sábado, 24 de setembro de 2016


LIÇÕES BÍBLICAS DO 4º TRIMESTRE DE 2016


No 4º Trimestre letivo de 2016 estudaremos, através das Lições Bíblicas da CPAD, sobre o tema: “O Deus de Toda Provisão - Esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às Crises”. Serão 13 temas relacionados com a Evangelização. As lições serão comentadas pelo Pr. Elienai Cabral e estão distribuídas sob os seguintes temas:

Lição 1 - A Sobrevivência em Tempos de Crise.

Lição 2 - A Provisão de Deus em Tempos Difíceis.

Lição 3 - Abraão, a Esperança do Pai da Fé.

Lição 4 - A Provisão de Deus no Monte do Sacrifício.

Lição 5 - As Consequências das Escolhas Precipitadas.

Lição 6 - Deus: O Nosso Provedor.

Lição 7 - José: Fé em Meio às Injustiças.

Lição 8 - Rute, Deus Trabalha pela Família.

Lição 9 - O Milagre está em Sua Casa.

Lição 10 - Adorando a Deus em Meio a Calamidade.

Lição 11 - O Socorro de Deus para Livrar o seu Povo.

Lição 12 - Sabedoria Divina para Tomada de Decisões.

Lição 13 - A Fidelidade de Deus.

------

O DEUS DE TODA PROVISÃO

"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33).

Desde a Queda do ser humano no Éden o mundo nunca deixou de ter crise: crise espiritual, crise de relacionamento, crise moral, crise financeira, crise econômica, crise de liderança.... Enfim, o mundo jamais teve sossego, e com muito pesar afirmo que, sem Jesus Cristo, ele nunca sairá desta situação.

As crises ambientais, o terrorismo internacional e a crise financeira mundial empurram o mundo para a unidade e na direção de um último “gigante mundial” profetizado na Bíblia: o Anticristo. Os sinais dos tempos chamam a atenção e lembram que estamos na última etapa da história da humanidade. Os seis primeiros juízos dos selos do Apocalipse preveem rupturas políticas, sociais, econômicas e militares que remetem ao que já vivemos hoje. A Bíblia é clara quando fala de uma reunificação mundial, liderada por um “gigante” anticristão, a quem o “Dragão” dará sua força, seu trono e seu poder absoluto (Ap.13:2). “Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora. Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem” (Ap.17:12,13).

Já nos acostumamos a expressões como “cúpula econômica mundial”, “sistema financeiro mundial”, “ordem financeira mundial”, “controle financeiro mundial”, “fórum econômico mundial”. Ultimamente, também ouve-se falar cada vez mais de uma “entidade ou banco central mundial”.

Fica claro que os eventos descritos no último livro da Bíblia terão de se cumprir e que isso acontecerá de forma repentina e rápida. Os rumos estão sendo estabelecidos hoje. É preciso formar uma plataforma para o futuro reino mundial anticristão e seu líder. Para isso é preciso que haja unidade e, através de manobras de engano em massa, também deverá ser produzida uma nova e falaz prosperidade.

É bom lembrar que a depressão na década de 1930 na Alemanha selou o fim da democracia parlamentarista. Hitler subiu ao poder. Com mentiras, enganos, sedução e uma nova prosperidade econômica o país galopou em direção à catástrofe da ditadura, da Segunda Guerra Mundial, da perseguição aos judeus e, finalmente, da derrocada total do “Terceiro Reich”.

As crises atuais parecem servir para preparar os acontecimentos do Apocalipse. Elas clamam por segurança confiável, por uma nova ordem mundial, impelem a globalização e exigem um homem forte, um gigante mundial.

Amados irmãos, estamos vivendo num mundo cada vez mais vil, cada vez mais rebelde. A rebelião do mundo contra Deus, contra Jesus Cristo e contra a Igreja é cada vez maior. As pessoas não querem saber de Cristo nem do cristianismo. Os cristãos são rejeitados com frequência cada vez maior. E, brevemente, Deus dará ao mundo o que ele deseja: Saul em vez de Davi, Barrabás em vez de Jesus, o Anticristo em vez de Cristo.

O que Deus quer de nós neste momento de crise? Ele quer que nós estejamos alerta e pacientes, pois a Sua vinda está muito, mas muito próxima de acontecer. A exortação de Tiago soa hoje com bastante clareza:

“Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor” (Tg. 5:7).

“Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima” (Tg.5:8).

“Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas” (Tg.5:9).

É bom enfatizar que, embora sejamos crentes em Jesus Cristo, nós não temos imunidade das crises. Como diz o Rev. Hernandes Dias Lopes, “a vida cristã não é um mar de rosas, não é uma redoma de vidro, não é uma estufa espiritual. Cristianismo não é uma sala vip, não é uma colônia de férias, antes, é um campo de batalha”. Enquanto estivermos neste mundo, enfrentaremos muitas crises. A Bíblia diz que somos peregrinos neste mundo. Nossa pátria permanente não é aqui. Nossa pátria está no Céu. Diz o apóstolo Paulo:

“pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas“ (Fp.3:20,21).

Jesus mesmo alertou: “... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”(João 16:33). Neste versículo, Jesus não adverte seus discípulos para deixá-los abatidos, mas para terem paz nele. Alerta-os de que o futuro não seria marcado por amenidades, pois enfrentariam crises, aflições no mundo. Não obstante essa aflição irremediável, os discípulos deveriam ficar firmes e ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo. É fabuloso notar que, naquele exato momento, quando Jesus, o Homem de dores, concluiu o seu discurso final no cenáculo, um pouco antes de trilhar o vale escuro da morte, Ele se dirigiu a seus discípulos com estas palavras notáveis: “tende bom ânimo”, ou seja, não desanimeis!

Há um clichê bastante usual no meio evangélico: “Não estamos em crise, estamos em Cristo”. Eu diria assim: “Estamos em crise, porém, estamos em Cristo”. Se no mundo os discípulos terão tribulação, em Cristo os discípulos terão paz. Ele prometeu: “... a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27). Mesmo vivendo em um mundo de aflições, podemos experimentar a paz do Senhor Jesus:

·   Não a falsa paz das coisas cobiçadas normalmente pelos homens: prazer, fama e riqueza. Estas coisas geram preocupação, ansiedade e remorso. Elas não satisfazem os desejos da alma imortal, nem são capazes de alcançar aquela paz pela qual o eu mais profundo suspira.

·   Não a paz que os homens do mundo dão. Eles se cumprimentam com palavras e gestos de paz, porém são palavras vazias; professam amizade, dão apertos de mão, beijos e abraços que não traduzem paz, porquanto são meramente formais, frequentemente insinceros.

·   Não a paz que os sistemas de filosofia e falsas religiões dão. Eles professam a paz, mas ela não é real. Tais sistemas filosóficos e religiões não passam de falsos paliativos. Não tranquilizam a voz da consciência culpada; não removem o pecado - causa da ausência da paz; não reconciliam o homem com Deus.

A Paz que o Senhor nos dá é tal que satisfará todos os anseios da nossa alma; silenciará os alarmes da consciência; permanecerá sempre, mesmo em meio a todas as mudanças e tempestades; não nos deixará nem na hora da nossa morte, porque o Senhor é o Príncipe da Paz.

O Evangelho de Marcos, no capítulo 4:35-41, relata que certa feita Jesus e os discípulos propuseram atravessar o Mar da Galiléia em direção à praia leste. Não fizeram nenhum preparativo de antemão. Outros barcos o seguiam. Então, de repente, um grande temporal surgiu. Enquanto a tempestade rugia com toda fúria, Jesus estava dormindo. Os discípulos, apavorados, o despertaram, censurando-o por sua aparente falta de preocupação com a segurança deles. Será que Jesus sabia que a tempestade viria? É óbvio que sim. Ele sabe todas as coisas; nada o apanha de surpresa. Então, se sabia, por que dormiu? Ele dormiu por duas razões: dormiu porque descansava totalmente na providencia do Pai; dormiu porque sabia que a tempestade seria pedagógica na vida dos seus discípulos. O fato de Jesus estar descansando durante a tempestade já deveria ter acalmado e encorajado os discípulos. Jesus estava descansando na vontade do Pai e sabia que o Pai podia cuidar dele enquanto dormia. Jonas dormiu na tempestade com uma falsa segurança, visto que estava fugindo de Deus. Jesus dormiu na tempestade porque ele estava verdadeiramente seguro na vontade do Pai. O Senhor, despertando, repreendeu o vento e as ondas. A Paz foi imediata e completa. Depois, Jesus brevemente ralhou com seus seguidores por temerem e não confiarem. As tempestades da vida podem nos abalar, mas não abalam o Senhor. Elas podem ficar fora do nosso controle, mas não fora do controle de Jesus.

Em Cristo, somos mais que vencedores. Em Cristo, temos esperança de um mundo de Paz, Justiça e Prosperidade, o que ocorrerá no Seu Reino milenial. Em Cristo, temos vida eterna, temos esperança de felicidade plena. A eternidade deve ser o alvo central da vida do cristão sofredor, pois quando tudo terminar, Deus estenderá sua mão, contanto que confiemos nEle, não em nós mesmos (2Co.1:9). Ele é o mesmo Deus, e do mesmo modo que agiu no passado agirá no presente e no futuro a fim de cumprir com Sua palavra (2Co.1:10).

É bastante notório que, nós brasileiros, estamos passando por uma crise sem precedente: crise financeira, crise na saúde, crise na liderança do país, crise no orbe político, crise moral, crise na ética.... Isto tem gerado muito medo, insegurança e instabilidade. Não sabemos de fato se esta crise é do tamanho do que se desenha pelas especulações que se mostra na mídia. O que se denota é que as pessoas estão em pavor do que está sendo noticiado todos os dias. Trabalhadores estão com medo de perderem seus empregos e Empregadores que não conseguem honrar suas contas e ficam com medo de terem de fechar suas empresas.

Querendo ou não, acreditando ou não nela, esta crise nuvea sobre todos nós. Mesmo com Cristo no nosso barco, as ondas vêm, as tempestades da vida nos sobrevêm, porém uma coisa é certa: não vamos naufragar (Mc.4:35-41).

A grande diferença está em como vamos reagir nesses momentos de crise. Aquele que está em Cristo reage diferente. Enquanto muitos ficam sem dormir, aquele que está em Cristo dorme tranquilamente. Sabe por quê? Veja nestes seguintes textos:

“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono” (Salmos 127:1-2).

“Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança” (Salmos 4:8).

“Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou” (Salmos 3:5).

“Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo” (Pv.3:24).

“O sono do trabalhador é ameno, quer coma pouco quer coma muito, mas a fartura de um homem rico não lhe dá tranquilidade para dormir” (Ec.5:12).

Os que estão em Cristo dormem por que o Senhor é seu provedor, então eles sabem que nada vai faltar. Dormem porque o Senhor é o guarda de Israel, eles sabem que estão seguros. Eles dormem por que servem ao Deus criador e dono do Universo. Aqueles que estão em Cristo, podem até passar por momentos críticos, pois estamos sujeitos também a tempestades e trovões, mas não perdemos a esperança. Estas coisas vêm sobre todos, mas são os que estão em Cristo que sobressaem, pois eles reagem diferentes dos demais, eles têm a plena convicção que Deus está no controle de suas vidas.

Se é grande esta crise, como os economistas estão falando, o que nos consola é que servimos a um Deus maior que todo tipo de crise. Portanto, fique calmo, durma tranquilo e em paz. O Senhor está no controle de todas as coisas.

Nós os cristãos não devemos ficar transtornados pelos problemas e pelo sofrimento de nossa vida, ou por aquilo que vemos nas vidas de muitas pessoas piedosas em nosso redor. Podemos estar seguros de que Deus possui um propósito divino por trás de cada sofrimento que estamos enfrentando neste instante. Creia nisso!

Talvez você tenha sido afetado drasticamente com esta crise que o Brasil atravessa. Mas Deus diz para você neste momento: Calma! Estou no controle. Calma! Eu sou o seu provedor. Calma! Eu sou o dono da prata e do ouro. Não tenha medo, tenha fé.  

Disse Jesus aos discípulos, quando eles estavam passando por um momento de ansiedade:

“Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

“E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles”.

“Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas”;

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (Mt 6:25-34).

Se estamos em crise, se estamos angustiados, se estamos desesperados, vamos entregar a nossa causa para Jesus. Ele sabe o que está fazendo. Ele sabe quem somos, onde estamos, o que estamos passando, e Ele pode vir trazer o socorro de que tanto precisamos. O mundo está em crise, mas o Céu não. Deus é Soberano e Senhor. Ele tem o suprimento para todos aqueles que nEle confiam. Ele é o Deus da provisão.

O Salmo 23 diz que Ele oferece às suas ovelhas provisão, direção, descanso, refrigério, companhia, livramento e vitória. Jesus é, na verdade, a maior provisão para suas ovelhas: Ele é o Senhor, o Provedor, o Companheiro e o Hóspede. Ele protege, sustenta e acompanha suas ovelhas aqui, e ao fim, as recebe na Casa do Pai, a glória celeste.

Jesus como o grande Pastor das ovelhas é a Verdade para a nossa mente, o Caminho para os nossos pés, a Vida para a nossa alma. Ele é a nossa esperança, a nossa alegria e a nossa paz. Ele está à destra do Pai de onde intercede por nós e está conosco sempre em todos os lugares e em todas as circunstâncias. Eu creio nisso! E você?

Deus o abençoe sobremaneira!

-------

Ev. Luciano de Paula Lourenço

3 comentários:

  1. Que Deus continue te abençoando, e te conduza bem nessa jornada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pastor Luciano! É sempre com muito prazer que visito este blog. Tenho aprendido muito com o senhor e minhas aulas saltaram à um nível extraordinário! Antes eu ficava vagando de blogs em blogs, em busca de mais informações, que enriquecessem minha aula. Ou até mesmo algum assunto da revista que eu mesma não estava compreendendo, pois precisava primeiro aprender, pra então poder ensinar... porque sabemos que os alunos perguntam bastante e eu me sentia sempre insegura...
    Até que um dia Deus me levou a conhecer este blog, e foi por um acaso... A conclusão é que hoje eu não preciso mais ficar de um blog para outro, porque apenas esse me satisfaz! Consigo aqui aprender com tanta clareza que quando chego na aula é só benção! Teve um dia que eu fiquei sem internet e não pude vir pegar o estudo, e o senhor acredita que eles reclamaram comigo! kkkkk Eles não gostaram não! Disseram que sentiram falta de algo, que a aula não foi a mesma, que ficou sem graça... kkkk
    Tanto eu, quanto eles, já estamos acostumados com essa benção aqui!
    NO fim de algumas aulas eles dizem assim: Nossa! Hoje vc arrasou! E esses elogios na verdade são seus! Muito obrigado pastor por tamanho apoio! Deus continue te abençoando!!
    Ah! e só pra completar, quero dizer que na minha igreja, a classe é única, ou seja, tenho as irmãs, os obreiros e todo o ministério sentados à minha frente pra assistir à minha aula... daí o senhor pode imaginar o tamanho da minha tensão! Rsrsr Tenho só 27 anos... sou a mais nova de todos e confesso ao senhor que não saberia o que fazer se vc não existisse na minha vida!!
    Deus continue te abençoando pastor!!! Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa!! Fiquei emocionado! Obrigado pelas tuas palavras! Preparo estes subsídios, Aulas, pensando em pessoas como você, que são milhares em todo o Brasil e até mesmo no exterior. São muitas horas por semana. Já pensei em desistir porque é muito cansativo, pois trabalho 08(oito) horas, e reservo a hora do intervalo para escrever, e quando chego a casa vou escrever até tarde da noite. Faço isso há mais de vinte anos. É cansativo, mas quando penso que estou ajudando milhares de pessoas como você isto me anima. Mesmo assim, estas Aulas são administradas por mim, na minha Classe, que também é Classe Única – senhores e senhoras. Pelo menos até ao final deste ano estão garantidas todas as Aulas.
      Ore por mim! A oração é o nosso combustível, que nos faz resilientes diante das provações!
      Deus a abençoe sobremaneira!
      Luciano

      Excluir