quarta-feira, 25 de setembro de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS - 4º TRIMESTRE_2019


No 4º Trimestre letivo de 2019, estudaremos, através das Lições Bíblicas da CPAD, sobre o tema: “O Governo Divino em mãos humanas – Liderança do povo de Deus em 1º e 2º Samuel. O comentarista das lições é o pastor Osiel Gomes.  As Lições estão distribuídas sob os seguintes temas:
Lição 1 - Conhecendo os Dois Livros de Samuel.
Lição 2 - O Nascimento de um Líder Profético em Israel.
Lição 3 - A Chamada Profética de Samuel.
Lição 4 - A Degeneração da Liderança Sacerdotal.
Lição 5 - A Instituição da Monarquia em Israel.
Lição 6 - A Rebeldia de Saul e a Rejeição de Deus.
Lição 7 - Davi é Ungido Rei.
Lição 8 - O Exílio de Davi.
Lição 9 - O Reinado de Davi.
Lição 10 - O Pecado do Homem Segundo o Coração de Deus.
Lição 11 - As Consequências do Pecado de Davi.
Lição 12 - A Rebelião de Absalão.
Lição 13 - A Velhice de Davi.
Como se observa, teremos um trimestre de estudo a respeito da Liderança. O chamado à liderança é um padrão constante na Bíblia. Quando Deus decidiu erguer uma nação para si, ele não chamou as massas, Ele chamou um líder: Abraão. Quando quis libertar o seu povo do Egito, Ele não o guiou como um grupo, Ele levantou um líder para fazer isso: Moisés. Quando chegou a hora de entrar na Terra Prometida, o povo seguiu um homem: Josué. Sempre que Deus desejou fazer algo grandioso, Ele chamou um líder para tomar a frente. Ainda hoje Ele chama líderes para conduzir a execução de cada grande obra.
Deus é o Líder supremo e Ele chama cada um de nós para liderar outros. Ele podia ter organizado a sua criação de diversas maneiras. Ele escolheu criar o ser humano, que possui espirito e capacidade de se relacionar com Ele, embora não sejam forçados a isso. Quando o ser humano caiu em pecado, Deus poderia facilmente ter executado um plano de redenção que não incluísse pessoas pecadores no processo; mas, Ele nos chamou para participar e liderar outros, assim como nós o seguimos. Ele deixa isso claro desde o início: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio...” (Gn.1:26).
Neste trimestre, os acontecimentos registrados nos livros sagrados de 1º e 2º Samuel serão a base de nosso estudo sobre liderança e aplicação para o povo de Deus da Nova Aliança. As qualidades bem como o caráter e a forma de liderança dos três principais personagens – Samuel, Saul e Davi – serão explorados com maior intensidade. Que legado, no aspecto da liderança, esses homens deixaram para gerações futuras, e o que podemos tirar de lições para os líderes do povo de Deus da Nova Aliança?
Os dois livros, hoje conhecidos como 1º e 2º Samuel, eram originalmente um só Livro denominado “O Livro de Samuel”. Eles receberam esse nome do personagem principal do início do Reino de Israel, Samuel. Este foi profeta, sacerdote e juiz; foi a pessoa usada por Deus para fazer a transição dos juízes aos reis.
Não se sabe com exatidão quem realmente escreveu o Livro de Samuel. Sem dúvida, o profeta Samuel registrou boa parte da história de Israel nesse período. No entanto, outros materiais haviam sido colecionados e puderam ser usados como fontes pelo autor real. Três dessas fontes são mencionadas em 1Cr.29:29, a saber: as “crônicas de Samuel, o vidente”, as “crônicas do profeta Natã” e as “crônicas de Gade, o vidente”. Tanto Gade como Abiatar tinham acesso aos eventos da corte do reino de Davi, de forma que ambos são candidatos à autoria do Livro de Samuel.
O PRIMERIO LIVRO DE SAMUEL
Os primeiros capítulos do Livro mostram os problemas constantes de Israel no período dos juízes, reforçando a mensagem dos dois livros anteriores. O resto do Livro fala do reinado de Saul, primeiro rei de Israel, mas inclui muita ênfase na vida de Davi, o homem escolhido por Deus para ser sucessor de Saul. Com poucas exceções, a narrativa de 1Samuel segue a sequência cronológica.
O Primeiro livro de Samuel começa falando sobre o nascimento de Samuel e descreve como o sacerdote Eli o instruiu quando jovem. Os primeiros capítulos retratam a sua função como juiz e mostram como reconduziu Israel, que cultuava Baal, de volta a Deus. Quando Samuel ficou mais velho, designou os seus filhos como juízes, mas eles “não andavam pelos caminhos dele” (1SM.8:3), e o povo pediu um rei. Samuel ungiu a Saul, conforme conta 1Smauel 10:1. O reinado falho de Saul ocupa os 20 capítulos seguintes do livro.
A insegurança de Saul e o seu orgulho conduziram à volúvel monarquia. Projetou os seus temores sobre outros, aproveitou-se da função sacerdotal de Samuel e, ciumento, perseguiu a Davi depois que esse jovem derrotou Golias. Samuel morreu, segundo narra o capítulo 25 de 1Samuel, deixando a liderança de Israel num caos. No final do livro, Saul morreu numa batalha.
O SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL
O Segundo Livro de Samuel começa com a morte do rei Saul e do seu filho Jônatas. Embora o profeta Samuel tenha ungido Davi como rei muito antes, somente depois desse incidente ele começa o seu reinado. Davi recusou-se a exercer qualquer autoridade até que Saul, o rei ungido por Deus, tivesse morrido.
O turbulento período de transição causou guerra civil entre as forças militares de Davi, lideradas por Joabe e o exército de Saul, liderado por Abner. O exército de Davi se fortaleceu muito, enquanto o exército de Abner se enfraquecia dia após dia. Quando Joabe matou Abner, todo o Israel perdeu o ânimo. Judá e Israel, finalmente, se uniram sob a liderança única de Davi.
O restante do Livro de 2Samuel conta a intrigante história de um líder que se caracterizou por traços humanos bem como traços nobres. Davi se tornou rapidamente um líder muito mais forte do que Saul. Ele desenvolveu um exército forte, estabeleceu a capital aonde a Arca de Deus pôde ser abrigada, traçou planos para construir o Templo e conquistou todos os exércitos que enfrentou. Dois versículos contam a história dele desde o começo:
Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele” (2Sm.5:10);
“e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia” (2Sm.8:14).
Infelizmente, nada disso impediu que Davi abrisse mão do lado mau de sua natureza. Antes da metade de 2Samuel, é narrado que Davi cometeu adultério com Bate-Seba. Quando ela fica grávida, Davi tenta encobrir o seu pecado e manda que o marido dela, um soldado fiel, fosse colocado na linha de frente da batalha para ser morto. Davi nunca se recuperou plenamente desse pecado. Negligenciou a sua família, deixando os filhos e as filhas se perguntando como o pai podia ser tão grande rei, mas tão distante pai. Apesar de tudo isso, Davi permanece a única pessoa nas Escrituras Sagradas a quem Deus chama de homem que agrada a Deus (1Sm.13:14).
Em 2Samuel, vemos as seguintes qualidades: líder eficiente e evasão de traços de líder ineficiente, que perde a visão do grande quadro. A vida de Davi prova que cada líder precisa de um círculo íntimo, uma assessoria eficiente e vigilante, para mantê-lo incólume.
Enfim, o Livro de 2Samuel mostra que Deus queria que Israel se tornasse uma luz para os povos, instigando os reinos vizinhos ao ciúme sobre o relacionamento especial entre Deus e o seu povo Israel. O Senhor abençoou Israel para que fosse uma benção para os povos do mundo (Gn.12:1-3).
Sob o reino de Davi, Israel chegou perto do alvo de Deus. Davi fez com que um pequeno país se desenvolvesse em uma nação do tamanho do mundo. Todos reconheciam a força da liderança, da economia, do poder militar e dos recursos naturais de Israel. Deus desejava desenvolver e manter um relacionamento estreito com Davi, sabendo que, assim como anda o líder anda a nação. Mesmo quando Davi pecou, esforçou-se em permanecer em contato com Deus.
PERFIL DE LIDERNAÇA DE SAMUEL
Samuel foi líder de líderes, conselheiro-chefe de reis e capitães militares de Israel. Quando ele falava, todos escutavam. Como profeta de Deus, Samuel ungia reis; como intérprete da Palavra de Deus, aconselhou e desafiou reis. Servindo como juiz nos dias imediatamente antes da monarquia de Saul, Samuel incorporou três grandes funções: profeta, sacerdote e juiz nacional, como também o faria Jesus, mais tarde, que foi profeta, sacerdote e rei.
Samuel foi um líder que aprendeu a ouvir. Todos os líderes necessitam aprender a reconhecer a voz de Deus, mesmo quando ainda jovens como Samuel. Certa noite, ele estava deitado no chão perto da Arca de Deus e o Senhor o chamou: “Samuel, Samuel!”. No começo, Samuel ouviu, mas não reconheceu a voz de Deus. Porém, continuou ouvindo e, depois, recebeu uma mensagem a respeito do juízo vindouro sobre o sacerdote Eli e a família deste.
Samuel teve uma longa noite de insônia, paralisado pelo medo, ao pensar que devia repetir o que o Senhor lhe havia contado. Mas, Eli convenceu Samuel que seria muito mais perigoso reter a verdade do que revelar o que Deus lhe tinha dito (1Sm.3:17). Assim, Samuel expôs a verdade, e, por causa da sua obediência, Deus elevou o jovem a líder e profeta entre o seu povo (1Sm.3:20).
Samuel é um grande exemplo bíblico de liderança correta. Demonstra que o homem ou a mulher, que está apto para liderar o povo de Deus, é pessoa que aprendeu a ouvir a voz do Senhor, dar atenção às palavras dele e falar a verdade, sem importar-se com as consequências terrenas.
Deus nunca escolheu seus líderes com base no carisma ou na eloquência deles. Pelo contrário, Ele busca aqueles que têm a coragem de ouvir e falar exatamente o que Ele lhes diz.
PERFIL DE LIDERNAÇA DE SAUL
Saul deixou de liderar para servir aos seus próprios interesses. Certa feita, falando através do profeta Samuel, Deus ordenou que o rei Saul destruísse os amalequitas e tudo que eles possuíam. Ninguém e nada deviam ser poupados. Este era para ser o teste supremo para verificar se Saul estava apto para liderar o povo de Deus, um teste no qual ele falhou vergonhosamente.
Embora ele e seu exército tenham destruído os amalequitas, Saul desobedeceu a Deus poupando Agague, rei dos amalequitas, e tomando para si o melhor do rebanho. Permitiu que a concupiscência dos olhos o dominasse e o levasse a bancarrota.
Quando Samuel confrontou Saul com a desobediência, ele apresentou a esfarrapada desculpa de que desejava sacrificar o rebanho ao Senhor. A racionalização dele não “colou”, não aos olhos de Samuel e, certamente, não aos olhos de Deus. A partir daquele momento, os dias de Saul como rei estavam contados. E, assim, acabou-se o que parecia ser um reino promissor.
É somente uma questão de tempo até que o coração do líder revele sua verdadeira natureza: gentil e obediente ao Senhor ou duro e voltado para o bem próprio.
Líderes verdadeiramente tementes se comprometem a obedecerem aos mandamentos de Deus, são cônscios da verdade expressa nas palavras de Samuel: “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar” (1Sm.15:22).
Coragem é o item indispensável que o líder deve ter; e foi exatamente isso que Saul esqueceu de levar consigo. Embora ele tenha se tornado rei, principalmente por causa de sua formidável aparência, ele nunca venceu as suas lutas interiores. Externamente, era alto, bonito e de corpo bem constituído (1Sm.9:2), mas, internamente, não passava de um anão. Observe esses aspectos da liderança de Saul:
  • Quando chega o tempo de ser ungido, Saul se esconde entre a bagagem.
  • Quando Samuel pede para Saul liderar, ele apresenta desculpas de incapacidade.
  • Quando os soldados de Saul começam a se dispersar, ele entra em pânico e desobedece às ordens divinas.
  • Quando confrontado com o seu pecado, Saul apresenta justificativas.
  • Quando Saul ataca os amalequitas, ele está com medo de confiar em Deus e destruir o inimigo.
  • Quando Saul teme perder o apoio do povo, ele constrói uma estátua de si mesmo, a estátua do orgulho.
  • Quando os filisteus enfrentam Israel, o medo impede Saul de negociar.
  • Quando Davi ganha popularidade, a insegurança leva Saul a tentar praticar homicídio.
Se falta coragem ao líder, ao povo faltará comprometimento. Contrariamente ao que Deus havia mandado, Saul e o povo pouparam o melhor do rebanho capturado dos amalequitas. Saul deixou que isso acontecesse, como admitiu: “Temi o povo e deu ouvidos à sua voz” (1Sm.15:24).
A falta de coragem de Saul lhe custou finalmente o trono de Israel bem como a própria vida e a vida de seu filho fiel, Jônatas (1Sm.31:1-6).
PERFIL DE LIDERNAÇA DE DAVI
É pouco o espaço, aqui, para descrever o perfil de Davi. Faço apenas um pequeno resumo. Certamente, daremos maior ênfase ao longo do trimestre letivo.
A Bíblia diz que Davi foi um líder segundo o coração de Deus. A escolha de Davi para rei de Israel ilustra como Deus, muitas vezes, desconsidera costumes e tradições humanas para realizar os seus propósitos.
Segundo padrões humanos, Davi, como filho mais jovem de Jessé, parecia ser o candidato menos provável par uma posição de liderança. Mas, Deus viu o coração desse jovem e sabia que o seu povo precisava de um líder com espírito dócil. Davi podia ter se tornado um guerreiro, mas o traço que o definia era a meiguice.
Davi desenvolveu-se em um líder corajoso, com sabedoria e força que extrapolavam a sua idade. Demonstrou seu espírito piedoso através de sua vontade de lutar contra Golias, enquanto os grandes guerreiros de Israel se escondiam nas suas tendas (1Sm.17:40-50). Davi possuía claro senso de dependência de Deus e tinha certeza de que Deus receberia a glória de todo e qualquer sucesso que obteria na vida.
Davi começou a sua jornada de liderança como homem extremamente comum. Fez o que se lhe pediu com louvável atitude, ao longo da sua jornada. Enquanto os próprios irmãos o encaravam de cima para baixo, Deus o elevou.
A vida de Davi ilustra que a fidelidade em coisas pequenas muitas vezes resulta em atribuições mais amplas e responsabilidades maiores ao longo da jornada. Davi amava o Senhor e viveu como homem segundo o coração de Deus (1Sm.13:14; Atos 13:22).
CONCLUSÃO
Liderança é uma tremenda responsabilidade. Liderança espiritual é uma responsabilidade maior ainda. O líder deve ser o exemplo, seus liderados devem correr juntamente com ele na área espiritual. Ele é exortado a fazê-lo com diligência, não por constrangimento, e sim de maneira espontânea (1Pd.5:1-4), estando certo de que um dia prestará contas da sua liderança (Hb.13:17). Isso faz com que os líderes sejam pessoas que devem andar com Deus para não virem a errar em sua liderança e sejam causa de desgraças na vida de outros, como aconteceu com a liderança de Eli.
Se a Igreja Local não estiver bem liderada, então a Noiva de Cristo sofrerá e não será capaz de cumprir a sua missão. Nestes últimos dias da Igreja aqui na Terra, Deus está à procura de líderes; Ele está clamando como fez na época ade Ezequiel:
“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei” (Ez.22:30).
Que neste trimestre letivo possamos compreender quão importante é uma liderança segundo o coração de Deus. Todo o poder que o líder vem a possuir, deve primeiramente ser por ele reconhecido que lhe foi concedido por Deus. Tudo provêm de Deus. Cristo disse: “Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).
--------------
Ev. Luciano de Paula Lourenço
EBD - IEATC




Nenhum comentário:

Postar um comentário