Texto Básico:Apocalipse 2:18-25
"Não vos prendais a um jugo desigual com os
infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem
a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem
o fiel com o infiel?" (2Co 6:14,15).
INTRODUÇÃO
Nesta Aula estudaremos sobre a
carta de Jesus Cristo enviada à igreja em Tiatira. Apesar de ser a menos
importante das sete cidades, a carta dirigida a igreja foi a mais extensa. Tiatira,
ao contrário de Éfeso, possuía a maior das virtudes - o amor, mas a doutrina
praticada por ela não foi validada por Cristo; era operosa, mas não fiel. A
igreja era marcada por fé - havia confiança em Deus. A igreja era marcada pela
perseverança (ou paciência triunfadora) - ela passava pelas provas com firmeza.
O seu progresso espiritual era bastante notório - suas últimas obras eram mais
numerosas que as primeiras. John Stott comentando sobre os predicados
espirituais da igreja em Tiatira diz: "Tiatira não apenas rivalizava com
Éfeso nas atividades do serviço cristão, como também demonstrou o amor que
faltava em Éfeso, preservou a fé que estava em perigo em Pérgamo e
compartilhava com Esmirna a virtude da resistência paciente na tribulação” (STOTT,
John. O que Cristo pensa da Igreja, p. 59). Todavia, Tiatira foi reprovada
por Jesus pelo fato de tolerar os falsos mestres e a falsa doutrina.
I.
A IGREJA EM TIATIRA
1. A
cidade de Tiatira. “Uma cidade da província romana da Ásia, a oeste do
que atualmente é a Turquia Asiática. Ocupava uma importante posição em um
‘corredor’ baixo que ligava os vales do Hermo e do Caico. Abrigava uma
guarnição de fronteira, principalmente sobre a fronteira ocidental do
território de Seleuco I, da Síria (que a fundou, no século IV a.C.), e
posteriormente, após haver mudado de mãos, na fronteira oriental do reino de
Pérgamo. Com esse reino, passou para o domínio dos romanos, em 133 a.C. Porém,
continuou sendo um ponto importante do sistema de estradas dos romanos, pois
ficava na estrada vinda de Pérgamo até Laodicéia, e daí continuava para as
províncias orientais. A descrição feita pelo Senhor Jesus em Ap 2:18 é
apropriada para uma cidade famosa por seus trabalhos em bronze. As condições da
promessa de Ap 2:26,27 podem refletir a longa história militar da cidade. Uma
cidade bastante grande, por nome Akhisar, continua existindo no mesmo
local” (O novo dicionário da Bíblia – Editora Vida).
Tiatira não era nenhum centro político ou religioso, sua
importância era comercial. Era sede de várias associações importantes de
comércio, tais como: lã, couro, linho, bronze, tintureiros, alfaiates,
vendedores de púrpura. Uma dessas corporações vendia vestimentas de púrpura e é
provável que Lídia, a primeira pessoa a ser convertida em Filipos, fosse uma
representante dessa corporação em Filipos (At 16:14). Essas associações tinham
fins tanto de mútua proteção e benefício como social e recreativo. Seria quase
impossível ser comerciante em Tiatira sem fazer parte dessas associações. Não
participar era uma espécie de suicídio comercial; era perder as esperanças de
prosperidade. Cada associação tinha sua divindade tutelar. Em suas
frequentes reuniões havia banquetes com comida sacrificada aos ídolos
e que acabavam depois em festas cheias de licenciosidade.
O que os cristãos deviam fazer nessas circunstâncias:
transigir ou progredir? Manter a consciência pura ou entrar no esquema para não
perder dinheiro? Ser santo ou ser esperto? Qual é a posição do cristão? Se sair
da associação, perde sua posição, reputação e lucro financeiro; se permanecer
nessas festas, está negando Jesus. Alguém tinha que dar uma solução. E é nesse
momento que o líder deve se apresentar como o anjo da igreja; isso não ocorreu
em Tiatira. Então o inimigo se aproveitou da situação e ergueu a sua
representante: “Jezabel”. Sua astúcia foi tão ebriático que logo se sobressaiu
como profetiza e mestra na igreja. Ela insinuava que para vencer Satanás é
preciso conhecer “as coisas profundas de Satanás”. O seu ensino enfatizava que
não se pode vencer o pecado sem conhecer profundamente o pecado pela
experiência. Faltou discernimento por parte do líder e de muitos membros da
igreja para perceber que Jezabel era um instrumento usado por Satanás.
2. A igreja em Tiatira(Ap 2:18). A igreja
em Tiatira foi a quarta(Ap 1:11) das sete igrejas da Ásia. Lídia, a vendedora
de púrpura (lã tingida), a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era
de Tiatira (Atos 16:14). É bem provável que o evangelho tenha chegado a essa
cidade através dela. Também não se pode descartar a influência da obra
missionária de Paulo na organização e formação da igreja em Tiatira(cf At
19:10).
Essa igreja se destacava em
vários sentidos. Não lhe faltavam “boas obras, [...] amor, [...] fé, [...]
serviço e perseverança paciente”. Porém, a congregação havia tolerado
doutrinas impuras em seu meio, e o resultado foi a prática de prostituição e
idolatria. A igreja havia permitido que uma “mulher” por nome “Jezabel”, que se
dizia profetiza, conduzisse servos de Deus ao pecado. A igreja não era
criteriosa acerca da verdade, pois cedia seu púlpito sem qualquer critério
àqueles que se diziam crentes, mas apresentavam falsos ensinos. Possivelmente,
enfatizando o amor a ponto de esquecer a pureza da doutrina, a igreja de
Tiatira tolerava esta falsa mestra e cedia o púlpito para ela. Foi um grave
erro. Devemos sempre lembrar que a sabedoria de Deus é mais importante do que a
paz com pessoas (Tg 3:17; Mt 10:34-38). O povo de Deus deve repreender e
rejeitar falsos mestres (Ef 5:11; Rm 16:17-18; Gl 1:6-9; Tito 3:10-11).
Segundo estudiosos, era esse o problema de Tiatira: não
havia perseguição física; o perigo estava dentro da igreja. Essa é
também uma dolorosa realidade na igreja contemporânea. Multiplicam-se os falsos
mestres e muitas são as igrejas que abrem suas portas e franqueiam seus
púlpitos a aventureiros descomprometidos com a sã doutrina. Há muitas crendices
no meio evangélico introduzidas por falsos mestres. As pessoas que são libertas
do paganismo e deixam para trás seu misticismo grosseiro tornam-se prisioneiras
de outras crendices nos redutos chamados evangélicos. Mantemos as pessoas
prisioneiras de práticas absolutamente estranhas às Escrituras. Somos uma
igreja que avilta a eficácia do sacrifício perfeito e completo de Cristo.
Assistimos ao florescimento da igreja do sal grosso, do óleo ungido, do copo de
água em cima do rádio, da cura pelo suor do corpo do “apostolo”, etc. Vemos
crescer a igreja das campanhas, das novenas; a igreja que busca sofregamente os
milagres e a prosperidade, mas não se deleita na salvação em Cristo Jesus.
Vemos uma igreja que desengaveta as indulgências da Idade Média e vende a graça
por dinheiro. Vemos multiplicar no Brasil igrejas que parecem mais empresas
particulares, que abrem franquias como se abre uma loja comercial. Igrejas que
fazem do evangelho um produto lucrativo e transformam os crentes em
consumidores vorazes para abastecer os cofres de pregadores inescrupulusos.
Somos uma igreja analfabeta na Palavra. Temos extensão, mas não temos profundidade.
Temos muitos espetáculos grandiosos, mas não temos a Palavra. Temos muitos
atores no palco, mas poucos pregadores fiéis nos púlpitos. Estamos precisando
de um genuíno avivamento na igreja, um avivamento que traga de volta o povo de
Deus à Palavra.
II. A IDENTIFICAÇÃO DO REMETENTE
“E ao anjo da igreja
de Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os
olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido”(Ap 2:18).
1. Jesus é “o
Filho de Deus”. Jesus escolhe aqui o título de Filho de
Deus, que é superior ao título escolhido em Apocalipse 1:13 quando se denomina
Filho do Homem. Jesus escolhe esse título ao falar com a Igreja de Tiatira por
causa do paganismo deles, que pregavam Jesus como humano e desprezavam Sua
natureza divina. O final dos tempos é marcado por vários falsos mestres que
ensinam que Jesus Cristo seria apenas humano, negando sua natureza divina. Nessa
carta, o Filho de Deus é retratado com os olhos como chama de fogo e os pés
semelhantes ao bronze polido.
2. Jesus
é Onisciente – “tem os olhos como chama de fogo”. Para a
igreja de Tiatira que estava tolerando a impureza e caindo em imoralidade,
Jesus se apresenta como aquele que tem os olhos como chama de fogo, que se
referem à sua visão penetrante, que tudo sonda e conhece. Sim, o Senhor Jesus
vê tudo, conhece tudo e sonda a todos. Nada escapa a seu conhecimento. Ele
conhece as obras (Ap 2:19) e também as intenções (Ap 2:23). Cristo apresenta-se
assim porque muitas práticas vis estavam sendo toleradas secretamente dentro da
igreja. Mas ninguém pode esconder-se do olhar penetrante e onisciente de Jesus.
Pedro não pôde apagar de sua memória o olhar penetrante de Jesus. Ele
esquadrinha o coração e os pensamentos. No dia do juízo, ele julgará o segredo
do coração dos homens.
3. Jesus é o Supremo Juiz – Ele tem “os pés semelhantes ao bronze polido”. Para a
igreja de Tiatira que estava tolerando a impureza e caindo em imoralidade,
Jesus não apenas tem olhos como de fogo (Ap 2:19), não apenas sonda nossa mente
e coração (Ap 2:23), mas, também, tem os “pés semelhantes ao bronze polido”(Ap
2.19), que se refere à iminência de julgamento. O bronze reluzente transmitia a
ideia de força e estabilidade. Isso fala de sua onipotência para julgar seus
inimigos.
O Noivo da Igreja tem todo poder e toda autoridade nos céus
e na terra (Mt 28:18). Ele tem todas as coisas debaixo de seus pés. Todas as
coisas lhe estão sujeitas. Ele tem poder sobre as forças da natureza, sobre os
demônios, sobre a enfermidade e sobre a própria morte. Nada escapa ao seu
controle e ao seu domínio.
No dia do juízo, Cristo colocará todos seus inimigos
debaixo de seus pés (1Co 15:25). Naquele dia, o Cordeiro estará irado (Ap
6:17). O Juízo de Deus sobre os ímpios começará a ser executado logo que o
Senhor Jesus retirar sua Igreja daqui da Terra. Todavia, o juízo de Deus terá
seu ponto alto e final no Julgamento do Trono Branco que acontecerá depois do
Milênio e antes do estabelecimento do Estado Eterno. Neste dia todos os ímpios
de todos os tempos comparecerão diante do Supremo Juiz para o acerto de contas
final.
III. UMA IGREJA RICA EM OBRAS
A igreja em Tiatira tinha todas
as qualidades para ser, no mínimo, como a igreja de Esmirna. Ela tinha muito
crédito diante de Deus. Suas qualidades eram exteriores e interiores. Foi o
próprio Jesus quem reconheceu essas qualidades: “Eu conheço as tuas obras, e
o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas
últimas obras são mais do que as primeiras” (Ap 2:19). Portanto, a igreja
em Tiatira era:
1. Uma igreja amorosa, caridosa –
“e o teu amor”. Faltava amor na igreja em Éfeso(Ap 2:4), mas Jesus viu
esta qualidade boa em Tiatira.
2. Uma igreja trabalhadora,
serviçal – “e o teu serviço”. A igreja de Tiatira
estava trabalhando mais do que trabalhara no início de sua carreira, mas muito
trabalho sem vigilância também não agrada a Jesus. Ação sem zelo doutrinário
(em Tiatira) e zelo doutrinário sem ação (em Éfeso) não agradam a Jesus.
3. Uma igreja de fidelidade – “e
a tua fé” . Jesus é Aquele que distingue dentro da igreja as pessoas
fiéis e as infiéis (Ap 2:24). Na igreja em Tiatira havia três grupos: os que
eram fiéis (Ap 2.24), os que estavam tolerando o pecado (Ap 2:20) e os que
estavam vivendo no pecado (Ap 2:20-22). A igreja estava bem, estava em perigo e
estava mal. Em uma mesma igreja há gente salva e gente perdida. Há joio e
trigo. E Jesus sabe distinguir uns dos outros.
4. Uma igreja perseverante – “e
a tua paciência”. A igreja era marcada pela perseverança ou paciência
triunfadora; ela passava pelas provas com firmeza.
5. Uma igreja operante – “e
que as tuas últimas obras são maiores do que as primeiras”. A igreja em
Tiatira ao invés de esfriar tornou-se cada vez mais ativa no serviço a Deus. A
fé que agrada a Deus é a fé ativa que se mostra pelas suas obras (Tiago
2:14-17). Os servos de Deus devem ser “sempre abundantes na obra do Senhor”
(1Co 15:58), pois Deus nos criou para boas obras (Ef 2:10).
Por estas
qualidades apresentadas poderíamos considerar a igreja em Tiatira
completa, exemplar. Entretanto, sua falha estava no excesso de tolerância.
Em sua disposição de amar, talvez tenha se confundido um pouco, chegando a
aceitar o inaceitável - “Tenho contra ti que toleras Jezabel...”
(Ap 2:20). Esta “mulher”, que se intitulava profetisa, não somente ensinava
como também seduzia cristãos a praticarem a prostituição e comerem coisas
sacrificadas aos ídolos – “...mulher que se diz profetiza, ensinar e enganar
os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria”(Ap
2:20). Amar não significa tudo aceitar. Ainda hoje, o amor tem sido usado como
escudo para esconder o mal e permitir o pecado. Quantos casais caem no erro em
nome do amor? Quantos falsos profetas e falsos mestres são tolerados em nome do
amor?
Atualmente há algumas denominações
evangélicas fazendo o que está em Ap 2:19, mas, também dentro delas existem
falsos mestres e pastores fazendo o mesmo o que está descrito em Ap 2:20, ou
seja, fazendo o mesmo que a falsa profetiza Jezabel fazia. Alguém poderá
perguntar: “será que vemos isso nas igrejas evangélicas?”. Sim, infelizmente! E
isto não é só de agora. Podemos inferir através do seguinte texto dirigido à
igreja em Colossos: “Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a
prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é
idolatria” (Cl 3:5). Satanás sempre procurou destruir a igreja, mas parece
que ele ainda não percebeu que “as portas do inferno não prevalecerão contra
ela”(Mt 16:18).
IV. JEZABEL, E AS PROFUNDEZAS DE SATANÁS
“Digo-vos, porém, a vós os
demais que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não
conhecem as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei”
(Ap 2:24). Satanás estava presente e ativo na Ásia quando Jesus
enviou as cartas às sete igrejas. Satanás tinha sinagogas em Esmirna (Ap 2:9) e
em Filadélfia (Ap 3:9), e um trono em Pérgamo (Ap 2:13). Em Tiatira, ele tinha
uma profetisa, por nome Jezabel, que incentivava as pessoas a conhecerem as
“coisas profundas de Satanás”. Para servir a Deus num ambiente cheio da
influência do diabo, o discípulo de Cristo teria que lutar e confiar em Deus,
na certeza da recompensa aos vencedores. Quando uma igreja cresce em qualidade
Satanás fará de tudo para descontinuar o crescimento dessa igreja. Ele a
persegue de todas as maneiras.
A igreja
de Tiatira estava crescendo (Ap 2:19), por isso Satanás procurou corromper seu
interior, em vez de atacá-la de fora para dentro. A perseguição não era física,
mas camuflada. Essa é a pior perseguição, pois é sutil e quase imperceptível.
1. A Jezabel de Tiatira. Jezabel (esse
nome é provavelmente simbólico) era evidentemente uma mulher que foi aceita
dentro da comunhão da igreja (Ap 2:20). Seu ensino provavelmente advogava certa
medida de transigência com alguma atividade que era implicitamente pagã. É
possível que isso fosse associação com clubes sociais ou corporações em que os
negócios diversos estavam organizados. Essas corporações cumpriam muitas
funções admiráveis, e seguir alguma atividade comercial era quase impossível
para quem não pertencesse a uma dessas corporações; não obstante, suas reuniões
estavam inseparavelmente ligadas com atos de adoração e imoralidade pagãs.
Provavelmente
Jesus tenha escolhido esse nome por representar toda a maldade da mulher do rei
Acabe, rei de Israel. Foi Jezabel quem introduziu em Israel o culto pagão a
Baal e misturou religião com prostituição (1Rs 6:31). Ela não só perseguiu os
profetas de Deus(1Rs 18:4), mas também promoveu o paganismo. A Jezabel de
Tiatira agiu de maneira semelhante, seduzindo os cristãos às práticas de
idolatria e prostituição (ou imoralidade sexual literal, ou impureza
espiritual).
Acredita-se que a Jezabel de
Tiatira era uma devota da deusa Diana (ou Artemis, seu outro
nome), e que, possuindo beleza e o dom da liderança, seguida de gente influente
na cidade, e que, atraída à causa crescente do cristianismo, juntara-se à
igreja, insistindo no privilégio de ensinar e praticar prazeres licenciosos,
alegando que a sua doutrina era inspirada. Esse tipo de procedimento infame é o
que o diabo tem usado para tentar destruir a igreja do Senhor Jesus. Sempre que
a igreja começa a crescer e glorificar o Senhor com almas redimidas, o diabo
contra-ataca, enviando pessoas dele para criarem divisões, intrigas, doutrinas
falsas, adultérios, roubos, mentiras, enfim, toda a sorte de sujeira do seu
reino para dentro da igreja, para tentar desmoralizá-la perante a opinião
pública. Quando tudo isso não alcança o seu objetivo, ele providencia a
perseguição por parte das próprias autoridades. Mas, a recomendação de Cristo
é: “resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”(Tg 4:7).
2. O
ministério de Jezabel. A Jezabel de Tiatira parecia ser usada pelo
Espírito Santo, com dom de profecia. Entretanto, havia outro espírito agindo
nela. Tinha aparência de espiritualidade, mas vivia na carnalidade. Suas
palavras podiam ser agradáveis, mas suas obras eram malignas (Ap 2:20-22).
Certamente Deus fala através de profecias, mas nem toda profecia vem de Deus.
As mensagens proféticas devem ser julgadas à luz da bíblia (1Co 14:29).
Precisamos rejeitar toda palavra que não esteja de acordo com as Sagradas
Escrituras, principalmente aquela que nos induz ao pecado. É provável que essa
“Jezabel” tenha profetizado na igreja, defendendo veladamente os alimentos
sacrificados aos ídolos e a prostituição, mas o Senhor, zeloso por seus servos,
levantou João, o verdadeiro profeta, para desmascarar aquele engano.
Além de “profetizar”, Jezabel
ascendera à categoria de mestra na igreja(Ap 2:20), só que o
seu ensino induzia os crentes a se desviarem da verdade. A igreja abriu as
portas para essa mulher. Ela subia ao púlpito da igreja, exercia a docência na
igreja e induzia os crentes ao pecado. A igreja não tinha pulso para desmascará-la
e enfrentá-la. A proposta de Jezabel era oferecer uma nova versão do
cristianismo, um cristianismo liberal, sem regras, sem proibições, sem
legalismos. Ela queria modificar o cristianismo para se adaptar à moralidade do
mundo. Ela ensinava uma prática ecumênica com o paganismo. Ela ensinava a
igreja que a maneira de vencer o pecado era conhecer “as coisas profundas de
Satanás” (Ap 2:24).
Assim
como a Jezabel do Antigo Testamento havia corrompido o povo de Deus com
imoralidade e idolatria, também a Jezabel de Tiaira ensinava que os cristãos
podiam envolver-se com tais práticas sem pecar. É possível que incentivasse os
cristãos a se afiliarem as associações de profissionais em Tiatira, um
compromisso que envolvia o culto ao deus ou deusa da associação e a participação
em festivais nos quais se consumiam coisas sacrificadas aos ídolos.
O ensino dela era que não há
mérito em vencer um pecado sem antes experimentá-lo. O argumento dela é que,
para vencer a Satanás, é preciso conhecê-lo e que o pecado jamais será vencido
a menos que você tenha conhecido tudo por meio da experiência. O ensinamento
perverso que estava por trás dessa falácia era: os pecados da carne podiam ser
livremente tolerados sem prejuízo para o espírito. Mas a Bíblia diz que, nós os
que para o pecado já morremos, não podemos viver no pecado (Rm 6:1,2).
Precisamos ficar atentos para
esse tipo de pessoa dentro das igrejas. Não podemos nos iludir com aparência ou
eloqüência dela, nem ficar impressionados com suas “profecias”, mas devemos
observar seu modo de vida, pois seu exemplo pode influenciar muitos servos de
Deus, levando-os ao pecado.
3. O
tempo da misericórdia. O Senhor disse: “dei-lhe tempo para que
se arrependesse da sua prostituição, e não se arrependeu” (Ap 2:21). Tempo
é oportunidade. Em todas as cartas temos a marca do amor de Cristo pela igreja
e até pelos falsos. Até Jezabel teve sua oportunidade de arrependimento. Porém,
não quis aproveitá-la. Enquanto o juízo não vem, pode-se pensar que Deus seja
tolerante com o pecado, mas não é isso. Trata-se do tempo da misericórdia que antecede
o julgamento e a sentença.
4. Consequências
do pecado(Ap 2:21-23). Durante algum tempo, a falsa profetiza Jezabel
esteve confortável na igreja de Tiatira, até que veio sobre ela o juízo de Deus
e a consequência do seu pecado. Uma vez que Jezabel não queria arrepender-se, o
Senhor lhe daria uma cama de tribulação em lugar de seu leito de lascívia. A
Nova Versão Internacional diz que ela ficaria doente. Os que com ela cometeram
adultério também seriam prostrados numa cama de grande tribulação, caso não se
arrependessem das obras que a suposta profetiza incitava. Então, todas as
igrejas saberiam que o Senhor está atento a todas as coisas e recompensa a cada
um segundo as suas obras. A idolatria, a prostituição e o adultério não ficarão
impunes, a não ser que haja arrependimento.
5. Purificação da igreja. Poderíamos
perguntar: por que Deus permite a presença de pessoas assim na igreja? Mas, o
Senhor está perguntando por que nós permitimos? Ele disse ao líder da igreja: “Tenho
contra ti que toleras Jezabel...”. Era responsabilidade de o líder extirpar
aquele mal do meio da congregação. Cabe ao líder zelar pela saúde doutrinária
de sua comunidade eclesiástica e não confundir amor com omissão. Os crentes
fracos devem ser ajudados, mas os que ensinam falsas doutrinas devem ser
afastados do grupo. Não se pode tolerar a presença do lobo dentro do aprisco.
6. Perseverança dos salvos (Ap
2:24,25). Daqueles que não se contaminaram com os referidos pecados,
o Senhor esperava perseverança. De nada adianta ser um cristão temporário, que
se desvia diante da primeira tribulação. Precisamos ser perseverantes até a
vinda do Senhor. O advérbio “até” nos dá idéia de continuidade, insistência, e
fidelidade, a despeito das circunstâncias. Os que assim viverem, praticando a
vontade do Pai, serão por Ele recompensados.
7. A recompensa dos vencedores
(Ap 2:26-28). O vencedor em Tiatira era o cristão fiel que guardava
firmemente as obras do cristianismo autêntico. Sua recompensa consistiria em
reinar com Cristo no milênio. Teria “autoridade sobre as nações” e as
regeria “com cetro de ferro”. A “brilhante Estrela da Manhã” é o Senhor
Jesus(Ap 22:16). Assim como a “estrela da manhã” aparece no céu antes de o sol
nascer, Cristo aparecerá como Estrela da manhã para arrebatar sua igreja ao Céu
antes de vir como o Sol da justiça para reinar sobre a Terra(1Ts 4:13-18; Ml
4:2). O vencedor recebe, portanto, a promessa de que participará do
arrebatamento. Amém!
CONCLUSÃO
O Senhor reconheceu realidades
boas dentro da igreja em Tiatira: muito trabalho, amor pelos pobres,
demonstrações de fé, obras assistenciais de grande tamanho, etc. Mas, também,
Jesus viu problemas nela. Não basta a Igreja ter estas qualidades, tem que
haver temor do Senhor, respeito pela sua Palavra, santificação dos seus membros,
ensinamento de renuncia pelo mundo, busca do Reino dos céus, unidade do corpo
de Cristo.
Um dos grandes enganos de Satanás é induzir os crentes a
pensar que precisam buscar novidades para terem uma experiência mais profunda
com Deus. Não precisamos buscar fora das Escrituras inovações, modismos. Tudo
está feito. O banquete da salvação está preparado e completo. O que precisamos
é tomar posse da vida eterna, reconhecer o que Deus já nos deu, apropriarmo-nos
das insondáveis riquezas de Cristo. A provisão de Deus para nós é suficiente
para uma vida plena até a volta de Jesus (Ap 2:25). Precisamos permanecer
firmes e fiéis, conservando essa herança até o fim. Amém?
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Elaboração: Luciano de Paula Lourenço – Prof. EBD –
Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista. Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
William Macdonald – Comentário Bíblico popular
(Antigo Testamento).
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Revista Ensinador Cristão – nº 50.
O Novo Dicionário da Bíblia – J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico Beacon – CPAD.
Comentário Bíblico NVI – EDITORA VIDA.
Rev.Hernandes Dias
Lopes – Ouça o que o Espírito diz às Igrejas.