quinta-feira, 26 de junho de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS CPAD - 3º TRIMESTRE DE 2014


 




 

 

No 3º Trimestre de 2014 estudaremos, através das Lições Bíblicas da CPAD, sobre o tema: “FÉ E OBRAS – Ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica”.

As lições serão comentadas pelo pastor Eliezer de Lira e Silva, e estão distribuídas sob os seguintes títulos:

Lição 1 – Tiago — Fé que se Mostra pelas Obras.

Lição 2 – O Propósito da Tentação.

Lição 3 – A Importância da Sabedoria Humilde.

Lição 4 – Gerados pela Palavra da Verdade.

Lição 5 – O Cuidado ao Falar e a Religião Pura.

Lição 6 – A Verdadeira Fé não Faz Acepção de Pessoas.

Lição 7 – A Fé se Manifesta em Obras.





Lição 12 – Os Pecados de Omissão e de Opressão.

Lição 13 – A Atualidade dos Últimos Conselhos de Tiago.

***

Neste trimestre temos a grata satisfação de estudar a Epístola de Tiago, sob o tema: “Fé e Obras – Ensino de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica”.

Segundo Matthew Henry, a epístola de Tiago é um dos escritos mais instrutivos do Novo Testamento. Dirigida principalmente contra erros particulares da época produzidos entre os cristãos judaicos, não contém as mesmas declarações doutrinárias completas das outras epístolas, porém apresenta um admirável resumo dos deveres práticos de todos os crentes. Aqui estão manifestadas as verdades principais do cristianismo, e ao ser consideradas com atenção, se verá que coincidem por inteiro com as declarações de Paulo acerca da graça e a justificação, abundando ao mesmo tempo em sérias exortações à paciência da esperança e a obediência da fé e do amor, misturadas com advertências, repreensões e exortações conforme aos caracteres tratados. As verdades aqui expostas são muito sérias e é necessário que se sustentem e se observem em todo tempo as regras para sua prática. Em Cristo não há ramos mortos ou sem seiva; a fé não é uma graça ociosa; onde quer que esteja, gera fruto em obras. (1)

Tiago é um dos livros mais atuais e necessários para a igreja contemporânea. É comparado ao sermão do monte; tem princípios práticos. Ele tange os grandes temas da vida cristã de forma clara e direta. É considerado o livro de Provérbios do Novo Testamento.

Tiago preocupa-se com a prática do cristianismo. Para ele não basta ter um credo, fazer uma profissão de fé ortodoxa, é preciso viver de forma digna de Deus.

Muitos já criticaram a Carta de Tiago porque entenderam que ela contradiz o que Paulo escreveu em Romanos (Rm 3:28 com Tg 2:24; Rm 4:2,3 com Tg 2:21). Mas será que Tiago está contradizendo Paulo? Absolutamente não! Eles se completam!

Paulo falou que a causa da salvação é a justificação pela fé somente. Tiago diz que a evidência da salvação são as obras da fé.

Paulo olha para a causa da salvação e fala da fé. Tiago olha para a consequência da salvação e fala das obras.

Paulo deixa isso claro: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas” (Ef 2:8-10).

A questão levantada por Paulo era: “Como a salvação é recebida?”. A resposta é: “Pela fé somente”. A pergunta de Tiago era: “Como essa fé verdadeira é reconhecida?”. A resposta: “Pelas obras!”. Assim, Tiago e Paulo não estão se contradizendo, mas se completando.

Somos justificados diante de Deus pela fé, somos justificados diante dos homens pelas obras. Deus pode ver a nossa fé, mas os homens só podem ver as nossas obras.

Portanto, a salvação é só pela fé, mas a fé salvadora se evidencia pelas obras.

Espero que após estudarmos esta preciosa Carta, sob os títulos propostos, tenhamos plena consciência de que o Evangelho não admite uma vida cristã acompanhada de um discurso desassociado da prática. A nossa fé deve ser confirmada através das obras.

“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta” (Tiago 2:17).

 

Luciano de Paula Lourenço

________

(1) Matthew Henry – Comentário Bíblico do Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário