terça-feira, 20 de março de 2012

LIÇÕES BÍBLICAS DO 2º TRIMESTRE DE 2012



No 2º Trimestre de 2012, estaremos estudando, através das Lições Bíblicas da CPAD, sobre o tema: “AS SETE CARTAS DO APOCALIPSE – A mensagem final de Cristo à Igreja”. As lições serão comentadas pelo pastor Claudionor de Andrade. Foram divididas nos seguintes temas:



Lição 1 – Apocalipse, a Revelação de Jesus Cristo;

Lição 2 – A Visão de Cristo Glorificado;

Lição 3 – Éfeso, a Igreja do Amor Esquecido;

Lição 4 – Esmirna, a Igreja Confessante e Mártir;

Lição 5 – Pérgamo, a Igreja Casada com o Mundo;

Lição 6 – Tiatira, a Igreja Tolerante;

Lição 7 – “Sardes, a Igreja Morta”;

Lição 8 – Filadélfia, a Igreja do Amor Perfeito;

Lição 9 – Laodiceia, uma Igreja Morna;

Lição 10 – O Governo do Anticristo;

Lição 11 – O Evangelho do Reino no Império do Mal;

Lição 12 – O Juízo Final;

Lição 13 – A Formosa Jerusalém.

-----------

Neste 2º trimestre/2012, estudaremos o último livro das Sagradas Escrituras: o Apocalipse. Este livro é um dos mais belos e fascinantes da Bíblia. Através dos seus símbolos e figuras, Jesus nos mostra como serão os últimos dias da humanidade.

Apocalipse não apenas olha adiante para a consumação futura de todas as coisas e o triunfo de Deus e do Cordeiro, mas também fornece um desfecho para os sessenta e cinco livros anteriores da Bíblia. Na verdade, a melhor maneira de entender Apocalipse é estudando toda a Bíblia. Quase todas as suas personagens, símbolos, acontecimentos, números, cores e imagens aparecem anteriormente nas Escrituras. Alguém chamou Apocalipse apropriadamente de “Estação Central” da Bíblia, já que nele todas as “linhas” convergem. Que linhas sãos essas? São linhas de pensamento iniciada em Gênesis e nos livros seguintes. Elas desenvolvem os conceitos do fio escarlate da redenção, Israel como nação, as nações gentias, a Igreja, Satanás como adversário do povo de Deus, o anticristo e vários outros.

De todos os livros da Bíblia, Apocalipse tem a maior visão panorâmica da História e do controle máximo que Deus tem sobre ela. As coisas podem ficar difíceis, mas Deus sabe o que está fazendo e está nos guiando a uma Nova Jerusalém onde enxugará nossas lágrimas e onde habitaremos com Ele para sempre.

Chamado equivocadamente desde o século IV de “Apocalipse de São João”(na verdade, porém, é “Revelação de Jesus Cristo”(1:1)), este livro é o ponto culminante necessário da Bíblia, pois nos mostra qual será o desfecho de todas as coisas. Até mesmo uma leitura rudimentar funciona como advertência severa aos incrédulos para se arrependerem e como encorajamento ao povo de Deus para perseverarem!

Apocalipse é um livro aberto em que Deus revela seus planos e propósitos para a sua Igreja. Ele não é a revelação apenas das últimas coisas, mas sobretudo da saga do Cristo vencedor. Este livro majestoso fala não tanto de fatos escatológicos, mas da Pessoa gloriosa de Cristo. Apocalipse é fundamentalmente a revelação de Jesus Cristo(Ap 1:1), e não apenas de eventos futuros. Você não pode divorciar a profecia da Pessoa de Jesus.

Apocalipse é também um livro prático e não apenas para transmitir informações sobre o futuro. Ele foi dado para ajudar o povo de Deus no presente. É o que nós vamos estudar ao longo deste 2ª trimestre de 2012 acerca das 7 cartas do Apocalipse. Ele contém muitas exortações à fé, paciência, obediência, oração e vigilância.

Cristo veio ao mundo para revelar o Pai(João 17:6). No Apocalipse é o Pai quem revela a Jesus(Ap1:1). E como O revela? Como o servo lavando os pés dos discípulos? Como uma ovelha muda que vai para o matadouro? Como aquele de quem os homens escondem o rosto? Como aquele que está pregado na cruz, com o rosto cheio de sangue? Como aquele que tem as mãos atadas e os pés pregados na cruz? Absolutamente não!

A revelação de Jesus Cristo pelo Pai é de um Ser glorioso: Seus cabelos não estão cheios de sangue, mas são alvos como a neve. Seus olhos não estão inchados, mas são como chama de fogo. Seus pés não estão pregados na cruz, mas soa semelhantes ao bronze polido. Sua voz não está rouca por causa da língua que está colada ao céu da boca, por atordoante sede, mas é voz como voz de muitas águas. Suas mãos não estão cheias de pregos, mas Ele segura a Igreja e a história em Suas onipotentes mãos. Seu rosto não está desfigurado, mas brilha como o sol.

O objetivo do livro do Apocalipse não é nos dar uma tabela do tempo do fim, mas nos revelar o Noivo glorioso da Igreja, o supremo conquistador. A Igreja precisa olhar para a supremacia do seu Senhor. Durante a sua primeira vinda, a glória de Cristo estava encoberta. Ele viveu se esvaziando da Sua glória. Mas na sua segunda vinda, sua glória será auto-evidente (cf Mc 14:61,62; Ap 1:7).

O Apocalipse é um livro de esperança. O apóstolo João, testemunha ocular de Jesus, proclamou que o Senhor vitoriosos iria, com toda certeza, retornar para defender os justos e julgar os pecadores. Mas o Apocalipse também é um livro de advertências. A situação nas igrejas não era ideal, portanto Cristo convocou seus membros para que se comprometessem a viver de modo justo.

Neste trimestre, ouça as advertências feitas por Cristo às igrejas e arranque de si todo pecado que possa bloquear seu relacionamento com Ele. Encha-se de Esperança sabendo que Deus está no controle de tudo e que a vitória de Cristo está assegurada. Todos os que confiam nEle serão salvos.

6 comentários:

  1. Paz seja convosco!

    Obrigado por nos adiantar o prazer e a sede por este estudo glorioso. Confesso que ao ler este texto fiquei ainda mais entusiasmado para desvendar os ensinamentos e revelações do Senhor contidos neste livro esplendido e sobretudo esclarecedor. Apocalipse está em posição ideal e necessária na biblioteca Divina.
    Que Deus abençoe todos os ensinadores com este mesmo anseio com o qual me deixou este texto e que tenhamos um bom aprendizado.

    Louvado seja Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estaremos juntos nesta empreitada, prezado irmão Anderson! Que o Espírito Santo seja o nosso Mestre, e nos conceda inspiração. Até lá!
      Um abraço!
      Luciano

      Excluir
  2. ´Simplesmente maravilhoso esse estudo, finalmente teremos o que ainda faltava dentro do ensino da Escola Dominical,"Revelação das coisas que irão acontecer", parte do corpo das doutrinas bíblicas e deve ser estudada conscienciosamente. Concordo plenamente com o irmão Anderson no que diz respeito a necessidade do estudo do Apocalipse na biblioteca Divina. O Glória.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus continue lhe usando para abençoar os que degustam e prezam pelo bom ensino da palavra.
    Seus comentarios nunca nos cansam, e mais importante não fogem dos topicos da "lição"
    Sou professor de ebe, e depois que encontrei "seus comentarios", sinto a benção de Deus sobre as aulas. Minha satisfação (e rogo a Deus por isso), é que sua vida seja em tudo um testemunho para ensinadores e os compromissados com a palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tuas palavras me lisonjeiam, caros irmãos "Anônimo" e Juarez! Estamos juntos neste trimestre para aprendermos mais do Espírito Santo, o nosso Mestre por Excelência.
      Deus os abençoe muito!
      Luciano

      Excluir
  4. Muito bom comentário, que Deus continue te abençoando, para você continuar abençoar a outros tantos que carecem de saber que o Apocalipse, ou melhor a Revelação não é um livro de "terror", mais um dos mais belos livros da Bíblia.

    ResponderExcluir