2º Trimestre de 2024
SUBSÍDIO PARA A LIÇÃO 03
Texto Base: Filipenses 3:13,14,20,21;
Apocalipse 21:1-4
“Mas a nossa cidade está nos céus, donde
também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3:20).
Filipenses 3:
13.Irmãos,
quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que,
esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante
de mim,
14.prossigo
para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
20.Mas a
nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus
Cristo,
21.que
transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso,
segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
Apocalipse 21:
1.E vi um
novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra
passaram, e o mar já não existe.
2.E eu,
João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada
como uma esposa ataviada para o seu marido.
3.E ouvi uma
grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens,
pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles
e será o seu Deus.
4.E Deus
limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem
clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.
INTRODUÇÃO
Ao nos lançarmos na terceira lição deste trimestre, somos
convidados a contemplar e refletir sobre um dos temas mais sublimes e esperançosos
da fé cristã: "O Céu - o Destino do Cristão". Este é um tema que vai
além de uma mera especulação teológica; é uma promessa divina que permeia toda
a Escritura, oferecendo conforto, esperança e uma perspectiva eterna aos que
seguem a Cristo.
Explorar este tema do Céu é uma jornada para compreender a
esperança que se estende diante de cada cristão. É uma motivação para
perseverar, uma fonte de consolo nas adversidades e a certeza de que esta vida
terrena não é o fim da história.
A ideia do Céu não é apenas uma utopia distante, mas uma promessa
central nas Escrituras Sagradas que revela a recompensa final reservada aos
fiéis. Jesus, em João 14:2,3, consola os corações dos discípulos, afirmando que
Ele está preparando lugares no Céu para aqueles que O seguem.
Ao mergulharmos no estudo do Céu, será essencial explorar as
diversas representações bíblicas desse lugar eterno. Desde as descrições figurativas
e literais de Apocalipse até as palavras consoladoras de Paulo em 1Coríntios
2:9, cada passagem revela aspectos da glória e da plenitude que aguardam os fiéis
seguidores de Cristo.
Além de ser um destino glorioso, o Céu também nos desafia a uma
reflexão sobre nossa preparação para a eternidade. Como cristãos, somos
chamados não apenas a ansiar pelo Céu, mas a viver de maneira que nossa jornada
aqui na terra reflita a realidade e a esperança da vida eterna.
I. CÉU: O ALVO DE TODO CRISTÃO
1. Definindo o Céu
A palavra "céu" encontra-se
profundamente entrelaçada nas narrativas bíblicas, trazendo consigo uma riqueza
de significados e nuances. No Antigo Testamento, a expressão hebraica
"shamayim" é empregada 419 vezes, enquanto no Novo Testamento, o
termo grego "ouranos" é utilizado 280 vezes, ambos carregando consigo
uma variedade de interpretações.
No âmbito hebraico, "shamayim" é
traduzida como "altura", enquanto o equivalente grego,
"ouranos", é interpretado como "algo elevado" nas traduções
em língua portuguesa da Bíblia. Essas palavras abrangem três significados
distintos: o céu atmosférico, o universo ou firmamento dos céus e a morada de
Deus.
No primeiro contexto, "céu"
refere-se à esfera atmosférica, como evidenciado em Deuteronômio 11:11,17. Em
seguida, temos o sentido do universo ou firmamento dos céus, ilustrado em
passagens como Gênesis 1:14, 15:5 e Hebreus 1:10.
No entanto, o significado mais importante para
o cristão está no terceiro contexto, onde "céu" representa a morada
de Deus, conforme visto em Isaías 63:15, Mateus 7:11,21 e Apocalipse 3:12. É a
habitação presente de Deus e de seus anjos(Sl.33:13,14). É o lugar onde está o
trono de Deus (Sl.2:4). É o local onde o Senhor está presente na plenitude de
sua glória, um local “fixado”, “estabelecido” para que Ele se revele tal como
Ele é, e não apenas pela expressão das suas obras, como o que ocorre com o
Universo (Rm.1:20). É o lugar de sua presença, ao qual o Cristo glorificado
retornou (At.1:11), e onde um dia o povo de Deus, a Igreja redimida e
glorificada, estará com seu Salvador para sempre (João 17:5,24; 1Ts.4:16,17).
Ele é retratado como um lugar de descanso (João 14:2), uma cidade
(Hb.11:10) e um país (Hb.11:16). Logo, pensar no Céu como um lugar é
corretíssimo.
É neste último sentido, portanto, que a
palavra "céu" adquire sua máxima importância para o crente. É a
esfera eterna e perfeita onde Deus e as criaturas celestiais coabitam. Este é o
céu que transcende as fronteiras terrenas e representa não apenas um espaço
físico, mas o local supremo de comunhão divina.
Se a nossa esperança é a volta de Cristo, tal
esperança se completa com a perspectiva de habitarmos eternamente na dimensão
espiritual, assim como o Senhor, dimensão esta que as Escrituras denominam de
“Céu”, pois seremos semelhantes a Ele e assim como é O veremos (1João 3:2).
Todos os redimidos em Cristo estarão eternamente no lar celeste revestidos de
um corpo glorioso (1Ts.4:16,17) - é a plena Salvação. No Céu a plena salvação
se concretizará, pois lá tudo é perfeito.
2. O Céu conforme o ensino de Paulo
Paulo, o apóstolo, compartilha uma experiência
singular de ser arrebatado até o terceiro Céu (2Co.12:2), enfatizando-o como um
lugar celestial nas suas epístolas. Este Céu é delineado como o lar eterno dos
redimidos em Cristo Jesus, um destino seguro para aqueles que aguardam a
promessa de estarem para sempre com o Senhor (1Tessalonicenses 4:17; Efésios
1:3,20; 2:6).
Mesmo estando preso em Roma, e a pesar das
tribulações enfrentadas, Paulo escreveu assim para os crentes de Filipos:
“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Filipenses 1:21). Para
o crente, viver em Cristo significa desenvolver um relacionamento na esfera do
reino celestial. Mesmo que ainda não tenha experimentado fisicamente esse Céu, mesmo
estando em tribulação, tentação ou provação, toda a vocação do crente é
celestial no presente momento da vida. Nessa perspectiva, o poder que permeia a
vida do crente emana do Céu, capacitando-o a superar os desafios diários.
A compreensão paulina do Céu não é meramente
uma promessa futura, mas uma realidade presente que molda a identidade e a
jornada espiritual do crente. Essa visão celestial não só inspira a esperança
para o futuro, mas também informa e transforma a vida cotidiana, infundindo-a
com o poder divino necessário para a vitória diária.
Portanto, o Céu, segundo o ensino de Paulo,
transcende a mera expectativa futura; é uma realidade presente que transforma a
vida do crente em uma jornada celestial, onde a fonte de poder e a promessa da
eternidade são fundamentais para a vida diária na terra.
3. O alvo do cristão
Indubitavelmente, o alvo do cristão é o Céu. Após a redenção, não
mais pertencemos a este mundo transitório. Paulo, ao orientar os crentes,
insta-os a seguir em direção ao alvo, comparando-o à linha de chegada que o
atleta busca para alcançar o prêmio (1Coríntios 9:24; 2Timóteo 4:8). Assim como
o apóstolo, o cristão empenha-se com determinação, empenho e com os olhos fixos
no Autor da Salvação (Hb.12:2).
O Céu torna-se o alvo do cristão em virtude de uma soberana
vocação, emanando de Deus através de Jesus Cristo. Essa meta reflete o
resultado transformador de uma nova vida, levando o crente a direcionar seu
foco para as realidades celestiais (Colossenses 3:2). A expressão "nossa
pátria está nos céus" sintetiza essa nova identidade (Filipenses 3:20),
indicando que o cristão possui uma cidadania celestial (Efésios 2:19).
Neste caminho em direção ao alvo, o cristão peregrina em busca da
plenitude de sua cidadania celestial. Essa jornada visa algo perfeito e
absoluto, culminando na transformação do corpo abatido para a semelhança do
corpo glorioso de Jesus Cristo (1Coríntios 15:44; 1João 3:2). O alvo do
cristão, portanto, não é apenas um destino distante, mas uma jornada de
transformação contínua, impulsionada pela esperança da eternidade nos céus.
II. A DESCRIÇÃO DO CÉU SEGUNDO O LIVRO DO
APOCALIPSE
1. O novo Céu e a nova Terra
“E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já
o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” (Apocalipse
21:1).
Depois da abertura dos sete selos, conforme Apocalipse 6, em que
predominarão a desordem, a tribulação, o julgamento das nações (Mt.25:31-46), o
milênio, o julgamento definitivo de Satanás (Ap.20:10) e o Juízo do Grande
Trono Branco (Ap.20:11-15), o quadro revelado na sequência é do “novo Céu e da
nova Terra”, ou seja, o Estado Eterno (Ap.21:1), que não devem ser confundidos
com os novos céus e nova terra descritos em Isaias 65:17-25. Esta passagem do
Antigo Testamento trata do milênio, pois o pecado e a morte ainda estão
presentes (Is.65:20), e crianças ainda nascerão (Is.65:23); fatos estes que não
existirão no Estado Eterno, onde só haverá perfeição. Estes elementos serão
totalmente excluídos do Estado Eterno. Apocalipse capítulos 21 e 22 descrevem
literalmente as glórias do magnífico Estado Eterno.
Uma nova reforma cósmica radical sempre esteve nos planos de Deus.
Deus transformará os céus e a Terra que hoje conhecemos, de tal forma, que
corresponderá a uma nova criação. O apóstolo Pedro descreve isso com
contundência: “esperando e apressando a
vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão
desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua
promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (2Pd.3:12,13).
O novo Céu e a nova Terra serão tão magníficos que tornarão os
antigos céus e a Terra insignificantes. No capítulo final da profecia de
Isaias, o Senhor promete que este novo Céu e esta nova Terra perdurarão para
sempre, juntamente com todos os santos de Deus - “Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão
diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso
nome” (Is.66:22). Observe que, em um novo universo, a Nova Jerusalém será o
foco de todas as coisas (Ap.21:2).
O “novo céu e nova terra” é o destino do cristão, um novo lar
completamente redimido, sem qualquer semelhança com o mundo antigo, pois “eis
que faço novas todas as coisas” (Ap.21:5).
Segundo o pr. Antônio Gilberto, no Estado Eterno haverá:
a)
Governo
perfeito. O homem não tem sabido, nem podido governar bem a Terra.
Todas as tentativas humanas nesse sentido fracassaram: dos gregos, através da
cultura; dos romanos, através da força e da justiça; e dos governantes dos
nossos tempos, através da ciência e da política. Mas Cristo exercerá um governo
perfeito, no seu tempo. Nunca haverá desordem, insatisfação, injustiça.
b)
Habitantes
perfeitos - "Nunca mais haverá qualquer maldição" (Ap.22:3).
Não haverá mais pecado, o que resultará em santidade perfeita. Foi o pecado que
trouxe toda sorte de maldição (ler Gn.3:17; Gl.3:13).
c)
Serviço
perfeito - "Os seus servos o servirão" (Ap.22:3). O
maior privilégio do homem é servir a Deus. O trabalho para Deus será perfeito;
Culto perfeito; Atividades perfeitas. Quantas maravilhas não aguardam os
salvos!
d)
Comunhão
perfeita - “Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará
com eles” (Ap.21:3). O novo céu e a nova Terra é a restauração da
convivência completa e perfeita entre Deus e os homens, que havia antes que o
pecado causasse o atual estado de divisão que existe entre Deus e a humanidade.
Como povo de Deus, desfrutaremos comunhão mais próxima com Ele do que jamais
imaginamos. Deus mesmo estará com todos os seus santos num relacionamento mais
íntimo e afetuoso. Somente na Nova Jerusalém, esta comunhão será restabelecida
por completo, ocorrendo aquilo que é dito pelo apóstolo João, de vermos Deus
como Ele é (1João 3:2).
e)
Visão
perfeita - "Contemplarão a sua face" (Ap.22:4). Somente
com uma visão perfeita é possível contemplar a face de nosso Senhor. Nenhum
homem neste mundo viu a face do Senhor. Nem mesmo Moisés que teve uma íntima comunhão
com Deus. Para ele Deus disse: “Não poderás ver a minha face, porquanto homem
nenhum verá a minha face e viverá” (Êx.33:20). A esperança dos fiéis é de
contemplar a face de Deus (Salmos 11:7; 17:15). Os vencedores terão este
privilégio diante do trono de Deus e do Cordeiro - “Os seus servos o servirão,
contemplarão a sua face” (Ap.22:3,4).
f)
Identificação
perfeita - "E nas suas frontes está o nome dele" (Ap.22:4).
Nome na Bíblia fala de caráter; daquilo que a pessoa de fato é. Haverá então
uma perfeita identificação entre Deus e os seus remidos. No Antigo Testamento o
sumo sacerdote levava gravadas, numa lâmina de ouro puro, sobre a sua coroa
sagrada, as palavras: "Santidade ao Senhor" (Êx.39:30). Mas no Estado
Eterno, onde a santidade é perfeita, o próprio nome de Deus estará sobre a
fronte dos seus filhos.
g)
Conhecimento
Perfeito. Hoje, conhecemos a Deus apenas em parte, mas no Novo Céu e
na Nova Terra o nosso conhecimento será perfeito dentro do plano humano, em
glória (cf.1Co.13:12).
h)
Interação
perfeita - "E reinarão pelos séculos dos séculos" (Ap.22:5).
No Estado Eterno, ou seja, no Novo Céu e na Nova Terra, todos juntos,
harmonicamente, e sempre, reinaremos. Isso jamais será conseguido aqui, mas no
perfeito Estado Eterno, sim!
Quantas coisas preciosas tem o Senhor reservadas à Sua amada
Igreja! Concordo com o grande mestre, o pr. Antônio Gilberto, quando diz: “Se
pudéssemos todos apreciar de fato, pela visão do Espírito, o que é o Céu, a
eterna bem-aventurança dos salvos, teríamos tanto desejo de ir para lá, e nos
desprenderíamos tanto das coisas daqui, que o Diabo não teria um só torcedor;
um só amigo seu na terra. Inúmeros crentes por não terem essa visão estão
demasiadamente presos às coisas deste mundo, que jaz no Maligno (1João
5:19)”.
2. A linda Cidade como nossa nova morada
“E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova
Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o
seu marido” (Apocalipse 21:2).
João não teve dúvidas em identificar o que ele viu - ele disse ter
visto uma cidade. Contudo, descrever como é essa Cidade, tornou-se um desafio
para o apóstolo João. Certamente que, sob a orientação do Espírito Santo, ele
usou símbolos, figuras, para falar da grandeza, da perfeição, da beleza da
Formosa Jerusalém Celestial.
a) É um lugar real. A Formosa Jerusalém Celestial é
uma cidade real, visível, palpável; uma Cidade que tem fundamentos e cujo
Artífice e Construtor é o próprio Deus (Hb.11:10).
- Abraão pôde crer na existência desta cidade. Abraão viveu aqui
na Terra, porém, não fixou nela as suas raízes. Ele tinha os pés na terra e o
pensamento no Céu. Era diferente de muitos pregadores de hoje, os quais induzem
o povo a pensar e a lutar pela conquista dos bens terrenos. Com relação a ele a
Bíblia diz: “Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia,
morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é
Deus”(Hb.11:9,10). Hoje nós sabemos, pela revelação que foi dada ao apóstolo
João que esta Cidade é a Formosa Jerusalém Celestial. Abraão creu na existência
desta Cidade. Não sabemos como ele teve essa revelação, mas ele tinha convicção
de que ela era real.
- Paulo também pôde crer como creu Abraão. Paulo cria, como
creu Abraão, por isto dizia que “... a nossa cidade está nos céus, donde
também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp.3:20).
Abraão não fundou nenhuma cidade na Terra nem ergueu um Império
para si ou para os seus. Paulo, também, não! Abraão e Paulo, dois homens
chamados por Deus, viveram na esperança de um dia habitar na Jerusalém
Celestial, a Cidade que tem fundamento e cujo Artífice e Construtor é Deus.
- Nós também podemos crer, como creram Paulo e Abraão. Nós
somos crentes, porque cremos. Fomos chamados para crer. Não necessitamos de ver
para crer, mas cremos para ver. Por isto temos a viva esperança não apenas de
ver, mas de morar, eternamente, na Formosa Jerusalém Celestial.
b) Lá, o nosso corpo será real. O
Corpo de Jesus era real, era palpável, podia ser tocado pelas mãos dos homens.
Para vir à Terra ele tomou um corpo igual ao nosso. Quando Ele ressuscitou, o
seu corpo não era intangível, não era uma simples “fumaça”. Ele podia ser
tocado pela mão de alguém - “E, falando ele dessas coisas, o mesmo Jesus se
apresentou no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e
atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que
estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos ao vosso coração? Vede as
minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; tocai-me e vede, pois um espírito
não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isso, mostrou-lhes
as mãos e os pés” (Lc.24:36-40). Jesus mostrou-lhes as “mãos e os pés”, porque
neles estavam, como ainda estão, as marcas dos cravos com os quais ele foi
pregado na cruz.
Sabemos, pela Bíblia, que quando Ele vier este nosso corpo
corruptível e mortal será transformado - “Porque convém que isto que é
corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista
da imortalidade” (1Co.15:53). Será, pois, nesse Dia, que o Senhor Jesus
“... transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo
glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”
(Fp.3:21).
Portanto, o nosso corpo com o qual seremos levados para a Nova
Jerusalém, será conforme o corpo de Jesus; então nós receberemos um corpo real,
palpável. Não seremos, apenas, “uma fumaça”. Isto é uma maravilhosa Esperança!
III. CÉU: O FIM DA JORNADA CRISTÃ
1. Estaremos onde Deus está
“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não
fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e
vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que,
onde eu estiver, estejais vós também” (João 14:2,3).
O ápice da jornada cristã é vividamente representado em Apocalipse
21, onde a realização plena aguarda os crentes, que estarão na presença de
Deus. Este cenário corrobora as palavras de Jesus em João 14:3, prometendo que
voltaria para levar Seu povo ao Pai. Nesse lugar celestial, os crentes
compartilharão a morada divina, cumprindo a promessa de habitar no tabernáculo
de Deus, pois eles serão Seu povo e Ele será o seu Deus (Apocalipse 21:3).
A visão apocalíptica retrata não apenas um local físico, mas uma
comunhão íntima e eterna com o Criador. João 14:1-3 fundamenta essa
expectativa, destacando a garantia de Jesus de preparar um lugar especial para
Seus seguidores, assegurando que onde Ele estiver, eles também estarão. A
confluência dessas passagens revela que o destino final da jornada cristã é a
proximidade eterna com Deus, cumprindo a promessa divina de uma comunhão
ininterrupta e gloriosa.
No Céu serviremos ao Senhor continuamente (Ap.22:3). Alguns pensam
que no Céu, na eternidade com Cristo, na Santa Cidade, não haverá trabalho.
Esquecem-se de que Deus, sendo perfeito em tudo, trabalha (João 5:17; Is.64:4).
Aqueles que tiverem sido servos do Senhor aqui hão de continuar a servi-lo ali
- "os seus servos o servirão".
A Nova Jerusalém é, portanto, “o Tabernáculo de Deus” onde o
Altíssimo “habitará” eternamente entre seu povo (Ap.21:3; 22:3,4). A despeito
de quando esta gloriosa Cidade descerá do Céu, a promessa profética deste lar
eterno para o povo de Deus leva os santos a orar: “Amém! Ora, vem, Senhor
Jesus!” (Ap.22:20).
2. As lágrimas cessarão
“E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e
não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras
coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).
Uma das promessas mais reconfortantes reservadas aos habitantes do
céu é a garantia de que Deus enxugará todas as lágrimas de seus olhos. Essas
lágrimas simbolizam tristeza, sofrimento e as aflições humanas, elementos que
serão completamente ausentes na nova realidade celestial, onde as coisas
antigas serão deixadas para trás (1Coríntios 15:26,54; Isaías 61:3; 65:19).
Lá só haverá alegria, infinitamente superior a tudo o que já
sentimos nesta vida. A visão celestial transcende a mera ausência de tristeza,
oferecendo uma esperança de renovação completa, onde as lágrimas são
substituídas por alegria eterna e a redenção alcança não apenas as almas, mas
todo o cosmo.
Esta promessa de cessação das lágrimas não apenas aponta para um
estado emocional renovado, mas também para uma transformação profunda no mundo
físico. A redenção do sofrimento será possível mediante a total transformação e
libertação da corrupção do mundo material, conforme explicado por Paulo ao
abordar a redenção do mundo físico (Romanos 8:21).
Assim, no Céu, a promessa de que as lágrimas cessarão reflete não
apenas a ausência de dor, mas a completa restauração de tudo o que foi afetado
pelo pecado e pela decadência.
3. O Céu como repouso eterno
Ao afirmarmos que o Céu será um local de repouso, não nos
referimos ao descanso monótono, mas à cessação das fadigas, cansaço e exaustão
que enfrentamos nesta existência terrena (Apocalipse 14:13). Nesse Estado
Eterno, experimentaremos plena satisfação em comunhão uns com os outros e com
nosso Senhor (Mateus 8:11; Apocalipse 19:9).
Todavia, a concepção do "repouso" no contexto celestial
está longe de qualquer ideia de tédio ou inatividade. Pelo contrário, o Céu é
apresentado como um lugar de atividades contínuas e significativas, tais como
adoração intensa (Apocalipse 19:1-8), serviço devoto (Apocalipse 22:3) e
aprendizado ilimitado (1Coríntios 13:12). É uma dimensão completamente
diferente daquilo que conhecemos atualmente.
O repouso no Céu, portanto, não representa um estado de
inatividade, mas sim o cumprimento e a consumação de nossa jornada cristã. É a
vivência da morada reservada para os redimidos, onde todas as lutas terrenas
encontrarão sua recompensa e descanso final. Assim sendo, a perspectiva da
eternidade no Céu não apenas transforma nossa visão do futuro, mas também molda
a maneira como vivemos nossa vida cristã no presente.
Consequentemente, toda a jornada cristã deve ser orientada pela
consciência constante da realidade eterna do Céu. A esperança do Céu não é
apenas um consolo para o futuro, mas um guia poderoso que permeia cada escolha,
ação e atitude na vida presente (Colossenses 3:2).
O Céu como repouso eterno não é apenas uma promessa distante, mas
uma realidade que infunde significado e propósito em toda a nossa jornada
terrena.
CONCLUSÃO
A compreensão bíblica do Céu vai além de uma mera utopia distante;
é a promessa de um destino eterno preparado por Deus para aqueles que O seguem.
Desde as palavras consoladoras de Jesus até os ensinamentos do apóstolo Paulo,
o Céu é pintado como a meta final, a morada dos redimidos, onde a presença de
Deus resplandece eternamente.
Ao explorar as nuances do Céu, descobrimos que não se trata apenas
de um local de repouso eterno, mas de uma esfera de atividade incessante.
Adoração, serviço e aprendizado ilimitado preencherão os dias dos redimidos,
revelando que a eternidade com Deus é uma experiência dinâmica e plena.
A consciência do Céu como destino do cristão transforma não apenas
o olhar para o futuro, mas também a forma como vivemos no presente. Cada
escolha, cada ação, é moldada pela realidade da morada celestial que aguarda. A
esperança no Céu não é apenas um consolo diante das aflições terrenas, mas um
guia constante que orienta nossa jornada na busca da plenitude da vida com
Deus.
Concluímos esta Lição não apenas com conhecimento, mas com uma
convicção mais profunda de que o Céu é o destino supremo do cristão. Que essa
compreensão inspire uma vida de fidelidade, serviço e adoração, antecipando o
glorioso dia em que estaremos para sempre com o nosso Senhor na Cidade Celestial.
Amém!
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Luciano de Paula Lourenço – EBD/IEADTC
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo – Palavras Chave – Hebraico e Grego. CPAD
William Macdonald. Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo
Testamento).
Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.
Pr. Hernandes Dias Lopes. 1Pedro – Com os pés no vale e o coração
no Céu.
J. Dwight Pentecost. Manual de Escatologia (uma análise detalhada
dos eventos futuros). Vida.
Pr. Claudionor de Andrade. Vem o Fim, o Fim Vem. CPAD. 2004.
Pr. Elinaldo Renovato de Lima. O Final de Todas as Coisas. CPAD.
Pr. Ciro Sanches Zibordi. Escatologia Doutrina das últimas Coisas.
Teologia Sistemática. CPAD.
Tim Lahaye. Enciclopédia popular de Profecia Bíblica. CPAD.2015.
Pr. Antônio Gilberto. Calendário do Apocalipse. CPAD.
Louvado seja Deus por sua vida, meu irmão. Que a graça do Senhor seja multiplicada sobre você e seus cooperadores, para que permaneças firme constante, sempre abundante nesta boa obra do Senhor. Seu trabalho não é em vão! Deus abençoe grandemente.
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