sábado, 13 de julho de 2024

EXEMPLOS DE METÁFORAS E PARALELISMOS NO LIVRO DE RUTE

 

I. EXEMPLOS DE METÁFORAS NO LIVRO DE RUTE

O Livro de Rute, embora uma narrativa histórica, contém várias metáforas que enriquecem a história e fornecem profundidade adicional ao texto. Aqui estão alguns exemplos:

1.    Asas de Refúgio:

o    Texto: “O Senhor retribua o que você fez! Que você seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio.” (Rute 2:12)

o    Metáfora: Boaz compara a proteção que Rute buscou em Deus a estar sob as asas de uma ave, sugerindo segurança, cuidado e acolhimento.

2.    Cheia e Vazia:

o    Texto: “Não me chamem de Noemi”, disse ela. “Chamem-me de Mara, pois o Todo-Poderoso tornou minha vida muito amarga. De mãos cheias eu parti, mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta.” (Rute 1:20-21)

o    Metáfora: Noemi usa as metáforas de “cheia” e “vazia” para descrever sua mudança de sorte, de prosperidade e felicidade para perda e desolação.

3.    Campo:

o    Texto: “Assim Rute foi ao campo e apanhava espigas atrás dos ceifeiros. Por acaso, ela entrou justamente na parte da lavoura que pertencia a Boaz, da família de Elimeleque.” (Rute 2:3)

o    Metáfora: O campo onde Rute colhe grãos pode ser visto como uma metáfora para o campo da vida, onde as oportunidades e as providências de Deus se manifestam de maneiras inesperadas.

4.    Redenção:

o    Texto: “Então Boaz anunciou aos líderes e a todo o povo ali presente: ‘Hoje vocês são testemunhas de que comprei de Noemi toda a propriedade de Elimeleque, Quiliom e Malom. Também adquiri Rute, a moabita, viúva de Malom, para ser minha mulher, a fim de manter o nome do falecido com a sua herança, para que o nome dele não desapareça do meio de sua família e de sua cidade. Hoje vocês são testemunhas!’” (Rute 4:9-10)

o    Metáfora: A ideia de Boaz como redentor de Rute e da família de Noemi é uma metáfora para a redenção divina, onde Deus resgata e restaura aqueles que são fiéis a Ele.

5.    Semente e Colheita:

o    Texto: “Boaz tomou Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu, e o Senhor concedeu que ela engravidasse dele, e ela deu à luz um filho.” (Rute 4:13)

o    Metáfora: A vida de Rute pode ser vista como uma semente que, plantada em solo fértil (fé em Deus e fidelidade), produz uma colheita abundante (um filho e linhagem messiânica).

6.    Descanso:

o    Texto: “Minha filha, eu preciso procurar um lar seguro para você, onde você seja bem tratada.” (Rute 3:1)

o    Metáfora: Noemi busca um “lar seguro” para Rute, o que metaforicamente representa a busca por estabilidade, segurança e paz na vida de Rute.

Essas metáforas no Livro de Rute não apenas embelezam a narrativa, mas também fornecem insights profundos sobre temas de fé, providência divina, redenção e a busca humana por segurança e pertencimento.

II. EXEMPLOS DE PARALELISMOS NO LIVRO DE RUTE

O paralelismo é uma técnica literária comum na Bíblia Hebraica, onde ideias ou themes são repetidos e contrastados para realçar um ponto ou fornecer ênfase. No Livro de Rute, encontramos diversos exemplos de paralelismo que ajudam a estrutura narrativa e enfatizam temas importantes.

Aqui estão alguns exemplos de paralelismo no Livro de Rute:

1.    Paralelismo de Destino:

o    Texto: "Então Noemi disse às suas noras: 'Vão, voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo. O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido'." (Rute 1:8-9)

o    Paralelismo: Noemi deseja que suas noras encontrem segurança e felicidade, espelhando o desejo de que Deus seja leal com elas assim como elas foram leais com suas famílias e com Noemi. Este paralelismo destaca a reciprocidade da lealdade e bênção.

2.    Paralelismo de Retorno:

o    Texto: "Assim Noemi voltou das terras de Moabe, com Rute, a sua nora, a moabita. Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada." (Rute 1:22)

o    Paralelismo: A viagem de volta de Noemi e Rute é paralela ao início da colheita da cevada, simbolizando um novo começo e a providência de Deus. A volta a Belém marca o início de um período de restauração.

3.    Paralelismo de Identidade:

o    Texto: "Noemi disse: 'Voltem, minhas filhas; por que viriam comigo? Ainda posso ter filhos que poderiam tornar-se seus maridos? Voltem, minhas filhas, vão embora, porque sou velha demais para ter outro marido'." (Rute 1:11-12)

o    Paralelismo: A repetição da pergunta retórica de Noemi ("Ainda posso ter filhos...?") destaca sua incapacidade e desesperança, contrastando com a juventude e as possibilidades de suas noras.

4.    Paralelismo de Bênção:

o    Texto: "Boaz respondeu: 'Fui informado de tudo o que você tem feito por sua sogra desde a morte do seu marido: como deixou seu pai e sua mãe e a sua terra natal e veio viver com um povo que você não conhecia bem. O Senhor lhe retribua o que você fez! Que você seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio'." (Rute 2:11-12)

o    Paralelismo: Boaz menciona as ações de Rute e, em seguida, invoca a bênção de Deus sobre ela. Esse paralelismo realça a relação entre as ações justas de Rute e a recompensa divina.

5.    Paralelismo de Fidelidade:

o    Texto: "Onde você for eu irei, onde você ficar eu ficarei! O seu povo será o meu povo e o seu Deus será o meu Deus! Onde você morrer eu morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo rigor, se outra coisa que não a morte me separar de você!" (Rute 1:16-17)

o    Paralelismo: A repetição dos compromissos de Rute com Noemi ("Onde você... eu...") destaca sua devoção absoluta e incondicional, enfatizando a profundidade de seu compromisso.

6.    Paralelismo de Nomeação:

o    Texto: "As mulheres disseram a Noemi: 'Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel!' Ele restaurará a sua vida e a sustentará na velhice. Pois a sua nora, que a ama e que é melhor do que sete filhos, o deu à luz." (Rute 4:14-15)

o    Paralelismo: A bênção das mulheres de Belém sobre Noemi repete e reforça a importância do resgatador e da nora de Noemi, Rute, comparando sua importância a "sete filhos", um símbolo de completude e perfeição.

Esses exemplos de paralelismo no Livro de Rute mostram como essa técnica literária é usada para realçar temas centrais como lealdade, providência divina, e redenção, proporcionando uma maior profundidade e beleza ao texto.

 

 

Um comentário: