sexta-feira, 19 de outubro de 2012

BRIGAR É PERDA NA CERTA


 

“Como o soltar as águas, é o princípio da contenda; deixa por isso a porfia, antes que sejas envolvido” (Pv 17:14).

 

A discussão é o portal de entrada para uma briga, e uma briga é o campo aceso da batalha do qual todos saem feridos e com o sabor amargo da derrota.

O simples fato de você entrar numa contenda já é derrota na certa. Entrar numa confusão é arranjar encrencas para sua própria vida. É provocar em si mesmo muitos desgastes. É usar o azorrague nas próprias costas.

O começo de uma contenda é como a primeira rachadura de uma represa. Se essa rachadura não for tratada devidamente, pode provocar o rompimento da represa e desencadear uma avassaladora inundação.

A atitude mais sensata é desistir da contenda antes que ela se torne uma rixa. Muitas inimizades desembocaram em tragédias e mortes. Muitas brigas resultaram em derramamento de sangue. Muitas discussões acabaram em verdadeiras guerras, e o saldo final desse embate é um desgaste enorme, com mágoas profundas e perdas para todos.

Não vale a pena entrar em confusão. Brigar não compensa. Uma pessoa de bom senso põe um ponto final na discussão antes que as coisas piorem. Devemos ser pacificadores, em vez de promotores de contendas. Devemos perdoar, no lugar de guardar mágoa. Devemos tapar brechas, em vez de cavar abismos nos relacionamentos.

 

-----

Rev. Hernandes Dias Lopes – Gotas de sabedoria para a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário