sexta-feira, 18 de junho de 2010

Aula 13 - ESPERANÇA NA LAMENTAÇÃO

Texto Básico: Lamentações 1:1-5,12

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim" (Lm 3:22).

INTRODUÇÃO
As Lamentações de Jeremias nos mostram as sérias consequências do pecado e como ainda podemos ter esperança em meio a qualquer tragédia, porque Deus é capaz de transformar todo mal em bem. Esse livro tem por base a catástrofe terrível que ocorreu com o reino de Judá e a cidade de Jerusalém (a capital do reino) em 587-586 a.C. O exército babilônico de Nabucodonosor tinha sitiado Jerusalém por dezoito longos meses. Quando a cidade afetada pela fome e doença foi finalmente tomada, ela foi totalmente demolida e incendiada. Foi uma ocasião trágica e muito dolorosa para o povo judeu. A segurança de Jerusalém era vista como um preceito precioso pelos habitantes da cidade desde os tempos de Isaias (701 a.C.). Agora, os que estavam vivos para ver a cidade em ruínas e o Templo completamente destruído tinham dificuldades em acreditar naquilo que viam. A aflição deles era quase insuportável. Nos meses e anos que se seguiram, suas mentes foram importunadas com muitas perguntas não respondidas acerca da sua história passada e do seu destino futuro. Diante do caos presente, havia lamentos, e Jeremias os expôs em 05(cinco) poemas que fazem o livro das Lamentações. Como ocorre em todas as épocas, a poesia e o cântico eram a forma mais natural de dar vazão às suas emoções.
Como um dos servos escolhidos de Deus, Jeremias permaneceu só, imerso na profundidade de suas emoções, abatido por seu cuidado pelo povo, seu amor pela nação e sua devoção a Deus. Mas em meio ao caos, ele percebe que por mais que não haja motivos para se ter esperança, ela existe pelo fato de que a misericórdia do Senhor é muito grande – “Disso me recordarei no meu coração; por isso, tenho esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade”(Lm 3:21-23). Isto mostra que aqueles que confiam no Senhor nunca perdem a esperança, mesmo que as evidências ao redor preguem o contrário.
I. O QUE SÃO AS LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS
São os cinco poemas que compõe o livro de Lamentações que retratam os resultados da dor atormentadora daqueles dias atribulados que seguiram a destruição da cidade, a captura do rei Zedequias e a deportação do povo para a Babilônia. “A torrente de emoções” que pode ser detectada nesse livro revela a profundidade do desânimo que havia tomado conta do povo. Esses poemas são uma expressão de toda aflição e sofrimento que estavam acumulados em seus corações.
Visão Panorâmica
“Cada uma das cinco lamentações é completa em si mesma. A primeira Lamentação(cap. 1) descreve a devastação de Jerusalém e o lamento do profeta sobre ela, ao clamar a Deus com alma angustiada. Às vezes a sua lamentação é personificada, como se fosse a da própria Jerusalém (1:12-22). Na segunda lamentação(cap. 2), Jeremias descreve a causa dessa devastação como resultado da ira de Deus contra um povo rebelde que se recusou a arrepender-se. A terceira Lamentação(cap. 3) exorta a nação a lembrar-se que Deus realmente é misericordioso e fiel e que Ele é bom para aqueles que nEle esperam. A quarta Lamentação(cap. 4) reitera os temas das três anteriores. A quinta Lamentação(cap. 5), após a confissão do pecado e da necessidade de misericórdia de Judá, Jeremias pede que Deus restaure seu povo ao favor divino.
As cinco lamentações do livro, que correspondem aos cinco capítulos, têm vinte e dois versículos cada (exceto o cap. 3, que tem vinte e dois multiplicados por três: ou seja, sessenta e seis versículos); vinte e dois é a quantidade de letras do alfabeto hebraico. Os quatro primeiros poemas são acrósticos alfabéticos, isto é, cada versículo (ou no cap. 3, cada conjunto de três versículos) começa com uma letra diferente do alfabeto hebraico, de modo sucessivo, de Álefe a Tau. Essa estrutura alfabética, além de ser uma ajuda para a memória, realiza duas coisas: (1) transmite a idéia que as lamentações são completas e abrangem tudo, desde A até Z(Álefe a Tau); (2) pressupõe que o profeta se proíbe de continuar com prantos e gemidos interminavelmente. Os lamentos chegam ao fim, assim como algum dia o chegaria para o exílio e a reedificação de Jerusalém “(Bíblia de Estudo Pentecostal).
1. As Lamentações na Bíblia Hebraica. Na Bíblia Hebraica atual o livro de Lamentações não faz parte dos Livros Proféticos, mas, sim, dos Escritos (Hagiógrafos). Ele é um dos cinco rolos (Megilloth) daquela seção (o terceiro) das escritas hebraicas, juntamente com os livros de Rute, Ester, Eclesiastes e Cantares. Cada um desses cinco livros era tradicionalmente lido num evento determinado do ano litúrgico judaico. O livro de Lamentações se lia no nono dia do mês de Abe (cerca de meados de julho), quando, então, os judeus relembravam a destruição de Jerusalém.
Semelhantemente aos livros do Pentateuco, ele era conhecido pela sua primeira palavra: ”Como”. Mas, no decorrer dos séculos, os rabinos começaram a referir-se a esse livro como “lamentações” ou “hinos fúnebres”. Os tradutores da Septuaginta, a versão grega do Antigo Testamento, seguiram os rabinos ao usar o termo grego para lamentações: Threnoi(chorar em alta voz). Posteriormente, atribuíram a Jeremias sua autoria, visto que o estilo é idêntico ao texto do profeta. Consequentemente, as versões gregas posteriores, a siríaca, a antiga versão latina, a Vulgata de Jerônimo e as versões em inglês e português têm colocado o seguinte título: “As lamentações de Jeremias”.
2. Tema e Data. Cumpriram-se as palavras de Jeremias: Jerusalém havia sido destruída pela Babilônia, e os judeus mortos, torturados ou levados para o exílio. Mas, em meio a sua profunda aflição, havia um raio de esperança, pois a compaixão de Deus está sempre presente (vide Lm 3). Podemos resumir o tema das Lamentações de Jeremias da seguinte forma: Aflições presentes e Esperança futura. Todos nós enfrentamos problemas na vida, mas em meio às nossas aflições, há esperança em Deus.
Com relação à data, o mais provável é que o livro foi escrito imediatamente após a destruição de Jerusalém(586 – 585 a.C.).
3. O propósito das Lamentações. O propósito das Lamentações é expressar, de forma terapêutica, as emoções mais profundas de um povo quebrantado e devastado. Aqui, Jeremias expressa sua intensa tristeza e dor emocional por causa da trágica devastação de Jerusalém, que compreende: (a) a queda humilhante da monarquia e do reino davídicos; (b) a destruição total dos muros da cidade, do Templo, do palácio real e da cidade em geral; e (c) a lamentável deportação da maioria dos sobreviventes para a distante Babilônia.
Os cinco poemas que constituem as Lamentações permitem ao povo confessar que Deus o havia tratado com justiça, e, ao fazê-lo, encontrariam forças para suportar o peso indescritível da angústia sem desesperar-se. Eles tinham a intenção de ajudar o povo a aprender uma lição do passado e, ao mesmo tempo, conservar sua fé em Deus mesmo quando confrontados com uma desgraça avassaladora. Abrindo as portas para a oração, esses poemas apontam o caminho para o arrependimento e fé e, deste modo, estimulam esperança na misericórdia de Deus.
5. As Lamentações no Novo Testamento. Embora o livro de Lamentações não seja citado em nenhum lugar do Novo Testamento, tem realmente muita relevância para aqueles que crêem em Cristo. Assim como Rm 1:18 - 3:20, os cinco capítulos de Lamentações exortam os crentes a refletir sobre a gravidade do pecado e a certeza do juízo divino. Ao mesmo tempo, fazem lembrar que, por causa da compaixão e misericórdia do Senhor, a salvação está à disposição daqueles que se arrependem dos seus pecados e se voltam a Ele. Além disso, as lágrimas do profeta relembram as lágrimas de Jesus Cristo, que chorou por causa dos pecados de Jerusalém ao prever a destruição da cidade pelas mãos dos romanos (Mt 23:37,38; Lc 13:34,35; 19:41-44).
II. O HOMEM QUE VIU TODAS AS DORES DE JERUSALÉM
Jeremias exerceu o seu ministério até o fim. Cumpriu à risca tudo o que Deus lhe mandou que fizesse. Sua profecia cumpriu-se literalmente: Jerusalém foi devastada, o Templo destruído e quase a totalidade do povo, que não tinha sido morto pela fome e a espada, foi levado cativo para a Babilônia. A situação catastrófica presenciada pelo profeta causou-lhe tremendas dores, expressa através dos cinco poemas que compõem o livro das Lamentações. Nelas, precisamente no capítulo 3, Jeremias compartilha como a invasão de sua terra natal e a perda de todos os que lhe eram caros, o afetaram.
No capítulo 3, o poeta identifica-se como um indivíduo que experimentou em sua própria vida todo o sofrimento que a nação tinha experimentado: “Eu sou homem que viu a aflição pela vara do seu furor”(Lm 3:1). Evidentemente ele se julga um exemplo simbólico da nação. Como seu representante diante de Deus, ele tem levado as tristezas e o sofrimento deles. Ele tem sentido a “vara do furor” divino repetidas vezes. Em sua dor, lamenta que Deus transformou sua luz em trevas(Lm 3:2), semelhantemente às trevas dos “que estavam mortos”(Lm 3:6; no Sheol). Deus se voltou contra ele e o castiga “de contínuo”(Lm 3:3). A doença tem enfraquecido o seu corpo a ponto de estar prematuramente velho – “Fez envelhecer a minha carne e a minha pele, quebrantou os meus ossos”(Lm 3:4). “Fel e trabalho”(Lm 3:5, ou seja, amargura e pesar) fazem parte da sua vida. Não há deleite na vida, e ele precisa lutar para sobreviver.
“Circunvalou-me”(Lm 3:7), isto é, Deus o colocou dentro de uma cerca e ele perdeu sua liberdade. Ele reclama por precisar carregar os pesados “grilhões” de um prisioneiro. Embora clame na sua angústia, não há resposta para o seu “grito: ele exclui a minha oração”(Lm 3:8).
Fui feito um objeto de escárnio”(Lm 3:14), isto é, seu próprio povo zombava dele nas suas canções “todo o dia”. Ele não encontra descanso para mente ou corpo; seu coração “fartou-se de amargura”, e ele está embriagado pelo absinto – “Fartou-me de amarguras, saciou-me de absinto”(Lm 3:15). Deus quebrou seus dentes com pedrinhas (Lm 3:16), isto é, deu a ele pedras em vez de pão – “Quebrou com pedrinhas de areia os meus dentes; cobriu-me de cinza”(Lm 3:16). “Cobriu-me de cinza” significa que ele não passou por alguma dificuldade momentânea, mas, sim, pelas profundezas da desgraça e humilhação. A paz(3:17) foi retirada do profeta há muito tempo, e ele “esqueceu-se do que é ser feliz”.
Jeremias está nas profundezas do desespero. Ele clama: “Já pereceu a minha força, como também a minha esperança”(3:18). Bloqueado em cada movimento, quebrantado física e emocionalmente, dilacerado com inúmeras aflições, e sofrendo as dores dos condenados, a força se foi e a esperança o abandonou. Ma o limite do homem é a oportunidade de Deus. É precisamente nesse ponto que sua fé encontra uma base sólida.
“Tem você participado do sofrimento do povo de Deus? Ou tem-no abandonado nos momentos de dificuldades e provações? Jesus poderia ter permanecido nos céus, longe de todo o nosso sofrer. Mas o que fez Ele? Esvaziando-se de sua glória, veio a este mundo, onde se submeteu à morte, e morte de cruz (Fp 2:5-11)” (Pr. Claudionor de Andrade).
III. POR QUE É PRECISO LAMENTAR
Quando o lamento possui caráter intercessório ele se torna um instrumento indispensável para aqueles que buscam a misericórdia, a proteção, o consolo e a provisão do Senhor. Foi o que aconteceu com o profeta Jeremias. Ele amava incondicionalmente o seu povo, por isso lamentava.
Depois que a cidade de Jerusalém foi destruída, Jeremias foi contemplado com a liberdade de escolha para ir aonde quisesse, mas preferiu ficar com o restante do seu povo. Conquanto o remanescente de Israel fosse visivelmente desprezível aos padrões sociais e culturais exigidos pelo rei da Babilônia, para Jeremias era sobremodo importante tal como a mais preciosa pérola. Como bom pastor, arvora-se como protetor e orientador do seu povo aos bons pastos, apesar de não ser compreendido como tal. Ele demonstra a mais preciosa virtude do caráter divino, e que o identifica como um autêntico pastor e profeta de Deus: o amor, a virtude mais sublime do fruto do Espírito(G 5:22; 1Co 13:13). Veja de que forma ele intercede por sua cativa e despojada gente: "Converte-nos, Senhor, a ti, e nós nos converteremos; renova os nossos dias como dantes. Por que nos rejeitarias totalmente? Por que te enfurecerias contra nós em tão grande maneira?" (Lm 5:20,21).
Tem você intercedido pelo povo de Deus e por sua família? Se não, é hora de lamentar, todavia esse lamento deve chegar aos céus como a mais piedosa e reverente das intercessões. Quando estudamos na Aula 05 sobre “O Poder da Intercessão”, dissemos que como sacerdotes designados e ungidos por Deus, temos a honra de comparecer perante o Altíssimo em favor de outrem. E isto não é opcional, é uma sagrada obrigação – e um precioso privilégio – de todos os que aceitam o jugo de Cristo. Todo crente é chamado a interceder. É um imperativo; quem não o faz, não exerce seu sacerdócio. Paulo é enfático ao dizer: "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações e intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens” (1Tm. 2:1).
Todos os cristãos têm o Espírito Santo em seus corações (1Co 12:13) e, da mesma forma como Ele intercede por nós de acordo com a vontade de Deus (Rm 8:26-27), devemos interceder uns pelos outros. Na verdade, não oferecer oração intercessória a favor de outras pessoas é pecado. O profeta Samuel reconhecia isso: “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós...” (1Sm 12:23). Que tal seguir este conselho de Jeremias: "Ponha a boca no pó; talvez assim haja esperança. Porque o Senhor não rejeitará para sempre”(Lm 3:29,31).
CONCLUSÃO
Jeremias sofreu profundamente por causa da destruição de Jerusalém e da devastação de sua nação. Mas em meio a sua profunda aflição, brilhou um raio de esperança, pois a compaixão de Deus está sempre presente. Jeremias percebeu que somente a misericórdia de Deus evita a destruição total. Por isso ele disse: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade”(Lm 3:22,23). A fidelidade do Senhor é grande, e Jeremias a conhecia por experiência pessoal. Deus prometeu que o juízo viria se Judá lhe desobedecesse, e foi o que aconteceu. Mas o Eterno também prometeu uma restauração futura e bênçãos, e Jeremias sabia que Deus cumpriria suas promessas. Confiar na fidelidade de Deus dia após dia nos faz crer em sua grande promessa para o futuro. “Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR”(Lm 3:26).
“Somente Deus pode nos libertar do pecado. Sem o Senhor, não há conforto ou esperança para o futuro. Por causa da morte de Cristo em nosso lugar e de sua promessa de retorno, temos a esperança viva de um maravilhoso amanhã"(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal).

Nesta oportunidade, agradeço a todos os que me acompanharam neste trimestre! Foram aulas mui maravilhosas, que enriqueceram sobremaneira nossa vida espiritual e nos deram mais convicção de nossa fé em Cristo. Elas nos ensinaram que o sofrimento é parte integrante daqueles que servem a Deus e cumprem os seus mandamentos. Mas também aprendemos que servir a Deus, mesmo diante das mais agruras provações é vivenciar a esperança plena da permanente felicidade num futuro bem próximo. Que Deus os abençoe grandiosamente, e até o próximo trimestre, quando estudaremos sobre o tema: “O ministério Profético na Bíblia, a voz de Deus na Terra”.
----------
Elaboração: Luciano de Paula Lourenço – Prof. EBD – Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista. E-Mail: luloure@yahoo.com.br. Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
-------
Fonte de Pesquisa: Bíblia de Estudo-Aplicação Pessoal. Bíblia de Estudo Pentecostal. O novo dicionário da Bíblia. Revista Ensinador Cristão. Guia do leitor da Bíblia – Jeremias. A Teologia do Antigo Testamento – Roy B.Zuck. Comentário Bíblico Beacon – CPAD - volume 4. Comentário Bíblico Popular do Novo Testamento – William Macdonald.

7 comentários:

  1. muito bom , um bençao!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, sue comentário, me ajudou bastante. continua sendo uma benção nas mãos do Senhor. Graça e paz para sua viada. Eliete Miranda.

    ResponderExcluir
  3. agradeço aos irmaos que elaboraram este assunto de jeremias (esperança em tempos de crise) foi um assunto muuito maravilhoso tenho aprendido muuito graças a DEUS. e que todos nos possamos nos lamentar diante do senhor pela nossa terra, talves assim aja esperança. amem

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, pois nos ajudou muito. Pois sou professora da classe de senhora. E gosto muito de ter mais subsidios. Muito obrigado....

    ResponderExcluir
  5. Muito bom.Deus falou comigo profundamente obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, irmã Dani. Que o Senhor te abençoe muito mais!

    ResponderExcluir
  7. A graça e paz do Senhor Jesus!
    Palavra muito abençoada e que falou grandemente comigo nesta manhã... Que o Senhor continue te usando grandemente, como vaso abençoador através da palavra desse Deus maravilhoso.
    Amado gostaria de saber se o Sr. tem twitter, pois gostaria de segui-lo.
    Abraço
    Claudenice Galvão

    ResponderExcluir