4º Trimestre/2019
Texto Base: 1 Samuel 1:1-8
06/10/2019
"E disse ela: Ache a tua serva graça em teus
olhos. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era
triste" (1Sm.1:18).
1 Samuel 1:
1-Houve um homem de Ramataim-Zo-fim, da montanha de Efraim, cujo nome era
Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho deZufe, efrateu.
2-E
este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o nome da outra, Penina;
Penina tinha filhos, porém Ana não tinha filhos.
3-Subia,
pois, este homem da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR
dos Exércitos, em Siló; e estavam ali os sacerdotes em Siló; e estavam ali os
sacerdotes do SENHOR, Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli.
4-E
sucedeu que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a
Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas
5-Porém
a Ana dava uma parte excelente, porquanto ele amava Ana; porém o SENHOR lhe tinha
cerrado a madre.
6-E
a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto o
SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
7-E
assim o fazia ele de ano em ano; quando ela subia à Casa do SENHOR, assim a
outra a irritava; pelo que chorava e não comia.
8-Então,
Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por
que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
INTRODUÇÃO
Neste trimestre, estudaremos os livros históricos de 1 e 2 Samuel. Não há
livros que despertem tanto interesse quanto estes dois livros. Além de ser um
relato histórico repleto de acontecimentos, é entretecido com a biografia das
três personalidades principais: Samuel, Saul e Davi, em torno dos quais os
capítulos são agrupados. Milhões de crianças judias e cristãs têm-se encantado
e edificado com as histórias de Ana e Samuel, Davi e Golias, Davi e Jônatas, a
perseguição de Saul a Davi, a bondade de Davi para com Mefibosete e sua
tristeza pela rebelião e morte de seu filho Absalão. Em âmbito doutrinário,
leitores mais maduros têm estudado o pacto davídico, os paralelos entre o
pecado de Davi com Bate-Seba e os acontecimentos que envolveram os filhos do
rei, bem como a desobediência contumaz de Saul e o seu orgulho inveterado que o
levou à desgraça.
As qualidades bem como o caráter e a forma de liderança dos três
principais personagens – Samuel, Saul e Davi – serão explorados com maior
intensidade ao longo do trimestre. Que legado, no aspecto da liderança, esses
homens deixaram para gerações futuras, e o que podemos tirar de lições para os
líderes do povo de Deus da Nova Aliança?
A Capa Da Revista
A Capa da Revista mostra-nos uma Escritura e
uma coroa real. Isto nos remete ao que está escrito em Dt.17:14-20, onde Deus,
na Sua presciência, já previa a hipótese de Israel ter um rei, estabelecendo,
então, os deveres que o rei teria diante de Deus e do povo. Um destes deveres
era o de ter um traslado da lei num livro, para que pudesse lê-lo todos os dias
de sua vida, para que aprendesse a temer ao Senhor e guardar todas as palavras nela
contidas para que as fizesse. A coroa real, portanto, não significaria poderes
ilimitados, qualidades divinas, como acontecia com as nações gentílicas, e isto
desde Ninrode, o primeiro a divinizar o poder político e de onde surgiu a
idolatria, mas, bem ao contrário, era a consciência de que o fato de ser rei o tornava
um escolhido de Deus para governar o povo, governo este que deveria respeitar
os ditames da Lei divina, pois Deus continuava o Senhor de toda a Terra, como
bem disse quando propôs que Israel fosse Seu povo (Ex.19:5,6). Foi,
precisamente, por não respeitar esta submissão à vontade divina que Saul foi
rejeitado, enquanto que Davi, ainda que tenha cometido pecados, foi considerado
um homem segundo o coração de Deus.
Divisão do Trimestre em Blocos
O trimestre será dividido em quatro Blocos:
-Bloco 1: Lição 01. Será uma Lição introdutória,
onde teremos uma visão geral dos dois livros de Samuel.
-Bloco 2: Lição 02 a 05. Nestas Lições,
trataremos do período final dos juízes, onde temos a figura proeminente de
Samuel, o último juiz de Israel, mas que também cuida do governo de seu
antecessor, o sumo sacerdote Eli.
-Bloco 3: Lições 06 a 08. Nestas Lições,
estudaremos o período do reinado de Saul, o primeiro rei de Israel.
-Bloco 4: Lições 09 a 13. Nestas Lições, estudaremos
a respeito do profícuo reinado de Davi.
I. CONTEXTO HISTÓRICO DE 1 E 2 SAMUEL
1. A originalidade de Samuel
Conforme eu li, originalmente, os livros de 1 e 2 Samuel eram um só
livro, denominado “O Livro de Samuel”. Os tradutores da Septuaginta os
separaram e temos mantido essa divisão deste então.
Antes, “O Livro de Samuel”, juntamente com o Livro de Reis e Crônicas
formavam um total de três livros. Samuel e Reis são encontrados no cânon
hebraico ao lado de Josué e Juízes em uma seção conhecida como “Os Profetas
Anteriores”. Juntos, estes livros contém o registro histórico iniciado por
Josué e a travessia do Jordão, e estendem-se até o período do exilio
babilônico. Na Septuaginta, a tradução grega do Antigo Testamento hebraico, os
volumes, originalmente não divididos, foram separados. Os dois livros de Samuel
foram chamados de Primeiro e Segundo do Reino, e os livros de 1 e 2 Reis eram
chamados de Terceiro e Quarto do Reino. Jerônimo adotou nomes similares na
Vulgata Latina, a fim de chamá-los de Primeiro, Segundo, Terceiro e Quarto
Reis.
Os livros de 1 e 2 Samuel formam uma narrativa que trata da história de
Israel, a partir de sua entrada em Canaã, até ao cativeiro na Babilônia
(587-586 a.C.). Porém, eles não são apenas registros de fatos e de pessoas do
passado, mas são a Palavra de Deus indispensável ao nosso ensino, edificação e
consolação (2Tm.3:16).
2. Os personagens principais do livro
Há vários personagens importantes nestes livros, mas, dentre eles, três
se destacam: Samuel, o profeta; Saul, o primeiro rei de Israel; e Davi, o segundo
rei e o homem segundo o coração de Deus.
a)
Samuel. Ele foi vocacionado por
Deus para encerrar o período dos juízes e dar início à era dos reis. Sua época
testemunhou a decadência do sacerdócio (representado por Eli e seus filhos) e a
introdução do ministério profético. Samuel foi o último juiz e o primeiro
profeta desse período (mas não o primeiro profeta das Escrituras; confira
Gn.20:7), também foi quem ungiu os primeiros reis de Israel. Era levita coatita,
mas não da família de Arão. Ainda assim, ao que tudo indica, serviu como
sacerdote com a aprovação divina. Seu coração era puro, obediente e dedicado,
enquanto dos filhos de Eli era contaminado e desobediente. Samuel mostra como
Deus, o verdadeiro Rei de Israel, atendeu ao pedido do povo e delegou a
soberania real primeiro a Saul e, em seguida, a Davi e a sua linhagem.
b)
Saul. Foi o primeiro homem
ungido para ser rei de Israel. Era extremamente alto, com uma notável
aparência. Ele representava a imagem visual ideal de um rei, mas as tendências
de seu caráter foram com frequência contrárias às ordens de Deus para um rei.
Saul era o líder indicado pelo Senhor, mas isso não significava que ele seria
capaz de reinar sozinho.
Durante o seu reinado, Saul obteve os maiores sucessos quando obedeceu a
Deus. Seus maiores fracassos resultaram de sua própria desobediência. Ele
possuía todas as qualidades para ser um bom líder – boa aparência, coragem e
atitude. Até suas maiores fraquezas teriam sido usadas pelo Senhor caso ele as
reconhecesse e as entregasse nas mãos de Deus. Suas próprias escolhas o
afastaram do Todo-Poderoso e o alienaram de seu próprio povo.
Aprendemos com Saul que enquanto nossas forças e habilidades nos tornam
úteis, nossas fraquezas nos conduzem à inutilidade. Nossa capacidade e talento
fazem de nós instrumentos, mas nossos fracassos e negligências nos lembram que
precisamos do controle do Senhor em nossas existências. Qualquer coisa que
realizemos sozinhos são apenas uma sugestão do que Deus faria através de nossas
vidas. Lembre-se, é Deus quem controla nossa existência.
Em resumo, aprendemos com Saul as seguintes lições de vida:
- Deus quer obediência do coração, não meros atos
de cerimônia religiosa.
- A obediência sempre envolve sacrifício, mas
sacrifícios nem sempre envolve obediência.
- Deus quer fazer uso de nossas forças e
debilidades.
- As fraquezas deveriam nos ajudar a lembrar as
nossas necessidades da direção e ajuda de Deus.
c)
Davi. Foi o segundo rei de
Israel, escolhido por Deus. Foi citado na galeria dos Heróis da Fé em Hebreus
11. Foi descrito por Deus como o homem segundo seu próprio coração. Apesar de
suas fraquezas – traidor, mentiroso, adúltero e assassino -, possuía uma fé
inabalável na fiel e perdoadora natureza de Deus. Ele pecou, mas foi rápido em
confessar as suas transgressões. Suas confissões eram de coração, e seu
arrependimento era genuíno. Nunca negligenciou o perdão de Deus ou tomou a sua
bênção como uma concessão. Em troca, o Senhor nunca lhe negou o seu perdão ou
as retribuições de suas ações. Davi experimentou a alegria do perdão mesmo
quando teve que sofrer as consequências amargas de seus pecados.
Embora tenha cometido um grande pecado, Davi deliberadamente não repetiu
o mesmo erro. Ele aprendeu com suas falhas porque aceitou o sofrimento que
estas lhe trouxeram. Aprendemos com Davi as seguintes lições de vida:
- A disposição para admitir honestamente os
nossos erros é o primeiro passo para lidar com eles.
- O perdão não remove as consequências do pecado.
- Deus deseja a nossa total confiança e adoração.
Poderíamos ainda falar de Ana, mãe de Samuel (1Sm 1:1-28; 2:1-11).
Ao pensar nesta mulher, pense em persistência e fé. Numa época da
história quando esterilidade era motivo de zombaria e ridicularização para uma
mulher, Ana enfrentou um problema a mais: tornou-se alvo de chacota da parte da
outra esposa do seu marido. Se você estivesse no lugar de Ana, como teria
reagido?
Ana não retrucou sua rival; pelo contrário, levou sua tristeza e sua
incapacidade de gerar filhos a Deus. Orou sinceramente ao Senhor suplicando-lhe
um filho. Acreditou que sua situação persistiria apenas por algum tempo.
Ana orou sincera, especifica e sacrificialmente. Não retrocedeu no seu
pedido, mesmo quando repreendida pelo sacerdote incompreensivo, e Deus
recompensou a fé dela com um filho que ela deu o nome de Samuel. Quando chegou
o tempo de cumprir o seu voto e entregar Samuel ao serviço do Senhor, ela o fez
de coração gradecido.
A oração mudou o curso da vida de Ana e exerceu impacto sobre toda a
nação de Israel. Deus colocou o filho de Ana numa função-chave como profeta
durante a vida do rei Davi, e a influência de Samuel se estendeu além da sua
vida porque deu grande impulso ao movimento profético. Deus também abençoou Ana
com outros filhos (1Sm.2:21), provando-lhe novamente o seu deleite na fé e na
persistência dela.
Poderíamos ainda falar de Abigail, mulher ousada, destemida, sábia,
humilde e resoluta (1Sm.25:1-44).
Depois da morte de Samuel, Davi mudou-se para o deserto de Parã. Ali encontrou
pastores apascentando os rebanhos do rico Nabal, homem insolente, rude e
contencioso. Nabal era casado com Abigail, mulher bonita inteligente e
intuitiva.
A esposa sábia de Nabal salvou a vida miserável dele. Quando Nabal
ofendeu Davi, Abigail agiu rapidamente para contornar uma situação delicada.
Ofereceu uma grande festa e saiu para encontrar-se com Davi. As ações decisivas
de Abigail atenderam a necessidade premente de alimentar os homens de Davi.
Eles também acalmaram Davi e o impediram de vingar-se.
Depois que retornou para casa, Abigail resguardou-se e decidiu não tratar
com Nabal até que ele ficasse sóbrio. Independentemente da rudeza e do
comportamento reprovável de seu marido, Abigail respondeu sincera e
respeitosamente. Mais tarde, Deus mesmo vingou Davi e retirou Nabal de cena.
Davi nunca se esqueceu desse encontro. Ele sabia se uma mulher era de
Deus quando a via. Depois da morte de Nabal, Davi escolheu Abigail para ser sua
esposa. A paciência e a submissão dela em tempos difíceis, bem como a sua
sabedoria e as habilidades de solucionar problemas prepararam Abigail para ser
uma excelente esposa para Davi. Davi valorizou a força de Abigail e sentiu-se
fortemente atraído a essa líder feminina altamente capaz.
3. O propósito de 1 e 2 Samuel
-1Samuel descreve o momento decisivo da história de
Israel, em que as rédeas do governo passaram do juiz para o rei. O Livro relata
a tensão entre a expectativa do povo quanto a um rei (um soberano absoluto
“como o tem todas as nações” – 1Sm.8:5) e os padrões teocráticos de Deus, pelos
quais Ele era o Rei do seu povo. O Livro mostra claramente que a desobediência
de Saul a Deus e sua violação dos princípios teocráticos do seu cargo levaram
Deus a rejeitá-lo e a substitui-lo como rei.
-2Samuel continua a história profética do aspecto
teocrático da monarquia de Israel. Ilustra a fundo, com exemplos do reinado de
Davi e da sua vida pessoal, as condições do concerto de Israel, conforme Moisés
as definiu em Deuteronômio: a obediência ao concerto resulta em bênçãos
divinas; o desprezo pela Lei de Deus resulta em maldições e castigos (Dt.27-30)
Enfim, 1 e 2 Samuel são de grande importância histórica. Entre suas
lições mais importantes são as palavras de Samuel a Saul: “Eis que o
obedecer é melhor do que o sacrificar” (1Sm.15:22). Sacrifícios serviam
como pedidos de perdão. É melhor fazer o certo do que pedir desculpas depois!
II. AUTORIA E DATA
1. Título e Autor
1 e 2Smauel receberam esse nome do personagem principal do início do
Reino de Israel, Samuel; este foi profeta, sacerdote e juiz; foi a pessoa usada
por Deus para fazer a transição dos juízes aos reis.
Quanto a autoria dos Livros, não se sabe com exatidão quem realmente os
escreveu. Sem dúvida, o profeta Samuel registrou boa parte da história de
Israel nesse período; é provável que Samuel ou tenha escrito ou
fornecido a informação para 1Sm.1:1-25:1, o que engloba sua vida e ministério
até sua morte. Grande parte
do conteúdo dos livros se refere a acontecimentos posteriores à morte de
Samuel. No entanto, outros materiais haviam sido colecionados e puderam ser
usados como fontes pelo autor verdadeiro. Três dessas fontes são mencionadas em
1Cr.29:29, a saber: as “crônicas de Samuel, o vidente”; as “crônicas do profeta
Natã” e; as “crônicas de Gade, o vidente”. Tanto Gade como Abiatar tinham
acesso aos eventos da corte do reino de Davi, de forma que ambos são candidatos
à autoria do Livro de Samuel. Abiatar era um sacerdote habituado a manter
registros precisos; ele acompanhou de perto a carreira de Davi, e até passou
algum tempo com este no exílio.
2. A data dos Livros
Os acontecimentos de 1Samuel ocorreram ao longo de aproximadamente 100
anos, entre 1100 a.C. até 1000 a.C. Os acontecimentos de 2Samuel abrangem mais
40 anos; portanto, o livro foi escrito, então, algum tempo depois de 960 a.C.
1Samuel talvez tenha sido redigida por volta de 1000
a.C. A ausência de referências ao cativeiro de Israel (722 a.C.) requer, sem
dúvida, que estipulemos para o Livro uma data anterior a esse acontecimento. Há
quem acredite que as referências a “Israel” e “ Judá” exijam uma data posterior
a 931 a.C., quando o reino se dividiu nessas duas partes. É possível, contudo,
que os temos já fossem usados antes da divisão política.
Por causa do comentário encontrado em 1Sm.27:6 - “pelo que Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje” -,
acredita-se que os dois livros devem receber uma data posterior à divisão do
reino em duas partes, divisão que aconteceu logo depois do governo de Salomão
em 931 a.C. Embora, com frequência, fosse traçada uma diferenciação entre
Israel e Judá, e embora Davi tenha reinado em Judá por sete anos e meio antes
da unificação do reino, não havia reis em Judá antes desta data.
De qualquer forma, a afirmação relativa à duração do reinado de Davi em
2Samuel 5:4 deixa claro que os livros não poderiam ter assumido sua presente
forma antes de algum tempo depois do reinado de Davi. Referências ocasionais a
condições ou marcos existentes - “até o dia de hoje” (1Sm.5:5; 6:18; 27:6) -,
parecem apontar para uma data posterior à época de Salomão, mas anterior ao
exílio babilônico, provavelmente para o período da monarquia dividida, entre
931 e 721 a.C.
3. A situação espiritual
A situação espiritual do povo era a pior possível, antes e depois da
morte do sumo sacerdote Eli. Lendo 1Sm.7:3,4 temos uma noção da situação espiritual do povo; a idolatria imperava. Os filhos de Eli, que eram sacerdotes, praticavam
os mais vis pecados (1Sm.2:22), levando o povo a uma degradação espiritual e
moral altamente preocupante. A idolatria e a imoralidade eram os pecados
dominantes na nação.
“Era, porém,
Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de
como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da
congregação”.
Eli se deixou levar pelos filhos, honrando-os mais que ao Senhor Deus.
Ele não lhes aplicou a disciplina necessária, mesmo sabendo de todos os atos
pecaminosos de seus filhos (1Sm.2:23) – “E
disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Porque ouço de todo este povo os vossos
malefícios”.
Esse quadro desolador gerou consequências espirituais irreparáveis ao
povo de Israel: religiosidade aparente, espiritualidade superficial e um
sacerdócio descomprometido com Deus.
Depois que os filisteus tomaram a Arca e, mesmo recuperando depois, os
israelitas deixaram de adorar o Senhor e serviram aos deuses estranhos das nações
circunvizinhas (cf.1Sm.7:3). Mas, Deus levantou Samuel e ele iniciou um grande
avivamento entre o povo; os israelitas estavam cultuando os deuses estranhos
das outras nações, mas Samuel os exortou a livrarem-se rapidamente deles. Ele
orientou o povo a promover a construção de uma unidade nacional e espiritual.
“Então, falou
Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos
converterdes ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e
preparai o vosso coração ao SENHOR, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos
filisteus” (1Sm.7:3).
“Então, os
filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao
SENHOR” (1Sm.7:4).
Os ídolos em nossos dias são muito mais sutis do que deuses de madeira e
pedra. No entanto, são tão perigosos quanto aqueles dos cananeus. Qualquer
coisa ou pessoa que ocupe o primeiro lugar em nossa vida ou que nos controle
poderá ser considerado um deus. Dinheiro, sucesso, bens materiais, orgulho ou
qualquer outra coisa ou pessoa podem se tornar ídolos, se tomarem o lugar de
Deus em nossa vida. Só o Senhor é digno de nosso culto e adoração, e não
podemos permitir que nada venha a se igualar a Ele. Se tivermos deuses
estranhos em nossa vida, deveremos pedir ao Senhor que nos ajude a depô-los
deste trono e a fazer com que somente o único e verdadeiro Deus seja nossa
primeira prioridade.
III. A TEOLOGIA NOS LIVROS DE SAMUEL
1. Conteúdo
a)
1Samuel. Com poucas exceções, a
narrativa de 1Samuel segue a sequência cronológica.
ü Capítulos 1 a 3 relatam o
nascimento e a infância de Samuel e mostram a depravação dos filhos de Eli,
homens que abusavam sua posição como sacerdotes.
ü Capítulos 4 a 6 registram
uma crise em Israel. Deus usou os filisteus para exterminar a casa de Eli. Ao
mesmo tempo, a arca da aliança (o móvel mais sagrado em Israel) foi tirada dos
israelitas e passou décadas longe do local onde os israelitas adoravam ao
Senhor.
ü Capítulo 7 fala do
livramento de Israel das mãos dos filisteus e descreve o trabalho de Samuel
como juiz em Israel.
ü Capítulos 8 a 10 descrevem o
início do reino de Israel. O povo pediu um rei, rejeitando o domínio direto de
Deus sobre a nação, e o Senhor lhe deu um rei do tipo que as pessoas esperavam.
Saul, um homem da tribo de Benjamim, foi escolhido como primeiro rei de Israel.
ü Capítulo 11 conta a
história de uma batalha que ganhou para Saul o apoio popular de Israel. Ele
conduziu os israelitas na batalha contra os amonitas e livrou do poder deles a
cidade de Jabes-Gileade, na Transjordânia.
ü Capítulo 12 contém o
discurso de despedido de Samuel, que incentivou o povo a ser fiel ao Senhor.
Ele avisou, também, das consequências que viriam sobre o povo se fosse
desobediente a Deus. Esta mensagem nos lembra dos discursos finais de Moisés e
Josué.
ü Capítulos 13 a 15 explicam os
graves erros de Saul que seriam motivo de Deus recusar estabelecer a dinastia
deste benjamita. Por causa da rebeldia e ambição egoísta deste rei, Deus avisou
que daria o reino para outra família. Logo descobrimos que a dinastia
permanente começaria com Davi.
ü Capítulos 16 e 17 usam três
episódios para introduzir Davi, o jovem que seria o segundo rei de Israel. Ele
foi ungido por Samuel, foi chamado para tocar sua harpa para acalmar o rei, e,
na história mais conhecida da sua juventude, foi usado por Deus para vencer o
gigante Golias.
ü Capítulos 18 a 26 relatam o
período de conflito entre Saul, que foi tomado de paranoia, e Davi, que
esperava com paciência o momento determinado por Deus para ascender ao trono.
Em vários momentos, Saul tentou matar Davi, mas este recusou a levantar sua mão
contra o rei legítimo de Israel.
ü Capítulos 27 a 31 descrevem a
guerra entre os israelitas e os filisteus que levou à morte de Saul, abrindo
lugar para a coroação de Davi como rei de Israel. O próximo livro, 2Samuel, começa
com o início do reinado de Davi.
b)
2Samuel. O livro de 2Samuel pode
ser dividido em duas seções principais: os triunfos de Davi (capítulos 1-10) e
os problemas de Davi (capítulos 11-20). A última parte do livro (capítulos
21-24) é um apêndice não-cronológico que contém mais detalhes do reinado de
Davi.
O Livro começa com Davi recebendo a notícia da morte de Saul e seus
filhos. Ele proclama um tempo de luto. Logo depois, Davi foi coroado rei de
Judá, enquanto Isbosete, um dos filhos sobreviventes de Saul, é coroado rei de
Israel (capítulo 2). Uma guerra civil segue, mas Isbosete é assassinado e os
israelitas pedem a Davi que reine sobre eles também (capítulos 4 e 5).
Davi muda a capital do país de Hebron para Jerusalém e depois move a Arca
da Aliança (capítulos 5 e 6). O plano de Davi para construir um templo em
Jerusalém é vetado por Deus, que em seguida faz a seguinte promessa a Davi:
Davi teria um filho que governaria depois dele; o filho de Davi iria construir
o templo; o trono ocupado pela linhagem de Davi seria estabelecido para sempre;
Deus nunca iria remover a sua misericórdia da casa de Davi (2Sm.7:4-16).
Davi lidera Israel à vitória sobre muitas nações inimigas que os
cercavam. Ele mostra também bondade à família de Jônatas ao cuidar de Mefibosete,
filho aleijado de Jônatas (capítulos 8-10).
Infelizmente, Davi cai em pecado. Ele cobiça uma bela mulher chamada
Bate-Seba, comete adultério com ela e depois tem o marido assassinado (capítulo
11). Quando o profeta Natã confronta Davi com seu pecado, Davi confessa e Deus
graciosamente o perdoa. No entanto, o Senhor diz a Davi que as consequências do
seu vil pecado seriam inevitáveis.
Surgiram muitos problemas. Um deles foi quando o filho primogênito de
Davi, Amnom, violenta sua meia-irmã, Tamar. Em retaliação, o irmão de Tamar,
Absalão, mata Amnom. Absalão então foge de Jerusalém ao invés de enfrentar a
ira de seu pai.
Mais tarde, Absalão lidera uma revolta contra Davi e alguns dos antigos
companheiros de Davi se juntam à rebelião (capítulos 15 e 16). Davi é forçado a
sair de Jerusalém e Absalão se posiciona como rei por um curto período de
tempo. No entanto, o usurpador é derrubado e - contra a vontade de Davi - é
morto. Davi lamenta a morte de seu filho.
Um sentimento geral de inquietação assola o resto do reinado de Davi. Os
homens de Israel ameaçam separar-se de Judá e Davi tem que suprimir mais uma
rebelião (capítulo 20).
O apêndice do Livro inclui informação sobre uma fome de três anos que
assolou a terra (capítulo 21), uma canção de Davi (capítulo 22), um registro
das façanhas dos mais valentes guerreiros de Davi (capítulo 23), assim como o
censo pecaminoso de Davi e a consequente praga (capítulo 24).
Aplicação
Prática
Uma das passagens mais impactante do Livro de Samuel foi o adultério de Davi com Bate-Seba (2Samuel cap.11). A ociosidade de Davi levou-o a praticar esse grave pecado. Pela Lei Mosaica, Davi era para ser morto (cf.Lv.20:10). Então, por que ele não recebeu a pena capital, conforme previsto na Lei? A única resposta para isso está em Êxodo 33:19: "Ele [Deus] disse: eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti...e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem me compadecer". Portanto, a bondade e misericórdia de Deus salvou Davi da pena capital. Deus é soberano.
Qualquer um pode cair. Mesmo um homem como Davi, que verdadeiramente desejava seguir a Deus e que foi ricamente abençoado por Deus, era suscetível à tentação.
O pecado de Davi com Bate-Seba deve servir como um aviso a todos nós para guardarmos nosso coração, nossos olhos e nossas mentes. Orgulho sobre a nossa maturidade espiritual e nossa capacidade de resistir à tentação com nossas próprias forças é o primeiro passo para uma queda (1Co.10:12).
Qualquer um pode cair. Mesmo um homem como Davi, que verdadeiramente desejava seguir a Deus e que foi ricamente abençoado por Deus, era suscetível à tentação.
O pecado de Davi com Bate-Seba deve servir como um aviso a todos nós para guardarmos nosso coração, nossos olhos e nossas mentes. Orgulho sobre a nossa maturidade espiritual e nossa capacidade de resistir à tentação com nossas próprias forças é o primeiro passo para uma queda (1Co.10:12).
Deus é misericordioso para perdoar até os pecados mais hediondos quando
realmente nos arrependemos. No entanto, curar a ferida causada pelo pecado nem
sempre apaga a cicatriz. O pecado tem consequências naturais e, mesmo depois de
perdoado, Davi colheu o que havia semeado. Seu filho da união ilícita com a
esposa de outro homem foi-lhe tirado (2Sm.12:14-24) e Davi sofreu a miséria de
uma ruptura no seu relacionamento amoroso com seu Pai celestial (Salmos 32 e
51). Quão melhor é evitar o pecado, em primeiro lugar, ao invés de ter que
pedir perdão depois!
2. Cristo revelado
O Senhor Jesus Cristo é visto principalmente em duas partes de 2Samuel:
-Em primeiro lugar, a aliança davídica conforme descrita em
2Samuel 7:16:
“Porém a tua
casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será
estabelecido para sempre”.
Esta promessa foi reiterada em Lucas 1:32,33 nas palavras do anjo que apareceu
à Maria para anunciar-lhe o nascimento de Jesus:
“Este será
grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de
Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado
não terá fim”.
Cristo é o cumprimento da aliança davídica; Ele é o Filho de Deus da
linhagem de Davi que reinará para sempre.
-Em segundo lugar, Jesus é visto na canção de Davi no final da
sua vida (2Sm.22:2-51). Ele canta sobre a sua rocha, fortaleza e libertador,
seu refúgio e salvação. Jesus é a nossa Rocha (1Co.10:4, 1Pd.2:7-9), o
Libertador de Israel (Rm.11:25-27), a Fortaleza para qual “já corremos para o
refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta” (Hb.6:18) e o nosso único
Salvador (Lc.2:11; 2Tm.1:10).
3. Os alicerces da Dinastia davídica
Quando Davi propôs no seu coração construir um Templo para que nele o
Senhor Deus fosse adorado continuamente, recebeu um recado de Deus, através do
profeta Natã, no sentido de que ele não poderia construir o templo, mas quem
edificaria o templo seria o filho de Davi, que reinaria em seu lugar, dando
início a uma dinastia que jamais teria fim. O filho que seria o seu sucessor
imediato seria Salomão.
Por motivo dessa iniciativa de Davi, Deus o exaltou sobremaneira,
prometendo-o que lhe edificaria uma casa, ou seja, escolhia a sua descendência
para governar sobre o povo de Israel para sempre. O próprio Davi ficou pasmo
com a promessa que Deus lhe dava, tanto que considerou a sua insignificância,
reconhecendo que o Senhor lhe falava de “tempos distantes” (2Sm.7:19). Temos,
aqui, então, o que os estudiosos da Bíblia chamam de “pacto davídico”, ou seja, o pacto firmado entre Deus e Davi,
segundo o qual o trono de Israel ficaria para sempre na casa de Davi, ou seja,
a descendência de Davi seria, eternamente, a descendência real de Israel.
Este pacto representava mais um passo em direção ao plano de Deus para a
humanidade. Deus havia prometido salvar o homem no Éden, prometendo que um
descendente da mulher haveria de vencer o mal e o pecado. Depois, com Abraão,
mostrou que este Salvador viria de uma nação que seria formada pelo próprio
Deus: Israel. Agora, com Davi, diz que este Salvador seria descendente da tribo
de Judá, da família de Davi, a quem seria dado o governo de Israel. O Messias
seria, portanto, descendente de Davi, “Filho de Davi”, o legítimo herdeiro do
trono de Israel.
A partir desse pacto o povo de Israel ficou ciente de que o Messias,
aquele que viria para salvar Israel, seria descendente de Davi, daí porque a
imagem do Cristo ter ficado relacionada com a imagem do Libertador político, do
Rei, daquele que haveria de livrar Israel dos seus inimigos, imagem esta que se
intensificou a partir do cativeiro da Babilônia, quando Israel perdeu a sua
independência política, como fruto dos seus pecados, o que era explicitamente
reconhecido pelas autoridades judias (cfr. Ed.9:6-9). Até mesmo os discípulos
de Jesus, mesmo depois da ressurreição, não tinham deixado de associar a imagem
do Messias ao do libertador político (At.1:6).
A dinastia davídica durou cerca de 425 anos, mas será perpetuada por meio
do Rei-Messias, Jesus, ”o Filho de Davi”. Pela sua vitória sobre todos os
inimigos de Israel, pela sua humildade e compromisso com o Senhor, pelo seu
zelo a favor da casa de Deus e pela associação dos ofícios de profeta,
sacerdote e rei na sua pessoa, Davi é um precursor da Raiz de Jessé, Jesus
Cristo.
“Porém, a tua
casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti, teu trono será
firme para sempre”(2Sm.7:16
4. A ação do Espírito Santo nos Livros de Samuel
O Espírito Santo atuava com mais frequência através do sacerdócio. Sua
atuação como conselheiro pode ser apreciada nas muitas ocasiões em que Davi
“consultou o Senhor” através do sacerdote e do éfode.
Sua principal ação é convencer a pessoa do pecado. Jesus explicou isso em
João 16:8: “E, quando ele vier convencerá
o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo”. A obra de convencer e de
condenar do Espírito é claramente percebida quando o profeta Natã enfrenta Davi
por causa do seu pecado com Bate-Seba e Urias. O pecado de Davi é desnudado, a
justiça é feita, e o julgamento é anunciado. Isso, no quadro microcósmico de
2Samuel, ilustra o amplo ministério do Espírito Santo no mundo através da
Igreja investida do poder do Espírito.
IV. SAMUEL: O DIVISOR DE ÁGUAS
1. Samuel, um servo vocacionado por Deus
Deus chama todo líder para ser servo, mas nem todo servo é chamado para
ser líder. O líder transmite a ideia de serviço e é exemplo para outros. A
vocação de Samuel para liderar o povo de Deus deu-se quando ele era menino,
tendo como mentor Eli. Pode-se ver isso em 1Samuel 3:19,20:
“Crescia
Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair
em terra. Todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava
confirmado como profeta do Senhor”.
Certa feita, Deus falou a Samuel durante a noite, e, então, ele disse a
Eli o que Deus lhe revelara (1Sm.3:11-18). Apesar da dura mensagem dirigida a
Eli, Samuel disse a verdade em amor. Esse encontro deu início a um firme padrão
para Samuel. Cedo, os israelitas procuraram Samuel para que lhes desse conselho
de orientação para o seu futuro; precisavam de ajuda para reconquistar a Arca
da Aliança; precisavam de uma estratégia contra os inimigos, os filisteus; finalmente
procuraram a permissão de Samuel para coroar um rei, semelhante as outras
nações vizinhas.
A influência do profeta continuou crescendo. Cresceu de tal maneira que,
quando o rei Saul falhou na sua liderança, Samuel o removeu do trono por ordem
de Deus. A autoridade que ele tinha, dada por Deus, era capaz de até mesmo
afastar um rei que ocupava o trono.
Samuel viveu tempo suficiente para dar aos israelitas dois reis. Samuel
exortou, afirmou, corrigiu, profetizou, lembrou e ensinou o povo. Quando
morreu, todo o Israel se ajuntou para lamentar a morte dele (1Sm.25:1). De
fato, esse foi um líder de impacto!
2. Samuel, um líder que sabia ouvir
Todos os líderes necessitam aprender a reconhecer a voz de Deus, mesmo
quando ainda jovens como Samuel. Certa noite, Samuel estava deitado no chão
perto da Arca de Deus e o Senhor o chamou: “Samuel, Samuel!”. No começo, Samuel
ouviu, mas não reconheceu a voz do Pai. Porém, continuou ouvindo e, depois,
recebeu uma mensagem a respeito do juízo vindouro sobre o sacerdote Eli e a
família deste.
Samuel teve uma longa noite de insônia, paralisado por medo, ao pensar
que devia repetir o que o Senhor lhe havia contado. Mas, Eli convenceu Samuel
que seria muito mais perigoso reter a verdade do que revelar o que Deus lhe
tinha dito (1Sm.3:17). Assim, Samuel expôs a verdade, e, por causa da sua
obediência, Deus elevou o jovem a líder e a profeta entre o seu povo
(1Sm.3:20).
Samuel é um grande exemplo bíblico de liderança correta. Demonstra que o
homem ou a mulher, que está apto para liderar o povo de Deus, é pessoa que
aprendeu a ouvir a voz do Senhor, dar atenção às palavras dele e falar a
verdade, sem importar-se com as consequências terrenas.
Deus nunca escolheu seus líderes com base no carisma ou na eloquência
deles. Pelo contrário, Ele busca aqueles que têm a coragem de ouvir e falar
exatamente o que Ele lhes diz.
3. Samuel, um líder que servia com humilde e
sinceridade
Samuel começa a liderar com aproximadamente trinta anos de idade, depois
da morte de Eli. Não houve da parte desse jovem qualquer atitude de rebeldia
contra o sacerdote. Ele jamais ousou apontar erros do seu líder, nem desejou
seu posto, mas o servia com humildade e sinceridade, razão pela qual se firmara
diante do Senhor.
É lamentável, mas muitos, hoje, estão servindo não com bons propósitos, mas
apenas desejando posição, título, fama, motivos pelos quais sempre que
encontram qualquer falha no seu líder expõem-na a outros, inclusive usando
meios eletrônicos, cartas, querendo a posição do outro. É bom sempre lembrar,
porém, que não devemos tomar à força a capa de Elias; ela só pode cair nas mãos
daqueles que servem bem (2Rs.2:9-14); somente assim serão usados poderosamente
nas mãos de Deus.
4. Samuel, um tipo de Cristo
Samuel foi líder de líderes, conselheiro-chefe de reis e capitães
militares de Israel. Quando ele falava, todos escutavam. Como profeta de Deus,
Samuel ungiu reis; como intérprete da Palavra de Deus, aconselhou e desafiou
reis. Servindo como juiz nos dias imediatamente antes da monarquia de Saul,
Samuel incorporou três grandes funções: profeta, sacerdote e juiz, como também
o faria Jesus, mais tarde.
Samuel foi chamado por Deus num momento de grande anarquia nacional,
crise espiritual e moral do povo de Deus e da sua liderança. Ele teve que
convocar o povo para promover a construção de uma unidade nacional e
espiritual. Sob sua liderança, ele foi grande responsável pela transição do
período dos juízes para a monarquia; é o que podemos dizer: ele foi um divisor
de águas.
Samuel foi o último juiz de Israel; com ele foi fechado o ciclo dos
juízes. Ele contribuiu sobremaneira com a nação de Israel ao estabelecer os
alicerces do ofício profético, preservar o sacerdócio e estruturar a base
espiritual do sistema monárquico (1Sm.3:15-21; 2:18; 8:10-22). Ele deixou um
inegável legado às lideranças seguintes.
CONCLUSÃO
As muitas histórias apresentadas em 1 e 2Samuel revelam os erros e os
acertos de líderes humanos, mas, ao mesmo tempo, revelam o quanto Deus trabalha
pelo seu povo. Ao ler e estudar estes dois Livros, note a transição da
teocracia para a monarquia; exulte com as clássicas histórias de Davi e Golias,
Davi e Jônatas, Davi e Abigail; e assista ao surgimento da influência dos
profetas. Mas em meio à leitura de toda esta história e aventura, resolva
participar de sua corrida como servo de Deus, do início ao fim.
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Luciano de Paula Lourenço
Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo
Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação
Pessoal.
Comentário Bíblico
popular (Antigo e Novo Testamento) - William Macdonald.
Revista Ensinador Cristão
– nº 80. CPAD.
Comentário Bíblico
Pentecostal. CPAD.
Comentário do Novo
Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.
Pr. Osiel Gomes. O
Governo divino em mãos humana. CPAD.
Bíblia da Liderança
Cristã. Sociedade Bíblica do Brasil.
Comentário Bíblico
Beacon. CPAD.
Roberto B. Chisholm Jr. 1
& 2 Samuel. Vida Nova.
Dr. Caramuru Afonso Francisco.
PortalEBD.
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