sábado, 17 de setembro de 2011

Aula 13 - A PLENITUDE DO REINO DE DEUS

Texto Básico: Isaias 11:1-9

Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará”(Is 11:1).

INTRODUÇÃO
A Plenitude do Reino de Deus é a bendita esperança da Igreja. Em breve, Jesus Cristo voltará e seu glorioso Reino será definitivamente estabelecido sobre a Terra. Na Plenitude do Reino haverá uma renovação de toda a criação, que atualmente geme esperando por este ditoso Dia(Rm 8:19-21). Durante este período, que a Bíblia chama de governo milenar de Cristo, Satanás estará preso (Ap 20:2) e o mundo gozará de uma genuína Paz que nunca houve até então. Nesse período, haverá a perfeita justiça, “e o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre”(Is 32:17); “... a justiça e a paz se beijaram”(Sl 85:10). Nossa Esperança é a efetivação do Reino de Deus, que terá seu inicio na Segunda vinda de Cristo.
I. A PLENITUDE DO REINO: UMA BENDITA ESPERANÇA
O Senhor Jesus, na Oração Dominical, ensinou aos seus discípulos a orar assim: ”Venha o teu Reino”(Mt 6:10). A resposta desta oração será plenamente respondida quando o Senhor Jesus vier estabelecer o seu Reino Milenar, aqui na terra, juntamente com os seus santos (a Igreja glorificada).
A manifestação de Cristo, de volta para receber seu reino milenar e reinar com grande poder é retratada na Bíblia nas seguintes conexões: Salmos 2; 25; 46; 47; 50; 68;110; Isaias, capítulos 11;24;25;26;63;65; Daniel, capítulos 2;7;8;12; Joel, capítulo 3; Zacarias, capítulo 14; Mateus 19:28; At 3:21; Ap 11:15; 20:1-6, etc.
1. O que é o Milênio. “... e reinarão com Cristo durante mil anos”(Ap 20:4b). O milênio é o período de mil anos, que virá depois da Grande Tribulação, em que Jesus Cristo reinará sobre toda a Terra, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Será, também, Rei sobre Israel, ocupando o trono de Davi e instituindo um tempo de justiça e de paz sobre todas as nações. Será o melhor período da história de toda a humanidade. O Milênio também é um cumprimento das profecias preditas por intermédio dos profetas nas escrituras do antigo Testamento (Is 11:4-9; 60:1-62:12; Zc 14:6-9; 16-21). Portanto, todas as doutrinas que apresentam o Reino como algo apenas espiritual ou simbólico, bem como os falsos ensinamentos de que já estamos no Milênio são falsos!
É importante observar que Deus sempre reina e está no controle de todas as coisas (1Cr 16:31; Sl 99:1), mas, durante o milênio, este domínio será exercido sem qualquer oposição por parte do diabo e de seus anjos, ou seja, as condições para que o homem sirva a Deus serão as mais amplas que já houve em toda a história da humanidade.
Nesse período, o homem se relacionará com Deus através do governo pessoal de Cristo sobre a Terra, através da manifestação visível da justiça e do amor de Deus em todas as coisas. Enquanto, atualmente, Deus se mostra aos homens através da Igreja, Deus se manifesta através do reino de Deus que está em cada um dos salvos, nessa época o reino de Deus se mostrará através de todas as coisas: da Igreja glorificada, que participará do reino de Cristo juntamente com os mártires da Grande Tribulação; da natureza, que deixará de ser maldita por causa do pecado do homem, mas passará a ser a expressão do amor e da soberania divinos; e de Israel, que será, enfim, a nação sacerdotal, a propriedade peculiar de Deus dentre os povos.
Os judeus serão a cabeça federativa do governo. Cristo reinará e a glória do Senhor encherá toda a terra. A sede do governo milenial será em Israel e Jerusalém será a capital do mundo. O domínio de Cristo será universal(Is 2:2-4; 4:2,3; Jl 3:17-20; Mq 4:2).
Ele reinará em Jerusalém – “..quando o Senhor dos Exércitos reinar no monte de Sião e em Jerusalém”(Is 24:23). Quem olhar este versículo apressadamente pode pensar que se refere a Jerusalém Celestial. Mas esta aplicação não se harmoniza com as palavras do anjo que anunciou a Maria o nascimento de Jesus: “...O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. E reinará eternamente na casa de Jacó...”(Lc 1:32,33). Davi e Jacó morreram muitos séculos antes. Não existia mais o trono de um nem a casa de outro. A casa de Jacó é a terra que Deus deu por herança eterna aos seus descendentes, o povo de Israel. E o trono de Davi é em Jerusalém, que foi a cidade onde Davi se fortaleceu e manteve o seu trono. Jesus Cristo é descendente de Jacó e de Davi( Mt 1:1,2). O anjo afirmou que o Filho de Deus reinará em Jerusalém, e seu reino não terá fim. Entre as outras profecias confirmando o ponto referido, basta citar mais uma, de Zacarias: “...de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano, para adorarem o Rei, o Senhor dos Exércitos...”(Zc 14:16)(Joel Leitão de Melo - Sombras, Tipos mistérios da Bíblia).
O Reino de Cristo será eterno, porque quando o Milênio se findar, o Reino do Senhor continuará para todo o sempre (Dn 7:13,14).
2. Quem estará na Terra durante o Milênio. Haverá dois grupos de povos distintos no Milênio:
a) Os crentes glorificados, que consistem dos salvos do Antigo Testamento; dos do Novo Testamento (a Igreja), e dos oriundos da Grande Tribulação(Ap 20:4). No estado glorificado, os salvos não estarão limitados à Terra. Terão o constante privilégio de acesso ao trono do Pai, no Céu. Seus corpos ressurretos não estarão limitados pelas coisas físicas como os mortais. Serão como os anjos, que por terem corpos espirituais não são limitados pela matéria. Nossos corpos serão apropriados para estarmos na Terra e no Céu. Veja o exemplo de Jesus: quando apareceu aos discípulos; quando ele foi reconhecido pela Maria Madalena; Estando entre os homens seu corpo era tão semelhante ao de um homem comum que dois de seus discípulos no caminho de Emaús, nada de mais notaram até o momento em que ele desapareceu de vez da presença deles.
b) Os povos naturais, em estado físico normal, vivendo na Terra, a saber: os judeus salvos saídos da Grande Tribulação, os gentios poupados no julgamento das nações; e o povo nascido durante o próprio Milênio.
“... Paulo sempre teve o cuidado de dizer ”nós” quando se referia aos judeus, Ef 1:12,13: ”Nós que antes havíamos esperado em Cristo...”. No verso 13 ele faz referência aos gentios, dizendo:” No qual vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o Evangelho da salvação...”. Note-se que Paulo faz distinção entre judeu(nós) e gentio(vós). Nesta altura, dirá alguém: mas, nas suas Epístolas, Paulo escrevendo aos coríntios(gentios) deixa transparecer que as promessas com respeito ao Milênio ou reino do céu são acessíveis a todos. De fato, a Igreja participará do reino celeste, mas num estado de glória. O reino Messiânico, no entanto, é inteiramente para os judeus, ainda que todas as demais nações gozem dos benefícios do reino milenial. Com respeito ao Milênio, as promessas de Deus aos judeus são irrevogáveis, e eles as estão esperando. Os gentios, os que não tiverem a marca da besta, certamente terão privilégio e gozarão da bênção do reino do Messias(Ap 20:4). Quanto a prioridade, ela é dos judeus”(João de Oliveira – O Milênio).
3) Como estará a Igreja no Milênio e qual o seu papel? A Igreja estará glorificada na Jerusalém celeste. Essa maravilhosa Cidade foi vista por João, não na Terra, mas, descendo do Céu. É, pois, outra Jerusalém - “E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a Santa Jerusalém, que de Deus descia do céu”(Ap 21:10).
Esta não pode ser a velha Jerusalém terrestre; também não é o Céu, pois, João a viu descendo do Céu. Ela é “... a cidade que tem fundamento, da qual a artífice e construtor é Deus”(Hb 11:10), na qual Abraão, pela fé, esperava morar. Abraão não morou e nem irá morar, jamais, na Jerusalém terrestre. Porém, juntamente com todos os outros santos, tal como ele creu, ele morará na Jerusalém Celestial.
Ela é a cidade desejada por Paulo, quando disse: “Mas a nossa cidade está nos céus...”(Fp 3:20). Ela é “... o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus”(Ap 21:3).
João a viu descendo do Céu. Isto, por certo, deverá acontecer no inicio do Milênio. Ao descer do Céu, ela não tocará a Terra, mas, como um Satélite, ficará entre o céu e a terra, sobre a Jerusalém Terrestre, de onde poderá ser vista, quando, durante o Milênio, as nações e os reis da Terra subirem à Jerusalém para adorar a Deus, conforme declara Zacarias 14:16: “E acontecerá que todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o Senhor dos Exércitos...”.
Da Jerusalém terrestre, acreditamos que levantarão seus olhos e verão, de longe, a Formosa Jerusalém Celestial, pois, “... não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”(Ap 21:27).
Não sabemos os detalhes de que forma a Igreja participará deste reino, sabemos apenas aquilo que o Senhor nos revelou em sua Palavra, a saber: teremos um corpo glorioso; espiritual; incorruptível; imortal (1Co 15:42-44; 53,54), e reinaremos com Cristo. Sabemos também que o Senhor Jesus, após a sua ressurreição, passou quarenta dias na Terra e apareceu aos seus discípulos e a vários irmãos (1Co 15:1-8); andou (Lc 24:15), apareceu repentinamente dentre eles estando as portas fechadas (João 20:19,20), foi tocado (Mt 28:9; Lc 24:36-40) e comeu com eles (Lc 24:41-43). Teremos igualmente um corpo glorioso (Rm 8:29,30; 1Co 15:49; 1João 3:2), sem limitações e superior a matéria (Lc 24:15,30,31,36-43; João 20:19,26,27; João 21:4-14; Fp 3:21).
Não podemos querer descobrir detalhes os quais Deus não nos revelou; para isso devemos saber apenas que existem realidades que a nossa mente jamais poderá imaginar por serem coisas sublimes e inexistentes nesta vida, as quais homem algum ou a nossa própria experiência pôde vivenciar ou ao menos ver(Dt 29:29).
4) Qual o papel de Israel no Milênio? Israel também é um povo especial para Deus, e terá uma missão exclusivamente terrena (Dt 7:6). Israel acolherá a Jesus como Senhor e Messias; Rei dos reis e Senhor dos senhores (Zc 12:10; 13:6; 14:8,9,16,20,21). Será a nação líder do mundo (Is 28:13). As nações procurarão em Israel as bênçãos do Senhor (Zc 8:22,23).
A sede do culto ao Senhor na Terra será Jerusalém. Os cultos não terão a finalidade de sacrifícios para bênçãos ou como tipos visando profecias futuras, e sim, como memoriais. É como se fosse a ceia para nós hoje.
Os Judeus e gentios vivos que entrarem no milênio, estarão no mesmo corpo que temos hoje, ou seja, não estarão em um corpo glorioso, logo, poderão multiplicar e encher a Terra novamente.
É válido ressaltar que o Antigo Testamento traz mais detalhes sobre o Milênio do que o Novo Testamento, isto se deve ao fato do Milênio ser uma promessa referente a Israel e as bênçãos do Milênio se estenderão sobre as nações da Terra partindo do governo de Jesus em Israel.
II. COMO SERÁ O MILÊNIO
a) No início,
haverá um grande derramamento do Espírito Santo. Sendo o Milênio o reino do Messias, e sendo o Espírito Santo aquele que glorifica a Cristo(João 16:14), é de se esperar um sublime e incomparável derramamento do Espírito Santo. O profeta Zacarias enfatizou muito bem o dia em que o Espírito Santo será derramado em toda a sua plenitude sobre o povo de Israel: “Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito”(Zc 12:10). Esse derramamento do Espírito será no momento mais cruciante da história de Israel, será quando os israelitas se virem cercados pelas nações da Terra (o exército do Anticristo e os advindos do Oriente), para destruí-los, e neste instante, sabendo que não escaparão da destruição fatal, clamarão ao Senhor por socorro. Nessa ocasião crucial, Jesus haverá de se manifestar com grande poder e majestade sobre Jerusalém e, juntamente com a sua Igreja glorificada, livrará Israel da certeira destruição. Israel pranteará, humilhado e arrependido, aceitando o Senhor Jesus, a quem rejeitaram na sua primeira vinda(Ap 1:7, Is 66:15,16; Zc 12:9,10). A leitura de Zc 12:10 dá a entender que nesse momento Israel experimentará uma grande efusão do Espírito Santo.
b) Será uma Teocracia. Cristo reinará diretamente através de seus representantes. A profecia inicial disto está em Gn 49:10. Outras referências são Isaias 1:25, 26 e Daniel 7:27. Todos os reinos da terra estarão sob o senhorio de Cristo. Cumprir-se-á em sua plenitude Filipenses 2:10,11: ”Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”.
c) Os judeus possuirão toda a Terra Prometida. Esse território vai do Mediterrâneo ao rio Eufrates(Gn 15:18;17:8; Ex 23:31). Atualmente a maior parte da terra é um deserto seco e estéril. A fim de restaurá-lo, Deus fará fluir de sob o templo milenar um volumoso rio(Ez 47:1-12 – o mar morto será local de muitos peixes – v.10), o qual, juntamente com as copiosas chuvas que cairão, fará esse deserto florescer(Is 35:1). Haverá em Israel um vasto programa de reconstrução (Ez 36:33-36).
d) O conhecimento de Deus será Universal. Haverá abundância de salvação(Is 33:6). Os judeus serão os mensageiros do Rei(Mq 4:1-3). Os judeus realizarão um grande movimento missionário (Is 52:7). Está escrito: “... porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”(Is 11:9b,34; Zc 8:22,23).
e) Prevalecerá a paz e a justiça entre as nações(Ler Mq 4:3 e Zc 9:10). Não haverá mais guerras! Haverá um desarmamento total (Is 2:4). Nada de armas, nem de serviço militar. A justiça será para todos. Ninguém se queixará de opressão ou injustiça: “Mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com vara da sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o perverso”(Is 11:4).
f) A vida humana será prolongada como no princípio da história humana(ler Is 65:20,22 e Zc 8:4). Haverá abundância de saúde para todos (Is 33:24). Isso em muito contribuirá para prolongar a vida(Is 33:24). Não haverá deformado, nem paralíticos, nem aleijados (Is 35:5,6). Haverá muito mais luz(Is 30:26). Isso resultará em benefícios em muitos sentidos; influenciará no clima, na vegetação. Haverá prosperidade para todos; todos terão suas casas(Is 65:20,21). Haverá um elevado índice de natalidade (Zc 8:5; 10:8). Com o prolongamento da vida e muita saúde, será elevado o índice de natalidade e a população da Terra durante o Milênio será restaurada da redução que sofreu durante a Grande Tribulação (Zc 10:8).
g) A fertilidade do solo será maravilhosa (Am 9:13,14). Os desertos desaparecerão (Is 35:1,6). Haverá muita abundância de água (Is 30:25; Jl 3:18). Haverá, pois, muita abundância de víveres e fartura para todos(Is 30:23; Jr 31:12).
h) Haverá mudança no reino animal. Será uma mudança na natureza dos animais. A ferocidade deles será removida. Não mais se atacarão, nem atacarão o homem(Ler Is 11:6-8; 65:25; Ez 35:25). Os animais passarão a comer erva como no princípio (Gn 1:30). A última exceção será a serpente que comerá o pó da terra, certamente por ter sido o instrumento da queda do homem, ato que trouxe o mal a todo o mundo.
i)Os velhos terão prazer (Is 65:21,22).
j) Durante o milênio ainda haverá morte na Terra,
pois os seus habitantes não estarão em corpo glorioso; entretanto, a morte será exceção e não regra e terá um caráter punitivo pela desobediência e rebeldia (Is 66:24).
III. O FIM DO MILÊNIO
Após os mil anos Satanás será solto por um pouco de tempo (Ap 20:1-3,7). Deus permitirá que Satanás seja solto pelas seguintes razoes:
1) Como os nascidos durante o Milênio não foram provados por não haver maldade na época, serão agora provados com a soltura de Satanás.
2) Deus quer revelar a dureza do coração do homem e sua natureza pecaminosa. Mesmo com os benefícios físicos, morais e espirituais do Milênio o homem ainda terá a audácia de se juntar a Satanás para lutar contra Cristo e os santos.
3) Satanás é incorrigível. Isto é o que Deus também provará ao soltá-lo da prisão. Solto, Satanás sairá a enganar as nações para lutarem contra Deus(Ap 20:8,9). O próprio Satanás será o líder dessa guerra. A ação será dupla: cercarão o arraial dos santos (os Judeus) e assolarão a cidade amada (Jerusalém). Cristo só intervém depois de se completar o cerco à nação de Israel; de Deus descerá fogo dos céus e os devorará (Ap 20:9). E o diabo será lançado no lago de fogo e enxofre, preparado para ele e seus anjos (Mt 25:41; Ap 20:10). A besta e o falso profeta estarão ali desde o inicio do Milênio, entregues ao seu eterno destino (Ap 19:20). Com o ato de lançar Satanás no lago de fogo, findará toda rebelião do povo da terra – findará todo pecado e toda morte na terra. Será um novo Céu e uma nova Terra.
Amém!!!!
CONCLUSÃO
No Arrebatamento,
a Igreja será removida da Terra e estará presente com Cristo por toda a Tribulação. A Igreja será julgada por suas obras no tribunal de Cristo depois do Arrebatamento e participará das bênçãos do Reino Milenar (Rm 14:10-12; 1Co 3:11-16; 4:1-5; 9.24-27; 2Co 5:10-11; 2Tm 4:8).
Em Mateus 19:28, Jesus disse aos seus discípulos que estariam com Ele no reino e reinariam sobre as 12 tribos de Israel. Além disso, em 2Timóteo 2:12, Paulo escreve: "se perseveramos, também com ele reinaremos". Em Apocalipse 20:4 aprendemos que os santos martirizados na Grande Tribulação também participarão do reinado de Cristo. Dois versículos depois, em Apocalipse 20:6, lemos que todos os que fizeram parte da primeira ressurreição reinarão com Cristo.
Já que o Céu fica acima da Terra, algumas pessoas sugerem que o papel celestial da Igreja como Noiva de Cristo é maior que qualquer papel terreno, inclusive superior ao lugar de Israel como líder das nações. Talvez seja melhor ver cada um na liderança das suas respectivas esferas, distintas, mas equivalentes – Israel na esfera terrena e a Igreja na celestial. De qualquer forma, o propósito principal do Milênio é a restauração de Israel e o reinado de Cristo sobre ele; a Igreja como Noiva de Cristo não estará ausente das atividades do Milênio.
Amém?


Com esta aula, concluímos os estudos do 3ºTrimestre/2011. Analisamos de forma detalhada a Missão Integral da Igreja. Agradeço de coração a todos aqueles que não levaram em consideração a minha pequenez pedagógica, e sim o forte desejo e amor em dar conhecimento (subsídio teológico) àqueles que se dedicam ao precioso ministério do ensino na Escola Bíblica Dominical. Vejam que a linguagem foi a mais simples possível, sem nenhum feitio acadêmico, pois o fim principal destas aulas é fazer com que os professores e alunos entendam, objetivamente, a genuína doutrina cristã, que é o alvo da EBD.
No 4ºTrimestre/2011, estudaremos a vida, a obra e o ministério de Neemias. As treze lições falam dos principais desafios do mundo contemporâneo para a liderança cristã. A Igreja do Senhor Jesus, que se constitui dos que o aceitaram como Salvador, nas igrejas locais, carece de modelos autênticos de liderança, pautados nos princípios da Palavra de Deus. Neemias fornece exemplo de vida plenamente útil à liderança eclesiástica no século presente. Minha oração é que as lições desse trimestre alcancem e abençoe milhares de vidas em nossa pátria, quiçá, além fronteiras. Então, até lá, se Deus quiser!
Amém!
---------
Elaboração: Luciano de Paula Lourenço – Prof. EBD – Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista. Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
William Macdonald – Comentário Bíblico popular(Novo Testamento).
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal
Revista Ensinador Cristão – nº 47.
O Novo Dicionário da Bíblia – J.D.DOUGLAS.
Thomas Ice e Timothy Demy – O Milênio.
Caramuru Afonso Francisco – O Milênio, o reino do Messias.

2 comentários:

  1. parabéns IRMÃO LOURENÇO por se dixar, ser usado pelo ESPÍRITO e nos ajudar com tão instrutivos subsidios, facilitando á compreenção de tão importantes lições de nossa EBD,obrigado e deixe DEUS continuar te inspirando e te usando,AMÉM.

    ResponderExcluir
  2. parabens tem me abençoado muito

    ResponderExcluir