domingo, 9 de junho de 2019

Aula 11 – O SACERDÓCIO DE CRISTO E O LEVÍTICO – Subsídio


2º Trimestre/2019
Texto Base: Êxodo 28.1; Levítico 8.22; Hebreus 7.23-28; 1 Pedro 2.9
“Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus” (Hb.7:26).

Êxodo 28
1-Depois, tu farás chegar a ti teu irmão Arão e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal, a saber: Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
Levítico 8
22-Depois, fez chegar o outro carneiro, o carneiro da consagração; e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro;
Hebreus 7
23-E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque, pela morte, foram impedidos de permanecer;
24-mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
25-Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
26-Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus,
27-que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente, por seus próprios pecados e, depois, pelos do povo; porque isso fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
28-Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
1Pedro 2
9-Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

INTRODUÇÃO

Na Aula anterior vimos que o sistema de sacrifícios levítico apontava para o sacrifício do Calvário. Nesta Aula veremos que o ofício sacerdotal levítico apontava para o sacerdócio perfeito de Cristo Jesus.
Todos os sacrifícios oferecidos pelos sacerdotes apontavam para Cristo. Tudo era sombra da plena realidade que se cumpriu em Cristo. Ele foi o sacerdote perfeito. Ele ofereceu o sacrifício perfeito. Seu sangue nos purifica de todo pecado. Sua morte foi substitutiva. Ele abriu para nós um novo e vivo caminho para Deus. Por meio de sua morte, fomos reconciliados com Deus, e através de Sua preciosa graça temos o maior Dom: a Salvação eterna.
No interior do Tabernáculo, o personagem mais importante era o sumo sacerdote. Somente ele estava autorizado a entrar no Lugar Santíssimo, com o sangue do sacrifício, uma vez por ano, para expiar os pecados do povo de Israel. Esse personagem era símbolo do sacerdócio eterno de Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote eterno do povo de Deus da Nova Aliança, que uma vez para sempre, entrou na presença de Deus e satisfez a justiça de Deus e expiou os pecados de todos aqueles que nele creem.
O sumo sacerdócio de Cristo é a sua mais completa descrição com respeito a sua obra redentora. Enquanto o levítico foi estabelecido em Arão, o do Novo Testamento foi estabelecido em Cristo, segundo a ordem de Melquisedeque (Hb.5:10) - “Sendo por Deus chamado sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”.
Melquisedeque era rei e sacerdote. Somente em Jesus Cristo e em Melquisedeque é que esses dois cargos são unidos em uma só pessoa. Jesus Cristo é Rei e Sumo Sacerdote. Ele é o Sumo Sacerdote entronizado.

I. A ESCOLHA DOS SACERDOTES (Êx.28:1-5)

“Depois, tu farás chegar a ti teu irmão Arão e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal, a saber: Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar” (Êx.28:1).
O ministério sacerdotal surgiu como uma necessidade para que houvesse o devido relacionamento entre Deus e os homens. Deus ordenou a Moisés que separasse a Arão e seus filhos para este tão grande e sublime mister. Essa escolha divina foi confirmada mediante a unção, que seguiu um rito todo especial, determinado pelo próprio Deus (cf. Levítico cap. 8).
No ministério cristão, por meio do Espírito Santo, Deus é quem elege líderes para a sua Igreja (At.13:2).

1. Os sacerdotes pertenciam à tribo de Levi.

O sacerdote era um mediador que ensinava a lei, mas principalmente oficiava os cultos religiosos dos israelitas. Eles só podiam vir da tribo de Levi (Êx.28:1).  No entanto, o simples fato de alguém ser levita não fazia dele um sacerdote.
Para atuar como sacerdote era necessário o chamado de Deus (Hb.5:4) -  "Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão"
Então, ser sacerdote era uma honra especial, e os que desempenhavam essa função eram diretamente chamados por Deus. Os demais levitas, embora desempenhassem trabalhos importantes na vida religiosa de Israel, não eram sacerdotes.
Os sacerdotes da ordem levítica, da casa de Arão, eram consagrados ou separados por Deus para esse trabalho especial (Êx.28:1-4). Isso significa que eram santos, não devendo ser consideradas pessoas comuns. Eles tinham uma posição proeminente entre as demais tribos de Israel (Nm.1:52,53).
“E os filhos de Israel assentarão as suas tendas, cada um no seu esquadrão e cada um junto à sua bandeira, segundo os seus exércitos. Mas os levitas assentarão as suas tendas ao redor do tabernáculo do Testemunho, para que não haja indignação sobre a congregação dos filhos de Israel; pelo que os levitas terão o cuidado da guarda do tabernáculo do Testemunho”.
Além disso, para que um homem fosse sacerdote, ele precisava não só ser da tribo de Levi, ser chamada por Deus para o trabalho e ser consagrada, mas tinha de estar isenta de deformidades físicas e de outras contaminações (veja Levítico 21). Ainda que uma pessoa preenchesse todos os requisitos, se fosse cega, coxa ou de algum modo deformada, não podia atuar como sacerdote. Então, vemos que os que eram sacerdotes no sistema levítico eram especiais, santos e sem deficiências. Isso apontava para a perfeição do Sumo Sacerdote da Nova Aliança, Jesus Cristo (Hb.6:20).
“a qual temos como âncora da alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb.6:19,20).

2. Características especiais dos levitas.

Os levitas possuíam duas características especiais:
a) eram os ajudantes dos sacerdotes. Por haverem sido resgatados da morte, na noite da páscoa, os primogênitos das famílias hebraicas pertenciam a Deus, mas os levitas, por seu zelo espiritual, foram escolhidos divinamente como substitutos dos filhos mais velhos de cada família (Nm.3:5-13; 8:17-19). Os levitas assistiam os sacerdotes em seus deveres e transportavam o tabernáculo e cuidavam dele.
“5.E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
6.Faze chegar a tribo de Levi e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam,
7.e tenham cuidado da sua guarda e da guarda de toda a congregação, diante da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo,
8.e tenham cuidado de todos os utensílios da tenda da congregação e da guarda dos filhos de Israel, para administrar o ministério do tabernáculo.
9.Darás, pois, os levitas a Arão e a seus filhos; dentre os filhos de Israel lhes são dados em dádiva.
10.Mas a Arão e a seus filhos ordenarás que guardem o seu sacerdócio, e o estranho que se chegar morrerá.
12.E eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus.
13.Porque todo primogênito meu é; desde o dia em que feri a todo o primogênito na terra do Egito, santifiquei para mim todo o primogênito em Israel, desde o homem até ao animal; meus serão; eu sou o SENHOR” (Nm.3:5-13).
b) havia unidade neles. Os levitas tinham unidade e não uniformidade. Unidade vem de dentro, é uma graça espiritual; enquanto uniformidade é o resultado de uma pressão de fora. Esta unidade não é externa nem mecânica, porém interna e orgânica. Paulo usa a figura do corpo para descrever a unidade da Igreja. A Igreja – A Universal Assembleia dos Santos - é o Corpo de Cristo (Ef.4:4-6).
“há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos”.
Ø  Um só corpo”. Só existe uma igreja verdadeira, o corpo de Cristo, formada de judeus e gentios. Uma pessoa só começa a fazer parte desse corpo quando é convertida e batizada pelo Espírito nesse corpo (1Co.12:13).
Ø  “Um só Espírito”. É o mesmo Espírito que habita na vida de cada crente.
Ø  “Uma só Esperança”. É a esperança da volta de Jesus para reinar com a sua Igreja.
Ø  “Um só Senhor”. Este é o nosso Senhor Jesus Cristo que morreu por nós, vive por nós, e um dia virá para nós. É difícil crer que dois crentes que dizem obedecer ao mesmo Senhor sejam incapazes de andar juntos em unidade. Confessar o senhorio de Cristo é um grande passo na direção da unidade entre o seu povo.
Ø  “Uma só Fé’. Esta fé tanto é o conteúdo da verdade em que cremos (Jd.3; 2Tm.2:2), como é a nossa confiança pessoal em Cristo como Senhor e Salvador.
Ø  “Um só Batismo”. Este é o batismo pelo Espírito no corpo de Cristo (1Co.12:13). Não confundir com o batismo no Espírito Santo (Atos 2:2-4).
Ø  “Um só Deus e Pai”. Deus é o Pai de todos aqueles que receberam Jesus Cristo como único Senhor e Salvador (João 1:12).
A unidade da igreja, portanto, não é construída pelo homem, mas pelo Deus triúno. Ela existe por obra de Deus e não do homem. Portanto, ecumenismo não possui amparo na Palavra de Deus.

3. A consagração sacerdotal tinha um só propósito.

Em uma cerimônia impressionante e muito bem preparada, Arão e seus filhos foram consagrados ao sacerdócio. Eles tinham de estar devidamente limpos e ataviados e deviam ter expiado seus pecados antes de assumir os deveres sacerdotais.
O Deus vivo não é uma imagem impotente à qual os homens prestam culto segundo suas ideias. Somente Ele é quem determina os requisitos segundo os quais lhe é possível habitar com o seu povo.
Os sacerdotes foram consagrados para servir no Tabernáculo. Eles não podiam executar outra atividade que fugisse a esse propósito (Nm.1:50; 3:12).
“mas, tu, põe os levitas sobre o tabernáculo do Testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão e assentarão o seu arraial ao redor do tabernáculo” (Nm.1:50).
Hoje, todos os crentes são sacerdotes, pois o Novo Nascimento nos inclui neste privilégio de compromisso espiritual (1Pd.2:9). O Novo Testamento dá base para que o crente considere a Cristo o seu Sumo Sacerdote.
“Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão” (Hb.3:1).
Assim como os sacerdotes da Antiga Aliança, os ministros de Cristo da Nova Aliança precisam ser consagrados ao Senhor, ser purificados de toda culpa, ungidos com o Espirito Santo, afim de que o culto tenha a qualidade desejada pelo Senhor, sendo, assim, aceitável diante dEle. Além disso, a vida do ministro deve ser coerente com o culto ou serviço que prestam a Deus.
O ministro do Senhor Jesus, nos dias de hoje, também deve observar o chamado divino para a sua vida, a santificação e a unção de Deus para exercer o seu ministério, o princípio da submissão no seu dia a dia e a necessidade de exercer o seu ministério conforme a vontade de Deus (leia 1Tm.3:1-7; 6:11,12; Tt.1:7-9; 1Pd.5:1-4).
Ainda, o ministro deve se lembrar de que sua função no reino de Cristo não é simplesmente um cargo ou uma forma de se alcançar status ou se locupletar. Pense nisso!

II. VESTIMENTA SACERDOTAL PARA O SERVIÇO

A vestimenta era um símbolo da autoridade sacerdotal. Além de despertar a atenção do povo, marcava o caráter divino do serviço.
O capítulo 28 de Êxodo descreve a vestimenta sacerdotal para o serviço no Tabernáculo.
 “E farás vestes santas a Arão, teu irmão, para glória e ornamento. Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenha enchido do espírito de sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo, para que me administre o ofício sacerdotal. Estas, pois, são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, e uma mitra, e um cinto; farão, pois, vestes santas a Arão, teu irmão, e a seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal” (Êx.28:2-4).

1. As vestes do Sacerdote

Os sacerdotes, quando estivessem ocupados com as funções sacerdotais deviam usar “vestes santas” (Êx.28:3). Essas vestes eram feitas do melhor linho fino, que era um símbolo de pureza.
Os materiais para fazer as vestes sacerdotais eram os mesmos das cortinas e do véu do Tabernáculo (Êx.26:1,31,32;28:5,6). Eram obras primorosas para que os sacerdotes estivessem vestidos com dignidade e formosura. Eles não poderiam apresentar-se diante do Senhor de qualquer maneira.
Havia quatro vestes prescritas por Deus aos sacerdotes:
a)   Os calções de linho, que serviam para cobrir as partes íntimas e as coxas do sacerdote (Êx.28:42).
b)   O manto ou túnica de linho fino e branco (Êx.28:39,40). Isto lhe recordava seu dever de viver uma vida pura e santa. Também, apontava para a pureza, perfeição e justiça de Cristo.
c)    O cinturão de linho, com bordado e usado para prender as roupas (Êx.28:39,40).
d)   As tiras para a cabeça, isto é, para o turbante ou mitra (Êx.28:37,40).

2. As vestes do Sumo Sacerdote

Além das quatro peças básicas anteriormente citadas, havia outras que eram usadas apenas pelo sumo sacerdote.
As vestimentas manifestavam a dignidade da mediação sacerdotal e lembrava ao intercessor que ele deveria se comportar com o devido decoro, bem como levava o povo a se comportar em santa reverência diante de Deus. Não deveria ser assim hoje nas igrejas locais?
a) Lâmina de ouro na testa (Êx.28:36-38). Esta peça era usada na frente da mitra sacerdotal, isto é, do turbante (Êx.28:37) com as seguintes palavras gravas sobre ela: “Santidade ao Senhor” (Êx.28:36). Isto proclamava que a santidade é a essência da natureza de Deus e indispensável a todo o verdadeiro culto prestado a Ele. O sumo sacerdote era a personificação de Israel e sempre era seu dever trazer à memória do povo a santidade de Deus.
Ao povo da Nova Aliança é exigido santidade, quando nos apresentamos ao Senhor para prestar-lhe culto. Como nós somos templos do Espirito Santo (1Co.6:19), logo a santidade deve ser buscada constantemente. Está escrito: “Sede santos em toda a vossa maneira de viver”(1Pd.1:15).
Assim como as vestes sujas do sumo sacerdote Josué, na visão do profeta Zacarias, representavam a sua iniquidade (Zc.3:3,4), as vestes santas do sumo sacerdote representavam a pureza e a perfeição de Cristo como o nosso Sumo Sacerdote definitivo e por excelência (Hb.7:26).
Matthew Henry disse que “o nosso adorno agora, sob o evangelho, tanto o dos ministros quanto o de todos os cristãos, não deve ser de ouro ou pérolas, nem custoso, mas deve ser composto das vestes da salvação e do manto da justiça” (Is.61:10; Sl.132:9,16).
“Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como um noivo que se adorna com atavios e como noiva que se enfeita com as suas joias” (Is.61:10).
b) O Manto azul (Êx.28:31-35). Esta peça era usada sobre a túnica branca. Ela se estendia do pescoço até abaixo dos joelhos. As orlas do Manto eram adornadas com campainhas de ouro e romãs azuis que se alternavam. Como a romã tem muitas sementes, é considerada símbolo de uma vida frutífera. As campainhas de ouro anunciavam os movimentos do sumo sacerdote à congregação no interior da Tenda no Dia da Expiação. Desse modo, sabiam que ele não havia morrido ao entrar no Lugar Santíssimo, mas que sua mediação havia sido aceita.
Alguns estudiosos da Bíblia têm visto igualmente aí uma verdade espiritual para o cristão. Segundo eles, as campainhas podem representear o testemunho verbal, e as romãs, o fruto do Espírito. Ambos andam juntos e devem ser de igual importância para o cristão.
c) O Éfode (Êx.28:6-14). Ele consistia em um colete com as partes da frente e de trás unidas por tiras sobre cada ombro e por um cinturão à altura da cintura. Era feito de linho nas cores dourado, azul, púrpura e escarlate. Nas tiras sobre os ombros, havia duas pedras sardônicas, uma de cada lado, trazendo o nome das doze tribos de Israel – seis nomes em cada pedra (Êx.28:9,10). O texto bíblico diz que a ordem dos nomes era “segundo as suas gerações” (Êx.28:10), o que significa dizer que a disposição dos nomes nas pedras obedecia à ordem de nascimento dos doze filhos de Israel que davam nome às tribos.
O fato de o sumo sacerdote levar o nome das doze tribos nos ombros tinha um significado claro: ele, como intercessor entre o povo e Deus, levava em seus ombros todo o povo de Israel. O propósito divino era que, cada vez que o sumo sacerdote vestisse o Éfode, se lembrasse disso (Êx.28:12).
d) O Peitoral do juízo (Êx.28:15-30). Esta peça era colocada sobre o Éfode, na frente. Era uma bolsa quadrada de aproximadamente vinte centímetros. Era a parte mais magnífica e mística das vestes sacerdotais. Tinha na frente doze pedras de diferentes tipos e cores; cada pedra preciosa tinha o nome de uma das tribos de Israel (Ex.28:21). O significado aqui é claro:
Ø  No Éfode, o sumo sacerdote levava os nomes das tribos de Israel sobre os ombros, a parte do corpo que representa a força.
Ø  No peitoral, sobre seu coração, o órgão representativo da reflexão e do amor.
O Sumo-sacerdote não somente representava Israel diante de Deus, mas também intercedia em favor da nação. A verdadeira intercessão brota do coração e se realiza com todo o vigor. Ele é, sobretudo, uma imagem de nosso grande Intercessor no Céu, em cujas mãos estão gravados nossos nomes (Is.49:16) – “Eis que, na palma das minhas mãos, te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim”.
e) Urim e Tumim. O sumo sacerdote usava dentro do peitoral o Urim e o Tumim, que significavam “luzes e perfeições”. Eram empregados para consultar ao Senhor.
Segundo se crê, era duas pedrinhas, uma indicando resposta negativa e a outra, resposta positiva. Não se sabe como eram usadas, mas é provável que, em situações difíceis, fossem retiradas de algum lugar ou lançadas ao acaso, ao fazer-se uma consulta propondo uma alternativa: “farei isto ou aquilo?”. Ao retirar a pedra, interpretava-se a resposta, segundo a vontade de Deus (Êx.29:10; Nm.16:40; 27:21; Ed.2:63; 1Sm.14:36-42; 2Sm.5:19).

III. O SACERDÓCIO DE CRISTO (Hb.7:23-28)

Na Antiga Aliança, a função sacerdotal restringia-se à tribo de Levi, da casa de Arão. Na Nova Aliança, porém, o nosso Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, ergue-se de uma ordem superior à ordem de Arão. Ele é da ordem de Melquisedeque (Hb.6:20). Aquele era temporário; este, permanente (Hb.7:24). Aquele, pecador (Hb.7:27); este, imaculado (Hb.7:26). Aquele, imperfeito; este, perfeito.

1. Um novo e perfeito sacerdócio

O sacerdócio de Cristo é superior ao sacerdócio levítico porque Jesus jamais pecou e, por isso, pôde oferecer um sacrifício perfeito, único e que não apenas cobriu, mas tirou o pecado do mundo (João 1:29).
“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hb.4:15).
O sacerdócio levítico estava sujeito ao pecado (Lv.10:1,2; 9:7,8; Hb.8:3; 9:6,7), oferecia sacrifícios contínuos (Ex.29:38,41,42; 30:10; Nm.28:1-3) e o efeito da expiação era temporário (Hb.10:1-4; 9:9,10).
Já o sacerdócio de Cristo é muito superior, pois nele está a plenitude sacerdotal (Hb.4:14,15; 7:26,27; At.5:30,31). Ele fez uma única oblação (Hb.7:27; 9:24,25,28; 10:14; 1Pd.3:18) e Seu sacrifício foi eficaz (1Pd.1:18,19; Hb.5:9; 9:14,15,24).
“Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados” (Hb.10:14).
“assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação” (Hb.9:28).
Os sacerdotes da ordem levítica não eram apenas imperfeitos, mas também tinham seu ministério interrompido pela morte. Nenhum sacerdote em Israel viveu para sempre. Uma geração de sacerdotes dava lugar à próxima geração. Enquanto novos sacerdotes entravam, os mais antigos estavam se aposentando ou morrendo. Permanecia o sacerdócio, mas não havia um sacerdote específico de quem se pudesse depender o tempo todo.
O ministério de Cristo, porém, é perfeito e dura para sempre, pois Ele morreu pelos nossos pecados, venceu a morte, ressuscitou para a nossa justificação, voltou ao Céu e está à destra do Pai intercedendo por nós. Ele vive para sempre. Isto quer dizer que, quando nos aproximamos de Deus por meio dele, Ele está sempre presente, sempre à disposição e jamais se ausenta. Aleluia!
Jesus não é apenas o Sacerdote perfeito, mas ofereceu o sacrifício perfeito. Ele é a própria oferta. Ele é o próprio sacrifício. Ele entregou a si mesmo, como oferta pelos nossos pecados. Sua oferta foi perfeita, completa e eficaz. Resta afirmar, portanto, que, sendo Jesus Cristo o nosso Sumo Sacerdote, nunca haverá um tempo em que, ao nos aproximarmos de Deus, seremos rejeitados.
“Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus, que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente, por seus próprios pecados e, depois, pelos do povo; porque isso fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre” (Hb.7:26-28).

2. Jesus trouxe salvação perfeita (Hb.7:25)

“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.
O sacerdócio levítico não podia aperfeiçoar o pecador, mas Jesus pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus. A morte de Jesus foi vicária, substitutiva. Ele morreu em nosso lugar, como nosso substituto, para nos salvar.
Nossa salvação foi planejada por Deus Pai, executada pelo Deus Filho e aplicada pelo Deus Espírito Santo.
A salvação não é uma conquista das obras, mas uma oferta da graça (Ef.2:8). Não somos salvos por aquilo que fazemos para Deus, mas pelo que Cristo fez por nós. Ele e só Ele pode salvar completamente.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef.2:8).
O apóstolo Paulo, em todas as suas Epístolas, enfatiza repetidas vezes que a salvação não é por obras, mas por fé no Senhor Jesus Cristo. Ou melhor, a salvação é um dom da graça de Deus, mas somente podemos recebê-la em resposta à fé no Senhor Jesus. Diz a Palavra de Deus: ”Pela Graça sois salvos, mediante a fé...”(Ef.2:8). Para entender corretamente o processo da salvação, precisamos entender essas duas palavras: Fé e Graça.
A Fé em Jesus Cristo é a única condição prévia que Deus requer do homem para a salvação. A Fé não é somente uma confissão a respeito de Cristo, mas também uma ação dinâmica, que brota do coração do crente que quer seguir a Cristo como Senhor e Salvador (cf. Mt.4:19; 16:24; Lc.9:23-25; João 10:4, 27; 12:26; Ap.14:4).
A Fé, em si mesma, não salva - quem salva é Jesus. A Fé, em si mesma, não cura - quem cura é Jesus.
A Fé é o meio, é o mover do homem, é como uma mão que se estende para tomar posse da bênção. Se essa mão não se estender a bênção não é entregue, automaticamente.

3. Jesus, o mediador de uma melhor Aliança (Hb.7:25b)

“vivendo sempre para interceder por eles”.
Jesus, como nosso Sumo Sacerdote, vive permanentemente intercedendo por nós. Sua morte vicária foi consumada na cruz, mas seu ministério sacerdotal continua no Céu. Ele é o Advogado, o Justo (1João 2:1).
Nenhuma condenação prospera contra aquele que está em Cristo, pois ele morreu, ressuscitou e está à destra de Deus, de onde intercede por nós (Rm.8:1,34,35).
“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm.8:1).
“Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” (Rm.8:34,35).
Jesus, como Sumo Sacerdote Perfeito, e de uma ordem superior e perfeita, é capaz de condoer-se e socorrer os que a Ele recorrem. Não há ninguém melhor que Ele para compreender nossas fraquezas e debilidades. Ele é o nosso mediador perfeito.
“porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Tm.2:5,6).
Com base nesse fato, o autor aos Hebreus encoraja os cristãos da seguinte forma:
"Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hb.4:16).
“De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?” (Hb.7:11).

CONCLUSÃO

A ordem levítica encerrou sua atividade. Era sombra da realidade que veio em Cristo. Um sacrifício perfeito e cabal foi realizado. O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, foi imolado. Agora, uma nova ordem perpétua foi inaugurada. Cristo é Sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque. Ele morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras. Foi sepultado e ressuscitou segundo as Escrituras (1Co.15:3). Sua morte não foi um acidente nem sua ressurreição foi uma surpresa. Ele está no Céu intercedendo por nós, por isso pode salvar-nos totalmente (Hb.7:25).
O sacerdócio de Jesus é para sempre porque nunca poderá ficar melhor do que já é. Sendo perfeito, nunca chega a ponto de ceder lugar a um melhor. Por ser da ordem de Melquisedeque, não tem sucessão como tinha a ordem de Arão. Glórias sejam dadas a Ele!
------------
Luciano de Paula Lourenço
Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo Testamento) - William Macdonald.
Revista Ensinador Cristão – nº 78. CPAD.
Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.
Paul Hoff – O Pentateuco. Ed. Vida.
Leo G. Cox - O Livro de Êxodo - Comentário Bíblico Beacon. CPAD.
Victor P. Hamilton - Manual do Pentateuco. CPAD.
Elienai Cabral. O Tabernáculo – Símbolos da Obra redentora de Cristo. CPAD.
Alvin Sprecher. Estudo Devocional do Tabernáculo no Deserto. CPAD.
Abraão de Almeida. O Tabernáculo e a Igreja. CPAD.
Rev. Hernandes Dias Lopes. Hebreus – A superioridade de Cristo.




Um comentário:

  1. Obrigada pelo precioso estudo.Ele foi esclarecedor e de fácil compreensão.

    ResponderExcluir