2º Trimestre/2019
Texto Base: Êxodo 25:10-22
“Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás
para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos fará separação
entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos” (Êx.26:33 - ARA).
Êxodo 25.10-22
10-Também
farão uma arca de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados e
meio, e a sua largura, de um côvado e meio, e de um côvado e meio, a sua
altura.
11-E
cobri-la-ás de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela
uma coroa de ouro ao redor;
12-e
fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos dela:
duas argolas num lado dela e duas argolas no outro lado dela.
13-E
farás varas de madeira de cetim, e as cobrirás com ouro,
14-e
meterás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
15-As
varas estarão nas argolas da arca, e não se tirarão dela.
16-Depois,
porás na arca o Testemunho, que eu te darei.
17-Também
farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e
meio, e a sua largura, de um côvado e meio.
18-Farás
também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades
do propiciatório.
19-Farás
um querubim na extremidade de uma parte e o outro querubim na extremidade da
outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas
extremidades dele.
20-Os
querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o
propiciatório; as faces deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins
estarão voltadas para o propiciatório.
21-E
porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o
Testemunho, que eu te darei.
22-E
ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois
querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para
os filhos de Israel.
INTRODUÇÃO
Hoje atingiremos o ponto
culminante de toda nossa caminhada no interior do Tabernáculo.
Já passamos pelo Pátio,
rompemos o primeiro Véu, caminhamos dentro do Lugar Santo, rompemos o segundo
Véu e comtemplamos a beleza do Lugar Santíssimo. Agora, estaremos diante da
Arca da Aliança, ou seja, diante da presença santa do Deus Todo Poderoso.
A Arca era o ponto
central e o foco principal para todo Israel. Ela representava o trono de Deus e
a sua presença no meio do povo de Israel.
Uma vez por ano, o sumo
sacerdote se colocava diante da Arca para aspergir sangue sobre o propiciatório
(a tampa da Arca) para expiar o povo de Israel dos seus pecados.
Na Nova Aliança, o maior
objetivo do crente é atingir a estatura de varão perfeito. E isto se dará
quando da nossa glorificação; se dará quando a Igreja estiver livre, para
sempre, do poder do pecado. Lá, na presença de Deus, a Igreja entoará a mais bela
doxologia: “ a vitória é nossa pelo sangue do Cordeiro de Deus! ”.
I. A DESCRIÇÃO DA
ARCA DA ALIANÇA (Êx.25:10,11)
“Também farão uma arca de
madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua
largura, de um côvado e meio, e de um côvado e meio, a sua altura. E
cobri-la-ás de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela
uma coroa de ouro ao redor”.
1. Os nomes da Arca
Nas Escrituras Sagradas,
diferentes nomes identificam esse precioso objeto: Arca do Concerto (Nm.10:33; 14:44);
Arca do Testemunho (Êx.25:22; Nm.7:89); Arca de Deus (1Sm.4:11); Arca do Senhor
(Js.3:13); “Arca da Aliança”, na qual se guardavam o Decálogo (Êx.31:18).
Era o objeto mais sagrado
e o mais valioso de Israel; ocupava o primeiro lugar na vida do povo de Israel.
Sua ausência no meio do povo de Israel trouxe profunda tristeza e desgraça
(1Sm.4:18-22). A ausência da presença de Deus no meio do seu povo traz desgraça,
insegurança e vulnerabilidade diante das tempestades da vida.
2. A construção da Arca (Êx.25:10,11)
A Arca da Aliança foi
construída de uma maneira especial. Ela tinha a forma de um caixa de madeira de
acácia de, aproximadamente, 1,25m de comprimento por 0,70cm de largura e 0,75cm
de altura, toda forrada de ouro por dentro e por fora, com uma bordadura em
volta também de ouro. Tinha quatro argolas e dois varais que não poderiam ser
retirados do lugar. Tudo era revestido de ouro.
Os tipologistas bíblicos
costumam dizer que a madeira da Arca simbolizava a humanidade de Cristo e o seu
ouro simbolizava a divindade de Cristo.
Sobre a coberta da Arca
estavam duas estátuas de querubins (figuras de seres angelicais) diante um do
outro, feitos de ouro, que com suas asas cobriam o local conhecido como
"Propiciatório". Isto enfatizava de forma clara e visível que aquele
objeto sagrado representava o trono de Deus e a sua santidade.
O caminho para o Lugar
Santíssimo não estava aberto a todo o povo, era estritamente limitado. Ninguém
deveria se apresentar naquele recinto e nem tocar na Arca sem o devido
consentimento divino. Somente o sumo sacerdote podia entrar nesse Lugar uma vez
por ano.
Uma grossa cortina separava
o Lugar Santo do Lugar Santíssimo. Em Cristo, porém, o caminho foi aberto a
todos (Hb.10:19,20).
Quando Jesus morreu na
cruz do Calvário, a cortina do templo se rasgou de cima a baixo (Mt.27:51; Mc.15:38).
O fato de a cortina ter sido rasgada significa que a separação entre Deus e o homem
havia terminado. O tempo do acesso limitado acabou para sempre. Aleluia!
3. O simbolismo da Arca
Observando a sua grande
importância para o povo de Deus da Antiga Aliança, podemos destacar, como base
nas Escrituras Sagradas, cinco simbolismos da Arca.
a) A Arca simbolizava a direção de Deus na vida do
Seu povo (Nm.10:33-35). O povo de Israel tinha a Arca como referencial da direção de Deus em sua
vida. Era assim que se comportavam os hebreus na peregrinação no deserto:
“Assim, partiram do monte
do SENHOR caminho de três dias; e a arca do concerto do SENHOR caminhou diante
deles caminho de três dias, para lhes buscar lugar de descanso. E a nuvem do
SENHOR ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial. Era, pois, que,
partindo a arca, Moisés dizia: Levanta-te, SENHOR, e dissipados sejam os teus
inimigos, e fujam diante de ti os aborrecedores”.
b) A Arca simbolizava o poder de Deus no meio do
Seu povo (Js.3:6,15,16). Olhando para a experiência de Josué às margens do rio Jordão podemos
observar que a Arca era, também, um referencial do poder de Deus no meio do Seu
povo.
As águas do Jordão
transbordaram sobre suas ribanceiras quando Josué ordenou que a Arca fosse
conduzida pelo leito do rio Jordão. As águas foram represadas pelo poder de
Deus.
“E falou Josué aos
sacerdotes, dizendo: Levantai a arca do concerto e passai adiante deste povo.
Levantaram, pois, a arca do concerto e foram andando adiante do povo. E, quando
os que levavam a arca chegaram até ao Jordão, e os pés dos sacerdotes que
levavam a arca se molharam na borda das águas (porque o Jordão transbordava
sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega), pararam-se as águas
que vinham de cima...”.
c) A Arca da Aliança simbolizava a plenitude da
presença de Deus entre o Seu povo (Êx.25:22). Era no Propiciatório que Deus manifestava a
Sua “Shekinah”.
“E ali virei a ti e
falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão
sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel”
(Êx.25:22).
A Arca apontava para uma
verdade revelada no Novo Testamento acerca do nosso Salvador: “porque nele
habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl.2:9). Ou seja, Cristo é
o Emanuel, isto é, o “Deus conosco”, o Verbo que se fez carne e habitou entre
nós (Mt.1:23; Is.7:14; 9:6; João 1:14). Portanto, na Nova Aliança a Arca é
Jesus (Ef.2:22). Ele é a nossa Arca e a presença constante de Deus em nós.
Jeremias 3:16 diz que nunca mais se falaria da Arca. Deus
iria habitar no ser humano de uma forma diferente.
“E sucederá que, quando
vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o SENHOR, nunca
mais se dirá: A arca do concerto do SENHOR! Nem lhes virá ao coração, nem dela
se lembrarão, nem a visitarão; isso não se fará mais”.
A cada dia devemos
valorizar mais e mais a presença de Deus em nossas vidas. Ele prometeu que
estaria conosco todos os dias (Mt.28:20).
d) A Arca simbolizava pureza e santidade de Deus
entre o Seu povo; não podia ser tocada e nem carregada indevidamente. A Arca era para a casa
de Israel um referencial de pureza e santidade. Devido a santidade e a glória
de Deus manifestada na Arca, somente os levitas foram designados carregá-la, e
somente nos ombros; além disso, ninguém podia tocá-la, a não ser os sacerdotes
autorizados por Deus (Nm.4:15).
A Arca passou muitos anos
fora do santuário (1Sm.7:1,2). Davi, certa feita, ao trazer a Arca do Senhor
para Jerusalém, não atentou para um detalhe importante: nada poderia ser
modificado ou inovado em relação ao modo de lidar com aquele objeto sagrado
(2Sm.6:1-7). A despeito disso, a Arca foi colocada sobre um carro de bois em
vez de ser conduzida nos ombros dos sacerdotes; além disso, foi tocada sem
permissão divina. Veja o que diz o texto sagrado:
“E puseram a arca de Deus
em um carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Geba; e Uzá e
Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. E, levando-o da casa de
Abinadabe, que está em Geba, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca. E Davi
e toda a casa de Israel alegravam-se perante o SENHOR, com toda sorte de
instrumentos de madeira de faia, com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e
com pandeiros, e com címbalos. E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão
à arca de Deus e segurou-a, porque os bois a deixavam pender. Então, a ira do
SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu
ali junto à arca de Deus” (2Sm.6:3-7).
Por que essa atitude,
aparentemente normal, não teve a aprovação de Deus? Porque a Arca fora
conduzida de forma errada e indevidamente tocada.
De acordo com a
orientação divina, a Arca deveria ser transportada pelos levitas (Êx.25:14;
Dt.31:25; Js.3:3), e não por meio de carros puxados por bois. Aquele carro de
bois não deveria fazer parte do cortejo sagrado, e somente devia ser tocada por
pessoas autorizadas (Nm.4:15).
A inobservância da
Palavra de Deus provocou imediato juízo e a interrupção do culto que se
desenrolava ao longo do caminho para Jerusalém.
Deus mostrou, assim,
nitidamente que não Se agrada de inovações que vão contra o que está
estabelecido em Sua Palavra.
“O Senhor conhece os dias
dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre” (Salmos 37:18).
e) A Arca simbolizava a provisão de Deus a um lugar
certo e de descanso (Nm.10:33-36).
“Assim, partiram do monte
do SENHOR caminho de três dias; e a arca do concerto do SENHOR caminhou diante
deles caminho de três dias, para lhes buscar lugar de descanso” (Nm.10:33).
Quando Israel viajava, a
Arca teria de ir coberta para ser protegida dos olhares do povo. Era carregada
nos ombros dos levitas, mostrando o caminho a seguir. Seguiam a nuvem durante o
dia e a coluna de fogo à noite.
“E, no dia de levantar o
tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do Testemunho; e, à
tarde, estava sobre o tabernáculo como uma aparência de fogo até à manhã. Assim
era de contínuo: a nuvem o cobria, e, de noite, havia aparência de fogo. Mas,
sempre que a nuvem se alçava sobre a tenda, os filhos de Israel após ela
partiam; e, no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel assentavam o
seu arraial” (Nm.9:15-17).
De novo, em Números 10:33 lemos:
"... e a arca do
concerto do Senhor caminhou diante deles caminho de três dias, p a r a lhes
buscar lugar de descanso".
Onde quer que estivessem
os filhos de Israel, certos estavam de que o Senhor era com eles. Para seguir
adiante, tudo o que tinham a fazer era olhar para o alto e ver a nuvem que
pairava sobre a Arca. Desta maneira o Senhor sempre lhes provia um lugar de
descanso (Nm.10:33-36).
Assim também hoje, quando
viajamos nas jornadas da vida podemos ter descanso em Jesus, a Arca da Nova
Aliança, porque Ele vai adiante de nós.
II. O PROPICIATÓRIO
DA ARCA (Êx.25:17-21)
O Propiciatório era a
tampa da Arca. Ali Deus manifestava a sua glória. Sobre o Propiciatório era
realizado, uma vez por ano, o mais perfeito sacrifício.
“Também farás um
propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a
sua largura, de um côvado e meio” (Êx.25:17).
1. A Tampa da Arca
Era denominada,
usualmente, de Propiciatório. Recebia este nome porque era o local onde o mais
perfeito ato de expiação era realizado, uma vez por ano, pelo sumo sacerdote.
Era adornada com a figura
de dois querubins de ouro - um em frente do outro. Suas asas permaneciam
abertas e voltadas para o centro da Arca.
“Farás também dois
querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do
propiciatório” (Êx.25:18).
Somente o Sumo sacerdote
podia entrar no Lugar Santíssimo e estar perto da Arca, e somente uma vez por
ano, no décimo dia do sétimo mês (Lv.23:27; Lv.16:1-10; Hb.9:7) para aspergir
sobre o Propiciatório o sangue que havia sido derramado do sacrifício anual
feito para expiação dos pecados de todo o povo (Lv.16:14,15; 17:11).
“E tomará do sangue do
novilho e, com o seu dedo, espargirá sobre a face do propiciatório, para a
banda do oriente; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com
o seu dedo. Depois, degolará o bode da oferta pela expiação, que será para o
povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez
com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório e perante a face
do propiciatório” (Lv.16:14,15).
Hoje, tal expiação não é
mais necessária, porque Jesus, o nosso Sumo Sacerdote por excelência, já entrou
na presença do Pai oferecendo o seu próprio sangue como propiciação definitiva
pelos nossos pecados (Rm.3:24,25; Hb.9:11-15; 10:10,12), de maneira que todos
quantos o recebem como único e suficiente Salvador e Senhor, aceitando seu
sacrifício, têm livre acesso à presença de Deus (Hb.10:19-23).
“Mas, vindo Cristo, o
sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não
feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros,
mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma
eterna redenção.
Porque, se o sangue dos
touros e bodes e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os
santificam, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que,
pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a
vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
E, por isso, é Mediador
de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das
transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a
promessa da herança eterna (HB.9:11-15).
2. A simbologia da Tampa (Propiciatório) da Arca
(Êx.25:17,21,22)
a) Simbolizava a misericórdia de Deus para com o
Seu povo. A
Arca sem a sua Tampa não era um "Propiciatório", mas um "trono
de juízo". A Arca descoberta condenaria a todos e os deixaria sem qualquer
esperança, porque a Bíblia diz que "a alma que pecar, essa morrerá"
(Ez.18:4). Não haveria misericórdia. Sem o Propiciatório não haveria a proteção
contra o integral cumprimento da Lei, quando alguém pecasse.
"Quebrantando alguém
a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três
testemunhas" (Hb.10:28).
"Porque qualquer que
guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos"
(Tg.2:10).
Com o passar dos anos, os
israelitas fizeram o uso errado da Arca. Eles passaram a vê-la como uma espécie
de amuleto, uma garantia incondicional do favor e do poder de Deus. Então, o
Senhor permitiu que a Arca fosse levada pelos filisteus e colocada na casa do
falso deus Dagom (1Sm.5:1,2); ela ficou na terra dos filisteus durante sete meses
(1Sm.6:1).
No entanto, os filisteus decidiram
devolver a Arca porque ela causou diversas enfermidades entre eles
(cf.1Sm.5:1-12). Puseram-na sobre uma carroça puxada por duas vacas cujos
bezerros deixaram presos no curral. As vacas se encaminharam diretamente para Bete-Semes,
povoado israelita.
Quando os habitantes
daquela cidade viram a Arca sendo devolvida, se alegraram e usaram a madeira da
carroça como lenha e sacrificaram as vacas ao Senhor em holocausto
(1Sm.6:13,14).
Na alegria exacerbada do
momento alguém destampou a Arca do Senhor e muitos morreram por terem olhado
para dentro dela; morreram porque a Arca sem sua Tampa (Propiciatório)
simbolizava juízo e não misericórdia.
“E feriu o SENHOR os
homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do SENHOR, até ferir
do povo cinquenta mil e setenta homens; então, o povo se entristeceu, porquanto
o SENHOR fizera tão grande estrago entre o povo” (1Sm.6:19).
Tomados de grande temor,
os moradores de Bete-Semes clamaram:
"... Quem poderia estar em pé perante o
Senhor, este Deus santo? E quem subirá desde nós?" (1Sm.6:20).
“Então, vieram os homens
de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de
Abinadabe, no outeiro; e consagraram Eleazar, seu filho, para que guardasse a
arca do SENHOR. E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em
Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram até vinte anos; e
lamentava toda a casa de Israel após o SENHOR” (1Sm.7:1,2).
b) A Tampa remonta ao valor misericordioso do
sangue da expiação oferecida pelo nosso Senhor Jesus Cristo. O Propiciatório era,
sem dúvida alguma, uma peça messiânica, apontando para o “Cordeiro de Deus que
tira o pecado do mundo” (João 1:29). Escreveu o apóstolo Paulo:
“sendo justificados
gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual
Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua
justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus”
(Rm.3:24,25).
O apóstolo João diz que
Jesus é a propiciação pelos nossos pecados.
“E ele é a propiciação
pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o
mundo” (1João 2:2).
Nesta passagem de João, a
palavra “propiciação” significa satisfação. A ideia é aplacar a ira de Deus. A
ideia dessa passagem é que Jesus propicia a Deus com relação a nossos pecados.
Cristo morreu na cruz para propiciar a Deus.
Cristo é o sacrifício,
providenciado pelo próprio Deus, que satisfaz a justa ira de Deus pelos nossos
pecados, e desvia essa ira de sobre nós, apaziguando a Deus e nos reconciliando
com Ele (1João 4:10; Rm.3:25,26; 1Pd.2:24; 3:18).
Jesus não é apenas o
propiciador, ele é a Propiciação. Para defender-nos diante do Tribunal de Deus
era necessário que a Lei violada fosse cumprida e que a justiça de Deus ultrajada
fosse satisfeita.
Jesus veio como nosso
fiador e substituto. Ele tomou sobre si os nossos pecados. Ele sofreu o duro
golpe da lei em nosso lugar. Ele levou sobre si a nossa culpa. Ele bebeu
sozinho o cálice da ira de Deus contra o pecado. Ele se fez pecado por nós. Ele
foi humilhado, cuspido, espancado, moído. Ele morreu a nossa morte.
A cruz é a justificação
de Deus. Pelo seu sacrifício, nossos pecados foram cancelados. Agora estamos
quites com a lei de Deus e com a justiça de Deus. Agora estamos justificados.
Jesus é a propiciação pelos nossos pecados.
Da mesma maneira que os
pecados eram cobertos pela aspersão do sangue no Propiciatório, também Cristo,
pelo derramamento do seu próprio sangue, expiou para sempre os pecados de todos
aqueles que recebem esse sacrifício vicário.
Aqueles, porém, que
pisarem o sangue de Jesus de forma deliberada e consciente, o juízo de Deus
será sem misericórdia. Está escrito:
“De quanto maior castigo
cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver
por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao
Espírito da graça?" (Hb.10:29).
Pense nas sérias
consequências que advirão àquele que tomar de modo leviano estas palavras
sagradas do Senhor.
3. A simbologia dos Querubins alados sobre o
Propiciatório (Êx.25:18-20; Hb.9:5).
Os Querubins, que com
suas asas cobriam o “Propiciatório”, eram duas figuras que representavam os
seres angelicais que estão diante do trono com Deus (2Sm.6:2; Is.37:16). Com as
asas estendidas para cima, e o rosto de cada um voltado para o rosto do outro,
representavam reverência e culto a Deus.
“Farás também dois
querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do
propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte e o outro querubim
na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os
querubins nas duas extremidades dele.
Os querubins estenderão
as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces
deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o
propiciatório” (Êx.25:18-20).
Querubins são anjos
poderosos. Uma das funções dos Querubins é servir como guardiões. Estes anjos
guardaram o caminho para a árvore da vida (Gn.3:24), como também para o Santo
dos Santos (Êx.26:31-33).
“Depois, farás um véu de
pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará.
“E o porás sobre quatro
colunas de madeira de cetim cobertas de ouro, sobre quatro bases de prata; seus
colchetes serão de ouro.
“Pendurarás o véu debaixo
dos colchetes e meterás a arca do Testemunho ali dentro do véu; e este véu vos
fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo”.
As criaturas que
carregavam o trono de Deus em Ezequiel, capítulo 1, podem ter sido Querubins.
Com suas asas abertas
sobre a cobertura da Arca, também chamada de Propiciatório, estas duas estátuas
de ouro supostamente suportaram a presença invisível de Deus. A glória da
presença de Deus pairava sobre a Arca do Concerto (ver Ex.40:34-36; Lv.16:2).
“Disse, pois, o SENHOR a
Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo,
para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não
morra; porque eu apareço na nuvem sobre o propiciatório” (Lv.16:2).
III. OS ELEMENTOS
SAGRADOS DENTRO DA ARCA
Dentro da Arca havia três objetos
emblemáticos: as duas Tábuas da Lei, um Vaso de ouro com Maná,
e mais tarde se incluiu a Vara de Arão. Estavam ali como testemunho às
futuras gerações. Lembravam a Israel o concerto e o amor de Deus.
1. As Tábuas da Lei (Êx.25:16)
1. As Tábuas da Lei (Êx.25:16)
"Na Arca porás o
documento da aliança que te darei".
As Tábuas da Lei (o
Decálogo) representavam a vontade de Deus para com o povo de Israel;
simbolizavam também a santidade de Deus e a pecaminosidade do homem.
Também lembrava aos
hebreus que não se pode adorar a Deus em verdade sem se dispor a cumprir Sua
vontade revelada.
Essas Tábuas deveriam
acompanhar os filhos de Deus pelos séculos dos séculos. Diz o profeta Amós:
“Eis que vêm dias, diz o Senhor
JEOVÁ, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água,
mas de ouvir as palavras do SENHOR” (Amós 8:11).
2. Vaso de ouro com Maná (Êx.16:32-34).
Moisés, sob ordens
divinas, ordenou que fosse colocado diante do Senhor um vaso de ouro contendo um
gômer (3,7 litros) cheio de maná.
Este recipiente seria
guardado para as gerações futuras. Trazia à memória do povo a provisão de Deus
em tempo de angústia.
“E disse Moisés: Esta é a
palavra que o SENHOR tem mandado: Encherás um gômer dele e o guardarás para as
vossas gerações, para que vejam o pão que vos tenho dado a comer neste deserto,
quando eu vos tirei da terra do Egito. Como o SENHOR tinha ordenado a Moisés,
assim Arão o pôs diante do Testemunho em guarda” (Êx.16:32,34).
O fornecimento do maná era diário. A lição de Deus para
Israel, como também para o povo de Deus da Nova Aliança, é que os crentes têm
de depender de Deus dia após dia. O Maná tipifica Jesus, o Pão da vida que
desceu do Céu.
"Este é o pão que
desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram, e,
contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente" (João 6.58).
"Quem tem ouvidos,
ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor dar-lhe-ei do maná
escondido..." (Ap.2:17).
Jesus deu ênfase ao pão
da vida simbolizado no Maná do deserto:
“Disse-lhes, pois, Jesus:
Na verdade, na verdade vos digo que Moisés não vos deu o pão do céu, mas meu
Pai vos dá o verdadeiro pão do céu” (João 6:32).
Provavelmente, este
objeto sagrado pode ter sido perdido quando os filisteus capturaram a Arca e a
conservaram consigo durante algum tempo (veja 1Sm.4-6).
3. A Vara de Arão que florescera (Nm.17:10)
A Vara nos fala da
autoridade conferida a alguém. A Bíblia diz que Deus fez com que a Vara de Arão
miraculosamente florescesse para confirmar diante do povo a chamada de Arão e
de seus descendentes para cuidar do sacerdócio (cf. Nm.17:7-11; Hb.9:4).
Isso serviria de uma
memória ao povo de Israel quanto à escolha de Deus ao ministério sacerdotal.
“Então, o SENHOR disse a
Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o Testemunho, para que se guarde por
sinal para os filhos rebeldes; assim, farás acabar as suas murmurações contra
mim, e não morrerão”.
Esse milagre mostra, com
clareza, que o Altíssimo é quem designa seus ministros para uma grande obra.
Ele é o dono de tudo e age segundo o seu maravilhoso propósito (1Co.1:26,27).
“Porque vede, irmãos, a
vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os
poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas
loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas
deste mundo para confundir os fortes”.
Nossa autoridade quando
colocada diante de Deus brota, aparece para que todos vejam e saibam que nosso
ministério foi realmente dado a nós por Deus.
Outrossim, a Vara de Arão
simbolizava a ressurreição e a vida. Depois de morta, a “Vara” veio a florescer
(Nm.17:8). Disse Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11:25).
Assim como o vaso com
maná, provavelmente este objeto sagrado foi perdido durante o controle da Arca
pelos filisteus (veja 1Sm.4-6).
CONCLUSÃO
Concluímos a nossa
caminhada no Lugar Santíssimo. Percebemos que neste Lugar não havia Castiçal
para iluminar o aposento, nem havia tampouco janela ou qualquer outro meio de
transmitir luz. Ainda assim, esse Lugar não era escuro e triste. Ali estava a
mais gloriosa presença de Deus. Ele habitava entre os querubins e, como Deus é
luz, esse Lugar teria de ser sem sombras ou escuridão. A respeito desse Lugar,
disse Deus a Moisés: "E ali virei
a ti e falarei contigo de cima do propiciatório..." (Êx.25:22).
Agora, nossa fé não
precisa mais garantir-se em algum sinal externo, mas apoiar-se em Jesus. Não
precisamos mais estar diante de uma Arca de madeira revestida de ouro e nem
carregá-la em nossa caminhada no deserto da vida para desfrutar da presença de
Deus, pois o Espírito Santo habita em nós.
Temos uma âncora que nos
mantém seguros e firmes diante das tempestades da vida. A esperança é a nossa
âncora, e ela não está nas profundezas do mar, mas nas alturas do Céu. Ela
penetra além do véu e nos dá segurança na longa viagem rumo ao porto divinal.
Ela aponta para cima e, quanto mais as tempestades da vida nos sobrevêm, tanto
mais nossa âncora (esperança) vai se fixando no trono de Deus, que nos oferece
uma proteção inabalável.
“a qual [a Esperança] temos como âncora da
alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso
precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de
Melquisedeque” (Hb.6:19,20).
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Luciano de Paula Lourenço
Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências
Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo Testamento) - William
Macdonald.
Revista Ensinador Cristão – nº 78. CPAD.
Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.
Paul Hoff – O Pentateuco. Ed. Vida.
Leo G. Cox - O Livro de Êxodo - Comentário Bíblico Beacon. CPAD.
Victor P. Hamilton - Manual do Pentateuco. CPAD.
Elienai Cabral. O Tabernáculo – Símbolos da Obra redentora de Cristo.
CPAD.
Alvin Sprecher. Estudo Devocional do Tabernáculo no Deserto. CPAD.
Abraão de Almeida. O Tabernáculo e a Igreja. CPAD.
Rev. Hernandes Dias Lopes. Hebreus – A superioridade de Cristo.