quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Aula 09 – CONHECENDO A ARMADURA DE DEUS - Esboço


1º Trimestre/2019
Texto Base: Ef.6:13-20
"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes" (Ef.6:13).
EFÉSIOS 6:13-20
13-PORTANTO, TOMAI TODA A ARMADURA DE DEUS, PARA QUE POSSAIS RESISTIR NO DIA MAU E, HAVENDO FEITO TUDO, FICAR FIRMES.
14-ESTAI, POIS, FIRMES, TENDO CINGIDOS OS VOSSOS LOMBOS COM A VERDADE, E VESTIDA A COURAÇA DA JUSTIÇA,
15-E CALÇADOS OS PÉS NA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ;
16-TOMANDO SOBRETUDO O ESCUDO DA FÉ, COM O QUAL PODEREIS APAGAR TODOS OS DARDOS INFLAMADOS DO MALIGNO.
17-TOMAI TAMBÉM O CAPACETE DA SALVAÇÃO E A ESPADA DO ESPIRITO, QUE É A PALAVRA DE DEUS,
18-ORANDO EM TODO TEMPO COM TODA ORAÇÃO E SÚPLICA NO ESPIRITO E VIGIANDO NISSO COM TODA PERSEVERANÇA E SÚPLICA POR TODOS OS SANTOS
19-E POR MIM; PARA QUE ME SEJA DADA, NO ABRIR DA MINHA BOCA, A PALAVRA COM CONFIANÇA, PARA FAZER NOTÓRIO O MISTÉRIO DO EVANGELHO,
20-PELO QUAL SOU EMBAIXADOR EM CADEIAS; PARA QUE POSSA FALAR DELE LIVREMENTE, COMO ME CONVÉM FALAR.
INTRODUÇÃO
QUANDO NOS TORNAMOS CRISTÃOS, GANHAMOS UM AMIGO - O SENHOR JESUS CRISTO, MAS TAMBÉM GANHAMOS UM INIMIGO – SATANÁS. ESTE TENTA DESVIAR-NOS DO TRILHO DA MATURIDADE ESPIRITUAL E CRISTÃ, E BUSCA DESTRUIR AQUILO QUE NOS AUXILIA.
NA AULA ANTERIOR APRENDEMOS QUE NOSSA BATALHA NÃO É CONTRA CARNE NEM SANGUE, NÃO É FÍSICA, MAS ESPIRITUAL. É “CONTRA OS PRINCIPADOS, CONTRA AS POTESTADES, CONTRA OS PRÍNCIPES DAS TREVAS DESTE SÉCULO, CONTRA AS HOSTES ESPIRITUAIS DA MALDADE, NOS LUGARES CELESTIAIS” (Ef.6:12).
A BATALHA É RENHIDA E PERIGOSA. É PERIGOSA PORQUE LUTAMOS CONTRA UM INIMIGO PODEROSO E ARDILOSO.
PARA TERMOS VITÓRIA, PRECISAMOS ESTAR BEM PREPARADOS COM A ARMADURA DE DEUS. NELA O CRENTE TEM TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA SUPORTAR OS ATAQUES DE SATANÁS E SUAS HOSTES.
NESTA AULA VAMOS CONHECER A ARMADURA QUE DEUS TEM COLOCADO À NOSSA DISPOSIÇÃO PARA LUTARMOS CONTRA O NOSSO ARQUI-INIMIGO E SEUS ASSECLAS.
I. A NECESSIDADE DE SE REVESTIR DA ARMADURA DE DEUS
PAULO DIZ PARA REVESTIRMO-NOS DA ARMADURA DE DEUS, POIS HÁ UMA BATALHA, NÃO CONTRA SANGUE E CARNE, MAS SIM CONTRA O IMPÉRIO DO DIABO.
NÃO HÁ ESPAÇO PARA DESCANSAR, POIS A LUTA É RENHIDA E CONTÍNUA. A VITÓRIA DE UM DIA, NÃO GARANTE A VITÓRIA PARA O DIA SEGUINTE. DAÍ SE COMPREENDE PORQUE JESUS INSISTIU TANTAS VEZES PARA SEUS DISCÍPULOS: “VIGIAI E ORAI”.
1. O QUE SIGNIFICA A ARMADURA DE DEUS?
HÁ DUAS LINHAS DE INTERPRETAÇÃO PARA O TEXTO EM EPÍGRAFE. VEJAMOS:
A) PRIMEIRA INTERPRETAÇÃO: A ARMADURA DE DEUS SÃO QUALIDADES ÉTICAS.
ALGUNS INTÉRPRETES ENTENDEM QUE SÃO QUALIDADES ÉTICAS QUE O CRENTE TEM QUE ABRAÇAR TODO DIA E QUE IMPEDEM QUE O DIABO O VENÇA.
POR EXEMPLO, EM EF.6:14 PAULO DIZ: “ESTAI, POIS, FIRMES, TENDO CINGIDOS OS VOSSOS LOMBOS COM A VERDADE...”. OU SEJA, SE O CRENTE SEMPRE FALAR A VERDADE O DIABO NÃO VAI TER DO QUE LHE ACUSAR; O DIABO NÃO VAI MEXER COM VOCÊ, PORQUE ELE É O PAI DA MENTIRA, E VOCÊ É SEMPRE UMA PESSOA QUE DIZ A VERDADE, E VOCÊ NÃO VAI DAR BRECHA PARA O DIABO. OU COMO ESTÁ ESCRITO NO FINAL DO VERSÍCULO: “VESTIDO DA COURAÇA DA JUSTIÇA”.
JUSTIÇA”, AQUI, SIGNIFICA TRATAR A TODOS COM EQUIDADE, DAR A CADA UM O QUE É DE DIREITO SEU, SER JUSTO COM AS PESSOAS. ENTÃO, SE VOCÊ FOR UMA PESSOA JUSTA, VOCÊ ESTAR PROTEGIDO CONTRA SATANÁS.
B) SEGUNDA INTERPRETAÇÃO: A ARMADURA DE DEUS É O PRÓPRIO CRISTO E O QUE ELE CONQUISTOU NA CRUZ.
OS SEGUIDORES DESSA LINHA DE INTERPRETAÇÃO AFIRMAM QUE AS QUALIDADES QUE ESTÃO DESCRITAS EM EFÉSIO 6:11-13 NÃO SÃO VIRTUDES NOSSA, MAS É O QUE CRISTO CONQUISTOU NA CRUZ PARA NÓS, A PONTO DE QUE ALGUNS DIZEREM QUE AS ARMADURAS DESCRITAS AQUI É O PRÓPRIO CRISTO.
ENTÃO, QUANDO PAULO DIZ QUE DEVEMOS TOMAR A ARMADURA DE DEUS ELE ESTÁ DIZENDO: “SE REVISTA DE CRISTO”, PORQUE SOMENTE ASSIM VOCÊ VAI PODER RESISTIR A SATANÁS.
EM EF.6:10, ENCONTRAMOS A CHAVE QUE JUSTIFICA QUE ESTA SEGUNDA OPÇÃO É A MELHOR INTERPRETAÇÃO:
“NO DEMAIS, IRMÃOS MEUS, FORTALECEI-VOS NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER”.
NESTE TEXTO, PAULO ESTÁ DIZENDO QUE DEVEMOS NOS FORTALECER NO SENHOR. E NO VERSO 11 ELE DIZ:
“REVESTI-VOS DE TODA A ARMADURA DE DEUS, PARA QUE POSSAIS ESTAR FIRMES CONTRA AS ASTUTAS CILADAS DO DIABO”.
AQUI, PORTANTO, HÁ UM PARALELO: REVESTIR-SE DE TODA A ARMADURA DE DEUS É SE FORTALECER NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER.
LOGO, A ARMADURA DE DEUS É CRISTO E TUDO AQUILO QUE ELE CONQUISTOU PARA NÓS, A SABER, O PODER QUE VEM DELE.
POR ISSO, QUANDO O TEXTO DIZ QUE NÓS DEVEMOS NOS REVESTIR DA VERDADE”, NÃO PENSE NO SENTIDO DE OPOSIÇÃO À MENTIRA, MAS A VERDADE DE DEUS, A VERDADE MAIOR DE TODAS, JESUS CRISTO -EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE...” (JOÃO 14:6).
SÓ ESTA VERDADE, JESUS CRISTO, VAI NOS DAR PODER PARA ENFRENTAR SATANÁS E SUAS HOSTES. 
A “ARMADURA DE DEUS”, PORTANTO, PODE SER DEFINIDA COMO UM CONJUNTO DE ARMAS QUE FORMA UMA VESTIMENTA DE GUERRA, CUJO OBJETIVO É SERVIR DE BLINDAGEM PARA UM SOLDADO NO CAMPO DE BATALHA.
ASSIM, ESTAR REVESTIDO DE TODA ARMADURA DE DEUS É ESTAR REVESTIDO DO PRÓPRIO CRISTO (RM.13:14). O QUE DEVEMOS FAZER É TOMAR POSSE DESSA ARMADURA QUE É CRISTO, O SENHOR.
“PORTANTO, TOMAI TODA A ARMADURA DE DEUS, PARA QUE POSSAIS RESISTIR NO DIA MAU E, HAVENDO FEITO TUDO, FICAR FIRMES” (EF.6:13).
2. O QUE É TOMAR POSSE DA ARMADURA DE DEUS?
-SE CONSIDERARMOS A PRIMEIRA LINHA DE INTERPRETAÇÃO DA ARMADURA COMO A MAIS USUAL - OU SEJA, QUE OS ELEMENTOS ELENCADOS POR PAULO EM EF.6:114-17 SÃO QUALIDADES ÉTICAS DO CRISTÃO -, ENTÃO TEMOS QUE DESENVOLVER ISSO TODOS OS DIAS, CONTINUAMENTE.
-SE CONSIDERARMOS A SEGUNDA LINHA DE INTERPRETAÇÃO, OU SEJA, QUE ESSA ARMADURA JÁ FOI CONQUISTADA POR CRISTO NA CRUZ DO CALVÁRIO, E QUE ELE JÁ NOS DEU, ENTÃO TEMOS QUE CONSIDERAR O SEGUINTE FATO: NÓS JÁ TEMOS ESSA ARMADURA.
SENDO ESSA ARMADURA O PRÓPRIO CRISTO E O QUE ELE JÁ CONQUISTOU NA CRUZ, ENTÃO ISSO JÁ É NOSSO, DESDE A NOSSA CONVERSÃO.
O QUE NÓS TEMOS QUE FAZER É TOMAR POSSE, É NOS APROPRIARMOS DISSO. É ISSO O QUE SIGNIFICA “TOMAR A ARMADURA DE DEUS” (Ef.6:13). DEVEMOS FAZER ISSO TODO DIA EM ORAÇÃO.
NO FINAL DE EFÉSIOS 6:18, PAULO FECHA ESSE ENSINAMENTO DIZENDO QUE NÓS TEMOS QUE TOMAR ESSA ARMADURA EM ORAÇÃO (VEJA TÓPICO II A SEGUIR).
3. POR QUE DEVEMOS NOS REVESTIR DA ARMADURA DE DEUS?
a)  PORQUE O INIMIGO NÃO DORME, MAS SEMPRE ESTÁ PLANEJANDO OS SEUS ATAQUES.
QUANDO O REI EZEQUIAS FOI AMEAÇADO PELO REI SENAQUERIBE, EZEQUIAS PROFERIU AS SEGUINTES PALAVRAS DE MOTIVAÇÃO: “ESFORÇAI-VOS E TENDE BOM ÂNIMO; NÃO TEMAIS, NEM VOS ESPANTEIS POR CAUSA DO REI DA ASSÍRIA, NEM POR CAUSA DE TODA A MULTIDÃO QUE ESTÁ COM ELE, PORQUE HÁ UM MAIOR CONOSCO DO QUE COM ELE” (2CR.32:7).
PARA MOSTRAR A MESMA CONVICÇÃO DO REI EZEQUIAS PRECISAMOS NOS REVESTIR DE TODA A ARMADURA DE DEUS PARA ENFRENTARMOS AS HOSTES ESPIRITUAIS DA MALDADE.
O APÓSTOLO PAULO DISSE: “A NOITE É PASSADA, O DIA É CHEGADO. REJEITEMOS, POIS, AS OBRAS DAS TREVAS E VISTAMO-NOS DAS ARMAS DA LUZ” (RM.13:12).
b)  PORQUE JESUS É O MAIS VALENTE. EM LC.11:21,22, JESUS DISSE:
“QUANDO O VALENTE GUARDA, ARMADO, A SUA CASA, EM SEGURANÇA ESTÁ TUDO QUANTO TEM. MAS, SOBREVINDO OUTRO MAIS VALENTE DO QUE ELE E VENCENDO-O, TIRA-LHE TODA A ARMADURA EM QUE CONFIAVA E REPARTE OS SEUS DESPOJOS”. JESUS CRISTO É O MAIS VALENTE, QUE DESARMOU A SATANÁS E NOS LIBERTOU DO IMPÉRIO DAS TREVAS (CL.1:13,14).
c)  PORQUE A ARMADURA DE DEUS É MAIS PODEROSA.
EM 2CO.10:4, PAULO AFIRMA QUE “AS ARMAS DA NOSSA MILÍCIA NÃO SÃO CARNAIS, MAS, SIM, PODEROSAS EM DEUS, PARA DESTRUIÇÃO DAS FORTALEZAS”.
d)  PORQUE O SENHOR JESUS CRISTO NOS DAR PODER. EM LUCAS 10:19, O SENHOR JESUS DISSE:
“EIS QUE VOS DOU PODER PARA PISAR SERPENTES, E ESCORPIÕES, E TODA A FORÇA DO INIMIGO, E NADA VOS FARÁ DANO ALGUM”.
PORTANTO, TEMOS DE NOS REVESTIR DA ARMADURA DO QUE É MAIS VALENTE E MAIS FORTE, JESUS CRISTO.
“E, DESPOJANDO OS PRINCIPADOS E POTESTADES, OS EXPÔS PUBLICAMENTE E DELES TRIUNFOU EM SI MESMO” (CL.2:15).
e)  PORQUE A BATALHA CONTRA O PECADO É RENHIDA.
A BÍBLIA SE REFERE A LUTA CONTRA O PECADO COMO UMA BATALHA, E ISTO PODE NOS CAUSAR GRANDES SOFRIMENTOS. PORÉM, NÃO ENTRAMOS INDEFESOS NA BATALHA. DEUS NOS EQUIPA COM A SUA "ARMADURA COMPLETA" (EF.6:13).
DEUS NÃO PROMETE LIVRAR-NOS DA BATALHA, MAS SIM LIVRAR-NOS PELA BATALHA.
f)    POR CAUSA DOS DESEJOS CARNAIS. EM ROMANOS 13:14, PAULO NOS ACONSELHA, DIZENDO:
“REVESTI-VOS DO SENHOR JESUS CRISTO E NÃO TENHAIS CUIDADO DA CARNE EM SUAS CONCUPISCÊNCIAS”.
g) PARA ESTARMOS FIRMES CONTRA AS ASTUTAS CILADAS DO DIABO.
EM EFÉSIOS 6:11, PAULO NOS ORIENTA E NOS ACONSELHA, DIZENDO:
“REVESTI-VOS DE TODA A ARMADURA DE DEUS, PARA QUE POSSAIS ESTAR FIRMES CONTRA AS ASTUTAS CILADAS DO DIABO”.
h) PARA RESISTIRMOS NO DIA MAU.
EM EF.6:13, PAULO NOS ADVERTE:
“PORTANTO, TOMAI TODA A ARMADURA DE DEUS, PARA QUE POSSAIS RESISTIR NO DIA MAU E, HAVENDO FEITO TUDO, FICAR FIRMES”.
4. NÃO SUBESTIME O INIMIGO.
QUANTAS VITÓRIAS ANTECIPADAS NÃO SE TRANSFORMARAM EM DERROTA PORQUE O INIMIGO FOI SUBESTIMADO. JOSUÉ SUBESTIMOU OS HABITANTES DA CIDADE DE AI E FOI DERROTADO.
NÃO PODEMOS NOS ESQUECER QUE LUTAMOS COM UM PODER QUE AGE SUTILMENTE, SEM QUE PERCEBAMOS, E QUE ATUA PARA DERROTAR E ENVERGONHAR O SERVO DE DEUS.
O APÓSTOLO PAULO ADVERTE: “E NÃO É DE ADMIRAR, PORQUE O PRÓPRIO SATANÁS SE TRANSFORMA EM ANJO DE LUZ” (2CO.11:14).
PAULO DIZ EM 1TS.2:18: “POR ISSO, QUISEMOS IR ATÉ VÓS (PELO MENOS EU, PAULO, NÃO SOMENTE UMA VEZ, MAS DUAS); CONTUDO, SATANÁS NOS BARROU O CAMINHO”.
É BEM VERDADE QUE O INIMIGO JÁ ESTÁ DERROTADO – “E O DEUS DA PAZ, EM BREVE, ESMAGARÁ DEBAIXO DOS VOSSOS PÉS A SATANÁS” (RM.16:20) -, MAS ELE CONTINUA AGINDO.
O APÓSTOLO PAULO ESCREVENDO AOS CORÍNTIOS ADVERTE: “...PARA QUE NÃO SEJAMOS VENCIDOS POR SATANÁS, PORQUE NÃO IGNORAMOS OS SEUS ARDIS” (2CO.2:10,11).
II. EQUIPAMENTOS DA ARMADURA DE DEUS
O APÓSTOLO PAULO LISTOU SEIS EQUIPAMENTOS IMPRESCINDÍVEIS PARA ENTRARMOS NA PELEJA CONTRA O INIMIGO DE NOSSAS ALMAS. VEJAMOS A ANÁLISE DE CADA UM.
1. A VERDADE, COMO CINTO (EF.6:14).
“ESTAI, POIS, FIRMES, TENDO CINGIDOS OS VOSSOS LOMBOS COM A VERDADE...”.
A “VERDADE”, AQUI, É COMO FOSSE UM CINTO. É O PRIMEIRO EQUIPAMENTO DA ARMADURA DE DEUS.
O CINTO ERA A PEÇA MAIS IMPORTANTE DA ARMADURA DO SOLDADO ROMANO; COBRIA TODA A PARTE DO ABDOME; ERA O SUPORTE DO RESTANTE DA ARMADURA. TUDO ERA SUPORTADO PELO CINTO.
NÃO É DE ESTRANHAR QUE PAULO COMEÇA DIZENDO QUE A “VERDADE” É O “CINTO” DA ARMADURA DE DEUS. ESSA VERDADE É O EVANGELHO QUE DEUS REVELOU.
ESSA “VERDADE” É A PORTA DE ENTRADA PARA A MATURIDADE CRISTÃ - “CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ” (JOÃO 8:32).
E COMO ISSO NOS PROTEGE CONTRA SATANÁS?
A ARMA MAIOR DE SATANÁS É O ERRO RELIGIOSO. UMA VEZ QUE VOCÊ CONHECE A “VERDADE”, QUE VOCÊ SE APODEROU DA VERDADE DO EVANGELHO EM CRISTO JESUS, ENTÃO VOCÊ ESTÁ EM CONDIÇÃO DE SE DEFENDER DAS MENTIRAS, DAS HERESIAS, DO ERRO RELIGIOSO QUE É APRESENTADO POR SATANÁS, ÀS VEZES DE FORMA MUITA ATRATIVA, ATRAVÉS DE PESSOAS PREPARADAS PARA LUDIBRIAR OS INCAUTOS, E ATÉ MESMO PESSOAS CRISTÃS COM GRANDE EXPERIÊNCIA NO CAMINHO.
MAS, AQUELE QUE CONHECE A “VERDADE”, SATANÁS NÃO TEM O PODER DE DERRUBÁ-LO.
COMO ME APROPRIO DESSA “VERDADE”? COMO E QUANDO VOU OBEDECER A ESSA ORDEM - “CINGI-VOS DA VERDADE”?
  • TODO DIA ENCHENDO A NOSSA CABEÇA COM ESSA VERDADE; MEDITANDO NESSA “VERDADE”, QUE É CRISTO.
  • MEDITANDO NAS GRANDES PROMESSAS DO EVANGELHO.
  • CRENDO NESSAS COISAS.
  • DELEITANDO-SE NAS VERDADES ESPIRITUAIS.
AGINDO DESTA MANEIRA, ESTAREMOS CINGINDO OS NOSSOS LOMBOS COM A VERDADE.
AGINDO ASSIM, ESSA “VERDADE” SE TORNA O “CINTO” QUE PROTEGE O NOSSO “ABDOME”, DE ONDE ESTÃO LIGADOS OS OUTROS EQUIPAMENTOS DA ARMADURA DE DEUS.
2. COURAÇA DA JUSTIÇA (EF.6:14).
“...E VESTIDA A COURAÇA DA JUSTIÇA”.
A COURAÇA ERA UMA ARMADURA DEFENSIVA EM FORMA DE UM MANTO DE FERRO FEITO DE COURO, TIRAS DE METAL OU ESCAMAS DE BRONZE (1SM.17:5).
SUA FUNÇÃO ERA PROTEGER O PESCOÇO, O PEITO, OS OMBROS, O ABDOME E AS COSTAS. DEPENDENDO DA ÉPOCA E DA CIVILIZAÇÃO, A COURAÇA CHEGAVA ATÉ À COXA.
NO SOLDADO ROMANO, A COURAÇA COBRIA O PEITO DELE, ERA FIRMADO NO CINTO, NO QUAL ELE ESTAVA CINGIDO, E ERA PROTEÇÃO PARA ÓRGÃOS VITAIS. GERALMENTE, ERA PROTEÇÃO CONTRA OS GOLPES QUE PODERIAM SER FATAIS.
NESTE TEXTO, O APÓSTOLO PAULO USA A COURAÇA COMO METÁFORA PARA ILUSTRAR A DEFESA ESPIRITUAL COMO "COURAÇA DA JUSTIÇA".
“JUSTIÇA”, AQUI, NÃO É UM ATRIBUTO ÉTICO, MAS É A JUSTIÇA DE DEUS PELA FÉ EM CRISTO JESUS; É A JUSTIÇA COM A QUAL DEUS JUSTIFICA PECADORES COMO NÓS; É A JUSTIFICAÇÃO, QUE FUNCIONA COMO UMA COURAÇA.
PAULO COMPARA A JUSTIÇA DE DEUS EM CRISTO JESUS, OU A JUSTIFICAÇÃO, A UMA COURAÇA.
E ESSA COMPARAÇÃO É MUITA PERFEITA, PORQUE UMA VEZ QUE VOCÊ FOI JUSTIFICADO EM CRISTO, DIARIAMENTE VOCÊ TEM QUE SE LEMBRAR DISSO. EIS UMA DECLARAÇÃO DO PRÓPRIO PAULO, EM ROMANOS 8:31-33:
“QUE DIREMOS, POIS, A ESTAS COISAS? SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS? AQUELE QUE NEM MESMO A SEU PRÓPRIO FILHO POUPOU, ANTES, O ENTREGOU POR TODOS NÓS, COMO NOS NÃO DARÁ TAMBÉM COM ELE TODAS AS COISAS? QUEM INTENTARÁ ACUSAÇÃO CONTRA OS ESCOLHIDOS DE DEUS? É DEUS QUEM OS JUSTIFICA”.
É MARAVILHOSO SE LEMBRAR DISSO, QUANDO UM MONTE DE ACUSAÇÕES CHEGA À NOSSA CABEÇA, QUANDO DIZEM: VOCÊ NÃO PRESTA; VOCÊ COMETEU O MESMO ERRO DE NOVO; VOCÊ NÃO TEM JEITO; VOCÊ É UM DESGRAÇADO SEM NENHUMA VALIA; VOCÊ É UM DESASTRE; VOCÊ É UM CRENTE SEM NENHUM MÉRITO; DEUS JAMAIS VAI ACEITAR VOCÊ.
E VÁRIOS OUTROS ADJETIVOS DESQUALIFICATIVOS, QUE CHEGAM À SUA MENTE PARA VOCÊ DESISTIR DE SUA FÉ, SE DESVIAR DO CAMINHO DO SENHOR E ABANDONAR DE VEZ A CRISTO.
VOCÊ SABE QUAL A RESPOSTA PARA TODAS ESSAS ACUSAÇÕES? A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
QUANDO TUDO ISSO VIER À SUA MENTE COMO UM TORPEDO, VOCÊ DIRÁ: É VERDADE, EU NÃO PRESTO MESMO; SOU UM PECADOR, NÃO MEREÇO A SALVAÇÃO; SOU FRACO E NÃO CONSIGO FICAR SOZINHO SEM PECAR. TODAVIA, DEUS ME ACEITA NÃO COM BASE NOS MEUS MÉRITOS, MAS PELA JUSTIÇA DE CRISTO.
QUEM ME CONDENARÁ? PORQUE A JUSTIÇA NÃO É MINHA, MAS É DO FILHO DE DEUS, QUE NA CRUZ DO CALVÁRIO SE ENTREGOU POR MIM, QUE CUMPRIU A LEI DE DEUS DE MANEIRA PERFEITA, QUE OFERECEU UM SACRIFÍCIO PERFEITO PELOS MEUS PECADOS.
É ASSIM, PORTANTO, QUE NÓS TOMAMOS A “JUSTIÇA” COMO UMA COURAÇA: PARA NOS DEFENDER DOS ATAQUES DO DIABO, DO VIL ACUSADOR DA NOSSA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA.
MUITA GENTE SOFRE POR CAUSA DE CULPAS, OU SEJA, DE CULPAS RUIM, DE CULPAS ERRADAS.
A CULPA APROPRIADA É BOA, PORQUE VAI LEVAR VOCÊ AO ARREPENDIMENTO.
SE VOCÊ PECOU É BOM QUE VOCÊ SE SINTA CULPADO. SE VOCÊ NÃO SE SENTIR CULPADO QUANDO COMETE ALGUM PECADO DE FORMA DELIBERADA E CONSCIENTE, ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA.
SER CRENTE É ISSO: É NÃO CONSEGUIR PECAR SEM SENTIR CULPADO; É PECAR E IMEDIATAMENTE A NOSSA MENTE, NOSSO CORAÇÃO, ACUSAR QUE ESTAMOS EM PECADO E QUE PRECISAMOS DO PERDÃO DE DEUS IMEDIATAMENTE.
SE VOCÊ NÃO SENTIR NENHUMA CULPA, ACHAR QUE O ERRO COMETIDO CONTRA DEUS NÃO VAI LHE CAUSAR NENHUM IMPEDIMENTO PARA TER COMUNHÃO COM DEUS, PROVAVELMENTE, VOCÊ PRECISA SE CONVERTER, E FAÇA ISSO COM MUITA URGÊNCIA, POIS É UM FORTE INDICATIVO DE QUE A SUA MENTE ESTÁ SENDO CAUTERIZADA E NÃO SENTE MAIS A PRESENÇA DO PECADO SOBRE A SUA VIDA. É UM FORTE INDICATIVO DE QUE VOCÊ ESTÁ NA ANTESSALA DA APOSTASIA.
DEVEMOS NOS LEMBRAR, DIARIAMENTE, DA OBRA REDENTORA DE CRISTO JESUS NA CRUZ DO CALVÁRIO POR NÓS, E QUE PELO SEU SANGUE NOS JUSTIFICOU.
SE SATANÁS NOS ACUSAR DE QUE SOMOS FRACOS E SUSCETÍVEIS A ERROS, LEMBREMOS DE QUE O SANGUE DE CRISTO NOS PURIFICA DE TODO PECADO.
DEVEMOS AGRADECER A DEUS, DIARIAMENTE, PELO GRANDE BENEFÍCIO QUE JESUS NOS OUTORGOU: A JUSTIFICAÇÃO. É ASSIM QUE DEVEMOS TOMAR ESSA ARMADURA DE DEUS, QUE É A “COURAÇA DA JUSTIÇA”.
3. PAZ DO EVANGELHO, COMO SAPATO.
“E CALÇADOS OS PÉS NA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ” (EF.6:15).
O CALÇADO DO SOLDADO ROMANO ERA UMA SEMIBOTA ENTRELAÇADA DE UM SOLADO DE COURO DURO, QUE TINHA COMO OBJETIVO EVITAR OS OBJETOS PONTIAGUDOS QUE OS INIMIGOS JOGAVAM NO CAMPO DE BATALHA.
ACONTECIA QUE, ÀS VEZES, O SOLDADO CORRIA DESCALÇO E OS INIMIGOS JOGAVAM OBJETOS PONTIAGUDOS E AQUILO FERIA OS PÉS DO SOLDADO PREJUDICANDO A SUA EFICÁCIA NA BATALHA.
PARA QUE ELE PUDESSE CORRER NO CAMPO DE BATALHA COM SEGURANÇA E COM FIRMEZA AO ENCONTRO DO INIMIGO OU SE DEFENDER, ELE PRECISAVA ESTAR CALÇADO E PROTEGIDO.
NA BATALHA ESPIRITUAL, NÓS, SOLDADOS DE CRISTO, PRECISAMOS ESTAR CALÇADOS COM O SAPATO DO EVANGELHO DA PAZ.
-A PAZ QUE O EVANGELHO PRODUZ FUNCIONA COMO UMA PREPARAÇÃO PARA O COMBATE, COMO OS SAPATOS QUE O SOLDADO ROMANO COLOCAVA ANTES DE ENTRAR NO CAMPO DE BATALHA. ENTÃO, ESSA “PAZ” QUE O EVANGELHO TRAZ É COMPARADA COM ESSE SAPATO QUE O SOLDADO COLOCAVA NO INICIO DO CONFLITO.
-ESSA “PAZ” É AQUELA PRODUZIDA PELO EVANGELHO. ESTE EVANGELHO QUE É A BOA NOTICIA DE QUE DEUS NOS AMOU E QUE DEU O SEU FILHO PARA MORRER PELOS NOSSOS PECADOS, E QUE PELA FÉ EM CRISTO EU SOU PERDOADO, E QUE AGORA TENHO PAZ COM DEUS.
-DEUS NÃO É MAIS MEU INIMIGO. IMAGINE VOCÊ INDO PARA UMA GUERRA CONTRA O DIABO, E ALÉM DO DIABO TER DEUS COMO INIMIGO! NÃO HÁ NENHUMA POSSIBILIDADE DE GANHAR ESSA GUERRA. ENTÃO, SE VOCÊ VAI PARA A BATALHA CONTRA SATANÁS, VOCÊ PRECISA ESTAR EM PAZ COM DEUS, VOCÊ PRECISA TER DEUS AO SEU LADO. É O EVANGELHO QUE RECONCILIA VOCÊ COM DEUS, E AÍ VOCÊ TEM CONDIÇÃO DE ENFRENTAR O DIABO E OS SEUS ARDIS.
QUE SITUAÇÃO TERRÍVEL, DO HOMEM SEM DEUS! COMO ELE ESCAPARÁ DA CONDENAÇÃO ETERNA E DA DESTRUIÇÃO, SEM CRISTO? ESSA PESSOA PRECISA TER PAZ COM DEUS ATRAVÉS DO EVANGELHO QUE VAI FUNCIONAR COMO AS SANDÁLIAS COM AS QUAIS ELE VAI PODER CORRER NO CAMPO DE BATALHA E ENFRENTAR O INIMIGO. SEM ISSO, A PESSOA ESTARÁ PERDIDA, NÃO SOMENTE PORQUE NÃO TERÁ FORÇAS CONTRA O DIABO, MAS TAMBÉM PORQUE NÃO TEM PAZ COM DEUS.
4. A FÉ EM CRISTO, COMO ESCUDO.
“TOMANDO SOBRETUDO O ESCUDO DA FÉ, COM O QUAL PODEREIS APAGAR TODOS OS DARDOS INFLAMADOS DO MALIGNO” (EF.6:16).
O “ESCUDO” QUE PAULO SE REFERE AQUI É UM ESCUDO QUADRADO, MUITO POPULAR NOS FILMES DE HOLLYWOOD, QUANDO EM MOMENTOS DE CONFLITO OS SOLDADOS SE JUNTAM E FORMA UMA GRANDE PROTEÇÃO CONTRA FLECHAS, LANÇAS, ETC.
A PALAVRA “ESCUDO”, AQUI, VEM DA PALAVRA “PORTA”, NO GREGO; OU SEJA, AQUELE OBSTÁCULO QUADRADO QUE NÃO DEIXAVA PASSAR NADA.
ESSE ESCUDO DO SOLDADO ERA FORMADO DE UMA DUPLA FOLHA DE MADEIRA PARA IMPEDIR QUE A FLECHA INCENDIÁRIA NÃO ATINGISSE O ALVO, O SOLDADO.
TAMBÉM, ESSE ESCUDO ERA FORMADO DE PELE DE ANIMAIS PARA ENFRENTAR OS DARDOS INCENDIÁRIOS, QUE ERAM ARMAS TERRÍVEIS NAQUELA ÉPOCA.
ESSE TIPO DE ESCUDO ERA GRANDE, E QUE SERVIA PARA APAGAR AS SETAS INCENDIÁRIAS. COMO O ESCUDO DE PELE ERA MOLHADO, ENTÃO A FLECHA INCENDIÁRIA BATIA NO ESCUDO E APAGAVA.
COMO SE APLICA ISSO NA NOSSA VIDA ESPIRITUAL? O QUE FUNCIONA COMO ESCUDO QUE APAGA AS SETAS DO MALIGNO? PAULO DIZ QUE É A FÉ (EF.6:16). MAS, FÉ EM QUE?
FÉ É O ATO DE VOCÊ CRER, É A CAPACIDADE DE VOCÊ CONFIAR EM ALGUÉM OU EM ALGUMA COISA. MAS, O QUE VAI FAZER A DIFERENÇA NÃO É O FATO DE VOCÊ CRER, MAS NAQUILO EM QUE VOCÊ CRER.
POR EXEMPLO, SE VOCÊ CRER NUMA MENTIRA, VOCÊ VAI PARA O INFERNO MESMO TENDO FÉ. PORQUE O QUE SALVA NÃO É O FATO DE QUE VOCÊ TEM FÉ, MAS AQUILO EM QUE VOCÊ CRÊ.
QUEM SALVA É CRISTO, E SE VOCÊ TEM FÉ EM CRISTO, VOCÊ SERÁ SALVO.
SE VOCÊ TEM FÉ NOS ÍDOLOS, NOS DEUSES PAGÃOS, OU É ATEU, VOCÊ VAI PARA O INFERNO, PORQUE NENHUMA DESSAS COISAS SALVA. SÓ QUEM SALVA É JESUS CRISTO.
ENTÃO, QUANDO PAULO FALA DA “FÉ” COMO ESCUDO, ELE ESTÁ FALANDO DA FÉ EM CRISTO JESUS, NO EVANGELHO, NA VERDADE.
EM ROMANOS 10:17, PAULO DIZ QUE “A FÉ VEM PELO OUVIR, E O OUVIR PELO PALAVRA DE DEUS”.
COMO E QUANDO NÓS DEVEMOS NOS REVESTIR DESTE EQUIAPAMENTO DA ARMADURA DE DEUS? DIARIAMENTE NÓS TEMOS QUE EXERCITARMOS A NOSSA FÉ.
TODO DIA: EM ORAÇÃO, MEDITANDO NA PALAVRA DE DEUS; ENCHENDO A NOSSA MENTE DA PALAVRA DE DEUS; OBSERVANDO AS GRANDES PROMESSAS DA PALAVRA DE DEUS; OBSERVANDO O SOBRENATURAL DE DEUS.
QUANDO FAZEMOS ASSIM, A FÉ BROTA E SE FORTALECE COMO UMA ROCHA.
MUITAS PESSOAS DIZEM: “NÃO TENHO FÉ; A MINHA FÉ É MUITA PEQUENA”. PERGUNTO, ENTÃO: VOCÊ LÊ A BÍBLIA TODO DIA? VOCÊ ORA TODO DIA? VOCÊ TEM UM MOMENTO A SÓS COM DEUS TODO DIA? OU NÃO TEM TEMPO PORQUE AS COISAS SECULARES NÃO DEIXAM?
SE VOCÊ É ASSIM, ENTÃO FICA DIFÍCIL TER FÉ COMO ESCUDO. SENDO ASSIM, VOCÊ ESTÁ ALTAMENTE VULNERÁVEL ÀS CILADAS DO DIABO. LEMBRE-SE, A FÉ É COMO UM MÚSCULO, VOCÊ TEM QUE EXERCITÁ-LA, SENÃO ELA VAI FICAR ATROFIADA.
É VÁLIDO DIZER QUE O QUE DESPERTA A FÉ NÃO SÃO OS OBJETOS TANGÍVEIS, COMO ALGUMAS IGREJAS DE LIBERTAÇÃO DIZEM POR AÍ! MAS É A PALAVRA DE DEUS QUE DESPERTA A NOSSA FÉ.
POR ISSO, DEVEMOS CONSTANTEMENTE GASTAR TEMPO EM ORAÇÃO, EM LER E MEDITAR NA PALAVRA DE DEUS. E À MEDIDA QUE FAZEMOS ISSO A NOSSA FÉ CRESCE, A CONFIANÇA EM CRISTO SE ROBUSTECE, FÉ ESTA QUE VAI NOS DAR CORAGEM, OUSADIA, CONFIANÇA E PROTEÇÃO DOS DARDOS INFLAMADOS DO INIMIGO.
5. CAPACETE DA SALVAÇÃO.
“TOMAI TAMBÉM O CAPACETE DA SALVAÇÃO...” (EF.6:17).
SE O SOLDADO ROMANO FOSSE FERIDO NA CABEÇA, FICAVA IMPOSSIBILITADO DE ATUAR NO CONFLITO. POR ISSO, O CAPACETE ERA PEÇA INDISPENSÁVEL DA INDUMENTÁRIA DO SOLDADO. ERA FEITO DE COURO E PEÇAS DE METAL.
O CAPACETE REPRESENTA A SALVAÇÃO QUE NOS É DADA EM CRISTO JESUS.
A SALVAÇÃO JÁ NOS FOI DADO EM CRISTO, MAS VOCÊ TEM CERTEZA DELA?
CRENTES INCERTOS, INSEGUROS, SÃO COMO SOLDADOS VACILANTES QUE NÃO SABEM O QUE VÃO FAZER; ELES NÃO TÊM CORAGEM PARA PROSSEGUIR.
MAS, UM CRENTE QUE ESTÁ SEGURO DE SUA SALVAÇÃO EM CRISTO É COMO UM SOLDADO QUE ESTÁ PRONTO PARA BATALHAR CONTRA O INIMIGO; ELE É OUSADO, NÃO TEME A NADA, POIS TEM CERTEZA DA SALVAÇÃO.
INFELIZMENTE, FALTA ESTA CERTEZA EM MUITOS QUE CRISTÃOS DIZEM SER.
QUAIS OS FATORES QUE PODEM LEVAR O CRENTE A PERDER A CERTEZA DA SALVAÇÃO?
Ø  A CONSCIÊNCIA FERIDA POR ALGUM PECADO.
Ø  DOUTRINAS ERRADAS, QUE ESTIMULAM O CRENTE A ACREDITAR QUE NÃO É SALVO, E QUE SÓ SERÃO SALVOS APENAS UM PUNHADO DE PESSOAS, CHEGANDO ATÉ MESMO A DIZER QUE SOMENTE 144 MIL SERÃO SALVOS. SE VOCÊ ACREDITAR NISSO, QUE GRAÇA TEM EM PERMANECER FIEL E TOMAR A ARMADURA DE DEUS?
SE VOCÊ RECEBEU JESUS COMO SEU ÚNICO E SUFICIENTE SENHOR E SALVADOR, PERMANECE FIEL NOS CAMINHOS DO SENHOR, ESTÁ EM COMUNHÃO COM ELE, ENTÃO, NÃO TENHA DUVIDA: VOCÊ É SALVO, APESAR DOS NOSSOS DEFEITOS.
“PELA GRAÇA SOIS SALVOS, MEDIANTE A FÉ; E ISTO NÃO VEM DE VÓS; É DOM DE DEUS” (EF.2:8).
Ø  SATANÁS. ESTE PODE ABALAR O CRENTE QUANTO À CERTEZA DA SALVAÇÃO. ELE ATACA O CRENTE NISSO. ÁS VEZES VEM A OPRESSÃO, VEM PROVAÇÕES, VEM TREVAS, VEM CONFUSÃO NA CABEÇA, E A INCREDULIDADE CRESCE NO CORAÇÃO DO CRENTE E ELE FICA SEM SABER DIREITO O RUMO CERTO. ELE FICA DUVIDANDO E QUESTIONANDO ATÉ MESMO DA BÍBLIA, DA EXISTÊNCIA DE DEUS E DAS COISAS EM QUE ELE ACREDITA. A RECOMENDAÇÃO DE PAULO É CONTUNDENTE: “NÃO DÊS LUGAR AO DIABO” (EF.4:27).
PORTANTO, CRENTE QUE NÃO TEM CERTEZA DA SALVAÇÃO ETERNA SE TORNA INSTÁVEL COMO SOLDADO VACILANTE NO MEIO DE UMA BATALHA.
ISTO PODE TRAZER DIFICULDADES PARA OS OUTROS QUE PRECISAM AVANÇAR E QUE PRECISAM DO APOIO DELE, QUE PRECISAM DO SUPORTE DELE, DA AJUDA DELE. MAS, INFELIZMENTE, ELE ESTÁ LUTANDO COM ELE MESMO, E, PORTANTO, NÃO TEM ESTA CONDIÇÃO DE SE ENGAJAR.
A CERTEZA DA SALVAÇÃO, PORTANTO, FUNCIONA COMO UM CAPACETE QUE PROTEGE A NOSSA CABEÇA, A NOSSA MENTE.
É NA MENTE QUE A BATALHA É TRAVADA. É NA MENTE QUE SATANÁS VAI ATACAR, EXATAMENTE PARA TIRAR VOCÊ DE SUA SEGURANÇA E TRANQUILIDADE. ESSA FOI A ESTRATÉGIA PELA QUAL SATANÁS DERROTOU EVA.
O CRENTE QUE ESTUDA AS ESCRITURAS SAGRADAS E ESTÁ FIRMADO NA PALAVRA DE DEUS NÃO CEDE ÀS PROPOSTAS SEDUTORAS DO DIABO FACILMENTE, POIS ELE TEM O CAPACETE DA SALVAÇÃO.
QUANDO O CRENTE TEM A MENTE DE CRISTO (1Co.2:16), SATANÁS NÃO PODE LEVÁ-LO A FRACASSAR.
6.  A PALAVRA DE DEUS, COMO A ESPADA DO ESPÍRITO.
“TOMAI TAMBÉM... A ESPADA DO ESPÍRITO, QUE É A PALAVRA DE DEUS” (EF.6:18).
HAVIA DOIS TIPOS DE ESPADA QUE ERAM USADOS PELO SOLDADO ROMANO: UMA ESPADA COMPRIDA, QUE NÃO É A QUE PAULO MENCIONA AQUI; E UMA ESPADA CURTA, QUE ERA LEVADA NA CINTURA, QUE OS SOLDADOS USAVAM PARA DEFESA EM UMA LUTA CORPO A CORPO. ESTA ESPADA É A QUE PAULO MENCIONA AQUI.
ESPIRITUALMENTE FALANDO, ESSA ESPADA REPRESENTA A PALAVRA DE DEUS.
A MELHOR ILUSTRAÇÃO SEJA A TENTAÇÃO DE JESUS NO DESERTO. JESUS FOI LEVADO PARA O DESERTO PARA SER PROVADO/TENTADO.
PRIMEIRA TENTAÇÃO: “SE TU ÉS O FILHO DE DEUS, MANDE QUE ESTAS PEDRAS SE TORNEM EM PÃES” (MT.4:3). “ELE, PORÉM, RESPONDENDO, DISSE: ESTÁ ESCRITO: NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM, MAS DE TODA A PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS” (MT.4:4).
ASSIM FOI COM A SEGUNDA E A TERCEIRA TENTAÇÃO. TODAS ELAS JESUS RESPONDEU DIZENDO: “ESTÁ ESCRITO”.
NA BATALHA ESPIRITUAL, ISTO É O QUE SIGNIFICA A “ESPADA DO ESPÍRITO”, QUE É A PALAVRA DE DEUS; É VOCÊ RESPONDER AS DÚVIDAS, QUESTIONAMENTOS, REPELIR A MENTIRA, AS ACUSAÇÕES, A CULPA COM: “ESTÁ ESCRITO”.
COMO, ENTÃO, O CRENTE VAI RESPONDER “ESTAR ESCRITO” SE ELE NÃO CONHECER A BÍBLIA SAGRADA, QUE É A ESPADA DO ESPÍRITO?
QUANDO VOCÊ FOR INTERPELADO A RESPEITO DA SALVAÇÃO, DO PECADO, DAS SITUAÇÕES ADVERSAS DA VIDA, DO MUNDO ESPIRITUAL, VOCÊ TEM CONDIÇÃO DE DIZER “ESTÁ ESCRITO”?
SE NÃO ESTUDAR E MEDITAR NA PALAVRA DE DEUS VOCÊ ESTARÁ VULNERÁVEL DIANTE DAS VICISSITUDES E INTEMPÉRIES, DIANTE DAS ASTUTAS CILADAS DE SATANÁS.
SEM O CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS, SEM MATURIDADE ESPIRITUAL, VOCÊ SERÁ UMA PRESA FÁCIL NUM EMBATE CONTRA O PODEROSO INIMIGO DE NOSSAS ALMAS.
VOCÊ SABE POR QUE TANTOS CRENTES SE DESVIAM DA FÉ, CAI DIANTE DO INIMIGO? PORQUE NÃO SABEM DIZER ONDE “ESTÁ ESCRITO” E O QUE “ESTÁ ESCRITO”.
MUITAS TENTAÇÕES, ACUSAÇÕES FALSAS, MENTIRAS, CONSTANTEMENTE NOS VEM À NOSSA MENTE PARA NOS PERTURBAR E NOS ENFRAQUECER, E SEM A ESPADA DO ESPÍRITO, QUE É A PALAVRA DE DEUS, NÃO TEMOS ARGUMENTOS PARA NOS DEFENDER.
OBSERVE QUE A ESPADA DO ESPÍRITO É ARMA DE ATAQUE. VENCEMOS OS ATAQUES DO DIABO E TRIUNFAMOS SOBRE ELE POR MEIO DA PALAVRA. É PELA PALAVRA QUE OS CATIVOS SÃO LIBERTOS. A PALAVRA É PODEROSA, VIVA E EFICAZ.
MOISÉS QUIS LIBERTAR OS ISRAELITAS DO EGITO COM A ESPADA DO HOMEM CARNAL E FRACASSOU, MAS QUANDO USOU A ESPADA DO ESPÍRITO O POVO FOI LIBERTO.
PEDRO QUIS DEFENDER A CRISTO COM A ESPADA HUMANA E FRACASSOU, MAS QUANDO BRANDIU A ESPADA DO ESPÍRITO, MULTIDÕES SE RENDERAM A CRISTO.
INFELIZMENTE, HÁ MULTIDÕES DE CRENTES MAIS COMPROMETIDOS COM AS MÍDIAS SOCIAIS DO QUE COM A PALAVRA DE DEUS. ISSO É LAMENTÁVEL!
QUE POSSAMOS DIZER COMO O SALMISTA:
“ESCONDI A TUA PALAVRA NO MEU CORAÇÃO PARA EU NÃO PECAR CONTRA TI” (SL.119:11).
“LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS É TUA PALAVRA E LUZ, PARA O MEU CAMINHO” (Sl.119:105).
“OH! QUANTO AMO A TUA LEI! É A MINHA MEDITAÇÃO EM TODO O DIA!” (SL.119:97).
“TENHO MAIS ENTENDIMENTO DO QUE TODOS OS MEUS MESTRES, PORQUE MEDITO NOS TEUS TESTEMUNHOS” (SL.119:99).
“SOU MAIS PRUDENTE DO QUE OS VELHOS, PORQUE GUARDO OS TEUS PRECEITOS” (SL.119:100).
III. ORAÇÃO: A ENERGIA COM A QUAL DEVEMOS LUTAR NESSA BATALHA
“ORANDO EM TODO TEMPO COM TODA ORAÇÃO E SÚPLICA NO ESPÍRITO E VIGIANDO NISSO COM TODA PERSEVERANÇA E SÚPLICA POR TODOS OS SANTOS” (EF.6:18).
ESTE TEXTO ESTÁ LIGADO A EFÉSIOS 6:13. A LIGAÇÃO SERIA ASSIM: “PORTANTO, TOMAI TODA A ARMADURA DE DEUS, COM TODA ORAÇÃO E SÚPLICA, PARA QUE POSSAIS RESISTIR NO DIA MAU E, HAVENDO FEITO TUDO, FICAR FIRMES”.
ASSIM, O APÓSTOLO PAULO ESTÁ ENSINANDO A MANEIRA COMO NÓS DEVEMOS TOMAR TODA A ARMADURA DE DEUS.
COMO DEVEMOS TOMAR ESSA ARMADURA? DIARIAMENTE.
COMO DEVEMOS TOMAR “A VERDADE, COMO CINTO”, A COURAÇA DA JUSTIÇA, O EVANGELHO DA PAZ, O ESCUDO DA FÉ, O CAPACETE DA SALVAÇÃO E A ESPADA DO ESPÍRITO? COM TODA ORAÇÃO E SUPLICA.
A ORAÇÃO É A ENERGIA QUE CAPACITA O SOLDADO CRENTE A USAR A ARMADURA E BRANDIR A ESPADA DO ESPÍRITO.
NÃO PODEMOS LUTAR NESSA GUERRA COM NOSSAS PRÓPRIAS FORÇAS, NO NOSSO PRÓPRIO PODER.
MOISÉS OROU, E JOSUÉ BRANDIU A ESPADA CONTRA AMALEQUE.
ORAÇÃO E AÇÃO CAMINHAM JUNTAS (EX.17:8-16). A ORAÇÃO É O PODER PARA A VITÓRIA.
EM EFÉSIOS 6:18-20, PAULO FALA SOBRE SEIS ELEMENTOS IMPORTANTES A RESPEITO DA ORAÇÃO (adaptado do Livro Efésios – A Igreja, a noiva gloriosa. rev. Hernandes Dias Lopes).
1. O TEMPO DA ORAÇÃO (EF.6:18) - "ORANDO EM TODO TEMPO".
ISSO QUER DIZER QUE DEVEMOS ESTAR EM CONSTANTE COMUNHÃO COM DEUS.
NÃO É CORRETO DIZER: "SENHOR, VIMOS AGORA À TUA PRESENÇA". PORQUE O CRENTE JAMAIS TEM LICENÇA PARA SAIR DA PRESENÇA DO SENHOR.
O CRENTE DEVE ORAR SEMPRE, PORQUE ELE ESTÁ SEMPRE EXPOSTO AO ATAQUE DO INIMIGO.
2. A NATUREZA DA ORAÇÃO (EF.6:18) - "COM TODA ORAÇÃO E SÚPLICA".
DEVEMOS USAR SÚPLICA, INTERCESSÃO E AÇÃO DE GRAÇAS. O CRENTE QUE ORA APENAS PEDINDO COISAS ESTÁ PERDENDO O REAL SENTIDO DA ORAÇÃO, QUE É SE MANTER EM INTIMIDADE COM DEUS, DELEITANDO-SE NELE.
3. A ESFERA DA ORAÇÃO (EF.6:18) - "NO ESPÍRITO".
ISTO QUER DIZER QUE ESSA ORAÇÃO PRECISA SER MOTIVADA E ASSISTIDA PELO ESPÍRITO (RM.8:26,27).
NÃO É ORAÇÃO FEITA NO MONTE OU EM LÍNGUAS, MAS NO ESPÍRITO.
O ESPÍRITO ASSISTE-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, PORQUE NÃO SABEMOS ORAR COMO CONVÉM.
O ESPÍRITO É COMO O FOGO QUE FAZ O INCENSO DA ORAÇÃO SUBIR COMO AROMA SUAVE DIANTE DE DEUS.
DIZ O APÓSTOLO PAULO:
“E DA MESMA MANEIRA TAMBÉM O ESPÍRITO AJUDA AS NOSSAS FRAQUEZAS; PORQUE NÃO SABEMOS O QUE HAVEMOS DE PEDIR COMO CONVÉM, MAS O MESMO ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS COM GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS” (RM.8:26).
4. A VIGILÂNCIA DA ORAÇÃO (EF.6:18) - "E VIGIANDO NISSO."
DEVEMOS ORAR E VIGIAR. DEVEMOS FAZER COMO NEEMIAS: "NÓS, PORÉM, ORAMOS AO NOSSO DEUS; E COLOCAMOS GUARDAS PARA PROTEGER-NOS DE DIA E DE NOITE" (NE.4:9).
ORAR E VIGIAR É O SEGREDO DA VITÓRIA SOBRE O MUNDO (MC.13:33), A CARNE (MC.14:38) E O DIABO (EF.6:18).
PORQUE PEDRO DORMIU NO GETSÊMANI, E NÃO OROU NEM VIGIOU, ELE FOI DERROTADO (MC.14:29-31,67-72).
5. A PERSEVERANÇA DA ORAÇÃO (EF.6:18) - "COM TODA PERSEVERANÇA".
A IGREJA PRIMITIVA OROU COM PERSEVERANÇA (AT.1:14; 2:42; 6:4), E TAMBÉM DEVEMOS ORAR DA MESMA FORMA (RM.12:12). ROBERT LAW DISSE: "A ORAÇÃO NÃO É PARA FAZER A VONTADE DO HOMEM NO CÉU, MAS PARA FAZER A VONTADE DE DEUS NA TERRA".
6. O ALCANCE DA ORAÇÃO (EF.6:18-20).
"E SÚPLICA POR TODOS OS SANTOS, E TAMBÉM POR MIM, PARA QUE A PALAVRA ME SEJA DADA QUANDO EU ABRIR A BOCA, PARA QUE POSSA, COM OUSADIA, TORNAR CONHECIDO O MISTÉRIO DO EVANGELHO, PELO QUAL SOU EMBAIXADOR NA PRISÃO, PARA QUE NELE EU TENHA CORAGEM PARA FALAR COMO DEVO".
SOMOS UM EXÉRCITO, PRECISAMOS ORAR UNS PELOS OUTROS E ORAR POR TODOS OS SANTOS.
QUANDO UM SOLDADO CAI, TORNAMO-NOS MAIS VULNERÁVEIS. PRECISAMOS UNS DOS OUTROS. PRECISAMOS ORAR UNS PELOS OUTROS.
NENHUM SOLDADO, AO ENTRAR EM COMBATE, ORA SÓ POR SI MESMO, MAS TAMBÉM POR SEUS COMPANHEIROS. ELES CONSTITUEM UM EXÉRCITO, E O SUCESSO DE UM É O SUCESSO DE TODOS.
CONCLUSÃO
NA VIDA CRISTÃ, LUTAMOS CONTRA OS PRINCIPADOS E POTESTADES (QUE SÃO PODEROSAS FORÇAS MALIGNAS COMPOSTAS POR ANJOS CAÍDOS LIDERADOS POR SATANÁS, QUE É UM ADVERSÁRIO QUE PROCURA NOS DERROTAR).
PARA RESISTIRMOS OS SEUS ATAQUES, DEVEMOS SEMPRE DEPENDER DE DEUS E UTILIZAR CADA EQUIPAMENTO DA ARMADURA QUE O SENHOR NOS DISPÕE.
SEMPRE QUE ENFRENTAMOS OS PRINCIPADOS E OS PODERES DAS TREVAS, PRECISAMOS TER AO NOSSO LADO O PODER DO ESPÍRITO SANTO.
E PARA RECEBER ESSE PODER, PRECISAMOS ESTAR EM COMUNHÃO COM ELE, PRECISAMOS ESTAR EM ORAÇÃO E NA MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS.
----
Luciano de Paula Lourenço


2 comentários:

  1. Que maravilha.Que Deus em nosso Senhor Jesus continue te concedendo ousadia e porder do Espirto Santo para ministrar a palavra de Deus com integridade e fidelidade.paz e graça.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha.Que Deus em nosso Senhor Jesus continue te concedendo ousadia e porder do Espirto Santo para ministrar a palavra de Deus com integridade e fidelidade.paz e graça.

    ResponderExcluir