domingo, 7 de julho de 2019

Aula 02 – A MORDOMIA DO CORPO – Subsídio


3º Trimestre/2019
Texto Base: 1Corintios 6:13-20
14/07/2019
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" (Rm.12:1).
1Coríntios 6
13-Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
14-Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15-Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16-Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
17-Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
18-Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19-Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20-Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

INTRODUÇÃO

Continuando o estudo sobre Mordomia Cristã, trataremos nesta Aula a respeito da Mordomia do Corpo. Deus nos diz em sua Palavra que o corpo não é nosso, mas de Deus (1Co.6:20). A Bíblia mostra que o Criador fez o corpo do homem do pó da terra, dando-lhe vida. Esse corpo teve uma origem maravilhosa, pois Deus o criou e terá um fim glorioso, pois Deus o ressuscitará (1Co.6:14).
Por conseguinte, o corpo não pode ser usado para a impureza, ele deve ser usado para glória de Deus (1Co.6:13). Esse corpo, agora, não pertence a nós, pertence a Jesus Cristo, que o comprou e o redimiu. Se o nosso corpo é de Cristo devemos cuidar bem dele.
O cuidado com o corpo insere-se dentre aquelas tarefas que foram cometidas ao ser humano na sua qualidade de “mordomo-mor” sobre a face da Terra. Temos de cuidar de nosso organismo, porque a vida é um dom dado por Deus (Gn.2:7; 1Sm.2:6) e que nos está “emprestado”, que nos foi dado em confiança, motivo por que deveremos prestar contas do que tivermos feito com ele, em especial aqueles que alcançarem a salvação na pessoa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2Co.5:10).
“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1Co.6:20).

I. A DIMENSÃO MATERIAL DO CORPO

1. A formação maravilhosa do Corpo humano

A formação do corpo humano é de impressionar até mesmo os cientistas ateus. Ele está organizado desde o mais simples átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. Note essa organização na figura abaixo.


·    Átomos formam moléculas, que por sua vez, constituem moléculas maiores, as macromoléculas.
·    Essas moléculas estão organizadas em células, a unidade básica da vida.
·    Grupos especializados de células formam os tecidos.
·    Os tecidos então se arranjam em órgãos como o coração, o estômago e o rim.
·    Grupos de órgãos formam os sistemas orgânicos.
·    Todos esses sistemas se unem para formar o corpo ou o organismo humano.
Numa visão extraordinária da formação do seu corpo, o salmista do Salmo 139, poeticamente, assim expressou-se:
“Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia” (Salmos 139:14-16).
Que impressionante declaração do salmista! Bem diferente da teoria tola e descabida da evolução, que ensina que a origem da vida, do corpo do ser humano, ocorreu pelo "acaso" e sem propósito algum. Não tenhamos dúvida alguma da grandeza da obra criadora de Deus, que fez o homem das substâncias que há no pó da terra (Gn.2:7) e deu vida a ele, tornando-o sua imagem e semelhança. Sendo assim, o crente deve valorizar mais o seu corpo, zelando-o e preservando-o em gratidão ao Criador.

2. A estrutura do Corpo Humano

O Corpo Humano é o mais complexo entre todos os seres. A sua estrutura revela uma complexidade que a teoria da evolução jamais explicará. Se convertermos seu funcionamento em números, o espanto em relação às suas particularidades se torna ainda maior. Segundo dados expostos pelo Pr. Elinaldo Renovato, o organismo humano se constitui de 216 tecidos organizados no esqueleto. Este possui 206 ossos. O cérebro tem um trilhão de células nervosas e seus sinais trafegam ao longo dos nervos até um máximo de 360 km/h. O corpo se constitui de setenta por cento de água; tem 96.500km de veias e artérias; 10 bilhões de vasos capilares; 100 trilhões de células.
Que coisa impressionante é o DNA, conhecido como Ácido Desoxirribonucleico. Ele é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo.
O Projeto Genoma Humano, criado em 1990 com o apoio de 18 países, inclusive do Brasil, mapeou bilhões de bases químicas de DNA, concluindo que todos os homens descendem de um único homem que viveu na África Oriental. Uma matéria sobre o assunto, publicada em uma das últimas páginas do jornal O Globo de 25 de dezembro de 2002, dizia: "Ciência estuda: o verdadeiro Adão viveu na África. Cientistas sustentam que a humanidade descende de um ancestral comum". Portanto, todos os seres humanos descendem de um ancestral comum. Esse fato é anunciado na Bíblia há milhares de anos. Em gênesis, vemos que Deus criou Adão e, a partir dele, Eva. Desse casal descende toda humanidade. Em outras palavras, a Bíblia é a Palavra de Deus revelada ao homem. Nela está a verdade infalível e absoluta de quem conhece todas as coisas.
Diante da impressionante complexidade do corpo humano é impossível pensar que somos fruto do acaso. Só um ser poderoso, majestoso e infinito poderia gerar essa complexidade do corpo humano. Só uma mente onisciente, e um ser infinitamente supremo, pode dar respostas lógicas à origem da vida e do homem.
"No princípio, criou Deus os céus e a terra [...] E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou" (Gn.1:1,27).
"pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente" (Hb.11:3).

II. A DIMENSÃO ESPIRITUAL DO CORPO

1. O Corpo segundo as Escrituras

A Bíblia usa várias metáforas para designar espiritualmente o corpo humano. Vejamos três exemplos.
1.1."Corpo do pecado" – “sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado” (Rm.6:6).
-“Corpo do pecado”. Aqui, Paulo não está se referindo ao corpo humano, pois este não é em si mesmo pecaminoso, como pensavam os gnósticos. Trata-se da natureza pecaminosa que se expressa por meio do corpo (Rm.6:12), ou seja, o corpo condicionado e governado pelo pecado. Trata-se do nosso velho eu, isto é, nossa natureza adâmica.
O corpo do pecado é o corpo dominado pelo pecado, o corpo enquanto condicionado e controlado pelo pecado, já que o pecado usa o nosso corpo para os próprios propósitos malignos, pervertendo nossos instintos naturais e transformando a sonolência em preguiça, a fome em glutonaria, e o desejo sexual em luxúria. Paulo exorta: “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências” (Rm.6:12).
- seja desfeito”. Aqui, “desfeito” não significa eliminar ou erradicar, mas derrotar, incapacitar e destituir de poder. Não significa desaparecer, mas ser vencido. Não significa ser aniquilado, mas despojado de poder, subjugado e dominado. A natureza adâmica não é extirpada na conversão, mas recebemos poder para subjugá-la e dominá-la.
1.2. "Casa terrestre"(2Co.5:1) - “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus”.
Neste texto, Paulo está usando uma figura de linguagem para retratar a morte e a ressurreição. Ele menciona o tabernáculo temporário para falar do corpo físico, que é transitório, temporário, que se debilita, enfraquece, adoece e morre, e menciona o edifício permanente para falar do corpo glorioso da ressurreição, que é permanente e eterno. O apóstolo Pedro afirma que nesta Terra somos “peregrinos” e forasteiros (1Pd.2:11). Enquanto o tabernáculo ou tenda é apenas uma moradia transitória para um viajante ou peregrino, a casa ou edifício é uma residência permanente.
Não somos um corpo que tem um espirito, mas um espirito que habita num corpo. A morte não pode matar a personalidade humana. A tenda, que é o corpo físico, é apenas um lugar de habitação, e não o homem essencial. Agora, caminhamos pelo deserto da vida numa “tenda provisória”, mas há um “templo’ permanente preparado para a alma, onde haverá estabilidade, poder e beleza.
1.3. "Templo do Espírito Santo" – “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co.6:19).
O nosso corpo é templo do Espirito Santo onde a glória de Deus se manifesta. Aonde quer que vamos, somos portadores do Espirito Santo, templos em que apraz a Deus habitar. Somos a morada de Deus.
O nosso corpo deve ser “Lugar Santíssimo”, o “Santo dos Santos”, onde a glória de Deus se manifesta. Portanto, devemos eliminar do nosso corpo toda forma de conduta que não seja apropriada para o “templo” de Deus.

2. Pecados contra o Corpo

O Corpo por si mesmo não tem poder algum para pecar. Porém, há uma lei que opera sob a força do pecado adâmico em todos os homens. Essa é a lei do pecado, que opera sobre os membros do corpo para pecar (Rm.6:6-23).
O Corpo é um instrumento da alma, e esta recebe contato do mundo exterior por meio do corpo. O sentir, o pesar, o exercer vontade e outros atos, são, na verdade, não apenas função do corpo, mas principalmente da alma ou do “EU”. De forma que é o “EU” que exerce alguma função e não apenas os braços e as penas. É o “EU” que pede e não simplesmente a língua ou os membros. Assim, entendemos que é a alma quem usa o corpo para levá-lo a pecar contra Deus. Essa combinação de alma pecaminosa e corpo humano constituem o que se conhece como “o corpo do pecado” (Rm.6:6), ou “a carne” (Gl.5:24).
A inclinação e desejo da alma para levar o corpo ao pecado é descrita com a “mente carnal” (Rm.8:7). Por conta disso entendemos que é a alma que induz o corpo a pecar, pois, ainda que a língua do difamador seja cortada, o difamador seria o mesmo; corta-se a mão do ladrão, mas de coração ele será o mesmo ladrão.
Visto que o homem pecou com o corpo, será julgado segundo “o que tiver feito por meio do corpo”(2Co.5:10). Portanto, é importante que os impulsos pecaminosos da alma sejam extirpados, e essa é uma das grandes obras do Espírito Santo (ver Cl.3:5; Rm.8:13).
Pecar contra o corpo "é transgredir as leis que regem o funcionamento normal do corpo" (1João 3:4). A Bíblia adverte acerca dos pecados contra o corpo. Vejamos alguns exemplos.
2.1. Prostituição, adultério, fornicação. Paulo ensina que o sexo é uma bênção, mas pode se tornar uma maldição. Ele é uma benção dentro do casamento, mas um sério problema fora dele. Somente no casamento monogâmico e heterossexual (1Co.7:9) se pode praticar sexo, sendo totalmente contrária à Palavra de Deus qualquer outra conduta que não seja esta. Portanto, toda prática sexual realizada fora destes moldes constitui-se em sexo ilícito.
Tudo que Deus criou é bom e isto inclui o sexo, que foi estabelecido por Deus para ser desfrutado no casamento heterossexual antes que o pecado entrasse no mundo (Gn.2:21-25). Aquele que criou o universo, também criou nosso corpo e nossos órgãos sexuais. A vida sexual saudável dentro do casamento tem a bênção de Deus, além de dar alegria e prazer ao ser humano.
-A Bíblia admoesta fortemente contra quem comete o pecado da prostituição - usar o corpo como mercadoria a ser vendida para fins sexuais. A Palavra de Deus diz aos crentes com muita clareza:
“Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo" (1Co.6:13).
Os coríntios pensavam que assim como o apetite é natural e o corpo precisa de alimento, também o sexo era um desejo natural e precisava ser satisfeito. Para eles uma pessoa não podia reprimir seus apetites sexuais. Eles entendiam que assim como o alimento é preparado para o estômago, o corpo era preparado para o sexo. Dessa maneira eles não deveriam ter quaisquer restrições. Paulo, então, os confronta. Mostra-lhes que eles estavam errados. O alimento é para o estômago e o estômago é para o alimento, porém, o corpo é para o Senhor e não para a prostituição; o corpo é para o Senhor e não par a impureza. Não há entre o corpo e os desejos sensuais conexão como a que há entre o estomago e o alimento. Em vez disso, a conexão é entre o corpo e o Senhor.
-A Bíblia também tem graves admoestações contra quem comete o pecado de adultério - relacionamento sexual extraconjugal (1Co.6:10; Hb.13:4). O mundo vê o adultério como algo normal, natural e até esperado no casamento. Recente pesquisa feita no Brasil demonstrou que dois terços das pessoas esperam ser traídas por seu cônjuge e entendem ser isto natural e compreensível. Entretanto, o adultério é abominável aos olhos de Deus, tanto que seu alcance foi ampliado por Jesus no sermão do monte (Mt.5:27-30). Sua prática é considerada loucura pela Palavra de Deus (Pv.6:32-7:27).
Com certeza, não há prática que cause tantos males e denigra tanto o caráter de alguém senão o adultério, que, além de destruir a família - célula principal da Igreja -, dá péssimo exemplo aos filhos que, sem o exemplo dos pais, perdem o referencial do certo e do errado, sendo, a partir de então, alvos fáceis do inimigo de nossas almas.
O adultério é a figura da infidelidade. Na Bíblia, a prática do adultério é punida com a morte eterna, tamanho o mal que representa (ler 1Co.6:9). As Escrituras Sagradas afirmam que é o próprio Deus quem julgará os adúlteros (cf. Hb.13:4). A Palavra de Deus permanece para sempre e ela continua a nos ensinar que ficarão de fora os adúlteros e os fornicários (Ap.21:8; 22:15).
-A Bíblia também admoesta contra quem comete o pecado da fornicação - relacionamento sexual entre solteiros (Ef.5:5; Ap.21:8). Na ética cristã, a fornicação é geralmente entendida como a atividade heterossexual entre pessoas solteiras ou entre casado e solteiro. A fornicação é errada porque concentra-se no prazer e não na convivência legal; é instantânea e inconstante, não tem compromissos e não assume responsabilidades familiares.
Ao contrário do que determina a Bíblia Sagrada, o mundo tem defendido e até incentivado que as pessoas, numa idade cada vez menor, venham a manter relações sexuais, deixando a virgindade, algo considerado ultrapassado e até ridicularizado pela mídia e, por extensão, na sociedade por ela influenciada. Entretanto, a Bíblia condena a fornicação do início ao final. A Palavra é bem clara ao afirmar que os fornicários não herdarão o reino de Deus (At.15:29; Ef.5:5; 1Tm.1:10; Hb.12:16; Ap.21:8).
2.2.  Homossexualidade. É a pratica das relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Pode ser masculino ou feminino. O homossexualismo e o lesbianismo são uma aberração e, salvo os poucos casos em que há distúrbios de saúde física e/ou mental, é uma expressão de rebeldia contra Deus (Rm.1:21-28; Lv.18:22).
O Antigo Testamento condena explicitamente a união homossexual, considerando-a "abominação" a Deus (Lv.20:13; 18:20). O Novo Testamento confirma essa condenação, reprovando a homossexualidade de modo não menos incisivo:
"Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus" (1Co.6:10)
O homossexualismo e o lesbianismo são o mais baixo nível de degradação moral e a maior expressão do juízo de Deus (Rm.1:24-28). Paulo diz que Deus entregou tais homens à imundícia (Rm.1:24), a paixões infames (Rm.1:26) e a uma disposição mental reprovável (Rm.1:28). Tanto a imundícia como as paixões infames, assim como a disposição mental reprovável, apontam para a imoralidade sexual, sobretudo o homossexualismo.
Não podemos concordar com a bandeira levantada pelos ativistas Gay’s, quando afirmam que o homossexualismo é uma opção normal e que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma união de amor que deve ser chancelada pela lei de Deus e dos homens. Ao descrever o homossexualismo, Paulo aponta sete características desse pecado abominável: (a) imundícia (Rm.1:24); (b) desonra para o corpo (Rm.1:24); (c) paixão infame (Rm.1:26); (d) antinaturalidade (Rm.1:26); (e) contrariedade à natureza (Rm.1:26); (f) torpeza (Rm.1:28) e; (g) erro (Rm.1:28).
Portanto, o homossexualismo e o lesbianismo são uma negação total do mundo natural. Refuta qualquer possibilidade de continuidade e ameaça a identidade da pessoa como fruto do relacionamento de um pai e uma mãe.
2.3. Transsexualidade. “E um "transtorno de identidade de gênero" ou "disforia de gênero", segundo a Organização Mundial da Saúde. Nesse transtorno, a pessoa sente-se desconfortável com o sexo biológico com que nasceu. Um homem "sente-se mulher", uma mulher "sente-se homem", e a pessoa deseja "mudar de sexo". Isso é absolutamente impossível. Jamais alguém poderá mudar de sexo. Essa distorção da identidade humana está associada à falsa e perversa "ideologia de gênero", que prega que a pessoa não nasce com gênero definido, mas com "gênero neutro". Quando cresce, depois da puberdade, "escolhe" o gênero com que se identifica. Essa ideologia é, no entanto, falsa, tendenciosa e perversa, e de origem satânica, pois pretende destruir o plano de Deus para a sexualidade e a identidade biológica do homem, além de não ter a mínima base científica.
O Colégio Americano de Pediatria desmascarou essa falsa ideologia em 2017 e recomendou a educadores e a legisladores para não ensinarem essa aberração a crianças, pois isso provocará uma tremenda confusão na mente delas.
O Pr. Elinaldo Renovato diz que a transsexualidade  “é uma terrível afronta à sacralidade do corpo humano, que foi criado por Deus, com sua identidade binária: ‘macho e fêmea os criou’ (Gn.1:27). A igreja cristã deve rejeitar peremptoriamente toda argumentação a favor da falsa ideologia de gênero e da transsexualidade, ou a falsa ‘mudança de sexo’" (Elinaldo Renovato de Lima. Tempos, Bens e Talentos).

3. A Santificação do Corpo

É o ponto fundamental na mordomia do corpo. Sem santidade, é impossível haver justificação e regeneração. A pessoa que aceita a Cristo nasce de novo e é justificada, mas, para ter sua salvação assegurada, é indispensável fazer a sua parte, buscando a santificação diária, ou progressiva até à morte, ou até à vinda de Jesus.
No estudo sobre o Tabernáculo que realizamos no trimestre passado, vimos que entre o Altar de bronze e a Tenda existia a Pia de bronze, onde os sacerdotes deviam se lavar diariamente. A Pia pregava a santificação diária dos sacerdotes. Para o povo de Deus da Nova Aliança, ela simboliza a nossa santificação diária. O escritor neotestamentário diz: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb.12:14). Pela Bíblia sabemos que o Corpo é o santuário, ou o templo de Deus e a morada do Espírito.
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós” (1Co.3:16).
“...porque vos sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: neles habitarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (2Co.6:16).
Vamos destacar, nestes textos, a expressão habitar. Não é a mesma coisa que visitar. O visitante não permanece muito tempo e só entra nos aposentos com a permissão do dono da casa. O que habita tem acesso livre. O visitante vem e vai, o que habita permanece no lugar. Assim, se Deus, na Pessoa do Espírito Santo, apenas nos visitasse de vez em quando, poderíamos nos descuidar quanto a santificação do Corpo. Porém, a Palavra de Deus diz que Ele habita em nós.
A mesma Palavra diz que Ele é santo: “...porque eu o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv.19:2). Sendo Santo ele só pode habitar num corpo que também seja santo. Por isto, ser santo é uma exigência do próprio Deus, conforme diz: “...Santo sereis”. Nosso Corpo está sempre em condições de ser morada do Espírito Santo?
O crente pode participar do processo de santificação mediante os seguintes elementos:
ü  Andar em espírito (Gl.5:16,17).
ü  Não deixar o pecado reinar em nosso corpo mortal (Rm.6:12; 1Ts.4:3).
ü  Mortificar as obras do corpo (Rm.8:13).
ü  Apresentar o corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm.12:1).
ü  Glorificar a Deus no corpo (1Co.6:19,20).
ü  Conservar o corpo irrepreensível para a vinda do Senhor (1Ts.5:23).

III. O CULTO RACIONAL E A MORDOMIA DO CORPO

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm.12:2).
Paulo diz que a oferta do nosso corpo a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável é nosso culto racional. A palavra, no original grego, carrega a ideia de razoável, lógico e sensato. Trata-se, portanto, de um culto oferecido de mente e coração, culto espiritual em oposição a culto cerimonial.
O culto racional ou espiritual que prestamos a Deus pela consagração do nosso corpo não é prestado apenas no edifício da igreja, mas também na vida do lar, do local de trabalho, da vida escolar e acadêmica, etc.

1. “que apresenteis o vosso corpo” (Rm.12:2)

O termo “apresenteis”, neste versículo, significa “apresenteis de uma vez por todas”. Paulo ordena uma entrega definitiva do corpo ao Senhor, como os noivos se entregam um ao outro na cerimônia de casamento. Essa apresentação deve ser em sacrifício; esse sacrifico é descrito como:
Ø  “Vivo” em contraste com os sacrifícios levíticos cuja vida era tirada antes de ser apresentada sobre o altar.
Ø  Santo”, isto é, consagrado, separado e reservado para o serviço de Deus.
Ø  “Agradável” a Deus”, como o ascender em sua presença da oferta aromática de outrora oferecida no ritual levítico.
A sociedade contemporânea idolatra o corpo. As academias de ginástica estão lotadas. Muitas pessoas gastam rios de dinheiro em cosméticos; cultivam a beleza e também a força. Entretanto, a Palavra de Deus nos ensina não cultuar o corpo, mas cultuar a Deus por intermédio do corpo.

2. “em sacrifício vivo" (Rm.12:2)

Devemos ter o corpo pronto para ser oferecido em “sacrifício vivo”. Antes da nossa conversão oferecíamos os membros do nosso corpo ao pecado (Rm.6:12-14); agora, oferecemos nosso corpo “em sacrifício vivo” a Deus. Não oferecemos mais um cordeiro morto no altar, como fazia o crente da Antiga Aliança, mas nosso corpo vivo.
Como podemos oferecer o nosso corpo em sacrifício vivo?
Ø  Deixe que o olho não veja nada mau, e ele se tomará um sacrifício.
Ø  Permita que a língua não diga nada vergonhoso, e ela se tornará uma oferta.
Ø  Deixe que a mão não faça nada ilegal, e ela se tornará uma oferta em holocausto.
Todavia, isso não será suficiente; precisamos ter a prática ativa do bem: a mão precisa ajudar o necessitado; a boca precisa abençoar em lugar de amaldiçoar; o ouvido precisa dar atenção aos ensinamentos divinos.
Que nós possamos produzir frutos para Deus com as nossas mãos, com os nossos pés, com a nossa boca e com todos os nossos outros membros.

3. “em sacrifício santo" (Rm.12:2)

O nosso corpo é um local onde devemos adorar a Deus, um lugar onde devemos demonstrar a pureza de nosso interior, um lugar que deve demonstrar o perdão dos nossos pecados, um lugar onde tudo o que façamos tenha por objetivo agradar a Deus.
Muito ao contrário dos que defendem a falsa doutrina de que "Deus só quer o coração", o que a Bíblia nos ensina, através desta figura, é que o corpo é o lugar em que devemos adorar a Deus, ou seja, servi-lo. É através do corpo que estaremos comprovando se, realmente, fomos santificados, fomos perdoados, fomos purificados e se, realmente, estamos agradando a Deus.
Quando temos consciência de que o corpo que agora temos será substituído por um corpo espiritual, por um corpo glorioso, passamos a viver diferentemente na perspectiva da vinda de Jesus e da eternidade, perspectivas estas indispensáveis para que tenhamos uma vida santa e consagrada a Deus.

4. “em sacrifício agradável" (Rm.12:2)

Agradamos a Deus quando os nossos atos o glorificam. John Stott argumentou que nenhum culto é agradável a Deus quando é unicamente interior, abstrato e místico. Nossa adoração deve expressar-se em atos concretos de serviço manifestados em nosso corpo.
Glorificamos a Deus em nosso corpo quando contemplamos o que é santo, quando nossos ouvidos se deleitam no que é puro, quando nossas mãos praticam o que é reto, quando nossos pés caminham por veredas de justiça.

5. Extremos que devem ser evitados: o desprezo e a idolatria do corpo

a) O desprezo do Corpo. Há uma tendência entre alguns segmentos religiosos de desprezar o corpo. Em nome de uma santidade não bíblica, exigem que o corpo deve ser massacrado, desprezado, “crucificado”. Segundo eles, todo cuidado dedicado ao corpo passa a ser visto como vaidade, como mundanismo. Isso acontece, também, em vários segmentos que se dizem cristãos.
Roupas, adornos, alimentação, cuidados higiênicos, tudo é rigorosamente “policiado”. Consideram o corpo como um vilão, inimigo do espírito, responsável por todas as mazelas que prejudicam o homem.
Confundem o corpo com a carne, a natureza material com a natureza carnal. Assim, na tentativa de abater a força da carne, procuram matar, ou sacrificar o corpo.
Quando Paulo disse: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim...”(Gl.5:20), certamente que não era o seu corpo que estava crucificado; quem estava crucificado era a sua carne, conforme ele afirmou depois - “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscência”(Gl.5:24). Era sua natureza carnal, símbolo do “homem velho”, que ele, Paulo, procurava manter na cruz.
Paulo sabia que o responsável pelas mazelas e desgraças do homem, não era o corpo, mas a concupiscência carnal que operava sobre o corpo. O corpo é vítima, não vilão. O corpo não peca e não conduz o homem ao pecado. Quem peca e conduz o corpo ao pecado é a alma.
A filosofia grega não dava nenhum valor ao corpo, dizia que ele era apenas uma prisão da alma. Por isso, os gregos pensavam que tudo aquilo que você faz com o corpo não conta. Paulo, porém, rechaça a filosofia grega e diz que Deus criou o corpo. O corpo é tão importante para Deus que Ele vai ressuscitá-lo (1Co.6:12-14).
Assim, é por falta de conhecimento bíblico que muitos “crucificam” o corpo. Veja o erro da igreja católica romana ao instituir a penitencia como um dos seus sete sacramentos.
O desprezo do corpo, portanto, é um erro bíblico que deve ser evitado. O corpo, biblicamente, é considerado o Templo de Deus e a morada do Espírito Santo, e como tal deve ser tratado. 
b) A idolatria do corpo. Este é outro extremo, perigoso e antibíblico que precisa ser evitado. Enquanto uns desprezam o corpo, outros o transformam em ídolo, colocando-o no altar da idolatria. 
Há uma tendência mundana visando a exaltação do corpo. Multiplicam-se as academias de ginástica. As clínicas de estética, os salões de beleza, a indústria de cosméticos rende cada vez mais. O número de cirurgias plásticas com finalidades estéticas supera as cirurgias corretivas. Dietas de emagrecimento se multiplicam. Redução de estômago se multiplica. Vive-se hoje sob a ditadura e a idolatria do corpo. O corpo, porém, tem que ser um instrumento para glória de Deus, e não para a glória do homem.
”glorificai pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”(1Co.6:20).

CONCLUSÃO

Diante do que foi exposto, devemos nos conscientizar de que o nosso corpo pertence a Deus. Somos apenas mordomo. Portanto, cuidar do nosso corpo é um dever. Como servos de Deus, temos o dever de cuidar muito bem do nosso corpo, pois ele é o templo do Espírito Santo (1Co.6:19). E, além disso, é desejo do Pai que desfrutemos de boa saúde física, mental e espiritual. O que não podemos concordar é com os exageros cometidos pela sociedade pós-moderna que cultua o "corpo" em busca de um ideal de beleza imposto pela mídia.
-------------
Luciano de Paula Lourenço
Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo Testamento) - William Macdonald.
Revista Ensinador Cristão – nº 79. CPAD.
Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.
Dr. Caramuru Afonso Francisco. A Importância da Mordomia Cristã. PortalEBD_2003.
Rev. Hernandes Dias Lopes. Romanos – o Evangelho segundo Paulo.


Um comentário: