sexta-feira, 26 de março de 2021

EBD - LIÇÕES BÍBLICAS DO 2º TRIMESTRE/2021

 


No 2º Trimestre letivo de 2021, estudaremos, através das Lições Bíblicas da CPAD, sobre o seguinte tema: “DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS – Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário”. O comentarista das Lições é o pastor Elinaldo Renovato de Lima, e estão distribuídas sob os seguintes assuntos:

Lição 01: E Deu Dons aos Homens

Lição 02: O Propósito dos Dons Espirituais

Lição 03: Dons de Revelação

Lição 04: Dons de Poder

Lição 05: Dons de Elocução

Lição 06: O Ministério de Apóstolo

Lição 07: O Ministério de Profeta

Lição 08: O Ministério de Evangelista

Lição 09: O Ministério de Pastor

Lição 10: O Ministério de Mestre ou Doutor

Lição 11: O Presbítero, Bispo ou Ancião

Lição 12: O Diaconato

Lição 13: A Multiforme Sabedoria de Deus

OS DONS ESPIRITUAIS

Os Dons Espirituais são dotações e capacitações sobrenaturais que o Senhor Jesus, por intermédio do Espírito Santo, outorga à sua Igreja, visando a expansão universal da sua obra e a edificação dos santos. Os Dons espirituais são mencionados como sendo repartidos particularmente pelo Espírito Santo, segundo a Sua vontade, para a edificação espiritual dos crentes, para utilidade dos crentes (1Co.12:4-11)

O crente que crê na operação ainda hoje do Espírito Santo como agente transmissor de poder divino na pregação do Evangelho é um crente que crê no Evangelho completo, pois a pregação do evangelho abrange não só a notícia de que Jesus é o Senhor e Salvador do mundo e que é preciso nEle crer para alcançar o perdão dos pecados e a salvação da alma, obtendo, assim, a vida eterna, como também esta mensagem é confirmada da parte de Deus mediante a operação do Seu poder, através do batismo no Espírito Santo e, depois, dos Dons espirituais, cuja recepção se torna possível em virtude do revestimento de poder, do mergulho, da imersão do ser do crente no fervor do Espírito de Deus, no seu completo envolvimento com a terceira Pessoa da Trindade Divina.

Como pentecostal, creio na atualidade dos dons. Não há na Palavra de Deus qualquer texto que nos remeta à ideia de que os dons espirituais foram apenas dados à época dos primeiros apóstolos. Não consigo entender que tipo de hermenêutica é feita para que teólogos entendam que dons especiais dados por Deus para a edificação da Igreja têm prazo de validade vencida. Creio também na correta e amorosa utilização dos dons do Espírito Santo. Temos visto que abusos na utilização dos dons têm gerado confusão na Igreja. Isto é lamentável, e deve ser combatido.

Neste trimestre letivo, traremos com clareza, não apenas a definição dos dons espirituais, mas também a forma bíblica de sua utilização.

Os Dons não são presentes. Os Dons não são dados como se dá uma joia para ser usada como adorno, ou enfeite; não é, também, uma medalha usada como condecoração para ser exibida no peito, e que só serve para chamar a atenção para a pessoa que a usa. Sendo instrumento de trabalho, usar, ou não usar o Dom, não é uma questão de querer; Deus dá para ser usado. A comprovação disso vemos nas Parábolas dos Talentos e das Minas (Mt.25:14-30 e Lc.10:11-27). Nem os Talentos, nem as Minas foram dados como presentes aos seus amigos. Foram, na verdade, dados aos servos para que fossem usados de acordo com os interesses do Senhor, o legítimo dono dos Talentos e das Minas. Contudo, um dos servos, ou não entendeu, ou foi negligente, pois, resolveu não trabalhar com o valor recebido – “... cavou na terra, e escondeu o dinheiro do seu senhor” (Mt.25:18). Perceba a expressão “o dinheiro do seu senhor”. Da mesma forma os Dons de Deus não se tornam propriedade daquele que os recebe; são dados para serem usados na Obra de Deus. A negligencia, ou dolo pela não utilização, ou pelo uso indevido por parte de quem os recebe resultará em consequências negativas quando o Dono voltar, tal como aconteceu naquelas duas referidas Parábolas: “Lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá planto e ranger de dentes” (Mt.25:30).

Assim, meu irmão, se você recebeu um, ou mais Dons, eles não lhes foram dados para você exibir sua espiritualidade, mas, para você mostrar serviços na Obra de Deus. Tampouco, você não pode enterrá-los.

Paulo falando a respeito dos Dons Espirituais, conhecendo a importância deles e a responsabilidade de quem os recebe, disse: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1Co.12:1). Ser ignorante é não ter conhecimento a respeito de algum assunto (ex.: agricultura, construção, computadores). O apóstolo Paulo diz que não quer que sejamos ignorantes a respeito dos dons espirituais. É algo que precisamos conhecer. Lembre-se de que a Palavra de Deus pode esclarecer todas as suas dúvidas. Preste atenção nisto: se você receber um Dom e não o usar, ou se usá-lo diferente do que é exigido pela Bíblia, você não será considerado inocente.

OS DONS MINISTERIAIS

Os Dons Ministeriais são habilidades vindas da parte de Jesus ao crente para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação da Igreja (Ef.4:11,12).

Ministérios são serviços ou funções exercidas na Igreja Local. No âmbito cristão, ministérios são serviços que devem ser exercidos por pessoas que tenham a mentalidade de servas de Cristo. Quem não pode ser servo não pode ser ministro na Igreja de Cristo. Ele disse que não veio para ser servido, mas para ser servo (Mt.20:28).

Os Dons Ministeriais não se trata de operações episódicas, de demonstrações esporádicas e temporalmente limitadas, com vistas a um consolo, uma exortação, o suprimento de uma necessidade ou uma instantânea manifestação do poder de Deus para a Igreja e, mesmo, para os não salvos, mas de uma atividade contínua, no meio do povo de Deus, para que a Igreja cumpra com suas tarefas neste mundo - a evangelização e o aperfeiçoamento dos salvos. Ou seja, os Dons ministeriais são dádivas que são concedidas à Igreja pelo seu máximo Governante, pela sua Cabeça que, como Comandante-Chefe da Igreja, escolhe, dentre os Seus servos, aqueles que devem coordenar, dirigir e orientar o povo de Deus.

Através dos Dons Ministeriais, Cristo concede à Igreja homens que, diuturnamente, estão servindo ao Corpo de Cristo, que são, eles mesmos, verdadeiros dons para a Igreja.

Que neste trimestre, Deus possa abençoar a nossa vida e a nossa compreensão dos dons descritos na Bíblia Sagrada e na prática congregacional dos mesmos.

Luciano de Paula Lourenço

IEADTC – FORTALEZA-CE

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário