sexta-feira, 23 de junho de 2017

LIÇÕES BÍBLICAS DO 3° TRIMESTRE DE 2017



No 3º Trimestre letivo de 2017, estudaremos, através das Lições Bíblicas da CPAD, sobre o tema: “A Razão da nossa Fé – Assim cremos, assim vivemos”. Estudaremos algumas das principais doutrinas da fé cristã, tendo como base fundamental a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus. As lições serão comentadas pelo Pr. Esequias Soares, e estão distribuídas sob os seguintes temas:

Lição 1 - Inspiração Divina e Autoridade da Bíblia.

Lição 2 - O Único Deus Verdadeiro e a Criação.

Lição 3 - A Santíssima Trindade: um só Deus em três Pessoas.

Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Lição 5 - A Identidade do Espírito Santo.

Lição 6 - A Pecaminosidade Humana e a sua Restauração a Deus.

Lição 7 - A Necessidade do Novo Nascimento.

Lição 8 - A Igreja de Cristo.

Lição 9 - A Necessidade de Termos uma Vida Santa.

Lição 10 - As Manifestações do Espírito Santo.

Lição 11 - A Segunda Vinda de Cristo.

Lição 12 - O Mundo Vindouro.

Lição 13 - Sobre a Família e a sua Natureza.

Na capa da Revista é apresentada uma figura da Bíblia Sagrada, surrada, demonstrando que ela foi manuseada com avidez e de forma contínua, no anseio de tirar dela um tesouro mui valioso.

A Bíblia é o Livro dos livros: inspirada por Deus, escrita por homens santos, concebida no Céu, nascida na terra, odiada pelo inferno, pregada pela igreja, perseguida pelo mundo e crida pelos fiéis.

A Palavra de Deus é infalível, inerrante e suficiente. É vencedora invicta em todas as batalhas. Tem saído ilesa do ataque implacável dos críticos e das fogueiras da intolerância. Ela é a bigorna que tem quebrado todos os martelos dos céticos. Homens perversos se esforçam para destruí-la, queimá-la, escondê-la ou matá-la, mas ela tem saído incólume de todas essas investidas. É viva e poderosa. É atual e oportuna. É a divina semente. Por meio dela cremos em Cristo. Por meio dela somos fortalecidos.

A Palavra de Deus é água para os sedentos, pão para os famintos e luz para os errantes. Por meio dela somos santificados e através dela recebemos poder. Ela é a arma de combate e o escudo que nos protege. Ela é mais preciosa que o ouro e mais doce que o mel.

Todos os cristãos genuínos reconhecem que a Bíblia é a Palavra de Deus porque ela mesma, diversas vezes, o afirma. “Assim diz o Senhor”, por exemplo, é uma expressão que aparece dezenas de vezes no Antigo Testamento. E mais, o cumprimento exato de tudo quanto nela está desde os primórdios da história da humanidade é a prova irrefutável de que ela é, indubitavelmente, a Palavra de Deus, a revelação de Deus aos homens.

Muitos têm tentado, ao longo dos séculos, levantar-se contra o divino Livro, mas todos têm fracassado em seu intento de calá-la ou desacreditá-la, precisamente porque não se trata de uma obra feita pela mente, vontade ou imaginação humana, mas tem sua origem, sua concepção e o zelo pelo seu cumprimento diretamente em Deus.

Tudo o que Deus tem preparado para o homem, bem como o que Ele requer do homem, e tudo o que o homem precisa saber espiritualmente da parte dEle quanto a sua redenção e felicidade eterna, está revelado na Bíblia. Tudo o que o homem tem a fazer é tomar a Palavra de Deus e apropriar-se dela pela fé.

Podemos afirmar que a Bíblia é a Palavra de Deus entre outros motivos, porque: (a) A própria Bíblia faz menção da sua inspiração; (b) O Espírito Santo testifica em nosso íntimo que ela é a Palavra de Deus; (c) Nenhum outro livro apresenta tantos testemunhos a respeito da transformação de uma pessoa; muitas conversões foram feitas por meio da leitura da Bíblia, demonstrando o poder da Palavra; (d) A unidade da Bíblia: seus sessenta e seis livros apresentam a pessoa de Jesus Cristo; o Antigo Testamento falava da vinda do Messias e as suas profecias se cumpriram no Novo Testamento; o próprio Jesus destacou ser Ele o tema do Antigo Testamento (cf.Mt. 5:17; Lc.24:27,44; João 5:39; Hb.10:7).

Se a Bíblia não fosse a inspirada Palavra de Deus, por que tantas pessoas arriscaram suas vidas, para preservar as Escrituras? Por que Deus levantou inúmeras pessoas para traduzir a Bíblia e esses servos não se importaram de sacrificar suas vidas para que a Palavra fosse conhecida? Eles tinham plena confiança de que valia a pena dar sua vida por um livro, não por um livro qualquer, mas pela inspirada e inerrante Palavra de Deus. Nenhum livro fala ao coração humano como este.

A raiz dos problemas da sociedade é espiritual e é através da Bíblia que podemos aprender a ter o verdadeiro viver espiritual, sendo assim ela foi escrita com certas características que a levaram a ser considerada o “Livro de Deus”:

Ø  Ela é pura - "Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam" (Pv.30:5).

Ø  Ela é valiosa - "Aceitai o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que joias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela"(Pv.8:10-11).

Ø  Ela é a verdade – “As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre”(Sl.119:160).

Ø  Ela é eterna - "Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu" (Sl.119:89).

Ø  Ela é imutável - "A palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada"(1Pd.1:25).

Ø  Ela é profética - "porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”(2Pd.1:21).

Ø  Ela é perfeita e fiel - "A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples” (Sl.19:7).

Ø  Ela é Lâmpada – “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e Luz para o meu caminho”(Sl.119:105).

A existência da Bíblia, abrangendo seus escritores, sua formação, composição, preservação e transmissão, só pode ser explicada como milagre de Deus, ou melhor: Deus é seu autor, seu real intérprete é o Espírito Santo e seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo. O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer nela para ser salvo e praticá-la para ser santo ou santificado.

Embora a Bíblia seja um grande tesouro com respeito à sua contribuição para humanidade em literatura, filosofia e história, o maior valor deste livro se encontra na grande influência que exercem sobre as pessoas. Esse é o fator principal que a classifica como o Livro mais singular. Através de suas páginas o homem se vê exposto quanto à sua verdadeira condição diante de Deus.

A Palavra de Deus é como uma espada que penetra até os pensamentos e propósitos do homem e o convence de seus pecados diante de Deus.

 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração"(Hb.4:12).

O chamado Santo Agostinho era um homem indisciplinado e libertino em sua juventude, porém sua mãe orava por ele enquanto ele crescia. Depois de levar uma vida dissoluta por muitos anos, certo dia, com trinta e um anos de idade, lendo a Bíblia debaixo de uma figueira, chegou num trecho que diz: "Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências"(Rm.13:13,14). Essas palavras o convenceram dos seus pecados e ele se arrependeu diante do Senhor e se tornou um servo de Cristo.

No curso da história, muitas pessoas famosas foram movidas a crer em Cristo e ler a Bíblia. O imperador francês Napoleão, após ter sido derrotado e exilado na ilha de Santa Helena, confessou que embora ele e outros grandes líderes tivessem fundado seus impérios através da força, Jesus Cristo edificou Seu reino com amor. Ele também confessou que embora pudesse reunir seus homens em torno dele em prol de sua própria causa, ele teria de fazê-lo falando-lhes face a face, enquanto, por dezoito séculos, incontáveis homens e mulheres se dispuseram a sacrificar, com alegria, a própria vida por amor a Jesus Cristo, sem tê-lo visto sequer uma vez.

A razão pela qual muitos se dispuseram a deixar tudo para seguir a Cristo e ser martirizados por causa dEle é que eles O viram revelado na Bíblia. A Bíblia tem sido a fonte de inspiração para que muitos creiam em Cristo. Embora muitos reis, imperadores e governo tenham tentado, nos últimos dois mil anos, erradicar a Bíblia, começando pelos imperadores romanos do primeiro século até aos governos ateus deste século, nenhum poder sobre a terra tem conseguido cessar a atração do homem por esse livro e pela pessoa maravilhosa que ele revela. O Cristo revelado na Bíblia continua hoje tão vivo como há dois mil anos. Nenhuma biografia de homem sobre a terra tem transformado tantas vidas como a vida de Jesus Cristo.

A Bíblia existe para que possamos compreender, temer, respeitar e amar a Deus sobre todas as coisas. Assim ela a si mesmo se denomina como a Sagrada Escritura.

"e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra"(2Tm.3:15-17).

Portanto, não devemos tomar a Bíblia como um livro comum, apenas para trazer-nos algum conhecimento em nossa mente, mas devemos tomá-la, como um livro de vida, contatando o Senhor Jesus, através da oração, para que Ele nos conceda algo vivo em sua Palavra, ou seja, algo que traga uma lição prática para o nosso viver no dia a dia.

Na igreja e no nosso lar, a Bíblia deve ser a autoridade final em todas as questões de ensino, de repreensão, de correção, de doutrina e de instrução na justiça. É o que o apóstolo Paulo diz ao seu filho Timóteo e, também, a todos nós (2Tm.3:16,17).

“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra”.

Ninguém pode submeter-se ao senhorio de Cristo sem estar submisso a Deus e à sua Palavra como a autoridade máxima (João 8:31,32, 37).

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós”.

Como filhos de Deus, não podemos afastar-nos jamais da Sagrada Escritura; desta, todos dependemos vitalmente. Todos na igreja devem amá-la, estimá-la e protegê-la como um tesouro, tendo-as como a única verdade de Deus para um mundo perdido e moribundo. Quanto mais a lermos, mais íntimos seremos de seu Autor, que é Deus.

Espero que ao concluirmos este trimestre possamos estar mais próximos de Deus, mais convictos de nossa fé e inabaláveis na jornada rumo à Formosa Jerusalém Celestial.

----

Luciano de Paula Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário