segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O QUE SIGNIFICA O NATAL DE JESUS CRISTO?


Prezados companheiros desta lida, pela graça de Deus, mais um ano foi vencido. Rompemos em fé as dificuldades, os problemas, os conflitos, os momentos tribulosos, e chegamos até aqui. Isto significa que mais um capítulo do livro da história da nossa vida foi escrito.

A nossa vida é uma obra literária ou dramática. Vários capítulos são escritos neste livro: o capítulo da concepção, do nascimento (somos a jóia esperada, o bem-querer dos nossos pais); o capítulo da vida de infância, da puberdade, da adolescência, da juvenialidade, das expectativas profissionais, do namoro, da vida a dois, da realização profissional, da vida adulta...

Espero que epílogo deste livro tão cedo seja escrito. Mas quando isso acontecer, almejo que ele seja escrito de forma desejosa e com alegria pela pessoa que assim o fizer. Que jamais tenhamos um epílogo semelhante de um rei de Israel, chamado Jeorão (2Cr 21:29). Alguém que escreveu o epílogo da história da sua vida assim o fez: “e se foi sem deixar de si saudade”. Ele foi uma pessoa muito má, por isso não deixou saudade a ninguém.

Também, espero que neste Natal, o principal homenageado, ou seja, o verdadeiro aniversariante, seja realmente lembrado. Seu nome é: “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9:6). Ele é Aquele que: sendo Deus se fez homem; sendo Senhor se fez Servo; sendo Eterno, criador dos céus e da terra, vestiu pele humana, se encarnou e entrou em nossa história cheio de graça e de verdade; Aquele que sendo rico se fez pobre; nasceu como uma criança pobre; deitou num berço pobre; pertenceu uma família pobre; viveu numa cidade pobre; viveu, cresceu e trabalhou como um homem pobre, numa carpintaria; não tinha um barco para fazer dele um púlpito, precisou emprestá-lo; não tinha um jumento para entrar em Jerusalém, precisou emprestá-lo; não tinha aonde reclinar a sua cabeça.

Mas diz a Bíblia, que sendo rico se fez pobre para nos enriquecer. E esta riqueza não é material; esta riqueza é espiritual. A Bíblia diz que agora somos abençoados com toda sorte de bênçãos em Cristo Jesus nas regiões celestes.

Como você tem reagido a esse Natal? O que significa o Natal de Jesus Cristo para você? Para mim é o maior presente de Deus.

Normalmente quando se fala em Natal vem logo à tona um velho intruso, usurpador, que engana e ludibria os inocentes com suas promessas falsas: o “papai Noel”, o príncipe do consumismo mercantilista desta época.

Infelizmente a celebração do Natal está sendo esvaziada, destorcida pelo comércio guloso. Pelo mercantilismo consumista. Nós precisamos nos acautelar para não entrarmos nesse processo rápido de secularização.

Normalmente, hoje, quando se fala em Natal pensa-se apenas em ruas enfeitadas, nas luzes multicoloridas, nas músicas alusivas que tocam nas praças, nas igrejas. Pensa-se nas lojas decoradas, nos grandes centros do comércio enfeitados, nas agitações febril das compras, nas trocas de presentes, nas confraternizações, nas ceias regadas de comidas e bebidas gostosas, em cardápios requintados.

Embora essas coisas sejam boas em si mesmas e promovam comunhão, confraternização, congraçamento, estreitamentos dos laços fraternais e familiares, todavia, este na verdade não é o centro principal do Natal de Jesus Cristo.

O Natal é muito mais do que festa. É muito mais do que gastronomia. É muito mais do que trocas de presentes. É muito mais do que uma arvore de Natal enfeitada e circulada por pacotes de presentes. É muito mais do que um cartão de Natal que se envia para outra pessoa. É muito mais do que a compra de presentes ou até mesmo uma celebração festiva dentro dos órgãos públicos ou até mesmo nas igrejas evangélicas. O Natal deveria estar centralizado na pessoa preciosa e bendita de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Enfim, o âmago do Natal de Jesus é a graça salvadora de Deus.

Que possamos expressar como fez o salmista do salmo 118:24: “Este é o dia que fez o Senhor, regozijemo-nos e alegremo-nos nele”.

Feliz Natal.
Luciano de Paula Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário