domingo, 20 de janeiro de 2019

Aula 04 – POSSESSÃO DEMONÍACA E A AUTORIDADE DO NOME DE JESUS - Subsídio


1º Trimestre/2019

Texto Base: Marcos 5:2-13

 "E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam" (Lc.10:17).

Marcos 5:2-13
2.E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
3.O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;
4.Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
5.E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
6.E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
7.E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes.
8. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo).
9.E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
10.E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
11.E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
12.E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
13.E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.
INTRODUÇÃO
Dando continuidade ao tema sobre batalha espiritual, estudaremos nesta Aula a respeito da “possessão demoníaca e a autoridade do nome de Jesus”. A possessão demoníaca é uma realidade espiritual que escraviza pessoas e faz com que elas não tenham domínio sobre suas faculdades psíquicas, transformando-as em pessoas destituídas de qualquer lucidez para a vida. A possessão demoníaca só pode ser vencida com a autoridade do nome de Jesus. Só a autoridade do nome de Jesus pode libertar tais pessoas dessa escravidão espiritual. É importante ressaltar que os demônios continuam a assaltar e a prejudicar vidas e famílias inteiras. Eles continuam a odiar o ser humano, a mais bela criação de Deus. Por isso, precisamos estar na presença do Altíssimo, cheios do Espírito Santo, e com a autoridade do nome de Jesus atuar na libertação de vidas que se encontram amarradas pelas correntes do Maligno.
I. A POSSESSÃO MALIGNA
Nesta Aula, daremos maior atenção ao relato do endemoninhado gadareno, tendo como base o texto de Marcos 5:2-13. Endemoninhado é a pessoa controlada por um ou mais demônios. Os demônios são anjos caídos que se uniram a Satanás em sua rebelião contra Deus e agora são espíritos malignos sob o controle de Satanás. Eles auxiliam Satanás a levar as pessoas ao pecado e têm grandes poderes destrutivos. Embora possamos não ter certeza da razão pela qual acontece a possessão demoníaca, sabemos que os espíritos malignos podem prejudicar uma pessoa, afastando-a de um relacionamento com Deus e com os semelhantes; eles são perigosos, poderosos e destruidores. Adverte o apóstolo Paulo: “não dês lugar ao diabo” (Ef.4:27).
1. A cidade de Gadara. No tempo de Jesus, Gadara fazia parte de uma confederação de dez cidades, chamada de Decápolis. Segundo alguns estudiosos, essa "Decápolis" era uma liga de dez cidades helênicas: Citópolis, Filadélfia, Gerasa, Pela, Damasco, Kanata, Dion, Abila, Gadara e Hippo. Estas cidades eram centros da cultura helênica, povoadas por elementos de língua e cultura grega, em meio a uma região de povos semitas, os Judeus, Nabateus e Sírios. Os Gadarenos são um remanescente dos antigos Girgaseus (cidade dos gigantes Anaquins e Refains), por isso em alguns manuscritos do Novo Testamento, principalmente no Evangelho de Mateus (Mt.8:28), Marcos (Mc.5:1) e Lucas (Lc.8:26,37), encontramos o termo Gergesenos/Gerasenos. Os Girgaseus eram descendentes de Cão, filho de Noé, da parte de seu neto Canaã, conforme lemos em Gênesis 10:15,16: “E Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete; E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu”. Quando Israel foi introduzido na Terra de Canaã, a ordem divina era que os girgaseus não convivessem com o povo de Israel: “Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus… (Dt.7:1).
2. Harmonização nas narrativas. Marcos e Lucas, que seguem um estilo próprio de narrar a vida de Jesus, com mais detalhes que Mateus, relatam que um homem, o endemoninhado gadareno, se aproximou do Mestre, assim que Ele desceu do barco, às margens do lago de Tiberíades. Mateus, porém, conta que eram dois homens endemoninhados; mas, Mateus apresentou apenas um resumo do episódio, pois a sua ênfase é a autoridade de Jesus sobre os espíritos malignos. Mateus omite o fato de o porta-voz dos demônios se identificar como "legião" e também o desejo de o gadareno seguir a Jesus, após sua libertação.
Apesar das diferenças nas narrativas dos Evangelhos, há também muitas similaridades nas três descrições registradas em Mateus, Marcos e Lucas. Nas três narrativas, podemos ver o diálogo que ocorreu entre Jesus e os espíritos malignos. Porém, cada um dos três evangelistas trouxe perspectivas únicas sobre essa incrível batalha espiritual.
  • Em Mateus nós aprendemos que os espíritos impuros tornavam o endemoninhado gadareno extremamente antissocial. Isto é indicado pelo fato de que não vivia na cidade, mas em um túmulo (morte social).
  • Marcos enfatiza que este homem não podia ser contido, nem preso nem mesmo por correntes, pois ele as fazia em pedaços (roubo da sanidade).
  • Lucas nos mostra que os demônios tornaram o gadareno em um homem imoral. Ele não usava roupas, e estava nu por muito tempo (destruição da moral).
Essas três descrições nos remetem para as três desgraças que são características das forças do mal: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir…”(João 10:10).
3. O valor de uma vida. Satanás roubou tudo de precioso que esse homem possuía: família, liberdade, saúde física e mental, dignidade, paz e decência. Para os demônios, para a família daquele rapaz e para sociedade de Gadara a vida daquele homem não valia nada; mas, para Jesus, a vida desse homem tinha um preço incalculável; por isso, Jesus enfrentou uma tempestade repentina, de noite, para libertar aquele homem da possessão demoníaca.
Ao chegar em Gadara, Jesus deparou-se com um espectro tenebroso. Era um lugar deserto, íngreme, cheio de cavernas, um cemitério, onde havia corpos expostos, alguns deles em decomposição. O lugar em si já metia medo nos mais corajosos. Desse lugar sombrio, sai um homem louco, desvairado, possesso, nu, ferindo-se com pedras; ele era um pária, um aborto vivo, uma escória da sociedade. Humanamente falando, não havia solução para esse homem, tanto que a família e a sociedade de Gadara o desprezaram. Mas, para Jesus, nada é impossível. Por isso, Jesus subjugou a fúria do mar e depois a fúria dos demônios para libertar o gadareno da possessão demoníaca. Jesus fez um alto investimento na vida desse homem, libertando-o da possessão maligna, dando-lhe uma nova vida. Jesus devolveu a esse homem a dignidade da vida. Essa é a expressão do infinito amor de Jesus por qualquer vida humana.
4. A opressão. O gadareno estava possuído por espíritos imundos. Todos já haviam desistido dele, menos Jesus. Mesmo depois de um dia exaustivo de trabalho, depois de uma terrível tempestade, Jesus se dispôs a libertar e salvar esse homem possesso.
Havia dentro dele uma legião de demônios (Mc.5:9). No exército romano, legião era uma corporação de seis mil soldados romanos. Nada infundia tanto medo e terror quanto uma legião romana. Era um exército de invasão, crueldade e destruição. A legião romana era composta de infantaria e cavalaria. Numa legião havia flecheiros, estrategistas, combatentes, incendiários, e aqueles que lutavam com espadas. Por onde uma legião passava, deixava um rastro de destruição e morte. Uma legião romana era irresistível. Aonde ela chegava, as cidades eram assaltadas, dominadas e seus habitantes arrastados como súditos e escravos. Uma legião romana era a mais poderosa máquina de guerra conhecida nos tempos antigos. As legiões romanas formavam o braço forte com o qual Roma havia subjugado o mundo. Assim era o poder diabólico que dominava o pobre endemoninhado gadareno. Havia um poder de destruição descomunal dentro daquele homem, transformando sua vida num verdadeiro inferno. Esse homem vivia como um louco, desvairado, possesso, nu, feria-se com pedras, vivia nos sepulcros, e era tão violento que nem mesmo os grilhões e as cadeias podiam detê-lo. Ele era um aborto vivo, um cavalo de Satanás, uma escória da sociedade. Ainda hoje milhares de pessoas vivem no cabresto de Satanás.
5. Um quadro estarrecedor. A possessão demoníaca não é um mito, mas uma triste realidade. Esse homem estava possesso de demônios. Veja o quadro estarrecedor desse gadareno (Adaptado do Livro: “Marcos – o evangelho dos milagres. Rev. Hernandes Dias Lopes”.
a)    Ele tinha dentro de si muitos demônios (Mc.5:2,9). Esse homem não estava no controle de si mesmo. Suas palavras e suas atitudes eram determinadas pelos espíritos imundos que estavam dentro dele. Ele era um capacho de Satanás, um cavalo dos demônios, um joguete nas mãos de espíritos assassinos.
b)    Ele manifestava uma força sobre-humana (Mc.5:3,4). As pessoas não podiam detê-lo nem as cadeias subjugá-lo. A força destruidora que despedaçava as correntes não procedia dele, mas dos espíritos malignos que nele moravam.
c)     Ele manifestava frequentes acessos de raiva. O evangelista Mateus, narrando esse episódio, diz que os endemoninhados estavam a tal ponto furiosos que ninguém podia passar por aquele caminho (Mt.8:28). Normalmente uma pessoa possessa revela uma fisionomia carregada de ódio, olhos arregalados e vermelhos.
d)    Ele perdeu o ânimo próprio (Mc.5:3,5). Esse homem andava nu e feria-se com pedras. Em vez de proteger-se, feria-se a si mesmo. O ser maligno que estava dentro dele empurrou-o para as cavernas da morte. A legião de demônios que estava nele tirou dele o pudor e queria destruí-lo e matá-lo. O diabo veio para roubar, matar e destruir. Ele é ladrão e assassino. Há muitas pessoas que hoje ceifam a própria vida, quando esses espíritos imundos entram nelas, foi assim com Judas Iscariotes; Satanás entrou nele e o levou ao suicídio.
e)    Ele atormentava as pessoas (Mc.5:5). Ele, de noite e de dia, gritava por entre os sepulcros. Não havia descanso para a sua mente nem para o seu corpo. Ele estava perturbado mentalmente. Além da perturbação mental, ele golpeava-se com pedras. Vivia nu e ensanguentado, correndo pelos montes escarpados, esgueirando-se como um espectro de horror, no meio de cavernas e sepulcros. Seu corpo emagrecido refletia o estado deprimente a que um ser humano pode chegar quando está sob o domínio de Satanás. Há muitas pessoas hoje atormentadas, inquietas e desassossegadas, vivendo nas regiões sombrias da morte, sem família, sem liberdade, sem dignidade, sem amor próprio, ferindo-se a si mesmas e espalhando terror aos outros.
f)     Ele vivia uma vida sem pudor (Lc.8:27). Esse endemoninhado há muito tempo não se vestia. Ele tinha perdido completamente o senso de dignidade própria. Não respeitava a si nem aos outros. A obscenidade era a marca de sua vida. Ainda hoje, vivemos numa cultura saturada pela influência dos demônios, uma cultura que se esforça para deixar as pessoas nuas; vemos isso sobejamente nas redes sociais e em vários sites.
g)    Ele revelava um conhecimento sobrenatural por clarividência e adivinhação (Mc.5:6,7). Logo que Jesus desembarcou em Gadara, esse homem possesso correu cheio de medo, e prostrou-se aos seus pés para adorá-lo. Ele sabia quem era Jesus. Sabia que Jesus é o Filho do Deus Altíssimo, que tem todo poder para atormentar os demônios e mandá-los para o abismo. Os demônios creem na divindade de Cristo, na sua total autoridade. Eles oram e creem nas penalidades eternas. A fé dos demônios é mais ortodoxa do que a fé da maioria dos teólogos liberais.
h)    Ele arrastava as pessoas para a impureza (Mc.5:2,3a). Gadara era uma terra gentílica, onde as pessoas lidavam com animais imundos. O espírito que estava naquele homem era um espírito imundo. Por isso, levou-o para um lugar impuro, o cemitério, para viver no meio dos sepulcros. Humanamente falando, não havia esperança para esse pobre homem.
Os espíritos malignos levam as pessoas a se envolverem com tudo o que é imundo. Hoje, há pessoas chafurdando-se na lama. Quem pratica o pecado é escravo do pecado. Quem vive na prática do pecado é filho do diabo. Há pessoas que entram em cemitérios e desenterram defuntos para fazerem despacho aos demônios.
A promiscuidade está atingindo patamares insuportáveis, no mundo inteiro. As emissoras de televisão no Brasil e no mundo todo expõem o homossexualismo como comportamento natural e normal. A maioria dos países estão legitimando o casamento de pessoas do mesmo sexo. A promiscuidade presente na geração contemporânea faz de Sodoma e Gomorra cidades puritanas.
i)      Ele tornou-se um problema para a família e para a sociedade de Gadara (Mc.5:3,4). O amor familiar e a repressão da lei não puderam domesticar aquela fera indomável. Ele era como um animal selvagem. Resistia a qualquer tentativa de controle externo. As pessoas não o suportaram mais e o expulsaram. Ele foi morar com os mortos. Estes não lhe faziam nenhum mal, mas também não o protegiam de si mesmo. Ele agora estava nu entre os demônios.
Há um espírito que atua nos filhos da desobediência e torna as pessoas furiosas, violentas e indomáveis nesses dias. Há seres humanos que se transformam em verdadeiros monstros malfeitores, em feras indomáveis. Nem o amor da família nem o rigor da lei têm abrandado a avalanche de crimes violentos em nossos dias. São terroristas que enchem o corpo de bomba e explodem-se espalhando morte. São os vândalos que incendeiam ônibus nas ruas. São pistoleiros de aluguel que derramam sangue por dinheiro. São traficantes que matam e morrem para alimentar o seu vício execrado.
II. O PODER DE JESUS SOBRE OS DEMÔNIOS
Jesus é aquele que veio para resgatar o homem das mãos de Satanás. Ele veio para o bom combate, para restaurar a imagem de Deus, a moralidade do ser humano e transformá-lo em um vaso de honra.
"Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo" (1João 3:8).
Jesus é aquele que viria para destronar Satanás e ferir sua cabeça, e que um Dia esmagará a cabeça dele (Rm.16:20).
"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn.3:15).
 “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém!” (Rm.16:20).
1. O poder de Jesus sobre os demônios. Na batalha espiritual travada entre Jesus e os demônios, em Gadara, os demônios não puderam resistir à mera aproximação de Jesus, eles se prostraram diante dele. Aquele que vivia como um animal feroz, uivando pelas montanhas, escondido pelos sepulcros, quebrando correntes, ameaçando de morte qualquer um que dele se aproximasse, caiu de joelhos ao chão, pela simples presença de Jesus.
"E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o" (Mc.5:6).
Os demônios sabem e reconhecem que Jesus é o Filho do Altíssimo. Quando a legião de demônios viu Jesus, rogou-o que não os atormentassem, e que não os mandassem para fora daquela região.
"E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo)"(Mc.5:7,8).
O Mestre perguntou-lhes o nome, e eles deram uma resposta que mostra o quanto eles estavam se alimentando do ódio, dos conflitos psicológicos e das más obras praticadas pelo povo daquelas cidades; chegando ao ponto de se identificarem com as circunstâncias sócio-politico-econômicas da época, afirmando que eram uma "legião", nome dado às milícias romanas compostas de seis mil soldados.
"E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província "(Mc.5:9,10).
Apesar de serem muitos, aquela casta diabólica ficou impotente diante da presença de Jesus, que com apenas uma palavra os expulsou e acabou com o cativeiro em que o pobre gadareno há muito tempo era aprisionado.
2. Jesus libertou o gadareno da escravidão dos demônios (Mc.5:6-15). Jesus se manifestou para destruir as obras do diabo (1João 3:8). Até os demônios estão debaixo da sua autoridade. Mediante a autoridade da palavra de Jesus, a legião de demônios bateu em retirada e o homem escravizado ficou livre.
Cristo é o atormentador dos demônios e o libertador dos homens. Aonde Ele chega, os demônios tremem e os cativos são libertos. Satanás tentou matar Jesus na tempestade e agora tenta impedi-lo de entrar na região de Gadara. Mas, em vez de intimidar-se com a legião de demônios, Jesus é quem espalha terror no exército demoníaco.
3. Jesus devolveu ao gadareno a dignidade da vida (Mc.5:15). Três coisas nos chamam a atenção nessa libertação:
a) O homem estava assentado aos pés de Jesus (Mc.5:15; Lc.8:35). Aquele que vivia perturbado, correndo de dia e de noite, sem descanso para a mente e para o corpo, agora está quieto, sereno, assentado aos pés do Salvador. Jesus acalmou o vendaval do mar, e também o homem atormentado. Alguns estudiosos entendem que a tempestade que Jesus enfrentara para chegar a Gadara fora provocada por Satanás, visto que a mesma palavra que Jesus empregou para repreender o vento e o mar, empregou-a para repreender os espíritos imundos. Seria uma tentativa desesperada de Satanás de impedir Jesus de chegar nesse território pagão, onde ele mantinha tantas pessoas sob suas garras assassinas.
b) O homem estava vestido (Mc.5:15). Esse homem havia perdido o pudor e a dignidade. Ele andava nu. Havia muito tempo que não se vestia (Lc.8:27). Tinha perdido o respeito próprio e o respeito pelos outros. Estava à margem não só da lei, mas também da decência. Agora que Jesus o transformou, o primeiro expediente é vestir-se, é cuidar do corpo, é apresentar-se com dignidade. A prova da conversão é a mudança. A conversão sempre toca nos pontos nevrálgicos. Zaqueu, o homem amante do dinheiro, ao ser convertido, resolveu dar metade dos bens aos pobres.
c) O homem estava em perfeito Juízo (Mc.5:15). Jesus restituiu a esse homem sua sanidade mental. Aonde Jesus chega, Ele restaura a mente, o corpo e a alma. Esse homem não é mais violento, não oferece mais nenhum perigo à família nem à sociedade. Jesus continua transformando monstros em homens santos, escravos de Satanás em homens livres, abortos vivos da sociedade em vasos de honra.
4. Jesus dá ao gadareno uma gloriosa missão (Mc.5:18-20). Jesus enviou esse homem como missionário para sua casa, para ser uma testemunha na sua terra. Antes, ele espalhava medo e pavor, agora, anuncia as boas-novas de salvação; antes, era um problema para a família, agora, é uma bênção; antes, era um mensageiro de morte, agora, um embaixador da vida. Jesus revela a ele que o testemunho precisa começar em sua própria casa. O nosso primeiro campo missionário precisa ser o nosso lar. Sua família precisa ver a transformação que Deus operou na sua vida. O que Deus fez por nós precisa ser contado aos outros.
III. TRÊS ORAÇÕES, TRÊS PEDIDOS
Marcos 5:1-20 registra três orações, três pedidos. As duas primeiras foram prontamente atendidas por Jesus, mas a última foi indeferida (Adaptado do Livro de Marcos – o evangelho dos milagres – do Rev. Hernandes Dias Lopes).
1. Jesus atendeu ao pedido dos demônios (Mc.5:10,12). Os demônios pediram, e pediram encarecidamente. Havia intensidade e urgência no pedido deles. Eles não queriam ser atormentados (Mc.5:7) nem enviados para o abismo (Lc.8:31) nem para fora do país (Mc.5:10), mas para a manada de porcos que pastava pelos montes (Mc.5.11,12). É intrigante que Jesus tenha atendido prontamente ao pedido dos demônios, e a manada de dois mil porcos precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram (Mc.5:13).
Por que Jesus atendeu aos demônios? Por cinco razões, pelo menos:
a)    Para mostrar o potencial destruidor que agia naquele homem. O gadareno não estava fingindo nem encenando. Seu problema não era apenas uma doença mental. Não se transfere esquizofrenia para uma manada de porcos. Os demônios não são seres mitológicos nem a possessão demoníaca uma fantasia. O poder que estava agindo dentro daquele homem foi capaz de matar dois mil porcos.
b)    Para revelar àquele homem que o poder que o oprimia tinha sido vencido. Assim como a ação do mal não é uma simulação, a libertação também não é apenas um efeito psicológico, mas, um fato real, concreto e perceptível. A Bíblia diz: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres" (João 8:36).
c)     Para mostrar à população de Gadara que, para Satanás, o valor de uma pessoa humana tem o mesmo valor de um porco. De fato, Satanás tem transformado muitas pessoas em porcos. Jesus está alertando aquele povo sobre o perigo de ser um escravo do pecado e do diabo.
d)    Para revelar a escala de valores dos gadarenos. Eles expulsaram Jesus, por causa dos porcos. Eles amavam mais aos porcos que a Deus e ao próximo. O deus mamom era o deus deles.
e)    Para mostrar que os demônios estão debaixo da sua autoridade. Os demônios sabem que Jesus tem poder para expulsá-los e também para mandá-los ao abismo. Alguém mais poderoso que Satanás havia chegado e os mesmos demônios que atormentavam o homem agora estão atormentados na presença de Jesus. Os demônios só podem ir para os porcos se Jesus o permitir. Eles estão debaixo do comando e autoridade de Jesus. Eles não são livres para agir fora da autoridade suprema de Jesus.
2. Jesus atendeu ao pedido dos moradores de Gadara (Mc.5:17). Os gadarenos expulsaram Jesus da sua terra. Eles amavam mais aos porcos e o dinheiro que a Jesus. Essa é a terrível cegueira materialista. Lucas registra: "Todo o povo da circunvizinhança dos gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles, pois estavam possuídos de grande medo. E Jesus, tomando de novo o barco, voltou" (Lc.8:37). Jesus não os constrangeu nem forçou sua permanência na terra deles. Sem qualquer questionamento ou palavra, entrou no barco e deixou a terra de Gadara. Os gadarenos rejeitaram Jesus, mas Jesus não desistiu deles; eles expulsaram Jesus, mas Jesus enviou para o meio deles um missionário. O Senhor não nos trata de conformidade com os nossos pecados.
3. Jesus indeferiu o pedido do salvo (Mc.5:18-20). O gadareno, agora, liberto, curado e salvo quis, por gratidão, seguir a Jesus, mas o Senhor não o permitiu. O mesmo Jesus que atendera a petição dos demónios e dos incrédulos, agora rejeita a petição do gadaremo salvo. Por quê?
a)    Porque a família precisa ser o nosso primeiro campo missionário. A família dele sabia como ninguém o que havia acontecido, e agora, poderia testificar sua profunda mudança. Não estaremos credenciados a pregar para os de fora, se ainda não testemunhamos para os da nossa própria família. Esse homem tornou-se uma luz no meio da escuridão. Ele pregou não só para a sua família, mas também para toda a região de Decápolis. Ele não apenas anunciou uma mensagem teórica, mas o que Jesus lhe fizera, a sua própria experiência. Ele era um retrato vivo do poder do evangelho, um verdadeiro monumento da graça.
b)    Porque Jesus sabe o melhor lugar onde devemos estar. Devemos submeter nossas escolhas ao Senhor. Ele sabe o que é melhor para nós. O importante é estar no centro da sua vontade. Esse homem tornou-se um dos primeiros missionários entre os gentios. Jesus saiu de Gadara, mas ele permaneceu dando um vivo e poderoso testemunho da graça e do poder de Jesus.
IV. OS PORQUEIROS
Segundo alguns estudiosos, Gadara era uma cidade que adotou a religião greco-romana, e havia um templo dedicado ao deus Zeus, na cidade. Na religião romana, o animal sagrado era o porco, que após morto e oferecido, tinha a sua carne vendida nos mercados.
1. O pedido dos demônios. Os demônios pediram a Jesus para entrar nos porcos que estavam ali.
“E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos. E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas” (Mt.8:31,32).
Por que os demônios queriam os porcos? Provavelmente, aqueles porcos seriam oferecidos no templo pagão que existia naquela cidade. O povo sacrificava ao deus Dionísio - o deus do vinho e da impureza sexual. Nesse culto, os habitantes de Gadara se embriagavam e tinham relações sexuais imorais, onde os espíritos impuros teriam nova oportunidade de capturar mais vidas. Por isso, eles pediram para habitar nos porcos.
2. O suicídio dos porcos. Mas até mesmos os porcos tiveram mais “bom senso” do que os homens daquela cidade, não permitindo ser habitação de demônios, e se precipitaram por um despenhadeiro, afogando-se no lago (Lc.8:33). O prejuízo foi grande, já que eram dois mil porcos (Mc.4:13). Com a morte dos porcos, Jesus estava permitindo que a “oferta” usada nos sacrifícios pagãos e abomináveis, fosse destruída. Jesus expulsou os demônios, juntamente com os animais usados como ofertas a esses mesmos espíritos imundos.
Jesus em si não tinha nada contra os porcos, nem mesmo no aspecto da lei dietética dada aos judeus, pois o povo de Gadara era gentio. Não há nada de errado em um gentio se alimentar da carne de porco, pois essa proibição era parte da lei que protegia os sacerdotes e os levitas do Templo de Jerusalém, contra qualquer tipo de possibilidade de contraírem doenças causadas por germes e vermes, que ocasionalmente poderiam se alojar na carne dos animais considerados impuros. A exigência, porém, era em relação ao judeu, quando entrasse no Templo. Dos gentios, nada de errado, pois a Lei Mosaica não exigia que um gentio seguisse toda a lei, da forma como os judeus seguiam. O problema estava no empoderamento que as pessoas davam e ainda dão a certas coisas, objetos ou animais; que neste caso, era para retroalimentar a prática de culto aos demônios e as relações sexuais ilícitas.
3. A fúria dos porqueiros. Os homens da cidade ficaram furiosos com Jesus, pois o “suicídio” em massa dos porcos trouxe um grande prejuízo financeiro, justamente em um “bem precioso para o culto pagão”, pois servia-se a carne desses animais, e juntamente praticava-se a imoralidade homossexual da religião greco-romana. Essas relações homossexuais eram um convite a novas possessões malignas.
Furiosos, por causa do prejuízo (Mc.5:16,17), os porqueiros pediram para Jesus se retirar de suas terras. Na concepção daquela gente, os porcos valiam mais que a vida humana. Eles se importaram mais em manter o estilo de vida pecaminoso, do que se alegrar com a libertação do homem gadareno. Como diz um certo teólogo, “os habitantes de Gadara, ao expulsarem Jesus, estavam dizendo: não perturbem nossa comodidade, preferimos que deixe as coisas como estão; não perturbem nossos bens; não perturbem nossa religião”.
Hoje não é diferente. Muitos substituem Jesus por qualquer coisa. Para alguns, hoje em dia, os animais valem muito mais do que o ser humano. Os noticiários mostram diariamente como muitos governantes tratam os imigrantes de modo inferior aos animais. Esse espírito já existia nos tempos do Novo Testamento – “Respondeu-lhe, porém, o Senhor e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi ou jumento e não o leva a beber água? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa?” (Lc.13:15,16).
CONCLUSÃO
“A possessão demoníaca é um fenômeno estarrecedor que só pode ser contido pelo poder de Jesus.  O Senhor Jesus manifestou seu poder sobre toda a natureza, sobre o vento, sobre o mar, sobre a morte, sobre as enfermidades, sobre o poder das trevas. Os demônios estremecem diante dEle. O poder de Satanás é muito limitado diante do poder de Jesus. Todos nós precisamos de Jesus, da comunhão com Ele, para dEle receber poder e assim expulsar aos demônios, pois Ele nos deu essa autoridade (Lc.10:19,20)” (LBM.CPAD).
------------
Luciano de Paula Lourenço
Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Comentário Bíblico popular (Novo Testamento) - William Macdonald.
Revista Ensinador Cristão – nº 77. CPAD.
Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.
Rev. Hernandes Dias Lopes. Como ser um vencedor na batalha espiritual.
Rev. Augustus Nicodemus Lopes. Quatro Princípios Bíblicos para se Entender a Batalha Espiritual.
Rev. Hernandes Dias Lopes. Marcos. O Evangelho dos Milagres.

Um comentário:

  1. Acompanho a muitos anos seus comentários e são esclarecedores, parabéns pelo serviço prestado ao reino de Deus.

    ResponderExcluir