domingo, 10 de julho de 2022

Aula 03 - A SUTILEZA DA IMORALIDADE SEXUAL

 

3° Trimestre/2022


Texto Base: 1 Coríntios 6.15-20; Romanos 1.26-28

 

“Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo” (1Co.6:18).

1 Coríntios 6:

15. Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.

16. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.

17. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.

18. Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

19. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

20. Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Romanos 1:

26. Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.

27. E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

28. E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém;

INTRODUÇÃO

Nesta Aula trataremos do pecado da imoralidade sexual. No Novo Testamento, a palavra grega “porneia” é a mais frequentemente traduzida como “imoralidade sexual”; é também traduzida como “prostituição”, “fornicação” e “idolatria”; significa “renúncia à pureza sexual”, e é usado principalmente para relações sexuais antes do casamento. Inclui também o homossexualismo e a bestialidade. Dessa palavra grega obtemos a palavra inglesa pornografia, derivada do conceito de “venda”. A imoralidade sexual, portanto, é a “venda” da pureza sexual e envolve qualquer tipo de expressão sexual fora dos limites de um relacionamento matrimonial biblicamente definido (Mt.19:4,5). A geração de Moisés cometeu vários pecados, dentre eles estava a imoralidade sexual (1Co.10:8). Os israelitas se misturaram com as mulheres moabitas que os levaram à prostituição, e também a adorar os deuses dos moabitas. Na Bíblia, há uma estreita conexão entre prostituição e idolatria - onde se vê idolatria, aí também a prostituição está presente; onde se vê prostituição, aí também a idolatria aparece. Devemos nos precaver, pois nesta área o inimigo de Deus tem utilizado dos seus ardis para destruir muitos daqueles que cristãos dizem ser. Oremos e vigemos para que não caiamos em tentação.

I. A REVOLUÇÃO SEXUAL

1. Um novo paradigma para a sexualidade

A revolução sexual trouxe um novo paradigma à sexua­lidade moderna. Presenciamos hoje uma explosão sexual nunca vista na história da humanidade. Em tudo que se vê e ouve – na TV, no Rádio, nas mídias sociais, na internet (principalmente nesta), o erotismo está presente de uma forma dominadora e conquistadora. Os valores morais judaico-cristãos foram severamente abalados, e isto tem perturbado muitas pessoas que se dizem cristãos, em todo o orbe evangélico. O verdadeiro cristão tem a Bíblia sagrada como regra de fé e prática, cujos ditames são imutáveis. O conselho dado a Igreja em seu nascedouro - “não pratiquemos a imoralidade sexual...” (1Co.6:18; 10:8) – continua em pleno vigor. A exortação do apóstolo Paulo, afirmando que os praticantes da imoralidade sexual não vão morar no Céu (1Co.6:8), continua inalterada. Portanto, para a Igreja, a sexualidade humana continua sendo vista como algo sagrado e que deve ser exercida dentro dos parâmetros estabelecidos pela Bíblia Sagrada; ou seja, as relações sexuais devem ser heterossexual monogâmicas, e dentro do casamento entre um homem e uma mulher, conforme Deus instituiu. Satanás, com todos as suas sutilezas, tem procurado debelar este paradigma, mas o crente em Cristo não deve cair nesta arapuca de satanás. A facilidade de cair no erro é muito grande, muito mais do que antes da revolução sexual ocorrido nos anos de 1960; por isso, é necessário um hercúleo esforço para suportar a tentação e os torpedos do inimigo de nossas almas. Com a ajuda do Espírito Santo teremos vitória. Vigiemos, pois o Senhor não tarda a vir!

2. A quebra de um “tabu”

Como eu disse, estamos vivendo uma explosão sexual nunca vista, e isto é fruto de uma ideologia cultural que há anos vem sendo construída em todo o mundo, com mais força no Ocidente. Muitos movimentos contestadores da moral judaico-cristã consideram que a sexualidade, conforme defendida pelo Cristianismo, é um tabu a ser quebrado; parece que isto está funcionando, haja vista o que vem ocorrendo com muitos que se dizem cristãos.

A visão de que o sexo é algo sagrado para ser vivenciado na esfera do casamento perde força a cada dia, infelizmente. O que era uma prática pecaminosa no passado passou a ser aceito por muitos como um comportamento tolerado e até mesmo permitido. Como afirma o pr. José Gonçalves, ao mesmo tempo em que se forma como um novo paradigma para a sexualidade humana, esse modelo cultural desconstrói os valores morais cristãos; seus efeitos não são vistos apenas na cultura secular, que já se rendeu por completo a seus apelos, mas também tem causado grande impacto e influenciado de forma drástica a igreja evangélica.

É inegável que a forma como se define o certo e o errado em relação ao comportamento sexual mudou de forma drástica nos últimos anos. Assim, a ideia de que o sexo é algo sagrado para ser experimentado somente na esfera do casamento, como defini a moral cristã, passou a ser duramente contestada a partir da revolução sexual de 1960. Cada vez mais, práticas que fugiam da forma tradicional de expressar a sexualidade ganharam aprovação popular. O sexo livre, praticado fora da esfera do casamento, o relacionamento extraconjugal e a homossexualidade tornaram-se práticas cada vez mais normais dentro desse novo paradigma cultural. Isto é muito preocupante!

Satanás está ganhando terreno ao liberalismo anárquico e vulgar da prática sexual; isto é visivelmente notado e incentivado nos meios de comunicação escrito e falado, principalmente nas mídias sociais. Segundo o pr. José Gonçalves, está ficando cada vez mais frequente pastores aconselharem jovens que romperam os limites da castidade envolvendo-se em relações íntimas antes do casamento. Infelizmente, muitos líderes de igrejas ditas evangélicas, sentindo a pressão social e cultural, passaram a fazer concessões a essa nova modalidade cultural; porém, Deus não mudou nem a Sua Palavra. Logo, se um líder faz concessão a este novo modelo cultural arquitetado por Satanás, certamente, este líder, segundo a Bíblia Sagrada, não terá um fim agradável; para estes líderes, o Senhor não poderá dizer: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt.25:21).

Veja, a seguir, um breve relato sobre a vida e sexualidade humana, por Nancy Pearcey:

“A vida humana e a sexualidade tornaram-se as questões morais divisoras de águas de nossa época. Todos os dias, o ciclo de 24 horas de notícias relata o avanço de uma revolução moral secular em áreas como sexualidade, aborto, suicídio assistido, homossexualidade e transgenerismo. A nova ortodoxia secular está sendo imposta por intermédio de quase todas as grandes instituições sociais: academia, mídia, escolas públicas, Hollywood, corporações privadas e a lei. […] Aqueles que discordam do éthos secular corrente apelam ao direito à liberdade religiosa. Já o presidente da Comissão de Direitos Civis dos Estados Unidos escreveu com desdém que a expressão “liberdade religiosa” não representará nada, a não ser hipocrisia, enquanto permanecer com o código para a dis­criminação, intolerância, racismo, sexismo, homofobia, islamofobia, supremacia cristã ou qualquer outra forma de intolerância. Observe que a expressão ‘liberdade religiosa’ é colocada entre aspas, como se fosse um direito ilegítimo, e não um direito fundamental em uma sociedade livre. O próximo passo será negar aos cidadãos a sua liberdade religiosa – e isso já começou. Aqueles que resistem à revolução moral secular têm per­dido empregos, negócios e posições de ensino” (PEARCEY, Nancy. Ama o teu Corpo: Contrapondo a cultura que fragmenta o ser humano criado à imagem de Deus.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2021, pp.11,12).

II. AS PRINCIPAIS DISTORÇÕES DA SEXUALIDADE SADIA

1. A prática da fornicação

Já estudamos sobre isso muitas vezes e advertido que a formicação é um pecado abominável. Este tipo de abominação faz parte do rol impeditivo da pessoa ir morar no Céu (Ap.21:8). Infelizmente, o advento das redes sociais, principalmente o subproduto mídia social, tem contribuído drasticamente para a multiplicação e a contumácia deste pecado. Com a maior interação com as mídias sociais, não há dúvida de que a tentação de se expor no ambiente virtual é muito maior; e aquilo que é mostrado e visto apenas no ambiente virtual logo se transforma numa prática física do mundo real – a fornicação, que é a prática do sexo entre solteiros ou entre casado e solteiro (Enc. Bíblica Boyer). 

As Escrituras Sagradas são bem claras ao afirmar que os fornicários não herdarão o reino dos Céus (At.15:29; Ef.5:5; 1Tm.1:10; Hb.12:16; Ap.21:8). O sexo foi estabelecido por Deus, mas tem momento certo para ser exercido: o casamento. Somente no casamento se pode praticar o sexo lícito, sendo totalmente contrária à Palavra de Deus qualquer outra conduta que não seja esta. É com tristeza, aliás, que vemos, cada vez mais, uma tolerância de muitos na igreja com relação a este princípio bíblico, permitindo-se o sexo antes do casamento entre “pessoas já comprometidas”, como se isto fosse possível.

As bases do casamento são lançadas no namoro e alicerçadas no noivado. Se essas bases forem lançadas sobre a desobediência a Deus, na prática da fornicação, estão correndo sério risco de não terem a bênção de Deus; não adiantará uma cerimônia pomposa, com dezenas de testemunhas, vestido de noiva com véu e grinalda, com modelo personalizado, nem uma recepção no melhor clube da cidade. Ter a bênção de Deus no casamento é de suma importância. Pense nisso!

2. Adultério: Não é crime, mas é pecado

Adultério é a relação sexual entre uma pessoa casada e quem não é seu cônjuge; é grave pecado, que na lei de Moisés era duramente apenado (Lv.20:10; Dt.22:22). Hoje, no Brasil, não é considerado mais um crime, contudo, à luz da Bíblia não deixou de ser um pecado. A Bíblia Sagrada reprova veementemente a prática do adultério.

Aquele que pratica adultério quebra pelo menos cinco dos Dez Mandamentos. Primeiro: "não terás outros deuses diante de mim" - quem adultera está dizendo que existe um relacionamento mais importante do que o relacionamento com Deus. Segundo: "não dirás falso testemunho contra o teu próximo" - além de quebrar os votos matrimoniais, o adúltero geralmente engana para encobrir o seu pecado. Terceiro: "não furtarás" - quando Davi pecou com Bate-Seba, o profeta Natã o acusou, principalmente, de roubar a mulher do próximo. Quarto: "não cobiçará" - o adultério começa com a cobiça. Quinto: "não adulterarás". Este é um mandamento que consiste em uma proibição absoluta, sem nenhuma concessão. Isto vigora tanto para o homem como para a mulher (Lv.20:10). A finalidade precípua é proteger o matrimônio, instituição sagrada instituída por Deus.

Diante destes pormenores, percebe-se que o adultério é um pecado muito sério. É válido ressaltar que a sexualidade, dentro dos padrões morais exarados nas Escrituras Sagradas, é santa. Deus criou o homem sexuado - “macho e fêmea os criou” (Gn.1:27). Deste modo, a atividade sexual não é algo pecaminoso nem estranho ao ser humano; muito pelo contrário, é algo que decorre da própria natureza humana. O que Deus proíbe é o sexo ilícito, que tem sido um dos grandes problemas do ser humano ao longo da sua existência, e principalmente nestes últimos tempos de depravação cultural em que o erotismo tem se apresentado de forma explicita e libertina.

Atualmente, o mundo vê o adultério como algo normal, natural e até esperado no casamento (recente pesquisa feita no Brasil demonstrou que dois terços das pessoas esperam ser traídas por seu cônjuge e entendem ser isto natural e compreensível); entretanto, o adultério é abominável aos olhos de Deus, tanto que seu alcance foi ampliado por Jesus no sermão do monte (Mt.5:27-30). Sua prática é considerada loucura pela Palavra de Deus (Pv.6:32-35).

3. Homossexualidade: Uma con­tradição da ordem natural

Os cristãos que têm a Bíblia como sua única regra de fé e prática compreendem a homossexualidade como um comportamento adquirido, e não como um determinismo biológico. A homossexualidade não tem base biológica ou genética. Por mais de 30 anos, cientistas cuidadosos têm se recusado a afirmar que a homossexualidade tem origem biológica, por uma simples razão: falta de evidências comprobatórias. O Dr. John Money, por exemplo, principal pesquisador de sexo da Universidade Johns Hopkins, relatou: “Nenhuma diferença de cromossomos foi encontrada entre sujeitos homossexuais e controles heterossexuais”, e “com base no conhecimento que temos até aqui, não existe fundamento no qual possa se justificar a hipótese de que homossexuais ou bissexuais de qualquer grau ou tipo tenham cromossomos diferentes dos heterossexuais”.

Os relatos de Gênesis (Gn.1:27; 2:18,21-24) e Mateus 19:4-6 ensinam que Deus criou a humanidade de uma maneira específica (macho e fêmea) e com propósitos específicos relativos ao casamento, unidade sexual e procriação subentendida. Homens e mulheres não são o produto cego de uma evolução ao acaso em que, literalmente, nada é normativo e os indivíduos são livres para escolher sua própria moralidade ou sexualidade. Os homens devem prestar contas a Deus, que os criou; eles não são o produto de uma natureza impessoal que não se importa com o estilo de vida deles.

Abaixo estão cinco razões pelas quais o relato da criação é decisivo para qualquer discussão bíblica sobre a homossexualidade.

a) A aceitação da homossexualidade viola a ordem e a essência da própria criação humana. Deus declarou que não era bom que o homem estivesse só (Gn.2:18). Para remediar essa situação, Ele criou a mulher como complemento divino e contrapartida da masculinidade. A comunhão sexual íntima foi pretendida somente para o homem com a mulher. Isso quer dizer que a homossexualidade distorce e desordena as intenções de Deus na criação, e que a prática da homossexualidade contradiz o padrão da heterossexualidade em seu nível mais básico. O estilo de vida homossexual nega e desafia as polaridades do sexo de tal maneira que nem mesmo comportamentos heterossexuais, tais como fornicação e adultério, o conseguem.

b) Os homossexuais não podem obedecer ao mandamento de Deus quanto à procriação. Em Gênesis 1:28, Deus ordenou a Adão, a Eva e seus descendentes: "sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra". Se Adão tivesse decidido ser homossexual, ninguém jamais teria nascido.

c) A homossexualidade constitui uma rebelião consciente contra a ordem divinamente criada. De acordo com Romanos 1:32 e outras passagens bíblicas, os homossexuais sabem que seu comportamento é pecaminoso. A escolha contínua da prática de tal libertinagem é, portanto, uma rebelião intencional contra Deus e a ordem da criação.

d) A Bíblia está repleta de premissas do relato da criação. Se a homossexualidade fosse de alguma maneira legítima, as Escrituras não assumiriam uma inclinação heterossexual, mas incluiriam a opção homossexual. Se Deus tivesse a intenção de que o homem fosse bissexual, ou homossexual, ou se Ele tivesse criado o homem andrógino, o fato de criá-lo dessa maneira seria evidente em outros relatos das Escrituras relacionados à natureza do homem. Mas, o único padrão mantido e defendido é o heterossexual. Do primeiro capítulo de Gênesis até o livro de Apocalipse, o significado duplo de expressão sexual-genital – a saber, procriação e união – é claramente manifesto. Deus é descrito como o noivo fiel, e Israel, como a noiva fiel, indicando que o amor heterossexual pode ser a base para se expressar o mistério de Deus em amar a raça humana. Além disso, o autor de Efésios reitera a mesma verdade revelada sobre a sexualidade humana, no contexto da sublime comparação em que o marido é comparado a Cristo e a mulher à Igreja. Quando o autor deseja descrever o amor que Cristo tem pela Sua Igreja, ele se volta para o amor heterossexual do marido e da mulher (Ef.5:25,28). Em outras palavras, as Escrituras estão impregnadas com premissas concernentes à adequação da heterossexualidade; por comparação, a homossexualidade está claramente ausente, exceto quando se trata de condenação.

e) A homossexualidade distorce a imagem de Deus. Gênesis 1:27 ensina claramente que a imagem de Deus compreende tanto macho e fêmea – uma complementaridade que é eterna e existirá para sempre. Afirmar que a homossexualidade é bíblica e normal é distorcer a imagem de Deus e, consequentemente, insultar a natureza e o próprio Ser de Deus. Ao entendermos o propósito divino da criação e o fato de que a criação reflete o próprio Ser de Deus, podemos entender mais claramente as razões para as condenações bíblicas da homossexualidade e porque elas são tão rígidas.

Portanto, os cristãos conservadores, que amam a Palavra de Deus, entendem que a reprovação da prática homossexual se dá por conta de esta ser contrária a ordem natural da criação, conforme registrada na Bíblia, e não um fruto de preconceito (Gn.1-2; Rm.1:26; 1Co.6:9,10; 1Tm.1:10).

III. O PADRÃO BÍBLICO PARA UMA SEXUALIDADE SADIA

1. O sexo atende uma necessidade da criação

O sexo é a forma natural pela qual os homens se reproduzem, cumprindo o princípio ético da procriação (Gn.1:28) - “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a....”. A intenção divina era dotar o homem não só de domínio sobre a criação na terra, mas também de capacidade de reprodução (Gn.1:28), e isto exigia a criação da mulher. Sem a providência divina de criação da mulher e, por conseguinte, da família, o homem não teria condições sequer de dominar o restante da natureza, pois, acometido que estava de um sentimento de solidão, não teria condições psicológicas para se impor frente aos demais seres. Sem o matrimônio, seria impossível que o homem frutificasse e se multiplicasse sobre a face da Terra e, por conseguinte, que o homem pudesse dominar sobre a criação que estava na Terra.

2. O sexo como complementação e satisfação

O sexo não é visto apenas com fim de procriação, como alguns defendem erroneamente, sem respaldo bíblico. Em Pv.5:18,19 está escrito que o prazer é algo próprio do sexo e que não é pecado a busca de satisfação entre homem e mulher. O sexo dá prazer de forma natural, de modo que não devemos ter de buscar e sentir satisfação na atividade sexual, pois é algo que lhe é próprio. O que se condena é o abuso, o domínio do homem pelo instinto sexual, de forma egoística e descontrolada, o que não se permite nem mesmo entre casados, pois isto revelará um desequilíbrio, sendo certo que a temperança, o domínio próprio, é uma das qualidades do fruto do Espírito Santo (Gl.5:22), enquanto que a lascívia e a impureza são obras da carne (Gl.5:19). 

Deus fez o sexo e ele é algo bom, prazeroso, saudável e divino. Mas Deus estabeleceu um princípio: a relação sexual só pode ser expressa no casamento; fora dele é pecado, é desobediência, é quebra de princípio de Deus para com o homem, sendo ele cristão ou não. Vivendo essa prática fora do casamento, certamente o homem cairá em desgraça e maldição.

Quantas pessoas são feridas e marcadas por toda a sua vida na área sexual. Cada vez que alguém se rende às tentações para, de forma ilícita, explorar os desejos sexuais que Deus determinou para nosso próprio bem, está desobedecendo a Deus. Quantas moças cedem para seus namorados só porque eles ameaçam terminar um relacionamento que nunca foi de Deus. Quantos rapazes, só para provar aos seus amigos que ele é macho, passam a ter uma vida sexual fora dos limites de Deus. Se as nossas respostas para o mundo não forem realmente guiadas pelo Senhor de acordo com o propósito dEle, não seremos pessoas diferentes dos ímpios. Precisamos apreender que sexo é bom, foi Deus quem o criou, não é impuro ou maligno; pelo contrário, é divino. Porém, não devemos esquecer que o sexo deve ser praticado apenas dentro do casamento.

3. O pastoreio cristão e a prática ho­mossexual

O modelo divino para o ser humano é a heterossexualidade (cf. Gn.1:27; 5:1-2; 2:22-24; Mt.19:4). O “macho”, a Bíblia chama de “homem”; a “fêmea”, a Bíblia chama de “mulher”. O macho - o homem - é chamado de um ser do sexo masculino; a fêmea - a mulher - é chamada de um ser do sexo feminino. Para a Bíblia, ou a criatura é homem, ou, então, é mulher. Não existe a “coluna do meio”. Um homem e uma mulher, biblicamente, formam um casal. Quando Paulo diz que cada um tenha a sua esposa e cada uma tenha o seu marido (1Co.7:2), fica clara a ideia de uma relação heterossexual.

Embora a união homossexual fosse algo comum no tempo de Paulo, ele define essa prática como uma paixão infame, um erro, uma disposição mental reprovável, uma abominação para Deus.

A relação homossexual pode chegar a ser aprovada pelas leis dos homens, por causa da corrupção dos costumes, mas jamais será chancelada pelas leis de Deus. Uma decisão não é ética apenas por ser legal. Ainda que a relação homossexual se torne legal pelas leis dos homens, jamais será aprovada por Deus, pois fere frontalmente a Sua Lei. A Bíblia sempre condenou o homossexualismo voluntário, atitude que é típica dos rebeldes e pecadores, como demonstra a Palavra de Deus, inequivocamente, em diversas passagens (cf. Lv.18:22; 20:13; Dt.23:17; 1Rs.14:24; 15:12; 22:47; Rm.1:24,27; 1Co.6:10; Gl.5:19; 1Tm.1:10; Ap.21:8).

Contudo, o homossexual não pode deixar de ser considerado como criatura de Deus e carente da Sua misericórdia. Se a pessoa homossexual se arrepender das suas práticas abomináveis e seguir a Cristo de todo o seu coração, não há dúvida, Deus a perdoará e essa pessoa será salva, pois o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.

Portanto, a igreja local não deve rejeitar o homossexual como não deve rejeitar as demais pessoas que agem de forma contrária aos valores cristãos. Veja que, não obstante à antipatia dos israelitas com relação aos publicanos e prostitutas, Jesus tratou-os de forma amorosa e com empatia. Que eram pecadores, sim, eles eram, porém, mesmo assim o Senhor viu neles potenciais filhos de Deus que careciam de arrependimento (Lc.5:30-32; João 8:3-11). Deus amou o mundo inteiro (João 3:16) e quer que todos sejam salvos (1Tm.2:4). Quem somos nós para rejeitar qualquer ser humano?

CONCLUSÃO

A sexualidade é o desígnio de Deus, e Seu sagrado presente de casamento para os seres humanos. Só ele pode definir os parâmetros para seu uso. A Bíblia deixa claro que o sexo foi criado para ser desfrutado entre um homem e uma mulher que estão em um casamento de aliança até que um deles morra (Mt.19:6). Qualquer expressão fora desses parâmetros constitui abuso do dom de Deus; abuso é o uso de pessoas ou coisas de maneiras que não foram projetadas para serem usadas; a Bíblia chama isso de pecado. Adultério, sexo antes do casamento, pornografia e relações homossexuais estão todos fora do desígnio de Deus, o que os faz pecar.

------------------------

Luciano de Paula Lourenço – EBD/IEADTC

Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com

Referências Bibliográficas:

Bíblia de Estudo Pentecostal.

Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.

Bíblia de Estudo – Palavras Chave – Hebraico e Grego. CPAD

William Macdonald. Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo Testamento).

Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.

Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.

Luciano de Paula Lourenço. Aula 08 – Ética Cristã e Sexualidade – Subsídio. 2º Trimestre/2018.

Dr. Caramuru Afonso Francisco. O cristão e a sexualidade. PortalEBD_2002.

Pr. Elinaldo Renovato. O cristão e a sexualidade. CPAD.

Um comentário:

  1. Luloure parabéns pela abordagem: O nosso material vai fazer com que as crianças ocupem o tempo vago com algo que realmente vai agregar conhecimento de verdade. Aqui além de brincar, a criança vai aprender a Palavra de Deus!
    Acesse nosso link:
    https://bit.ly/EBInfantil

    ResponderExcluir