domingo, 24 de dezembro de 2023

MISSÕES E A VOLTA DO SENHOR JESUS

        4° Trimestre/2023

Subsídio para a Lição 14

Texto Base: Mateus 24:3-14

“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim” (Mt.24:34).

Mateus 24:

3. E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

4.E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane,

5.porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

6.E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

7.Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

8.Mas todas essas coisas são o princípio das dores.

9.Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome.

10.Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.

11.E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.

12.E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará.

13.Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

14.E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.

INTRODUÇÃO

Com esta Aula enceramos o 4º Trimestre de 2023. Nesta oportunidade, relacionamos o trabalho missionário com a bendita esperança da Igreja: a volta de Jesus Cristo. A volta gloriosa de Cristo é mais do que uma bendita esperança, é uma esperança cheia de alegria (Rm.5:2; 12:12), uma esperança unificadora (Ef.4:4), uma viva esperança (1Pd.1:3), uma firme esperança (Hb.6:19), uma esperança purificadora (1João 3:3). O cristão olha para trás e glorifica a Deus porque a graça o libertou da impiedade e das paixões mundanas; ele olha para o presente e exalta a Deus porque tem uma correta relação consigo, com o próximo e com o próprio Deus; ele olha para o futuro e se santifica porque vive na expectativa da Volta do grande Deus e Salvador Cristo Jesus. O Senhor Jesus pode voltar a qualquer momento, portanto, preguemos urgentemente o Evangelho!

I. ALCANÇANDO O MUNDO ATÉ QUE CRISTO VOLTE

1. “E este evangelho do Reino será pregado” (Mt.24:14)

Jesus disse que antes da sua volta “este evangelho do Reino” (a mensagem de salvação) “será pregado em todo o mundo”. Alguns interpretam mal a profecia de Jesus; ela não significa necessariamente que todas os povos e etnias deverão ouvir o Evangelho antes da volta de Cristo. Mas essa era a missão dos discípulos – e é a nossa também. Jesus falou sobre o fim dos tempos e o julgamento final para enfatizar aos seus seguidores a urgência em espalhar o Evangelho da salvação até os confins da terra.

2. A urgência da tarefa

Alguém duvida que a vinda de Jesus é iminente? Os sinais da Volta de Jesus mostram que o Dia está próximo. A restauração geográfica e política da nação de Israel em 1948 é o sinal mais vibrante. Os conflitos que ora Israel enfrenta é um sinal vibrante que indica a iminência da volta e Jesus. Diante disse, urge que a tarefa de pregar o Evangelho se intensifique cada vez mais, mesmo que haja rejeição veemente. Nunca se viu tanta rejeição à pregação do Evangelho como estamos vendo hoje no mundo todo; mesmo assim, a igreja deve utilizar de todos os meios possíveis, presencial ou virtual, para que o Evangelho chegue a todos os povos.

“A PREGAÇÃO DO EVANGELHO: UMA EMERGÊNCIA

Deliberadamente, escolhi a palavra ’emergência’ em relação à proclamação do Evangelho, em vez da palavra ‘urgência’, por ser esta um termo relativo, enquanto que aquela implica problemas. Todos nós estamos familiarizados com as situações de emergência. Pousos de emergência de aviões são anúncios familiares. Uma emergência significa um pouso ou um choque com todo o seu horror e sua tragédia.

As emergências apresentam-se diante de nós sem serem convidadas e desafiam nossa força e inteligência. Elas envolvem questões de vida ou morte. […] Nenhuma emergência, contudo, pode ser comparada à emergência da proclamação do Evangelho. Aqui, nós enfrentamos não apenas uma questão de vida ou morte, mas de bem-estar espiritual e eterno ou separação eterna, destituição e morte. Aqui, realmente, existe uma emergência. Precisamos pensar sobriamente, para compreendermos, pelo menos em parte, o estado de emergência em que a presença e posse do Evangelho nos colocou. Essa é uma emergência de infinita importância que envolve a felicidade ou a miséria eterna de várias pessoas” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.398).

II. A VOLTA DE JESUS ATRELADA À OBRA MISSIONÁRIA

1. A relação da volta de Jesus e Missões

A tarefa de fazer discípulos em todas as nações está ligada à preparação para a segunda vinda de Jesus. O evangelismo e as missões são vistos como meios de alcançar as pessoas com a mensagem do Evangelho antes da volta de Cristo. Isso é fundamentado no ensino bíblico de que a segunda vinda de Jesus é iminente, e os crentes devem cumprir a Grande Comissão enquanto esperam por seu retorno.

Algumas interpretações proféticas da Bíblia relacionam a evangelização mundial e o cumprimento de profecias à segunda vinda de Cristo. Isso significa que, à medida que o Evangelho é pregado a todas as nações, está se cumprindo uma condição prévia para a volta de Jesus, como mencionada em Mateus 24:14: "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim".

Independentemente das interpretações escatológicas específicas, a relação entre a volta de Jesus e missões também enfatiza a responsabilidade dos cristãos em compartilhar a mensagem do Evangelho com as pessoas ao redor do mundo. Essa responsabilidade está enraizada na compaixão pelos perdidos e no mandamento de Jesus de amar o próximo. Nesse sentido, os cristãos devem trabalhar pela salvação das almas dos homens com todas as suas forças. Para esse serviço, temos a cooperação do Espírito Santo e a vontade de Deus, que não deseja que alguém pereça (2Pd.3:9) – “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2Pd.3:9).

2. O chamado para a Igreja

Escreveu o apóstolo João às igrejas da Ásia, e que se aplica a todos os crentes atualmente: “o tempo está próximo” (Ap.1:3). A evangelização é vista como uma responsabilidade contínua da Igreja, independentemente da expectação da segunda vinda de Cristo. Proclamar o Evangelho e responder ao chamado para a evangelização é um princípio fundamental do cristianismo, baseado em passagens como Mateus 28:19,20, onde Jesus instrui seus discípulos a fazer discípulos de todas as nações.

A importância da evangelização contínua e a utilização dos meios tecnológicos disponíveis para comunicar o Evangelho são princípios relevantes para a Igreja atual, à medida que ela busca cumprir sua missão de fazer discípulos e preparar as pessoas para a volta de Cristo. Aproveitemos, portanto, os meios hodiernos de grande avanço tecnológico que possibilita a Igreja de Cristo pregar o Evangelho a toda a raça humana.

O uso de meios tecnológicos avançados para pregar o Evangelho é uma abordagem amplamente aceita na Igreja moderna. A tecnologia oferece oportunidades sem precedentes para alcançar pessoas em todo o mundo com a mensagem do Evangelho. Isso inclui a disseminação de sermões, estudos bíblicos, materiais evangelísticos e recursos de ensino através da internet, redes sociais, aplicativos móveis e outras plataformas. Muitas igrejas e organizações missionárias estão aproveitando essas ferramentas para cumprir a Grande Comissão.

CONCLUSÃO

Antes de tudo, é motivo de grande gratidão a Deus pelo notável ressurgimento do fervor missionário que temos testemunhado no Brasil recentemente. Nossa esperança e desejo são que mais igrejas locais dediquem-se com fervor à oração, alocando recursos humanos e financeiros para alcançar aqueles que ainda não conhecem a verdade do Evangelho. Estamos conscientes de que vivemos nos últimos dias da Igreja neste mundo, tornando esta missão uma urgência inegável. Que o Espírito Santo continue a incendiar os corações da Igreja nestes momentos que precedem a volta iminente do Senhor Jesus Cristo para nos arrebatar!

-------------------

Luciano de Paula Lourenço – EBD/IEADTC

Referências Bibliográficas:

Bíblia de Estudo Pentecostal.

Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.

Bíblia de Estudo – Palavras Chave – Hebraico e Grego. CPAD

William Macdonald. Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo Testamento).

Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.

Caramuru Afonso Francisco – Evangelização, a Missão máxima da Igreja.

Pr. Hernandes Dias Lopes. Atos, A ação do Espirito Santo na vida da igreja.

Pr. Hernandes Dias Lopes. Efésios, a noiva gloriosa de Cristo.

Pr. Caramuru Afonso Francisco. A Evangelização: a missão máxima da Igreja. PortalEBD_2007.

Ruben Tito Paredes. A Dimensão Transcultural do Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário