ensina que teremos de prestar contas quando
o Senhor voltar. Sua volta é certa. Demorará, conforme se depreende da
parábola, mas acontecerá de forma inevitável. Quando o Senhor chegar, deveremos
nos apresentar com os talentos que nos foram confiados, pois, na eternidade apenas as nossas obras nos
seguirão (Ap 14:13). Estas obras serão manifestadas a todos e, no Tribunal
de Cristo, passarão pelo teste do fogo, pela prova divina e, então, o trabalho
que cada um fez por meio do corpo se revelará de forma inapelável diante
daquele em que tudo está nu e patente (Hb 4:13).
d) Muito
tempo depois o senhor veio e fez contas com
eles. É interessante notar, em primeiro lugar, que Jesus fala em “muito
tempo depois”. A parábola, portanto, indica que a dispensação da Igreja,
o tempo destinado para os servos negociarem, seria extenso. Tudo parecia indicar que nada aconteceria,
que a desobediência ficaria impune e que o labor dos servos obedientes tinha
sido em vão, um zelo dispensável e desnecessário. Mas, sem que alguém
esperasse, chegou o dia do retorno do senhor e, com ele, a prestação de contas.
Mais uma vez, Jesus mostra que chegará o Dia em que deveremos prestar contas
pelos nossos atos - “Assim, pois, cada
um de nós dará conta de si mesmo a Deus”(Rm 14:12).
e) O julgamento apresentado na parábola começa com os servos fiéis
(Mt 25:19-23). Os servos apresentaram as suas
obras e, em tendo sido elas aprovadas, tiveram a oportunidade de serem
reconhecidos pelo Senhor e de serem convidados a entrar no seu gozo. Este
julgamento mostra-nos a realidade do Tribunal de Cristo. Nele, os salvos serão
julgados pelo que tiverem feito por meio do corpo, ou bem, ou mal (2Co 5:10). O Senhor, ali, verificará o
que foi dado ao servo e o que ele granjeou com o que lhe foi dado. A mensagem dada ao servo que recebeu cinco
talentos é absolutamente idêntica ao que recebeu dois talentos, uma vez que o
trabalho de ambos foi, também, igual. Ambos duplicaram os talentos que
receberam, ambos exerceram a plenitude de sua capacidade na obra do Senhor,
ambos tiveram dedicação integral, de sorte que ambos tiveram o mesmo galardão. Não foi, porém, pelas obras que cada um
chegou ao gozo do Senhor, mas pela sua fidelidade e obediência.
f) O julgamento do servo mau (Mt 25:24-30). O julgamento do servo mau não diz
respeito ao Tribunal de Cristo. Aqui, o Senhor refere-se ao Juízo Final ou Juízo do
Trono Branco, já que os ímpios serão julgados nesta oportunidade, onde
haverá, sim, condenação, ao contrário do Tribunal de Cristo, onde os que forem
julgados jamais perderão a salvação, ainda que sejam salvos como que pelo fogo
(1Co 3:15).
O servo mau surge com desculpas,
num comportamento bem diferente daquele que foi apresentado pelos servos bons. Assim procede o homem no pecado: tenta sempre encontrar uma
justificativa para o seu erro, mas a Bíblia diz que os pecadores são inescusáveis, ou seja, não têm quaisquer desculpas
diante de Deus (Rm 1:20).
Veja as desculpas do servo mau.
- Em
primeiro lugar ele mentiu, pois alegou
que conhecia o Senhor (Mt 25:24). Se conhecesse, mesmo, o Senhor, teria se
empenhado em negociar os talentos. Quem o diz é o próprio Senhor, na Parábola,
que afirma que, pelo menos, o servo mau deveria ter se preocupado em não causar
a perda do poder aquisitivo do patrimônio que lhe fora confiado (Mt 25:26).
- Em
segundo lugar, ele acusou o Senhor de
“homem duro”, que ceifava onde não semeara e ajuntava onde não espalhara
(Mt 25:24). Vemos aqui a segunda característica do pecador: ele sempre
culpa Deus pelas suas próprias faltas. Quantos, nos nossos dias, não têm
culpado Deus, negado até a existência de Deus? Quantos não acusam Deus de ser
impiedoso e cruel porque mandará pessoas para a perdição eterna, e, enquanto o
fazem, pecam desmedidamente, escandalizam o evangelho, muitas vezes até, sob a longanimidade
deste mesmo Deus injustamente acusado?
- Em
terceiro lugar, o servo mau chama o Senhor
de ladrão (Mt 25:24) – “...que ceifas onde não semeaste e ajuntas
onde não espalhaste...”. Colher onde não se semeou é invadir
terreno alheio, é apropriar-se do alheio, é chamar o Senhor de ladrão.
- Em
quarto lugar, o servo mau chama o
Senhor de cobiçoso (Mt 25:24). Ajuntar onde não se espalhou é uma expressão
proverbial que indica um desejo ilegítimo de crescimento, uma ganância. O servo
mau, entretanto, ao assim se referir ao Senhor denuncia a sua própria ganância.
Ele havia se apropriado indevidamente do talento recebido e o enterrara porque
sabia que tudo que granjeasse seria do Senhor e não dele.
- Em
quinto lugar, o servo mau diz que teve
medo do Senhor (Mt 25:25). Não adianta ter medo de Deus. É preciso
ter respeito, reverência, mas não medo. O servo mau alegou ter medo de Deus e
por isso não lhe obedeceu. É assim mesmo: quem tem medo não obedece. Pode até
fazer o que se manda, mas isto não é obedecer, pois a obediência é uma ação
voluntária, não forçada. Não podemos mostrar aos homens um Deus irado, cruel e
pronto a castigar. O medo de Deus não resolve. Na Grande Tribulação, os homens
terão medo de Deus, que estará derramando terríveis juízos sobre a Terra, mas
não se arrependerão de seus pecados, pois medo não transforma, não torna
ninguém obediente.
- Em
sexto lugar, o servo mau não devolveu
corretamente o que havia recebido do Senhor - ele mentiu mais uma vez,
ao dizer ao Senhor: “aqui tens o que é teu” (Mt 25:25). Diante do longo tempo
decorrido, o talento devolvido não tinha o mesmo valor do talento que havia
sido entregue. O tempo passou e, como a vida é dinâmica, o patrimônio recebido
se desvalorizou, tanto que o Senhor diz que, se o servo mau quisesse mesmo
apenas devolver o que lhe havia sido dado, teria entregado o talento ao
banqueiro para que este o negociasse e, assim, não haveria perda de valor. O
servo mau se apropriou de parte do valor do talento ilegitimamente, pois não
era o dono. Assim ocorre com aquele que
não usa o dom que Deus lhe deu. Ele retém ilegitimamente e o dom não
será simplesmente devolvido ao Senhor, pois haverá um prejuízo irreparável,
pois o bem que deveria ter sido feito com aquele dom, a glória que deveria ter
sido dada a Deus através daquele dom, nunca terá sido concretizada e, como
sabemos, quatro coisas não voltam atrás: o tempo passado, a oportunidade perdida,
a palavra dita e a pedra atirada. O servo mau não teria mais condições de repor
o valor perdido e, por isso, era praticante de uma injustiça, de uma iniquidade.
CONCLUSÃO
Que
possamos, no momento da prestação de contas no Tribunal de Cristo, sermos
achados fiéis e diligentes, e não servos negligentes. “Bem-aventurado aquele servo que o Senhor,
quando vier, achar servindo assim” (Mt 24:46). Que possamos estar
sempre prontos trabalhando na obra do Senhor, e aproveitando todo o tempo
dispensado a nós, usando todos os nossos talentos na obra de Cristo, para que
naquele Dia, no Tribunal de Cristo, não sejamos envergonhados na presença do
justo Juiz, mas que possamos ouvir a célebre palavra dEle proferida a nós: “foste fiel no pouco sobre o muito te colocarei
entra no gozo do teu Senhor” (Mt 25:21).
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Luciano de Paula Lourenço
Disponível
no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo
Pentecostal.
Bíblia de estudo –
Aplicação Pessoal.
Comentário Bíblico
popular (Novo Testamento) - William Macdonald.
Guia do Leitor da
Bíblia – Lawrence O. Richards
Manual de Escatologia
(uma análise detalhada dos eventos futuros). J. Dwight Pentecost. Vida.
Joel Leitão de Melo - Sombras, Tipos mistérios da Bíblia.
Vem o Fim, o Fim Vem. Pr. Claudionor, de Andrade. CPAD. 2004.
Revista Ensinador
Cristão – nº 65. CPAD.
Elinaldo Renovato de Lima – O Final de Todas as Coisas. CPAD.
Caramuru Afonso
Francisco. O Serviço Cristão.PortalEBD_2008.
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