sábado, 9 de julho de 2011

CUIDADO COM A HIPOCRISIA!














Lucas Lc 12.1-3: “Ajuntando-se, entretanto, muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos, primeiramente, do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.
Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.
Porquanto tudo o que em trevas dissestes à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete sobre os telhados será apregoado
”.

Jesus iniciou esse texto mostrando que ser admirado pelas pessoas, ou até por uma multidão (12:1), não tem nenhum valor, se para recebermos esses elogios nos desviamos do que realmente vale: Agradar a Deus.

Jesus orientou principalmente os discípulos que o seguiam. Ele sabia, como vemos no verso 1, que o problema fundamental das pessoas religiosas era o farisaísmo. Mas o aplauso do povo é animador e então a hipocrisia, o fermento dos fariseus, isto é, o uso da religião "perfeita", é usado como máscara para esconder os próprios interesses.

O verso 2 diz: “Nada há encoberto que não haja de ser descoberto nem oculto, que não haja de ser sabido”. Isso significa que nada que é escondido pela hipocrisia ficará encoberto. Pode demorar um tempo, mas tudo virá à luz. Não é possível enganar a todos o tempo todo. Cedo ou tarde a verdade aparece, desmoralizando a religiosidade que esconde uma vida vazia e corrupta. A vida limpa e transparente é o antídoto contra o veneno da hipocrisia, da falsidade.

Como vai a sua vida nessa área? É um livro aberto que pode ser lido por Deus e por qualquer pessoa, sem que ela fique decepcionada? Lembre-se: Somos testemunhas do Reino de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário