domingo, 7 de abril de 2024

A ESCOLHA ENTRE A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA

         2° Trimestre de 2024

SUBSÍDIO PARA A LIÇÃO 02

Texto Base: Mateus 7:13,14; 3:1-10

 “Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lc.13:24).

Mateus 3:1-10

1.E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia
2.e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.

3.Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

4.E este João tinha a sua veste de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.

5.Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão,

6.e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

7.E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?

8.Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento

9.e não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.

10.E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.

Mateus 7:13,14

13.Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

14.E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, trataremos da “escolha entre a Porta estreita e a Porta larga”. Esta é uma reflexão profunda inspirada no texto bíblico de Mateus 7:13,14. Estas passagens, proferidas por Jesus durante o Sermão da Montanha, oferecem uma metáfora poderosa que convida os crentes a ponderar sobre as decisões que moldam suas vidas espirituais.

A analogia entre as portas larga e estreita serve como uma poderosa ilustração, destacando as diferentes escolhas que cada indivíduo pode fazer. Nosso propósito é pontuar algumas razões que nos mostram porque devemos escolher a porta estreita e, do ponto de vista bíblico, como entrar pelo caminho apertado.

Ao explorar esse ensinamento, buscamos compreender não apenas a natureza das escolhas diante de nós, mas também os desafios e as recompensas associadas a cada caminho. O estudo dessas passagens não apenas nos conduz a uma autorreflexão crítica, mas também nos instiga a considerar as implicações de nossas escolhas não apenas para a vida presente, mas também para a eternidade.

Nesta Lição, mergulharemos na essência das palavras de Jesus, examinando os contextos cultural, histórico e teológico que moldaram essas metáforas. Além disso, buscaremos compreender como esses ensinamentos podem ser aplicados em nossas vidas cotidianas, guiando-nos na jornada espiritual em busca de uma compreensão mais profunda da vontade divina.

I. PORTAS E CAMINHOS

1. A Porta estreita

A imagem da "porta estreita" é uma metáfora poderosa que atravessa as fronteiras entre a literatura judaica e cristã, encontrando expressão tanto no Antigo Testamento quanto nas palavras de Jesus registradas no Novo Testamento, mais especificamente em Mateus 7:14. Para uma compreensão mais profunda dessa metáfora, é valioso explorar a tradição cultural e histórica na qual ela está enraizada.

No contexto bíblico, a cidade murada com uma porta estreita era uma representação comum de segurança e proteção. As cidades antigas eram frequentemente cercadas por muralhas, e a porta era a única entrada e saída controlada. Essa porta estreita, por sua natureza, exigia discernimento e uma passagem cuidadosa. A escolha de atravessar essa entrada limitada impunha restrições, mas ao mesmo tempo, proporcionava proteção contra ameaças externas.

Quando Jesus se refere à "porta estreita" em Mateus 7:14, ele utiliza essa metáfora familiar para ilustrar o caminho da vida espiritual. Aqui, a porta estreita não apenas sugere uma passagem restrita, mas também aponta para a necessidade de uma escolha consciente e deliberada. Entrar por essa porta requer renúncia e compromisso, pois não é o caminho fácil e amplo que muitos podem seguir.

A alusão à porta estreita destaca a singularidade desse caminho espiritual. Não é um atalho cômodo, mas sim um trajeto que exige empenho, autodisciplina e um compromisso profundo. A escolha de seguir por essa porta estreita implica renunciar às conveniências mundanas e abraçar os princípios divinos, exarados na Palavra de Deus. Ela representa a busca pela santidade, pela justiça e pela comunhão íntima com Deus.

Ao explorar a imagem da porta estreita, somos desafiados a refletir sobre nossas próprias escolhas e compromissos na jornada espiritual. Essa metáfora convida os crentes a considerar a seriedade de sua busca por Deus e a compreender que a entrada no reino divino não é automática, mas requer uma decisão consciente de seguir o caminho que leva à vida. A porta estreita, embora possa parecer desafiadora, é a entrada para a plenitude da vida espiritual e a intimidade com o nosso Senhor e Deus.

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2. O caminho apertado

A expressão figurada do "caminho apertado" (Mt.7:14) não apenas apela para a necessidade de escolhas conscientes, mas também revela a natureza desafiadora e exigente desse trajeto, indicando claramente aqueles que anseiam pela vida eterna.

A palavra "apertado", derivada do verbo grego "thlibo", carrega consigo uma riqueza semântica, abrangendo desde a ideia de ser pressionado como uvas, até a conotação metafórica de aborrecer, afligir e angustiar. Este caminho não é espaçoso e confortável; pelo contrário, é estreito e demanda comprometimento. Exige que aqueles que o trilham se sujeitem a uma compressão, um aperto que reflete a renúncia às facilidades mundanas.

O "caminho apertado" torna-se tangível na prática dos ensinamentos de Jesus, especialmente os delineados no Sermão do Monte (Mateus 5-7). Ele nos conduz a uma aplicação concreta dos princípios celestiais, desafiando-nos a amar até mesmo os nossos inimigos, a evitar a hipocrisia e a acumular tesouros no céu. Trata-se de um itinerário marcado por um compromisso firme com os valores divinos, onde a compressão e a renúncia são partes integrantes do percurso em direção à vida eterna.

Portanto, ao escolhermos trilhar o "caminho apertado", abraçamos não apenas um conjunto de crenças, mas uma prática diligente e comprometida com a transformação interior. É um chamado para vivermos de maneira coerente com os ensinamentos de Cristo, enfrentando os desafios com determinação e perseverança. Em sua estreiteza, o caminho revela-se como o portal para a verdadeira vida espiritual, onde a pressão e a firmeza se convertem em expressões de um comprometimento autêntico e profundo com o Reino de Deus.

3. Porta larga e caminho espaçoso

A metáfora da "porta larga" e do "caminho espaçoso", apresentada em Mateus 7:13, simboliza uma vida desprovida de compromisso com os princípios de Cristo, alinhando-se aos padrões mundanos.

A "porta larga" e o "caminho espaçoso" representam uma rota onde indivíduos se entregam às suas próprias ideias (conforme ocorria com o povo de Israel à época dos juízes - cf. Juízes 21:25), distanciando-se dos ensinamentos das Escrituras Sagradas. Este é um trajeto marcado pela autonomia excessiva, onde a verdade bíblica é rejeitada em favor de uma liberdade sem restrições, conduzindo a uma vida guiada pelo egoísmo e pela busca desenfreada de prazeres efêmeros.

Ao optar por essa "porta larga" e pelo "caminho espaçoso", os indivíduos deliberadamente escolhem viver alheios às verdades fundamentais da fé cristã, recusando-se a ajustar-se aos padrões divinos revelados nas Escrituras. Essa escolha representa uma rejeição dos princípios morais e éticos estabelecidos por Deus, em favor de uma autonomia que, em última análise, leva à perdição eterna.

Assim, ao refletir sobre a "porta larga" e o "caminho espaçoso", somos desafiados a considerar a seriedade das escolhas que fazemos e a reconhecer a importância de alinhar nossas vidas aos ensinamentos divinos, rejeitando as tentações sedutoras que nos afastam da verdadeira comunhão com Cristo.

II. POR QUE ENTRAR PELA PORTA ESTREITA É DIFÍCIL?

1. Uma porta aberta, porém, difícil

Entrar pela "Porta Estreita" em direção à pátria celestial é uma jornada que, embora acessível, apresenta desafios significativos. Diversos obstáculos, como o egoísmo, o hedonismo, a luxúria, o apego descontrolado ao materialismo, o inflado ego pessoal e a idolatria, surgem como barreiras que podem dificultar a passagem da alma humana por esse portal divino. No entanto, as palavras de nosso Senhor ressoam claramente, indicando que para trilhar o caminho celestial, é imperativo negar a si mesmo, permitindo que a própria essência seja subjugada para que a vida seja compartilhada com Ele. Esse ato de renúncia, como destacado em Mateus 16:24, Romanos 6:6 e Gálatas 5:24, é essencial para que se manifeste uma glória progressiva e indizível.

Assim, ao enfrentarmos os desafios da "Porta Estreita", somos convidados não apenas a superar os impedimentos, mas a abraçar a transformação interna que conduz a uma comunhão mais profunda com Deus, resultando em uma glória que transcende qualquer descrição humana.

2. As oportunidades da “porta larga” são atraentes

Embora as oportunidades apresentadas pela “porta larga” possam parecer atraentes à primeira vista, é essencial reconhecer que esse caminho sedutor oferece uma jornada centrada em prazeres, deleites e libertinagem. Infelizmente, muitos são iludidos por essas atratividades, envolvendo-se em uma fantasia sedutora que os domina. Este é um caminho marcado pelo apego prazeroso ao mundo, caracterizado pelo menosprezo a Deus (cf.1João 2:15,16).

É crucial compreender que, tragicamente, aqueles que se entregam ao amor pelo mundo não terão o direito de entrar no Céu (cf.1Coríntios 6:9,10; Gálatas 5:19-21). Nesse contexto, o cristão comprometido com o Evangelho de Cristo compreende que "o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (1João 2:17).

É válido destacar, portanto, a importância de discernir além das aparências atrativas da porta larga, reconhecendo que a verdadeira estabilidade e maturidade espiritual residem naqueles que escolhem seguir o caminho estreito da vontade de Deus.

3. As razões das exigências

Ao contrário da “porta larga” e do “caminho espaçoso”, a “porta estreita” e o “caminho apertado’ demandam uma transformação interior, uma decisão pessoal e a disposição de seguir na contramão da maioria.

Iniciar a jornada pela “porta estreita” requer o reconhecimento em Cristo como pecador (2Coríntios 12:9) e a disposição de viver uma vida transformada por Ele, representando um novo começo (2Coríntios 5:17). Nessa trajetória, o Evangelho nos guia à santidade, orientando-nos a seguir os passos de Cristo e a andar conforme Ele andou (1João 2:6). Assim, estaremos preparados para estabelecer raízes e enfrentar os desafios em nossa jornada cristã (Lucas 8:13,14).

III. ENTRANDO PELA PORTA E PELO CAMINHO DO CÉU

1. Arrependimento de pecados

O evangelho, proclamado por João Batista e continuado por Jesus Cristo, destaca o arrependimento como uma condição crucial para ingressar no Reino de Deus e trilhar o caminho celestial.

O arrependimento, como delineado nas Escrituras, transcende a esfera emocional, sendo, na verdade, uma transformação profunda no pensamento e na moral do pecador. Não é apenas um sentimento momentâneo de pesar; é uma mudança de mentalidade que se manifesta em ações práticas e uma reorientação completa da vida.

A mensagem de João Batista, registrada em Mateus 3:1-10, ressalta a importância dessa transformação interior. Ele destaca a necessidade de "produzir frutos dignos de arrependimento", enfatizando que o arrependimento genuíno está intrinsecamente ligado a uma mudança visível no comportamento e estilo de vida.

A aceitação do Evangelho desempenha um papel crucial nesse processo de arrependimento. A pregação do Evangelho confronta o pecador, iluminando a necessidade de mudança e oferecendo a esperança da redenção através de Cristo. É a resposta positiva a essa mensagem que inicia a obra regeneradora do Espírito Santo na vida do crente, capacitando-o a renunciar ao pecado e a abraçar uma nova trajetória.

O arrependimento, portanto, não é apenas um ato isolado, mas um compromisso contínuo. Envolve abandonar o caminho espaçoso da vida mundana e abraçar o caminho estreito que conduz à vida eterna. Essa escolha não é apenas uma renúncia de práticas pecaminosas, mas uma decisão consciente de seguir a orientação divina, buscando a santidade e a conformidade com os princípios do Reino de Deus.

Em resumo, o "arrependimento dos pecados" é muito mais do que um gesto simbólico; é a condição vital para iniciar a jornada rumo à vida eterna. Envolve uma mudança profunda, uma transformação contínua e a busca diligente pela vontade de Deus. Assim, ao compreendermos e abraçarmos verdadeiramente o arrependimento, damos passos significativos em direção ao caminho celestial que nos conduz à plenitude da vida eterna em perfeita comunhão com Deus.

2. Confissão de pecados

A importância da confissão de pecados no contexto bíblico é inegável, sendo um processo essencial para o relacionamento restaurado entre o indivíduo e Deus.

O ponto de partida para a confissão de pecados é o reconhecimento sincero da condição pecadora do ser humano, conforme enfatizado em Romanos 3:23. Este é um aspecto crucial, pois sem essa compreensão, a necessidade de redenção e perdão perde seu significado.

A confissão de pecados não é um mero reconhecimento de falhas, mas um testemunho da necessidade de um Salvador. Como destacado em Romanos 10:9,10, a confissão de que Jesus é o Senhor e a crença na ressurreição são elementos centrais desse ato. É a aceitação consciente da oferta salvífica de Cristo.

O Salmo 32:5 sublinha a importância da confissão na restauração da comunhão com Deus. A confissão sincera dos pecados permite que a barreira entre o homem e Deus seja removida, estabelecendo uma conexão renovada e revitalizada.

A confissão, aliada ao arrependimento, é um meio pelo qual o perdão dos pecados é obtido. Provérbios 28:13 destaca que aquele que confessa e deixa os pecados encontra misericórdia. Além disso, 1João 1:7 ressalta que o sangue de Jesus purifica de todo pecado. A análise desses versículos sugere que a confissão não é um ato isolado, mas um componente contínuo da vida cristã. É um processo de humildade e submissão constante diante de Deus, reconhecendo a necessidade contínua da Sua graça e perdão.

Portanto, a confissão de pecados é um elemento vital na jornada espiritual. Ela não apenas revela a consciência da condição humana, mas também aprofunda a compreensão da necessidade de um Salvador. É através desse ato que a comunhão com Deus é restaurada, e o perdão divino é experimentado. A confissão de pecados não é apenas uma formalidade, mas um processo dinâmico que molda a vida cristã, destacando a contínua dependência da graça redentora de Deus.

3. Produzindo frutos de arrependimento

“Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:8).

O conceito de produzir frutos de arrependimento, conforme apresentado na mensagem de João Batista, revela não apenas uma mudança de palavras, mas uma transformação genuína e visível na vida daqueles que se arrependem. João Batista não estava satisfeito com um arrependimento apenas superficial; ele exigia evidências tangíveis na forma de frutos. Esses frutos não eram apenas símbolos externos, mas expressões concretas de uma transformação interior, destacando uma mudança real na atitude e no comportamento (Lucas 3:11-14).

Veja algumas características importantes de arrependimento:

a)   Marcas de um arrependimento sincero. Os frutos mencionados por João Batista incluem práticas como a generosidade, a honestidade e o respeito às autoridades. Essas não eram apenas ações isoladas, mas representavam uma mudança profunda no caráter e nas atitudes das pessoas. Essas eram as marcas de um arrependimento que impacta todas as áreas da vida.

b)   Uma transformação interna e externa. A referência a "uma nova forma de pensar e agir, um novo estilo de vida", em Mateus 3:2; 21:29; Marcos 1:15, enfatiza que o arrependimento vai além de simples palavras; é uma transformação que se reflete tanto interna quanto externamente, afetando não apenas as ações, mas também as motivações e as atitudes.

c)   Frutos contínuos. A expectativa de produzir frutos não é apenas um evento pontual, mas um processo contínuo na vida daqueles que se arrependem. Esses frutos são indicativos de uma vida constantemente alinhada com os princípios do reino de Deus.

d)   Encontro genuíno com Jesus. A conexão entre o arrependimento e a produção de frutos destaca a qualidade do encontro pessoal com Jesus. Esse encontro não é apenas uma mudança de crença teórica, mas uma experiência que molda e direciona toda a vida.

Enfim, para João Batista e conforme as Escrituras, arrependimento verdadeiro resulta em frutos visíveis e duradouros. Esses frutos não são apenas demonstrações externas, mas indicadores de uma mudança profunda que afeta a essência da pessoa. Portanto, a produção de frutos de arrependimento é mais do que uma exigência; é a evidência convincente de uma transformação autêntica na vida daqueles que se voltam para Deus de todo coração.

CONCLUSÃO

A metáfora das Portas e Caminhos ilustra vividamente a dicotomia entre seguir o curso fácil, atraente e populoso da Porta Larga, e optar pelo desafio e comprometimento da Porta Estreita. Escolher a Porta Estreita implica mais do que apenas fazer uma decisão superficial; é um chamado à transformação interna, um reconhecimento humilde de nossa condição pecaminosa e uma entrega total a Cristo como Senhor. A nova vida que se inicia, conforme mencionado em 2Coríntios 5:17, não é apenas uma melhoria, mas uma completa renovação do ser.

O compromisso com a Porta Estreita, guiado pelo Evangelho, nos conduz à busca pela santidade e à tentativa sincera de seguir os passos de Cristo. Isso não é uma jornada solitária, mas uma caminhada em comunhão com Deus e em conformidade com os princípios divinos. É uma busca constante para viver de acordo com os padrões estabelecidos por Cristo, conforme mencionado em 1João 2:6.

Ao enfrentarmos os desafios da jornada cristã, representados pelos obstáculos mencionados em Lucas 8:13,14, a solidez das raízes que desenvolvemos ao escolher a Porta Estreita torna-se crucial. Essa escolha não é isenta de dificuldades, mas é sustentada pela promessa de uma vida transformada e direcionada por Deus.

Enfim, o tema da Porta Larga e Estreita nos lembra que a escolha que fazemos hoje molda não apenas nosso presente, mas também nosso destino eterno. A Porta Estreita, embora exigente, oferece a promessa de uma jornada significativa e a garantia da vida eterna com Deus. Que possamos, com sabedoria e discernimento, escolher o caminho que conduz à verdadeira plenitude em Cristo.

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Luciano de Paula Lourenço – EBD/IEADTC

Referências Bibliográficas:

Bíblia de Estudo Pentecostal.

Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.

Bíblia de Estudo – Palavras Chave – Hebraico e Grego. CPAD

William Macdonald. Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo Testamento).

Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.

Comentário Bíblico Pentecostal. Novo Testamento. Volume 1 e 2. CPAD.

Pr. Hernandes Dias Lopes. Mateus – Jesus, o Rei dos reis.

Um comentário:

  1. Mais um excelente material disponibilizado para ajudar outros professores de EBD a preparar as vossas aulas. Que Deus continue te abençoando e te capcitando para que seja benção na vida e na edificação de muitas pessoas através deste trabalho brilhante.

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