TEXTO BASE: ÊXODO 34:18-29
"CUMPRINDO-SE O DIA
DE PENTECOSTES, ESTAVAM TODOS REUNIDOS NO MESMO LUGAR [...] E TODOS FORAM
CHEIOS DO ESPIRITO SANTO E COMEÇARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS, CONFORME O
ESPÍRITO SANTO LHES CONCEDIA QUE FALASSEM" (AT.2:1,4).
INTRODUÇÃO
COM ESTA AULA CONCLUÍMOS
O ESTUDO DO LIVRO DE LEVÍTICO.
FOI UMA OPORTUNIDADE
SINGULAR MERGULHARMOS NA TEOLOGIA DO LIVRO DE LEVÍTICO E COMPREENDERMOS DE
PERTO ESTE LIVRO DOUTRINÁRIO DO POVO DE DEUS DA ANTIGA ALIANÇA, CUJOS
PRINCÍPIOS ALI EXARADOS TÊM APLICAÇÃO DIRETA AO POVO DE DEUS DA NOVA ALIANÇA, A
IGREJA DO SENHOR JESUS.
VIMOS QUE O LIVRO DE
LEVÍTICO NÃO É SOMENTE UMA SÉRIE DE NORMAS E REGRAS, MAS UMA DEMONSTRAÇÃO
CLARA DA MANEIRA COMO O CRENTE DEVE SE APROXIMAR E SE RELACIONAR COM O
DEUS SANTO.
NESTA ÚLTIMA AULA, ESTUDAREMOS, DE
FORMA SUCINTA, A RESPEITO DE DUAS DAS CELEBRAÇÕES MAIS SIGNIFICATIVAS E
IMPORTANTES PARA ISRAEL: A PÁSCOA E O PENTECOSTES.
PARA O POVO DE DEUS DA NOVA ALIANÇA, ELAS SÃO AS MAIS
EMBLEMÁTICAS, POIS TÊM UMA CORRELAÇÃO ESPECIAL COM O SACRIFÍCIO DE
CRISTO E O DERRAMAMENTO DO ESPIRITO SANTO SOBRE O POVO DE DEUS.
I.
CRISTO, NOSSA PÁSCOA
“CRISTO, NOSSA PÁSCOA,
FOI SACRIFICADO POR NÓS” (1CO.5:7).
A PÁSCOA É CELEBRADA
TODOS OS ANOS, DESDE QUE ISRAEL PARTIU DO EGITO EM CERCA DE 1450 A.C.
DESEJANDO DEUS QUE SEU POVO SE LEMBRASSE SEMPRE DA
NOITE DO SEU LIVRAMENTO, INSTITUIU A FESTA DA PÁSCOA COMO COMEMORAÇÃO PERPÉTUA.
O RITO NÃO SÓ OLHAVA
RETROSPECTIVAMENTE PARA AQUELA NOITE NO EGITO, MAS, TAMBÉM,
ANTECIPADAMENTE, PARA O DIA DA CRUCIFICAÇÃO DE JESUS.
DESDE O SEU PRINCÍPIO, ESTA FESTA APONTAVA PARA
JESUS CRISTO, O CORDEIRO DE DEUS QUE MORREU PARA TRAZER REDENÇÃO AOS JUDEUS E
GENTIOS.
PORTANTO, O ÂMAGO DO
EVENTO DA PÁSCOA É A GRAÇA SALVADORA DE DEUS.
DEUS TIROU OS ISRAELITAS DO EGITO, NÃO PORQUE ELES
ERAM UM POVO MERECEDOR, MAS PORQUE ELE OS AMOU E PORQUE ELE ERA FIEL AO SEU CONCERTO
(DT.7:7-10).
SEMELHANTEMENTE, A
SALVAÇÃO QUE RECEBEMOS DE CRISTO NOS VEM ATRAVÉS DA MARAVILHOSA GRAÇA
DE DEUS (EF.2:8-10; TT.3:4,5).
CRISTO NOS LIVROU DA ESCRAVIDÃO DO PECADO E DA CONDENAÇÃO
ETERNA. PORTANTO, EXALTEMOS AO SENHOR DIARIAMENTE POR TÃO GRANDE SALVAÇÃO.
1. O
QUE É A PÁSCOA?
A PALAVRA
"PÁSCOA" SIGNIFICA "PASSAR DE LARGO", “PASSAR POR CIMA”,
POIS O ANJO DESTRUIDOR PASSOU DE LARGO AS CASAS ONDE HAVIA SIDO
APLICADO O SANGUE NAS OMBREIRAS E NA VERGA DA PORTA. PORTANTO, PÁSCOA
SIGNIFICA A PASSAGEM DA ESCRAVIDÃO PARA A LIBERDADE.
ORIGINALMENTE, A PÁSCOA FOI INSTITUÍDA COMO A FESTIVIDADE
SÍMBOLO DA LIBERTAÇÃO DO POVO DE ISRAEL DO EGITO, NO EVENTO CONHECIDO COMO ÊXODO.
O ÚLTIMO JUÍZO SOBRE O EGITO E A PROVISÃO DO
SACRIFÍCIO PASCAL POSSIBILITARAM O LIVRAMENTO DA ESCRAVIDÃO, A
PASSAGEM PARA A LIBERDADE, PARA UMA VIDA VITORIOSA E ABUNDANTE,
PARA A TERRA PROMETIDA. O EGITO, A ESCRAVIDÃO E FARAÓ FICARAM
PARA TRÁS.
ASSIM COMO ISRAEL NÃO PODERIA ESQUECER TAL
CELEBRAÇÃO,
NÓS TAMBÉM NÃO PODEMOS ESQUECER O SACRIFÍCIO REMIDOR DO NOSSO REDENTOR,
JESUS CRISTO. ESTE É UM DOS PRINCÍPIOS DA CEIA DO SENHOR.
TODAS AS VEZES QUE PARTICIPARMOS DA CEIA TEMOS QUE RECORDAR DA NOSSA
PASSAGEM - DA ESCRAVIDÃO DO PECADO PARA UMA NOVA VIDA EM CRISTO (1CO.5:17).
JESUS DECLAROU: "FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM" (1CO.11:24,25).
2.
CERIMÔNIA PASCAL.
NO CAPÍTULO 12 DE ÊXODO, A CERIMÔNIA PASCAL É
DETALHADA COM RÍGIDAS RECOMENDAÇÕES, A FIM DE QUE OS HEBREUS NÃO SE
ESQUECESSEM DE SEU REAL SIGNIFICADO (ÊX.12:12).
EM OBEDIÊNCIA AO CHAMADO
DE DEUS, MOISÉS COMPARECEU PERANTE FARAÓ E LHE TRANSMITIU A ORDEM
DIVINA: "DEIXA IR O MEU POVO”.
PARA CONSCIENTIZAR FARAÓ DA SERIEDADE DESSA
MENSAGEM
DA PARTE DO SENHOR, MOISÉS, MEDIANTE O PODER DE DEUS, INVOCOU PRAGAS COMO
JUIZOS CONTRA O EGITO.
NO DECORRER DE VÁRIAS DESSAS PRAGAS, FARAÓ CONCORDAVA EM
DEIXAR O POVO IR. MAS, A SEGUIR, VOLTAVA ATRÁS, UMA VEZ A PRAGA SUSTADA.
O CORAÇÃO DE FARAÓ ESTAVA ENDURECIDO. O TEXTO BÍBLICO MOSTRA
CLARAMENTE QUE O SENHOR IA ENDURECER O CORAÇÃO DE FARAÓ (ÊX.4:21): “...MAS EU ENDURECEREI O SEU CORAÇÃO, PARA QUE
NÃO DEIXE IR O POVO”.
MAS É EVIDENTE QUE O
CORAÇÃO DO REI JÁ ESTAVA OBCECADO E CHEIO DE ORGULHO QUANDO MOISÉS SE
APRESENTOU PERANTE ELE PELA PRIMEIRA VEZ (CF. ÊX.5:2): “MAS FARAÓ DISSE: QUEM É O SENHOR, CUJA VOZ EU OUVIREI, PARA DEIXAR IR
ISRAEL? NÃO CONHEÇO O SENHOR, NEM TAMPOUCO DEIXAREI IR ISRAEL”.
DEUS ENDURECEU O CORAÇÃO DE FARAÓ PELA PRIMEIRA VEZ APÓS
A SEXTA PRAGA (ÊX.9:12).
O SENHOR FEZ DE FARAÓ O QUE ESTE QUERIA SER: O
OPOSITOR DE DEUS (VER ROMANOS 1:21). É O QUE VAI ACONTECER QUANDO O ANTICRISTO ESTIVER
REINANDO (2TES.2:10-12).
APESAR DE TUDO, O ENDURECIMENTO
DO CORAÇÃO DE FARAÓ, DEU A DEUS A OPORTUNIDADE DE MANIFESTAR SEU PODER CADA
VEZ MAIS ATÉ QUE CAUSASSE UMA IMPRESSÃO PROFUNDA E DURADOURA NÃO SOMENTE
NOS EGÍPCIOS E ISRAELITAS, MAS TAMBÉM NAS NAÇÕES DISTANTES TAIS
COMO OS FILISTEUS (VER 1SAMUEL 4:7, 8; 6:6).
SOOU A HORA DA DÉCIMA E DERRADEIRA PRAGA, AQUELA QUE NÃO
DEIXARIA AOS EGÍPCIOS NENHUMA OUTRA ALTERNATIVA SENÃO A DE PERMITIR
A SAÍDA DOS ISRAELITAS.
DEUS MANDOU UM ANJO DESTRUIDOR ATRAVÉS DA TERRA DO
EGITO PARA ELIMINAR "TODO PRIMOGÊNITO... DESDE OS HOMENS ATÉ AOS
ANIMAIS" (ÊX.12:12).
VISTO QUE OS
ISRAELITAS TAMBÉM HABITAVAM NO EGITO, COMO PODERIAM ESCAPAR DO ANJO DESTRUIDOR?
O SENHOR EMITIU UMA ORDEM ESPECÍFICA AO SEU POVO. A OBEDIÊNCIA A
ESSA ORDEM TRARIA A PROTEÇÃO DIVINA A CADA FAMÍLIA DOS HEBREUS, COM SEUS
RESPECTIVOS PRIMOGÊNITOS.
CADA FAMÍLIA TINHA DE TOMAR UM CORDEIRO MACHO DE UM ANO DE
IDADE, SEM DEFEITO, E SACRIFICÁ-LO AO ENTARDECER DO DIA QUATORZE DO
MÊS DE ABIBE (ÊX.12:4).
PARTE DO SANGUE DO CORDEIRO SACRIFICADO, OS ISRAELITAS DEVIAM
ASPERGIR NAS DUAS OMBREIRAS E NA VERGA DA PORTA DE CADA CASA.
QUANDO O ANJO DESTRUIDOR
PASSASSE POR AQUELA TERRA, ELE PASSARIA POR CIMA DAQUELAS CASAS QUE
TIVESSEM O SANGUE ASPERGIDO SOBRE ELAS (DAÍ
O TERMO PÁSCOA, DO HB. PESSACH, QUE SIGNIFICA "PULAR ALÉM DA MARCA",
"PASSAR POR CIMA").
ASSIM, PELO SANGUE DO
CORDEIRO MORTO, OS ISRAELITAS FORAM PROTEGIDOS DA CONDENAÇÃO À MORTE
EXECUTADA CONTRA TODOS OS PRIMOGÊNITOS EGÍPCIOS.
DEUS ORDENOU O SINAL DO SANGUE, NÃO PORQUE ELE NÃO
TIVESSE OUTRA FORMA DE DISTINGUIR OS ISRAELITAS DOS EGÍPCIOS, MAS PORQUE
QUERIA ENSINAR AO SEU POVO A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA E DA REDENÇÃO PELO
SANGUE, PREPARANDO-O PARA O ADVENTO DO "CORDEIRO DE DEUS”, QUE SÉCULOS
MAIS TARDE TIRARIA O PECADO DO MUNDO (JOÃO 1:29).
NAQUELA NOITE ESPECÍFICA,
OS ISRAELITAS DEVIAM ESTAR VESTIDOS E PREPARADOS PARA VIAJAR (ÊX.12:11).
A ORDEM RECEBIDA ERA PARA
ASSAR O CORDEIRO E NÃO O FERVER, E PREPARAR ERVAS AMARGAS E PÃES
SEM FERMENTO.
AO ANOITECER, PORTANTO, ESTARIAM PRONTOS PARA A
REFEIÇÃO ORDENADA E PARA PARTIR APRESSADAMENTE, MOMENTO EM QUE OS
EGÍPCIOS IAM SE APROXIMAR E ROGAR QUE DEIXASSEM O PAÍS.
A PARTIR DAQUELE MOMENTO DA HISTÓRIA, O POVO DE
DEUS IA CELEBRAR A PÁSCOA, OBEDECENDO ÀS INSTRUÇÕES DIVINAS DE QUE AQUELA
CELEBRAÇÃO SERIA "ESTATUTO PERPÉTUO" (ÊX.12:14).
“E ESTE DIA VOS SERÁ POR
MEMÓRIA, E CELEBRÁ-LO-EIS POR FESTA AO SENHOR; NAS VOSSAS GERAÇÕES O
CELEBRAREIS POR ESTATUTO PERPÉTUO”
A PARTIR DA PRIMEIRA PÁSCOA NO EGITO, O POVO DE
ISRAEL IA CELEBRÁ-LA EM TODA PRIMAVERA, OBEDECENDO AS INSTRUÇÕES
DIVINAS DE QUE AQUELA CELEBRAÇÃO SERIA "ESTATUTO PERPÉTUO"
(ÊX.12:14), COMO UM MEMORIAL DA LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO EGITO.
UMA ANALOGIA IMPORTANTE.
O CORDEIRO PASCAL ERA UM "SACRIFÍCIO" (ÊX.12:27) A
SERVIR DE SUBSTITUTO DO PRIMOGÊNITO. ISTO PRENUNCIA A MORTE DE CRISTO
EM SUBSTITUIÇÃO À MORTE DO SER HUMANO (VER RM.3:25).
O CORDEIRO MACHO SEPARADO PARA MORTE TINHA DE SER "SEM MÁCULA"
(ÊX.12:5). ESTE FATO PREFIGURA A IMPECABILIDADE DE CRISTO, O PERFEITO
FILHO DE DEUS (JOÃO 8:46) - “PORQUE NÃO
TEMOS UM SUMO SACERDOTE QUE NÃO POSSA COMPADECER-SE DAS NOSSAS FRAQUEZAS; PORÉM
UM QUE, COMO NÓS, EM TUDO FOI TENTADO, MAS SEM PECADO” (HB.4:15).
A ESCOLHA DO CORDEIRO DAVA-SE NO DIA DEZ DO MÊS DE NISÃ (MÊS QUE SE
SITUA ENTRE OS MESES DE MARÇO E ABRIL DO NOSSO CALENDÁRIO). APÓS ESSA ESCOLHA, OS
ISRAELITAS DEVERIAM GUARDAR O CORDEIRO ATÉ O DIA QUATORZE DO MÊS, QUANDO,
ENTÃO, SERIA IMOLADO (ÊX.12:5,6). VERIFICADO QUE O CORDEIRO PASCAL NENHUMA
MANCHA TINHA, NA TARDE DO DIA QUATORZE, DEVERIA SER SACRIFICADO
(ÊX.12:6). FLÁVIO JOSEFO, O GRANDE HISTORIADOR JUDEU, INFORMA-NOS QUE ESTE
SACRIFÍCIO SE DAVA ENTRE AS TRÊS E CINCO HORAS DA TARDE, O QUE É MAIS UMA
DEMONSTRAÇÃO DE QUE APONTAVA PARA A MORTE DE JESUS, POIS, COMO INFORMA A
BÍBLIA, JESUS MORREU POR VOLTA DA HORA NONA, OU SEJA, TRÊS HORAS DA TARDE
(MT.27:46; MC.15:34; LC.23:44), DEVENDO TER SIDO RETIRADO DA CRUZ POR VOLTA
DAS CINCO HORAS DA TARDE, JÁ NO TÉRMINO DO DIA, QUE ERA O DA PREPARAÇÃO DA
PÁSCOA (JOÃO 19:38-42).
O CORDEIRO, UMA VEZ SACRIFICADO, DEVERIA SER ASSADO, INTEIRO, SENDO COMIDO,
ENTÃO, À NOITE, COM PÃES ÁZIMOS E ERVAS AMARGAS (ÊX.12:8,9), QUEIMANDO-SE
TUDO O QUE RESTASSE NAQUELE MESMO DIA (ÊX.12:10). ISTO NOS FALA, TAMBÉM,
QUE O SACRIFÍCIO DE JESUS ERA COMPLETO, NÃO TERIA DE SER REPETIDO, NEM
RESTARIA ALGO A SER REALIZADO DEPOIS DE SUA EFETIVAÇÃO.
O SACRIFÍCIO SE DARIA COM SOFRIMENTO (ERVAS AMARGAS) E COM SINCERIDADE (OS
PÃES ÁZIMOS), MAS TRARIA VIDA AO POVO DE DEUS.
O FATO DE O CORDEIRO
SER ASSADO E, DEPOIS, RETIRADO DO FORNO PARA SER CONSUMIDO, TAMBÉM
INDICAVA A RESSURREIÇÃO DE CRISTO.
3.
SIMBOLOGIA DA PÁSCOA.
A PÁSCOA SIMBOLIZA TRÊS
COISAS: LIBERDADE DA ESCRAVIDÃO, SALVAÇÃO DA MORTE E CAMINHADA PARA A TERRA
PROMETIDA.
PARA OS HEBREUS, ISSO TINHA UM SENTIDO FÍSICO, POIS
HAVIA A ESCRAVIDÃO DO JUGO EGÍPCIO A SER SUBVERTIDA, UMA MORTE
IGNOMINIOSA IMINENTE A SER SUPLANTADA E A ESPERANÇA DE UMA
TERRA A SER CONQUISTADA.
PARA O POVO DE DEUS DA NOVA ALIANÇA, O SIGNIFICADO É DE
NATUREZA ESTRITAMENTE ESPIRITUAL.
A SIMBOLOGIA REDENTORA DA PÁSCOA GANHA VIDA
E EXPRESSÃO NA CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR (1CO.11:23-31).
ASSIM COMO ERA A PÁSCOA JUDAICA, A CEIA DO SENHOR É
UM MEMORIAL. ELA OLHA EM DUAS DIREÇÕES: PARA TRÁS - PARA A CRUZ; E PARA
FRENTE - PARA A SEGUNDA VINDA DE CRISTO (1CO.11:26).
FOMOS LIBERTOS DA ESCRAVIDÃO DO PECADO E SALVOS DA MORTE
ETERNA, E AGORA CAMINHANDO AVANTE NA CERTEZA DE QUE O CÉU ONDE CRISTO
HABITA É O NOSSO DESTINO FINAL, ONDE ESTAREMOS PARA SEMPRE COM O SENHOR.
II. O
PENTECOSTES, A FESTA DAS PRIMÍCIAS
1. A
FESTA DO PENTECOSTES (LV.23:15-22).
A FESTA DE PENTECOSTES
ERA UMA DAS TRÊS GRANDES FESTIVIDADES ANUAIS DO POVO ISRAELITA, EM QUE DEVERIAM
COMPARECER À PRESENÇA DE DEUS TODOS OS VARÕES (EX.23:14-19).
ELA ERA CELEBRADA 50
DIAS APÓS A PÁSCOA (ÊX.23:16; 34:22; DT.16:9-12).
A CONTAGEM PARA A FESTA DO PENTECOSTES ESTÁ REGISTRADA
EM LV.23:15,16.
“DEPOIS PARA VÓS
CONTAREIS DESDE O DIA SEGUINTE AO SÁBADO, DESDE O DIA EM QUE TROUXERDES O MOLHO
DA OFERTA MOVIDA; SETE SEMANAS INTEIRAS SERÃO. ATÉ O DIA SEGUINTE AO SÉTIMO
SÁBADO, CONTAREIS CINQUENTA DIAS; ENTÃO OFERECEREIS NOVA OFERTA DE MANJARES AO
SENHOR”.
A FESTA DE PENTECOSTES ERA TAMBÉM CONHECIDA POR:
·
FESTA DAS
SEMANAS,
POR SER REALIZADA APÓS SETE SEMANAS DA FESTA DAS PRIMÍCIAS.
·
FESTA DA
COLHEITA
(ÊX.23:16), REFERINDO-SE À CONCLUSÃO DAS COLHEITAS DE GRÃOS.
·
FESTA DAS
PRIMÍCIAS
(NM.28:26), FALANDO DAS PRIMÍCIAS DE UMA COLHEITA TERMINADA.
ERA UMA CELEBRAÇÃO PÚBLICA, NA QUAL TODA A NAÇÃO
LOUVAVA A DEUS POR SUA SUFICIÊNCIA.
ERA TAMBÉM O MOMENTO DE SE EXERCER A MISERICÓRDIA E O SERVIÇO SOCIAL
(DT.16:10; RT.2:1-3).
TINHA UMA FINALIDADE EDUCATIVA, PEDAGÓGICA, POIS SERVIA DE “SOMBRA”
DAS COISAS QUE ESTAVAM POR VIR (CL.2:16,17; HB.10:1).
ASSIM, A FESTA JUDAICA DE PENTECOSTES É UMA FIGURA, UM SÍMBOLO, UM TIPO DO
DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO E, POR ISSO MESMO, ESTE DERRAMAMENTO SE
INICIOU NUM DIA DE PENTECOSTES, PARA QUE, ATRAVÉS DO QUE ESTÁ ESCRITO SOBRE
ESTA FESTA JUDAICA, ENTENDÊSSEMOS O SIGNIFICADO DESTA OPERAÇÃO ESPIRITUAL, QUE
É FUNDAMENTAL À VIDA CRISTÃ.
2. O
CERIMONIAL.
A SEGA ERA TEMPO DE ALEGRIA GERAL. DURAVA
SETE SEMANAS, AO TODO.
EM SANTA CONVOCAÇÃO, NA QUAL TODOS DEVERIAM
APRESENTAR-SE A DEUS DE FORMA JUBILOSA, ISRAEL APRESENTAVA A DEUS AS
PRIMÍCIAS DE SUAS COLHEITAS (DT.16:11).
SÓ DEPOIS DISTO É QUE A
COLHEITA PODERIA SER REALIZADA.
“E FALOU O SENHOR A
MOISÉS, DIZENDO: FALA AOS FILHOS DE ISRAEL, E DIZE-LHES: QUANDO HOUVERDES
ENTRADO NA TERRA, QUE VOS HEI DE DAR, E SEGARDES A SUA SEGA, ENTÃO TRAREIS UM
MOLHO DAS PRIMÍCIAS DA VOSSA SEGA AO SACERDOTE. E ELE MOVERÁ O MOLHO PERANTE O
SENHOR, PARA QUE SEJAIS ACEITOS...” (LV.23:9-11).
A CEVADA ERA O CEREAL QUE AMADURECIA PRIMEIRO. ASSIM, NO PRIMEIRO
DIA APÓS A PÁSCOA, OS SACERDOTES CEIFAVAM UM MOLHO DE CEVADA E O
OFERTAVAM AO SENHOR.
A FESTA DAS PRIMÍCIAS REALIZADA LOGO APÓS A
PÁSCOA, OU SEJA, LOGO APÓS A MORTE DO CORDEIRO, TIPIFICAVA CRISTO “...AS
PRIMÍCIAS DOS QUE DORMEM” (1CO.15:20).
COMO NÃO ERA APENAS UM,
MAS, UM MOLHO, OU UM FEIXE, PARA NÓS ESTAS PRIMÍCIAS REPRESENTAVAM
CRISTO E AQUELE GRUPO QUE RESSUSCITOU, JUNTAMENTE COM ELE.
“E ABRIRAM-SE OS
SEPULCROS, E MUITOS CORPOS DE SANTOS QUE DORMIAM FORAM RESSUSCITADOS. E, SAINDO
DOS SEPULCROS, DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DELE, ENTRARAM NA CIDADE SANTA, E
APARECERAM A MUITOS” (MT.27:52.53).
CRISTO, NOSSO SUMO SACERDOTE FOI O OFICIANTE DA
REAL FESTA DAS PRIMÍCIAS, MOVENDO, DIANTE DO PAI, AQUELE MOLHO
FORMADO PELOS PRIMEIROS FRUTOS DA GRANDE COLHEITA QUE ESTAVA PARA COMEÇAR,
E QUE AINDA NÃO TERMINOU.
NA CEIFA DO TRIGO, A OFERTA NÃO CONSISTIA DE UM
MOLHO OU FEIXE, MAS, DE DOIS PÃES. ESTES DOIS PÃES ERAM OS PRIMEIROS DA
CEIFA DO TRIGO.
NÃO SE PODIA FAZER NENHUM PÃO PARA SE COMER, ANTES
DE OFERECER ESTES DOIS PRIMEIROS A DEUS. ERAM DOIS PÃES, NÃO PODIA SER UM NEM
TRÊS.
A IGREJA É FORMADA POR DOIS POVOS: JUDEUS E GENTIOS, REPRESENTADOS NA FESTA
DO PENTECOSTE POR DOIS PÃES.
CINQUENTA DIAS DEPOIS DA PÁSCOA, OU CINQUENTA DIAS APÓS
A MORTE DO CORDEIRO DE DEUS, OCORRIA O DIA DO PENTECOSTES.
OS DOIS PÃES, REPRESENTADOS PELOS CENTO E VINTE
DISCÍPULOS (ATOS 1:15), “...ESTAVAM TODOS
REUNIDOS NO MESMO LUGAR” (ATOS 2:1).
COUBE AO ESPÍRITO SANTO OFERECER AO SENHOR AQUELES
PRIMEIROS DOIS PÃES E INAUGURAR, PUBLICAMENTE, AQUELA QUE JESUS CHAMOU DE “...A
MINHA IGREJA...” (MT.16:18).
ESTA IGREJA É HOJE
FORMADA POR MILHÕES DE PESSOAS ESPALHADOS POR TODA A TERRA, E QUE FORMAM AS
IGREJAS LOCAIS.
3. A
SIMBOLOGIA.
NO DIA SEGUINTE AO SÁBADO DA PÁSCOA, ERA OFERECIDO
UM MOLHO DAS PRIMÍCIAS DA COLHEITA AO SACERDOTE (LV.23:10), QUE SERIA MOVIDO PERANTE O SENHOR. PRIMÍCIA
ESTA QUE NÃO É OUTRA SENÃO O PRIMOGÊNITO DENTRE OS MORTOS, AQUELE QUE
RESSUSCITOU NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA, CRISTO JESUS (1CO.15:20,23; CL.1:18).
EM SEGUIDA, CINQUENTA DIAS DEPOIS, VINHA O
PENTECOSTES, QUE INDICAVA:
·
O INÍCIO DA
COLHEITA NO ANO, OU SEJA, A OCASIÃO QUE DEMONSTRA O INÍCIO DA SALVAÇÃO DA HUMANIDADE
POR MEIO DA MENSAGEM DO EVANGELHO.
·
O INÍCIO DO
MOVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO, COM FUNDAMENTO NO SACRIFÍCIO DE CRISTO, COM PODER E EFICÁCIA, EM PROL
DA COLHEITA DAS ALMAS PARA O REINO CELESTIAL, ALGO QUE PERDURARÁ ATÉ A FESTA
DA COLHEITA FINAL, QUE SE DARÁ COM A TERCEIRA FESTA, A FESTA DAS
TROMBETAS OU FESTA DOS TABERNÁCULOS, QUE REPRESENTA A VINDA DE CRISTO
PARA ARREBATAR A SUA IGREJA.
ASSIM, A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO SOMENTE PODERIA
OCORRER NA FESTA DAS PRIMÍCIAS, NA FESTA DAS SEMANAS, QUE INDICA O INÍCIO DA
COLHEITA, O INÍCIO DA MANIFESTAÇÃO PLENA DO ESPÍRITO SANTO NO MEIO DA
HUMANIDADE COM VISTAS À SALVAÇÃO DAS ALMAS.
ERA O COMEÇO DO MOVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO. E O ESPÍRITO SANTO SEMPRE
ESTEVE RELACIONADO COM O MOVER, COMO VEMOS DESDE A SUA PRIMEIRA
APARIÇÃO NO TEXTO SAGRADO (CF.GN.1:2).
III. O DIA DE
PENTECOSTES
PARA OS JUDEUS TRATA-SE, APENAS, DE UMA DAS TRÊS GRANDES FESTAS
QUE TERIAM QUE SER CELEBRADAS, ANUALMENTE, DE ACORDO COM A LEI DE MOISÉS.
PARA A IGREJA, O DIA DE PENTECOSTES TEM UM SENTIDO
ESPECIAL, ELE ASSINALA O DIA EM QUE O ESPÍRITO SANTO VEIO, CUMPRINDO UMA
PROMESSA FEITA POR JESUS. É O DIA EM QUE A IGREJA NASCEU.
“E EIS QUE SOBRE VÓS
ENVIO A PROMESSA DE MEU PAI; FICAI, PORÉM, NA CIDADE DE JERUSALÉM, ATÉ QUE DO
ALTO SEJAIS REVESTIDOS DE PODER” (LC.24:49).
“E, ESTANDO COM ELES,
DETERMINOU-LHES QUE NÃO SE AUSENTASSEM DE JERUSALÉM, MAS QUE ESPERASSEM A
PROMESSA DO PAI, QUE (DISSE ELE) DE MIM OUVISTES. PORQUE, NA VERDADE, JOÃO
BATIZOU COM ÁGUA, MAS VÓS SEREIS BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO, NÃO MUITO
DEPOIS DESTES DIAS” (ATOS 1:4,5).
PARA O CRISTÃO, O DIA DE PENTECOSTES MARCA A OCASIÃO EM QUE O
ESPIRITO SANTO SE FEZ PRESENTE ATÉ A VINDA DO SENHOR JESUS.
1.
CRISTO, O CORDEIRO PASCAL.
APÓS A SUA MORTE E RESSURREIÇÃO, O SENHOR JESUS SE
APRESENTOU AOS SEUS DISCÍPULOS DURANTE O ESPAÇO DE QUARENTA DIAS (AT.1:3).
NESTE PERÍODO, O SENHOR DEU VÁRIAS INSTRUÇÕES. DENTRE ELAS ESTAVA A DE
QUE OS DISCÍPULOS DEVERIAM AGUARDAR EM JERUSALÉM O REVESTIMENTO DO PODER,
A PROMESSA DO PAI (LC.24:49), QUE, COMO ELE JÁ HAVIA DITO ANTES MESMO DE SUA
MORTE, TRATAVA-SE DA VINDA DO OUTRO CONSOLADOR, QUE IMPEDIRIA QUE OS
DISCÍPULOS FICASSEM ÓRFÃOS NA SUA MISSÃO, NO SEU MINISTÉRIO (JOÃO 14:16-20).
MINISTROU PARA MAIS DE QUINHENTOS IRMÃOS (ATOS 1:3; 1CO.15:6), DANDO
AS ÚLTIMAS INSTRUÇÕES AOS SEUS DISCÍPULOS, UMA VEZ MAIS SE REFERINDO AO RECEBIMENTO
DA VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO E À NECESSIDADE DA EVANGELIZAÇÃO DO
MUNDO TODO (AT.1:8).
“MAS RECEBEREIS A VIRTUDE
DO ESPÍRITO SANTO, QUE HÁ DE VIR SOBRE VÓS; E SER-ME-EIS TESTEMUNHAS TANTO EM
JERUSALÉM COMO EM TODA A JUDÉIA E SAMARIA E ATÉ AOS CONFINS DA TERRA”.
2. O
PENTECOSTES DO ESPÍRITO SANTO.
NAQUELE PENTECOSTES DO ANO 30, CINQUENTA DIAS APÓS A
MORTE DE CRISTO, OCORRIDA NA PÁSCOA, CUMPRIA-SE A PROFECIA DE JOEL (JL.2:28,29):
“E HÁ DE SER QUE, DEPOIS,
DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO SOBRE TODA A CARNE, E VOSSOS FILHOS E VOSSAS FILHAS
PROFETIZARÃO, OS VOSSOS VELHOS TERÃO SONHOS, OS VOSSOS JOVENS TERÃO VISÕES. E
TAMBÉM SOBRE OS SERVOS E SOBRE AS SERVAS, NAQUELES DIAS, DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO”.
O APÓSTOLO PEDRO FEZ MENÇÃO A ESTA PROFECIA DE JOEL,
NO DIA DE PENTECOSTES, NO SERMÃO INAUGURAL DA IGREJA:
“E NOS ÚLTIMOS DIAS
ACONTECERÁ, DIZ DEUS, QUE DO MEU ESPÍRITO DERRAMAREI SOBRE TODA A CARNE; E OS
VOSSOS FILHOS E AS VOSSAS FILHAS PROFETIZARÃO, OS VOSSOS JOVENS TERÃO VISÕES, E
OS VOSSOS VELHOS SONHARÃO SONHOS”(AT 2:17).
O ESPÍRITO SANTO FOI
DERRAMADO SOBRE OS QUASE CENTO E VINTE DISCÍPULOS QUE HAVIAM PERMANECIDO
EM ORAÇÃO, EM JERUSALÉM, CONSOANTE O MANDADO DO SENHOR (ATOS 1:15).
CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, FALARAM NOUTRAS LÍNGUAS, ENUNCIANDO AOS
PEREGRINOS, QUE VISITAVAM JERUSALÉM, AS GRANDEZAS DE DEUS (AT.2:7-11).
ESTA EXPERIÊNCIA É CONHECIDA PELOS ESTUDIOSOS COMO XENOLALIA.
OCORRE QUANDO UMA PESSOA FALA OU FAZ UMA ORAÇÃO EM LÍNGUAS
QUE EXPRESSAM UMA LINGUAGEM HUMANA REAL, TAL COMO ESPANHOL, FRANCÊS OU
ALEMÃO, QUE ERA ATÉ ENTÃO DESCONHECIDA PARA O INDIVÍDUO.
“NO DIA DE PENTECOSTES, OS CRENTES CHEIOS DO
ESPÍRITO SANTO FALARAM NUM IDIOMA DESCONHECIDO PARA ELES, MAS, COMO A CIDADE DE
JERUSALÉM ESTAVA REPLETA DE ESTRANGEIROS, ESTES PUDERAM TOMAR CONHECIMENTO DA
MENSAGEM DO EVANGELHO EM SUA PRÓPRIA LÍNGUA. O QUE VEMOS EM ATOS 2 FOI UMA
CONCESSÃO DIVINA, AFIM DE QUE MUITOS PUDESSEM CRER EM JESUS E RECEBER A
SALVAÇÃO. FOI UM SINAL PARA OS INCRÉDULOS. FOI O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
ACOMPANHADO, SIMULTANEAMENTE, DE UMA MENSAGEM DE SALVAÇÃO”(PR. ELIENAI CABRAL).
PORTANTO, A EXPERIÊNCIA DO BATISMO NO ESPÍRITO
SANTO ESTÁ ATRELADA À OBRA DE EVANGELISMO.
EM NENHUMA OUTRA PARTE DO
ANTIGO TESTAMENTO ENCONTRAMOS UMA PROMESSA TÃO ABRANGENTE QUE SIGNIFICASSE O
CUMPRIMENTO DAS PALAVRAS DE MOISÉS:
“TOMARA QUE TODO O POVO
DO SENHOR FOSSE PROFETA, QUE O SENHOR LHES DESSE O SEU ESPÍRITO”(NM.11:29).
O DIA DE PENTECOSTES MARCOU O INÍCIO DESTE
CUMPRIMENTO. DESDE ENTÃO, TEM SE CUMPRIDO COM ABUNDÂNCIA CADA VEZ MAIOR.
É UMA PROMESSA UNIVERSAL (JL.28:29). É UMA PROMESSA
DE UMA NOVA ALIANÇA (JL.2:32). É UMA PROMESSA AOS QUE CREEM (JL.2:32).
ENQUANTO NO PASSADO
O ESPÍRITO SANTO PARECIA ESTAR DISPONÍVEL A REIS, SACERDOTES E PROFETAS,
JOEL PREDISSE UM TEMPO EM QUE ESTE PODER ESTARIA DISPONÍVEL A TODOS OS
CRENTES.
ATUALMENTE, O ESPÍRITO SANTO É DERRAMADO, DE UMA
FORMA EFUSIVA, SOBRE QUALQUER PESSOA QUE VENHA A DEUS EM BUSCA DE
SUA SALVAÇÃO (JL.2:32).
TODAVIA, O DERRAMAMENTO
DO ESPÍRITO ACONTECE DEPOIS QUE A PESSOA SE ARREPENDE E SE VOLTA PARA
DEUS.
ESPERAR O DERRAMAMENTO DO
ESPÍRITO SANTO SEM TRATAR DO PECADO É OFENDER A DEUS. BUSCÁ-LO SEM
VOLTAR-SE PARA DEUS É ATENTAR CONTRA A SANTIDADE DO SENHOR.
3. A
MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO AINDA NÃO TERMINOU.
PARA OS JUDEUS AQUELA FESTA DO PENTECOSTE HAVIDA EM
JERUSALÉM, NO ANO 29DC., FOI APENAS MAIS UMA FESTA JUDAICA ANUAL EM
CUMPRIMENTO À LEI DE MOISÉS.
PARA NÓS, CONTUDO, AQUELA FESTA DO PENTECOSTES QUE
COMEÇOU EM JERUSALÉM HÁ QUASE DOIS MIL ANOS AINDA NÃO TERMINOU.
A FESTA DO PENTECOSTE ERA
REALIZADO CINQUENTA DIAS DEPOIS DA PÁSCOA, PORÉM, O SEU EFEITO DURARIA ATÉ A
REALIZAÇÃO DA PRÓXIMA FESTA, QUE ERA A FESTA DOS TABERNÁCULOS.
“...AOS QUINZE DIAS DO
MÊS SÉTIMO, QUANDO TIVERDES RECOLHIDO A NOVIDADE DA TERRA...” (LV.23:39); OU
COMO DIZ A BÍBLIA NA LINGUAGEM DE HOJE: “...DEPOIS DE TERMINADAS AS COLHEITAS”.
PARA A IGREJA AS COLHEITAS AINDA NÃO TERMINARAM, “O DIA QUINZE DO MÊS
SÉTIMO” AINDA NÃO CHEGOU.
A FESTA DOS TABERNÁCULOS
COMEMORAVA O TEMPO QUE ISRAEL ESTEVE NO DESERTO. NÓS AINDA NÃO PODEMOS
REALIZAR A PRÓXIMA FESTA DEPOIS DO PENTECOSTE. AINDA ESTAMOS NO
“DESERTO”. AINDA NÃO CHEGAMOS NA CANAÃ CELESTIAL.
ESTAMOS AINDA SUJEITOS AO CANSAÇO, AO CALOR E AO FRIO DO
“DESERTO”.
AINDA ESTAMOS NO PERÍODO DA COLHEITA. AINDA ESTAMOS SOB OS EFEITOS
DA FESTA DE PENTECOSTES.
A NOSSA FESTA DOS TABERNÁCULOS AINDA ESTÁ NO FUTURO - “DEPOIS DE TERMINADA A COLHEITA DO TRIGO”.
ESTAMOS, PORTANTO,
VIVENDO NO PERÍODO DA DISPENSAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.
A DISPENSAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, QUE COMEÇOU NO DIA
DO PENTECOSTES, TERMINARÁ NO DIA DO ARREBATAMENTO, QUANDO ENTÃO A IGREJA
ESTARÁ PARA SEMPRE COM O SENHOR, CUMPRINDO-SE A PROMESSA FEITA POR JESUS:
“E, SE EU FOR, E VOS
PREPARAR LUGAR, VIREI OUTRA VEZ, E VOS LEVAREI PARA MIM MESMO PARA QUE ONDE EU
ESTIVER ESTEJAIS VÓS TAMBÉM” (JOÃO 14:3).
PORTANTO, PARA NÓS, O
DIA DO PENTECOSTES AINDA NÃO TERMINOU, POIS A IGREJA AINDA ESTÁ NA TERRA. A
DISPENSAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO CONTINUA.
CONCLUSÃO
A PÁSCOA E O PENTECOSTES
SÃO OS DOIS MARCOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A IGREJA DE CRISTO.
·
A PÁSCOA MARCA O MAIOR ACONTECIMENTO QUE JÁ HOUVE NA FACE DA TERRA: A
MORTE VICÁRIA DE CRISTO E A SUA RESSURREIÇÃO.
·
O PENTECOSTES MARCA A OCASIÃO EM QUE O ESPIRITO SANTO SE FAZ PRESENTE ATÉ
A VINDA DO SENHOR JESUS.
SEM A PÁSCOA, O PENTECOSTES
SERIA IMPOSSÍVEL. SEM O PENTECOSTES, A PÁSCOA NÃO SERIA EFICAZ.
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Luciano de Paula Lourenço
Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
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