sábado, 28 de dezembro de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS – 1º TRIMESTRE DE 2020



No 1º Trimestre letivo de 2020, estudaremos, através das Lições Bíblicas da CPAD, sobre o tema: “A RAÇA HUMANA – ORIGEM, QUEDA E REDENÇÃO. O comentarista é o pastor Claudionor de Andrade.  
As Lições estão distribuídas sob os seguintes temas:
Lição 1 - Adão, o Primeiro Homem.
Lição 2 - A Criação de Eva, a Primeira Mulher.
Lição 3 - A Natureza do Ser Humano.
Lição 4 - Os Atributos do Ser Humano.
Lição 5 - A Unidade da Raça Humana.
Lição 6 - A Sexualidade Humana.
Lição 7 - A Queda do Ser Humano.
Lição 8 - O Início da Civilização Humana.
Lição 9 - O Primeiro Projeto de Globalismo.
Lição 10 - Só o Evangelho Muda a Cultura Humana.
Lição 11 - O Homem do Pecado.
Lição 12 - Jesus, o Homem Perfeito.
Lição 13 - O Novo Homem em Jesus Cristo.
Qual é a origem do ser humano? Esta pergunta é feita há séculos por indivíduos de quase todas as classes sociais. Querer saber a procedência da vida e onde tudo começou é o que fazem as comunidades científicas, filosóficas e reli­giosas - todas buscam continuamente explicar o mistério da ascendência humana. Além de desejarem saber qual é a fonte, todos querem entender o que ou quem é essa fonte. Afinal, quais são as razões, motivações e propósitos do surgimento do homem?
Muitos, principalmente os que se dizem ateus ou agnósticos, procuram saber de onde o ser humano veio; eles buscam entender se a origem do ser humano deu-se em razão de uma explosão cósmica, de forças mágicas e cegas ou de outro motivo qual­quer. Muitas teorias, que se estendem na esteira das hipóteses – e não conseguem sair deste orbe -, tem engendrado esforços inúteis, sem fundamento tangível, no afã de dar uma explicação convincente sobre a origem do ser humano, mas não tem tido êxito.
A má ciência e preconceituosa, que não quer se render diante da antropologia e veracidade bíblica, tem disseminado teorias hipotéticas, absurdas e ludibriosas aos incautos, contaminando livros e periódicos com falsas informações. Muitas pessoas têm se ludibriado pela influência da má ciência, e se distanciados do criacionismo bíblico.
Diante de argumentos científicos, evolucionistas, filosófi­cos e de todas as teorias até agora conhecidas, devemos procurar entender o que a antropologia judaico-cristã e a antro­pologia bíblica têm a dizer acerca da origem do ser humano. Um estudo profundo sobre Deus e a Sua Palavra responde a todas essas questões (Sl.139:14-16; João 5:39; 17:17).
A Bíblia é o compêndio que traz o ensino mais verossímil acerca da origem do homem, pois, ela é a revelação divina ao homem. Destarte, não só fala a Bíblia do seu autor, que é Deus, como também nos ensina a respeito do homem, o destinatário desta mensagem. O ensino bíblico a respeito do homem, aliás, é o mais autorizado, pois se trata da revelação da parte de quem criou o homem, e nada melhor do que o autor para falar a respeito de sua obra.
Não surpreende, portanto, que os homens, ao tentarem explicar quem são, tenham chegado à conclusão do filósofo e médico francês Alexis Carrel (1873-1944, Prêmio Nobel de Medicina de 1912) que, ao escrever a respeito do assunto, acabou intitulando seu livro de “O que é o homem, esse desconhecido”. Realmente, sem a revelação divina, não há como sabermos quem é o homem, mesmo que tenhamos conquistado o Prêmio Nobel, visto que só Deus, que fez o homem, tem condições de nos revelar quem é esta criatura tão complexa que Ele, com tanto zelo, fez surgir.
Com respeito a este ponto, a Bíblia é clara ao mostrar que o homem foi criado por Deus e de forma singular. O homem foi criado ao término do sexto dia da criação, como nos relatam as Escrituras Sagradas, e de modo diferente dos demais seres até então criados sobre a face da Terra. Enquanto os seres foram criados pelo poder da Palavra (Gn.1:11,14, 20,24), com relação ao ser humano, houve uma deliberação da Trindade para que o homem fosse criado, criação esta, aliás, que é pormenorizada no capítulo 2 de Gênesis, onde vemos o próprio Deus tomando a iniciativa de criar o homem, a demonstrar que seria um ser distinto dos demais.
Esta diferença entre o homem e os demais seres é suficiente para afastarmos toda e qualquer possibilidade de que o homem seja fruto de uma evolução dos demais seres, como se passou a defender, notadamente a partir do século XIX, no meio científico e filosófico. A evolução, que, ao contrário do que se pensa, não teve origem no pensamento de Charles Darwin, mas, sim, do autodidata Herbert Spencer, também um inglês como Darwin, parte do pressuposto de que todos os seres tiveram a mesma origem em seres mais simples. No entanto, a narrativa bíblica mostra-nos que o homem é distinto dos demais seres, que seu processo de criação foi diferente e, mais, que sua estrutura seria completamente diversa, vez que foi criado “à imagem e semelhança de Deus” (Gn.1:26,27), feito para dominar os demais seres criados sobre a face da Terra. Por isso o salmista, ao indagar quem é o homem, diz que se trata de um ser feito pouco menor do que os anjos, mas acima de toda a criação terrena (Sl.8:5,6).
Portanto, a origem do homem, como se verifica, está em Deus, que não só tomou a deliberação de criar o homem, como Se incumbiu pessoalmente desta atividade, tanto que, ao longo das Escrituras, mais de uma vez Se compara à figura do artesão, do oleiro em relação ao vaso (Is.29:16; 64:8; Jr.18:6; Lm.4:2; Rm.9:21), com isto demonstrando como Se empenhou pessoalmente para que o homem fosse criado, o que não ocorreu com os demais seres criados na face da Terra.
Deus fez o homem e a mulher para dominar sobre as criaturas terrenas e para serem, por assim dizer, o elo de ligação entre o Criador e a criação. Homem e mulher deveriam cuidar da criação, administrá-la e, de forma livre e espontânea, amar a Deus, obedecer-lhe e desfrutar de uma íntima comunhão com seu Criador. Era este o propósito divino estabelecido quando da criação do ser humano. O homem, portanto, não seria jamais dono de si, mas existiria para fazer a vontade dAquele que o criou.
O homem não veio do macaco
Isto é fato! A ideia de que o homem veio do macaco surgiu logo após o lança­mento do livro de Darwin, que tem como fundamento a falaciosa teoria evolucionista, que tem como ponto de partida a afirmação de que o homem e os animais em geral procedem de um mesmo tronco, e que hoje, homem e animal são um somatório de mutações sofridas no decorrer de milênios. Em suma, o homem de hoje não é o homem do princípio. Desse conceito surgiu o ensino estúpido de que o homem de hoje é um macaco em estágio mais desenvolvido. E, para produzir maior confusão, a teoria da evolução coloca o iní­cio da vida humana na Terra a milhões de anos antes do tempo indi­cado pala Bíblia.
Se o homem evoluiu do macaco, por que o macaco não evoluiu? Por que o macaco, em um processo lento e gradual, não se tomou outra criatura? É bom enfatizar que a comunidade científica não reconhece e jamais declarou como verdade a teoria evolucionista.
É bom lembrar que, quando tratamos da evolução, estamos lidando com uma teoria, com suposições, e não com uma ciência. Se você ler um compêndio sobre evolução, há de encontrar com muita frequência chavões, tais como: "crê-se que...", "admite-se que...", "talvez...", "possivelmente...", "mais ou menos...", etc. Por ser tão vulnerável, divagante e falha, consequentemente o sistema que ela advoga não subsiste diante do argumento contundente das Escrituras Sagradas.
De acordo com a Bíblia, o homem já foi formado homem. O cha­mado "Homem de Neandertal" ou o "Homem de Heidelberg" não têm em si nenhum elemento, por menor que seja, capaz de provar que o homem, no princípio, tivesse as características de um macaco encurvado. O africano de elevada estatura, o pigmeu, o asiático de nariz achatado, o negro com suas características distin­tivas, todos são o resultado de variações comuns dentro da fa­mília humana. Assim, também o homem da antiguidade variava de um para o outro, e também se diferenciava de nós, hoje em dia.
A criação do homem foi uma decisão da Santíssima Trindade
Como foi dito anteriormente, enquanto os animais foram criados pelo poder da Palavra (Gn.1:11,14, 20,24), com relação ao ser humano houve uma deliberação da Santíssima Trindade para que o homem fosse criado (Gn.1:26):
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra”.
Como o restante do Universo criado, o homem é mostrado como se originando a partir de um ato pessoal, espontâneo e livre da vontade de Deus. Este mistério é desvendado no seguinte verso: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gn.1:27). Com essas palavras, o autor sagrado revela que todos nós fomos gerados, formados e criados por Deus.
O homem foi formado do pó da Terra
A Bíblia afirma que o ser humano foi formado do pó (Gn.2:7; 3:19); que ele é barro (Jr.18:6). O patriarca Jó presta o seu depoimento pessoal: “Eis que vim de Deus, como tu; do lodo também fui formado” (Jó 33:6). O apóstolo Paulo vê Adão como “homem terreno" (1Co.15:47).
Através dos anos, a comunidade científica tem comprovado este fato bíblico. Eis alguns exemplos:
  • O cientista Emery Slosson, no início do século passado, ficou fascinado ao constatar a precisão química existente no texto sagrado. Disse ele: "O homem foi feito do solo, e os mesmos 14 elementos químicos existentes no solo estão presentes no corpo humano; isso é fantástico".
  • Anos mais tarde, o bioquímico Kevin Griffin em seu artigo científico intitulado "A composição elementar da vida", classificou 23 elementos químicos do solo, e também constatou que todos eles estão presentes (em quantidade variável) na composição do homem. Kevin tomou como referência uma pessoa de 70 quilos.
Deus fez o homem com Suas próprias mãos
Deus fez todas as coisas pelo poder da Sua palavra: “(...) E disse Deus (...)”. Apenas o homem, a coroa da Criação, foi feito pelas próprias mãos do Senhor. Merece destaque o fato de Davi, o salmista de Israel, ter mencionado que todas as pessoas foram tecidas por Ele no ventre de suas mães (Sl.139:1-16).
“Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia” (Sl.139:15,16).
Deus formou Adão com Suas próprias mãos porque o homem seria especial, superior e diferente de tudo quanto fora criado até então (Sl.8:5; Jr.1:5).
“... pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste” (Sl.8:5).
Com esse ato de amor sublime, o Criador deixou para sempre as Suas impressões digitais no corpo, na alma e no espírito do homem.
O homem foi feito “à imagem e semelhança de Deus”
“Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gn.1:26). Este texto nos ensina que o homem foi feito “à imagem e semelhança de Deus”, ou seja, além de ter tido cuidado peculiar na sua criação, o homem ainda porta em si algo que os demais seres não têm, a saber, “a imagem e semelhança de Deus”.
Quando falamos em “imagem e semelhança de Deus”, devemos entender que o homem é reflexo da Divindade, ou seja, não é a Divindade nem pode chegar a ela. A Bíblia é clara ao nos mostrar que o homem, um ser mortal, foi feito, dentro da ordem estabelecida por Deus, abaixo dos anjos e acima de toda a criação terrena (Gn.1:26; Sl.8:5,6). É esta a sua posição na ordem divina e, por isso, são sem qualquer sentido os ensinos, tão populares nos nossos dias (inclusive no meio evangélico...), de que o homem pode se tornar Deus ou, quando menos, um “pequeno deus”. Deus é Deus e o homem, homem. Há promessa de que nos tornaremos semelhantes a Cristo glorificado (1João 3:2), mas jamais se fala em igualdade ou divinização do ser humano.
O ser humano é a coroa da criação de Deus
Esta condição do homem, de ser a “coroa da criação terrena”, é a principal razão de ser dotado de uma dignidade ímpar, que deve ser reconhecida por todos os seres humanos e cujo ataque é o principal objetivo do inimigo de nossas almas.
O ser humano é considerado a coroa da criação por ter sido criado de maneira diferente, se comparado às demais coisas e seres. Deus fez, configurou e formatou o homem com as Suas próprias mãos e, em seguida, soprou em seus narizes o sopro da vida (Gn.2:7).
 “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”.
Quando Deus soprou em seus narizes o fôlego de vida, e o homem foi feito alma vivente (Gn.2:7), naquele instante foi criado a parte imaterial do homem, constituída da alma e do espírito. Este é o aspecto totalmente diverso entre o homem e os demais seres vivos criados na Terra.
O homem é dotado de uma parte imaterial, que o faz sobrenatural, ou seja, que o coloca acima da natureza e que lhe permite dominar sobre ela. Esta parte imaterial, resultado do sopro de Deus, é o que Paulo denomina de "homem interior".
O fôlego de vida soprado por Deus não é o ar que conhecemos, mas a própria vida dada ao homem, a própria imagem e semelhança de Deus. O homem é imagem e semelhança de Deus exatamente porque Deus lhe imprimiu algo de Sua essência, algo que veio diretamente dEle, ao contrário do restante da criação, que foi feito a partir da vontade divina expressa por Sua Palavra.
Não há dúvida, portanto, que o homem foi criado pelo um Ser extraordinariamente inteligente e poderoso, que nós conhecemos com o Deus Criador. Que neste trimestre letivo, com a indispensável ajuda do Espírito Santo, percorrendo diversas passagens do Livro dos livros, e com o auxílio de diversos autores bibliocêntricos, abor­daremos esse tema com muito temor e tremor, a fim de preparar subsídios que venham otimizar os temas propostos pelo comentarista das Lições.
Que Deus nos ilumine e nos conceda inteligência espiritual!
Luciano de Paula Lourenço



4 comentários:

  1. 🙌 Depois de um estudo maravilhoso sobre os livros de 1° e 2° Samuel, começar mais um trimestre com um tema como esse é bênção de Deus nas nossas vidas.Obrigada pastor por nós agraciar com seu trabalho, pra mim tem sido de grande ajuda ,me ajuda muito , tenho acompanhado seu blog desde da época da revista sobre o Caráter do Cristão, desde então só estudo por aqui. Que o Senhor continue te iluminando e te abençoando sempre um forte abraço fica na paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar desta empreitada espiritual. Que o Senhor te abençoe sobremaneira!

      Excluir
  2. Muito bom o seu comentário irmão Luciano de Paula, Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir