segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Aula 12 - QUANDO O CRENTE NÃO ORA



Então, aqueles homens israelitas tomaram da sua provisão e não pediram conselho à boca do SENHOR”(Js 9:14).


INTRODUÇÃO
Um dos maiores problemas na vida cristã é a ausência de oração por parte de um cristão. É necessário que ele esteja ciente dos efeitos adversos na vida de quem é relapso nessa área. O crente que não ora: não cresce espiritualmente (Os 6:3); Deus não está em primeiro lugar em sua vida (Mt 6:33); não é submisso ao Senhor (Rm 8:28); não reconhece a Deus em todos os seus caminhos (Pv 3:6); não aprende a confiar no Senhor (Sl 118:8). Portanto, não se pode conceber a comunhão com Deus sem que haja diálogo com Ele, pois consultar ao Senhor em oração mostra o nosso grau de dependência dEle.
I. QUANDO O HOMEM ORA, MAS NÃO OBEDECE
Muitos oram, mas não obedecem ao Pai. Veja o caso do profeta Jonas; ele tinha uma vida de comunhão com o Senhor, porém quando recebeu de Deus uma difícil tarefa, recuou e procurou fazer a sua própria vontade. Decidiu, por conta própria, ir para outro lugar, longe da presença do Senhor (Jn 1:3). É de se esperar que um homem chamado por Deus dependa exclusivamente dEle para realizar o trabalho proposto. Todavia, como Jonas, muitos decidem por si mesmos o que fazer e o modo como fazer. Esquecem-se de buscar a direção do Senhor que os chamou, pois querem seguir a sua própria vontade.
A desobediência de Jonas quase causou a morte de todos no navio, por causa da tempestade que Deus mandou. O pior é que ele era cônscio disso. Ele sabia que a tempestade era por sua causa, por isso, não hesitou em dizer: “lançai-me ao mar”. Jonas tentava fugir da presença de Deus (Jn 1:12). Deus permitiu que Jonas fosse engolido por um grande peixe para aprender a respeito da obediência. Depois de um grande sofrimento, no auge do aperto, nas entranhas do grande peixe, voltou-se para Deus, arrependeu-se, clamou por misericórdia. E o Senhor que é grande em misericórdia, e está sempre disposto a perdoar, ouviu sua oração (Jn 2:1-9). Jonas foi perdoado, socorrido e voltou ao Plano de Deus, para fazer a Sua Vontade
Devemos parar e refletir: “O que é necessário acontecer em nossa vida para que venhamos a obedecer a Deus e ter uma vida de oração?” Não sejamos como Jonas! Pois a desobediência a Deus pode trazer sofrimentos a nós e àqueles que estão próximos. Portanto, obedeçamos à Palavra de Deus.
Outro caso que merece uma reflexão é do rei Uzias, de Judá. O resumo de seu reinado está no capítulo 26 de 2 Crônicas. No verso 5, encontramos que “enquanto buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar”. Este é o segredo para a prosperidade: buscar ao Senhor. No verso 16, encontramos a informação de que Uzias não soube lidar com a prosperidade: “mas, quando ele se havia tornado poderoso, o seu coração se exaltou de modo que se corrompeu, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus”. O final da história de Uzias bem retrata o montante de prejuízos que a rebeldia contra Deus pode acarretar para a vida de um crente: “Assim, ficou leproso o rei Uzias até o dia da sua morte…”. Louvado seja o nosso Deus que nos oferece alertas como este na Sua Palavra. Deixe que o Espírito Santo utilize esta mensagem para “vacinar” sua vida contra esta “síndrome”.
II. DEIXANDO DE BUSCAR A DIREÇÃO DE DEUS
1. Josué.
Após a conquista da cidade de Ai, um grupo de moradores da cidade de Gibeão vai ao acampamento dos hebreus e pede que lhes seja feito um tratado de paz(Josué 9:1-15). Os gibeonitas sabiam perfeitamente que jamais derrotariam Israel, então a única alternativa era dolosamente esconderem sua identidade e tentar um concerto com os israelitas. Deu certo para eles, porém, foi péssimo para o povo de Israel, pois infringiu uma determinação do Senhor: lançar fora da terra prometida todos os moradores de Canaã(Dt 7:1-6), inclusive os gibeonitas, que eram heveus(9:1,7), descendentes de Cão-filho de Noé(Gn 10:6-20).
A astúcia dos gibeonitas foi bem elaborada. Eles usaram roupas, odres e sandálias velhas, dando a entender que fizeram uma viagem desgastante e que seus provimentos não tinham mais condição de serem consumidos, devido à passagem de tempo entre a saída deles de sua terra e o encontro com os hebreus. Isso comoveu o coração de Josué e dos príncipes dos filhos de Israel, pois os “viajantes” disseram que vinham por causa do nome do Senhor e das notícias que haviam recebido sobre os acontecimentos no Egito, e também aos reinos que ficaram do outro lado do Jordão. Eles sabiam que o mesmo lhes sucederia e queriam uma aliança com os hebreus. Os israelitas não enxergaram a trapaça. Assim, sem orar e buscar a direção divina, fizeram um concerto com os gibeonitas. Depois da promessa ter sido feita e o tratado ratificado, surgiram os fatos: os lideres de Israel foram enganados. Deus dera instruções especificas para que os israelitas não fizessem tratado algum com os habitantes de Canaã(Ex 23:32; 34:12; Nm 33:55; Dt 7:2; 20:17,18).
Como estrategista, Josué sempre buscou a Deus antes de conduzir suas tropas a qualquer batalha. Mas aquele tratado de paz com os gibeonitas pareceu inocente, e Josué e os lideres tomaram esta decisão sem consultar ao Senhor. Ao deixarem de buscar a de Deus e apressar-se com seus próprios planos, tiveram que lidar com pessoas desonestas e uma aliança desajeitada. Cremos que Deus permitiu tal situação para mostrar a Josué e ao povo que não tomassem determinadas decisões sem que antes consultassem a Ele. Essa decisão imprudente trouxe os cananeus para dentro de Israel, e os judeus continuaram pelas gerações que se sucederam convivendo com as consequências daquela aliança(Js 9:27). Além disso, o povo de Deus precisou entrar em guerra para honrar o pacto que havia feito fora da direção do Senhor, a fim de proteger aqueles que os haviam enganado (Js 10:6-11).
Satanás sempre usou duas táticas para combater o Povo de Deus e cada crente, individualmente. Ora ele lança mão do ataque externo, pelo emprego da força, ora ele usa o ataque interno, através de suas sutilezas. Pela força, quase sempre é seu método preferido. Através das perseguições, lutas, dificuldades. Ele gosta de ver um crente sofrer. Porém, ele sabe que esse processo não leva a muitos bons resultados. Então ele procura usar a inteligência, e ele é mestre na arte das sutilezas. Com estas, para ele, tem dado melhores resultados, porque sendo a sutiliza a arte de agir sem ser notado, ou de conseguir um objetivo sem ter que revelar a verdadeira intenção basta apenas uma insinuação ou despertamento da curiosidade da possível vitima, principalmente àqueles crentes incautos, que não estudam a Palavra de Deus. É no momento da distração, como aconteceu com Josué e os príncipes de Israel no episódio com os gibeonitas, ou mesmo quando os fiéis da Igreja estão imaturos no conhecimento da Palavra de Deus, como aconteceu com a Igreja de Colossos, que ele mais opera para introduzir seus ardis. O povo que quer, realmente, servir a Deus, as igrejas “Evangélicas” que querem ser Evangélicas por dentro, não apenas ter uma placa por fora com o nome de Evangélica, e estarem preparadas para as sutilezas de Satanás, precisam, hoje, como nunca, da direção de Deus e do conhecimento da sua Palavra.
2. Davi. Davi foi reconhecido por Deus como um grande homem - conforme diz a Bíblia: “o homem segundo o coração de Deus”(Atos 13:22). Todavia, como qualquer outro ser humano, cometeu muitas falhas, que feriram a santidade de Deus. Dentre as que a Bíblia relata, destacamos para explicar este item, o pecado da autodeterminação, do orgulho, da arrogância e da falta de confiança em Deus, quando do recenseamento do povo de Israel e de Judá(2Sm 24:1-25). Davi não consultou ao Senhor quando resolveu fazer aquele censo. Talvez ele quisesse orgulhar-se do seu poderio militar. A reação de Joabe, o comandante do exército de Davi, resistindo à ordem do rei, faz-nos entender que o recenseamento tinha uma motivação reconhecidamente pecaminosa e, portanto, traria juízo contra Israel (1Cr 21: 3).
Quando o recenseamento foi concluído, Deus castigou Israel, e Davi reconheceu que a culpa era dele (1Cr 21.7,8). Ele caiu em si e declarou: “Muito pequei no que fiz” (2Sm 24:10). Então, clamou ao Senhor pedindo-lhe seu perdão.
Deus permitiu que Davi escolhesse entre três castigos (1Cr 21:9-12): três anos de fome na terra da Palestina; três meses fugindo dos seus adversários; ou três dias de praga em Israel. Davi escolheu a terceira opção e, em um só dia, “setenta mil homens de Israel morreram” (2Sm 24:15; 1Cr 21: 14). Ao ver o anjo destruidor sobre Jerusalém, Davi suplicou então que o Senhor deixasse a sua mão cair sobre ele, que era o único responsável pelo que estava ocorrendo. Ao verificar o autêntico arrependimento de Davi, o anjo destruidor ordenou que Davi oferecesse um sacrifício, e a praga cessou (1Cr 21: 18,27).
Como bem disse o pr. Eliezer de Lira e Silva, “quando um homem não busca a direção de Deus, coloca-se em situações bastante desagradáveis e perigosas causando prejuízo a outras pessoas”.
3. Sara. Sara, que dantes era conhecida como Sarai, vendo que não gerava filhos a Abrão, a despeito da promessa feita(Gn 15:4), ao fim de dez anos em que estavam em Canaã, usando de um direito que possuía enquanto mulher, seguindo o costume de seu tempo, dá a Abrão a sua escrava egípcia Agar, a fim de que ele tivesse, com ela, um filho. Sara não orou buscando a direção de Deus ao prover um filho para Abrão através de Agar, sua serva. Essa precipitação de Sara causou-lhe uma série de problemas desde o início (Gn 16:5). Sem dúvida, foi o maior erro de Sara, erro este que se apresenta todos os dias como fatal e fonte de sofrimento e dor, pois foi graças a esta atitude de Sarai que tivemos o surgimento dos árabes, que se constituem, na atualidade, nos maiores inimigos dos judeus.
Sarai achou que poderia usar os “costumes dos povos”, os “costumes do mundo” para atingir o propósito do Senhor. Negou, assim, na prática, o seu próprio nome, esquecendo-se que “Yahweh é príncipe” e, portanto, enquanto Senhor de todas as coisas, tem o controle de tudo, não precisando de “mãozinhas” humanas. Lamentavelmente, são muitos os que, na atualidade, por pura incredulidade (que foi o problema de Sarai), acham que Deus precisa de uma “ajudazinha” para fazer cumprir a Sua Palavra. O resultado disto é só tormento e embaraço, nada mais.
O que faltou na sugestão de Sara a Abrão foi a consulta a Deus, a correspondência entre o consenso dos cônjuges e a vontade do Senhor. É este o sentido, aliás, da enigmática expressão de Salomão, a respeito do “cordão de três dobras” (Ec 4:12). No casamento, indispensável e necessário é o diálogo entre os cônjuges, para que sejam tomadas decisões corretas e consistentes, mas o diálogo é insuficiente, pois deve ser acompanhado da consulta à vontade de Deus. Quando cônjuges vão ao altar e pedem orientação a Deus, tudo dará certo, não se terá como quebrar facilmente a estrutura e os fundamentos do lar. Há cordão de três dobras em seus casamentos, queridos irmãos casados?
III. BUSCANDO CONSELHOS EM OUTRO LUGAR
1. Acazias.
Este rei foi o sucessor imediato do seu pai, o iníquo rei Acabe, esposo da cruel Jezebel. Ele seguiu as mesmas iniqüidades dos seus pais, fazendo pecar o povo de Israel - “E Acazias, filho de Acabe, começou a reinar em Samaria, no ano dezessete de Josafá, rei de Judá; e reinou dois anos sobre Israel. E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porque andou nos caminhos de seu pai, como também nos caminhos de sua mãe.... E serviu a Baal, e se inclinou diante dele, e indignou ao Senhor, Deus de Israel, conforme tudo quanto fizera seu pai”(1Rs 22:52-54).
Certa feita, Acazias caiu do alto de sua casa em Samaria e ficou doente. Devido à demora de sua recuperação, levou-o a recorrer a Baal-Zebube, deus de Ecrom, a quem mandou perguntar se sararia de sua doença (2Rs 1:2). A palavra Baal-Zebube significa literalmente “Baal das moscas”, o deus que supostamente havia afastado as doenças que atraiam os insetos. Não está explicado porque Acazias desejava dirigir essa pergunta ao deus de Ecrom, embora a falta de fé em Deus por parte do rei esteja claramente implícita nas palavras de Elias: “Mas o Anjo do SENHOR disse a Elias, o tesbita: Dispõe-te, e sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?” (2Reis 1:2,3).
Elias ficou profundamente perturbado pela escolha de Acazias de procurar a Baal, e não a Deus. Como é que ele podia ignorar que aquela divindade era um deus sem sentido e impotente? Só havia, portanto, uma única mensagem de Deus para Acazias a respeito da recuperação de sua saúde: “certamente morrerás”(2Rs 2:16).
Aqui está demonstrada a cegueira e a tolice de todos aqueles que procuram uma alternativa diferente para servir a Deus.
2. Saul. Saul, no final de sua vida, em vez de abandonar os seus maus caminhos, afundou-se ainda mais no lamaçal do pecado. A Bíblia diz em 1Samuel 28:7 que Saul procurou uma necromante, isto é, uma mulher que consultava os mortos, porque ele estava ansioso por uma palavra do Senhor, que viesse por intermédio do profeta Samuel, já falecido. Dantes, Deus condenou veementemente essa prática demoníaca: “Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles”(Lv 20:27). Mesmo assim, Saul foi imprevidente, desobedeceu ao Senhor de forma deliberada e consciente, o que caracteriza apostasia. Mais uma vez, pode-se depreender o profundo abismo no qual o homem sem Deus cai, de modo que aceita buscar conselhos em qualquer lugar, inclusive de agentes do inferno. Horóscopos, espiritismo, adivinhações, isso tudo é condenado pela Palavra de Deus (Dt 18.9-14; Lv 19.26,31; 20.6).
Os espíritas têm usado esta passagem para justificar que houve a comunicação com o espírito de Samuel. Enganam-se, pelos seguintes motivos: (1) Deus não iria favorecer uma prática por Ele próprio condenada, em função da qual condenou Saul, conforme Deuteronômio 18:10-12, e 1Crônicas 10:13-14; (2) Se Samuel fora enviado por Deus - o espiritismo ensina que Deus só se comunica com os homens através dos bons espíritos - teria cumprido com prazer sua missão, e não teria dito a Saul: "Por que me inquietaste, fazendo-me subir"? (3) O espírito maligno que se incorporou na pitonisa (médium) mentiu ao profetizar que no dia seguinte Saul e seus filhos morreriam (1Sm 28:19). A morte de Saul não ocorreu no dia seguinte, e somente três de seus filhos morreram (1Sm 31:2, 6; 1Cr 10:2, 6). Os outros filhos, Is-Bosete (2Sm 4:7), Armoni e Mefibosefe (2Sm 21:8) não foram mortos na batalha contra os filisteus.
"Assim morreu Saul (primeiro rei de Israel) por causa da sua infidelidade ao Senhor. Não guardou a palavra do Senhor, e até consultou uma adivinhadora, e não buscou ao Senhor, pelo que ele o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé"(1Cr 10:13.14).
A obstinação em persistir na iniquidade, e a recusa à direção do Espírito Santo, nos priva do socorro divino. De nada adianta invocar a Deus, sem abandonar nossos maus caminhos.
3. Roboão. Roboão nasceu um ano antes do seu pai Salomão assumir o trono de Israel, quando ele era muito jovem ainda. Sua mãe era uma amonita chamada Naamá. Embora de início fosse aparentemente aceito por todo o povo como o legítimo sucessor de Salomão no trono, ele não havia sido ungido rei por um profeta em nome do Senhor como os reis anteriores.
O povo sentia que tinha sido tratado opressivamente por Salomão e, quando Roboão chegou, exigiu primeiro que Roboão prometesse aliviar a sua carga como condição para se submeter a ele. Roboão pediu o prazo de três dias para deliberar o assunto, e foi consultar os velhos e sábios conselheiros do seu falecido pai. Estes lhe disseram que, se agradasse ao povo fazendo a sua vontade, ganharia a sua lealdade para sempre.
Roboão desprezou seu conselho e foi consultar os jovens que haviam crescido com ele e o serviam. Estes sabiam o que ele queria e o incentivaram a dar uma resposta dura ao povo. Roboão se agradou do conselho insensatos de seus amigos(1Rs 12:8) e, terminado o prazo, com o povo reunido diante dele com Jeroboão, ele declarou que, ao invés de atender ao que o povo pedia, ele exigiria muito mais ainda dele do que Salomão.
Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, reagiu, dizendo: “Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé! Às vossas tendas, ó Israel! Cuida, agora, da tua casa, ó Davi! Então, Israel se foi às suas tendas” (1Reis 12:1-16).
Esse ato imprudente de Roboão causou grandes perdas ao reino de Israel. Ele se dividiu em duas partes: uma parte (Judá e Benjamim), sob o comando de Roboão; outra parte(10 tribos), sob o comando de Jeroboão. Ele que poderia governar 12 tribos ficou só com duas, além de ter provocado um rumor de guerra e perigos de morte para si e para os outros (1Rs 12:12-17).
Depois da divisão entre Judá e Israel, o povo de Deus, antes unido, começou a seguir caminhos diferentes. Esse é o resultado maléfico quando o líder do povo de Deus não anda nos caminhos do Senhor e não obedece aos seus mandamentos. A bênção e o sucesso acompanham aqueles que se dirigem pelos bons conselhos. Quem os despreza afronta a si mesmo com males que podem ser irrecuperáveis.
CONCLUSÃO
A falta da oração e da busca constante pela vontade de Deus leva o homem a uma vida que prejudica a si próprio e aos que o rodeiam, principalmente se este homem é um líder, como foi no caso Josué, que foi enganado pelos gideonitas. Muitos de nós, cristãos, deixamos de consultar ao Senhor em alguma circunstancia em que, se o fizéssemos, escaparíamos de problemas antecipadamente. É o caso da pessoa que muda de igreja ou emprego sem saber se Deus está de acordo com aquela mudança. É o caso da moça que se casa com rapaz sem consultar ao Senhor, e depois passa lutas com um marido sem temor a Deus. Sabedor de todas as coisas, Deus deseja auxiliar-nos – conforme sua vontade – advertindo-nos sobre caminhos que não devemos trilhar. Portanto, devemos orar e depender do Senhor para receber orientações para nossas vidas. Que o Senhor, em sua infinita misericórdia, nos dê forças espirituais para estar sempre aos seus pés, em oração, buscando sua direção para nossa vida. Ele está sempre disposto a ouvir e atender àquele que o busca de coração - “E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”(Jr 29:13).
---------
Elaboração: Luciano de Paula Lourenço – Prof. EBD – Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista. E-Mail: luloure@yahoo.com.br. Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
-------
Fonte de Pesquisa: Bíblia de Estudo-Aplicação Pessoal. Bíblia de Estudo Pentecostal. Bíblia de Estudo das Profecias. O novo dicionário da Bíblia. Revista Ensinador Cristão – CPAD nº 44. Guia do leitor da Bíblia. A Teologia do Antigo Testamento – Roy B.Zuck. Comentário Bíblico Beacon – CPAD. Comentário Bíblico Popular do Novo Testamento – William Macdonald. Através da Bíblia – Lucas – John Vernon McGee.



Nenhum comentário:

Postar um comentário