segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Aula 02
O CONSOLO DE DEUS EM MEIO À AFLIÇÃO
Leitura Bíblica: 2Corintios 1:1-7
10/01/2010

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação”(2Co 1:3)

INTRODUÇÃO
Algumas vezes as coisas ficam obscuras, incapacitando-nos de ver que há uma saída. Algumas dessas situações parecem oferecer perigo de vida para nós, e sentimo-nos como se Deus tivesse nos abandonado. Foi o que aconteceu com o apóstolo Paulo, como se depreende no texto de 2Corintios 1:8-10. Mas, ele sabia que Deus estava com ele, e que, certamente, receberia dele o consolo, assim como Davi recebeu. O Salmista Davi, em meio a tantos percalços que o rodeavam, reconheceu que somente Deus era o seu verdadeiro amigo e pastor. Ele declarou: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam"(Salmo 23:4). O "vale da sombra da morte" representa toda situação obscura que venhamos a passar e que humanamente não conseguimos ver uma saída, uma luz no final do túnel. Porém há uma declaração muito interessante neste verso: "a tua vara e o teu cajado me consolam".
A função do cajado era preservar a ovelha no caminho seguro, e conduzi-la ao pasto verdejante e às águas tranqüilas, dando-lhe a direção certa. Se ela quisesse desviar-se o pastor passava a extremidade arcada do cajado pelo seu pescoço para protegê-la de cair em alguma ribanceira ou meter-se em meio a espinhos. Caso a ovelha se debatesse, tentando escapar do cajado, o pastor batia-lhe com a vara na cabeça para atordoá-la. Feito isso ele a tomava em seus ombros e a carregava até que ela recobrasse as forças para caminhar. A vara servia também para espantar as feras que tentassem atacar qualquer ovelha do rebanho.
Quando o Salmista declara que a vara e o cajado nos consolam ele está declarando que, mesmo em meio do vale da sombra da morte, mesmo em meio às lutas nas quais ficamos como que atordoados sem saber para onde ir, sem conseguirmos ver uma saída, o Deus de toda consolação, o nosso Pastor, que nos consola em todas as nossas tribulações, nos toma em seus braços e nos conduz à vitória, mesmo que às vezes Ele precise usar a vara e o cajado.
Às vezes pensamos que estamos sendo açoitados por Deus, mas na verdade, embora não consigamos perceber ou aceitar, estamos sendo preservados por Deus, e com certeza sairemos daquela situação mais maduros, crescidos. Consolar é colocar-se ao lado encorajando e ajudando a encontrar a saída em tempos de aflição. Deus desempenha essa função, na vida das suas ovelhas, através do Espírito Santo que é o nosso Consolador, aquele que nos conduz a toda verdade, ao lugar de descanso e alívio para a nossa alma cansada, que é junto ao Bom Pastor - “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve"((Mt 11:28 a 30 ).
I – UMA SAUDAÇÃO ESPECIAL E INSPIRADA(1:1,2)
1. Sua identificação pessoal e os destinatários(1:1). Era de praxe iniciar a carta com o seu primeiro nome, seguindo uma forma predominante na época em que aparecia o nome do autor, o nome do destinatário e, finalmente, a saudação. Por isso, logo no início da Epístola, Paulo se apresenta como “Paulo...”.. Em seguida, ele se apresenta como representante de Cristo: “... apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus”. A palavra “apóstolo” quer dizer “enviado”. O próprio Senhor Jesus apareceu a Saulo, salvou-o, chamou-o e comissionou-o para ser apóstolo junto aos gentios. As credenciais de um apóstolo eram: ser testemunha ocular da ressurreição de Cristo e realizar, pelo poder de Deus, sinais e maravilhas(12:12). Paulo, embora chamado fora do tempo viu a Jesus ressurreto(1Co 15:8) e selou seu apostolado com milagres e prodígios.
Paulo, embora chamasse a si mesmo de o maior pecador, o menor de todos os santos e o menor dos apóstolos, foi o maior evangelista da igreja, o maior pastor, o maior missionário, o maior plantador de igrejas e o maior teólogo. Muitos falsos apóstolos passavam pela igreja de Corinto se intitulando de “apóstolos de Cristo”, mas estavam usurpando um título que não lhes pertencia. E não são poucos os que agem assim nos dias de hoje.
Nesta sua saudação à igreja de Corinto, Paulo inclui Timóteo, que cooperava com ele em suas atividades missionárias. Timóteo tinha servido a igreja local de Corinto(At 18:5). Alguns anos depois, Paulo o mandou de Éfeso a Corinto(1Coc4:17; 16:10; At 19:22). Deduz-se que Timóteo tinha voltado de sua visita aos corintios e estava agora na presença de Paulo. Ele foi um jovem obreiro, fiel companheiro de Paulo durante todo o seu ministério(At 16:1,3; 17:14,15; 1Co 4:17).
A despeito dos problemas que a igreja de Corinto possuía, é digno de menção a forma utilizada por Paulo ao dirigir esta sua nova carta àquela igreja:
a) À igreja de Deus que está em Corinto(1.1).
A expressão “igreja de Deus”, neste versículo, significa que era uma congregação de cristãos pertencentes a Deus. Não se tratava de uma assembléia de pagãos ou de uma reunião não religiosa, mas de um grupo de cristãos nascidos de novo, chamados do mundo para pertencer ao Senhor. Sem dúvida, ao escrever essas palavras, Paulo se lembrou de sua ida a Corinto para pregar o evangelho. Homens e mulheres mergulhados na idolatria e na sensualidade haviam aceitado Jesus Cristo como Senhor e sido salvos por sua maravilhosa graça. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas posteriormente pela igreja de Corinto, o coração do apóstolo certamente se regozijava ao recordar a transformação realizada na vida desses irmãos queridos.
Aprendemos aqui que, apesar de existir naquela igreja alguns rebeldes que se punham contra o ministério do apóstolo Paulo, ele trata a igreja como um todo, como parte da igreja universal e mística de Cristo. Onde há pessoas lavadas no sangue do Cordeiro, adorando o Deus vivo, ali está a igreja de Deus.
b) [...] Todos os santos que estão em toda a Acaia(1:1). Na sua saudação Paulo inclui “todos os santos em toda a Acaia”. Deduz-se que essa carta não foi escrita exclusivamente para a igreja de Corinto, mas também para todos os crentes espalhados pela província da Acaia que estavam ligados à igreja de Corinto. Só para lembrar, a Acaia representava a região sul da Grécia, enquanto a Macedônia, também mencionada na epístola, correspondia à região norte.
A palavra “santos”, usada aqui pelo apóstolo, reflete o fato de que todos os crentes são chamados por Deus para ser sua possessão especial. A igreja de Deus está em Corinto, está em toda a Acaia, está no Ceará, está em São Paulo, em Nova Iorque, em Londres, na China e em qualquer lugar que houver um santo, ou seja, alguém chamado das trevas para a luz, da escravidão para a liberdade e da perdição para a salvação. A igreja de Deus é transcultural, interdenominacional e universal. Glórias a Deus por isso!!
2. O apostolado Paulino e a vontade de Deus(1:1). Paulo tinha convicção de seu chamado quando diz: “[...] apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus[...]”(1:1). Alguns em Corinto questionavam se Paulo havia, de fato, sido comissionado pelo Senhor. Ele respondeu àqueles que duvidavam de seu apostolado, que não escolheu o ministério por sua própria vontade, nem foi ordenado pelos homens; antes, foi escolhido por Cristo Jesus pela vontade de Deus. Ele não havia constituído a si mesmo apóstolo, nem estava desempenhando o apostolado por indicação humana, mas era apóstolo pela vontade de Deus. Seu chamado veio do Céu. Sua vocação tinha origem na própria vontade de Deus.
“Paulo foi o último dos apóstolos no sentido de receber um mandato especial através de um encontro com o Senhor ressurreto para integrar a formação do testemunho inicial e fundamental de Jesus Cristo(cf At 8:3-8;22:6-11;26:12-18). Esses apóstolos do Novo Testamento constituíram o início do alicerce da igreja(ver Ef 2:20; Mt 16:18; Ap 21:14). Por essa razão, este ofício inicial de apóstolo do Novo Testamento é ímpar e não repetido. Como testemunhas e mensageiros diretos do Senhor ressurreto, eles edificaram o alicerce da igreja de Jesus Cristo, alicerce este que nunca poderá ser alterado, nem admitir acréscimo. Daí, aquele grupo de apóstolos não ter sucessores. São “apóstolos do Cordeiro” num sentido único(Ap 21:14; 1Ts 2:6; Jd 17)”(Bíblia de estudo Pentecostal).
3. Sua saudação especial – “ Graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo”(1:2). Esta era a típica saudação apostólica aos crentes. Ao dirigir essa saudação, Paulo quer expressar seu maior anseio para o povo de Deus: graça e paz. Essas duas bênçãos sintetizam a essência da salvação. A graça é a causa da salvação e a paz o resultado dela. Graça e paz incluem todas as coisas boas que podem vir a acontecer a um pobre pecador aqui na Terra.
A palavra “graça” refere-se ao dom imerecido de Deus que nos revela seu cuidado e ajuda. Tal graça foi primeiramente demonstrada pelo envio de seu Filho ao mundo a fim de efetuar a salvação da humanidade. Já a palavra “paz” – a estabilidade espiritual perfeita – é a obra consumada de Cristo na alma. Ela traz a idéia de bem-estar, integridade, e prosperidade desfrutados por todos os recipiendários da graça de Deus. Tanto a graça quanto a paz tem sua origem em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. Não há graça sem a paz, nem há paz sem a graça. Não há graça nem paz fora do Pai e do Filho.
II – A AFLIÇÃO E CONSOLO
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera, suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos. E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação”(2Co 1:3-7).
1. Paulo, sua fé e gratidão. Nestes versículos, o apóstolo expressa sua gratidão pela consolação recebida em meio às angústias e tribulações. Por certo, a consolação se refere às boas notícias que Tito lhe deu na Macedônia. Em vez de iniciar a Epístola salientando os variados problemas da vida, ele enfatiza a pessoa e a obra de Deus em nosso favor.
Essa é uma das mais belas doxologias do Novo Testamento. Paulo não podia cantar acerca das circunstâncias, mas podia exaltar aquele que estava acima e no controle das circunstâncias. As ações de graças são dirigidas ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o título completo de Deus no Novo Testamento. Ele não é mais chamado de Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Agora, ele é o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Esse nome indica, ainda, que o Senhor Jesus é Deus e Homem. Deus é o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, uma referencia à sua relação com Jesus, o Filho do homem. Ao mesmo tempo, Deus é descrito como Pai de misericórdias e Deus de toda consolação. Dele fluem todas as misericórdias e toda consolação.
Paulo faz três declarações distintas acerca de Deus:
a) Deus é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. O Filho é eternamente gerado do Pai, a exata expressão do Pai. O Filho é a exegese do Pai. O Filho é co-igual, co-eterno e consubstancial com o Pai. O Filho e o Pai são um. Alguns estudiosos interpretam essa correlação da seguinte forma: “Para Jesus, em sua natureza humana, Deus é o seu Deus; e para Jesus, em sua divindade, Deus é seu Pai; seu Deus desde a encarnação, seu Pai desde toda a eternidade”. É por causa de Jesus Cristo que podemos chamar Deus de “Pai” e nos aproximar dele como seus filhos. Deus vê em nós seu Filho e nos ama como ama seu Filho(João 17:23).
b) Deus é o Pai de misericórdias. Misericórdia é um atributo moral de Deus, que o leva a dar ao pecador o que ele não merece. Merecemos seu castigo, mas ele nos dá sua graça imerecida. Toda as misericórdias têm sua origem em Deus e só podem ser recebidas dele - “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos”(Lm 3:22). A Bíblia fala da riqueza das misericórdias de Deus(Sl 5:7;69:16); da sua eterna misericórdia(Tg 5:11); da grandeza da sua misericórdia(Nm 14:19); e, também fala da multidão das suas misericórdias(Sl 51:1).
2. O consolo divino e o consolo comunitário – “que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus”(1:4). A palavra "consolar", aqui, (gr. paraklesis), significa colocar-se ao lado de uma pessoa, encorajando-a e ajudando-a em tempos de aflição. Deus desempenha incomparavelmente esse papel, pois Ele envia aos seus filhos o Espírito Santo, que é chamado "O Consolador" (gr. Parakletos; ver Jo 14:16). O apóstolo aprendeu, nas suas muitas aflições, que nenhum sofrimento, por severo que seja, poderá separar o crente dos cuidados e da compaixão do seu Pai celeste (Rm 8.35-39). Em meio às suas aflições, Paulo tinha consciência da presença consoladora de Deus. Ele sabia que não há consolação verdadeira, profunda e eterna a não ser em Deus. Dele emana toda sorte de consolo para nossa vida. Somente em Deus nossa alma encontra abrigo e refúgio. Só ele é a cidade refúgio do nosso coração. Fora dele prevalece uma tempestade avassaladora que traz inquietação e perturbação para nossa alma.
Neste versículo, Paulo expõe um dos vários motivos pelos quais Deus o consolava. Fazia-o para que o apóstolo pudesse consolar outros com a mesma consolação com que ele próprio era consolado por Deus. É uma lição prática para todos nós. Ao sermos consolados, devemos lembrar-nos de transmitir essa consolação a outros. Não devemos evitar a cabeceira dos leitos de enfermidade ou de morte, mas nos apressar ao encontro daqueles que precisam de nosso encorajamento. Não somos confortados para ficar confortáveis, mas para ser confortadores.
Portanto, o nosso consolo deve ser uma fonte de consolação para os outros, um lenitivo para aliviar a dor dos outros, um remédio para as feridas dos outros. Quando somos consolados, esse consolo serve de estímulo e exemplo para os demais que estão passando pela tribulação a permanecerem firmes, certos de que sua consolação também virá.
3. A aflição na experiência cristã. Deus permite o sofrimento na vida de seus filhos - “Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo”(2Co 1:5). As aflições de Cristo, referidas neste versículo, não se referem as aflições expiatórias do Salvador, pois elas são únicas, e nenhum ser humano pode participar delas. Mas os cristãos podem sofrer, e de fato sofrem, devido à sua associação com o Senhor Jesus. Sofrem humilhação, rejeição, hostilidade, ódio, negação, traição, etc. Tais aflições são chamadas de sofrimento de Cristo, pois ele as suportou quando estava na Terra e ainda as suporta quando elas sobrevêm aos membros de seu Corpo.
Quando sofremos por Cristo Ele sofre em nós e por nós. Paulo já havia suportado muitas provações e sofrimentos por causa de Cristo. Ele já havia sido insultado(At 13:45); tinha sido objeto de complôs assassinos(At 14:5); tinha sido apedrejado(At 14:19,20); açoitado e lançado em prisão(At 16:22,23); escorraçado e enxotado por multidões alvoroçadas(At 17:8-10). Estava claro para Paulo que Deus não nos livra do sofrimento, mas no sofrimento. Deus não nos poupa dos problemas, mas nos problemas. Ele não nos livra das fornalhas, mas nas fornalhas. Ele não nos livra das covas dos leões, mas nas covas dos leões.
Outra verdade que aprendemos com Paulo é: o nosso sofrimento produz consolo e salvação para outros - “Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera, suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos”(2Co 1:6). O apóstolo via o bem resultante tanto das aflições quanto da consolação. Se ele era atribulado, era para consolo e salvação dos santos. Não se trata, aqui, de uma referência à salvação da alma, mas à força que sustentaria os salvos em meio às aflições. Eles seriam encorajados e desafiados pela perseverança de Paulo e concluiriam que, se Deus dava graça ao apóstolo em meio ao sofrimento, podia fazer o mesmo por eles.
A consolação recebida por Paulo encheria os coríntios de conforto e os inspiraria a ser pacientes ao passar pelo mesmo tipo de perseguição que ele. Somente quem passou por provações intensas tem a palavra certa para aqueles que são chamados a trilhar o mesmo caminho.
III – AMARGURA E LIBERTAÇÃO(1:8-11)
1. Paulo enfrenta uma terrível tribulação – “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos” (2Co 1:8). Depois de falar em termos gerais sobre aflição e consolo, Paulo menciona mais especificamente numa intensa provação pela qual ele havia passado pouco tempo antes. O apóstolo não deseja que os irmãos coríntios ignorem a natureza da tribulação que lhe sobreveio na Ásia. A que tribulação o apóstolo de refere? Talvez, ao violento tumulto ocorrido em Éfeso(At 19:23-41). A provação foi tão severa que o apóstolo se viu oprimido acima das suas forças naturais, a ponto de desesperar até da própria vida.
Em Éfeso, ele enfrentou severa oposição tanto dos judeus como dos idólatras. Sua passagem por Éfeso revolucionou a cidade e trouxe grandes abalos para as estruturas espirituais da cidade. O Culto à deusa Diana ficou seriamente abalado depois da estada de Paulo na capital da Ásia Menor. Possivelmente Paulo foi vitima de uma orquestração mortífera tanto dos judeus(At 20:19;21:27) como dos gentios(At 19:23-40). Talvez tenha sido até mesmo sentenciado à morte.
Alguns estudiosos comentam que não está fora de cogitação pensar que Paulo tenha sido arrastado para várias sinagogas locais a fim de ser julgado perante as cortes judaicas. O castigo que recebia eram as 39 chicotadas prescritas. Ele revela: “Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um”(11:24). Essas surras podiam ser perigosas quando administradas com severidade, especialmente se fossem repetidas em curto espaço de tempo. Além disso, as autoridades romanas fustigaram Paulo três vezes com varas(11:25). Lucas registra somente as chicotadas que Paulo e Silas receberam em Filipos(At 16:22), e deixa de registrar os outros dois incidentes. Não importa, porém, que fato tenha acontecido ao apóstolo, o certo é que sua natureza o levou a desesperar-se da própria vida. Deus, porém, estava no controle das tribulações de Paulo. Ele se sentia oprimido como um animal de carga levando um peso grande demais. No entanto, Deus sabia exatamente quanto Paulo poderia suportar e manteve a situação sob controle.
2. Paulo confia em Deus para sua libertação – “o qual nos livrou de tão grande morte e livrará; em quem esperamos que também nos livrará ainda”(1:10). A expressão “tão grande morte” indica que o fim da vida de Paulo parecia-lhe inevitável. Paulo sabia que o mesmo Deus que o livrou no passado podia livra-lo a cada dia e continuaria a faze-lo até o maravilhoso momento final em que ele seria inteiramente libertado das tribulações e perseguições deste mundo.
O crente é indestrutível até cumprir o propósito de Deus na terra. O Deus que agiu ontem, age hoje e continuará agindo amanhã. O Deus que fez é o Deus que faz e fará. Ele está no trono e trabalha até agora. Ele jamais abdicou do seu poder de intervir milagrosamente na vida do seu povo.
3. Paulo confiou em Deus e foi liberto – “ajudando-nos também vós, com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito”(1:11). O livramento do apostolo é resultado de uma ação natural e de uma sobrenatural. Deus livra seu povo com mão forte e estendida por meio das orações dos santos. Nenhuma força é tão poderosa na terra quanto a oração da igreja. Os céus se movem pela oração. Os atos soberanos de Deus na história são respostas às orações da igreja. Paulo estava convencido da eficácia da oração intercessória e, reiteradamente, pedia orações a seus irmãos(Rm 15:30-32; Ef 6:18-20). Paulo pede as orações da igreja e conta com elas. Ele sabe que por meio delas ele será ajudado, e muitos outros crentes serão encorajados a dar graças a Deus. Pela oração, encorajamos uns aos outros a prosseguir em meios às provas. A oração conecta o altar ao trono; a fraqueza humana à onipotência divina. Quando a igreja ora, o nome de Deus é exaltado. Quando os joelhos se dobram na terra, o nome de Deus é elevado no céu. Nada exalta tanto a Deus quanto um crente prostrado em oração. Por causa disso, devemos nos animar a interceder por aqueles que enfrentam necessidades(cf Rm 1:9; Ef 1:16;Fp 1:3; Cl 1:3; 1Ts 1:2).
CONCLUSÃO
Deus não promete uma vida livre de dificuldades, mas promete que estará conosco: “... e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28.20). O consolo de Deus nos dá esperança de que o amanhã será melhor. A cura virá ou se não vier nós conseguiremos andar sobre as águas; a nossa fé será guardada, o consolador estará continuamente ao nosso lado. Entenda que Deus pode consolar sem nos tirar da adversidade. Jesus não nos prometeu um mar de rosas nesta vida. Ele afirmou que no mundo nós teríamos aflições (João 16:33). Mas, saiba que por sua imensa bondade, assegurou-nos bênçãos, alegria e paz. Quando vêm tristezas e angústias, muitos ficam decepcionados e abandonam a carreira cristã, mas a Palavra do nosso Deus nos ensina que, quando estamos no centro da vontade de Deus, as tribulações têm efeito positivo. Nosso supremo consolo é saber que um dia estaremos para sempre com Ele.
--------------
Elaboração: Luciano de Paula Lourenço – Prof. EBD – Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista. E-Mail: luloure@yahoo.com.br. Disponível no site: www.adbelavista.com.br
-------
Fonte de Pesquisa: Bíblia de Estudo-Aplicação Pessoal. Bíblia de Estudo Pentecostal. Bíblia de estudo DAKE. O novo dicionário da Bíblia. Revista o Ensinador Cristão. Guia do leitor da bíblia – 2Corintios. 2Corintios – Rev. Hernandes Dias Lopes. Por que os justos sofrem – Pr. David Wilkerson. Comentário Bíblico Popular do Novo Testamento – William Macdnald

Nenhum comentário:

Postar um comentário