4º Trimestre/2017
Texto Base: 1Co.15:13-23
"Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o
Salvador, o Senhor Jesus Cristo" (Fp.3:20).
INTRODUÇÃO
Nesta Aula trataremos a
respeito da glorificação, última fase do processo da salvação. A salvação em
Cristo será plenamente realizada quando estivermos para sempre com Cristo
(Fp.3:20,21). Esse evento final da obra salvadora de Cristo se dará na Sua
segunda vinda. Nesse evento, os salvos experimentarão a glorificação completa
da natureza humana, pois seremos todos revestidos da glória de Deus. Assim que
todos os mortos ressuscitarem, os crentes que estiverem vivos serão
transformados, ou seja, os seus corpos físicos, corruptíveis, de carne e osso,
serão revestidos da incorruptibilidade (1Co.15:52), o corpo material será
absorvido por um corpo glorioso, um corpo espiritual, um corpo celestial que
substituirá o corpo anterior. Será um momento de extraordinária grandeza e
plena felicidade. Estaremos livres da presença do pecado e estaremos para
sempre com o Senhor Jesus na sua glória. É a mais sublime e gloriosa esperança
da Igreja.
I. A GLORIOSA
ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO DOS SANTOS
1. A Ressurreição
dos Santos. Assim como Jesus ressuscitou, também os crentes que morrerem antes da
volta do Senhor ressuscitarão. Cristo foi feito as primícias dos que dormem, ou
seja, foi o primeiro a ressuscitar, mas, depois dele, virão outros, aqueles que
serão os frutos do seu trabalho salvador. O mesmo destino que teve Jesus, o de
ressuscitar num corpo glorioso e ir para o Céu, será o destino que terão os
demais crentes, ressuscitando aqueles que já tiverem morrido e, reunidos com os
vivos, todos em corpos gloriosos, também irão para o Céu, para a Nova
Jerusalém, onde habitarão para sempre com o Senhor.
É válido ressaltar que,
na ressurreição dos mortos, os corpos tanto dos salvos como também dos ímpios
terão uma natureza eterna, não podendo mais morrer. Desta feita, para aqueles
casos que a Bíblia nos fala de que tendo morrido foram ressuscitadas, tornando
a morrer outra vez, como é o caso do filho da viúva de Serepta(1Reis 17:23); o
filho da Sunamita(2Reis 4:32-36); o defunto lançado na sepultura de Elizeu(2Reis
13:21); o Filho da viúva de Naim(Lc.7:11-17); a Filha de Jairo(Lc.8:49-56);
Lázaro(João 11:17-45); Dorcas (Atos 9:36-40); Êutico (Atos 20:27), para estes
casos, à Luz da Doutrina Bíblica da Ressurreição propriamente dita, não se
encaixam como ressurreição, mas apenas como volta à vida natural.
A Bíblia fala em Primeira
e Segunda Ressurreição, separadas uma da outra por um período de cerca de mil
anos. De acordo com a Bíblia, e conforme afirmou o próprio Jesus, todos os
mortos ressuscitarão – “... vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros
ouvirão a sua voz. E os que fizeram o
bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a
ressurreição da condenação”(João 5:28,29). Paulo também afirmou: “Tendo
esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver
ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos”(Atos 24:15). Este e
muitos versículos desfazem a ideia de que os ímpios serão destruídos e de que
não haverá condenação porque “Deus é amor”. Segundo a Bíblia, certamente todos
ressuscitarão. O que precisamos saber é que os justos não irão ressuscitar
juntamente com os ímpios.
A
ressurreição dos mortos acontecerá em duas etapas diferentes: uma para os
justos e a outra para os ímpios.
a) A Ressurreição dos
justos – ou Primeira Ressurreição. Na Primeira Ressurreição serão ressuscitados
todos os santos, de todos os tempos. Não haverá ressurreição dos ímpios, nesta
oportunidade. Os santos receberão corpos glorificados, dotados de vida eterna,
e conforme o corpo do Senhor Jesus, segundo o ensino de Paulo: “Mas a nossa
cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus
Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo
glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as
coisas”(Fp.3:20,21). Também o Apóstolo João, declarou: “...Mas sabemos que,
quando ele se manifestar seremos semelhantes a ele...”(1João 3:2).
Em 1Tes,4:16 o apóstolo Paulo assim nos alerta: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com
alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em
Cristo ressuscitarão primeiro”. Observe a expressão do apóstolo: “...e os que morreram em Cristo
ressuscitarão primeiro”. Se aí estão incluídos os santos do Antigo
Testamento, é questão de muito debate. Os que concordam lembram que a voz do
arcanjo será ouvida nesse momento e que ele está estreitamente ligado com o
destino de Israel (cf. Dn.12:1). Os que pensam que os santos do Antigo
Testamento não serão ressuscitados no arrebatamento lembram o fato de que a
frase “em Cristo (os mortos em Cristo)” jamais se refere a crentes que viveram
antes da era da Igreja, por isso aqueles crentes serão ressuscitados
provavelmente no fim da Grande Tribulação (cf. Dn.12:2). Em todo caso, é
evidente que não se trata de uma ressurreição geral. Nem todos os mortos serão
ressuscitados ao mesmo tempo, somente os mortos em Cristo. Essa é uma esperança
do crente que tem como seu fundamento a ressurreição de Cristo, pois do mesmo
modo que Ele ressuscitou, nós ressuscitaremos - "que transformará o nosso
corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz
poder de sujeitar também a si todas as coisas" (Fp.3:21).
Hoje, o nosso corpo está
sujeito às enfermidades e demais fragilidades, mas na ressurreição ele será
revestido de incorruptibilidade; nunca mais morreremos, pois a ressurreição dos
santos será a vitória final sobre a morte e o inferno (1Co.15:54,55). Em termos
gerais, o corpo ressurreto do crente salvo será semelhante ao corpo ressurreto
de Nosso Senhor (Rm.8:29; 1Co.15:20,42-44,49; Fp.3:20,21; 1João3:2). Mais
especificamente, o corpo ressurreto do salvo em Cristo será:
Ø Um corpo que terá
continuidade e identidade com o corpo atual e que, portanto, será reconhecível
(cf.Lc.16:19-31).
Ø Um corpo transformado em
corpo celestial, apropriado para o novo Céu e a nova Terra (1Co.15:42-44,47,48;
Ap.21:1).
Ø Um corpo imperecível, não
sujeito à deterioração e à morte (1Co.15:42).
Ø Um corpo poderoso, não
sujeito às enfermidades, nem à fraqueza (1Co.15:43).
Ø Um corpo espiritual (isto
é, um corpo não natural, mas sobrenatural), não limitado pelas leis da natureza
(Lc.24:31; João 20:19; 1Co.15:44).
Ø Um corpo capaz de comer e
beber (Lc.14:15; 22:16-18,30;24:43; At.10:41).
Ø Um corpo revestido da
imortalidade (1Co.15:53).
Ø Um corpo glorificado,
como o de Cristo (1Co.15:43; Fp.3:20,21).
b) A Segunda Ressurreição – “...e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação”(João
5:29). Conforme se pode observar, esta é a ressurreição dos ímpios. Ela somente
acontecerá depois do Milênio – “Mas os outros mortos não reviveram, ate que os
mil anos se acabaram...”(Ap.20:5). Estes “outros mortos” são todos aqueles que
morreram sem a salvação, tanto no Antigo como no Novo Testamento, ou seja, são
os ímpios de todos os tempos. Diferente da primeira, na segunda Ressurreição
todos os mortos ímpios ressuscitarão num só momento, não havendo etapas. Esse
momento certamente que será diante do Trono Branco, o qual foi visto e descrito
por João em Apocalipse 20:11-15.
2. O destino eterno dos salvos. Após a Primeira
Ressurreição os salvos serão levados para o Céu. Sabemos que todos os santos do
Antigo e do Novo Testamento estão, hoje, no Paraíso. Este Paraíso até a
Ressurreição de Jesus ficava “para baixo”, nas regiões do “Hades” ou “Sheol”,
pois segundo a Bíblia, todos os que morriam “desciam”. Porém, ao ressuscitar dos
mortos o Senhor levou o Paraíso para cima, onde Ele ainda se encontra, conforme
Paulo declarou: ”Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha
descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que
subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas”(Ef.4:9,10). Porém,
quando acontecer a Primeira Ressurreição todos os santos que estão no Paraíso
serão levados para o Céu, ou na expressão usada por Jesus, para a “Casa de meu
Pai”(João 14:1-3). Foi assim que Paulo ensinou aos Tessalonicenses: “Porque o
mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta
de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que
ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar
o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”(1Tes.4:16-17).
II. A PLENA SALVAÇÃO NO CÉU
Morar no Céu é o objetivo de todo salvo. Mas, o que é o Céu? O Céu
prometido por Jesus Cristo aos seus santos é a habitação presente de Deus e de
seus anjos(Sl.33:13,14); é o lugar onde está o trono de Deus (Sl.2:4); é o
local onde o Senhor está presente na plenitude de sua glória, um local
“fixado”, “estabelecido” para que Ele se revele tal como Ele é, e não apenas
pela expressão da suas obras, como o que ocorre com o Universo (Rm.1:20); é o
lugar de sua presença, ao qual o Cristo glorificado retornou (At.1:11), e onde
um dia o povo de Cristo estará com seu Salvador para sempre (João 17:5,24;
1Ts.4:16,17). Ele é retratado como um lugar de descanso (João 14:2), uma
cidade (Hb.11:10) e um país (Hb.11:16). Logo, pensar no Céu como um lugar é corretíssimo.
Portanto, o Céu é um
lugar onde habitaremos com o Senhor em glória, visto que, para ali entrarmos,
necessariamente teremos de ser transformados, deixando este corpo de carne e
sangue, este corpo abatido e recebendo um corpo glorioso, similar ao que Cristo
teve quando ressurgiu dentre os mortos (Fp.3:21; 1Co.15:42,49-54). Se a vida
com Cristo, já nesta vida, é uma vida de justiça, paz e alegria no Espírito
Santo (Rm.14:15), que não será a vida no lugar da habitação de Deus, sem
pecado, sem imperfeição, sem qualquer possibilidade de prejuízo na nossa
comunhão com o Senhor! Paulo ao dizer que havia estado no terceiro Céu (no
Paraíso), afirmou que o que viu e ouviu era simplesmente inefável, ou seja,
incapaz de ser traduzido em palavras (2Co.12:4).
Jesus Cristo morreu na
Cruz do calvário com o objetivo de reconciliar o ser humano com Deus e,
finalmente, levá-lo para o Céu, o lugar de sua morada e dos santos anjos de
Deus. Se a nossa esperança é a volta de Cristo, tal esperança se completa com a
perspectiva de habitarmos eternamente na dimensão espiritual, assim como o
Senhor, dimensão esta que as Escrituras denominam de “Céu”, pois seremos
semelhantes a Ele e assim como é O veremos (1João 3:2). Todos os redimidos em
Cristo estarão eternamente no lar celeste revestidos de um corpo glorioso
(1Ts.4:16,17); é a plena Salvação.
No Céu a plena salvação se concretizará, pois lá tudo é perfeito.
1. Os
habitantes são perfeitos. "Nunca mais haverá
qualquer maldição" (Ap.22:3), isto é, não haverá mais pecado, o que
resultará em santidade perfeita. Foi o pecado que trouxe toda sorte de maldição
(ler Gn.3:17; Gl.3:13).
2. O
serviço é perfeito. "Os seus servos o servirão"
(Ap.22:3). O maior privilégio do homem é servir a Deus. O trabalho para Deus
será então perfeito; culto perfeito; atividades perfeitas. Quantas maravilhas
não aguardam os salvos!
3. A
comunhão é perfeita. A Formosa Jerusalém é a restauração da
convivência completa e perfeita entre Deus e os homens que havia antes que o
pecado causasse o atual estado de divisão que existe entre Deus e a humanidade.
João ouve uma proclamação vinda do Céu: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens.
Deus habitará com eles”(Ap.21:3). Como povo de Deus, desfrutaremos comunhão
mais próxima com Ele do que jamais imaginamos. Deus mesmo estará com todos os
seus santos num relacionamento mais íntimo e afetuoso. Somente na Nova
Jerusalém, esta comunhão será restabelecida por completo, ocorrendo aquilo que
é dito pelo apóstolo João, de vermos Deus como Ele é (1João 3:2).
4. Teremos
caráter perfeito. "E nas suas frontes está o nome
dele" (Ap.22:4). Nome na Bíblia fala de caráter; daquilo que a pessoa
de fato é. Haverá então uma perfeita identificação entre Deus e os seus
remidos. No Antigo Testamento o sumo sacerdote levava gravadas numa lâmina de
ouro puro, sobre a sua coroa sagrada, as palavras: "Santidade ao
Senhor" (Êx.39:30), mas na Formosa Jerusalém, onde a santidade é perfeita,
o próprio nome de Deus estará sobre a fronte dos seus filhos.
5.
Conhecimento Perfeito. Hoje, conhecemos a Deus apenas em
parte, mas na Formosa Jerusalém o nosso conhecimento será perfeito dentro do
plano humano, em glória (cf.1Co.13:12).
6. Teremos
interação perfeita. "E reinarão pelos séculos dos
séculos" (Ap.22:5). Na Formosa Jerusalém, todos juntos,
harmonicamente, e sempre, reinaremos. Isso jamais será conseguido aqui, mas no
Perfeito Estado Eterno, sim!
7. Teremos
ausência de pecados e dores. As Escrituras Sagradas
prometem que o Céu será um lugar de perfeita bem-aventurança. Lá não haverá
lugar para lágrimas, dor, tristeza e pranto. Lá o povo de Deus habitará com Ele
por toda a eternidade, completamente livre de todos os efeitos do pecado e do
mal. Lá, a morte estará completamente aniquilada (1Co.15:26), não assistiremos
mais cerimônias fúnebres. Lá não haverá doença, fome, problemas ou tragédias,
haverá apenas a alegria completa e bênçãos eternas. No Céu experimentaremos a
eterna alegria, paz, fé, esperança e amor (Ap.22:1-5; 1Co.13:13).
Quantas
coisas preciosas tem o Senhor reservadas à Sua amada Igreja! Concordo com o
grande mestre, o pr. Antônio Gilberto, quando diz: “Se pudéssemos todos
apreciar de fato, pela visão do Espírito, o que é o Céu, a eterna
bem-aventurança dos salvos, teríamos tanto desejo de ir para lá, e nos
desprenderíamos tanto das coisas daqui, que o Diabo não teria um só torcedor;
um só amigo seu na terra. Inúmeros crentes por não terem essa visão estão
demasiadamente presos às coisas deste mundo, que jaz no Maligno (1João 5:19)”.
CONCLUSÃO
Em
breve, a Igreja, a "Noiva do Cordeiro", há de se encontrar com
"o Noivo", nos ares (1Ts.4:17), glorificada, então haverá as
"Bodas do Cordeiro", o casamento da Noiva (Igreja) com seu Noivo
(Jesus) e a Noiva será elevada à condição de Esposa eterna, e viveremos felizes
para todo o sempre, no Céu. É o estado final dos salvos. O apóstolo Paulo é
claro ao dizer que a “nossa cidade está nos céus de onde esperamos o Salvador,
o Senhor Jesus Cristo” (Fp.3:20), ou seja, para que alguém entre no Céu é
preciso que tenha sido salvo por Jesus e a salvação, como já tivemos
oportunidade de estudar neste trimestre, somente se alcança mediante a fé em
Jesus (Rm.5:1; Ef.2:8). Você é salvo? Se morrer hoje, vai para o Céu? Pense
nisso!
Foi
um prazer servi-los durante todo este ano. Que Deus os abençoe sobremaneira! No
próximo ano, em Jerusalém celestial!
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Luciano
de Paula Lourenço
Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências
Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Comentário Bíblico popular (Novo Testamento) -
William Macdonald.
Revista Ensinador Cristão – nº 72. CPAD.
Wayne Grudem. Teologia Sistemática Atual e
exaustiva.
Claiton Ivan Pommerening. Obra da Salvação. CPAD.
Ev. Caramuru Afonso Francisco. A vinda de Jesus e a
ressurreição dos santos. Portal EBD.2005.
Comentário Bíblico Pentecostal. Novo Testamento.
CPAD.
Deus te abençoe irmão Luciano. me chamo Ronaldo sou Aux.Oficial de Trabalho Igreja Assemblèia de Deus Recife. sempre tenho buscado seus comentários sobre as lições das Escolas sou professor na escola Dominical com meu pai. me alegro muito Deus è fiel. feliz natal e feliz ano novo para o senhor e sua família.
ResponderExcluirObrigado, irmão Ronaldo! Deus o abençoe sobremaneira! Feliz Natal e um maravilhoso e próspero 2018.
ResponderExcluirMaranata!
Meu amado professor Luciano, meu nome é Celso Borges, moro em Brasília. que nesta oportunidade louvar a Deus pela sua vida, pelo dom de mestre que Ele lhe deu, muito obrigado por ter nos auxiliado de forma tão brilhante durante o decorrer deste ano, Deus em Cristo recompense todo o vosso esforço, eu sempre oro pelo amado irmão e por todos que militam nesta obra. continuamos contando com sua ajuda para 2018. Deus abençoe o irmão e toda sua família grandissimamente. feliz natal e próspero ano novo!
ResponderExcluirAmado irmão Celso borges, Paz e Graça! Muito obrigado por suas orações, elas são mui valiosas!
ExcluirDeus o abençoe sobremaneira!
Feliz Natal, e um abençoado e profícuo 2018.
muito bom sempre passo aqui para estudar
ResponderExcluirMeu irmão, a Paz de Cristo.
ResponderExcluirSou imensamente grato a Deus por sua vida, por suas postagens, que tanto nos enriquece. Tenho aprendido muito com os esclarecimentos que consigo absorver dos seus ensinos, muito obrigado. Acompanhei o ano passado quase todo, e pretendo continuar em frente.
Deus o abençoe com sabedoria e conhecimento.
Flávio Menaget.
Amado irmão Luciano a Paz do Senhor Jesus. Sou irmão Lindovan Mangueira- sirvo a Deus como diácono na igreja Assembleia de Deus na Paraíba, obrigado pelo seu auxílio na preparação das nossas aulas de escola bíblica dominical de subsídios que nos ajudam a compreender melhor os principais pontos da lição. Estou orando por você. Deus continue abençoando seu ministério.
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