domingo, 14 de agosto de 2022

 

 



Hoje, segundo domingo de agosto, comemora-se o dia dos pais no Brasil. Muitos outros países celebram este dia em data diferente da do Brasil. Mas, em quase todos os países, esta comemoração é realizada. Afinal de conta, o pai merece um dia especial só para ele.

A paternidade é uma missão de excelência que requer esforço, determinação, visão, perseverança, compreensão, responsabilidade e muito amor. Ser pai é um dom de Deus. A sua presença na vida dos filhos é fundamental. É a partir do pai que a família cresce, a fim de dar continuidade a essa maravilhosa instituição que cumpre o seu propósito e caminho natural na vida, formando a nossa sociedade.

Tenho a honra de pertencer a essa galeria de heróis. Sim, o Pai é um herói; ele é o chefe da família e, na maioria das vezes, o provedor principal. E revestido de tão nobre responsabilidade, dá tudo de si para proteger a família e provê para ela o pão de cada dia. Além de protetor e provedor, ele é o sacerdote do Lar. Está sobre ele a nobre incumbência de instruir os seus filhos das Verdades da Palavra de Deus. O sábio Salomão dá o seguinte conselho: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele"(Pv.22:6).

O pai é o primeiro mestre dos filhos, responsável por guiá-los no caminho do bem; é autoridade de Deus na vida deles; é o protetor dos filhos, e a melhor proteção que ele lhes oferece é a instrução da verdade acompanhada de exemplo piedoso. O maior legado que um filho pode receber do pai é o exemplo. O exemplo é muito mais proveitoso do que as palavras. O pai que anda na verdade ensina os filhos nesse caminho. Que os filhos ouçam. Que os filhos vejam. Que os filhos obedeçam. Que os filhos não se apartem do caminho em que foram instruídos por seu pai. O sábio Salomão dá o seguinte conselho ao filho: “Ouvi, filho, a instrução do teu Pai” (Pv.4:1). Feliz é o filho que tem os ouvidos abertos, os olhos atentos e o coração preparado para acolher com humildade a instrução do pai. Muitos filhos escutam, mas rejeitam o que ouvem. Outros escutam, mas não compreendem o que recebem. Há aqueles que escutam, mas não se esforçam para aplicar o coração na compreensão da verdade.

Para criar os filhos na doutrina e admoestação do Senhor, faz-se necessária uma instrução permanente, com ensinamentos da Palavra de Deus, seja no lar, seja levando os filhos à Escola Dominical. Se isto for efetivado ainda na infância, os resultados poderão permanecer por toda a vida. Os meus filhos são frutos disso. Sou grato a Deus por vê-los tementes ao Senhor, fiéis no caminho do Senhor.

Se alguém me perguntasse qual o pai, mencionado na Bíblia, que mais admiro, eu diria: Jó. Este grande homem não foi somente um pai exemplar, mas um grande sacerdote no seu lar. Um dos grandes destaques da vida desse grande homem era sua posição como pai intercessor. Era pai de dez filhos, de grande sucesso; não obstante serem muitos, abastados e ricos, conservavam estreita amizade entre si. Eram unidos. Celebravam juntos. Essa unidade familiar não foi costurada sem esforço; Jó foi o grande arquiteto dela. Ele era um pai piedoso e também um pai intercessor. Jó dedicava o melhor do seu tempo para orar pelos filhos, para colocar-se na brecha em favor deles. Chamava os filhos e exortava-os a não pecar contra Deus. A preocupação principal de Jó não era com a reputação dos filhos, mas com a glória de Deus. Ele tinha preocupação de que seus filhos pecassem contra Deus em seu coração. Apenas aparência de piedade não servia para Jó. Tomava cuidado para que seus filhos não caíssem nas malhas da hipocrisia. Jó era um exemplo, um espelho, uma bênção no seu Lar.

Oh Senhor, faz-me um pai como Jó!

Que neste dia, Deus abençoe cada pai e lhes dê autoridade e sabedoria do alto para criar os seus filhos nas verdades sacrossantas das Sagradas Escrituras!

Feliz dia, pai!

Luciano de Paula Lourenço

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário