domingo, 17 de dezembro de 2017

Aula 13 – GLORIFICADOS EM CRISTO


4º Trimestre/2017

Texto Base: 1Co.15:13-23

"Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo" (Fp.3:20).

INTRODUÇÃO

Nesta Aula trataremos a respeito da glorificação, última fase do processo da salvação. A salvação em Cristo será plenamente realizada quando estivermos para sempre com Cristo (Fp.3:20,21). Esse evento final da obra salvadora de Cristo se dará na Sua segunda vinda. Nesse evento, os salvos experimentarão a glorificação completa da natureza humana, pois seremos todos revestidos da glória de Deus. Assim que todos os mortos ressuscitarem, os crentes que estiverem vivos serão transformados, ou seja, os seus corpos físicos, corruptíveis, de carne e osso, serão revestidos da incorruptibilidade (1Co.15:52), o corpo material será absorvido por um corpo glorioso, um corpo espiritual, um corpo celestial que substituirá o corpo anterior. Será um momento de extraordinária grandeza e plena felicidade. Estaremos livres da presença do pecado e estaremos para sempre com o Senhor Jesus na sua glória. É a mais sublime e gloriosa esperança da Igreja.

I. A GLORIOSA ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO DOS SANTOS

1. A Ressurreição dos Santos. Assim como Jesus ressuscitou, também os crentes que morrerem antes da volta do Senhor ressuscitarão. Cristo foi feito as primícias dos que dormem, ou seja, foi o primeiro a ressuscitar, mas, depois dele, virão outros, aqueles que serão os frutos do seu trabalho salvador. O mesmo destino que teve Jesus, o de ressuscitar num corpo glorioso e ir para o Céu, será o destino que terão os demais crentes, ressuscitando aqueles que já tiverem morrido e, reunidos com os vivos, todos em corpos gloriosos, também irão para o Céu, para a Nova Jerusalém, onde habitarão para sempre com o Senhor.

É válido ressaltar que, na ressurreição dos mortos, os corpos tanto dos salvos como também dos ímpios terão uma natureza eterna, não podendo mais morrer. Desta feita, para aqueles casos que a Bíblia nos fala de que tendo morrido foram ressuscitadas, tornando a morrer outra vez, como é o caso do filho da viúva de Serepta(1Reis 17:23); o filho da Sunamita(2Reis 4:32-36); o defunto lançado na sepultura de Elizeu(2Reis 13:21); o Filho da viúva de Naim(Lc.7:11-17); a Filha de Jairo(Lc.8:49-56); Lázaro(João 11:17-45); Dorcas (Atos 9:36-40); Êutico (Atos 20:27), para estes casos, à Luz da Doutrina Bíblica da Ressurreição propriamente dita, não se encaixam como ressurreição, mas apenas como volta à vida natural.

A Bíblia fala em Primeira e Segunda Ressurreição, separadas uma da outra por um período de cerca de mil anos. De acordo com a Bíblia, e conforme afirmou o próprio Jesus, todos os mortos ressuscitarão – “... vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.  E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação”(João 5:28,29). Paulo também afirmou: “Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos”(Atos 24:15). Este e muitos versículos desfazem a ideia de que os ímpios serão destruídos e de que não haverá condenação porque “Deus é amor”. Segundo a Bíblia, certamente todos ressuscitarão. O que precisamos saber é que os justos não irão ressuscitar juntamente com os ímpios.

A ressurreição dos mortos acontecerá em duas etapas diferentes: uma para os justos e a outra para os ímpios.

a) A Ressurreição dos justos – ou Primeira Ressurreição. Na Primeira Ressurreição serão ressuscitados todos os santos, de todos os tempos. Não haverá ressurreição dos ímpios, nesta oportunidade. Os santos receberão corpos glorificados, dotados de vida eterna, e conforme o corpo do Senhor Jesus, segundo o ensino de Paulo: “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”(Fp.3:20,21). Também o Apóstolo João, declarou: “...Mas sabemos que, quando ele se manifestar seremos semelhantes a ele...”(1João 3:2).

Em 1Tes,4:16 o apóstolo Paulo assim nos alerta: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”. Observe a expressão do apóstolo: “...e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”. Se aí estão incluídos os santos do Antigo Testamento, é questão de muito debate. Os que concordam lembram que a voz do arcanjo será ouvida nesse momento e que ele está estreitamente ligado com o destino de Israel (cf. Dn.12:1). Os que pensam que os santos do Antigo Testamento não serão ressuscitados no arrebatamento lembram o fato de que a frase “em Cristo (os mortos em Cristo)” jamais se refere a crentes que viveram antes da era da Igreja, por isso aqueles crentes serão ressuscitados provavelmente no fim da Grande Tribulação (cf. Dn.12:2). Em todo caso, é evidente que não se trata de uma ressurreição geral. Nem todos os mortos serão ressuscitados ao mesmo tempo, somente os mortos em Cristo. Essa é uma esperança do crente que tem como seu fundamento a ressurreição de Cristo, pois do mesmo modo que Ele ressuscitou, nós ressuscitaremos - "que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas" (Fp.3:21).

Hoje, o nosso corpo está sujeito às enfermidades e demais fragilidades, mas na ressurreição ele será revestido de incorruptibilidade; nunca mais morreremos, pois a ressurreição dos santos será a vitória final sobre a morte e o inferno (1Co.15:54,55). Em termos gerais, o corpo ressurreto do crente salvo será semelhante ao corpo ressurreto de Nosso Senhor (Rm.8:29; 1Co.15:20,42-44,49; Fp.3:20,21; 1João3:2). Mais especificamente, o corpo ressurreto do salvo em Cristo será:

Ø Um corpo que terá continuidade e identidade com o corpo atual e que, portanto, será reconhecível (cf.Lc.16:19-31).

Ø Um corpo transformado em corpo celestial, apropriado para o novo Céu e a nova Terra (1Co.15:42-44,47,48; Ap.21:1).

Ø Um corpo imperecível, não sujeito à deterioração e à morte (1Co.15:42).

Ø Um corpo poderoso, não sujeito às enfermidades, nem à fraqueza (1Co.15:43).

Ø Um corpo espiritual (isto é, um corpo não natural, mas sobrenatural), não limitado pelas leis da natureza (Lc.24:31; João 20:19; 1Co.15:44).

Ø Um corpo capaz de comer e beber (Lc.14:15; 22:16-18,30;24:43; At.10:41).

Ø Um corpo revestido da imortalidade (1Co.15:53).

Ø Um corpo glorificado, como o de Cristo (1Co.15:43; Fp.3:20,21).

b) A Segunda Ressurreição“...e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação”(João 5:29). Conforme se pode observar, esta é a ressurreição dos ímpios. Ela somente acontecerá depois do Milênio – “Mas os outros mortos não reviveram, ate que os mil anos se acabaram...”(Ap.20:5). Estes “outros mortos” são todos aqueles que morreram sem a salvação, tanto no Antigo como no Novo Testamento, ou seja, são os ímpios de todos os tempos. Diferente da primeira, na segunda Ressurreição todos os mortos ímpios ressuscitarão num só momento, não havendo etapas. Esse momento certamente que será diante do Trono Branco, o qual foi visto e descrito por João em Apocalipse 20:11-15.

2. O destino eterno dos salvos. Após a Primeira Ressurreição os salvos serão levados para o Céu. Sabemos que todos os santos do Antigo e do Novo Testamento estão, hoje, no Paraíso. Este Paraíso até a Ressurreição de Jesus ficava “para baixo”, nas regiões do “Hades” ou “Sheol”, pois segundo a Bíblia, todos os que morriam “desciam”. Porém, ao ressuscitar dos mortos o Senhor levou o Paraíso para cima, onde Ele ainda se encontra, conforme Paulo declarou: ”Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas”(Ef.4:9,10). Porém, quando acontecer a Primeira Ressurreição todos os santos que estão no Paraíso serão levados para o Céu, ou na expressão usada por Jesus, para a “Casa de meu Pai”(João 14:1-3). Foi assim que Paulo ensinou aos Tessalonicenses: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”(1Tes.4:16-17).

II. A PLENA SALVAÇÃO NO CÉU

Morar no Céu é o objetivo de todo salvo. Mas, o que é o Céu? O Céu prometido por Jesus Cristo aos seus santos é a habitação presente de Deus e de seus anjos(Sl.33:13,14); é o lugar onde está o trono de Deus (Sl.2:4); é o local onde o Senhor está presente na plenitude de sua glória, um local “fixado”, “estabelecido” para que Ele se revele tal como Ele é, e não apenas pela expressão da suas obras, como o que ocorre com o Universo (Rm.1:20); é o lugar de sua presença, ao qual o Cristo glorificado retornou (At.1:11), e onde um dia o povo de Cristo estará com seu Salvador para sempre (João 17:5,24; 1Ts.4:16,17). Ele é retratado como um lugar de descanso (João 14:2), uma cidade (Hb.11:10) e um país (Hb.11:16). Logo, pensar no Céu como um lugar é corretíssimo.

Portanto, o Céu é um lugar onde habitaremos com o Senhor em glória, visto que, para ali entrarmos, necessariamente teremos de ser transformados, deixando este corpo de carne e sangue, este corpo abatido e recebendo um corpo glorioso, similar ao que Cristo teve quando ressurgiu dentre os mortos (Fp.3:21; 1Co.15:42,49-54). Se a vida com Cristo, já nesta vida, é uma vida de justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm.14:15), que não será a vida no lugar da habitação de Deus, sem pecado, sem imperfeição, sem qualquer possibilidade de prejuízo na nossa comunhão com o Senhor! Paulo ao dizer que havia estado no terceiro Céu (no Paraíso), afirmou que o que viu e ouviu era simplesmente inefável, ou seja, incapaz de ser traduzido em palavras (2Co.12:4).

Jesus Cristo morreu na Cruz do calvário com o objetivo de reconciliar o ser humano com Deus e, finalmente, levá-lo para o Céu, o lugar de sua morada e dos santos anjos de Deus. Se a nossa esperança é a volta de Cristo, tal esperança se completa com a perspectiva de habitarmos eternamente na dimensão espiritual, assim como o Senhor, dimensão esta que as Escrituras denominam de “Céu”, pois seremos semelhantes a Ele e assim como é O veremos (1João 3:2). Todos os redimidos em Cristo estarão eternamente no lar celeste revestidos de um corpo glorioso (1Ts.4:16,17); é a plena Salvação.

No Céu a plena salvação se concretizará, pois lá tudo é perfeito.

1. Os habitantes são perfeitos. "Nunca mais haverá qualquer maldição" (Ap.22:3), isto é, não haverá mais pecado, o que resultará em santidade perfeita. Foi o pecado que trouxe toda sorte de maldição (ler Gn.3:17; Gl.3:13).

2. O serviço é perfeito. "Os seus servos o servirão" (Ap.22:3). O maior privilégio do homem é servir a Deus. O trabalho para Deus será então perfeito; culto perfeito; atividades perfeitas. Quantas maravilhas não aguardam os salvos!

3. A comunhão é perfeita. A Formosa Jerusalém é a restauração da convivência completa e perfeita entre Deus e os homens que havia antes que o pecado causasse o atual estado de divisão que existe entre Deus e a humanidade. João ouve uma proclamação vinda do Céu: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles”(Ap.21:3). Como povo de Deus, desfrutaremos comunhão mais próxima com Ele do que jamais imaginamos. Deus mesmo estará com todos os seus santos num relacionamento mais íntimo e afetuoso. Somente na Nova Jerusalém, esta comunhão será restabelecida por completo, ocorrendo aquilo que é dito pelo apóstolo João, de vermos Deus como Ele é (1João 3:2).

4. Teremos caráter perfeito. "E nas suas frontes está o nome dele" (Ap.22:4). Nome na Bíblia fala de caráter; daquilo que a pessoa de fato é. Haverá então uma perfeita identificação entre Deus e os seus remidos. No Antigo Testamento o sumo sacerdote levava gravadas numa lâmina de ouro puro, sobre a sua coroa sagrada, as palavras: "Santidade ao Senhor" (Êx.39:30), mas na Formosa Jerusalém, onde a santidade é perfeita, o próprio nome de Deus estará sobre a fronte dos seus filhos.

5. Conhecimento Perfeito. Hoje, conhecemos a Deus apenas em parte, mas na Formosa Jerusalém o nosso conhecimento será perfeito dentro do plano humano, em glória (cf.1Co.13:12).

6. Teremos interação perfeita. "E reinarão pelos séculos dos séculos" (Ap.22:5). Na Formosa Jerusalém, todos juntos, harmonicamente, e sempre, reinaremos. Isso jamais será conseguido aqui, mas no Perfeito Estado Eterno, sim!

7. Teremos ausência de pecados e dores. As Escrituras Sagradas prometem que o Céu será um lugar de perfeita bem-aventurança. Lá não haverá lugar para lágrimas, dor, tristeza e pranto. Lá o povo de Deus habitará com Ele por toda a eternidade, completamente livre de todos os efeitos do pecado e do mal. Lá, a morte estará completamente aniquilada (1Co.15:26), não assistiremos mais cerimônias fúnebres. Lá não haverá doença, fome, problemas ou tragédias, haverá apenas a alegria completa e bênçãos eternas. No Céu experimentaremos a eterna alegria, paz, fé, esperança e amor (Ap.22:1-5; 1Co.13:13).

Quantas coisas preciosas tem o Senhor reservadas à Sua amada Igreja! Concordo com o grande mestre, o pr. Antônio Gilberto, quando diz: “Se pudéssemos todos apreciar de fato, pela visão do Espírito, o que é o Céu, a eterna bem-aventurança dos salvos, teríamos tanto desejo de ir para lá, e nos desprenderíamos tanto das coisas daqui, que o Diabo não teria um só torcedor; um só amigo seu na terra. Inúmeros crentes por não terem essa visão estão demasiadamente presos às coisas deste mundo, que jaz no Maligno (1João 5:19)”.

CONCLUSÃO

Em breve, a Igreja, a "Noiva do Cordeiro", há de se encontrar com "o Noivo", nos ares (1Ts.4:17), glorificada, então haverá as "Bodas do Cordeiro", o casamento da Noiva (Igreja) com seu Noivo (Jesus) e a Noiva será elevada à condição de Esposa eterna, e viveremos felizes para todo o sempre, no Céu. É o estado final dos salvos. O apóstolo Paulo é claro ao dizer que a “nossa cidade está nos céus de onde esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp.3:20), ou seja, para que alguém entre no Céu é preciso que tenha sido salvo por Jesus e a salvação, como já tivemos oportunidade de estudar neste trimestre, somente se alcança mediante a fé em Jesus (Rm.5:1; Ef.2:8). Você é salvo? Se morrer hoje, vai para o Céu? Pense nisso!

Foi um prazer servi-los durante todo este ano. Que Deus os abençoe sobremaneira! No próximo ano, em Jerusalém celestial!

------------

Luciano de Paula Lourenço
Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Comentário Bíblico popular (Novo Testamento) - William Macdonald.
Revista Ensinador Cristão – nº 72. CPAD.
Wayne Grudem. Teologia Sistemática Atual e exaustiva.
Claiton Ivan Pommerening. Obra da Salvação. CPAD.
Ev. Caramuru Afonso Francisco. A vinda de Jesus e a ressurreição dos santos. Portal EBD.2005.
Comentário Bíblico Pentecostal. Novo Testamento. CPAD.

7 comentários:

  1. Deus te abençoe irmão Luciano. me chamo Ronaldo sou Aux.Oficial de Trabalho Igreja Assemblèia de Deus Recife. sempre tenho buscado seus comentários sobre as lições das Escolas sou professor na escola Dominical com meu pai. me alegro muito Deus è fiel. feliz natal e feliz ano novo para o senhor e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, irmão Ronaldo! Deus o abençoe sobremaneira! Feliz Natal e um maravilhoso e próspero 2018.
    Maranata!

    ResponderExcluir
  3. Meu amado professor Luciano, meu nome é Celso Borges, moro em Brasília. que nesta oportunidade louvar a Deus pela sua vida, pelo dom de mestre que Ele lhe deu, muito obrigado por ter nos auxiliado de forma tão brilhante durante o decorrer deste ano, Deus em Cristo recompense todo o vosso esforço, eu sempre oro pelo amado irmão e por todos que militam nesta obra. continuamos contando com sua ajuda para 2018. Deus abençoe o irmão e toda sua família grandissimamente. feliz natal e próspero ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado irmão Celso borges, Paz e Graça! Muito obrigado por suas orações, elas são mui valiosas!
      Deus o abençoe sobremaneira!
      Feliz Natal, e um abençoado e profícuo 2018.

      Excluir
  4. muito bom sempre passo aqui para estudar

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão, a Paz de Cristo.
    Sou imensamente grato a Deus por sua vida, por suas postagens, que tanto nos enriquece. Tenho aprendido muito com os esclarecimentos que consigo absorver dos seus ensinos, muito obrigado. Acompanhei o ano passado quase todo, e pretendo continuar em frente.
    Deus o abençoe com sabedoria e conhecimento.
    Flávio Menaget.

    ResponderExcluir
  6. Amado irmão Luciano a Paz do Senhor Jesus. Sou irmão Lindovan Mangueira- sirvo a Deus como diácono na igreja Assembleia de Deus na Paraíba, obrigado pelo seu auxílio na preparação das nossas aulas de escola bíblica dominical de subsídios que nos ajudam a compreender melhor os principais pontos da lição. Estou orando por você. Deus continue abençoando seu ministério.

    ResponderExcluir