sexta-feira, 24 de junho de 2022

LIÇÕES BÍBLICAS DA EBD – 3º TRIMESTRE/2022

 


No 3º Trimestre letivo de 2022, estudaremos, através das Lições Bíblicas da CPAD, sobre o seguinte tema: Os Ataques contra a Igreja de Cristo – As Sutilezas de Satanás nestes dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo
”. O comentarista das Lições é o pastor José Gonçalves. As lições estão distribuídas sob os seguintes assuntos:

Lição 01: As Sutilezas de Satanás Contra a Igreja de Cristo.

Lição 02: A Sutileza da Banalização da Graça.

Lição 03: A Sutileza da Imoralidade Sexual Lição.

Lição 04: A Sutileza da Normalização do Divórcio Lição.

Lição 05: A Sutileza do Materialismo e do Ateísmo.

Lição 06: A Sutileza das Ideologias Contrárias a Família.

Lição 07: A Sutileza da Relativização da Bíblia.

Lição 08: A Sutileza do Enfraquecimento da identidade Pentecostal.

Lição 09: A Sutileza do Movimento dos Desigrejados.

Lição 10: A Sutileza Contra a Prática da Mordomia.

Lição 11: A Sutileza das Mídias Sociais.

Lição 12: A Sutileza da Espiritualidade Holística.

Lição 13: Resistindo as Sutilezas de Satanás.

Os ataques contra a Igreja nunca cessaram, e eles nunca foram tão fortes e tão bem articulados como os que atualmente a igreja tem suportado. O arqui-inimigo de Deus tem se utilizado de todos os sistemas e poderes instituídos no afã de deter a Igreja da Grande Comissão (Mt.28:18-20), dada por Jesus antes de Sua ascensão. Satanás sempre “bateu” de frente com a Igreja, porém, perdeu todas. O Senhor Jesus disse que “...as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt.16:18).

Enquanto estiver aqui na Terra a Igreja passará por perseguições; o apóstolo Paulo alertou Timóteo que os crentes em Cristo seriam perseguidos: “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2Tm.3:12). Contudo, não devemos nos cansar; o Senhor nos manda ter bom ânimo (João 16:33).

No início da Igreja, os ataques de satanás eram físicos; hoje, isto se dão de forma camuflada, utilizando todos os sistemas do mundo e instituições governamentais, e até mesmo líderes influentes de igrejas locais. Sutilmente, Satanás tem introduzindo o mundanismo dentro das igrejas locais; ele tem usado falsos mestres e falsos pastores para atacá-la com disseminação de falsas teologias, falsas doutrinas, falsos ensinos. Temos visto, infelizmente, os valores judaico-cristãos sendo destruídos e em seu lugar uma moralidade secularizada sendo implantada. Por que isto está ocorrendo? Porque não estamos atendendo o imperativo exortativo de Jesus: orai, vigiai e examinai as Escrituras; se estes elementos espirituais não estiverem ativos na Igreja, o inimigo avançará com o seu deletério plano, sem dificuldade.

Estamos assistindo passivamente ao declínio dos paradigmas judaico-cristãos, e em seu lugar sendo implantado um modelo cultural moralmente degradante, distante do padrão ético e moral bíblico, e que cada dia se firma como cultura dominante. Com o inimigo avançando, temos visto os valores cristãos perderem cada vez terreno; à medida que isso acontece, satanás, de forma sutil, vai fincando sua bandeira nos espaços conquistados. A Igreja precisa reagir de forma destemida contra as sutilezas de Satanás, que têm incidido com vigor sobre modelos cristãos que a Bíblia Sagrada mais preza como, por exemplo: a família nuclear, a indissolubilidade do casamento, a sexualidade lícita entre um homem e uma mulher, a inviolabilidade do feto humano, a união heterossexual e monogâmica etc.

O modelo cultural pós-moderno, divorciado dos valores bíblicos e cristãos, tem avançado com muito dinamismo e dominado as universidades, as mídias, os tribunais e também muitas igrejas locais. Hoje, o aborto tem se alastrado, com a devida anuência dos poderes constituídos e da sociedade corrompida e deformada pela degradação moral. No dia 24.06.2022, a Suprema Corte dos Estados Unidos da América derrubou a decisão que garantia nacionalmente o direito ao aborto legal no país. A reação mundial foi impressionante; ficamos absortos ao ver pessoas chorando, rasgando a bandeira da nação, ameaçando pessoas conservadoras, porque agora as mulheres grávidas estão impedidas de praticar a interrupção do nascimento de uma criança, ou seja, de praticar o feticídio; diversos órgãos governamentais e privados ameaçaram desobedecer à referida decisão. Não posso deixar de acreditar que, realmente o mundo jaz no maligno. Da mesma forma, o modelo da família nuclear, construída a partir da união de um homem e uma mulher, está sendo substituído por outro modelo para satisfizer a cada dia uma sociedade de natureza degradante e desviada da moral cristã; neste contexto, segundo os seguidores deste modelo cultural, não existe macho nem fêmea, visto que o gênero é algo socialmente construído e não fruto do sexo biológico; qualquer pessoa pode ser o que bem quiser. A mídia convencionou-se chamar isso de “ideologia de gênero”; isto tem cada vez mais se firmado e difundido como sendo verdadeiro, apesar da ciência biológica não comprovar a veracidade dessa ideologia diabólica.

Esse novo modelo cultural, formatado a partir da cosmovisão pós-moderna, tem se imposto como a única verdade absoluta. Seus valores são totalmente seculares e materialistas; não aceitam, por exemplo, a existência de uma verdade absoluta que um embrião seja uma vida, que a família seja construída somente por meio da união heterossexual, que existe menino e menina, que homem e mulher possuem diferentes funções e, o mais impressionante, que Cristo seja o único Salvador. Espera-se que nenhum cristão, que acredita nos valores defendidos na Bíblia, jamais aceite esse desvio de conduta moral.

Diante desses ataques do Inimigo, a Igreja deve se conscientizar de que não pode enfrentar e vencer o inimigo usando armas convencionais. Não podemos entrar nesse campo de batalha fiados em nossa própria força; é necessário a ajuda divina. Precisamos nos revestir de armas espirituais poderosas em Deus para desbaratar o inimigo (2Co.10:4) – “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das Fortalezas”. Precisamos estar fortalecidos no poder de Deus (Ef.6:10) -"Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder".

Porém, não basta falar de poder, não basta decretar, não basta determinar; é preciso experimentar esse poder. Sem poder sobrenatural seremos humilhados nessa peleja. Infelizmente, hoje, muitos cristãos estão parecidos com os discípulos de Cristo no sopé do monte da transfiguração (Lc.9:40) – sem autoridade espiritual, sem poder do Alto. Estamos sem poder porque perdemos muitas vezes o foco com discussões inócuas, enquanto deveríamos orar, jejuar, crer e fazer a obra de Deus na força do seu poder (Mc.9:14).

Concordo com Hernandes Dias Lopes quando afirma que “hoje, a igreja tem extensão, mas não tem profundidade; tem influência política, mas não tem autoridade moral; tem poder econômico, mas está vazia de poder espiritual. Estamos precisando de poder, de uma capacitação especial do Espírito de Deus. Não falamos de um desempenho diante dos homens; não falamos de um poder cosmético que tem brilho, mas não calor; que tem aparência, mas não substância. Precisamos de um batismo de fogo, e não de fogo estranho; precisamos de uma obra do Céu, e não dos embustes da Terra”.

Precisamos estar vigilantes em toda oração e súplica (Ef.6:18) - “orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos”. Ser vigilante é ficar de prontidão para o combate; é não dormir em meio à luta, como os discípulos de Jesus dormiram no Getsêmani. Vigiar é não brincar com o pecado, é fugir da tentação, é não ficar flertando com situações sedutoras.

Devemos nos conscientizar de que o diabo não usa as suas sutilezas contra o incrédulo, contra o não cristão; ele escala seus demônios mais terríveis para atacar os filhos de Deus. A igreja precisa orar muito mais, pedindo a Deus discernimento espiritual para perceber com clareza as sutilezas de satanás. A oração é a energia que capacita o soldado crente a usar a armadura e brandir a Espada do Espírito. Moisés orou, e Josué brandiu a espada contra Amaleque. Oração e ação caminham juntas (Ex.17:8-16). Sem oração não há vitória.

Espero que, neste trimestre letivo, a Igreja se desperte, abra os seus olhos espirituais e veja com nitidez o perigo que a rodeia, e ouse combater o bom combate e guardar a fé em Cristo Jesus. Que Deus possa proteger o seu povo dos ataques do inimigo!

Luciano de Paula Lourenço

EBD/IEADTC/Fortaleza –Ce.

2 comentários:

  1. Que Deus conceda sabedoria a todos os irmãos em todo mundo. E que todos os irmãos se amem, tanto os que se reúnem em casas, galpões, cavernas, nos países que não podem se reunir como aqui, enfim. Que todos sejam abençoados.

    ResponderExcluir
  2. Deus continue abençoando tua vida ,que sempre nos traz assuntos tremendo q nos ajuda muitíssimo a lecionar melhor na ebd

    ResponderExcluir