domingo, 25 de dezembro de 2016

LIÇÕES BÍBLICAS DO 1º TRIMESTRE DE 2017


 

Parte inferior do formulárioNo 1º Trimestre letivo de 2017 estudaremos, através das Lições Bíblicas da CPAD, sobre o tema: “AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO – Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente”. As lições serão comentadas pelo Pr. Osiel Gomes e estão distribuídas sob os seguintes temas:

Lição 1 - As Obras da Carne e o Fruto do Espírito.

Lição 2 - O Propósito do Fruto do Espírito.

Lição 3 - O Perigo das Obras da Carne.

Lição 4 - Alegria, Fruto do Espírito; Inveja, Hábito da Velha Natureza.

Lição 5 - Paz de Deus: Antídoto contra as Inimizades.

Lição 6 - Paciência: Evitando as Dissensões.

Lição 7 - Benignidade: um Escudo Protetor contra as Porfias.

Lição 8 - A Bondade que Confere Vida.

Lição 9 - Fidelidade, Firmes na Fé.

Lição 10 - Mansidão: Torna o Crente Apto para Evitar Pelejas.

Lição 11 - Vivendo de Forma Moderada.

Lição 12 - Quem Ama Cumpre plenamente a Lei Divina.

Lição 13 - Uma Vida de Frutificação.

 

O Tema supracitado, que estudaremos no 1º Trimestre letivo de 2017, é um dos mais importantes para o cristão, até porque vivemos tempos em que as pessoas estão muito preocupadas com sinais, milagres, prodígios e maravilhas, esquecendo-se, porém, que tudo isto existe para confirmação da Palavra de Deus, como demonstração da salvação das vidas e do poder do Evangelho (Mc.16:20).

É bastante notório que nos últimos dias este tem sido um aspecto negligenciado no ensino da Palavra de Deus em nossas igrejas locais. Consciente desta problemática, pretende-se neste trimestre tratar a respeito deste tema, a fim de que os cristãos venham a dar o devido valor para a transformação que deve ocorrer na vida de cada um que aceita Cristo como seu Senhor e Salvador e, deste modo, procurar melhorar os seus caminhos diante de Deus e dos homens.

Além de ser uma rica oportunidade para que reavaliemos a nossa conduta diária à luz do que a Bíblia diz ser o caráter do salvo, também teremos condições, através destas Lições, de nos tornarmos mais percebidos e vigilantes nos dias de falsos ensinos e ensinadores, que, diz-nos a Palavra do Senhor, aumentariam consideravelmente na iminência da volta de Cristo.

Jesus foi categórico, no sermão do monte, quando afirmou que o único critério seguro pelo qual o crente não se deixará enganar pelos falsos mestres e profetas é o critério do fruto - “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis.” (Mt.7:15,16a).

Aos religiosos que procuravam João Batista para serem batizados, ele os advertia, dizendo-lhes: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento... E também, agora, esta posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada não fogo” (Mt.3:8,10). Por estas palavras de João Batista entendemos que não basta ao homem mudar de religião, mas é necessário uma mudança de vida. Aquela pessoa “mau caráter”, precisa ser transformada numa pessoa de “bom caráter”. Não se trata, pois, de melhorar a qualidade do fruto, mas mudar a sua natureza. Um limão por melhor que seja, será sempre limão, e para ser bom, precisa ser azedo. Assim, a carne será sempre carne e terá que gerar “as obras da carne”. Na carne, o Espírito Santo não pode gerar e desenvolver o Seu Fruto. Foi neste sentido que o Senhor Jesus afirmou que “não pode... a árvore má dar frutos bons”.

Do ponto de vista humano, Nicodemos era um homem de bom caráter, um homem de bem. Contudo, do ponto de vista de Jesus, como homem natural, ele não estava habilitado a produzir bons frutos. Ele continuava sendo um “espinheiro”. Para produzir “uvas”, precisava de uma mudança em sua natureza. Esta mudança só é possível através do Novo Nascimento. Depois disto, então, o homem poderá produzir “frutos bons”.

É preciso mudar a natureza do fruto, e não apenas melhorar a sua qualidade – “... toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus-frutos, nem a árvore má dar frutos bons” (Mt.7:17,18).

O Senhor Jesus afirmou que “o que é nascido da carne é carne...” (João 3:6). Nesta condição, só poderá produzir “... as obras da carne...” (Gl.5:19),  “...e o que é nascido do Espírito é espírito”. Nele terá que ser formado “...o Fruto do Espírito...” (Gl.5:22). Assim, segundo Jesus, é pela qualidade dos frutos produzidos que se conhece a árvore – “Por seus frutos os conhecereis...” (Mt.7:6). Pelos frutos é possível saber se uma pessoa mudou de vida, se é, agora, uma nova criatura, ou se apenas mudou de religião, e continua sendo o “velho homem”, envolto com as obras da carne. “Porque cada árvore se conhece pelo seu fruto...”, segundo afirmou Jesus.

Ao estudarmos sobre este tema, estaremos, também, adquirindo o necessário conhecimento que nos livrará dos enganos e das heresias que vêm tentar perturbar a nossa fé nestes últimos dias da dispensação da graça.

------

Ev. Luciano de Paula Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário