sexta-feira, 20 de maio de 2011

MARCAR DATA DA VINDA DE CRISTO, UM TREMENDO ERRO










Em toda a história da Igreja houve uma quantidade incrível de especulações relativas a data da volta do Senhor Jesus. Há muito tempo que falsos cristãos tentam usurpar atributos incomunicáveis de Deus. Só Deus é Onisciente. Só Ele conhece o futuro. Nem mesmo aos discípulos, concernente ao futuro de Israel, Jesus foi solícito com relação à revelação da independência do Reino de Israel – “Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”(Atos 1:6,7).
O QUE JESUS ENSINOU SOBRE A DATA DE SUA SEGUNDA VINDA?
Ele foi bem enfático sobre isso. Em pelo menos cinco passagens (sete, se forem incluídas passagens paralelas), Jesus advertiu os discípulos e todos os cristãos contra marcar a data de sua vinda. Sua volta é certa, mas o momento exato não. Jesus entendia a vontade humana de conhecer o futuro, mas não permitiu que Seus seguidores caíssem nas tentações dos videntes:
· Mateus 24:36: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai”. Marcos 13:32 é uma passagem paralela idêntica.
· Mateus 24:42: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”.
· Mateus 24:44: “Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis”.
· Mateus 25:13: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”. Marcos 13.33-37 é uma passagem paralela.
· Atos 1:7: E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”.
Estas passagens são proibições absolutas de marcar a data da volta de Cristo. A data da volta de Cristo é uma questão de revelação de Deus. Ele decidiu não revelar isso nem para Cristo durante Sua humanidade em Sua primeira vinda (Mateus 24:36). Se o Pai não o revelou ao Filho na Sua humanidade, por que alguém pode crer que o Pai lhe revelaria isso? Jesus deixa bem claro: “Não!”.
O ensinamento de Cristo é reforçado também em outras partes das Escrituras. Em 1Tessalonicenses 5:1-2, Paulo reafirma as palavras de Jesus com relação à incerteza da hora da Sua volta: “Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como ladrão de noite”.
Portanto, a data da vinda de Cristo não foi revelada; é um segredo que pertence somente a Deus. O Senhor disse a Israel: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus; porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Deuteronômio 29:29).
JÁ QUE A BÍBLIA PROÍBE MARCAR DATAS, O QUE ELA ENSINA?
Muitas das mesmas passagens que proíbem marcar datas nos instruem sobre o que fazer até que o Senhor volte. Por exemplo, Mateus 24:42 não só adverte: “porque não sabeis em que dia vem o nosso Senhor”, mas também exorta os crentes a “vigiar”. Mateus 24:44 manda os crentes “ficarem apercebidos”, “porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis”. E também Mateus 25:13 nos exorta a vigiar “porque não sabeis o dia nem a hora”.
O alerta ao qual os crentes são chamados não é de marcar datas, mas de esperar o Salvador (já que não sabemos quando Jesus voltará). Devemos ficar alertas, ao contrário dos descrentes que ficam dormindo, em relação às coisas de Deus. Devemos ficar alertas a fim de vivermos piedosamente até o Senhor voltar porque estamos na noite escura desta era maligna, que exige uma vigilância ativa contra o mal.
CRISTO PODERÁ VIR HOJE OU NESTE EXATO MOMENTO OU INSTANTE
Se a Igreja soubesse o dia ou a hora do arrebatamento, a iminência, a posição que os crentes pré-tribulacionistas têm em relação ao arrebatamento, seria destruída. A iminência bíblica ensina que Cristo pode vir a qualquer momento. Isso também significa que não há sinais que precisam ser cumpridos para o arrebatamento acontecer. Então, Cristo poderia literalmente vir hoje ou neste exato momento. Todas as tentativas de marcar datas destroem essa iminência.
Se alguém ensinasse que o arrebatamento aconteceria num dia, mês, ou ano específico, então isso significaria que Cristo não poderia vir antes dessa data. E, assim, o arrebatamento não poderia ser iminente, já que Cristo não viria até essa data específica.
A iminência é importante porque geralmente está relacionada a mandamentos de vida santa. Por isso, marcar datas também tem um impacto negativo no comportamento espiritual e moral das pessoas.
O ARREBATAMENTO É UM EVENTO SEM SINAIS
Se o arrebatamento é um evento sem sinais, então é impossível identificar sinais específicos que indiquem sua proximidade. É por isso que todas as tentativas de datar o arrebatamento aplicaram erroneamente à Igreja passagens relacionadas ao plano de Deus para Israel. Um exemplo deste erro seria dizer que as festas de Israel estão relacionadas com a marcação da data do arrebatamento. Mas, já que a Bíblia descreve os participantes, os eventos, e as nações envolvidas na tribulação final, podemos ver a preparação de Deus para os últimos sete anos das setenta semanas de Daniel para Israel.
Por exemplo, o fato de que Israel foi restabelecido como nação e agora controla Jerusalém é uma indicação forte de que a era da Igreja está chegando ao fim (Isaías 11:11-12.6; Ezequiel 20:33-44; 22:17-22; 38:1-23). Mas isso só pode ser uma indicação geral.

Portanto, não há base bíblica para marcar datas para a volta do Senhor nem para o fim do mundo. Certamente, Jesus Cristo voltará! Isso é uma realidade inexorável! Assim sendo, é nossa responsabilidade estarmos preparados para essa volta e para proclamar a salvação que Ele oferece, a fim de que outros também estejam preparados.
------
Luciano de Paula Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário