4º Trimestre/2018
Texto Base: Lucas 14:7-14
"PORQUANTO, QUALQUER QUE A SI MESMO SE
EXALTAR SERÁ HUMILHADO, E AQUELE QUE A SI MESMO SE HUMILHAR SERÁ EXALTADO"
(LC.14:11).
7. E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os
primeiros assentos, dizendo-lhes:
8. Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no
primeiro lugar, para que não aconteça que esteja convidado outro mais digno do
que tu,
9. e, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e
então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar.
10. Mas, quando fores convidado, vai e assenta-te no derradeiro lugar,
para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, assenta-te mais para
cima. Então, terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.
11. Porquanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e
aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
12. E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar ou
uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes,
nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e
te seja isso recompensado.
13. Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e
cegos
14. e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar;
mas recompensado serás na ressurreição dos justos.
INTRODUÇÃO
NESTA ÚLTIMA AULA DO TRIMESTRE E DO ANO LETIVO
ESTUDAREMOS SOBRE O SEGUINTE TEMA: “A HUMILDADE E O AMOR DESINTERESSADO”.
ALÉM DO QUE AINDA TEMOS A
APRENDER COM ESTA ÚLTIMA AULA, RECEBEMOS, AO LONGO DESTE TRIMESTRE, VALIOSOS
ESCLARECIMENTOS PARA A NOSSA CAMINHADA CRISTÃ. AS PARÁBOLAS DE JESUS NOS
ENSINARAM PRINCÍPIOS DE SABEDORIA PARA A VIDA.
NESTA AULA, TRATAREMOS DA PARÁBOLA DOS PRIMEIROS
ASSENTOS E DOS CONVIDADOS, PROFERIDA POR JESUS QUANDO PARTICIPAVA DE UMA
REFEIÇÃO NA RESIDÊNCIA DE UM FARISEU.
PARA ALÉM DAS IMPORTANTES QUESTÕES CONCERNENTES À
VIDA ESPIRITUAL, A PRESENTE AULA É UMA INSTRUÇÃO DE ETIQUETA SOCIAL, DE COMO
COMPORTAR-SE EM SOCIEDADE E EM AMBIENTES ESPECÍFICOS ONDE O EXERCÍCIO DO BOM
SENSO E DA DISCRIÇÃO SÓ FAZ BEM.
TAMBÉM, JESUS QUER NOS CONSCIENTIZAR
DE NOSSA POSTURA ENQUANTO DISCÍPULOS DE CRISTO, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA
DE, NA PRÁTICA, DEMONSTRARMOS O QUANTO VIVEMOS SOB UMA FORMA DIFERENTE DA
DO MUNDO (RM.12:2; MT.20:17-28).
I. INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA
1. O
CONTEXTO DA PARÁBOLA (LC.14:1-6).
JESUS CONTA A PARÁBOLA DOS PRIMEIROS LUGARES
E DOS CONVIDADOS NA CASA DE UM DOS PRINCIPAIS FARISEUS.
A CASA DESSE LÍDER RELIGIOSO TORNOU-SE O PALCO DE UM
GRANDE MILAGRE: A CURA DE UM HOMEM HIDRÓPICO. NESTA OCASIÃO, JESUS
APRESENTOU PROFUNDOS ENSINAMENTOS SOBRE A SALVAÇÃO E O PREÇO DO
DISCIPULADO.
JESUS FOI CONVIDADO PARA A REFEIÇÃO NUM SÁBADO. TUDO PARECE QUE ERA UMA
TENTATIVA VELADA PARA APANHAR JESUS EM ALGUMA TRANSGRESSÃO.
A CURA DO HOMEM HIDRÓPICO DEIXA TRANSPARECER QUE O
CONVITE PARA ESSE JANTAR PODE TER SIDO UM CENÁRIO ARMADO PARA ACUSAR JESUS
DA QUEBRA DO DIA DO SÁBADO.
ATÉ QUE PARECE QUE ESSE
ENCONTRO FORA PLANEJADO ASTUCIOSAMENTE, POR ESSE FARISEU E OS INTÉRPRETES DA
LEI, A FIM DE ENCONTRAR ALGUM MOTIVO NAS PALAVRAS OU NA CONDUTA DE JESUS PARA
INCRIMINÁ-LO.
NÃO SABEMOS SE ESSE HOMEM HIDRÓPICO, COM BARRIGA D’AGUA, ESTAVA
DIANTE DE JESUS FURTIVAMENTE OU SE HAVIA SIDO “PLANTADO” ALI PELOS ESCRIBAS
E FARISEUS, COMO UMA ARMADILHA, PARA ACUSAR JESUS.
JESUS JÁ HAVIA FEITO
OUTRAS CURAS EM DIA DE SÁBADO E, SEMPRE QUE ISSO OCORRIA, UMA TEMPESTADE DE
DISCUSSÕES SE FORMAVA NO HORIZONTE, AGRAVANDO AINDA MAIS A JÁ CONFLITUOSA
RELAÇÃO COM O SENHOR JESUS.
JESUS, CONHECENDO AS INTENÇÕES MALICIOSAS DOS
LÍDERES
RELIGIOSOS POSTADOS À MESA, ARMADOS ATÉ OS DENTES PARA ACUSÁ-LO NO CASO DE
ALGUMA CURA AO ENFERMO ALI POSTADO, ANTECIPA O PROBLEMA E SAI DA POSIÇÃO DE
ACUSADO PARA O ATAQUE, PERGUNTANDO AOS SEUS CRÍTICOS: “É OU NÃO É LICITO
FAZER O BEM NO SÁBADO?”.
AQUELES CRÍTICOS DE
PLANTÃO, MUITO PROVAVELMENTE, USARAM O HOMEM DOENTE COMO ISCA E NUTRIAM
OS MAIS PERVERSOS SENTIMENTOS SOBRE JESUS, SEM IMAGINAR QUE ESSA SUA
ATITUDE PUDESSE SER A QUEBRA DO SÁBADO.
O DESAMOR DELES AO DOENTE E A FÚRIA DELES COM
JESUS NÃO ERAM VISTOS POR ELES COMO UMA TRANSGRESSÃO DA LEI, MAS CURAR
NO SÁBADO, SIM.
DIANTE DA PERGUNTA CONTUNDENTE DE JESUS, GUARDARAM
SILÊNCIO E NADA DISSERAM.
ELES QUE PENSARAM EM
PEGAR JESUS NA REDE DE SUA ASTÚCIA, FORAM APANHADOS PELA ARMADILHA DE SEU
LEGALISMO MEDONHO.
DIANTE DO SILÊNCIO DE SEUS CRÍTICOS, SABENDO QUE JÁ ESTAVAM
DERROTADOS PELO SEU SILÊNCIO COVARDE, JESUS CURA O HOMEM COM BARRIGA D’ÁGUA
E DEMONSTRA AO MESMO TEMPO SEU PODER E SUA COMPAIXÃO.
O SÁBADO FOI CRIADO POR DEUS PARA O BEM DO HOMEM, PARA FAZER O BEM E
NÃO O MAL, PARA TRAZER ALÍVIO E NÃO FARDO.
O SÁBADO FOI CRIADO FOI CRIADO PARA QUE AS OBRAS DE
DEUS SEJAM REALIZADAS NA TERRA, E NÃO PARA QUE O LEGALISMO MORTÍFERO SEJA
COLOCADO COMO JUGO PESADO SOBRE OS HOMENS.
DEPOIS DE CURAR O ENFERMO, JESUS AINDA OS
CONFRONTA: “QUAL DE VÓS, SE O FILHO OU O
BOI CAIR NUM POÇO, NÃO O TIRARÁ LOGO, MESMO EM DIA DE SÁBADO?” (LC.14:5).
ORA, SE A LEI PERMITIA SOCORRER UM BOI QUE CAIU NUM BURACO, POR
QUE A LEI PROIBIRIA SOCORRER UM HOMEM, CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE
DEUS, CAÍDO NO FOSSO DA ENFERMIDADE? NÃO VALEM OS HOMENS MAIS DO QUE OS
ANIMAIS? A ISTO NADA PUDERAM RESPONDER (LC.14:6).
OS ACUSADORES ESTAVAM CALADOS, O ENFERMO ESTAVA
CURADO, E A CAUSA DE JESUS SEGUIA ADIANTE SOBRANCEIRA E VITORIOSA.
2. A
INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA (LC.14:7-14).
OS FARISEUS ESTAVAM
CUIDADOSAMENTE OBSERVANDO JESUS PARA VER SE CONSEGUIAM APANHÁ-LO DE ALGUMA
FORMA. EM MEIO A ELES, JESUS OS ADMOESTOU PELA SUA ARROGÂNCIA.
A) AQUELES QUE PROCURAM A HONRA POR SI MESMOS SERÃO
DESONRADOS (LC.14:7-9).
NA ÉPOCA DE JESUS O COSTUME JUDAICO EM UM JANTAR ERA
DISPOR OS ASSENTOS EM FORMA DE U COM UMA MESA BAIXA DIANTE DELES. OS
CONVIDADOS SE APOIAVAM NO COTOVELO ESQUERDO, E ASSENTAVAM-SE DE ACORDO COM A
SUA POSIÇÃO SOCIAL, SENDO O LUGAR DE HONRA O ASSENTO NO CENTRO DO
U.
QUANTO MAIS DISTANTE DO LUGAR DE HONRA, MENOR SERIA
O STATUS.
SE ALGUÉM SE COLOCASSE NO PRIMEIRO LUGAR E ENTÃO CHEGASSE OUTRO
CONVIDADO MAIS DIGNO, LHE PEDIRIAM QUE PASSASSE PARA UM LUGAR INFERIOR. MAS A
ESTA ALTURA O ÚNICO LUGAR VAGO SERIA O DERRADEIRO, NO FINAL DA MESA.
ISTO PODE PARECER UMA ESTRANHA LIÇÃO DE BOAS MANEIRAS DADA
POR JESUS, MAS O SEU SIGNIFICADO ERA MUITO MAIS AMPLO.
NO REINO DO MESSIAS, AQUELES QUE PROCURAM A HONRA POR SI MESMOS SERÃO
DESONRADOS. JESUS EXPLICA QUE A HONRA NÃO PODE SER TOMADA, ELA DEVE SER DADA
POR DEUS. ELE NÃO IRÁ HONRAR AQUELES QUE PROCURAM HONRAR A SI MESMO.
B) AQUELE QUE A SI MESMO SE HUMILHAR SERÁ EXALTADO
(LC.14:10,11).
JESUS EXPLICOU QUE AS
PESSOAS DEVEM SENTAR-SE NO DERRADEIRO LUGAR (NO FIM DA MESA). ISTO
MOSTRARIA QUE A PESSOA NÃO SUPERESTIMOU A SUA PRÓPRIA IMPORTÂNCIA.
ENTÃO, O CONVIDADO PODERIA
PEDIR ÀQUELA PESSOA QUE PASSASSE PARA UM LUGAR MELHOR. AO INVÉS DE SER
DESONRADA, A PESSOA SERIA HONRADA.
NO REINO DE DEUS O
PRINCÍPIO É O MESMO: “QUALQUER QUE A SI
MESMO SE EXALTAR SERÁ HUMILHADO, E AQUELE QUE A SI MESMO SE HUMILHAR SERÁ
EXALTADO”.
AQUELE QUE CONVIDOU, O PRÓPRIO DEUS, FARÁ A DISPOSIÇÃO FINAL DOS LUGARES
NO SEU REINO. AS PESSOAS NÃO DEVEM OUSAR ASSUMIR A SUA PRÓPRIA IMPORTÂNCIA. É
MUITO MELHOR SER HONRADO POR DEUS.
C) FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM E SEM ESPERAR
RETRIBUIÇÃO, OU RECOMPENSA (LC.14:12-14).
JESUS CONTINUA MOSTRANDO
O AMBIENTE DAQUELE JANTAR E APRESENTA, ATRAVÉS DAS PALAVRAS DO PRÓPRIO JESUS, O
ESTABELECIMENTO DE UM CONTRASTE RELATIVO À NOSSA MOTIVAÇÃO: INTERESSES
PESSOAIS VERSOS GENEROSIDADE.
DE ACORDO COM O VERSO 12, O CONSELHO QUE JESUS
DEU A SEU ANFITRIÃO REPRESENTA UMA INVERSÃO DE VALORES:
“NÃO CONVIDES OS TEUS
AMIGOS, NEM TEUS IRMÃOS, NEM TEUS PARENTES, NEM VIZINHOS RICOS; PARA NÃO
SUCEDER QUE ELES, POR SUA VEZ, TE CONVIDEM E SEJAS RECOMPENSADO”.
AO INVÉS DE CONVIDAR AQUELES QUE TÊM ALGUM MÉRITO, NO VERSO 13, JESUS
ORIENTOU O FARISEU PARA QUE CONVIDASSE “OS POBRES, OS ALEIJADOS, OS COXOS E
OS CEGOS”.
QUANDO O POVO
DE DEUS CONSEGUE FAZER O BEM, SEM ESPERAR RETRIBUIÇÃO OU RECOMPENSA, TERÁ
VERDADEIRAMENTE SERVIDO A DEUS SEM EGOÍSMO, E AQUELE QUE O SERVIR DESSA
MANEIRA, VOLUNTARIAMENTE, SERÁ RECOMPENSADO POR DEUS.
II. AS GRANDES LIÇÕES DA PARÁBOLA E A INVERSÃO DA
LÓGICA HUMANA
ENQUANTO JESUS ERA
OBSERVADO PELOS CONVIDADOS NA CASA DO FARISEU QUE O CONVIDARA, JESUS TAMBÉM OS
OBSERVAVA.
01.
LIÇÕES DA PARÁBOLA.
AO MESMO TEMPO EM QUE
ELES CENSURAM JESUS POR CURAR O HIDRÓPICO NO SÁBADO, ESTÃO NUTRINDO NO
CORAÇÃO, NESSE PRÓPRIO JANTAR, UMA ATITUDE DE SOBERBA. ENTÃO, JESUS
CONTA A PARÁBOLA DOS PRIMEIROS LUGARES E DOS CONVIDADOS, PARA ENSINAR DUAS
LIÇÕES CENTRAIS.
A) A
NECESSIDADE IMPERATIVA DA HUMILDADE (LC.14:7-11).
JESUS CONTA A PARÁBOLA
PARA ENSINAR O PRINCÍPIO EXARADO NO VERSÍCULO 11:
“POIS TODO O QUE SE
EXALTA SERÁ HUMILHADO; E O QUE SE HUMILHA SERÁ EXALTADO”.
A PARÁBOLA TEM QUE VER COM UM CONVITE PARA O CASAMENTO. EM VEZ DE O CONVIDADO
CHEGAR À FESTA E IMEDIATAMENTE OCUPAR OS PRIMEIROS LUGARES, DEVE PROCURAR OS
ÚLTIMOS LUGARES. POIS É UM GRANDE CONSTRANGIMENTO SER SOLICITADO PARA SAIR
DE UM LUGAR DE HONRA A FIM DE DAR A VEZ A OUTRO CONVIDADO.
A PARÁBOLA MOSTRA QUE A HUMILDADE É A ANTESSALA DA
HONRA,
MAS A SOBERBA É A PLATAFORMA DA VERGONHA. QUEM SE HUMILHA É EXALTADO;
QUEM SE EXALTA É HUMILHADO.
QUAL FOI, ENTÃO, O SIGNIFICADO DA LIÇÃO MINISTRADA
POR JESUS EM LC.14:7-11?
ELE DESMASCAROU A COMPETITIVIDADE SOCIAL EM QUE TODOS BRIGAM PARA
FICAR EM PRIMEIRO LUGAR, PARA SEREM DESTACADOS.
ELE MOSTROU QUE UM JANTAR DO REINO DE DEUS É
DIFERENTE DOS BANQUETES HUMANOS, EM QUE OS CONVITES E OS CONVIDADOS ESTÃO
BASEADOS NOS MÉRITOS.
NO REINO DA JUSTIÇA, QUE É A FESTA PARA A
QUAL DEUS CONVIDA A TODOS, QUEM OFERECE A HONRA DOS PRIMEIROS LUGARES É O
PRÓPRIO DEUS. É DEUS QUEM TOMA A INICIATIVA DE CONVIDAR E EXALTAR.
PORTANTO, ESTE TEXTO SAGRADO ENSINA, ACIMA DE TUDO, A HUMILDADE COMO
MARCA DE UM VERDADEIRO SEGUIDOR DE CRISTO (LC.9:23,24).
O PRINCÍPIO BÍBLICO DA
HUMILDADE É DESTACADO EM LUCAS 11:43; 18:14; 20:46, E AQUI, EM LUCAS 14:11, QUE
DIZ: “POIS TODO O QUE SE EXALTA SERÁ HUMILHADO; E O QUE SE HUMILHA SERÁ
EXALTADO”.
ESSAS PALAVRAS SÃO, PORTANTO, UM JULGAMENTO. A JUSTIÇA DE DEUS
CONSISTE EM INVERTER AQUILO QUE COSTUMAMOS CONSIDERAR “CERTO, JUSTO E
LOUVÁVEL”.
COMO VOCÊ ESTÁ NESSA ÁREA? GOSTA DE DISPUTAR OS
PRIMEIROS LUGARES OU SE CONTENTA EM TER SIDO CONVIDADO PARA UM EVENTO
IMPORTANTE? ESSE É UM GRANDE DESAFIO PARA TODOS NÓS.
B) A
NECESSIDADE IMPERATIVA DA MOTIVAÇÃO CERTA DAS NOSSAS AÇÕES (LC.14:12-14).
JESUS SE DIRIGE AGORA AO
LÍDER FARISEU, QUE O CONVIDARA PARA COMER EM SUA CASA, E MOSTRA-LHE QUE A
HOSPITALIDADE E A GENEROSIDADE DE UM BANQUETE OFERECIDO AOS CONVIDADOS PRECISAM
TER A MOTIVAÇÃO CERTA.
HÁ MUITOS QUE EXPRESSAM A SUA VAIDADE NUM BANQUETE, EM VEZ DE DEMONSTRAR
SUA GENEROSIDADE. RESSALTAM SUA GRANDEZA, EM VEZ DE DEMONSTRAR SUA
COMPAIXÃO; FAZEM PROPAGANDO DE SUA RIQUEZA, EM VEZ DE REVELAR SUA
BONDADE; CONVIDAM PESSOAS RICAS PARA RECEBER EM TROCA REDOBRADA RECOMPENSA,
EM VEZ DE EXPRESSAREM AMOR AOS QUE NÃO TÊM COM O QUE RETRIBUIR.
É CLARO QUE JESUS NÃO ESTÁ AQUI PROIBINDO NINGUÉM DE
CONVIDAR SEUS PARES, SEUS AMIGOS E SUA FAMÍLIA PARA UM BANQUETE.
O QUE JESUS ESTÁ PROIBINDO É A MOTIVAÇÃO EGOÍSTA DE SÓ OFERECER UM
BANQUETE ÀQUELES QUE PODEM DEVOLVER O FAVOR OU SÓ DAR PARA RECEBER EM TROCA A
BENEVOLÊNCIA.
JESUS ENSINA QUE DEVEMOS HONRAR AQUELES QUE NADA
PODEM RETRIBUIR-NOS NESTA VIDA, PARA QUE NOSSA RECOMPENSA SEJA RECEBIDA NA
RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS (LC.14:14).
PORTANTO, A
LIÇÃO QUE JESUS ENSINOU É A DE NÃO BUSCARMOS NOSSOS INTERESSES PESSOAIS QUANDO
FAZEMOS UM FAVOR A ALGUÉM. OU MELHOR, AS NOSSAS AÇÕES DEVEM SER PRATICADAS SEM ESPERAR
RECIPROCIDADE ALGUMA.
TAL ATITUDE DEVE NORTEAR OS PENSAMENTOS DOS
VERDADEIROS SEGUIDORES DO MESTRE, POIS ELE MESMO ASSIM VIVIA E PRATICAVA
BOAS AÇÕES COM ESPÍRITO HUMILDE E AMOR DESINTERESSADO (MT.20:28; JOÃO
10:17,18; 15:13).
2. A
LÓGICA DO REINO É DIFERENTE DA HUMANA.
EM SÍNTESE, A HUMILDADE E AMOR DESINTERESSADO SÃO
AS GRANDES LIÇÕES ENSINADAS NESTA PARÁBOLA QUE DESAFIAM A LÓGICA HUMANA, POIS
NESTA PREVALECEM AS ESTRATÉGIAS OPORTUNISTAS, MAS NA LÓGICA DO REINO TUDO É
DIFERENTE.
MUITOS TÊM SIMULADO FAVORES QUANDO, NA VERDADE, ESTÃO
BUSCANDO VANTAGENS PESSOAIS.
VOCÊ ESTÁ OCUPANDO OS PRIMEIROS LUGARES NAS FESTAS?
VOCÊ TEM CONVIDADO E ACOLHIDO OS MENOS FAVORECIDOS?
VOCÊ ESTÁ SOSSEGADO EM RECEBER A SUA RECOMPENSA SÓ
POR OCASIÃO DA RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS? ESTE É O GRANDE DESAFIO.
III. A RECOMPENSA DA HUMILDADE E DO ALTRUÍSMO
1. HUMILDADE E ALTRUÍSMO.
A HUMILDADE E O ALTRUISMO
SÃO DUAS CARACTERÍSTICAS INDISPENSÁVEIS AO VERDADEIRO CRISTÃO.
NESTA PARÁBOLA, CRISTO
NOS ENSINA O CULTIVO DA HUMILDADE E DO DESPRENDIMENTO, TAMBÉM CONHECIDO
COMO AMOR DESINTERESSADO OU ALTRUÍSMO.
A HUMILDADE FOI UMA DAS CARACTERÍSTICAS MARCANTES NA VIDA
E NO MINISTÉRIO DE JESUS - “TOMAI SOBRE
VÓS O MEU JUGO, E APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO...”(MT.11:29).
HUMILDADE É O SOBRETUDO DO VERDADEIRO CRISTÃO - “... REVESTI-VOS DE HUMILDADE, PORQUE DEUS
RESISTE AOS SOBERBOS, MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES”(1PD.5:5).
HUMILDADE É UMA CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA TODO AQUELE QUE
QUISER SER UMA TESTEMUNHA DE CRISTO.
OS CRISTÃOS NO PRINCÍPIO DA IGREJA FORAM ENSINADOS QUE O
ORGULHO, A ALTIVEZ, A SOBERBA ERAM COISAS DO MUNDO E QUE “DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, DÁ, PORÉM, GRAÇA AOS HUMILDES”(TG.4:6).
NESTE MESMO SENTIDO ENSINOU O APÓSTOLO PAULO: “NADA FAÇAIS POR CONTENDA OU POR VANGLÓRIA, MAS POR HUMILDADE; CADA UM
CONSIDERE OS OUTROS SUPERIORES A SI MESMO”(FP.2:3).
PELO QUE SE PODE
OBSERVAR, ENTRE OS CRENTES DO INÍCIO DA IGREJA NÃO HAVIA SENTIMENTOS DE
GRANDEZA, ORGULHO, SOBERBA, SUPERIORIDADE – “E ERA UM O CORAÇÃO E A ALMA DA MULTIDÃO DOS QUE CRIAM...” (ATOS 4:32).
ENTRE ESSES CRISTÃOS, SERVIR AO PRÓXIMO ERA
UM DEVER BASILAR DA FÉ. ELES SERVIAM AO PRÓXIMO NÃO POR
VANGLÓRIA, MAS POR DEDICAÇÃO PESSOAL E ALTRUÍSMO (FP.2:3-11).
2.
AMOR, A PALAVRA-CHAVE DO ALTRUÍSMO.
O AMOR AGE COMO FATOR CIVILIZADOR, TRANSFORMANDO O
EGOÍSMO NO ALTRUÍSMO.
PORÉM, DEVEMOS OLHAR
PARA O AMOR DE UMA FORMA MAIS AMPLA, NÃO NOS LIMITANDO A AMAR APENAS OS
MAIS PRÓXIMOS, UMA VEZ QUE NÃO É UMA MOEDA DE TROCA, NÃO É ALGO QUE SE
COMPRA OU QUE SE NEGOCIA.
O AMOR É UM SENTIMENTO RELEVANTE QUE DEVE SER
PREZADO E ESTENDIDO A TODAS AS PESSOAS.
O AMOR É A PALAVRA-CHAVE DO ALTRUÍSMO, POIS ESTE SÓ PODE SER
PRATICADO EM AMOR E, POR SUA VEZ, O AMOR SÓ PODE SER REVELADO NA PRÁTICA.
É NOSSO DEVER CULTIVAR O ALTRUÍSMO EM LUGAR DO
EGOÍSMO.
NOEMI, SOGRA DE RUTE, SEMEOU AMOR, PLANTOU
ALTRUÍSMO; E, MAIS TARDE, COLHEU OS RESULTADOS.
“E, SE O IRMÃO OU A IRMÃ
ESTIVEREM NUS E TIVEREM FALTA DE MANTIMENTO COTIDIANO, E ALGUM DE VÓS LHES
DISSER: IDE EM PAZ, AQUENTAI-VOS E FARTAI-VOS; E LHES NÃO DERDES AS COISAS
NECESSÁRIAS PARA O CORPO, QUE PROVEITO VIRÁ DAÍ? ASSIM TAMBÉM A FÉ, SE NÃO
TIVER AS OBRAS, É MORTA EM SI MESMA” (TG.2:15-17).
“QUEM, POIS, TIVER BENS
DO MUNDO E, VENDO O SEU IRMÃO NECESSITADO, LHE CERRAR O SEU CORAÇÃO, COMO
ESTARÁ NELE A CARIDADE DE DEUS?” (1JOÃO 3:17).
3. A
RECOMPENSA.
AJUDAR AOS QUE ESTÃO NECESSITADOS É ALTRUÍSMO, E ISSO TRARÁ RECOMPENSA
NESTE MUNDO OU NO PORVIR (MT.25:34-40).
DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA IGREJA, HAVIA AQUELES QUE
PADECIAM DE NECESSIDADES PARA SOBREVIVER (CF. AT.2:45; 4:35).
SE É VERDADE QUE DEUS TEM PROMESSA DE QUE O JUSTO
NÃO SERÁ DESAMPARADO E QUE SUA DESCENDÊNCIA NÃO MENDIGARÁ O PÃO (SL.37:25), ISTO SE DEVE,
EM GRANDE PARTE, AO FATO DE QUE O SENHOR, NA IGREJA, PROPORCIONA AQUELES
QUE REPARTEM O QUE TÊM COM QUEM TEM NECESSIDADE.
A IGREJA PRIMITIVA
COMPARTILHAVA DESTA PRÁTICA LARGAMENTE (AT.4.32-37). “NÃO HAVIA, POIS, ENTRE ELES NECESSITADO ALGUM...” (AT.4:34).
A FUNÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA IGREJA É UMA DAS
SUAS PEDRAS DE TOQUE E, SEM DÚVIDA, UMA DAS FORMAS MAIS PODEROSAS DE DEMONSTRARMOS AO
MUNDO A NOSSA DIFERENÇA E O AMOR DE DEUS QUE ESTÁ EM NOSSOS CORAÇÕES.
PODEMOS FAZER MUITAS
DECLARAÇÕES AO SENHOR E PROMETER-LHE OBEDIÊNCIA E AMOR. NO ENTANTO, É DIANTE
DO NOSSO PRÓXIMO QUE VAMOS MOSTRAR SE HÁ MESMO AMOR, BENIGNIDADE, BONDADE,
ETC, EM NOSSOS CORAÇÕES.
DE NADA VALE O NOSSO DISCURSO SE NÃO HÁ A PRÁTICA DE BOAS
OBRAS PALPÁVEIS (TG.2:14-17).
OS IRMÃOS POBRES ESTÃO NA IGREJA EM GRANDE MAIORIA, E JESUS DISSE QUE
SEMPRE HAVERIA POBRES SOBRE A FACE DA TERRA (JOÃO 12:8), NÃO FUGINDO DESTA
REALIDADE NEM MESMO AQUELES QUE PERTENCEM À IGREJA, COMO NOS MOSTRA O EPISÓDIO
QUE LEVOU À CRIAÇÃO DO DIACONATO (AT.6:1-3).
PAULO FEZ UM GRANDE COLETA PARA SUPRIR A
NECESSIDADE BÁSICA DOS IRMÃOS POBRES DA JUDÉIA, PRECISAMENTE EM
JERUSALÉM. VEJA AS PALAVRAS DE PAULO:
“PORQUANTO PARECEU BEM ÀS IGREJAS DA MACEDÔNIA
E DA ACAIA LEVANTAR UMA OFERTA FRATERNAL PARA OS POBRES DENTRE OS SANTOS DE
JERUSALÉM” (RM.15:27).
MUITAS VEZES PODEMOS FAZER MUITO COM POUCO. JESUS DECLAROU O
SEGUINTE:
“E AQUELE QUE DER ATÉ
MESMO UM COPO DE ÁGUA FRESCA A UM DESTES PEQUENINOS, NA QUALIDADE DE
DISCÍPULOS, EM VERDADE VOS DIGO, QUE DE MODO ALGUM PERDERÁ SUA
RECOMPENSA”(MT.10:42).
EXORTA O APÓSTOLO PAULO:
“CADA UM CONTRIBUA SEGUNDO PROPÔS NO SEU
CORAÇÃO, NÃO COM TRISTEZA OU POR NECESSIDADE; PORQUE DEUS AMA AO QUE DÁ COM
ALEGRIA. E DEUS É PODEROSO PARA TORNAR ABUNDANTE EM VÓS TODA GRAÇA, A FIM DE
QUE, TENDO SEMPRE, EM TUDO, TODA SUFICIÊNCIA, SUPERABUNDEIS EM TODA BOA OBRA”
(2CO.9:7,8).
O CRENTE QUE CONTRIBUI
COM O QUE PODE, PARA AJUDAR OS NECESSITADOS, VERÁ QUE A GRAÇA DE DEUS SUPRIRÁ O
SUFICIENTE PARA SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES, E ATÉ MAIS, A FIM DE QUE POSSA SER
FECUNDO EM TODA BOA OBRA.
CONCLUSÃO
JESUS ACONSELHOU AS
PESSOAS A NÃO SE APRESSAREM A OCUPAR OS MELHORES LUGARES EM UM BANQUETE.
ENTRETANTO, HOJE MUITOS
ESTÃO ANSIOSOS POR ELEVAR A SUA POSIÇÃO SOCIAL. QUEM NUNCA CONHECEU PESSOAS QUE
SÃO CAPAZES DE TUDO PARA CONSEGUIR UM HOLOFOTE?
MUITAS PESSOAS BUSCAM OS
MELHORES LUGARES NOS PÚLPITOS, NAS SOLENIDADES E EM QUAISQUER OUTRAS ATIVIDADES
QUE ESTEJAM PRESENTES. HÁ UMA FOME PELOS PRIMEIROS LUGARES!
QUEM NÃO CONHECE PESSOAS
QUE SÓ SE RELACIONAM COM OUTRAS POR CAUSA DAS "VANTAGENS" QUE LHE
PODEM OFERECER?
NÃO É UMA RELAÇÃO PELO
VALOR DAS PESSOAS, MAS PELO O QUE ELAS PODEM OFERECER. ISSO OCORRE,
INFELIZMENTE, EM NOSSAS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS.
NESTA PARÁBOLA, JESUS
CONDENA TAIS ATITUDES. QUEM O SEGUE NÃO SE PORTA COMO AMANTE DOS PRIMEIROS
LUGARES NEM FAZEM O BEM POR ALHEIOS INTERESSES.
O PAI CELESTE CONHECE A
VERDADEIRA MOTIVAÇÃO DO CORAÇÃO DE SEUS FILHOS.
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Luciano de Paula Lourenço
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