quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

NASCEU O REI

 



“No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim” (Lc.1:26-33).

Nasceu Jesus, o Rei dos reis. No anúncio dos anjos aos pastores de Belém não faltou a reivindicação de que o recém-nascido era Rei. Pelo contrário, os anjos falaram com todas as letras: “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc.2:11). Além da afirmação “nasceu, na cidade de Davi, ...o Senhor”, que já alude claramente a domínio e reinado, a palavra “Cristo”, igualmente, indica honra de rei. O nome Cristo significa “Ungido”. Em Israel, os sacerdotes e reis eram empossados em seus cargos através de uma cerimônia solene de unção com azeite. Por isso, especialmente no início do tempo dos reis de Israel, a expressão “o ungido” era título de rei. O Senhor Jesus carrega esse título e tem direito a essa designação de cargo, o que significa que Ele é Rei e que veio ao mundo como Rei.

Muitos não atentam que Jesus é o Rei. Mesmo quando lemos a história do Natal em Mateus, o Evangelho do Rei, nossos pensamentos facilmente se desviam da realidade de que Ele é soberano. Tomamos conhecimento de que os magos procuravam um rei, mas esquecemos rapidamente a reivindicação do próprio Jesus de ser rei. Apressamo-nos a ir à estrebaria de Belém para admirar o Salvador recém-nascido, mas os magos procuravam um Rei; eles honraram um Rei. Diz o texto sagrado: “entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mt.2:11). Os pastores procuravam um bebê, seu Salvador, seu Libertador, e os magos procuravam uma criança que era o Rei. Ambas designações são parte integrante da história do Natal de Jesus Cristo. Aliás, a mensagem de Lucas deveria nos tocar profundamente - “ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim” (Lc.1:33). De fato, Ele veio para nós como Salvador, mas, também, Ele veio para nós como nosso grande Rei.

Jesus é realmente nosso Rei? O texto diz explicitamente: “ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó...” (Lc.1:33). A casa de Jacó é o povo de Israel. É lógico que Jesus veio como Rei – em primeiro lugar para Israel -, mas Seu reinado tem um significado muito mais profundo do que ser o futuro Rei de Israel. Aliás, Sua reivindicação de ser Rei alcança até o Milênio, quando, no final, entregará o Reino a Seu Pai (1Co.15:24). Mesmo assim, Ele também é o nosso Rei, muito pessoalmente. É exatamente a história do Natal que torna impossível dissociar nosso Salvador do nosso Rei.

Na mesma frase em que Lucas fala do Salvador, ele também menciona o Rei: “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Nós conseguimos separar uma coisa da outra? “O Salvador é para mim, e o Rei é para Israel”? Não, obviamente não! Ou o Salvador é também nosso Rei, ou seja, Aquele que reina sobre nós, ou não temos Salvador.

O Senhor Jesus tem o direito de reinar sobre nossa vida. Nesse sentido Ele é, de fato, nosso Rei e nosso Senhor. Ele mesmo disse: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando” (João 15:14). Percebemos que nesse versículo encontramos os dois - o Rei e o Salvador? O Salvador diz: “vocês são meus amigos”. O Rei diz: “se fazeis o que eu vos mando”. Aceitar Jesus como Salvador pessoal sempre significa submeter-se à autoridade dEle como nosso Rei. Por essa razão, em Romanos 1:5, quando menciona seu apostolado, Paulo fala acerca da obediência por fé, que gostaria de ver crescer entre todos os gentios. A fé não é apenas um recurso da graça que nos permite chegar até o Salvador; fé sempre tem relação com obediência. Em Romanos 15:18, Paulo menciona que deseja conduzir os gentios à obediência em palavras e obras. Em Romanos 16:19 ele testemunha acerca dos romanos: “...a vossa obediência é conhecida por todos...”.

Na Segunda Carta aos Coríntios, Paulo fala acerca da obediência a Cristo: “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2Co.10:5). Está claro? Não recebemos apenas um Salvador, um Redentor e um Libertador, quando Jesus nasceu em Belém, mas também passamos a ter um Rei a quem pertencemos de forma integral.

Portanto, quando celebramos o Natal e rememoramos o bebê na manjedoura, certamente, pensamos no Salvador, no Redentor, no Libertador. Aliás, a mensagem dos anjos aos pastores foi: “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc.2:11). Então, é correto nos alegrarmos pela vinda de nosso Salvador, nosso Redentor, nosso Libertador e pela vinda de nosso Rei quando festejamos o Natal. Quando Ele veio como criança ao mundo em Belém naquela época, nascia um Rei; um Rei acerca de quem está escrito: “ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim” (Lc.1:33). Muitas vezes é justamente esse aspecto que se perde no meio de todas as festividades natalinas. Não está errado lembrar do bebê na manjedoura, não é errado adorar o Salvador, mas essa criancinha é Rei, e como Rei Ele merece ser honrado e adorado.

-Os anjos O adoraram: “E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!” (Lc.2:13,14).

-Os pastores de Belém O adoraram: “E voltaram os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito” (Lc.2:20). 

-Os magos do oriente O adoraram (Mt.2:1): “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra” (Mt.2:11).

Então, Natal significa Louvor, alegria e adoração ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Que possamos, com saúde, paz, alegria e prosperidade, celebrarmos esse maravilhoso presente de Deus para a humanidade - que é Jesus, o Rei -, confraternizando-se com a nossa família, amigos e irmãos.

Que este seja, também, um tempo para louvarmos, adorarmos e agradecermos a Deus por tudo o que Ele tem feito; por todas as bênçãos e vitórias que Ele nos concedeu.

“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém” (1Tm.1:17).

Feliz Natal!

Luciano de Paula Lourenço

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário