sábado, 16 de outubro de 2010

DAVI, UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade”(At 23:22).

“Como aceitar que Davi, homem adúltero e mentor do mais cruel homicídio que a Bíblia registra, seja considerado o homem segundo o coração de Deus?”, perguntou-me certa vez uma aluna da EBD.
Muitos personagens bíblicos são referenciais para nossas vidas, por nos deixarem exemplos de fé, coragem, obediência, paciência, etc. Mas, só um foi considerado pelo próprio Deus o homem segundo o Seu coração (1Sm 13:14; At 13:22): Davi, o segundo rei de Israel - um dos principais personagens da Bíblia. Ele foi um homem extraordinário em muitos aspectos. Mas isso não quer dizer que nunca tenha desagradado a Deus ou não tenha sido injusto em algum momento de sua vida. Ocorreu com ele tudo o que geralmente acontece na vida das pessoas comuns. Ele foi arrastado por paixões destrutivas, abalado por problemas familiares e pela tragédia pessoal, e motivado por conveniências políticas. Como, então, um indivíduo tão humano poderia ser descrito como "um homem segundo o coração de Deus"? O segredo de Davi está na maneira como ele consagrou sua vida totalmente ao Senhor e em sua capacidade de descer ao pó do arrependimento e da humilhação, e pedir perdão a Deus.
Apesar de todas as dificuldades e erros cometidos, Davi viveu uma vida extraordinária de fé, tanto que ele está incluído na nobre galeria da fé, disposta no capítulo 11 do livro de Hebreus, precisamente no versículo 32. A fé de Davi resplandeceu no duelo contra Golias, em seu nobre comportamento em relação a Saul, na conquista de Sião e em outros incontáveis episódios. Em seus salmos, encontramos sua fé consolidada em adoração, louvor e profecia.
Assim como o patriarca Jó, Davi conhecia o Senhor por experiência própria e não porque ouviu falar dEle (Jó42:5). Isto fez a diferença na vida de Davi e, com certeza, fará também na vida daquele que anda com Deus nos dias atuais.
Baseado nessas evidências da vida de Davi podemos afirmar que a melhor maneira de alcançar o coração de Deus é andar no caminho da humildade, da dependência de Deus e do arrependimento.
· Humildade. Davi era um homem humilde e reconhecedor de suas limitações (Sl 131; 40:12,17). Apesar de ser um soldado inigualável, um comandante corajoso, um rei exemplar, sempre atribuiu todas as suas vitórias ao Senhor dos exércitos (Sl 35:4-7; 40:5-10; 124: 144:1,2). Seja como o pastor que se encontrava no curral das ovelhas, seja como o rei que havia conquistado toda a Terra Prometida, Davi sempre se mostrou humilde de espírito e, nas vezes em que esta humildade, por falta de vigilância, faltou, retornou imediatamente após.
· Dependência de Deus. Davi sempre evitou agir por conta própria e, quando o fez, procedeu mal. Apesar de sua experiência como guerreiro e de sua popularidade e respeito, jamais deixou de consultar o Senhor quanto às estratégias que deveriam ser feitas, demonstrando, assim, que tinha plena consciência de que “o cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória” (Pv.21:31).
· Arrependimento. Davi tinha uma grande capacidade de reconhecer seu erro e, mais importante ainda do que isto, de se arrepender de seus pecados. Ele assumia sua culpa diante de Deus e pedia sua misericórdia; clamava pela sua comunhão; humilhava-se diante do Todo Poderoso até que Este lhe concedesse perdão. Devemos nos conscientizar de que a carne, ou a natureza humana pecaminosa é uma ameaça constante na nossa vida, e que devemos sempre estar mortificando as nossas más obras por meio do Espírito Santo que em nós habita (Rm 8.13; Gl 5.16-25). Devemos reconhecer os nossos pecados e buscar em Deus o perdão e a purificação deles.
Portanto, para ser um homem ou mulher segundo o coração de Deus é necessário conhecê-lo e viver intimamente com Ele, obedecendo-o em tudo (Cl 1:10; Rm 12:1,2). PENSE NISSO!!
----
Luciano de Paula Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário