domingo, 7 de julho de 2024

LEITURA DIÁRIA - TERÇA-FEIRA: Juizes 1:7-19

Estes versículos de Juízes 1:7-19 relatam as primeiras campanhas de conquista de Judá na Terra Prometida. A narrativa destaca a justiça retributiva de Deus, a continuidade das alianças familiares, a integração de aliados não israelitas e a importância da cooperação entre as tribos de Israel. Apesar das vitórias, a menção dos carros de ferro dos cananeus indica que ainda havia desafios significativos a serem enfrentados. No entanto, a presença do Senhor com Judá garante o sucesso nas montanhas, ilustrando a confiança em Deus como crucial para a conquista da terra.

7. ”Então, disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E o trouxeram a Jerusalém, e morreu ali”.

Adoni-Bezeque, um rei cananeu derrotado, reconhece a retribuição divina pela crueldade que ele próprio praticou, mutilando setenta reis. Sua declaração destaca a justiça retributiva de Deus. Adoni-Bezeque é levado a Jerusalém, onde morre, simbolizando a destruição do poder opressor dos cananeus.

8. Porque os filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém, e a tomaram, e a feriram a fio de espada, e à cidade puseram a fogo”.

Os filhos de Judá capturam Jerusalém, matam seus habitantes e incendeiam a cidade. Este evento sublinha o início das conquistas israelitas na Terra Prometida, especialmente na região de Judá.

9. E, depois, os filhos de Judá desceram a pelejar contra os cananeus que habitavam nas montanhas, e no sul, e nas planícies”.

Os filhos de Judá continuam suas campanhas contra os cananeus, atacando-os nas montanhas, no sul e nas planícies. Este versículo mostra a abrangência geográfica das batalhas.

10. E partiu Judá contra os cananeus que habitavam em Hebrom (era, porém, dantes, o nome de Hebrom Quiriate-Arba), e feriram a Sesai, e a Aimã, e a Talmai”.

Judá ataca Hebrom (antigamente chamada Quiriate-Arba), derrotando três líderes cananeus: Sesai, Aimã e Talmai. A conquista de Hebrom é significativa, pois esta cidade tinha importância histórica e estratégica.

11. E, dali, partiu contra os moradores de Debir (e era, dantes, o nome de Debir Quiriate-Sefer)”.

12. E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher”.

13. E tomou-a Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele; e Calebe lhe deu a sua filha Acsa por mulher”.

Nos versículos 11-13, vemos que Calebe, um dos líderes de Judá, oferece sua filha Acsa em casamento a quem conquistar Quiriate-Sefer (Debir). Otniel, sobrinho de Calebe, aceita o desafio e toma a cidade, casando-se com Acsa. Este episódio mostra a continuidade das alianças familiares e a importância das conquistas militares.

14. E sucedeu que, vindo ela a ele, o persuadiu a que pedisse um campo a seu pai; e ela se apeou do jumento, saltando; e Calebe lhe disse: Que é o que tens? ”.

15. ”E ela lhe disse: Dá-me uma bênção, pois me deste uma terra seca; dá-me também fontes de águas. E Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores”.

Nos versículos 14 e 15, vemos Acsa, filha de Calebe, pede ao pai uma bênção adicional, além da terra que já recebeu: fontes de água para tornar a terra mais fértil. Calebe concede a ela as fontes superiores e inferiores, demonstrando generosidade e cuidado familiar.

16. Também os filhos do queneu, sogro de Moisés, subiram da cidade das Palmeiras com os filhos de Judá ao deserto de Judá, que está ao sul de Arade; e foram e habitaram com o povo”.

Os filhos do queneu, sogro de Moisés, se juntam aos filhos de Judá e se estabelecem no deserto de Judá, ao sul de Arade. Isto ilustra a integração de grupos não israelitas ao povo de Israel, reforçando alianças e cooperação.

17. ”Foi-se, pois, Judá com Simeão, seu irmão, e feriram aos cananeus que habitavam em Zefate, e totalmente a destruíram, e chamaram o nome desta cidade Horma”.

Judá e Simeão, seu irmão, unem forças para derrotar os cananeus em Zefate, destruindo completamente a cidade e chamando-a de Horma, que significa "destruição". Esta colaboração entre tribos é crucial para o sucesso das campanhas militares.

18. Tomou mais Judá a Gaza com o seu termo, e a Asquelom com o seu termo, e a Ecrom com o seu termo”.

19. ”E foi o Senhor com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expeliu os moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro”.

Nos versos 18 e 19, Judá toma as cidades filisteias de Gaza, Asquelom e Ecrom, mas enfrenta dificuldades para conquistar os habitantes do vale devido aos carros de ferro que eles possuíam. Este detalhe sobre os carros de ferro aponta para as limitações tecnológicas e militares que os israelitas enfrentaram.

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Luciano de Paula Lourenço

EBD/IEADTC

 

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