domingo, 1 de dezembro de 2019

Aula 10 – O PECADO DO HOMEM SEGUNDO CORAÇÃO DE DEUS – Subsídio


4º Trimestre/2019
Texto Base: 2Smauel 11:11-18
08/12/2019

 “Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR” (2Sm.11:27).
2 Samuel 11:
1-E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
2-E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
3-E enviou Davi e perguntou por aquela mulher; e disseram: Porventura, não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu?
4-Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa.
5-E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou.
6- Então, enviou Davi a Joabe, dizendo: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.
7-Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como ficava Joabe, e como ficava o povo, e como ia a guerra.
8-Depois, disse Davi a Urias: Desce à tua casa e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo saiu atrás dele iguaria do rei.
9-Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu à sua casa.
10-E o fizeram saber a Davi, dizendo: Urias não desceu à sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste à tua casa?
11-E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
12-Então, disse Davi a Urias: Fica cá ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13-E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e, à tarde, saiu a deitar-se na sua cama, como os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.
14-E sucedeu que, pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e mandou-lha por mão de Urias.
15-Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
16-Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
17-E, saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
18-Então, enviou Joabe e fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja.

INTRODUÇÃO

Nesta Aula trataremos de dois terríveis pecados cometidos pelo “o homem segundo o coração de Deus”: o adultério com Bate-Seba e o homicídio do seu esposo. O rei Davi mais do que ninguém sentiu na pele e na alma a tragédia desses pecados. Deus, o Senhor de toda a justiça, reprovou duramente o ato de Davi (2Sm.11:27), perdoou-o por se arrepender profundamente do ato impensado e precipitado, mas não o livrou das inevitáveis e trágicas consequências. Muitas pessoas passam a vida inteira chorando por uma decisão errada feita apenas num instante. Pagam um alto preço por uma desobediência. Choram amargamente por tomar uma direção errada na vida.
Cuidado com o pecado, pois ele pode levar você mais longe do que você quer ir. O pecado promete prazer e paga com o desgosto; levanta a bandeira da vida, mas seu salário é a morte; tem um aroma sedutor, mas ao fim cheira a enxofre. O pecado é maligníssimo; ele é pior do que a pobreza, do que a solidão, do que a doença; enfim, o pecado é pior do que a própria morte. Estes males todos não podem destruir a alma de uma pessoa nem afastar a pessoa de Deus, mas o pecado arruína o seu corpo, a sua alma e afasta a pessoa eternamente de Deus. Só os loucos zombam do pecado.
A maneira correta de lidarmos com o pecado é nos arrependermos dele e, com toda a sinceridade, buscarmos em Deus o perdão, a graça e a misericórdia (Sl.51; Hb.4:16; 7:25), e nos dispormos a aceitar, sem amargura nem rebelião, o castigo divino pelo nosso pecado. Davi tanto reconheceu quanto confessou seus pecados terríveis, voltou-se para Deus e aceitou a repreensão de Deus, com humildade (2Sm.12:9-13,20; 16:5-12; 24:10-25; Sl.51).

I. SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

1. O homem segundo o coração de Deus

O povo de Israel estava muito afastado de Deus, e agora, para piorar a situação, estava ficando desiludido do rei que escolhera; o próprio Deus reprovara Saul.
“Então, disse Samuel a Saul: Agiste nesciamente e não guardaste o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; porque, agora, o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre” (1Sm.13:13).
“Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou” (1Sm.13:14).
“E, depois, pediram um rei, e Deus lhes deu, por quarenta anos, a Saul, filho de Quis, varão da tribo de Benjamim. E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade” (Atos 13:21,22).
O que fazer numa situação como esta? Deus intervém e escolhe o próximo líder do povo de Deus. O novo líder nomeado por Deus no lugar de Saul é descrito como “um homem segundo [ou conforme] o seu [do Senhor] próprio coração”.
-“um homem segundo o seu coração”. À luz da ênfase contextual sobre a desobediência de Saul, é provável que essa expressão signifique “alguém que tem a mesma opinião”, ou seja, “alguém que tem o compromisso de obedecer às ordens do Senhor” (cf. Atos 13:22).
- Agiste nesciamente” (1Sm.13:13). Esta afirmação é contrabalançada pela afirmação “já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração” (1Sm.13:14) e contrastada com ela na estrutura de 1Sm.13:13,14. Isso sugere que essa segunda afirmação – “um homem segundo o seu coração” - se refere a uma qualidade do caráter de Davi. Ademais, a expressão em hebraico traduzida como “segundo o seu coração” é usada em 1Sm.14:7 pelo escudeiro de Jônatas para enfatizar que ele está “com” Jônatas de “coração e alma”, ou seja, que é leal a ele e comprometido com qualquer atitude que este resolver tomar.
Davi era o homem que agradava a Deus, porque em tudo priorizava a Sua vontade; sabia esperar, e seu coração tinha os sentimentos conforme os do Senhor. Podemos ser assim também? Deus deseja que esse sentimento de obediência e submissão, sem reservas, a Deus parta de nossos corações de forma deliberada e consciente.
Aliás, quando o texto diz que “o Senhor procurou [...] um homem segundo o seu coração”, isto significa ser esse homem uma pessoa cuja vida está em harmonia com o Senhor. O que é importante para Ele é importante para a pessoa. Quando Ele diz: “vá para a direita”, a pessoa obedece. Quando Ele diz: “não faça mais isso em sua vida”, a pessoa não faz. Quando Ele diz: “Isso é errado e quero que mude”, a pessoa aceita porque o seu coração se inclina para Deus. Isto é cristianismo bíblico em sua essência.

2. Qualidades que levaram Deus eleger Davi o homem segundo o Seu coração

Do texto de 1Smauel 13:14, podemos tirar algumas qualidades apontadas pelo próprio Deus. Quando Deus observa a terra em busca de líderes em potencial, Ele não procura anjos encarnados, nem tampouco pessoas perfeitas, pois certamente não há uma sequer (Rm.3:10); Ele busca homens e mulheres como você e eu, simples indivíduos de carne e osso, mas que reúnam as mesmas qualidades que encontrou em Davi. O que Deus encontrou em Davi?
a) um coração piedoso. Ser piedoso é ser cuidadoso em relação a Deus; é levar Deus a sério; é ser temente a Deus; é estar atento às manifestações de Deus em sua vida; é ser íntimo de Deus. Só as pessoas piedosas veem os atos poderosos de Deus.
Observe o texto sagrado: “...já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração...”. Este texto mostra a intimidade que Davi tinha com o Senhor. Quando você é profundamente espiritual, piedoso, seu coração é sensível às coisas de Deus. Em 2Crônicas está escrito: “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele” (2Cr.16:9).
Deus está procurando homens e mulheres cujos corações sejam completamente dele. Isto significa que não há armários fechados; nada é varrido para debaixo dos tapetes. Significa que quando você age mal, admite isso e imediatamente se arrepende do pecado cometido; você se entristece com o erro cometido; fica preocupado com as coisas que desagradam ao Senhor; anseia agradá-lo em tudo o que você faz e se importa com os motivos por trás dos seus atos. Essa é uma demonstração de um coração piedoso, que é a primeira qualidade de Davi.
b) humildade. Humildade foi a segunda qualidade que Deus viu em Davi. Podemos avaliar essa qualidade com base no texto de 1Smauel 16. O Senhor fora à casa de Jessé na forma de espírito. Jessé não sabia que Deus estava lá. Ninguém sabia. Deus se achava numa missão de investigação secreta naquele lar e, vendo o filho caçula de Jessé, ele disse: "Esse é o meu homem!". Ele viu em Davi um coração completamente dele. O jovem estava cuidando fielmente das ovelhas do pai. Deus viu nele humildade; um coração de servo. Se você quiser maior confirmação disto, vá ao livro de Salmos:
“Também escolheu a Davi, seu servo, e o tornou dos redis das ovelhas” (Sl.78:70).
“Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi” (Sl.89:20).
É como se Deus tivesse dito: "Não me incomodo com toda essa imagem publicitária. Mostre-me alguém que tenha caráter e eu lhe darei toda a imagem que interessa. Não exijo um determinado temperamento; não me importo se essa pessoa tem carisma; não me importo com altura; não me importo com a cor de sua pele e do seu cabelo; não me importo com um currículo impressionante; só me importo com o caráter. Primeiro, a pessoa é profundamente sincera do ponto de vista espiritual ou está só fingindo? Segundo, ele ou ela é um servo?".
Quando a pessoa tem coração de servo, é humilde, faz o que lhe mandam fazer, não se rebela, respeita as autoridades constituídas, serve fielmente e em silêncio. Davi era assim. Deus olhou para ele, nos campos, nas encostas das montanhas de Belém, cuidando das ovelhas do seu pai, a quem obedecia fielmente, e aprovou-o.
O servo tem um grande objetivo: fazer com que a pessoa a quem serve pareça melhor e tenha ainda mais sucesso. O servo não quer que seu senhor fracasse, nem se importa com quem recebe a glória; deseja apenas cumprir a tarefa. Enquanto os irmãos de Davi estavam no exército, travando grandes e impressionantes batalhas, Davi cuidava sozinho das ovelhas. Ele possuía um coração humilde, um coração de servo.
c) integridade. Esta era outra qualidade de Davi. Integridade significa sinceridade, ou seja, é o agir sem máscara, sem nada escondido; é ser aquilo que Deus quer que sejamos sem hipocrisia; nada fazendo para ser visto, mas fazendo porque a presença do Espírito Santo em nós nos ajudou a mudar de vida e de atitudes. A base de sua integridade era a sua intimidade com Deus. Íntegro é o que você é quando ninguém está olhando; significa que você é completamente honesto.
“Tirou-o do cuidado das ovelhas e suas crias, para ser o pastor de Jacó, seu povo, e de Israel, sua herança. E ele os apascentou consoante a integridade do seu coração, e os dirigiu com mãos precavidas” (Sl.78:71,72).
No cristianismo, integridade significa um proceder santo, é ter o caráter diferenciado do mundo e da sociedade em que vivemos, é não se conformar com os costumes e modismos que nos cercam, é seguir um padrão de comportamento bíblico diante de uma sociedade corrupta e imoral.  É acima de tudo ser fiel a Deus e à sua Palavra que é o prumo de todo sábio construtor que tem como pedra fundamental Cristo Jesus, nosso Senhor.
Vivemos uma crise de integridade sem precedentes no mundo. Há falta de integridade na família. A fidelidade conjugal está ameaçada. Há falta de integridade moral nos vários segmentos da sociedade. A integridade está ausente na escola, no namoro, no casamento, no comércio, na vida financeira, nas palavras e nos acordos firmados, nos palácios e até nas igrejas.

3. O “homem segundo o coração de Deus” deu lugar ao Diabo

Todos nós estamos sujeitos a tropeçar em nossa caminhada espiritual. Homens considerados santos do Antigo e do Novo Testamento tropeçaram, e nós não estamos imunes. Por isso, a advertência é tão audível: “Não deis lugar ao diabo” (Ef.4:27); “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia” (1Co.10:12); “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é Fraca” (Mt.26:41).
Embora ungido do Senhor, Davi deu lugar ao Diabo, e caiu terrivelmente. A vida de Davi como homem comum foi dividida em dois períodos: antes e depois do pecado de adultério com Bate-Seba, esposa de Urias. Antes, um homem segundo o coração de Deus – obediente, valente, vitorioso, temente ao Senhor – e o Senhor era com ele; depois (durante 25 anos), um homem deprimido moral, emocional e espiritualmente; perseguido e vulnerável. O adultério com Bate-Seba, o planejamento e a covarde execução de seu esposo, Urias, estão entre os pecados mais condenáveis e repulsivos já narrados na história bíblica. Uma vez concebido, o pecado fez com que o "homem segundo o coração de Deus" passasse da vitória para o tormento e vergonha.
Capacitado pelo Senhor, Davi teve grande êxito militar e tornou Israel mais seguro do que em qualquer época anterior. Ele promoveu justiça para todos e procurou ser exemplo da fidelidade de Deus em seus relacionamentos. Contudo, de repente, a narrativa sofre uma reviravolta trágica quando Davi transgride a lei de Deus de modo ostensivo e traz o caos para sua vida, para a corte e para a nação.
Como Josué/Calebe, Davi derrotou destemidamente os inimigos ameaçadores de Israel; porém, agora, ele se transforma em um novo Sansão: ele vê uma mulher atraente e se deixa escravizar pela lascívia.
Os pecados de Davi não escapam do olhar de desaprovação do Senhor. Porém, o Senhor preserva Davi e o mantém no trono, conforme sua promessa (2Sm.7:14); no entanto, Davi paga caro por seu pecado, e o caos do período dos juízes ressurge quando o rei despreza a lei de Deus e faz o que é certo aos seus próprios olhos.
Davi transgride o sétimo e o décimo mandamentos e, para encobrir seu crime, quebra o sexto e o oitavo mandamentos.

II. O AMBIENTE EM QUE DAVI PECOU

Com base nos primeiros versículos do capítulo 11 de 2Samuel, entende-se claramente que Davi criou o ambiente propício para consumação do pecado e deu vazão aos meios que contribuíram para sua prática. Ao invés de ter ido adiante do seu exército na batalha, conforme fizera antes, Davi ficou em Jerusalém (1Sm.11:1).
“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém”.
Davi foi tomado de uma indolência que não demorou a levá-lo ao colapso moral e espiritual. Sua vida de conforto e luxo como rei desenvolveu nele a autoconfiança e o tornou uma pessoa descomedida.
Em resumo, veja alguns fatores indicativos que levaram Davi a criar um ambiente propício a pecar contra Deus:

1. Ociosidade

1Samuel 11:1 ressalta que Davi ficou em Jerusalém. Teria sido bom para ele se tivesse ido para guerra, pois a ociosidade abre a porta para todos os tipos de tentações. A tentação em si não é pecado - Jesus, que nunca pecou, foi tentado pelo Diabo - mas é pecado ceder à tentação. Foi o que aconteceu com Davi. Embora ele tivesse o conhecimento completo de que a mulher era casada e que seu esposo era um homem da guarda de elite, mesmo assim Davi não desfez o ambiente da tentação (1Sm.11:2):
“E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista”.

2. Concupiscência

Concupiscência é "desejo forte", ou seja, é um estado em que a pessoa passa a querer algo sem levar em conta qual a vontade de Deus. Davi estava no auge do seu reinado quando tragicamente caiu em pecado, vencido pela concupiscência. Conforme 2Samuel 11:3,4, estando ele desocupado, passeando no terraço do palácio, contemplou uma linda mulher que se banhava, e teve um desejo forte de possui-la sexualmente. Deveria ter abandonado o terraço e fugido da tentação; mas, ao contrário, desejou-a fortemente, mandou que a trouxessem e adulterou com ela – ou foi um estupro? Como se isso não bastasse, Bate-Seba ficou grávida (2Sm.11:5). Os resultados foram devastadores; ele deixou de ser um homem segundo o coração de Deus; caiu em desgraça (Gl.5:4). Isto serve de advertência a todos os crentes: “não deis lugar ao Diabo” (Ef.4:27).
Não só em relação ao adultério, mas em qualquer pecado, quando há a simples cobiça, ainda que em pensamento, já teremos o pecado (Mt.5:28; 15:18,19), pois, como diria Tiago décadas depois, "havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado"(Tg.1:15a). Observe que Davi contempla uma linda mulher tomando banho; começou com um vislumbre, que logo se tornou um olhar fixo, impuro e, conforme falou Jesus, os que procedem assim cometem adultério (Mt.5:28).

3. Curiosidade

Aquele que é curioso, aprende, mas também pode pecar. Davi procurou se informar sobre a mulher que estava à sua vista no momento que passeava. Através de suas indagações, ele toma conhecimento da família e do marido da mulher; ele tomou conhecimento de que ela era esposa de um fiel e destacado soldado; seu nome era Urias, um dos mais corajosos soldados e estava incluso na lista dos valentes (2Sm.23:39), e era fiel ao rei.
A curiosidade muitas vezes nos leva a ver, perguntar e buscar aprender coisas boas, mas muitas vezes ela nos leva para um mau caminho. O apóstolo Paulo rebateu esse tipo de atitude que era praticado por alguns cristãos da Igreja em Éfeso: “Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem” (1Tm.5:13). A mulher de Ló, pela sua curiosidade errada, foi punida com o juízo de Deus: “Mas a mulher de Ló olhou para trás e se trans­formou numa coluna de sal” (Gn.19:26).
Devemos ser curiosos para aprender coisas boas da vida, como, por exemplo, ter curiosidade de estudar a Bíblia, ser curioso para aprender assuntos e atividades escolares, ser curioso para aprender mais sobre o nosso trabalho, ser curioso para fazer perguntas inteligentes as quais irão nos trazer sabedoria, ou seja, ser curioso para fazer aquilo que é bom, que será importante para nós e que não prejudicará ninguém.
“Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo. “Que impressionan­te! ”, pensou. “Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto” (Êx.3:2,3).
Sejamos curiosos para buscar aquilo que é de Deus para nós. Não sejamos curiosos para querer ver, perguntar ou fazer aquilo que nos faz pecar. Sejamos curiosos para procurar crescer espiritualmente em Deus, para fazer e buscar as coisas que agram a Ele.

4. Atitude ímpia

Ao mandar buscar Bate-Seba para a tomar para si, Davi estava procedendo como um rei oriental ímpio, que poderia mandar buscar a mulher que o agradasse para a possuir, mas isso jamais deveria fazer aquele que tivesse conhecimento da lei de Deus. Davi passou por cima de tudo, mesmo tendo conhecimento de que a mulher era casada. Ele não queria saber; antes, seu objetivo era satisfazer seu apetite carnal agora desenfreado.
Todos esses pontos deixam claro que Davi criou um ambiente para o pecado, pois não foi cuidadoso no seu dever; e isto pode acontecer com qualquer um de nós. Ninguém está imune à tentação. Todos nós somos tentados a praticar o mal. Satanás é o agente da tentação, inclusive, um dos nomes do Diabo é "tentador" (1Ts.3:5), e ele não tolera que nenhum ser humano fique livre do pecado, pois desta maneira o homem ficará fora da vida eterna com Cristo.
O trabalho que mais agrada a Satanás é desviar o crente das disciplinas da vida cristã. A Bíblia diz: "quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo" (1João 3:8). Até a Jesus ele tentou (Mt.4:3). Por isso, devemos vigiar constantemente pois a qualquer brecha satanás pode vir a penetrar e agir com astúcia e fazer com que o homem ou a mulher de Deus ceda à tentação, e quando isso acontece as consequências são desastrosas. Exorta Jesus: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mc.14:38).
Para fugir da tentação:
  • Devemos pedir a Deus, em fervorosa e sincera oração, que nos ajude a nos afastarmos de pessoas, lugares e situações tentadoras.
  • Devemos meditar e memorizar as passagens das Escrituras que combatem nossas fraquezas especificas.
  • Devemos procurar uma outra pessoa crente com quem possamos compartilhar abertamente nossas dúvidas, e a quem possamos pedir ajuda quando a tentação nos surpreender.

III. O ADULTÉRIO E O HOMICÍDIO COMETIDOS POR DAVI

O adultério de Davi com Bate-Seba e o consequente homicídio de Urias, nos ensina, em primeiro lugar, que o servo de Deus nunca pode ficar ocioso na missão que lhe foi confiada pelo Senhor. Era tempo de os reis saírem à guerra, mas Davi preferiu ficar em seu palácio, mandando que Joabe fizesse aquilo que o rei deveria fazer (1Sm.11:1). Quando deixamos de fazer aquilo que nos é necessário fazer, notadamente quando servimos a Deus, armamos uma arapuca para nós mesmos. Ao ficar no palácio em vez de sair à guerra, Davi ficou à mercê do adversário de nossas almas que, sabedor da fraqueza de Davi para com as mulheres, armou-lhe uma astuta cilada. Não podemos ignorar os ardis do inimigo (2Co.2:11).
Davi, no auge da fartura e da autoconfiança, só se preocupou com seus próprios desejos (2Sm.11:2). Quando veio a tentação, alimentou-a em vez de fugir dela (2Sm.11:3). Pecou deliberadamente (2Sm.11:4). Tentou ocultar seu pecado, enganando a outros (2Sm.11:6-15). Cometeu um assassinato para continuar a escondê-lo (2Sm.11:15,17). No final, o pecado de Davi foi revelado (2Sm.12:9) e ele foi castigado (2Sm.12:10-14). As consequências destas transgressões foram de longo alcance e afetaram muitas outras pessoas (2Sm.11:17; 12:11,14,15).

1. O pecado camuflado

Davi, depois de ter consumado o seu ato pecaminoso, de várias maneiras e durante um bom tempo, tentou ocultá-lo (2Sm.11:27). Ele poderia ter interrompido e abandonado o pecado a qualquer momento; mas, quando alguém começa a transgredir é difícil parar (Tg.1:14,15). Quanto maior for a desordem menos dispostos estamos a admitir que fomos os causadores. É muito mais fácil parar de deslizar montanha abaixo quando estamos próximos ao topo do morro, do que quando já percorremos a metade do caminho. A melhor solução é determos o erro antes de o pecado criar volume.

2. Pecado gera pecado

No Salmo 42:7 é dito que um abismo chama outro abismo. A prática do pecado gera mais pecado; é uma bola de neve desgovernada. Ao tomar ciência de que Bate-Seba estava grávida, Davi engendra planos absurdos, de cunho pecaminoso. As Escrituras dizem: "Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela" (2Sm.11:4). Nesse momento, Davi deveria ter sentido remorso profundo e tristeza sincera. Mas, ele não virou para Deus naquela hora. Achou que o pecado poderia ser escondido, e as consequências evitadas. Foi o começo de uma série de pecados que pareciam muito estranhos na vida de um homem escolhido por Deus. As tentativas foram cada vez mais pecaminosas.
a) ao adultério, Davi acrescentou mentiras. Quando soube que Bate-Seba estava grávida, ele chamou Urias para dar notícias da guerra, e em seguida ofereceu-lhe um presente e deu-lhe licença para ir a sua própria casa (2Sm.11:6-8). Tudo era mentira, engano, logro. Ele achou possível esconder seu pecado, enganando o próprio marido traído. Mas, Urias não facilitou o plano de Davi. Por ser um soldado dedicado, ele recusou tirar férias quando os colegas estavam na batalha.
b) não dando certo a tática anterior, ele parte para agressão moral de Urias: embriaga o seu fiel soldado. Davi ofereceu um banquete a Urias com vinho embriagante (2Sm.11:12,13). Foi uma armadilha enganadora e covarde para que ele fosse a sua casa para se deitar com Bate-Seba e encontrar justificativa para Davi encobrir o seu pecado. Porém, o final do versículo 13 diz que Urias “não desceu à sua casa”.
c) Frustrado, Davi avançou das mentiras ao homicídio (2Sm.11:14,15). O próprio Urias levou a carta que selou a morte dele e de mais alguns soldados. Foi um assassinato covarde de um leal soldado, planejado pelo líder ungido do povo de Deus (2Sm.11:16,17). Neste plano sinistro, o rei envolveu mais uma pessoa, Joabe; este era o comandante do exército e serviu de cúmplice sem saber os motivos de Davi.
As tentativas de esconder o pecado geralmente levam o pecador ao fundo do poço. Davi, cujo coração costumava ser dedicado ao Senhor, se entregou ao pecado e à vontade do diabo. Quando o crente procede dessa forma, o julgamento divino o aguarda, pois "Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl.6:7).
Davi plantou uma grande injustiça e colheu uma grande amargura. Ele sentiu o peso da espada, enviada da parte de Deus, sobre sua casa. O pecado destrói, transtorna e desfigura espiritualmente uma pessoa. O homem segundo o coração de Deus fez a vontade do Diabo.

3. O arrependimento de Davi

Há algumas diferenças notáveis quando comparamos a confissão de Davi com outras famosas confissões na Bíblia.
-Adão e Eva procuraram culpar outras pessoas para justificar sua desobediência (Gn.3:12,13).
-Caim mentiu para Deus, tentando negar sua culpa (Gn.4:9).
-Arão apontou o dedo para o povo, e fingiu que o bezerro de ouro tinha aparecido praticamente sozinho (Êx.32:21-24).
-Saul disse que tinha obedecido a Palavra de Deus. Depois, quando reconheceu sua culpa, ele se preocupou em manter sua posição de honra perante o povo, em vez de mostrar um espírito quebrantado (1Sm.15:13,24,30).
-Judas sentiu remorso e confessou sua traição, mas fugiu da presença de Jesus e se suicidou (Mt.27:3-5).
-Davi, porém, não ofereceu desculpas. Ele não perguntou sobre as consequências. Ele se entregou nas mãos do Deus justo, e simplesmente confessou a culpa do pecado cometido: "Pequei contra o SENHOR" (2Sm.12:13). O Salmo 51 mostra a profundidade do arrependimento de Davi. Ele assumiu plena responsabilidade pelo pecado, e pediu a ajuda de Deus para renovar seu coração. É este arrependimento que Deus quer do pecador. O pecador que volta para Deus precisa reconhecer seu erro, seu pecado - “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto”(Sl.32:1).
Reconhecer e confessar o pecado, com um coração sincero e arrependido, sempre trará o perdão gracioso da parte de Deus, a remoção da culpa e a dádiva da sua presença constante. Disse Davi: “Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”(Sl.32:5).
Davi e Saul: iguais no pecado, desiguais no reconhecimento do erro (1Sm.18:24,5; 2Sm.11:15). “Em ordenar a Joabe para expor Urias ao perigo (2Sm.11:15), o rei estava usando um meio que Saul usara em um esforço para se desfazer do próprio Davi (cf. 1Sm.18:24,25). Qual, então, é a diferença entre Saul e Davi? Cada um sucumbiu à tentação e pecou terrivelmente. A diferença é que, quando descoberto, Saul pediu desculpas e rogou a Samuel para não o expor diante do seu povo. Ele estava mais interessado na opinião pública do que em seu relacionamento com Deus (cf. 1Sm.15:15-24). Em contraste, Davi estava tão interessado em seu relacionamento com o Senhor que tomou a iniciativa e fez uma confissão pública, que podemos ler em Salmo 51. Todos os seres humanos são falhos, e qualquer um de nós pode cair. A maneira como resistimos à tentação e a maneira como lidamos com os nossos pecados são ambos indicadores de santidade” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.210).

4. Davi e as consequências do pecado

Quando Davi viu Bate-Seba se banhando e a cobiçou, adulterando com ela em seguida, não podia imaginar o fim daquele túnel. Talvez pensasse que seria apenas uma aventura numa tarde de verão. Talvez até tivesse racionalizado e justificado seu ato tresloucado, dizendo que tinha que relaxar um pouco. Mas, o pecado não é algo passageiro nem superficial. Seus efeitos são profundos e mais duradouros do que se pode imaginar.
Davi além de adulterar com Bate-Seba deu outros passos rumo ao abismo. Ele mentiu acerca do seu pecado e mandou matar o marido da sua amante. Ele perdeu a autoridade espiritual sobre sua família. Ele viu sua casa desmoronando diante dos seus olhos. Ele colheu os amargos frutos da sua maldita semeadura.
Deus não deixou passar, nem desculpou os pecados de Davi, sob pretexto de ele ser um mero ser humano e ungido para uma missão especial; que seus pecados eram simples fraquezas ou falhas humanas, ou que ele, como rei, teria o direito natural de recorrer à injustiça e à crueldade. Davi não podia fazer o que fez.
Davi ouviu um dos mais duros julgamentos pronunciados pelo profeta Natã (2Sm.12:10-14). O julgamento atingia não somente sua vida pessoal, mas também toda o resto de sua vida, incluindo reino e família. Embora Davi tenha se arrependido dos seus pecados e recebido o perdão da parte de Deus, as consequências disso não foram eliminadas por Deus.
Semelhantemente, um crente que venha a cometer pecados terríveis, pode receber, através da tristeza segundo Deus e o arrependimento sincero, a graça e o perdão da parte de Deus. Mas, a restauração do nosso relacionamento com Deus não significa que escaparemos do castigo temporal, nem que ficaremos isentos das consequências dos pecados específicos (cf. 2Sm.12:10,11,14).

CONCLUSÃO

Aprendemos nesta Aula, que não há ambiente ou lugar em que estejamos seguros demais para não pecar. Embora salvos em Cristo, ainda convivemos num corpo não redimido, que aguarda a maravilhosa redenção eterna, onde o nosso corpo mortal dará lugar a um corpo glorioso (1Co.15:54; Fp.3:20,21). Enquanto isso não acontece, aqui estamos com as nossas pelejas renhidas, muitas tribulações e muitas tentações.
Devemos, pois, estar revestidos da graça divina e cheios do Espírito Santo para resistir ao convite do pecado que a todo o momento nos cerca; não podemos descuidar-nos de nossa vida espiritual. É imprescindível estar cheio do Espírito Santo, para não sucumbir aos desejos da carne, atentando seriamente para este conselho de Paulo: “fugi da prostituição” (1Co.6:18; Gl.5:16). Todavia, se pecarmos, confessemos o nosso pecado a Deus, pois quem o oculta, torna-o mais grave ainda. Está escrito que “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1João 1:9). Disse o sábio: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv.28:13). Pense nisso!
-------------
Luciano de Paula Lourenço
Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo Testamento) - William Macdonald.
Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.
Pr. Osiel Gomes. O Governo divino em mãos humana. CPAD.
Bíblia da Liderança Cristã. Sociedade Bíblica do Brasil.
Comentário Bíblico Beacon. CPAD.
Roberto B. Chisholm Jr. 1 & 2 Samuel. Vida Nova.
Dr. Caramuru Afonso Francisco. O pecado de Davi e suas consequências. PortalEBD_2009.


2 comentários:

  1. Se eu baixar um app pago, de forma gratuita é pecado
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Isso é considerado invasão de propriedade alheia. Leia Êxodos 20:17. Este Mandamento é irrevogável. Vale a pena ser fiel a Deus, amado irmão; haverá uma recompensa por isso! Deus o abençoe sempre!

      Excluir