quinta-feira, 22 de setembro de 2022

EBD - LIÇÕES BÍBLICAS – 4º TRIMESTRE/2022

 

No 4º Trimestre letivo de 2022, estudaremos, através das Lições Bíblicas da CPAD, sobre o seguinte tema: “A justiça divina: preparação do povo de Deus para os últimos dias no Livro de Ezequiel”. O comentarista das Lições é o pastor Esequias Soares. As lições estão distribuídas sob os seguintes assuntos:

Lição 1. Ezequiel, o Atalaia de Deus.

Lição 2. Vem o Fim.

Lição 3. As Abominações do Templo.

Lição 4. Quando se vai a Glória de Deus.

Lição 5. Contra os falsos profetas.

Lição 6. A Justiça de Deus.

Lição 7.  A responsabilidade é individual.

Lição 8. O Bom Pastor e os pastores infiéis.

Lição 9. Gogue e Magogue: um Dia de Juízo.

Lição 10. A Restauração nacional e espiritual de Israel.

Lição 11. A Visão do Templo e o Milênio.

Lição 12. Imersos no Espírito nos Últimos Dias.

Lição 13. O Senhor está ali.

Como se observa, as lições deste trimestre têm como base o Livro de Ezequiel. Este livro reúne elementos biográficos com cenas dramáticas e mensagens apocalípticas. Segundo Charles Lee Feinberg, “do primeiro ao último capítulo, encontramos em Ezequiel a ideia central da soberania e da glória do Senhor Deus. Ele é soberano em Israel e nos assuntos das nações do mundo, ainda que a jactância ruidosa dos homens pareça ter abalado essa verdade. Em sua vontade soberana, Deus nos criou com o propósito de glorificá-lo em vida e dar testemunho dele até os confins da terra”.

Na leitura de Ezequiel, encontramos temas e profecias importantes:

-Capítulos 1 a 7 descrevem o início da missão de Ezequiel, e frisam sua posição, dada por Deus, como atalaia de Israel.

-Capítulos 8 a 15 apresentam, de maneira inesquecível, a mensagem triste de que Deus não habitaria mais no templo em Jerusalém devido à rebeldia constante do povo.

-Capítulos 16 a 20 frisam o amor de Deus para com seu povo rebelde, mostrando seu desejo de salvar todos.

-Capítulos 20 a 24 contêm figuras dramáticas da corrupção espiritual que traria sobre o povo a ira de Deus.

-Capítulos 25 a 32 e 35 comunicam profecias sobre outras nações ao redor de Judá.

-Capítulos 33 e 34 revelam vários dos motivos pelo castigo do povo, especialmente culpando os líderes religiosos corruptos.

-Capítulos 36 a 39 asseguram Israel da intenção do Senhor de restaurar seu povo e protegê-lo contra inimigos.

-Capítulos 40 a 48 utilizam figuras do sistema do Antigo Testamento para descrever o reino de Cristo e a bênção da comunhão com ele.

O mais extraordinário acerca do livro de Ezequiel (diferente de Jeremias e, em menor grau, de Isaias e grande parte dos profetas menores) é sua ênfase não sobre o juízo, mas sobre o consolo do povo de Deus. Junto do rio Quebar (afluente do rio Eufrates), talvez um equivalente antigo de um campo de concentração, próximo à Babilônia, o profeta Ezequiel escreveu suas profecias para dar ânimo aos exilados judeus.

O autor do Livro foi o profeta Ezequiel, Filho de Buzi (Ez.1:3). O pr. Esequias Soares argumenta em seu livro que ”Ezequiel inaugurou o estilo literário apocalíptico no Antigo Testamento; o profeta começa e termina o seu livro com oráculos divinos apocalípticos (capítulos 1; capítulos 8-11 e 40-48). Esse gênero caracteriza-se pela presença de símbolos, sonhos e visões, e o livro de Apocalipse é um exemplo clássico desse modelo literário. Para uma linha de interpretação escatológica da teologia cristã, não é possível compreender o livro de Apocalipse sem Ezequiel. A restauração de Israel é um dos sinais que indicam a volta de Cristo para buscar sua Igreja. Além disso, a descrição do milênio depende basicamente da visão descrita pelo profeta Ezequiel”.

Ezequiel, que significa “Deus fortalece” ou “fortalecido por Deus”, foi um dos habitantes de Judá levados à Babilônia na segunda deportação de cativos, onze anos antes da destruição de Jerusalém. Tinha sido sacerdote em Jerusalém (Ez.1:3). Talvez ele tenha ministrado no Templo, visto que seus escritos demonstram ter ele amplo conhecimento daquele santuário. Durante o quinto ano (Ez.1:2) do seu cativeiro em 592 a.C., foi chamado pelo Senhor para ser profeta, e exerceu esse ofício durante ao menos 22 anos (Ez.29:17).

O Livro inicia-se com a chamada de Ezequiel para ser profeta e um atalaia para Israel (Ez.1-3). Ao ser chamado, ele começou imediatamente pregar e a demonstrar a verdade de Deus, ao profetizar o cerco e a destruição de Jerusalém (Ez.4-24). Esta devastação seria um castigo divino pela idolatria do povo. Durante o seu ministério ele pregou nas ruas da Babilônia por 22 anos, falando a todos sobre o julgamento e a salvação de Deus, conclamando-os ao arrependimento e à obediência. Também, dirigiu-se às nações vizinhas a Judá, anunciando que Deus também as julgaria por seus pecados (Ez.25-32). O livro é concluído com uma mensagem de esperança; Ezequiel proclama a fidelidade de Deus e prediz as bençãos futuras que estão reservadas para o seu povo (Ez.33-48).

William Macdonald divide a profecia de Ezequiel em três partes:

-Na primeira parte, o profeta começa com uma relação dos pecados de Judá e adverte acerca do juízo iminente de Deus acompanhado da deportação do povo e da destruição de Jerusalém. Os fatos são anunciados de modo vívido por meios de visões e atos simbólicos incomuns. Uma nuvem resplandecente que representava a presença de Deus paira sobre o Templo e depois se afasta com relutância. Esse acontecimento indicou que Deus não poderia mais habitar no meio de seu povo por causa dos pecados, e sua espada de juízo desceria em breve sobre o Templo profanado.

-A segunda parte condena os vizinhos de Judá por sua idolatria e pelo modo cruel com que trataram o povo de Deus. Fala dos amonitas, moabitas, edomitas, filisteus, tírios, sidônios e egípcios.

-Na terceira parte, Ezequiel trata da restauração e reunião de Israel e Judá. Quando o povo se arrepender de seus pecados, Deus colocará neles o seu Espírito. O Messias virá para seu povo e destruirá os últimos adversários. O Templo será reconstruído, e a glória do Senhor voltará a enchê-lo. As profecias que ainda não se cumpriram anteveem o milênio, o período de mil anos no qual Cristo reinará na Terra.

Ezequiel, filho de Buzi, havia sido sacerdote em Jerusalém (Ez.1:3). Agora, como cativo de Nabucodonosor na terra dos Caldeus, o Senhor o chamou para ser profeta aos 30 anos de idade (Ez.1:1). Como sacerdote, ele tinha levado os homens a Deus; como profeta, ele continuou realizando esse ministério, mas precisou estar mais próximo de Deus do que antes. Como sacerdote, esteve próximo dos homens em seus sofrimentos, para poder levá-los a Deus; como profeta, precisou estar próximo o suficiente de Deus para receber suas mensagens para ser entregue aos homens.

Por que Deus vocacionou Ezequiel para tão nobre missão, na Babilônia? Falsos profetas haviam surgido entre os exilados que lhes diziam o que os israelitas queriam ouvir - que haveria um retorno rápido para sua terra natal. Naquela época, Jeremias profetizava em Jerusalém, e tinha enviado uma carta para comunidade dos exilados, anunciando-os que seu cativeiro duraria 70 anos e que, enquanto isso, eles deveriam submeter-se à vontade e aos caminhos de Deus (Jr.29). Nem todos gostaram de ouvir o que Jeremias tinha dito, e havia uma inquietação junto ao rio Quebar. Essa mensagem havia sido enviada no quarto ano do reinado de Zedequias (Jr.51:59), que também era o quarto ano do cativeiro. No quinto ano do cativeiro, Deus levantou Ezequiel de entre os exilados; ele, semelhantemente a Jeremias, declararia, de maneira autêntica e ousada, a verdade de Deus ao povo. A verdade era que Deus traria juízo sobre o povo de Judá por causa de seus pecados abomináveis.

Ezequiel foi escolhido como atalaia ou vigia para alertar o povo sobre os perigos da idolatria. Ele enfrentaria um povo obstinado, mas Deus o tornaria ainda mais obstinado em relação à mensagem divina que ele iria transmitir do que o povo era contra ela. Eles eram duros como a pederneira, mas Ezequiel seria como diamante, mais forte do que a pederneira (Ez.3:9). Ele não deveria temê-los por causa dos seus olhares de pederneira, não importava a sua rebeldia. Maior era aquele que estava com Ezequiel do que aqueles que eram contra ele. Quer as pessoas ouvissem quer deixassem de ouvir (Ez.3:11), Ezequiel foi comissionado e fortalecido a anunciar a ruína delas (caps.3-34), a ruína dos seus vizinhos pagãos (caps.25-32), mas, também, o amanhecer de um novo dia (caps.33-48).

Ezequiel foi um homem que escolheu obedecer a Deus. Ele viveu o que pregou. Durante o seu ministério, Deus lhe pediu que ilustrasse suas mensagens com dramáticas lições: (a) deitar-se do lado esquerdo por 390 dias e comer alimentos cozidos sobre esterco de animais (Ez.4:15); (b) raspar sua cabeça e barba, e (c) não demonstrar qualquer sofrimento ou tristeza por ocasião da morte de sua esposa (Ez.24:16). Ezequiel obedeceu e proclamou fielmente a Palavra de Deus.

Ezequiel foi levado cativo para Babilônia por Nabucodonosor em 597 a.C. (1Rs.24:14). Quando Nabucodonosor invadiu Judá pela primeira vez em 606 a.C., ele capturou Jerusalém e levou diversos homens proeminentes, incluindo Daniel; isso deu início aos 70 anos de cativeiro. Oito anos mais tarde, em 597 a.C., depois que Jerusalém havia se revoltado, Nabucodonosor invadiu a capital de Judá pela segunda vez, levando, dessa vez, 10.000 homens importantes para o exílio, incluindo Ezequiel. Zedequias, filho do rei Josias, foi estabelecido rei em Jerusalém, mas depois de onze anos esperando pela ajuda do Egito, ele revoltou-se contra Nabucodonosor. Por causa da rebelião de Zedequias, o rei da Babilônia voltou sua fúria pela terceira vez contra Jerusalém. Depois de um cerco que demorou três anos, ele destruiu a cidade, o Templo e o reino de Judá, matando ou deportando o povo em grande número.

Ezequiel viveu nesse período turbulento; não obstante, ele anunciou suas advertências e proclamou mensagens de conforto e exortação como profeta do Senhor. Ele era uma sentinela para advertir os infiéis, e um homem com bálsamo para os fiéis. Diferentemente dos falsos profetas, que não haviam recebido mensagem alguma, mesmo assim pregavam (Jr.29:31), Ezequiel recebeu seus oráculos do próprio Senhor. Talvez mais do que qualquer outro profeta, o que ele tinha a dizer sentia-se compelido a transmitir a mensagem como o Senhor lhe tinha ordenado. Os judeus alimentavam a falsa esperança de voltar em breve a Jerusalém, daí Ezequiel lhes mostrar a necessidade de se voltarem, primeiramente, para o Senhor.

Ezequiel datou suas profecias com precisão. A primeira profecia (Ez.1:2) é do quinto ano de Joaquim no exilio (593 a.C.); a última profecia é datada de 571 a.C. (Ez.29:17). Seu ministério durou, portanto, 22 anos. Se, como iniciante de sacerdote, Ezequiel começou seu ministério sacerdotal aos vinte e cinco anos (início para o serviço no ministério da tenda da congregação - Nm.4:3), então ele estava com mais de cinquenta anos quando terminou de profetizar, haja vista que ele foi chamado ao ministério profético aos 30 anos de idade (Ez.1:1). Enquanto Daniel participou dos 70 anos de cativeiro, Ezequiel deve ter morrido antes do seu fim.

Portanto, o estudo do livro de Ezequiel nos oferece o privilégio de ver a vontade de Deus desdobrar por meio de imagens dramáticas apresentadas pelo profeta Ezequiel, que destemidamente pregou a Palavra de Deus nas ruas da Babilônia. Os registros de Ezequiel removem o véu para revelar a justiça de um Deus que se preocupa com seus servos e que continua reinando sobre os assuntos humanos.

Que neste trimestre, todos os que vão participar das lições propostas possam entender a mensagem de Deus através do livro de Ezequiel; que as revelações ali contidas possam trazer edificação espiritual para todos, e que possamos refletir sobre como a justiça de Deus se relaciona com a santidade e a Sua glória. Que venhamos a pensar na responsabilidade que cada um tem de confiar em Deus e sobre o inevitável juízo contra a idolatria, a rebelião e a indiferença a Deus. Que venhamos a nos comprometer a obedecer a Deus em todo o tempo, em todos os lugares e em todos os aspectos e circunstâncias de nossa vida. Enfim, esperamos que todos sejam edificados e tenham a sua fé fortalecida na esperança da vinda de Cristo que se aproxima.

Luciano de Paula Lourenço

IEADTC/Fortaleza-CE

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