1º Trimestre/2021
Texto Base: João 14:16-18,26; 16:14
03/01/2021
“E não entristeçais o
Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção”
(Ef.4:30).
João 14:
16.E
eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco
para sempre,
17.o
Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o
conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
18.Não
vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
26.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos
ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 16:
14.Ele
me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
INTRODUÇÃO
Pela
graça de Deus estamos iniciando mais um trimestre letivo; nele estudaremos
sobre o seguinte tema: “O Verdadeiro Pentecostalismo – a Atualidade da Doutrina
Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo”. Como se percebe, a ênfase absoluta
será a Pessoa do Espírito Santo, que é a Terceira Pessoa da Trindade, a qual
está comissionada para acompanhar e dirigir a Igreja desde a ascensão de Cristo
até o arrebatamento da Igreja.
Nesta
primeira Aula trataremos da Pessoa do Espírito Santo. Ao estudarmos sobre este tema
devemos ter plena reverência, santo temor e oração, tendo em mente que se trata
de um assunto bastante difícil, haja vista que o Espírito Santo nada fala de si
mesmo (João 16:3). O eterno Deus, o Pai, revela muito de si mesmo nas páginas
Sagradas; de igual modo, o Filho. Mas o divino Espírito Santo, não. Daí este
assunto tratar-se de um insondável mistério, do qual devemos nos acercar
primeiramente pela fé em Cristo (Rm.3:27).
Ao
concluirmos esta Aula estaremos hábeis para descrever os atributos do Espírito
Santo e defender a sua Divindade. Teremos, outrossim, a convicção de que não
devemos nos apossar dEle, mas permitir que Ele se aposse de nossa alma, de
nosso coração e de nosso corpo, de que somos o seu templo e santuário.
I. A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
NAS ESCRITURAS
Neste
tópico estudaremos sobre a Divindade, a Personalidade, os Atributos e as Obras
do Espírito Santo de acordo com a revelação bíblica.
1. Divindade
A
Bíblia não se limita a mostrar que o Espírito Santo é uma Pessoa, mas também
nos revela que é uma Pessoa Divina, ou seja, é uma das Pessoas que compõem este
mistério que é a Santíssima Trindade - único Deus que está em três Pessoas.
Esta
natureza divina do Espírito Santo encontra-se explícita e implícita na Palavra
de Deus, ou seja, não só o texto sagrado diz abertamente que o Espírito Santo é
Deus, como também confere atributos e características ao Espírito Santo que
indicam que Ele é Deus, já que se trata de qualidades exclusivas da Divindade. O
texto mais explícito a respeito da divindade do Espírito Santo está em
At.5:3,4, quando o texto sagrado nos conta a respeito do episódio que envolveu
Ananias e Safira na igreja de Jerusalém. Indagado por Pedro a respeito do valor
da venda da propriedade, Ananias mentiu, dizendo que o valor depositado ao pé
dos apóstolos era o efetivo valor da venda. Diante desta mentira, Pedro diz que
Ananias havia mentido ao Espírito Santo e, por isso, havia mentido não aos
homens, mas a Deus. Temos, portanto, explicitamente reconhecida a divindade do
Espírito Santo, prova de que os apóstolos reconheciam o Espírito Santo como
Deus, ou seja, que a doutrina da divindade do Espírito Santo é a genuína e
autêntica doutrina da Igreja no seu princípio. A propósito, se Ananias mentiu
ao Espírito Santo, temos mais uma prova de que o Espírito Santo não é uma
força, pois não se pode mentir senão a uma Pessoa.
Ao
investigarmos a doutrina da deidade do Santo Espírito, devemos observar que o
Novo Testamento ensina a unicidade da divindade (1Co.8:4; Tg.2:19) e, no
entanto, revela a distinção de pessoas na divindade: o Pai é Deus (Mt.11:25;
João 17:3; Rm.15:6; Ef.4:6); o Filho é Deus (João 1:1,18; 20:28; Rm.9:5;
Hb.1:8; Cl.2:9; Fp.2:6; 2Pd.2:11); o Espírito Santo é Deus (At.5:3,4;
1Co.2:10,11; Ef.2:22). O Pai, o Filho e o Espírito Santo são claramente
distinguidos um dos outros na Bíblia (João 15:26; 16:13-15; Mt.3:16,17;
1Co.13:13), de tal forma que as três pessoas não se confundem umas com as
outras. São três benditas e santíssimas pessoas que compõem apenas uma
divindade. Portanto, na unidade da divindade há uma trindade de pessoas, da
qual o Espírito Santo é o Executivo.
2. Personalidade
Um
dos ensinos básicos das Escrituras, que os seguidores da doutrina pentecostal,
principalmente os da Assembleia de Deus, nunca pode desconsiderar, é o de que o
Espírito Santo é uma das Pessoas da Trindade, ou seja, é uma das Pessoas que
formam o Único e Soberano Deus e, como tal, é uma Pessoa, jamais uma força ou
influência.
O
que nos leva a entender que o Espírito Santo é uma pessoa? O fato de o Espírito
sentir, perceber o que se passa na vida do crente. Um objeto não tem essa
capacidade. Meu relógio não sente quando meu pulso está falhando, mesmo estando
atado a ele. Entretanto, uma pessoa tocando em meu pulso poderá afirmar: ele
não está passando bem. Somente uma pessoa tem essa capacidade. Assim, o
Espírito Santo é um ser que fala, age e opera funções de uma pessoa.
A
crença na personalidade do Espírito Santo é uma das características da fé
cristã. Esta crença deriva do exame preciso e cuidadoso de passagens bíblicas,
e contrasta com a noção explicada por muitas seitas. Algumas seitas apresentam
o Espírito Santo como sendo uma influência impessoal, uma força ou uma energia.
Entretanto, a Palavra de Deus nos revela que o Espírito Santo é uma pessoa,
pois menciona atitudes e ações que somente uma pessoa pode ter. Ele possui uma
mente, vontade e emoções, que são características de uma pessoa e não de uma
influência ou força. Vejamos algumas
provas bíblicas:
a) O Espírito Santo entristece - "E não entristeçais
o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção"
(Ef.4:30). Uma força, um "fluir", nunca pode ficar triste, somente
uma pessoa. Mas o Espírito Santo não só Se entristece, a Palavra diz que Ele
tem alegria, que Ele Se alegra, tanto que faz com que as pessoas sintam a Sua
alegria, a começar pelo próprio Senhor Jesus (Lc.10:21) e, depois, dos
discípulos (1Ts.1:6).
b) O Espírito Santo tem ciúmes - "Infiéis, não
compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser
ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus. Ou supondes que em vão afirma
a Escritura: é com ciúme que por nós anseia o Espírito, que Ele fez habitar em
nós?"(Tg.4:4,5). Quando traímos a Deus através dos nossos pecados, ambiguidades,
contradições, negações da fé, amasiamentos com o mundo, o Espírito de Deus
sente ciúmes, como o marido, quando a mulher adultera e vice-versa.
c) O Espírito Santo pensa (Rm.8:27) - “E aquele que
examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo
Deus intercede pelos santos”. Neste texto, as Escrituras dizem que o Espírito
Santo examina os corações; examinar é raciocinar, é calcular, é emitir juízos.
Uma força jamais pode calcular, jamais pode examinar, só uma pessoa pode
fazê-lo. Noutro trecho diz que o Espírito Santo compara, ou seja, faz juízos,
julgamentos, o que é exclusivo de uma Pessoa (1Co.2:13) - “As quais também
falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo
ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais”.
d) O Espírito Santo tem sentimentos, ama (Rm.15:30) - "Rogo-vos
irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito...". Neste
texto, as Escrituras dizem que o Espírito Santo tem amor, ou seja, ama, tem
sentimentos. Uma força não pode amar, somente uma pessoa.
e) O Espírito Santo convence (João 16:8) - ”E, quando ele
vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo”. Jesus disse que o
Espírito convenceria o mundo do pecado, da morte e do juízo. Uma força não pode
convencer, quando muito pode deter ou obrigar uma determinada atitude. Só uma
pessoa pode convencer alguém, pode argumentar e obter a anuência, a adesão da
vontade de outrem. O convencimento é fruto de uma argumentação, ou seja, de uma
operação intelectual, de uma série de raciocínios, de ponderações, de
julgamentos. Somente uma pessoa é capaz de fazê-lo e, quando Jesus nos indica
que o Espírito Santo o faz, está a dizer-nos que se trata de uma Pessoa.
f) O Espírito Santo glorifica (Jo.16:14) - ”Ele me
glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”. Jesus
disse que o Espírito Santo O glorificaria. Ora, uma força não pode dar glória a
ninguém, porque glorificar, dar glória, envolve consciência, capacidade de
perceber que alguém é divino e que, por isso, merece honra e glória. Por isso,
só os homens e anjos, seres dotados de consciência, podem fazê-lo. Deste modo,
não há como deixar de reconhecer que o Espírito Santo, tal como Jesus no-lo
mostra, é uma Pessoa.
g) O Espírito Santo tem consciência de Si e dos outros (João16:13) - ”Mas, quando vier
aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não
falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há
de vir”. Jesus revelou que o Espírito Santo não fala de Si mesmo. Ora, se o
Espírito Santo não fala de Si mesmo, é porque sabe discernir entre Si mesmo e
os outros. Esta expressão bíblica é muito importante, porque desmente todo e
qualquer pensamento que busca entender nas Pessoas divinas tão somente um
“modo”, ou seja, tão somente uma expressão de uma suposta única Pessoa (como
fazem os chamados “unicistas” ou “modalistas”). Aqui Jesus é bem claro ao dizer
que existe aquilo que é do Espírito Santo e o que é do Filho (e, por extensão,
também podemos inferir daquilo que é do Pai). Se o Espírito glorifica ao Filho
e não fala do que é de Si mesmo, é porque existe aquilo que Lhe é próprio,
assim como o que é próprio de Cristo. Tem-se, portanto, que o Espírito Santo é
uma Pessoa.
h) O Espírito Santo fala (Atos 8:29) - "Então disse o
Espírito a Filipe: aproxima-te desse carro e acompanha-o....". Aqui,
percebemos que o Espírito Santo é um Ser que fala. Ora, uma força não pode
falar, mas uma Pessoa, sim. Tanto é certo que o Espírito Santo fala que, em
At.13:2, isto é explicitamente mencionado, como também em 1Tm.4:1 e Hb.3:7, bem
assim em todas as cartas que Jesus enviou às igrejas da Ásia Menor
(Ap.2:7,11,17,29; 3:6,13,22), como num instante em que se fazia a revelação a
João das coisas que brevemente hão de acontecer (Ap.14:13).
i) O Espírito Santo ouve (João16:13). Neste texto, a Bíblia
diz que o Espírito Santo dirá aquilo que tiver ouvido. Portanto, é um ser, é
uma Pessoa, pois tem capacidade de ouvir e não é um simples ouvir, mas um ouvir
que retém e que discerne o que se ouve para depois o anunciar.
j) O Espírito Santo ensina (João 14:26) – “Mas aquele
Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará
todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. Só uma
Pessoa pode nos ensinar, somente uma Pessoa pode ser Mestre e o Espírito Santo
tem como uma de suas principais funções a de ensinar os discípulos do Senhor
Jesus enquanto aqui estiverem aguardando o seu Salvador.
Observe
o final do versículo: “...e vos fará lembrar...” - Quando Jesus diz que o
Espírito Santo nos faria lembrar de tudo quanto o Senhor Jesus nos tem dito,
está a nos revelar uma face maravilhosa deste Professor e Mestre que é o
Espírito Santo. O Espírito Santo não só é um Mestre (algo que uma força não
pode ser), como também é um Mestre dedicado, um Professor comprometido com os
Seus alunos. Um bom professor é aquele que está preocupado em verificar se os
seus alunos aprenderam e, por isso, sempre os faz lembrar daquilo que os
ensinou. É exatamente este o papel do Espírito Santo. Quando Ele nos faz
lembrar, não é porque seja uma força cega, um “remédio para a memória”, mas,
bem ao contrário, é um Professor dedicado, que mostra ser uma Pessoa não só
porque ensina, mas também porque ama e quer o melhor para os Seus alunos, quer
que Seus alunos efetivamente aprendam o que lhes foi ensinado.
k) O Espírito Santo ora (Rm.8:26) - ”E da mesma maneira
também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos
de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos
inexprimíveis”; ”E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o
Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai”(Gl.4:6). Ao dizer que o Espírito
Santo ora, ajudando os crentes nas suas fraquezas, o texto sagrado mostra-nos
que o Espírito Santo é uma Pessoa, pois só uma Pessoa pode orar.
Ante
tantas evidências da Palavra de Deus, como não reconhecer que o Espírito Santo
é uma Pessoa?
3. Atributos divinos
A
natureza divina do Espírito Santo encontra-se explícita e implícita na Palavra
de Deus, ou seja, não só o texto sagrado diz abertamente que o Espírito Santo é
Deus, como também confere atributos e características ao Espírito Santo que
indicam que Ele é Deus, já que se trata de qualidades exclusivas da Divindade.
Os
teólogos normalmente fazem uma distinção entre os atributos incomunicáveis - que
enfatizam a transcendência de Deus, e que são imputáveis somente a Deus (a
auto-existência, a eternidade, a imutabilidade, a infinitude, a onisciência, a
onipresença, a onipotência e a unidade) - e os atributos comunicáveis que
expressam a imanência de Deus e que são compartilhados, em certa medida, pelas
suas criaturas.
3.1 Alguns atributos
incomunicáveis do Espírito Santo:
a) O Espírito Santo é onisciente, ou seja, sabe todas as
coisas
- “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas
as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas
do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe
as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus” (1Co.2:10,11). O apóstolo Paulo
ensina-nos que só quem sabe as coisas que Deus sabe é o Espírito Santo. Ora,
Deus sabe todas as coisas e, portanto, o Espírito Santo, se sabe o que Deus
sabe, também sabe todas as coisas. Se o Espírito sabe todas as coisas, é
onisciente, e só Deus é onisciente, de forma que o que o texto está a nos dizer
que o Espírito Santo é Deus.
b) O Espírito Santo é onipresente, ou seja, está em todos
os lugares ao mesmo tempo (cf. Sl.139:7-10). O salmista diz-nos
que não há como fugir da presença do Espírito do Senhor, pois Ele está em todos
os lugares. Ora, só Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, pois
isto é um atributo que Lhe é exclusivo. Se o Espírito Santo está presente em
todos os lugares, como diz o salmista, esta é uma outra maneira de as
Escrituras nos revelarem que o Espírito Santo é Deus.
c) O Espírito Santo é onipotente, ou seja, tem todo o
poder (Lc.1:35,37; 1Co.12:11). Nestes dois textos é dito que o Espírito Santo
faz coisas impossíveis ao homem, pois nada lhe é impossível, como também que
ele opera todas as coisas, conforme a Sua vontade. Os dois textos mostram,
assim, que não há limite para a operação do Espírito Santo, que pode fazer tudo
o que quiser. Ora, isto nada mais é que onipotência, que é outro atributo
exclusivo da divindade. Assim sendo, temos que o Espírito Santo é Deus.
d) O Espírito Santo é Eterno (Hb.9:14) – “Espírito
Eterno”.
Ele é o Criador do ser humano e do mundo (Jó 26:13; 33:4; Sl.104:30) e, também,
o Salvador (Ef.1:13; Ef.4:30; Tt.3:4,5).
3.2. Alguns atributos
comunicáveis do Espírito Santo. Os atributos comunicáveis podem ser
classificados como espirituais (espiritualidade), mentais (sabedoria,
veracidade), morais (bondade, amor, santidade, justiça) e volitivos (desejo,
poder de ação).
A
santidade de Deus é o atributo mais solenizado nas Escrituras (Is.6.3; Ap.15.4).
O termo "santo" é aplicado ao Espírito como consequência direta de
sua natureza e não como resultado de uma fonte externa. Ele é santo em si
mesmo; assim, não precisa ser santificado, pois é Ele quem santifica (Rm.15:16;
1Co.6:11).
A
bondade é outro atributo divino, por isso, Jesus disse: "Ninguém há bom
senão um, que é Deus" (Mc.10:18 e passagens paralelas de Mt.19:17; Lc.:8.19);
no entanto, a Bíblia ensina que o Espírito Santo é bom (Ne.9:20; Sl.143:10).
O
Espírito é a verdade (1João 5:6) e sábio (Is.11:2).
II. O ESPÍRITO SANTO E JESUS
CRISTO
O
Senhor Jesus e o Espírito Santo são um só Deus juntamente com o Pai, visto que
a Trindade é a união de três Pessoas distintas iguais em glória, poder e
majestade.
1. Pericórese
A
fé cristã reconhece sua peculiar identidade na doutrina da encarnação e da
Santíssima Trindade. No entanto, a doutrina trinitária se depara com notáveis
dificuldades referentes tanto em sua compreensão quanto em sua elaboração. No
percurso teológico histórico houve uma busca incansável para se chegar à
elaboração de uma linguagem mais próxima daquilo que a Revelação mostrou de
Deus e sua relevância na história: a articulação entre o conceito de Deus que é
trino, sem com isso afetar a essência monoteística da fé cristã, seguida de
outra problemática, que é a de prescrever a Deus como é estruturada a via
intratrinitária, a partir de um determinado conceito de pessoa. O termo
pericórese emerge na Teologia Patrística, pondo em relevo a articulação entre
unidade e comunhão da Trindade. (1)
Portanto,
Pericórese é um termo teológico que expressa a relação intratrinitariana do
Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou seja, o intrínseco relacionamento entre
as três Pessoas da Trindade. Sabemos que a doutrina trinitária ensina que Deus
é um só, mas que é constituído de três Pessoas distintas, e existe uma relação
animada, viva, enérgica entre essas três Pessoas. Essa relação dinâmica é
chamada de pericórese. Este termo, oriundo do grego, é encontrado pela primeira
vez na literatura patrística, nas obras de Gregório de Nazianzo; ele foi um dos
grandes defensores da doutrina da Trindade.
Pericórese
(gr. perichoresis) descreve uma dança de roda, característica das crianças em
momento de brincadeiras. A partícula “peri” - significa “movimento
circular”; “corea” - significa “dança”, (coreografia); ”esis” – é um sufixo usado para formar
palavras de ação ou processo. Assim, “pericórese” é uma palavra atribuída ao
nome de uma dança tradicional em que um grupo de pessoas, geralmente crianças,
dançavam de maneira circular e de mãos dadas. Uma criança ficava no meio
enquanto as outras, de mãos dadas, ficavam girando ao seu redor em círculo. Em
certo momento a criança que estava no meio vinha para a roda e alguma da roda
vinha para o meio. E isso traz uma interessante percepção sobre a
Trindade.
Assim,
alguns teólogos antigos como, por exemplo João Damasceno (676 d.C., Damasco,
Síria) imaginou a Trindade como uma dança, dança eterna e uniforme. Ele
imaginou as três pessoas da Trindade dançando num círculo de mãos dadas. Ele
usa esta antiga dança como uma ilustração à mútua interpenetração e coabitação
das três pessoas da Trindade; ou seja, as três Pessoas da Trindade estão
entrelaçadas em uma unidade "circular" em permanente movimento e
integração.
Portanto,
a “pericórese” seria então a comunhão entre as Pessoas da Santíssima Trindade.
Uma comunhão extremamente íntima, perfeita, sem nenhuma confusão ou
interferência eterna. Ela designa uma relação co-igual e co-eterna entre Pessoas
- um Deus que é Pai, é Filho e é Espírito Santo; eles se relacionam em perfeita
e amorosamente harmonia, de tal forma que o divino círculo parece uma coisa só,
porém é formado de três Pessoas, numa dança maravilhosa. Esta dança é marcada e
compassada pela doce sinfonia do amor; é sempre pelo amor que se fundamenta o
vínculo da unidade divina.
A
obra realizada por uma Pessoa Divina é obra da Santíssima Trindade por
completo. Enquanto uma Pessoa está no meio, as outras giram a roda. Depois
de um tempo a Pessoa do meio vem para a roda e alguma Pessoa da roda vem para o
meio. Na Bíblia sempre foi assim. Quando o Pai estava em evidência, o Filho e o
Espírito estavam em harmoniosa concordância. Depois foi a vez do Filho vir para
o “centro da roda”. Quando o Filho estava em evidência na história, o Pai e o
Espírito Santo ficaram girando a roda, sendo todo apoio para o Filho. Hoje é a
vez do Espírito Santo, e a Sua obra é estabelecer no reino a obra do Filho. E
tudo que o Filho faz é para a glória do Pai, e o Pai glorifica o
Filho. Isso é “Pericórese”.
Portanto,
a intimidade - entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo -, é eterna. Jesus mesmo
fala desse relacionamento desde antes que o mundo existe (João 17:5); e em
outro momento Ele disse a Filipe: Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai
está em mim?” (João 14:10). O Espírito Santo está também nessa Trindade
(1Co.2:10,11).
2. “Ele me glorificará” (João
16:14)
O
Espírito Santo não se glorifica a Si mesmo; em lugar disso, Ele glorifica o
Filho. A Sua obra principal é glorificar a Cristo. Assim podemos pôr à prova
todo ensino e toda pregação. Se tiver o efeito de magnificar o Salvador, então
é do Espírito Santo. O Espírito revela aos crentes quem é Deus. Ao fazer isso,
Ele individualiza os ensinos de Cristo e convoca as pessoas à obediência. O
Espírito Santo nos faz desejar aplicar as palavras de Cristo, nos ensina como
fazê-lo e então nos ajuda a fazê-lo.
Alguém
poderá argumentar: “se a principal obra do Espírito Santo é glorificar a
Cristo, então não devemos adorá-lo”. Este argumento está errado. Claro que
devemos adorá-lo, pois Ele é Deus, como vimos anteriormente. Veja que o Pai
glorifica também o Filho (João 17:5), e nem por isso se diz que o Pai não deve
ser adorado. Se o Espírito Santo é Deus, logo, deve ser adorado; do contrário,
seria um deus de segunda classe, obra da imaginação humana, e isso não existe
na fé cristã.
3. O efeito prático da Pericórese
A
doutrina da Trindade ou triunidade de Deus fala-nos que Deus é único, que só há
um Deus, mas que, ao mesmo tempo, este único Deus são três Pessoas, cada qual
dotada de sensibilidade, de vontade e de intelecto - o Pai, o Filho e o
Espírito Santo. Para tentar expressar em palavras esta verdade bíblica que,
nitidamente, foge ao alcance de nossa mente, Tertuliano se valeu de conceitos
da filosofia de seu tempo e afirmou que “havia uma substância, três pessoas”,
ou seja, apenas um ser, mas três núcleos de vontade, sentimento e entendimento.
Esta expressão de Tertuliano, que somente iria despertar a atenção da Igreja
cristã em meio às discussões relacionadas com a doutrina de Ário que negava a
divindade de Jesus, logo após o término da perseguição romana, acabou sendo
acolhida e sintetizada na célebre declaração de fé atribuída a Atanásio, que
seria uma explicação da declaração aprovada no Concílio de Nicéia e que passou
a fazer parte dos “credos”, a saber:
“…adoramos um Deus em
trindade, e a trindade em unidade: nem confundindo as pessoas e nem dividindo a
substância. Pois há uma pessoa do Pai, outra do Filho e outra do Espírito
Santo. Mas a deidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é apenas uma; a
glória é igual, a majestade é co-eterna. Tal como é o Pai, assim é o Filho, e
assim o Espírito Santo; a saber, não criado, incompreensível, eterno. O Pai não
foi feito de ninguém, nem criado e nem gerado. O Filho é apenas do Pai - nem
feito e nem criado, mas gerado. O Espírito Santo é do Pai e do Filho - nem
feito, nem criado, nem gerado, mas procedente.… E, contudo, não são três
deuses, mas um só...De modo que em tudo, como acima se disse, deve-se adorar a
Unidade na Trindade, e a Trindade na Unidade” (apud CHAMPLIN, R.N. Credo
atanasiano. In: Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, v.1, p.949).
Portanto,
como bem diz o pr. Esequias, “quando expressamos num culto “glórias a Deus”, o
Filho e o Espírito Santo são glorificados no seu louvor (Fp.3:3). Da mesma
maneira, quando damos glória a Jesus, o Pai e o Espírito Santo estão sendo
também glorificado, e igualmente quando se glorifica o Espírito Santo, o Pai e
o Filho são glorificados juntamente (Ap.5:6,13). Portanto, tanto faz adorar a
Jesus separadamente ou a qualquer das outras Pessoas da Trindade, como adorar a
Trindade”.
O
mais maravilhoso efeito da Pericórese é o que a Pessoa de Cristo fez com a Sua
Igreja: Ele nos inseriu nessa intimidade da Trindade Divina. Como Igreja, somos
o Corpo de Cristo; como Corpo, estamos de mãos dadas e dessa forma participamos
da unidade, cuja perfeição está na Pessoa do Pai, do Filho e do Espírito
Santo”. O texto de João 17:22,23 descreve bem isto:
“E eu dei-lhes a
glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o
mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens
amado a mim”.
4. Consubstancial com o Filho
Consubstancial
quer dizer da mesma substância. No Concílio de Nicéia (325 d.C), onde Atanásio
ficou inicialmente quase sozinho contra o mundo, e particularmente contra Ário,
a Igreja decidiu que Jesus Cristo era “a essência de Deus”, e feito da mesma
substância do Pai. O Filho é consubstancial com o Pai (João 10:30) da mesma
forma que o Espírito Santo é consubstancial com o Filho (João 14:16,26):
“E eu rogarei ao Pai,
e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos
ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.
-A
palavra “outro”, em grego, empregada nessa passagem, significa ser
alguém da mesma natureza, da mesma espécie e da mesma qualidade.
-A
expressão “outro Consolador” significa “outro consolador do mesmo tipo
que o primeiro”. Isso sugere que Jesus foi o primeiro Consolador (veja 1João
2:1), e que o Espírito Santo seria um Consolador semelhante a Jesus. Quando
Jesus não estivesse mais com os discípulos fisicamente, o Espírito Santo seria
o companheiro constante deles para guiá-los, ajudá-los e capacitá-los para as
tarefas que estivessem à frente. Jesus identificou o Consolador como Aquele que
nos “guiará em toda a verdade” porque Ele é o Espírito que revela a verdade a
respeito de Deus.
Portanto,
o Espírito Santo é como Jesus, da mesma substância, glória e poder. O Espírito
Santo, o Consolador, seria enviado como Representante de Jesus. O Espírito
também iria lembrar os discípulos do que Jesus lhes havia dito. Os apóstolos se
lembraram e escreveram com a ajuda do Espírito. Os Evangelhos – e até mesmo
todo o Novo Testamento - não existiriam se não fosse por esta obra do Espírito
Santo, de fazer com que os discípulos se lembrassem de tudo o que aconteceu.
III. O ESPÍRITO SANTO AGE NO MUNDO
E NO SER HUMANO
A
atuação do Espírito Santo é indispensável para que o homem seja convencido do
pecado, da morte e do juízo e, assim, resolva se arrepender dos seus pecados e
mudar a direção da sua vida, que é o que denominamos de "conversão".
Todavia, a Sua atuação não se restringe aos corações do ser humano, Ele age
sobre a criação inteira. Ele atua no mundo e na Igreja.
1. No mundo
A
atuação do Espírito Santo é notória a começar pela criação. De acordo com
Gênesis 1:2, "a terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face
do abismo". Logo em seguida lemos que "o Espírito de Deus pairava
por sobre as águas". Algumas versões trazem "mover-se", mas a
palavra hebraica é "estar sobre", assim como uma galinha fica sobre
seus ovos para chocá-los e trazer nova vida ao mundo; da mesma forma o Espírito
Santo pairou sobre a criação original de Deus para encher seu vazio com as
várias formas de vida, de onde resultou o relato de Gênesis 1 e 2. Assim, desde
o princípio o Espírito Santo estava ativo na criação, junto com o Pai e o
Filho.
Quando
Deus "formou o homem do pó da terra" (Gn.2:7), o Espírito Santo
estava envolvido. Isto podemos concluir indiretamente de Jó 33:4: "O
Espírito de Deus me fez; e o sopro do Todo-Poderoso me deu vida - ARC". Um
jogo de palavras aqui mostra como o Espírito de Deus e a nossa respiração estão
intimamente relacionados: "Espírito" e "sopro" no hebraico
são a mesma palavra.
Também
lemos em Gênesis 2:7 que o Senhor Deus "lhe soprou nas narinas o fôlego de
vida, e o homem passou a ser alma vivente". Embora a palavra
"fôlego" não seja aqui a mesma que significa Espírito, é claro, de
acordo com esta passagem, que o homem deve sua vida a Deus. E o sopro de Deus
que "deu partida" no homem para sua peregrinação terrena foi de fato
o Espírito Santo, como Jó 33:4 deixa claro.
A
ação do Espírito Santo não ficou somente na ordem cósmica do universo. Ele
continua como mantenedor e preservador de todas as coisas. O Salmo 104:30 nos
leva à compreensão desse papel do Espírito na criação. Ele não só colaborou na
formação da terra e do primeiro ser humano, mas Ele é sempre o criador e
mantenedor da vida - "Envias [Deus] o teu Espírito, eles são criados, e
assim renovas a face da terra". Quem são "eles" que o Espírito
cria? Todo o Salmo o explica, mas nos versículos 18-26 vemos que estão
incluídos cabras selvagens e coelhos do mato (Sl.104:18, BLH), animais
selvagens como leõezinhos (Sl.104:20,21), o homem (v.23) e tudo que vive sobre
a terra ou no mar (vs.24,25).
2. No plano divino da salvação
Desde
a queda do homem, o Espírito Santo tem atuado no plano divino da salvação,
desde a escolha da nação de onde viria o Salvador do mundo (1Pd.1:10-12) até a
escolha da mulher (Maria – Lc.1:27) onde seria gerado o Salvador da humanidade
(Lc.1:37).
Salvar
significa livrar alguém de um perigo iminente. O homem, antes de pecar, não
corria nenhum perigo. Nesta condição Adão geraria filhos perfeitos, à imagem e
semelhança de Deus, tal como ele era. Salomão afirmou: “Vede, isto tão somente
achei: que Deus fez ao homem reto, mas eles buscaram muitas invenções” (Ec.7:29).
No
estado em que foi criado o homem recebeu um corpo imortal. Se não tivesse
pecado nunca iria necessitar ser Regenerado, ou Nascer de Novo. Mas, o homem
pecou; ao pecar, a imagem de Deus que nele estava gravada foi corrompida,
degenerada, destruída. O Senhor Jesus disse que o papel do diabo é matar,
roubar, destruir (João 10:9). De filho de Deus o homem se tornou em filho do
diabo, conforme afirmou Jesus: “Vós tendes por pai ao diabo...” (João 8:44).
Feito servo de Satanás, separado de Deus, o homem se tornou morto “em ofensas e
pecados” (Ef.2:1). E é uma verdade científica e bíblica que nenhum morto, por
seus recursos e esforços próprios poderá voltar a viver, ou ser vivificado. Só
um milagre poderá fazer com que um morto volte a viver, ou seja, ressuscitar. A
Bíblia chama este milagre de Novo Nascimento, ou Regeneração. O Novo Nascimento
é a única maneira pela qual o “homem velho”, morto “em ofensas e pecados”, pode
voltar a viver para Deus. E é aí que o Espírito de Deus entra em ação. Somente
Ele pode vivificar o homem morto em seus delitos e pecados.
O
Novo Nascimento é um milagre de transformação que ocorre no interior do homem. A
transformação da água em vinho, em Caná da Galileia (João 2:1-11), aconteceu
dentro das talhas, e as talhas eram de pedra. Ninguém pôde ver o que estava
acontecendo lá dentro. Também o Novo Nascimento não pode ser contemplado com os
nossos olhos físicos; é algo que acontece dentro do homem. Ninguém pode
explicar o que aconteceu dentro daquelas talhas e nem como aconteceu; mas, aconteceu!
Da
mesma forma ninguém pode explicar como acontece a transformação do “homem
velho” num novo homem; mas, acontece! No momento em que o homem ouve a Palavra
de Deus, o Espírito Santo trabalha em sua vida procurando convencê-lo “do
pecado, e da justiça e do juízo” (João 16:8). Se o homem crer e aceitar o
Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador, então o Espírito Santo opera
dentro dele o milagre do Novo Nascimento; é o “nascer da água”, como símbolo da
Palavra de Deus, “e do Espírito”, referindo-se à operação do Espírito Santo,
tal como ensinou Jesus (João 3:5). É, pois, nesse momento que o homem é, pelo
Espírito Santo, batizado em Cristo (1Co.12:13), ou seja, introduzido no Corpo místico
de Cristo, que é a sua Igreja. Trata-se, pois, de um milagre que ocorre dentro
do homem, assim como a transformação da água em vinho aconteceu dentro das
talhas. Isso é Obra do Espírito Santo.
3. Na vida humana
O
Espírito Santo sempre atuou na vida do ser humano, desde o Antigo Testamento,
de forma pontual, e de forma abundante no Novo Testamento desde a sua descida
no Dia de Pentecostes (Atos 2:1-8).
Diversas
vezes o Antigo Testamento atribui a salvação de Israel ao Espírito de Deus. Ele
agiu nas pessoas antes do dilúvio (Gn.6:3). Depois, de tempo em tempo o Espírito
Santo tomou posse de diversas pessoas para libertar o povo de Deus. No livro de
Juízes é narrado que Ele veio sobre Otniel (Jz.13:10), sobre Gideão (Jz.16:34),
sobre Jefté (Jz.11:29), sobre Sansão (Jz.13:25).
É
interessante vermos o trecho de Jz.15:4-16:20, trecho este que nos fala a
respeito da vida de Sansão. Neste trecho, percebemos, claramente, que há um
intercâmbio entre as expressões “Espírito do Senhor” e “Senhor”, demonstrando,
claramente, que a atuação do Espírito de Deus na vida de Sansão era a própria
atuação da Divindade, tanto que o Espírito ora é chamado de “Espírito do
Senhor” (Jz.15:14), ora de “Senhor” (Jz.14:18,19;15:20), a comprovar,
claramente, que o Espírito Santo é Deus.
Veja
no Antigo Testamento três expressões principais para atuação do Espírito Santo
nas pessoas:
- Ele vinha sobre
alguém: "O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias (2Cr.24:20).
- Ele repousava
sobre alguém: "O Espírito repousou sobre eles" (Nm.11:25).
- Ele enchia
alguém: "Eu o enchi do Espírito de Deus" (Êx.31:3).
O
Espírito Santo não só usou juízes e profetas para libertar Israel, mas também
reis. Estes eram ungidos com óleo, símbolo de que eles estavam sendo revestidos
com o poder do Espírito Santo, como podemos ver na unção de Davi por Samuel (1Sm.16:13)
- ". . . daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apossou de
Davi".
Em
1Samuel 16:14 nos deparamos com uma afirmação solene. No livro de Juizes
geralmente o Espírito Santo se retirava depois de a pessoa escolhida concluir a
sua obra. Mas, aqui, vemos que Ele podia retirar-se também quando esta pessoa
desobedecia a Deus. O texto de 1Sm.16:14 trata de Saul, e comparando Juízes
14:19 com 1Sm.16:14 vemos que aconteceu a mesma coisa a Sansão. No uso de Davi,
vemos até em suas orações como ele se preocupava com a retirada do Espírito
Santo: "Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo
Espírito" (Salmo 51:11).
O
Espírito Santo sempre usava poderosamente os seus servos para libertar o povo
de Israel de seus inimigos, mas a grande libertação que Deus providenciou, é
claro, não veio com um rei ou um juiz ungido por homens, mas com o Messias,
título que significa "Ungido". Isaías escreveu profeticamente que o
Messias diria: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor
me ungiu" (Is.61:1). Jesus, lendo esta passagem 800 anos depois na
sinagoga, disse: "Hoje Se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir"
(Lc.4:21).
Em
resumo, vimos que o Espírito Santo estava ativo em todo o Antigo Testamento,
tanto na natureza como no meio do Seu povo, guiando-o e libertando-o através de
juízes, profetas, reis e outras pessoas.
No
Novo Testamento, durante o período de tempo abrangido pelos quatro evangelhos,
a atuação do Espírito Santo foi centralizada na Pessoa de Jesus Cristo. O
Homem-Deus foi concebido pelo Espírito (Lc.1:35), batizado no Espírito (João
1:32,33), guiado pelo Espírito (Lc.4:1), ungido pelo Espírito (Lc.4:18; Atos 10:38),
revestido com poder pelo Espírito (Mt.12:27,28). Ofereceu a Si mesmo como
expiação pelo pecado, pelo Espírito (Hb.9:14), foi ressuscitado pelo Espírito
(Rm.8:11) e deu mandamentos por intermédio do Espírito (Atos 1:2).
Sem
sombra de dúvida uma das passagens bíblicas que inspiram mais admiração é a que
relata o que o anjo disse a Maria:
"Descerá sobre
ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por
isso também o ente santo que há de nascer, será chamado Filho de Deus"
(Lc.1:35).
Pessoas
excessivamente céticas e outras com uma visão muito limitada e dependente da
ciência zombarão em total descrença, mas o anjo desfez qualquer dúvida quando
disse: "Porque para Deus nada é impossível" (Lc.1:37, BJ).
O
Espírito Santo também agiu nos discípulos de Jesus antes do Pentecostes.
Sabemos isto porque Jesus disse deles: "Ele [o Espírito Santo] habita
convosco" (João 14:17). Jesus também disse a Nicodemos: "Quem não
nascer da água e da Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (João
3:5). Logo depois repetiu: "Importa-vos nascer de nova" (João 3:7).
No
entanto, a atuação do Espírito na vida humana no tempo de Jesus era diferente
da Sua atuação hoje. Em João 7:39 o apóstolo João nos diz das palavras de
Jesus: "Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os
que nele cressem; pois o Espírito até este momento não fora dado, porque Jesus
não havia sido ainda glorificado". A Bíblia não revela claramente qual era
a diferença, mas sabemos que a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes
foi algo muito mais extasiante que qualquer outra experiência anterior que eles
tinham tido. De qualquer forma, vimos que o Espírito Santo estava atuando de
diversas maneiras no nascimento e na vida do nosso Senhor Jesus Cristo e nas
vidas e no ministério dos Seus discípulos.
O
Espírito Santo age não só no mundo, mas também na Igreja. Quando eu falo de
Igreja, estou falando de todos os crentes salvos em Cristo. A palavra
"Igreja" vem de uma palavra no grego que significa "os que foram
reunidas". Qual é o papel do Espírito Santo neste quadro?
-Em
primeiro lugar, a Bíblia nos diz numa sentença muito bonita que foi Ele quem
deu início a Igreja - "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados
em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós
foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas
muitos" (1Co.12:13,14).
-Em
segundo lugar, pelo Espírito Deus vive na Igreja - "Assim também vocês, em
união com Cristo, são construídos, junto com os outros, para se tornarem uma
casa, casa onde Deus vive por meio do Seu Espírito" (Ef.2:22, BLH). Hoje
em dia Deus não vive em templos feitos por mãos humanas. Mas se reconhecermos
que Deus está mesmo, pessoalmente, em nosso meio quando estamos reunidos na Igreja,
nossa adoração será mais profunda.
-Em
terceiro lugar, o Espírito Santo concede dons a pessoas específicas na Igreja -
"Para o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do Seu Serviço, para
a deificação do corpo de Cristo" (Ef.4:12).
Portanto,
a presença do Espírito Santo na vida humana, a partir do momento da salvação,
visa manter-nos em equilíbrio, dia após dia, momento após momento,
principalmente após a experiência da chegada do Espírito Santo com poder sobre
nós.
CONCLUSÃO
Concluindo,
podemos dizer que o Espírito Santo não é simplesmente uma influência benéfica
ou um poder impessoal. É uma Pessoa, assim como o Pai e o Filho o são. Ele é
chamado Deus (At.5:3,4) e Senhor (2Co.3:18). Quando Isaías viu a glória de Deus
(Is.6:1-3), escreveu: “Ouvi a voz do Senhor...vai e diz a este povo” (Is.6:8-9).
O apóstolo Paulo citou essa mesma palavra e disse: “Bem falou o Espírito Santo
a nossos pais pelo profeta Isaías dizendo: vai a este povo” (At.28:25,26). Com
isso, Paulo identificou o Espírito Santo com Deus; Ele faz parte da Santíssima
Trindade. Portanto, estudar o Espírito é estudar sobre Deus e o seu
relacionamento conosco em Cristo.
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Luciano de Paula Lourenço –
EBD/IEADTC
Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo – Palavras Chave – Hebraico e
Grego. CPAD
Comentário Bíblico popular (Novo e Antigo
Testamento) - William Macdonald.
Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
Comentário do Novo Testamento – Aplicação
Pessoal. CPAD.
O Espírito Santo. Billy Graham. EDIÇÕES VIDA
NOVA.
(1) Revista de Teologia e Ciências da Religião. Universidade
Católica de Pernambuco.