sábado, 30 de março de 2019

LIÇÕES BÍBLICAS – 2º TRIMESTRE/2019


No 2º Trimestre letivo de 2019, estudaremos, através das Lições Bíblicas da CPAD, sobre o seguinte tema: “O Tabernáculo – Símbolos da Obra Redentora de Cristo. O comentarista das lições é o pastor Elienai Cabral. As Lições estão distribuídas sob os seguintes temas:
Lição 1 - Tabernáculo - Um lugar da Habitação de Deus.
Lição 2 - Os Artesãos do Tabernáculo.
Lição 3 - Entrando no Tabernáculo: o Pátio.
Lição 4 - O Altar do Holocausto.
Lição 5 - A Pia de Bronze: Lugar de Purificação.
Lição 6 - As Cortinas do Tabernáculo.
Lição 7 - O Lugar Santo.
Lição 8 - O Lugar Santíssimo.
Lição 9 - A Arca da Aliança. 
Lição 10 - O Sistema de Sacrifícios.
Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico.
Lição 12 - A Nuvem de Glória.
Lição 13 - O Sacerdócio Celestial.
Desde a criação Deus estabeleceu com os homens um relacionamento íntimo e de comunhão (Gn.3:8), para que lhe fosse prestado culto de louvor e adoração. Noé e seus descentes, assim como os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó mantinham viva essa relação cultual por meio de sacrifícios prestados em altares de pedra (Gn.8:20; Gn.12:7; 26:25; 35:1,2).
Após o Êxodo, Deus desejava habitar no meio de Israel, por isso Ele ordenou e orientou a Moisés que, juntamente com o povo recém-liberto da escravidão do Egito, estabelecesse um local e um ritual para o culto que deveriam prestar a Ele (Êx.25-30). Esse lugar seria o “Tabernáculo” (hebraico mikadesh, santuário), um lugar de adoração ao único Deus verdadeiro.
O Tabernáculo é descrito na Bíblia com várias acepções e uma delas é a de "Tenda", que se podia armar e desarmar. A sua função principal era a de servir como o lugar de encontro entre Deus e o homem.
O Tabernáculo é também chamado de "Tenda do Testemunho" (Nm.9:15). Era neste recinto, relativamente simples, que Deus encontrava-se com seu povo - "...à porta da tenda da congregação, perante o Senhor, onde vos encontrarei, para falar contigo ali" (Êx.29:42). Este lugar era santo e consagrado ao culto de Jeová, o Deus vivo e eterno.
Como é grande o contraste entre este Santuário e os santuários ou templos encontrados no Egito, Babilônia e Grécia, nos quais eram entronizados os ídolos mudos e mortos das religiões falsas; no culto a estas divindades prevalecia a mais vergonhosa imoralidade. Mas, no Santuário do Deus santo de Israel encontramos a santidade, a pureza e a reverência.
O Tabernáculo, bem como o Templo de Salomão simbolizavam a Igreja edificada "para morada de Deus em Espírito" (Ef.2:22). Simbolizavam também o próprio crente cujo corpo "é o templo do Espírito Santo" (1Co.6:19). Ademais, o Tabernáculo representava, por tipos, a realidade suprema do Céu, onde agora mesmo, Cristo, o nosso Sumo Sacerdote, comparece "por nós, perante a face de Deus" (Hb.9:24).
O Tabernáculo foi, durante os anos de peregrinação pelo deserto, o lugar de encontro de Deus com o seu povo; ali, o Todo-poderoso revelou-se e recebeu adoração (Êx.40:34,35). Esse santuário simbolizava a verdade de que lugares secos e áridos se enchem de vida com a presença de Deus entre o Seu povo.
“Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo, de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo” (Êx.40:34,35).
A ideia central do Tabernáculo era que Deus habitava entre o seu povo; sua plena realização encontra-se na encarnação de Cristo:
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (literalmente, fez tabernáculo entre nós, João 1:14).
Daí que se chama Emanuel, “Deus conosco” (Mt.1:23). Em nossos dias a presença de Deus se manifesta na Igreja por meio do Espírito Santo que habita nos cristãos (Ef.2:21,22).
“no qual [Jesus Cristo] todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito”.
O Tabernáculo chamava-se, em regra geral:
Ø  "tenda" ou "tabernáculo", porque a sua cobertura exterior asseme­lhava a uma tenda.
Ø  "tenda da congregação", porque ali Deus se reunia com o seu povo (Êx.29:42-44).
Ø  "tabernáculo do testemunho" (Êx.38:21), porque continha a Arca e as Tábuas da Lei - testificava da santidade de Deus e da pecaminosidade do homem.
Ø  "santuário" (Êx.25:8), porque era um lugar de culto ao Senhor e de sua santa presença.

O propósito divino

Embora em sentido literal seja impossível que a presença de Deus se limite a um lugar (Atos 7:48,49), pois "o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos", o Tabernáculo tinha um propósito precípuo: lembrar ao povo que ele possuía o privilegio incomparável de ter o Senhor no meio de Israel.
No Tabernáculo, Deus se fazia presente como Rei do seu povo e recebia culto de louvor e adoração. Para além disso, o Tabernáculo também era o símbolo do relacionamento e da intimidade do ser humano com Cristo.
“Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração (…). Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”(Hb.10:19-23).
Entendendo melhor...

O Tabernáculo tinha os seguintes propósitos:

-Primeiro, proporcionar um lugar onde Deus se manifestasse entre seu povo (Êx.25:8; 29:42-46; Nm.7:89). Ali o Rei invisível podia encontrar-se com os representantes de seu povo e eles com o Rei. Até aquele momento, Deus já havia se manifestado várias vezes em favor de Israel, mas não fora visto ainda “no meio deles”. Quando Deus falava a Moisés no Monte Sinai, o povo assistia à distância, impactado pela visão dos raios projetados lá de cima. Agora, porém, Deus está dizendo que a sua presença, que os assistira até ali, estaria permanentemente no meio do arraial, representada por um santuário erguido sob Sua orientação. O Tabernáculo lembrava também aos israelitas que Deus os acompanhava em sua peregrina­ção.
-Segundo, ser o centro da vida religiosa, moral e social. O Tabernáculo sempre se situava no meio do acampamento das doze tribos (Nm.2:17), e era o lugar de sacrifício e centro de celebração das festas nacionais.
-Terceiro, representar grandes verdades espirituais que Deus desejava gravar na mente humana, tais como sua majestade e santidade, sua proximidade e a forma de aproximar-se de um Deus santo. Os objetos e ritos do Tabernáculo também prefiguravam as realidades cristãs (Hb.8:1,2, 8:11; 10:1). Desempenhavam um papel importante em preparar o povo de Israel para receber a obra sacerdotal de Jesus Cristo.
Observação: O Tabernáculo não é morada de Deus, mas dos homens, e seu principal objetivo é o de aperfeiçoar a condição humana à condição divina. Está escrito: “... e habitarei no meio deles” (Êx.25:8b), ou seja, entre eles, e não “nele”. Com isso se chega à absoluta negação do antropomorfismo, no sentido de morada de Deus.

A planta do Tabernáculo

Todos os detalhes foram feitos de acordo com o desenho que Deus mostrou a Moisés no Monte Sinai (Êx.25:9,40; 26:30;35:10). Isto nos ensina que foi o próprio Deus quem determinou os pormenores relacionados com o culto verdadeiro.



“Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis. Atenta, pois, que o faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte” (Êx.25:9,40).
Podemos entender com isto que Deus não aceita as invenções religiosas humanas nem o culto prestado segundo prescrições de homens (Cl.2:20-23). Temos de adorar a Deus da forma indicada em sua Palavra.
Ao construir o Tabernáculo estritamente conforme às ordenanças de Deus, os israeli­tas foram recompensados, pois a glória do Senhor encheu a “tenda” e a nuvem do Senhor permaneceu sobre ela (Êx.40:34-38). Igualmente conosco, se desejamos a presença e bênção divinas, temos de cumprir as condições expressas na Palavra de Deus.
34. Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo,
35. de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo.
36. Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas.
37. Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam até ao dia em que ela se levantava;
38. porquanto a nuvem do SENHOR estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.
Divisão do Tabernáculo
O Tabernáculo, assim como o homem é composto de três partes principais: o Pátio, o Lugar santo e o Santo dos santos.
Uma curiosidade é que quando o Tabernáculo era montado, a cada vez que o povo de Israel parava no deserto, ele era montado de dentro para fora, ou seja, do Santo dos santos até o Pátio. Aprendemos aqui que o Eterno inicia seu tratamento conosco a partir de dentro, daquilo que temos de mais interior: o espírito.
As divisões citadas do Tabernáculo aludem ao corpo, alma e espírito do ser humano. E é justamente por causa disso que o Eterno inicia seu processo de redenção no homem a partir do espírito, pois o Espírito de Deus tem comunhão com o nosso espírito nos religando ao nosso Criador.
Diante do que foi exposto, de forma sucinta, concluímos que o estudo do Tabernáculo com seus materiais, ritos, cerimônias e sistema sacerdotal, expõe diante de nós um rico e vasto campo de lições espirituais que poderemos aproveitar durante os estudos deste trimestre letivo.
Ev. Luciano de Paula Lourenço


quarta-feira, 27 de março de 2019

AULA 13 – ORANDO SEM CESSAR - ESBOÇO


1º TRIMESTRE/2019
TEXTO BASE: MATEUS 6:5-13
"ORAI SEM CESSAR" (1TS.5:17).
MATEUS 6:5-13
5-E, QUANDO ORARES, NÃO SEJAS COMO OS HIPÓCRITAS, POIS SE COMPRAZEM EM ORAR EM PÉ NAS SINAGOGAS E ÀS ESQUINAS DAS RUAS, PARA SEREM VISTOS PELOS HOMENS. EM VERDADE VOS DIGO QUE JÁ RECEBERAM O SEU GALARDÃO.
6-MAS TU, QUANDO ORARES, ENTRA NO TEU APOSENTO E, FECHANDO A TUA PORTA, ORA A TEU PAI, QUE VÊ O QUE ESTÁ OCULTO; E TEU PAI, QUE VÊ O QUE ESTÁ OCULTO, TE RECOMPENSARÁ.
7-E, ORANDO, NÃO USEIS DE VÃS REPETIÇÕES, COMO OS GENTIOS, QUE PENSAM QUE, POR MUITO FALAREM, SERÃO OUVIDOS.
8-NÃO VOS ASSEMELHEIS, POIS, A ELES, PORQUE VOSSO PAI SABE O QUE VOS É NECESSÁRIO ANTES DE VÓS LHO PEDIRDES.
9-PORTANTO, VÓS ORAREIS ASSIM: PAI NOSSO, QUE ESTÁS NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME.
10-VENHA O TEU REINO. SEJA FEITA A TUA VONTADE, TANTO NA TERRA COMO NO CÉU.
11-O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE.
12-PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES.
13-E NÃO NOS INDUZAS À TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL; PORQUE TEU É O REINO, E O PODER, E A GLÓRIA, PARA SEMPRE. AMÉM!
INTRODUÇÃO
COM ESTA AULA CONCLUÍMOS O NOSSO TRIMESTRE LETIVO SOBRE BATALHA ESPIRITUAL, E TERMINAMOS NO MELHOR ESTILO: EM ORAÇÃO.
A ORAÇÃO NÃO É SOMENTE UMA FERMENTA NA BATALHA CONTRA OS ATAQUES E CILADOS DO INIMIGO, ELA É INDISPENSÁVEL PARA UMA VIDA CRISTÃ SAUDÁVEL E REVELA A NOSSA DEPENDÊNCIA DE DEUS, FORTALECENDO A NOSSA COMUNHÃO COM ELE.
NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO, A ORAÇÃO É O SUPREMO RECURSO USADO PELO POVO DE DEUS PARA SUPLICAR, AGRADECER, ADORAR, PEDIR, INTERCEDER E BENDIZER AO ÚNICO E VERDADEIRO SENHOR (Vide 1REIS 8:22-53).
I. ORAÇÃO
1. O QUE É ORAÇÃO?
-É O ATO REVERENTE E PIEDOSO ATRAVÉS DO QUAL O CRENTE ADORA E SE APROXIMA DE DEUS, MEDIANTE A INTERCESSÃO DO ESPÍRITO SANTO E DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
-É O CANAL PELO QUAL O HOMEM EXERCITA A SUA SUBMISSÃO A DEUS.
-É A FORMA PELA QUAL NOS COLOCAMOS COMO VERDADEIROS SERVOS DO SENHOR.
-É A PRÓPRIA EXTERIORIZAÇÃO DE NOSSA QUALIDADE DE SERVO DE DEUS.
-“É O ATO CONSCIENTE, PELO QUAL A PESSOA DIRIGE-SE A DEUS PARA SE COMUNICAR COM ELE E BUSCAR A SUA AJUDA POR MEIO DE PALAVRA OU PENSAMENTO" (DECLARAÇÃO DE FÉ DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS).
-É A PRINCIPAL FERRAMENTA QUE NOS COLOCA EM FORMA PARA PODERMOS UTILIZAR ADEQUADAMENTE A ARMADURA DE DEUS (EF.6:13-18). SEM ELA TEREMOS MUITO MAIS DIFCULDADE PARA VENCERMOS AS HOSTES ESPIRITUAIS DA MALDADE.
NAS PÁGINAS DAS ESCRITURAS SAGRADAS, VEMOS QUE OS GRANDES HOMENS E MULHERES DE DEUS TINHAM SUAS VIDAS DEDICADAS À ORAÇÃO, BEM COMO QUE OS GRANDES FRACASSOS ESPIRITUAIS ALI DESCRITOS TÊM, COMO PONTO EM COMUM, A FALTA DE ORAÇÃO, A FALTA DE DIÁLOGO COM DEUS.
NA ORAÇÃO A FÉ É MANIFESTADA, PORQUE QUANDO ALGUÉM SE DISPÕE A ORAR, É PORQUE SABE QUE DEUS EXISTE E ESTÁ PRONTO A ATENDER AO CLAMOR DOS QUE O BUSCAM - “... É NECESSÁRIO QUE AQUELE QUE SE APROXIMA DE DEUS CREIA QUE ELE EXISTE...”(HB.11:6).
QUANDO ORAMOS EXPRESSAMOS AS SEGUINTES VERDADES:
Ø  RECONHECEMOS A SOBERANIA DE DEUS, POIS ESTAMOS DIZENDO QUE DEUS É O ÚNICO QUE PODE ATENDER AOS NOSSOS PEDIDOS, BEM COMO É O ÚNICO QUE MERECE NOSSO LOUVOR E ADORAÇÃO.
Ø  RECONHECEMOS A NOSSA INSUFICIÊNCIA, POIS DEMONSTRAMOS A CONSCIÊNCIA DE QUE TUDO ESTÁ NO CONTROLE DE DEUS E QUE, SEM ELE, NADA PODEMOS FAZER.
Ø  REVELAMOS NOSSA FÉ, POIS DEMONSTRAMOS QUE NOSSA CONFIANÇA ESTÁ EM DEUS E NÃO EM QUALQUER OUTRO SER.
Ø  REVELAMOS A NOSSA OBEDIÊNCIA, POIS CUMPRIMOS A VONTADE DE DEUS EXPRESSA EM SUA PALAVRA, QUE QUER QUE OREMOS SEM CESSAR (1TS.5:17).
Ø  DEMONSTRAMOS O NOSSO AMOR PARA COM O PRÓXIMO, POIS INTERCEDEMOS POR ELES DESEJANDO QUE TAL ORAÇÃO TENHA UMA EFICÁCIA BENÉVOLA EM SUAS VIDAS.
QUANDO O HOMEM SE DISTANCIA DE DEUS, PODEMOS VERIFICAR QUE O DISTANCIAMENTO SE DEU, NUM PRIMEIRO INSTANTE, PELA PERDA DE CONTATO ENTRE O HOMEM E DEUS ATRAVÉS DA ORAÇÃO. POR ISSO, AS FORÇAS DO MAL BUSCAM ELIMINAR A ORAÇÃO DO NOSSO DIA-A-DIA.
DIUTURNAMENTE DEVEMOS TER A NOSSA MENTE DIRIGIDA AO SENHOR EM ORAÇÃO, MESMO ENQUANTO FAZEMOS OS NOSSOS AFAZERES, DESEMPENHAMOS NOSSAS TAREFAS DO DIA-A-DIA.
A ORAÇÃO, PORTANTO, DEVE SER UMA CONSTANTE EM NOSSAS VIDAS, DAÍ PORQUE PAULO TER DITO QUE DEVEMOS "ORAR SEM CESSAR" (1TS.5:17). DISSE MAIS:
 “ORANDO EM TODO TEMPO COM TODA ORAÇÃO E SÚPLICA NO ESPÍRITO E VIGIANDO NISSO COM TODA PERSEVERANÇA E SÚPLICA POR TODOS OS SANTOS” (EF.6:18).
·         ORAR EM TODO TEMPO SIGNIFICA NUNCA DEIXAR DE ORAR.
·         ORAR EM TODO TEMPO SIGNIFICA QUE NÃO HÁ TEMPO NEM LUGAR CERTO PARA ORAR.
·         ORAR EM TODO TEMPO SIGNIFICA ESTARMOS DISPOSTOS E PRONTOS A ORAR AO SENHOR A CADA INSTANTE, EM CADA SITUAÇÃO.
2. TIPOS DE ORAÇÃO.
PELA EXORTAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO A TIMÓTEO PODE-SE OBSERVAR OS SEGUINTES TIPOS DE ORAÇÃO: AÇÕES DE GRAÇAS, SÚPLICA E INTERCESSÃO.
“ANTES DE TUDO, POIS, EXORTO QUE SE USE A PRÁTICA DE SÚPLICAS, ORAÇÕES, INTERCESSÕES, AÇÕES DE GRAÇAS, EM FAVOR DE TODOS OS HOMENS” (1TM.2:1).
A) SÚPLICA OU PETIÇÃO.
A PETIÇÃO PRODUZ INTIMIDADE COM DEUS, POIS É ATRAVÉS DELA, QUE O FILHO SE APROXIMA DO PAI, PARA APRESENTAR-LHE AS SUAS NECESSIDADES, COM INTEIRA LIBERDADE.
A PETIÇÃO AUMENTA A CONFIANÇA EM DEUS E DÁ CONVICÇÃO AO CRENTE DE QUE DEUS O OUVE E ESTÁ PRONTO A ATENDÊ-LO NAS MÍNIMAS COISAS.
A PETIÇÃO TAMBÉM DÁ SEGURANÇA E PAZ NA MEDIDA EM QUE O CRENTE SE EXERCITA NA PACIÊNCIA E NA PERSEVERANÇA E CONSTATA, EM SUA PRÓPRIA VIDA, O CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS, PELAS RESPOSTAS QUE RECEBE.
UMA PETIÇÃO ESTÁ SEMPRE CONDICIONADA AO PERDÃO, CONFORME JESUS ENSINOU NA ORAÇÃO DO PAI NOSSO: “… PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES”(MT.6:12).
SE EU NÃO PERDOAR, EU TAMBÉM NÃO RECEBO PERDÃO DE DEUS, POIS É UMA VIA DE NÃO DUPLA.
“E, QUANDO ESTIVERDES ORANDO, PERDOAI, SE TENDES ALGUMA COISA CONTRA ALGUÉM, PARA QUE VOSSO PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS, VOS PERDOE AS VOSSAS OFENSAS; MAS, SE VÓS NÃO PERDOARDES, TAMBÉM VOSSO PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS, VOS NÃO PERDOARÁ AS VOSSAS OFENSAS”(MC.11:25,26).
B) INTERCESSÃO.
É O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO SACERDOTAL.
TODO CRENTE ESTÁ INVESTIDO E CAPACITADO POR DEUS, PELO SACRIFÍCIO DE JESUS CRISTO NA CRUZ, A EXERCER O SACERDÓCIO, INTERCEDENDO POR OUTROS, APRESENTANDO-OS A DEUS.
É UMA FORMA DE LEVARMOS AS CARGAS UNS DOS OUTROS, CUMPRINDO, ASSIM, A EXORTAÇÃO DE GL.6:2 – “LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS E ASSIM CUMPRIREIS A LEI DE CRISTO”.
EM RESPOSTA ÀS ORAÇÕES INTERCESSÓRIAS, DEUS PÕE EM AÇÃO A SUA GRAÇA, QUE CURA O ENFERMO, CONFORTA O AFLITO, DÁ LIVRAMENTO AO QUE ESTÁ EM PERIGO, LEVANTA O CAÍDO, FAZ JUSTIÇA AO OPRIMIDO, SUPRE AS NECESSIDADES HUMANAS, ETC.
POR ISSO MESMO, A INTERCESSÃO MUITO INCOMODA AS POTESTADES DO MAL, E SATANÁS REMETE AS SUAS SETAS, PROCURANDO CRIAR TODO TIPO DE OBSTÁCULO AO TRABALHO INTERCESSÓRIO. ELE CONHECE A PALAVRA DE DEUS E SABE QUE "A ORAÇÃO FEITA POR UM JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS" (TG.5:16).
Ø  ESTAMOS INTERCEDENDO PELAS ALMAS PERDIDAS? PELA OBRA DE DEUS?
Ø  SUPLICAMOS EM FAVOR DA IGREJA DE CRISTO? ORAMOS PELAS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS?
Ø  TEM VOCÊ INTERCEDIDO PELOS MAUS? OU LIMITA-SE A ORAR SOMENTE PELOS BONS? TEM IMPLORADO POR SEUS DESAFETOS? (VIDE MT.5:44).
NOSSA OBRIGAÇÃO É INTERCEDER POR TODOS, PORQUE JESUS INCESSANTEMENTE INTERCEDE POR NÓS (RM.8:34).
SEM INTERCESSÃO NENHUM AVIVAMENTO É POSSÍVEL. SEM INTERCESSÃO A BÊNÇÃO DE DEUS NÃO É MANIFESTADA.
C) AÇÃO DE GRAÇAS.
ESTE ASPECTO DA ORAÇÃO REFERE-SE À NOSSA GRATIDÃO A DEUS PELO QUE ELE É E PELO QUE TEM FEITO. É A MAIS ALTA EXPRESSÃO DO RECONHECIMENTO DA SOBERANIA DE DEUS E O MAIOR TRIBUTO DA CRIATURA AO CRIADOR.
ORAR NÃO É APENAS APROXIMAR-SE DE DEUS PARA ADORÁ-LO POR QUEM ELE É, E PARA ROGAR A ELE SUAS BÊNÇÃOS, MAS TAMBÉM E SOBRETUDO PARA AGRADECER POR AQUILO QUE ELE TEM FEITO.
PAULO EXORTA A IGREJA DE TESSALÔNICA:
 “EM TUDO DAI GRAÇAS, PORQUE ESTA É A VONTADE DE DEUS EM CRISTO JESUS PARA CONVOSCO”(1TS.5:18).
3. OBJETIVOS DA ORAÇÃO.
SEGUNDO O PR. CLAUDIONOR DE ANDRADE, CINCO SÃO OS OBJETIVOS DA ORAÇÃO (ADAPTADO DA LBM. CPAD_20.04.2008):
A) BUSCAR A PRESENÇA DE DEUS.
O SALMISTA ASSIM SE EXPRESSOU:
"QUANDO TU DISSESTE: BUSCAI O MEU ROSTO, O MEU CORAÇÃO TE DISSE A TI: O TEU ROSTO, SENHOR, BUSCAREI" (SL.27:8).
SEJA NOS PRIMEIROS ALVORES DO DIA SEJA NAS ÚLTIMAS TREVAS DA NOITE, O SALMISTA JAMAIS DEIXAVA DE OUVIR O CHAMADO DE DEUS PARA CONTEMPLAR-LHE A FACE.
TEM VOCÊ SUSPIRADO PELO SENHOR? OU JÁ NÃO CONSEGUE OUVI-LO?
B) AGRADECER A DEUS PELOS IMERECIDOS FAVORES.
SE NOS LIMITARMOS ÀS PETIÇÕES, NOSSA ORAÇÃO JAMAIS NOS ENLEVARÁ AO CORAÇÃO DO PAI. MAS, SE EM TUDO LHE DERMOS GRAÇAS, ATÉ MESMO PELAS TRIBULAÇÕES QUE NOS SITIAM A ALMA, HAVEREMOS DE SER, A CADA MANHÃ, SURPREENDIDOS PELOS CUIDADOS DIVINOS.
NUM DOS MAIS BELOS CÂNTICOS DA BÍBLIA, O SALMISTA MANIFESTA TODA A SUA GRATIDÃO AO SENHOR:
"QUE DAREI EU AO SENHOR POR TODOS OS BENEFÍCIOS QUE ME TEM FEITO? TOMAREI O CÁLICE DA SALVAÇÃO E INVOCAREI O NOME DO SENHOR. PAGAREI OS MEUS VOTOS AO SENHOR, AGORA, NA PRESENÇA DE TODO O SEU POVO" (SL.116:12-14).
TEM VOCÊ AGRADECIDO A DEUS? OU CADA VEZ QUE SE PÕE A ORAR APRESENTA-LHE UMA LISTA DE VAIDOSAS E TOLAS REIVINDICAÇÕES?
ATENTE À EXORTAÇÃO DE TIAGO 4:3: “PEDIS E NÃO RECEBEIS, PORQUE PEDIS MAL, PARA O GASTARDES EM VOSSOS DELEITES”.
C) INTERCEDER PELO AVANÇO DO REINO DE DEUS.
NA ORAÇÃO DO PAI NOSSO, INSTA-NOS O SENHOR JESUS A ORAR: "VENHA O TEU REINO" (MT.6:10).
OS APÓSTOLOS DE JESUS, MESMO SENDO PERSEGUIDOS PELOS GENTIOS E PELOS JUDEUS REBELDES, ORAVAM A FIM DE QUE, EM MOMENTO ALGUM, A IGREJA DE CRISTO FOSSE DETIDA EM SEU AVANÇO RUMO AOS CONFINS DA TERRA.
SE ORÁSSEMOS COMO JOHN KNOX, TODO O NOSSO PAÍS JÁ ESTARIA AOS PÉS DO SALVADOR.
DIANTE DA MISÉRIA DE SUA GENTE, KNOX ROGOU: "CRISTO, DÁ-ME A ESCÓCIA SE NÃO MORREREI". COMO RESULTADO DE SEU CLAMOR, UM AVIVAMENTO VARREU AQUELE PAÍS, LEVANDO MILHARES DE PESSOAS AO PÉ DA CRUZ.
D) APRESENTAR A DEUS NOSSAS NECESSIDADES.
NÃO TEMOS DE PREOCUPAR-NOS COM AS NOSSAS CARÊNCIAS, POIS O PAI CELESTE NO-LAS SUPRE.
 “O MEU DEUS, SEGUNDO AS SUAS RIQUEZAS, SUPRIRÁ TODAS AS VOSSAS NECESSIDADES EM GLÓRIA, POR CRISTO JESUS “(FP.4:19).
ALÉM DISSO, ELE "É PODEROSO PARA FAZER [...] ALÉM DAQUILO QUE PEDIMOS OU PENSAMOS, SEGUNDO O PODER QUE EM NÓS OPERA" (EF.3:20).
E) CONFESSAR A DEUS NOSSOS PECADOS E FALTAS.
EXORTA O APÓSTOLO JOÃO:
"SE CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS, ELE É FIEL E JUSTO PARA NOS PERDOAR OS PECADOS E NOS PURIFICAR DE TODA INJUSTIÇA" (1JOÃO 1.9).
O PECADO SE REFERE À NOSSA NATUREZA CORRUPTA E PERVERSA. NA VERDADE, AQUILO QUE SOMOS É MUITO PIOR QUE AQUILO QUE JÁ FIZEMOS ATÉ AGORA.
PARA QUE POSSAMOS ANDAR DIARIAMENTE EM COMUNHÃO COM DEUS E COM NOSSOS IRMÃOS EM CRISTO, PRECISAMOS CONFESSAR NOSSOS PECADOS:
PECADOS DE OMISSÃO, DE PENSAMENTO, DE ATOS, PECADOS SECRETOS, PECADOS PÚBLICOS.
PRECISAMOS TRAZER OS NOSOS PECADOS À TONA E COLOCÁ-LOS DIANTE DE DEUS, CHAMÁ-LOS PELOS SEUS DEVIDOS NOMES, POSICIONAR-NOS DO LADO DE DEUS CONTRA ELES E ABANDONÁ-LOS.
A VERDADEIRA CONFISSÃO IMPLICA ABANDONAR OS PECADOS.
“O QUE ENCOBRE AS SUAS TRANSGRESSÕES JAMAIS PROSPERARÁ; MAS O QUE AS CONFESSA E DEIXA ALCANÇARÁ MISERICÓRDIA”(PV.28:13).
SAIBA QUE DEUS, EM SEU FILHO JESUS, É FIEL E JUSTO PARA NÃO SOMENTE PERDOAR-NOS AS FALTAS, COMO TAMBÉM PARA NOS RESTAURAR A COMUNHÃO CONSIGO (1JOÃO 1:7).
4. A ORAÇÃO DEVE SER FEITA COM REVERÊNCIA.
AO ORAR, PENETRAMOS NA SALA DE AUDIÊNCIA DO ALTÍSSIMO, E DEVEMOS IR À SUA PRESENÇA POSSUÍDOS DE SANTA REVERÊNCIA.
VEJA E SINTA A REVERÊNCIA QUE OS ANJOS TÊM PARA COM O DEUS TODO-PODEROSO, QUANDO ESTÃO EM SUA PRESENÇA, CONFORME DESCRITO EM ISAÍAS 6:2-3. OS ANJOS COBREM O ROSTO EM SUA PRESENÇA. OS QUERUBINS E OS SERAFINS APROXIMAM-SE DE SEU TRONO COM SOLENE REVERÊNCIA.
“NO ANO EM QUE MORREU O REI UZIAS, EU VI AO SENHOR ASSENTADO SOBRE UM ALTO E SUBLIME TRONO; E O SEU SÉQUITO ENCHIA O TEMPLO. OS SERAFINS ESTAVAM ACIMA DELE; CADA UM TINHA SEIS ASAS: COM DUAS COBRIAM O ROSTO, E COM DUAS COBRIAM OS PÉS, E COM DUAS VOAVAM. E CLAMAVAM UNS PARA OS OUTROS, DIZENDO: SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR DOS EXÉRCITOS; TODA A TERRA ESTÁ CHEIA DA SUA GLÓRIA”.
MUITOS QUE SE DIZEM CRISTÃOS, NO MOMENTO DA ORAÇÃO, DEMONSTRAM UMA TREMENDA IRREVERÊNCIA: MASCAM CHICLETES, BALBUCIAM CONVERSAS PARALELAS NADA CONDIZENTES COM O MOMENTO TÃO SUBLIME E SOBRENATURAL; SEM FALAR EM OUTROS ABSURDOS DESTOANTES DE UMA VIDA GENUINAMENTE CRISTÃ. ISTO É TRAZER FOGO ESTRANHO AO ALTAR (NM.26:61).
5. A QUEM DEVEMOS ORAR?
DEVEMOS ORAR SOMENTE A DEUS, E DEVE SER FEITO EM NOME DE JESUS, “PORQUE UM SÓ DEUS E UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS, JESUS CRISTO, HOMEM”(1TM.2:5). 
INÚMERAS PESSOAS ORAM A MARIA E A VÁRIOS OUTROS SERES HUMANOS QUE JÁ MORRERAM, COMO PEDRO, JOSÉ, FRANCISCO, ANTÔNIO, PADRE CÍCERO, ETC. TAIS ORAÇÕES NÃO SÃO BÍBLICAS, SÃO CONTRA A VONTADE DE DEUS E SÃO, NA VERDADE, UMA OFENSA AO NOSSO PAI CELESTIAL. É PURA IDOLATRIA.
DEUS DECLARA QUE NÃO DIVIDE SUA GLÓRIA COM NINGUÉM.
“EU SOU O SENHOR, ESTE É O MEU NOME; A MINHA GLÓRIA, POIS, NÃO A DAREI A OUTREM, NEM A MINHA HONRA, ÀS IMAGENS DE ESCULTURA” (IS.42:8).
6. ONDE DEVEMOS ORAR?
O LOCAL E A POSIÇÃO OCUPAM LUGAR SECUNDÁRIO QUANDO O ASSUNTO É ORAÇÃO. O FUNDAMENTAL PARA DEUS É A MOTIVAÇÃO E A INTENÇÃO DO CORAÇÃO. DISSE O APÓSTOLO PAULO:
“QUERO QUE OS HOMENS OREM EM TODO O LUGAR, LEVANTANDO MÃOS SANTAS, SEM IRA NEM CONTENDA” (1TM.2:8).
É CLARO QUE NÃO IMPORTA O LUGAR ONDE DEVEMOS ORAR, CONTUDO, TODO FILHO DE DEUS DEVE TER UM LUGAR RESERVADO PARA ESTAR A SÓS COM DEUS A FIM DE BUSCÁ-LO.
JESUS TINHA SEUS LUGARES RESERVADOS PARA ORAR (MT.14:23; MC.1:35; LC.4:42; 5:16; 6:12).
O SENHOR JESUS RECOMENDA-NOS A ENTRAR EM NOSSO QUARTO, FECHAR A PORTA, E, NO SEGREDO DE NOSSOS APOSENTOS, OFERECER CLAMORES E AÇÃO DE GRAÇAS AO PAI CELESTE.
“MAS TU, QUANDO ORARES, ENTRA NO TEU APOSENTO E, FECHANDO A TUA PORTA, ORA A TEU PAI, QUE VÊ O QUE ESTÁ OCULTO; E TEU PAI, QUE VÊ O QUE ESTÁ OCULTO, TE RECOMPENSARÁ” (MT.6:6).
O MOMENTO DE DEDICAÇÃO À ORAÇÃO INDIVIDUAL É UMA OPORTUNIDADE QUE TEMOS DE SER O QUE SOMOS, PODENDO APRESENTAR-NOS A DEUS SEM AS MÁSCARAS QUE, TANTAS VEZES, ENCOBREM A NOSSA VERDADEIRA IDENTIDADE.
ESTE É O MELHOR MOMENTO E O MELHOR LUGAR PARA O EXERCÍCIO DA HUMILDADE, DA SINCERIDADE E DA PURIFICAÇÃO DA FÉ.
A PERSEVERANÇA E A DEDICAÇÃO A ESSE TIPO DE ORAÇÃO SECRETA, LONGE DAS PESSOAS, É QUE FORMARÁ A ESTRUTURA DE UMA FÉ GENUÍNA E VIGOROSA QUE LEVARÁ O CRENTE A ALCANÇAR UMA VIDA PLENA COM DEUS.
II. A SUPREMA IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO
-A ORAÇÃO É A ALMA DO CRISTIANISMO E EXPRESSA A NOSSA TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS.
-ELA É INDISPENSÁVEL PARA UMA VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS.
-ELA É O CANAL PELO QUAL O HOMEM EXERCITA A SUA SUBMISSÃO A DEUS.
-ELA É A PRÓPRIA EXTERIORIZAÇÃO DE NOSSA QUALIDADE DE SERVO DE DEUS.
ASSIM COMO A FOME E A SEDE, INSTINTOS NATURAIS DO HOMEM, EXIGEM UMA SATISFAÇÃO CORRESPONDENTE (COMER E BEBER), ASSIM TAMBÉM A ALMA HUMANA PRECISA SER DESPERTADA E ALIMENTADA PELA PRESENÇA DO CRIADOR. O SALMISTA DIZ:
“A MINHA ALMA TEM SEDE DO DEUS VIVO!”(SL.42:2).
ESSA SEDE DE DEUS É UMA NECESSIDADE BÁSICA DO ESPÍRITO.
1. A ORAÇÃO ESTREITA A COMUNHÃO COM DEUS.
SEM ORAÇÃO NÃO HÁ COMUNHÃO COM DEUS. QUANDO ORAMOS FALAMOS COM O SENHOR, EXPOMOS NOSSA GRATIDÃO, ADORAÇÃO, NECESSIDADES E BUSCAMOS SOCORRO NA HORA DA ANGÚSTIA (SL.4:1; 46:1).
O ESPÍRITO DE DEUS QUE HABITA NOS CORAÇÕES DOS SANTOS DEIXA-NOS CONTINUAMENTE LIGADO AO ETERNO, POSSIBILITANDO-NOS FALAR COM ELE A CADA INSTANTE, INDEPENDENTE DO LUGAR ONDE ESTEJAMOS. POR EXEMPLO:
ANDANDO PELAS RUAS, DIRIGINDO, NUMA FILA DE BANCO, TRABALHANDO, ETC. PODE-SE ORAR EM VOZ AUDÍVEL OU APENAS EM ESPÍRITO.
SE FIZERMOS ASSIM, VEREMOS QUE NOSSA COMUNHÃO COM O PAI SE ESTREITARÁ MARAVILHOSAMENTE.
2. JESUS ERA CÔNSCIO DA SUPREMA IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO.
JESUS CONSIDERAVA A ORAÇÃO UMA PRÁTICA EXTREMAMENTE IMPORTANTE NA SUA VIDA E MINISTÉRIO. POR ISSO, ELE BUSCAVA SE RETIRAR PARA LUGARES SOLITÁRIOS A FIM DE ORAR.
APESAR DAS MULTIDÕES, DAS TAREFAS E DAS PRESSÕES DAS PESSOAS, JESUS NUNCA DEIXOU DE DEDICAR TEMPO PARA ESTAR A SÓS COM DEUS.
“TODAVIA, AS NOTÍCIAS A RESPEITO DELE SE ESPALHAVAM AINDA MAIS, DE FORMA QUE MULTIDÕES VINHAM PARA OUVI-LO E PARA SEREM CURADAS DE SUAS DOENÇAS. MAS JESUS RETIRAVA-SE PARA LUGARES SOLITÁRIOS E ORAVA ” (LC.5:15,16).
“SUBIU AO MONTE PARA ORAR, E PASSOU A NOITE EM ORAÇÃO A DEUS( LC.6:12). 
“DESPEDIDA A MULTIDÃO, SUBIU AO MONTE PARA ORAR À PARTE”(MT.14:23).
LUCAS, DESCREVENDO JESUS COMO O HOMEM PERFEITO, RESSALTA SUA INTENSA VIDA DE ORAÇÃO (LC.3:21; 5:15-17; 6:12,13; 9:18,28; 11:1; 22:31,32,39,40: 23:34).
SE JESUS CRISTO, O HOMEM PERFEITO E FILHO DO DEUS ALTÍSSIMO, NÃO ABIU MÃO DE UMA VIDA DE ORAÇÃO NOS DIAS DE SUA CARNE (HB.5:7), QUANTO MAIS NÓS, QUE SOMOS FRACOS.
3. HOMENS E MULHERES DA BÍBLIA RECONHECERAM O VALOR DA ORAÇÃO.
O VALOR DA ORAÇÃO ESTÁ PARA O CRENTE, ASSIM COMO A ÁGUA ESTÁ PARA A CORÇA.
GRANDES HOMENS E MULHERES DE DEUS, COMO ELIAS, ELISEU, DANIEL, SAMUEL, DAVI, JÓ, NEEMIAS, JEREMIAS, EZEQUIEL, ANA (MÃE DE SAMUEL), ETC., SE VALERAM DA ORAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE GRANDES FEITOS. ELES SE DEDICARAM COM FERVOR A ESSA FUNÇÃO PORQUE SABIAM DO VALOR QUE A ORAÇÃO TRAZ AO HOMEM E À MULHER DE DEUS.
O APÓSTOLO PAULO SABIA QUÃO GRANDE É O VALOR DA PRÁTICA DA ORAÇÃO, POR ISSO NÃO SE CANSAVA DE ORAR E DE PEDIR ORAÇÃO EM SEU FAVOR E DA OBRA DO SENHOR. ELE GOSTAVA DE ESTAR EM ORAÇÃO: COM OS IRMÃOS (AT.16:13); COM OS ANCIÃOS (AT.20:36) E COM UM GRUPO DE DISCÍPULOS (AT.21:5).
QUAISQUER QUE FOSSEM AS CIRCUNSTÂNCIAS DE SUA VIDA, NADA O ARREBATARIA DO SUBLIME PROPÓSITO DE MANTER A COMUNHÃO COM DEUS ATRAVÉS DA ORAÇÃO (VIDE AT.14:23; 16:16,25; 20:6; 25:5; 22:17).
ELE FEZ A SEGUINTE RECOMENDAÇÃO A TIMÓTEO:
“ADMOESTO-TE, POIS, ANTES DE TUDO, QUE SE FAÇAM DEPRECAÇÕES, ORAÇÕES, INTERCESSÕES E AÇÕES DE GRAÇAS POR TODOS OS HOMENS” (1TM 2:1).
O LÍDER DA IGREJA LOCAL QUE NÃO TEM A MARCA DA SUBMISSÃO A DEUS, MEDIANTE O EXERCÍCIO DEVOCIONAL DA ORAÇÃO, QUE NÃO ESTIMULA O POVO A ESTE MISTER, CERTAMENTE, VERÁ UMA IGREJA FRACASSADA E O REBANHO COM ESPIRITUALIDADE ANÊMICA E ALTAMENTE VULNERÁVEL AOS ARDIS DE SATANÁS.
O APÓSTOLO PEDRO FOI LIVRE DA MORTE PORQUE A IGREJA OROU POR ELE.
EM AT.12:1-17, FOI REGISTRADO QUE HERODES EXERCIA UMA FORTE PERSEGUIÇÃO CONTRA OS CRISTÃOS E MANDOU PRENDER PEDRO, QUE FICOU SENDO VIGIADO POR 16 SOLDADOS. MAS, A IGREJA ORAVA CONTINUAMENTE PELO APÓSTOLO.
O TEXTO MOSTRA QUE, ENQUANTO OS CRISTÃOS ORAVAM, DEUS MOVIA O SOBRENATURAL, ENVIANDO UM ANJO PARA LIBERTAR PEDRO.
O QUE ME IMPRESSIONA NESSA HISTÓRIA É QUE, ANTES MESMO DE A ORAÇÃO CESSAR, A RESPOSTA FOI ENVIADA. PEDRO RETORNOU SÃO E SALVO.
MATINHO LUTERO VENCEU A LUTA CONTRA A PODEROSA RELIGIÃO CATÓLICA PORQUE SOUBE ESTAR EM ORAÇÃO.
CERTA VEZ, LUTERO TINHA QUE COMPARECER A UMA GRANDE REUNIÃO CONVOCADA PELO IMPERADOR CARLOS V. ESSA REUNIÃO DEU-SE NA CIDADE DE WORMS, NA ALEMANHA, EM 1521. O MOTIVO DA ASSEMBLEIA ERAM OS ESCRITOS DE MARTINHO LUTERO.
LUTERO TINHA UMA PODEROSA ARMA PARA ENFRENTAR AQUELES INIMIGOS: A ORAÇÃO.
NAQUELA NOITE, DURANTE AQUELA VIGÍLIA DE ORAÇÃO, LUTERO VENCEU A GUERRA CONTRA OS SEUS INIMIGOS.
HOJE, SE NÓS PODEMOS EXPERIMENTAR A NOSSA LIBERDADE EM CRISTO, DEVEMOS, EM GRANDE PARTE, AO TEMPO DE ORAÇÃO QUE MARTINHO LUTERO DEDICOU A DEUS NAQUELE ANO DE 1521.
NÓS, COMO IGREJA DO SENHOR JESUS, SE COMPREENDERMOS BEM O VALOR DA ORAÇÃO E ADOTARMOS ESSA PRÁTICA PODEROSA, COM CERTEZA FAREMOS A DIFERENÇA.
PRECISAMOS ORAR SEM CESSAR PORQUE OS DESAFIOS DESTES ÚLTIMOS DIAS DA IGREJA SÃO GRANDES.
4. POR SER IMPORTANTE, DEVEMOS NOS DEDICAR À ORAÇÃO AINDA QUE AS ATIVIDADES SEJAM MUITAS.
MUITOS HOMENS E MULHERES AFIRMAM ESTAR OCUPADOS DEMAIS PARA ORAR. DIZEM QUE PRECISAM ACORDAR MUITO CEDO E DEITAR MUITO TARDE, E QUE POR CAUSA DAS TANTAS ATIVIDADES NÃO POSSUEM TEMPO PARA SE DEDICAREM À ORAÇÃO.
JESUS TAMBÉM ERA EXTREMAMENTE OCUPADO. ELE ERA TÃO REQUISITADO QUE HOUVE OCASIÕES EM QUE ELE NÃO CONSEGUIA NEM MESMO COMER, PORQUE AS PESSOAS IAM E VINHAM PARA OUVI-LO E TOCÁ-LO (MC.3:20). CONTUDO, APESAR DISSO, ELE SEMPRE ENCONTRAVA TEMPO PARA SE DEDICAR À ORAÇÃO (LC.5:16).
III. PAI NOSSO: O MODELO DE ORAÇÃO
QUANDO OS DISCÍPULOS VIRAM JESUS ORANDO AO PAI, BUSCANDO COMUNHÃO COM ELE, FORAM DESAFIADOS. ELES PEDIRAM A JESUS QUE OS ENSINASSE A ORAR.
 “E ACONTECEU QUE, ESTANDO ELE A ORAR NUM CERTO LUGAR, QUANDO ACABOU, LHE DISSE UM DOS SEUS DISCÍPULOS: SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR, COMO TAMBÉM JOÃO ENSINOU AOS SEUS DISCÍPULOS” (LC.11:1).
O SENHOR JESUS ATENDEU O PEDIDO DELES E LHES ENSINOU A FAMOSA “ORAÇÃO DO SENHOR”, “ORAÇÃO DOMINICAL” OU, COMO É CONHECIDO, O “PAI NOSSO”.
A ORAÇÃO DO “PAI NOSSO” SE DISTINGUIA DA ORAÇÃO JUDAICA E DA ORAÇÃO DOS DISCÍPULOS DE JOÃO BATISTA.
É VÁLIDO SALIENTAR QUE A ORAÇÃO DO “PAI NOSSONÃO FOI ENSINADA PELO SENHOR PARA SER REPETIDA AUTOMATICAMENTE COMO UMA REZA, COMO MUITOS A TÊM TORNADO, MAS, MUITO PELO CONTRÁRIO, NELA TEMOS UMA VERDADEIRA AULA DE COMO DEVEMOS ORAR CORRETAMENTE E DE FORMA AGRADÁVEL AO SENHOR. É UM MODELO DE ORAÇÃO.
1. O ENDEREÇO DA ORAÇÃO (MT.6:9).
“...VÓS ORAREIS ASSIM: PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS...”.
AO RECONHECERMOS DEUS COMO NOSSO PAI, DEMONSTRAMOS QUE A RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE DEUS E O HOMEM NÃO É UMA RELAÇÃO DE SENHORIO, DE PROPRIEDADE, DE DOMÍNIO OU DE CRUEL SUBMISSÃO, COMO SE VISLUMBRA, POR EXEMPLO, ENTRE OS ISLÂMICOS; MAS É, SOBRETUDO, UMA RELAÇÃO DE AMOR, DE FILIAÇÃO, DE INTIMIDADE E COMUNHÃO.
A MELHOR TRADUÇÃO DO ORIGINAL PARA “PAI”, AQUI, É “PAIZINHO”. DESSA FORMA SOA EM ARAMAICO A PALAVRA ABBA, QUE É UM DIMINUTIVO, O MODO COMO AS CRIANÇAS SE DIRIGEM AO PAI DELAS. ESSA FOI A GRANDE NOVIDADE INTRODUZIDA POR JESUS.
DEUS NÃO ERA SOMENTE O DEUS DOS PATRIARCAS, O SENHOR DOS EXÉRCITOS, O SENHOR ASSENTADO NUM ALTO E SUBLIME TRONO. NÃO. JESUS NOS REVELOU OUTRA MANEIRA DE NOS COMUNICARMOS COM DEUS.
OS JUDEUS CONCEBIAM DEUS COMO O PAI DO POVO TODO, MAS NÃO OUSAVAM DIRIGIR-SE PESSOALMENTE A ELE COM TANTA INTIMIDADE.
JESUS, PORÉM, O FEZ E ENSINOU A TODOS NÓS A ENDEREÇAREM A ORAÇÃO AO PAI NESSA TOTAL INTIMIDADE E CONFIANÇA.
DIZENDO "PAIZINHO", ENTRAMOS NA PRÓPRIA INTIMIDADE QUE EXISTE ENTRE O FILHO E O PAI, POIS JESUS FRATERNALMENTE NOS FEZ PARTICIPAR DA SUA PRÓPRIA FILIAÇÃO.
AO RECONHECERMOS DEUS COMO NOSSO PAI, ESTAMOS DIZENDO QUE CONFIAMOS EM DEUS E EM SEU AMOR E QUE NADA DE RUIM PARA NÓS PODE OCORRER, POIS ELE NOS AMA.
É POR ISSO QUE JESUS INSISTE EM QUE TENHAMOS, NA ORAÇÃO, A IMAGEM DE DEUS COMO A IMAGEM DO PAI, DAQUELE QUE É INFINITAMENTE MUITO MAIS BONDOSO DO QUE NOSSO PAI TERRENO E QUE, PORTANTO, NUNCA PODE QUERER NOS PREJUDICAR OU NOS CAUSAR DANO.
ESTE PAI BONDOSO, AMOROSO E MISERICORDIOSO ESTÁ NOS CÉUS - “...QUE ESTÁS NOS CÉUS” -, OU SEJA, É O SENHOR DO UNIVERSO, O SOBERANO, AQUELE QUE TEM TODO O PODER.
LEMBRAR QUE DEUS É PAI, MAS ESTÁ NOS CÉUS, É LEMBRAR QUE ELE NÃO É NOSSO EMPREGADO, NEM ESTÁ À NOSSA DISPOSIÇÃO OU À DISPOSIÇÃO DE NOSSOS CAPRICHOS.
2. “...SANTIFICADO SEJA O TEU NOME” (MT.6:9).
A ORAÇÃO DO “PAI NOSSO” NOS LEMBRA QUE O NOME DO SENHOR É SANTIFICADO, OU SEJA, QUE PARA TERMOS UMA VERDADEIRA COMUNHÃO COM DEUS É NECESSÁRIO QUE ESTEJAMOS EM SANTIDADE DIANTE DE DEUS.
OS NOSSOS PECADOS FAZEM SEPARAÇÃO ENTRE NÓS E DEUS (IS.59:2). NÃO É POSSÍVEL QUE QUEIRAMOS ORAR A DEUS SEM QUE ESTEJAMOS EM PAZ COM ELE, O QUE SOMENTE SE DÁ MEDIANTE A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ EM JESUS (RM.5:1).
PARA TERMOS UMA VIDA DE ORAÇÃO CORRETA E ACEITÁVEL DIANTE DE DEUS É IMPERIOSO QUE ESTEJAMOS VIVENDO DE ACORDO COM A SUA PALAVRA, POIS É ELA QUEM NOS SANTIFICA (JOÃO 17:17).
3. O PRIMEIRO PEDIDO: “VENHA O TEU REINO. SEJA FEITA A TUA VONTADE, TANTO NA TERRA COMO NO CÉU” (MT.6:10).
O REINO DE DEUS É O CENTRO E O OBJETIVO FINAL DO SEU PLANO E DE TODA A MENSAGEM DE JESUS.
É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O REINO NÃO ESTÁ SÓ NO FUTURO; ELE SE CONCRETIZA POUCO A POUCO, À MEDIDA QUE AS PESSOAS ACEITAM O EVANGELHO E VIVEM FRATERNALMENTE, COMPARTILHANDO A NOVA VIDA.
O ANSEIO PELO REINO MOSTRA A MISSÃO DA COMUNIDADE CRISTÃ DE PROCLAMAR O EVANGELHO, PORQUE TODOS DEVEM TER A MESMA OPORTUNIDADE DE CRER, ATÉ QUE DEUS SEJA TUDO EM TODOS (1CO.15:28).
- “SEJA FEITA A TUA VONTADE, TANTO NA TERRA COMO NO CÉU”.
QUANDO DIZEMOS "VENHA O TEU REINO" ESTAMOS DIZENDO PARA DEUS QUE QUEREMOS QUE SUA VONTADE SE REALIZE EM NOSSAS VIDAS, QUE ELE SEJA O NOSSO SENHOR, AQUELE QUE COMANDA AS NOSSAS VIDAS.
QUÃO DIFERENTE É A ORAÇÃO DAQUELES "SUPERCRENTES", DAQUELES QUE, BASEADOS NAS FALSAS DOUTRINAS DA CONFISSÃO POSITIVA E DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, ACHAM QUE A VONTADE DELES É QUE TEM DE SER FEITA. TIAGO EXORTA:
“E ESTA É A CONFIANÇA QUE TEMOS NELE: QUE, SE PEDIRMOS ALGUMA COISA, SEGUNDO A SUA VONTADE, ELE NOS OUVE” (1JOÃO 5:14).
4. O SEGUNDO PEDIDO: “O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE” (MT.6:11).
A ORAÇÃO TAMBÉM ENVOLVE O ASPECTO MATERIAL DE NOSSAS VIDAS, MAS DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DE CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS E DE SUA SOBERANIA.
DEUS NÃO SE ESQUECE DAS NECESSIDADES MATERIAIS DO SER HUMANO. ELE SABE QUE, ENQUANTO AQUI ESTAMOS, PRECISAMOS DE COMER, DE VESTIR E DE BEBER, RAZÃO PELA QUAL ESTÁ DISPOSTO A NOS CONCEDER O NECESSÁRIO PARA A NOSSA SOBREVIVÊNCIA (MT.6:31-34).
DEUS SE COMPROMETE COM O NECESSÁRIO, NÃO COM A OPULÊNCIA OU A RIQUEZA DESMEDIDA, COMO TÊM DEFENDIDO OS TEÓLOGOS DA PROSPERIDADE, NUMA PERSPECTIVA QUE MAIS OS FAZ AVARENTOS E, POR CONSEGUINTE, IDÓLATRAS (CL.3:5), DO QUE SERVOS DE DEUS.
5. O TERCEIRO PEDIDO: “PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES” (MT.6:12).
ESSAS PALAVRAS NOS LEVAM A PENSAR QUE NÃO TEMOS O DIREITO DE PEDIR PERDÃO SE NÓS MESMOS NÃO ESTAMOS DISPOSTOS A PERDOAR.
O PERDÃO DE DEUS PARA NÓS É PROPORCIONAL AO PERDÃO QUE CONCEDEMOS AOS OUTROS. É UMA VIA DE MÃO DUPLA: “... PERDOAI E SEREIS PERDOADOS” (LC.6:37-ARA).
NENHUMA IGREJA OU COMUNIDADE SE MANTÉM UNIDA SEM O PERDÃO, PORQUE VIVER JUNTOS SEMPRE TRAZ MAL-ENTENDIDOS, ATRITOS, CONFLITOS E OFENSAS E, MAIS DO QUE NUNCA, O PERDÃO MÚTUO É NECESSÁRIO.
POR ISSO, A PESSOA QUE ORA O “PAI NOSSO” NÃO PRECISA SER APENAS CRIATURA DE DEUS, MAS UMA CRIATURA REDIMIDA (PERDOADA) POR DEUS; REDIMIDA PELA CRUZ, NO SANGUE DO CORDEIRO ELA NÃO APENAS DEVE TER ENCONTRADO ANULAÇÃO DOS PECADOS DO PASSADO, MAS TAMBÉM A LIBERTAÇÃO DA SUA NATUREZA NÃO RECONCILIÁVEL.
6. O QUARTO PEDIDO: “E NÃO NOS INDUZAS À TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL...” (MT.6:13).
TENTAÇÃO, AQUI, SE REFERE A TODO TIPO DE TENTAÇÃO, MAS TALVEZ, PRINCIPALMENTE, A DE ABANDONAR A FÉ EM CRISTO EM TROCA DAS SUGESTÕES DE SATANÁS: ABUNDÂNCIA, RIQUEZA, PODER E PRESTÍGIO (LC.4:1-13).
ESSE ABANDONO PODE SER MOTIVADO PELA GANÂNCIA, MAS TAMBÉM PELO DESÂNIMO, PELO MEDO E PELA INSEGURANÇA.
JUDAS FOI TENTADO, CAIU E ABANDONOU DEFINITIVAMENTE O PLANO DE DEUS (LC.22:3-6,47,48).
PEDRO FOI TENTADO, CAIU, MAS SE ARREPENDEU (LC.22:54-62).
JESUS FOI TENTADO E NÃO CAIU, FOI VITORIOSO (LC.22:39-46).
ESSE É O PEDIDO MAIS IMPORTANTE: QUE DEUS NOS POUPE DE O TRAIRMOS, DE O NEGARMOS, POIS ASSIM TRAIRÍAMOS E NEGARÍAMOS A NÓS MESMOS E A TODOS AQUELES QUE LUTAM PARA QUE O REINO DE DEUS VENHA.
7. CONCLUSÃO: “PORQUE TEU É O REINO, E O PODER, E A GLÓRIA PARA SEMPRE. AMÉM” (MT.6:13).
A ORAÇÃO-MODELO TERMINA COM UMA EXPRESSÃO DE ADORAÇÃO, PARTE INDISPENSÁVEL EM QUALQUER ORAÇÃO.
É ATRAVÉS DA ORAÇÃO QUE EXPRESSAMOS NOSSO AMOR AO SENHOR, QUE LHE RENDEMOS A GLÓRIA QUE SÓ A ELE É DEVIDA.
LAMENTAVELMENTE, NOS NOSSOS DIAS, ORAÇÃO TEM SIGNIFICADO APENAS UM PETITÓRIO. SOMENTE PEDIMOS, PEDIMOS, PEDIMOS E, PARA FINALIZAR, PEDIMOS.
NEM SEMPRE NOS LEMBRAMOS DE AGRADECER AO QUE DEUS NOS FEZ, QUE DIRÁ ADORÁ-LO, RENDER-LHE GLÓRIA E LOUVOR.
É FUNDAMENTAL QUE A NOSSA ORAÇÃO, PELO MENOS, TENHA UMA PARTE DE ADORAÇÃO. É PRECISO QUE LOUVEMOS E GLORIFIQUEMOS A DEUS EM NOSSAS ORAÇÕES.
A ORAÇÃO DE UMA PESSOA PODE VARIAR MUITO, POIS DEPENDE DE SUAS CIRCUNSTÂNCIAS E NECESSIDADES.
PODEMOS ORAR COMO PEDRO: SALVA-ME, SENHOR! (MT.14:30), QUANDO ESTAVA AFUNDANDO NO MAR.
PODEMOS ORARA COMO O PUBLICANO ARREPENDIDO DO TEMPLO: “Ó DEUS, SÊ PROPÍCIO A MIM, PECADOR!” (LC.18:13).
QUANDO ORAMOS ASSIM, COM SINCERIDADE, EXPRESSANDO DE VERDADE O SENTIMENTO DO NOSSO CORAÇÃO, DEUS NOS OUVE E ATENDE.
CONCLUSÃO
COMO VAI A SUA VIDA DE ORAÇÃO? VOCÊ TEM SE DIRIGIDO A DEUS, DESFRUTANDO DA INTIMIDADE QUE JESUS NOS PROPORCIONOU COM O PAI?
CULTIVAMOS A ORAÇÃO DIARIAMENTE, OU JÁ NOS CONFORMAMOS COM O PRESENTE SÉCULO?
DEUS DECIDIU AGIR, EM MUITAS OCASIÕES, ATRAVÉS DA ORAÇÃO DOS CRENTES.
LEMBRE-SE DO APÓSTOLO PAULO E DA GRANDEZA DO SEU MINISTÉRIO.
LEMBRE-SE DE MARTINHO LUTERO E DO IMPACTO DA SUA VIDA EM TODO O MUNDO.
LEMBRE-SE DE JOÃO WESLEY E DO AVIVAMENTO QUE VARREU A EUROPA E OS ESTADOS UNIDOS.
A IGREJA PODE TRANSFORMAR O MUNDO. VOCÊ PODE TRANSFORMAR O MUNDO. QUAL O CAMINHO? UMA VIDA DE ORAÇÃO.
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Luciano de Paula Lourenço