domingo, 26 de março de 2017

LIÇÕES BÍBLICAS DO 2° TRIMESTRE DE 2017


 
 
 
 
 



No 2º Trimestre letivo de 2017, estudaremos, através das Lições Bíblicas da CPAD, sobre o tema: “O Caráter do Cristão – Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro”. As lições serão comentadas pelo Pr. Elinaldo Renovato, e estão distribuídas sob os seguintes temas:

Lição 1 - A Formação do Caráter Cristão.

Lição 2 - Abel, exemplo de Caráter que agrada a Deus.

Lição 3 - Melquisedeque, o rei de justiça.

Lição 4 - Isaque, um Caráter pacífico.

Lição 5 - Jacó, um exemplo de um Caráter restaurado.

Lição 6 - Jônatas, um exemplo de lealdade.

Lição 7 - Rute, uma mulher digna de confiança.

Lição 8 - Abigail, um Caráter conciliador.

Lição 9 - Hulda, a mulher que estava no lugar certo.

Lição 10 - Maria, a irmã de Lázaro, uma devoção amorosa.

Lição 11 - Maria, mãe de Jesus – uma serva humilde.

Lição 12 - José, o pai terreno de Jesus – um homem de Caráter.

Lição 13 - Jesus Cristo, o Modelo Supremo de Caráter.

********

O que é Caráter?  Eu diria que é o conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral. Esta definição, que é descrita em dicionários, está em perfeita consonância com a definição que a Bíblia dá em Filipenses 4:8 – “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Vejamos a lista apresentada por Paulo: “verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama”. Basta que alguém viole uma destas características para que seja chamado de mau-caráter. Como pode uma pessoa apresentar-se como filha de Deus, se ela é mentirosa ou de má fama?

- O caráter do cristão é um processo. As Escrituras dizem que o crente é uma nova criatura, porque ganhou uma nova natureza. Esta natureza cristã é adquirida no momento em que a pessoa confessa sua fé em Jesus Cristo, no momento em que ela se converte a Cristo. Já o caráter cristão, entretanto, é um processo. Ele é desenvolvido com o tempo, e somente surge quando respondemos apropriadamente às provações e a outras oportunidades que Deus permite acontecerem em nossa vida. Devido ao nosso livre arbítrio na escolha de como responderemos a cada situação, não há garantia de optarmos pela resposta adequada, a qual construirá em nós o caráter cristão. Algumas vezes, selecionamos exatamente o oposto; respondemos a um acontecimento de tal maneira que, ao invés de nos tornarmos mais parecidos com Jesus, distanciamo-nos ainda mais do seu padrão. Às vezes dizemos estar apaixonado por Jesus, mas nosso caráter reflete insubmissão, arrogância, mau caráter e na verdade não existe nada em nós que se parece com aliança, com convivência de intimidade e relacionamento. Se não tivermos um caráter cristão vamos continuar brincando de carrossel com o diabo, rodeando os mesmos problemas e com os mesmos pecados.

- O caráter não é genético, herança familiar, é uma questão de formação. Existem pais pobres e os filhos batalham e ficam ricos. Existem pais mal-educados e filhos atenciosos com outro caráter. Caráter é questão de escolha, você escolhe como quer se portar. Deus nos chama a ter um caráter como o dele, o caráter dele em nós. O caráter do cristão é quem ele é, de fato, não apenas quando está diante do pastor, ou do seu líder, ou mesmo com um grupo de amigos, mas quando está sozinho, e ninguém está observando-o. É a expressão mais exata da sua pessoa, sem máscaras, sem fingimentos ou aparências, o seu verdadeiro ser interior.

Muitas vezes, estamos preocupados em representar um papel, ou transmitir uma imagem, para impressionar as pessoas que estão ao nosso redor, para parecer que somos inteligentes, amáveis ou respeitados. Muitos cristãos querem que as pessoas pensem coisas boas a seu respeito e demonstram ser santos, por fora, mas a alma está cheia de engano, mentira e pecado. Foi o que Jesus afirmou sobre os líderes religiosos de sua época: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia” (Mt.23:37). Como afirmou um grande homem de Deus: “Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação. Caráter é aquilo que você é, reputação é apenas o que os outros pensam que você é“ (John Wooden).

Alguém já disse, em se tratando de alguém que está mudando de cidade, reputação é o que diziam quando ele chegou; caráter é o que estão dizendo, agora que ele se vai; ou seja, antes desta pessoa chegar, ninguém lhe conhecia de perto, mas apenas a sua “fama” o precedia. Agora que alguns tiveram a oportunidade de conviver com ele, sabem, de fato, quem ele é. Um caráter moldado pela Bíblia, portanto, é a maior necessidade de um cristão, principalmente os que lideram, na Igreja do Senhor. Como disse o general que comandou a operação “Tempestade no Deserto”: “Liderança é uma combinação de estratégia e caráter. Se você precisa ficar sem um, que seja a estratégia“(Gen. Norman Schwarzkopf). As pessoas podem até achar que você não tem grandes habilidades administrativas, técnicas, ou pedagógicas, mas elas precisam ver que você é um homem ou uma mulher temente a Deus.

- Caráter cristão: o fruto da alma. Quem é você quando ninguém está olhando? Nosso caráter está relacionado com quem somos quando ninguém está olhando. Nossa reputação, por outro lado, diz respeito à nossa conduta como é vista ou percebida por outros. Boa conduta sem caráter se torna hipocrisia; isto foi revelado à igreja em Sardo: “Ao anjo da Igreja que está em Sardo escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto!” (Ap.3:1). A mensagem de Deus para os cristãos de Sardo era que eles tinham um nome – uma boa reputação – porém, estavam mortos; eles estavam vivendo em hipocrisia. Um bom nome é importante e nós queremos tê-lo; no entanto, a base da nossa reputação deve ser a de um Caráter Cristão. Isso é o que nos ajudará a resistir a qualquer perseguição que nós tenhamos que enfrentar.

Deus está interessado em quem realmente somos. Algumas vezes nós podemos ser enganados por algumas coisas que parecem boas externamente, mas Deus nunca pode ser enganado. No Antigo Testamento, lemos que o Profeta Samuel foi instruído por Deus para ir à casa de Jessé e ungir um dos seus filhos para que fosse o rei. Quando Samuel conheceu o filho mais velho de Jessé, viu que ele era um jovem vistoso e teve certeza que ele era o ungido do Senhor. O Senhor lhe respondeu: “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. Deus sabe o que está no interior do homem, e escolheu ao invés deste, o filho mais jovem, um pastor de ovelhas.

A Bíblia nos diz claramente que, como cristãos, temos que fazer certas coisas, envolve ação. No entanto, Deus está mais interessado em quem somos do que no que fazemos. Boas obras não nos salvarão. Podemos fazer todas as boas obras das quais já ouvimos, e não serão suficientes. Podemos ser bem zelosos ao contribuir para missões; podemos dar esmola a um mendigo na esquina da rua; podemos servir na cozinha ajudando a preparar comida para os outros. Mas, se ao mesmo tempo estivermos degradando as nossas esposas ou esquecendo de atender nossos filhos, alguma coisa está errada.

- Caráter é algo que vem do coração. Bom caráter produzirá bom fruto, mas apregoar boas obras quando o coração não está reto é como pendurar ornamentos em uma árvore; pode parecer ótimo, mas não é real. Nós nunca teremos Deus em nossas vidas por fazer boas obras, mas uma vez que temos Deus em nossas vidas, então haverá boas obras, bom fruto. Não importa o que dizemos, ou as boas obras que fazemos, ou o que as pessoas pensam de nós, se não temos um coração que queira fazer a coisa certa, então há algo errado. Queremos ter o fruto que vem da alma, porque isso é o que vai nos proteger em tempos perigosos. Uma máscara externa não fará nada por nós quando as provas chegarem. Muitos crentes em diversas igrejas estão envelhecendo e enfrentando dores, sofrimentos e solidão, circunstâncias que os deixariam desanimados se não tivessem algo real em seus corações. Em vez de reclamar, eles dizem: “Eu ainda temo ao Senhor!”. Algumas vezes, doenças aparecem e destroem o corpo ou a mente, mas não podem tirar do coração o que o Senhor tem feito. Isto é Caráter Cristão. Quando tudo mais se vai, nós ainda temos o que está em nossos corações.

- Quando nós temos Caráter Cristão, a evidência está em nossa conduta. Quando uma pessoa é salva existem evidências da sua salvação. Se alguém diz: “Eu sou salvo”, mas continua a mentir, roubar e viver imoralmente, é muito claro que não está salvo. Se você é salvo, sua conduta muda como evidência de que alguma coisa mudou em seu coração. Nós lemos em 2Corintios 5:17: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Se não há uma mudança de conduta, então o coração não mudou.

Deus diz: “sede santos”; Ele não disse para fazermos algo para que aparentássemos santos. Ele diz: “sede” santo. Você não pode fazer a si mesmo santo da mesma forma que não pode salvar-se a si mesmo, mas quando você recebe a santidade de Deus por dentro, sua vida e conduta serão santas e agradáveis a Deus. Pedro nos instrui no mesmo capítulo: “Acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade” (2Pd.1:5-7). Pedro não nos disse para fazer alguma coisa virtuosa ou piedosa ou boa; ele nos instrui a sermos virtuosos, piedosos e bons por dentro. Isso é caráter. Deus nos ajudará a sermos assim se orarmos e pedirmos a Ele.

Neste 2º trimestre de 2017, o tema a ser tratado é: “O Caráter do Cristão – Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro”. É um tema que propõe um estímulo ao crescimento espiritual de cada um, através da análise da vida de homens e mulheres de Deus. Que, ao término do trimestre, possamos todos ter a convicção de que as lições nos serviram para que tenhamos atendido ao clamor do profeta: “…melhorai os vossos caminhos e as vossas ações” (Jr.18:11).

-----

Ev. Luciano de Paula Lourenço

 

2 comentários:

  1. A paz do Senhor Ev. Luciano. Sugiro:
    Podia fazer também o estudo da lição de jovens, sempre acompanhei seus estudos para dar aula, agora estou lecionando na classe de jovens, seus estudos tem muito nos ajudado.
    Grata,


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz, amado irmão Unknown! Obrigado por acompanhar as minhas Aulas. Até que gostaria de fazer subsídios às lições dos jovens. O problema é que trabalho oito horas por dia e estou com um problema sério de visão. Quando chego na minha casa à noite é que vou me dedicar aos subsídios das lições de adultos. Ou seja, não tenho tempo. Agradeço-te pela consideração!
      Abraços!

      Excluir